terça-feira, 2 de abril de 2013

COMISSÃO ESTADUAL DA VERDADE DO PARANÁ: AMANHÃ, DIA 03/04/2013, NO PALÁCIO IGUAÇU, OCORRERÁ A POSSE DOS MEMBROS

Histórico

O governador Beto Richa nomeou, no dia 28 de janeiro de 2013, com o decreto 7.128, os sete integrantes da Comissão Estadual da Verdade, cuja lei, de iniciativa do Poder Executivo, havia sido aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada no final de novembro último. Dos sete nomes nomeados, seis foram indicados pelo Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça.
Fazem parte da Comissão Estadual da Verdade:
MARCIO MAURI KIELLER GONÇALVES- sindicalista bancário e atual vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Paraná.
IVETE MARIA CARIBÉ DA ROCHA- advogada, assessora jurídica da Casla- Casa Latino-Americana e membro do Comitê de Refugiados e Migrantes do Paraná.
LUIZ EDSON FACHIN- professor titular de Direito Civil da UFPR e jurista com renome nacional.
OLYMPIO DE SÁ SOTTO MAIOR NETO- procurador do Ministério Público do Paraná e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos do Paraná.
PEDRO RODOLFO BODÊ DE MORAES- professor doutor do Setor de Ciências Humanas da UFPR e especialista em estudos sobre a violência.
VERA KARAN DE CHUEIRI- professora doutora de Direito, vice-diretora do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR.
NEIDE DE AZEVEDO LIMA- foi presidente do Movimento Feminino pela Anistia. O Fórum a referenda como sua sétima indicada.

Função

O objetivo da Comissão Estadual da Verdade é trabalhar em conjunto com a semelhante nacional, sancionada em novembro de 2011 pela presidente Dilma Rousseff. A Comissão pretende apurar violações aos direitos humanos no período que inclui a ditadura militar - e terá dois anos para produzir um relatório com conclusões e recomendações sobre os crimes cometidos. 

Os membros da Comissão devem receber testemunhos, informações, dados e documentos voluntários, ou ainda requisitar os mesmos pertencentes a órgãos públicos, ainda que classificados em qualquer grau de sigilo. Poderão ser convocados entrevistas ou testemunhos de pessoas relacionadas aos fatos e circunstâncias examinados, bem como perícias e diligências para coletar informações, documentos e dados.

A Comissão também terá autonomia para promover audiências públicas e requisitar proteção para pessoas que se encontrem ameaçadas após contribuírem com as investigações.

Posse

 Local: Palácio Iguaçu - Sala dos Governadores, localizada no primeiro andar (Centro Cívico)
Dia: 03/04/2013
Horário: 17h00

Época de colher com fartura: Já conselheiro do BNDES, agora o Pessutão foi nomeado na mesma função em Itaipu


Pessuti na Itaipu

O ex-governador Orlando Pessuti, do PMDB, foi nomeado pela presidente Dilma Rousseff, para exerceu a função de conselheiro da Itaipu Binacional.
A nomeação de Pessuti foi publicada no Diário Oficial da União de ontem, 1º de abril.
Segundo o decreto, Pessuti fica no cargo até 16 de maio de 2.016, mas caso decida concorrer às eleições do ano que vem, terá que se desincompatibilizar em março de 2.014. (Roseli Abrão)

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles