quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Série chilena narra história de violações aos Direitos Humanos durante o regime militar

Enquanto no Brasil uma cadeia televisiva transmite a novela "Amor e Revolução” sobre o tema da ditadura brasileira, o canal de televisão estatal do Chile estreou "Os Arquivos do Cardeal”, série policial ambientada entre os anos setenta e oitenta, durante a ditadura militar de Augusto Pinochet, e que recria casos reais relacionados ao Vicariato da Solidariedade.

O primeiro capítulo de Os Arquivos do Cardeal parte com o trabalho realizado pela entidade eclesiástica no caso dos 15 camponeses encontrados em 1978 nos fornos de Lonquén, ao redor de Santiago, os quais foram sequestrados por carabineiros e posteriormente encontrados no final daquele ano.

Capítulo por capítulo, a produção mescla a realidade com a ficção, narrando um caso por semana. Doze capítulos que esperam estremecer Chile em sua primeira temporada.

Dirigida por Nicolas Acuña e criada por Josefina Fernández, a produção causou polêmica antes de sua primeira exibição. O senador e presidente da Renovação Nacional, Carlos Larraín, expressou seu incômodo pelo conteúdo da série.

"Toma fatos que ocorreram exatamente há 40 anos, mas que têm uma conotação política evidente: a esquerda apresentada como vítima, e isso é o que dá suporte para atuar na política com certo sentido de superioridade”, comentou ao jornal El Mercurio.

Em torno às críticas que afetaram a estreia da série, os atores protagonistas Benjamin Vicuña, Francisco Melo e Daniela Ramirez, também se declararam em favor dela pela importância de falar destes temas na televisão.

"Esta série vai provocar o país. Essa é sua função. Já estamos preparados para assumir coisas e colocá-las em questão. Isto vai mais além de um roteiro. São temas que deve refletir”, comentou a atriz debutante.

O Diretor Executivo do canal, Mauro Valdrés, disse que esta produção "mostra a coragem das pessoas que defenderam a vida de outros e contribui essencialmente para a ideia de vida coletiva feita a partir dos mais preciosos valores”.

O Vicariato da Solidariedade nasce depois que um conjunto de diversas Igrejas cristãs lideradas pelo cardeal católico Raúl Silva Henríquez criou anteriormente um comitê que deu assistência social e legal àqueles detidos e sujeitos a violações aos direitos humanos no regime ditatorial de Pinochet (1973-1990). Após a dissolução deste comitê, Silva Henríquez solicitou ao Papa Paulo VI a criação deste vicariato que entrou em vigência em 1º de janeiro de 1976 e terminou seu trabalho em 1992, uma vez finalizada a ditadura militar.

A série estreou em 14 de julho passado e é transmitida toda quinta-feira, em horário nobre da programação televisiva no Chile. (Adital)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles