sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A campanha do Osmar despenca na região metropolitana de Curitiba e pouco cresceu no interior

A leitura da ultima pesquisa Datafolha apresenta explicações para o fato de Beto Richa(PSDB) ter subido 1 ponto na pesquisa e Osmar Dias(PDT) ter subido 2 pontos, e o resultado final ter sido de 45% a 40%. É que Beto Richa(PSDB) subiu 4 pontos em Curitiba e RMC e se manteve com os mesmos 40% no interior. E Osmar Dias(PDT) caiu 5 pontos em Curitiba e RMC e cresceu 5 pontos no interior.

Na capital na pesquisa anterior era Beto 54% x Osmar 33%, agora é Beto 58% a Osmar 28%. No interior na pesquisa anterior era Beto 40% x Osmar 40% e agora Beto tem 40% e Osmar 45%. A queda de Dilma(PT) e o crescimento de Serra(PSDB) em Curitiba explica parte deste quadro.

Não podemos esquecer de que a candidatura do Osmar tem como base os pequenos municípios do interior e a do Beto a capital e os grandes centros. Quando o Beto consegue obter tão grande votação a capital, 58%, e no interior, 40%, porcentual que manteve em relação a passada, fica claro que a sua proposta pela unidade do estado em cima de um projeto de uma nova forma de gerenciamento, onde o social e o desenvolvimento serão prioridades, é muito bem aceita por todos nós paranaenses, pouco importando se somos da capital ou de um pequeno município do interior.

Na vinda ao Paraná o animado Lula será recebido pelo "Bloco Erenice Propinão". Mandaram um convite para a Dilma ser a porta bandeira

O novo símbolo da campanha do Osmar

Um grande publicitário local, cuja origem de seu pensamento ideológico é a esquerda, e que também por sinal é um grande fã do Chávez, em um ato de amor a campanha osardil, mistura de Osmar com Dilma, criou um novo símbolo para a mesma. A genial sacada foi inspirada no grande timoneiro Hugo Chávez.

Como fazer o símbolo:

1- levante bem o braço

2- junte o polegar com o indicador

3- junto com o gesto feito com a mão em alto e bom tom grite:

Ooooooooooooooooooosaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaardiiiiiiiiiiiiiiil!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Famílias de 1/5 dos domicílios têm renda de até meio salário per capita

Jacqueline Farid/AE

Em 2009, 19% dos domicílios urbanos brasileiros abrigavam famílias cujo rendimento era de até meio salário mínimo per capita, segundo mostra a Síntese de Indicadores Sociais divulgada nesta sexta-feira, 17, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Norte (30,7%) e no Nordeste (36,3%), os porcentuais de famílias com esse rendimento estavam bem acima da média nacional, enquanto eram bem inferiores no Sul (10,9% nessa situação), seguido do Sudeste (12,2%) e do Centro-Oeste (16,4%). De acordo com a pesquisa, em 2009, 87,5% dos domicílios brasileiros eram casas e 12,1% apartamentos.

A Síntese mostra também que aumentou o porcentual de domicílios brasileiros urbanos que eram atendidos, ao mesmo tempo, por rede de abastecimento de água, rede coletora de esgoto e coleta de lixo direta, passando para 62,6% em 2009, ante 57,2% em 1999, eram 57,2%. Mas, entre os domicílios com rendimento de até meio salário mínimo per capita, o porcentual dos que tinham acesso a esses serviços simultaneamente não ultrapassava 41,3% em 2009.

As desigualdades regionais são significativas no que diz respeito a esses serviços. No Norte, segundo o IBGE, 13,7% dos domicílios urbanos tinham acesso aos três serviços simultâneos de saneamento e, nos domicílios mais pobres, esse porcentual não chegava a 10%. No Nordeste, o porcentual médio ficava em 37%. No Sudeste estavam as melhores condições, com uma média de 85,1% dos domicílios nessas condições.

Este bando do Comitê laranja, os que defendem a compra das TVs laranjas e se intitulam laranjas mecânicas, quer fazer os eleitores de laranjas!


A mesma falsa esquerda burocrática funcionária, que tanto mama no erário da SEED a oito anos, vide o caso do escândalo na ex-Fundepar, onde o rombo provocado no cofre público com os desvios de diárias pelo bando foi grande, e que é a mesma que comprou milhares de televisões laranjas, caso que também foi parar na Justiça, ao ser pega em flagrante delito usando criminosamente a máquina pública em favor do Osmar usa a mesma estrutura para caluniar o Beto dizendo que ele chamou os professores de "laranjas podres", o que é uma calúnia. O que o Beto afirmou e afirma é que estes péssimos funcionários que usam de forma ilegal o que é público em favor da campanha do Osmar são como laranjas podres no meio das boas.Quando eles se intitulam "laranjas mecânicas" deixam claro o que pretendem para a Educação do estado.

O Beto e os professores:



A Educação é a prioridade número um do governo Beto Richa:

Voo registra 102 baleias francas no litoral do sul do País

AE

O segundo voo realizado para elaboração de um censo de baleias francas em águas brasileiras, realizado na quinta-feira, 15, registrou 102 animais, sendo que 36 compunham pares de fêmeas com filhotes, além de outros 30 animais adultos. A atividade de monitoramento aéreo foi acompanhada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e envolveu o litoral entre Xangri Lá (RS) e Florianópolis (SC).

Imagem feita durante o sobrevoo para contagem das baleias
"Setembro é o mês em que temos o pico de avistamentos da espécie na região", explicou, em nota, a Diretora de Pesquisa do Projeto Baleia Franca, Karina Groch. Segundo ela, tanto as baleias que chegaram no início da temporada, em julho, quanto as que vieram um pouco mais tarde estão presentes no litoral brasileiro.

"A partir de outubro, elas começam sua viagem de volta às águas geladas do polo sul, onde ficam as áreas de alimentação", disse.

Santa Catarina e, principalmente, as cidades compreendidas pela Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca correspondem a um berçário da espécie, pois servem como zonas de reprodução.

De acordo com Karina, o número já era esperado. "Estes 102 exemplares que registramos neste voo representam uma importante amostragem do total de baleias que vieram para o Brasil neste ano e este número já era estimado por nós, considerando o ciclo reprodutivo trianual da espécie. Em 2007, por exemplo, registramos 114 indivíduos no sobrevoo de setembro".

O diferencial para o sobrevoo, conforme a bióloga, foi o grande número de avistamentos entre Jaguaruna e Laguna, praias do Litoral Sul de Santa Catarina.

"Tivemos 38 baleias franca registradas entre o Camacho, em Jaguaruna, e o Mar Grosso, em Laguna, com destaque para a concentração nas praias da Galheta e do Ipoã, ambas nas proximidades do Farol de Santa Marta", informou Karina.

Outro destaque foi a quantidade de baleias manchadas registradas no voo. "Foram dois semialbinos adultos e seis baleias com manchas brancas e cinzas no dorso", disse.

Testemunhas sofrem ameaças de morte no caso da prisão do governador do AP

Bruno Paes Manso - O Estado de S.Paulo
Ameaças de morte, recados dados por terceiros e notícias de que uma facção no interior da Polícia Militar estaria arregimentando homens para a formação de um grupo de extermínio estão provocando medo em testemunhas no inquérito da Polícia Federal que serviu de base para a Operação Mãos Limpas, no Amapá.

A operação da PF levou à prisão de 18 pessoas, na sexta-feita da semana passada, entre elas o governador Pedro Paulo Dias (PT) e o ex-governador Waldez Góes (PDT). As eventuais ameaças podem complicar a situação dos acusados, que correm o risco de ficar mais tempo na prisão.

As testemunhas já passaram informações à delegacia da PF do Amapá sobre as ameaças. Na lista de ameaçados aparece o nome do empresário Luciano Marba da Silva, proprietário da LMS Vigilância e Segurança Privada. Ele foi autor das denúncias que deflagaram as investigações sobre a empresa Amapá Vip - uma das principais beneficiadas pelo quema de desvio de recursos públicos nas secretarias da Saúde e da Educação.

Outros dois que disseram ter recebido ameaça são o diretor do Sindicato dos Vigilantes do Estado do Amapá, Manoel Pereira da Lima Filho, e o advogado Luiz Mario Araujo de Lima, assessor jurídico da Secretaria de Segurança. Este último foi o autor das denúncias publicadas na quarta-feira pelo Estado sobre eventuais irregularidades no aluguel de helicópteros naquela secretaria.

Do conjunto de 18 pessoas que tiveram prisão temporária decretada na semana passada, 12 já foram colocadas em liberdade. Os outros 6 investigados - entre elas o governador, o ex-governador, o presidente do Tribunal de Contas do Estado e os secretários de Segurança e Educação - permanecem detidos.

Se a Justiça confirmar as ameaças e verificar que estão vinculadas a tentativas de atrapalhar o andamento das investigações, poderão ser decretadas prisões preventivas.

Abandonar as eleições. Outro envolvido na história que passou a temer pela vida é o deputado estadual Moisés Souza (PSC). No ano passado ele presidiu na Assembleia Legislativa uma comissão parlamentar de inquérito destinada a investigar denúncias sobre os contratos entre as secretarias da Saúde e da Educação e a Amapá VIP.

Ontem o deputado disse ao Estado que vai prestar depoimento à PF a respeito das ameaças que teria sofrido nos últimos dias. Nervoso, ele se recusou, no entanto, a dar detalhes sobre a forma como teria ocorrido. Mas adiantou que está propenso a abandonar a disputa eleitoral neste ano e que já pensa também em deixar o Amapá.

Nomes de oficiais da PM que estariam formando um grupo extermínio chegaram aos ouvidos de uma testemunha e também aos integrantes do Ministério Público do Estado envolvidos na operação. A Promotoria de Investigações Civis e Criminais pôs uma equipe na rua para apurar a veracidade das informações. Também foi agendando um encontro com a PF para transmitir informações sobre as notícias-crimes.

"O ambiente é de hostilidade e tememos pela vida daqueles que testemunharam. Nada garante que não seja armação, mas temos obrigação de investigar", disse ontem o promotor Eder Geraldo Abreu.

Uma das testemunhas ameaçadas disse ontem ao Estado, sob condição de não ter o nome revelado, que recebe os recados por meio de terceiros. Já teriam dito a ele para "sumir do Amapá" e que sua cabeça estaria a prêmio.

Para se ter uma ideia do clima de tensão na cidade, na quarta-feira, um evento ocorrido em frente à casa do ex-governador e candidato ao Senado, Waldez Góes, acabou com ameaças de violência. O episódio envolveu a mulher do candidato, Marília Góes, candidata a uma vaga na Câmara, que acabara de sair da prisão e ainda estava em Brasília.

No comício em Macapá, instalaram um alto falante para amplicar a voz de Marilia, transmitida por celular. Ela pedia aos eleitores que acreditassem na defesa do casal, quando a esposa de um empresário local, que passava por ali, debochou da cena. Foi o bastante para ser perseguida de automóvel de automóvel por um partidário dos Góes. O caso acabou sendo registrado na delegacia de polícia.

Escândalo Erenice: Planalto já sabia sobre o lobby desde fevereiro

AE

O Palácio do Planalto sabia pelo menos desde de fevereiro deste ano que havia um lobby funcionando dentro da Casa Civil e cobrança de vantagens para intermediar empréstimos junto ao BNDES.

Foi em 1.º de fevereiro que o empresário Rubnei Quícoli, estopim da queda de Erenice Guerra, enviou e-mail para quatro funcionários da assessoria especial da Casa Civil em que reclama da cobrança por fora de R$ 240 mil feita pela empresa de Israel Guerra.

Israel é filho da ministra, e teria feito a cobrança para que o processo de crédito de R$ 9 bilhões fosse acelerado. Em uma das mensagens daquele dia, Quícoli, consultor da EDRB do Brasil Ltda, pede que o assunto seja levado à então ministra e hoje presidenciável, Dilma Rousseff (PT). "Espero de coração que esse e-mail chegue às mãos da dra. Erenice e a (sic) ministra Dilma", afirma.

Dilma era ministra também quando, 45 dias antes, Quícoli recebeu a minuta do contrato que faria com a Capital Assessoria, empresa que Israel, filho de Erenice, usa para fazer lobby e cobrar dinheiro em contratos obtidos junto a órgãos públicos.

O documento cita o pagamento mensal de R$ 40 mil e a taxa de 5% (que significaria R$ 450 milhões) em caso de sucesso na operação para financiar um projeto de usina solar.

Consultor da EDRB, Rubnei Quícoli entregou ontem ao Estado os e-mails que enviou aos assessores da Casa Civil no dia 1º de fevereiro. Às 7h08, ele remeteu mensagem a Vinicius Castro, Glauciene Leitão, Vilma Nascimento do Carmo e Vera Oliveira, todos lotados na assessoria especial da Casa Civil. O primeiro pediu demissão na segunda-feira, depois da revelação de que botou sua mãe, Sônia Castro, como sócia "laranja" da Capital Assessoria.

Já Glauciene, além de receber os e-mails sobre as cobranças feitas pela empresa de Israel, foi quem agendou a reunião de 10 de novembro, que contou com a presença de Erenice e dos donos EDRB. Quatro dias antes, a funcionária da Casa Civil confirma o encontro e faz um alerta em que menciona a candidata do PT: "O Vinícius Oliveira - Assessor da Secretária, informou que o conteúdo do CD que está com ele é muito extenso e que é necessária uma apresentação mais sucinta para mostrar à ministra Dilma."

Nas mensagens aos funcionários da Casa Civil, Quícoli alerta sobre o uso do escritório Trajano e Silva Advogados pelo grupo ligado a Erenice Guerra para fazer negociatas. A Casa Civil confirmou, para o Estado, a lotação das funcionárias. Um dos sócios do escritório, o advogado Márcio Silva, que representa Dilma na Justiça Eleitoral, nega conhecer os representantes da EDRB. "Nunca vi essas pessoas."


Novo mapa de crateras da Lua dá pistas sobre passado do Sistema Solar

Nasa/Divulgação

Mapa de relevo do centro-norte do lado oculto da Lua, feito pela LRO
Na edição desta semana da revista Science, pesquisadores apresentam o primeiro catálogo uniforme e completo das grandes crateras lunares, algo que poderá lançar luz sobre o bombardeamento planetário que caracterizava o Sistema Solar interior há mais de 4 bilhões de anos.

A equipe usou dados do Altímetro Laser Orbital Lunar, um dos instrumentos a bordo da sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), da Nasa, para identificar e mapear 5.185 crateras com 20 km de diâmetro ou mais.

A partir da contagem e da análise das crateras, a equipe, que inclui pesquisadores da Universidade Brown, do MIT e da Nasa, determinaram que as regiões mais antigas da Lua são o sul do lado próximo e o centro-norte do lado oculto. O grupo também confirmou que a Bacia Aitken-Polo Sul é a depressão mais antiga, o que significa que amostras trazidas de lá serão inestimáveis para a compreensão da Lua e do Sistema Solar interior.

As descobertas "contam-nos algo da infância do Sistema Solar interior", disse, em nota, James W. Head III, geólogo planetário de Brown, e principal autor do artigo que descreve o trabalho. "Há muito a fazer", acrescentou, dizendo que missões futuras, robóticas ou tripuladas, terão bastante trabalho científico a realizar.

Uma importante descoberta trata da corrente de objetos que colidia pelo Sistema Solar interior nos primórdios. Por anos, a teoria predominante era a de que a Lua tinha sido atingida por projéteis que mantinham uma proporção constante entre objetos grandes e pequenos, o que os cientistas chamam de "distribuição tamanho-frequência".

Em 2005, essa distribuição foi questionada por um artigo na Science, o geólogo da Universidade do Arizona Robert Strom levantou a hipótese de que a taxa entre objetos grandes e pequenos atingindo a Lua teria variado durante seu primeiro bilhão de anos de existência.

O novo trabalho apoia essa hipótese. Os pesquisadores estudaram crateras formadas no início da história da Lua e as compararam com crateras posteriores, e determinaram que as superfícies mais antigas apresentavam um número maior de marcas de impacto de grandes objetos.

Sarkozy diz que seguirá com política de expulsão de ciganos apesar de críticas

Associated Press

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, disse nesta quinta-feira, 16, que seu país ficou chocado com as comparações de uma funcionária da União Europeia entre a França atual e a França da Segunda Guerra Mundial e confirmou, apesar das críticas, que continuará desmantelando acampamentos ciganos.

Durante um encontro de chefes de Estado da União Europeia em Bruxelas, Sarkozy defendeu suas políticas de expulsão de ciganos, abertamente criticadas por órgãos e governos do bloco europeu.

Ele disse que seus colegas europeus e todo o seu país ficaram "chocados" pelas "inaceitáveis" comparações feitas na terça-feira pela comissária europeia de Justiça, Viviane Reding. Na ocasião, ela disse que a França atual se parece com o mesmo país na época da Segunda Guerra, quando também houve deportações em massa.

Sarkozy repetiu o discurso que ele e seus aliados vêm usando para justificar a política de expulsão dos ciganos dizendo que se trata de uma questão de segurança e disse que a Comissão Europeia deveria apresentar soluções envolvendo toda a Europa.

Na quarta, Sarkozy, sugeriu em tom irônico a Viviane que recebesse os ciganos em Luxemburgo, país natal da representante da União Europeia. A declaração do presidente francês foi uma resposta às críticas feitas por Viviane também na terça-feira, quando chamou a política de deportação de ciganos de vergonhosa.

As autoridades francesas dizem que a deportação dos ciganos é voluntária e rebatem as críticas dos órgãos internacionais e da oposição dizendo que o processo ocorre dentro das leis europeias e francesas.

Bombas atribuídas à 2ª Guerra são encontradas em praia de Alagoas

Divulgação/Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Pelo menos seis bombas foram encontradas enterradas em uma praia do litoral norte do Estado de Alagoas este ano. O primeiro artefato foi encontrado por acaso, em maio, por um funcionário da prefeitura de Maragogi, no momento em que era realizada uma obra de saneamento na cidade. O engenheiro responsável mandou suspender a obra e o Esquadrão Antibomba do Estado foi acionado para explodir o artefato. As bombas podem ter sido trazidas para o local no fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

De acordo com a prefeitura, o funcionário chegou a dar batidas no cilindro encontrado, pensando se tratar de uma botija com moedas enterradas na época da ocupação holandesa, igual a um outro objeto localizado entre os anos de 1997 e 1998 durante obras na cidade.

Após o incidente, a Marinha do Brasil enviou ao município um aparelho detector de minas, que acabou encontrando mais cinco bombas em diversos pontos na zona urbana da cidade no mês passado. Segundo a prefeitura, elas estão enterradas a uma profundidade de seis a oito metros, protegidas contra atritos pela areia e cobertas pelo asfalto das vias e não correm risco de explodir.

As minas serão retiradas após as eleições por equipes da Marinha, bombeiros e Esquadrão Antibombas do Estado. Cada bomba pode causar destruição em uma área de raio de aproximadamente 150 metros. Após retirados, os artefatos vão passar por perícia.

Médicos da África do Sul são acusados por tráfico de órgãos de brasileiros

AE

Segundo acusação, brasileiros e romenos receberam US$ 6 mil para vender seus rins a israelenses

Cinco médicos sul-africanos foram acusados de haver realizado transplantes ilegais de rim em israelenses com órgãos comprados de brasileiros e romenos, informa o jornal The Star nesta quinta-feira, 16.

De acordo com o diário, 109 operações ilegais feitas no St Augustine Hospital, em Durban, entre 2001 e 2003, quando o caso foi descoberto.

Os investigadores afirmaram que pessoas do Brasil e países da Europa Oriental foram levadas a África do Sul, onde seus rins foram extraídos para serem transplantados a pacientes israelenses.

Em uma declaração emitida hoje, a junta de diretores da rede hospitalar Netcare negou os crimes dos quais foram acusados a cadeia e seu diretor, o doutor Richard Friedland, à frente do principal hospital do grupo Netcare, o St Augustine Hospital de Durban, onde teriam ocorrido os crimes.

Segundo o periódico The Times, os rins "procediam inicialmente de cidadãos israelenses, mas logo foram recrutados cidadãos romanos e brasileiros, cujos rins eram muito mais baratos do que os dos doadores israelenses".

Os israelenses receberam cerca de US$ 20 mil pelos seus rins, enquanto os brasileiros e romenos receberam em média US$ 6 mil, de acordo com a acusação.

A NetCare negou haver atuado de forma incorreta, e garantiu que se defenderá das acusações no tribunal. O julgamento pode ser iniciado em novembro.

Irmão e filho de Erenice são demitidos de estatais do governo do DF

Ana Paula Scinocca/AE

Irmão da ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra, José Euricélio Alves de Carvalho foi exonerado nesta quinta-feira, 16,da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) a pedido do governo do Distrito Federal. O governador Rogério Rosso (PMDB) também determinou nesta tarde à Companhia Imobiliária do Distrito Federal (Terracap) a exoneração de Israel Dourado Guerra, filho de Erenice.

Em nota, o GDF informou que ambos eram comissionados, isto é, ambos com empregos públicos ganhos por indicação política. No caso de Israel, foi solicitada a suspensão "quaisquer pagamentos que o ex-servidor tenha a receber naquela Companhia". Os dois, apesar de terem esses empregos públicos, são personagens de escândalos envolvendo lobby, desvio de dinheiro público e cobrança de propinas.

Segundo o governo, também foi solicitada à Corregedoria do DF abertura de procedimento administrativo "para apurar eventuais irregularidades cometidas pelo ex-empregado no exercício de suas função, que pode resultar, como penalidade, em ressarcimento ao erário dos valores recebidos como salário".

Datafolha: Beto com 52% dos votos válidos vence no primeiro turno

Folha Online

A menos de um mês das eleições, a disputa pelo governo do Paraná está indefinida. A pesquisa Datafolha mostra os dois principais candidatos empatados tecnicamente em primeiro lugar.

A vantagem, contudo, ainda é de Beto Richa (PSDB), que liderou a disputa desde o início da campanha.

Segundo pesquisa realizada nos dias 13 e 14, Richa tem 45% das intenções de voto, e Osmar Dias (PT), 40%.

No levantamento anterior, realizado nos dias 8 e 9, o atual prefeito de Curitiba tinha 44%, e Dias, 38%.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Como os demais candidatos não atingiram 1% cada um, Richa teria 52% dos votos válidos, contra 46% de Dias, e poderia ser eleito no primeiro turno.

Entre os entrevistados, 11% ainda não sabem em quem vão votar.

Na simulação de eventual segundo turno, Richa teria 49%, e Dias, 43%.

Foram realizadas 1.246 entrevistas em 47 municípios paranaenses. Contratada pela Folha e pela RPC, a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número 30.034/2010.

Beto Richa:

“Mais uma pesquisa confirma o que eu tenho sentido na pesquisa das ruas, no encontro olho no olho: os paranaenses querem um novo jeito de governar, um novo Paraná.

Por onde passo, a duas semanas das eleições, reafirmo minha confiança, minha certeza na vitória do povo do Paraná.”

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles