segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

No twitter eleitor enquadra o aposentado Requião:


Alisson:
@requiaopmdb E a pensão vitalícia, o "nobre" senador abrirá mão ?? EM nome da ética e da moral, marcas suas !!!
about 2 hours ago via web

Requião:
requiaopmdb @allison_tauba Com 70 anos, 57 de trabalho, vários mandatos e nenhuma renda não me parece tão mal assim.
about 2 hours ago via web in reply to allison_tauba
Retweeted by allison_tauba

Alisson:
@requiaopmdb O engraçado Senador é que, se eu trabalhar 50 anos, aposento com no máximo 3.300 reais. Isso é justo ???
about 2 hours ago via web in reply to requiaopmdb

OS OITENTA ANOS DO MAZZA, SENDO 60 ENQUANTO JORNALISTA

Acusado de torturar Dilma lembra morte de militantes


Da Folhapress

SÃO PAULO - Pela primeira vez, um agente da ditadura militar admite ter participado da operação que levou à morte de Antônio dos Três Reis de Oliveira e Alceri Maria Gomes da Silva, que atuaram na luta armada contra o regime. O relato foi feito à Folha de São Paulo por Maurício Lopes Lima, 75, tenente-coronel reformado e ex-chefe de buscas da Oban (Operação Bandeirante). Em novembro, o oficial foi acusado pelo Ministério Público Federal de participar de atos de violência contra a presidente eleita, Dilma Rousseff, e outros 19 presos políticos. Foi denunciado por vários, mas nega tudo. Antônio, estudante de economia, tinha 21 anos e militava na ALN (Ação Libertadora Nacional). O Exército nunca admitiu a sua morte. Alceri, 26, era operária e pertencia aos quadros da VPR (Vanguarda Popular Revolucionária).
Os dois foram metralhados em 17 de maio de 1970 num aparelho (esconderijo) na rua Caraguataí, no Tatuapé, zona leste de São Paulo.

No depoimento inédito, o militar confirmou ter comandado a operação, alegou que Antônio teria atirado contra ele e classificou as duas mortes como “inevitáveis’’. “Todas as equipes já tinham saído quando lá chegou não sei quem. E disse ‘Olha, o pessoal tá no aparelho, no Tatuapé... e no meio do corredor tem um alçapão’’’, relatou ele.

‘Fui procurar o alçapão, encontrei (...) Peguei um canivete, enfiei, tirei e saiu um cara que me deu seis tiros. Saltei para trás [fazendo barulho de tiros], e ele atirava. Eu acho que esse era o Antonio Três Rios (sic)’’, disse.

Segundo Lima, Alceri chegou a ser retirada do local com vida. “Embaixo tinha uma menina, que também foi atingida e saiu com vida’’. “O Antônio morreu na ação. A mulher saiu viva e morreu a caminho do hospital. Baleada. Era a Alcira (sic)’’.

Apesar de admitir a presença na ação, ele disse não ter atirado. Responsabilizou agentes chefiados pelo capitão Francisco Antônio Coutinho e Silva, já falecido. “Não era minha equipe’’, disse. O militar não esclareceu, no entanto, porque estaria acompanhado de agentes subordinados a um colega.

Ao justificar a morte de Antônio, Lima culpou a vítima: “Eu contei duas violências tremendas. Muitas vezes, inevitáveis. Como é que eu posso abrir um alçapão e me sai um cara e me dá um tiro na cara? Um não, seis’’.

O primeiro documento oficial sobre a morte do estudante, um laudo do IML localizado em 1991, diz que ele foi abatido com um tiro no olho direito. O laudo de Alceri contabiliza quatro tiros, sendo dois pelas costas. O livro “Direito à Memória e à Verdade’’, publicado pela Presidência da República em 2007, afirma que, segundo ex-presos políticos, eles foram baleados ‘por agentes da Oban chefiados pelo capitão Maurício Lopes Lima’’.

DILMA

O militar recebe aposentadoria de R$ 11 mil brutos e vive a duas quadras da praia, no Guarujá, litoral paulista. A ação da Procuradoria cita depoimento em que Dilma o apontou como “um dos torturadores da Oban’’. Em 2009, a presidente disse que ele não a agrediu, mas “entrava na sala e via tortura’’.

“Não assisti à tortura dela, não sei quem torturou. Eu chegava com o terrorista e entregava para o interrogador. Depois acontecia o que acontecia. Eu não sei, não queria saber’’, disse ele. O oficial afirmou não ter arrependimentos. “Não tenho nenhum remorso’’, disse. “Eu estava numa guerra.’’

GOVERNADOR BETO RICHA E O PRESIDENTE DA COHAPAR LANÇAM SEGUNDA FASE DO PAC EM PINHAIS


O governador Beto Richa, o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, e o prefeito de Pinhais, Luiz Goularte Alves, lançam nesta quarta-feira (26), às 10h30, a segunda fase das obras do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) da Habitação no Jardim Jerivá.

As novas 634 casas são fruto do investimento de mais de R$ 10,6 milhões, numa parceria entre Governo Federal, Governo do Paraná e prefeitura. A primeira fase do PAC no Jardim Jerivá tem 113 casas, cujas obras já começaram. As moradias irão abrigar famílias que hoje vivem às margens dos rios Palmital e Atuba. O ato ocorrerá na Rua Pérola, esquina com Rua Jacarezinho, Jardim Claudia, ao lado do Jardim Bonilauri.

MAPA:

Quase metade dos candidatos à adoção quer escolher a cor da criança

O GLOBO ONLINE

O cadastro de adoções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revela uma realidade cruel: 37,25% dos candidatos a pais - 11.316 do total de 30.378 - só aceitam receber em seus lares crianças brancas. Ou seja, se houver uma criança disponível, mas com outra cor de pele, a adoção não será considerada por esses adultos. De acordo com os números do cadastro, a raça ainda é um fator essencial na hora de uma família escolher uma criança. Dos adultos inscritos, 14.259, ou 46,94%, fazem questão de escolher a cor da pele do futuro filho.

Além das exigências caucasianas, 5,81% (1.764) só aceitam uma criança de pele parda; 1,91% (579) só aceita uma criança negra; 1% (304) só aceita uma criança amarela; e 0,97% (296), uma criança indígena.

O perfil de quem aguarda um lar não é condizente com as exigências. No cadastro, a maioria das crianças e adolescentes é parda - 50,57%, ou 4.020 de um total de 7.949. Estão disponíveis 2.411 crianças brancas, ou 30,33% do total. Também aguardam uma família 1.441 (18,13%) crianças negras, 41 (0,52%) amarelas e 36 (0,45%) indígenas.

A juíza Andréa Pachá, titular da 1ª Vara de Família de Petrópolis (RJ), alerta para o perigo de se ver a adoção como um processo biológico, e não de acolhimento. "É um dado estarrecedor. Ainda é forte a fantasia de que a adoção deve obedecer aos critérios da família biológica. Família é muito mais um núcleo de afeto do que herança biológica. Criança é criança, não tem cor. O discurso que se tem é o de que a criança não pode se sentir diferente. Mas isso é uma forma de racismo", analisa.

A tese faz sentido. No cadastro, metade dos pretendentes à adoção da Região Sul só querem uma criança se ela for branca. Para a magistrada, que lida com esse tipo de situação diariamente, o cenário melhorou nos últimos anos.

"Isso era pior antes. Hoje é mais fácil por uma criança de outra raça em uma família substituta. Temos encontrados casais que queriam uma menina loira de olhos azuis e, depois de visitar um abrigo, mudam de ideia. Esse perfil de menina loira de olhos azuis não é o que temos nos abrigos", diz.

Há ainda outras dissonâncias entre o perfil desejado pelos pais e as crianças disponíveis para a adoção, como a idade, os eventuais problemas de saúde e o fato de haver irmãos (nesses casos, não é recomendada a separação deles). Essas exigências têm impedido milhares de adoções no país. São 30.378 adultos cadastrados e 7.949 crianças aguardando a adoção. Ou seja: há 3,8 candidatos a pais por menor abandonado. Ainda assim, desde a criação do cadastro, em abril de 2008, o mecanismo proporcionou apenas 267 adoções.

A idade também é determinante na hora de escolher um filho. Os candidatos à adoção preferem crianças mais novas. Apenas 6,78%, ou 2.058, aceitam crianças com idade entre 6 e 10 anos. Outros 228 (0,76%) aceitam adotar um menor de 11 a 17 anos. No cadastro, há 2.006 crianças, ou 25,2% do total, com idade de 6 a 10 anos. Há também outras 3.855 crianças e adolescentes, ou 48,5%, com idade entre 11 e 17 anos.

Entre os pretendentes a pais, 5.342, ou 17,59%, aceitam adotar irmãos. Existem no cadastro 1.531, ou 19,26%, crianças com irmãos. Boa parte das crianças disponíveis - 1.411, ou 17,75% - têm problemas de saúde. O cadastro não tem informação de quantos adultos aceitam adotar uma criança doente.

Para 39% dos brasileiros, transporte público é ruim

AE

A qualidade do transporte público é ruim para 19,2% da população brasileira e muito ruim para 19,8%, de acordo com estudo divulgado nesta segunda-feira (24), em São Paulo, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O porcentual de insatisfeitos, portanto, chega a 39%. Por outro lado, 26,1% veem o transporte público como bom e apenas 2,9% o consideram muito bom, em um total de 29%. Ele é regular para 31,3%. "Este estudo serve para chamar a atenção para a inadequação desse modelo", disse o presidente do Ipea, Marcio Pochmann, referindo-se à priorização do transporte individual em detrimento do transporte coletivo. "Há espaço para o avanço das políticas públicas."

Na Região Sul estão os mais satisfeitos com o transporte público: 44,9% o consideram bom ou muito bom e 23,5% o acham ruim ou muito ruim. Já na Região Sudeste se encontram as opiniões mais negativas: apenas 24,5% o veem como bom ou muito bom e 45,9% o consideram ruim ou muito ruim - este número é muito próximo ao da Região Norte: 45,8%. O levantamento mostra também que uma em cada quatro (26,3%) pessoas no País vive em cidades em que não há integração entre meios de transporte. Não usam a integração, apesar de ela existir, 27,5%. Dentre aqueles que a utilizam, 33,2% o fazem trocando de um ônibus para outro. Depois, a mais frequente é a troca de um ônibus para o metrô: 4 9%.

O estudo aponta que, quanto mais escolarizada é a pessoa, mais crítica ela se torna em relação ao transporte público. Ele é bom ou muito bom para 34,9% das pessoas com até a quarta série do ensino fundamental - 22,5% o acham ruim ou muito ruim. Já para quem tem ensino superior incompleto, completo ou pós-graduação, 20,1% o consideram bom ou muito bom e 36,9% o acham ruim ou muito ruim.

A pesquisa do Ipea, chamada de Sistema de Indicadores de Percepção Social: Mobilidade Urbana, ouviu 2.770 pessoas em todos os Estados do País e utilizou a técnica de amostragem por cotas, a fim de garantir proporcionalidade no que diz respeito à população. A margem máxima de erro por região é de 5%.

Congestionamento e segurança

Segundo a pesquisa, 66,6% da população brasileira convivem com congestionamentos pelo menos uma vez por mês. Deste total, 20,5% enfrentam lentidão mais de uma vez por dia. Esse dado encontra respaldo quando se analisa o aumento da frota de veículos. O levantamento mostra que no Brasil, de 2000 a 2010, a frota de veículos cresceu 90,9% a mais que a população - só as motocicletas apresentaram um aumento de 242,2%. No ano 2000 havia um carro para 8,5 pessoas. No ano passado, o dado apontava um automóvel para 5,2 pessoas.

O estudo do Ipea aponta que um terço (32,6%) das pessoas se sentem inseguras no meio de transporte que mais utilizam. Raramente se acham seguras 13,6% e nunca se sentem seguras 19%. No entanto, 40% sempre têm confiança no meio de transporte que mais utilizam e 26,9% se acham seguras na maioria das vezes.

No twitter André Vargas enfrenta o Requião:



@requiaopmdb Não To entendo, andas tão nervoso e atacando aqueles que ajudaram e muito na sua eleição .Os adversários estão do outro lado
about 5 hours ago via Mobile Web in reply to requiaopmdb

@requiaopmdb @andrevargas13 De repente tenho dúvidas de quem realmente é adversário.
about 3 hours ago via web
Retweeted by andrevargas13

Briga pelo controle da endinheirada Furnas rompe trégua entre PMDB e PT


A briga pelo comando de Furnas, a estatal envolvida no caso do mensalão durante o governo petista comandado por Lula, que por ter um caixa forte é uma das estatais mais cobiçadas do setor elétrico nas disputas por cargos, rompeu a trégua entre PMDB e PT na disputa por cargos do segundo escalão.

Em resposta a um documento elaborado por funcionários de carreira que apontam o "declínio contínuo" de Furnas desde que a presidência foi entregue ao PMDB fluminense, o deputado peemedebista Eduardo Cunha (RJ) atacou hoje a "incompetência" de diretores ligados ao PT e afirmou que a estatal teria "mais prejuízos" se não fossem as "alterações bancadas pelo PMDB".

O documento intitulado 'Furnas - preocupação dos seus trabalhadores' atribui à "gestão Eduardo Cunha" uma série de desvios administrativos, a troca injustificada de antigos gerentes e aponta "o desrespeito às leis, estatutos e regulamentos que regem o mundo corporativo". Segundo os funcionários, com exceção da Diretoria de Operação, "tudo passa pelo crivo do deputado".

Em nota oficial PMDB garante que apóia o Rossoni


NOTA OFICIAL

Como Líder da Bancada Estadual do PMDB reafirmo, nesta oportunidade a posição que foi tomada pela bancada, após exaustivas discussões sobre a eleição da Mesa Diretora da ALEP, a ser realizada no próximo dia 1°, terça-feira.

1. A Comissão Executiva do Diretório Estadual do PMDB delegou à Bancada do PMDB na Assembleia Legislativa a competência para decidir sobre a eleição da Mesa Executiva;
2. Consensualmente a Bancada do PMDB decidiu apoiar a chapa liderada pelo deputado Valdir Rossoni (PSDB), construída a partir de um amplo processo e que representa a continuidade das mudanças que estão ocorrendo no âmbito do Poder Legislativo;
3. Para contribuir com este processo, integrarão a chapa liderada pelo deputado Rossoni, os deputados Artagão Junior e Stephanes Junior, respectivamente 1° Vice-Presidente e 3° Secretário da Mesa a ser eleita;
4. Portanto são completamente inverídicas às informações que tem sido veiculadas pela imprensa que o PMDB reabriria a discussão sobre a questão.

Curitiba, 24 de janeiro de 2011

Dep. Waldyr Pugliesi
Líder da Bancada e presidente estadual do PMDB

Inquérito da PF sobre o Porto de Paranaguá não tem prazo para ser finalizado

Do blog da Joice:

O inquérito da polícia federal que investiga as fraudes no Porto de Paranaguá não deve ficar pronto em 30 dias. Segundo o delegado responsável pela Operação Dallas, Jorge Fayad, há muitos documentos e mídias que precisam ser analisados e por isso o inquérito deve demorar mais que o tempo legal para ser finalizado.

Hoje à tarde mais duas pessoas acusadas de participar do esquema de fraudes no Porto de Paranaguá foram soltas. Elas estavam presas provisoriamente e ficaram na cadeia por cinco dias. Dos dez detidos, apenas o ex-superintendente do Porto, Daniel Lúcio de Oliveira permanece preso. Na sexta, ele teve a prisão provisória convertida em preventiva. Com isso, o ex-superintendente não tem previsão de deixar a cadeia. A decisão foi tomada pelo juiz Marcos Josegrei, com base em documentos que apontam a continuação das negociatas de Oliveira, mesmo após deixar a administração do Porto. O acusado está no Rio de Janeiro e deve ser transferido para Curitiba ainda nesta semana. O ex-superintendente é acusado de integrar a quadrilha responsável por desviar milhões de reais em cargas e favorecer empresas em licitações no Porto de Paranaguá.

Londrina concentra 70% dos casos confirmados de dengue

VÍTIMA DE DENGUE HEMORRÁGICA


A Secretaria da Saúde divulgou nesta segunda-feira (24) o novo informe semanal com a situação da dengue do Estado. Nas primeiras três semanas do ano foram notificados 2.019 casos da doença em 103 municípios. Os municípios com maior número de notificações são Londrina – 17.ª RS (645), Foz do Iguaçu – 9.ª RS (215) e Jacarezinho – 19.ª RS (190).

Destes, 49 casos foram confirmados em sete municípios. Londrina concentra 70% dos casos confirmados (35). Os outros casos foram confirmados em Foz do Iguaçu (8), Jacarezinho (2), Rolândia (1), Paranavaí (1), Cruzeiro do Iguaçu (1) e Ortigueira (1).

Para conter o avanço da doença no Estado, a Secretaria da Saúde elaborou um plano de emergencial com ações programadas para os primeiros 90 dias do ano. Uma das primeiras ações foi a implantação da sala de situação, instalada no gabinete do secretário em Curitiba. “A sala recebe informações das 22 regionais de Saúde e dos municípios em tempo real, o que permite atuação imediata a fim de bloquear o avanço da doença”, explicou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.

Quando um caso de dengue é confirmado, por exemplo, as equipes municipais de vigilância em saúde traçam um raio de segurança e enviam equipes para verificar a existência de focos do mosquito aedes aegypti. O objetivo é eliminar os criadouros e também fazer a aplicação do “fumacê”.

“A população deve continuar contribuindo para a eliminação dos criadouros (água parada) nos seus domicílios, que é a medida mais eficaz para combater uma epidemia”, destacou o superintendente. De acordo com levantamento feito pela Secretaria da Saúde, cerca de 98% dos criadouros estão nas residências.

SINTOMAS - Depois da picada do mosquito com o vírus, os sintomas se manifestam normalmente do 3º ao 15º dia. Esse período é chamado de incubação. O tempo médio de duração da doença é de cinco a seis dias. É só depois do período de incubação que os sintomas aparecem – principalmente febre alta com início súbito, dor de cabeça e dores no corpo. Ao surgirem os primeiros sintomas o cidadão deve procurar o serviço de saúde mais próximo para comprovar ou não a contaminação por dengue.

MEGA ARRASTÃO - Nesta semana os agentes de endemia dos municípios de Sarandi, Marialva e Paranacity serão capacitados para fazer ações de bloqueio nos municípios. Na sexta-feira (28) o município de Sarandi promoverá um Mega Arrastão a partir das 8 horas. O evento reunirá cerca de 300 técnicos e voluntários.

Governo debate com prefeituras formas de melhorar política de incentivos fiscais

Com o objetivo de reformular a política de incentivos fiscais e de criar novas linhas de crédito, o Governo do Estado reuniu-se, nesta segunda-feira (24), em Curitiba, com secretários de Indústria e Comércio dos municípios-sede das 22 regionais do Paraná e da Região Metropolitana de Curitiba.

O secretário da Indústria e do Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, e o diretor-presidente da Agência de Fomento do Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho - junto com técnicos das secretarias da Fazenda e do Desenvolvimento Urbano - debateram e ouviram sugestões sobre alterações nos benefícios fiscais e apresentaram propostas para tornar o Estado mais competitivo no âmbito nacional.

“A determinação do governador Beto Richa é de ouvirmos os municípios para diagnosticarmos claramente os problemas específicos de cada região”, disse Ricardo Barros. “Temos dois principais desafios: atrair e interiorizar os investimentos”, explicou.

Entre os assuntos debatidos estão a modificação nos porcentuais e prazos do diferimento do ICMS, a criação de comitês para analisar caso a caso os processos, estabelecimento de critérios para a definição dos porcentuais e prazos como tipo e porte do empreendimento, número de empregos gerados, capacidade de geração de receita, o ramo de atividade, a localização, o impacto ambiental e outros.

“Vamos flexibilizar as análises para tornar o Paraná competitivo frente outros estados”, salientou Barros. Também foram discutidos problemas regionais, de infraestrutura, ambientais, de linhas de crédito e da instalação de parques industriais.

“Foi fundamental essa discussão com as prefeituras. Tem que ser uma conversa democrática. Não existe uma receita própria, temos que aproveitar toda a discussão da sociedade organizada, seja dos municípios, das associações, das federações e do empresariado”, avaliou o diretor-presidente da Agência de Fomento do Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho.

Regularização ambiental dos portos de Paranaguá e Antonina ganha agilidade


Será realizada nesta terça-feira (25) a primeira reunião do Grupo de Trabalho que irá tratar sobre as pendências ambientais dos Portos de Paranaguá e Antonina com o finalidade de tornar mais rápida a regularização ambiental dos portos paranaenses.

O grupo - formado por membros da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e do Instituto das Águas do Paraná - foi instituído após reunião entre o superintendente dos portos de Paranaguá e Antonina, Airton Vidal Maron, o secretário do Meio Ambiente, Jonel Nazareno Iurk, o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto e o diretor de Gestão de Bacias Hidrográficas do Instituto das Águas do Paraná, Everton Costa Souza.

A primeira ação a ser executada pelo Grupo é adequar o Plano de Emergência Individual (PEI), necessário para atender a resolução 398/08 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que trata de incidentes de poluição e vazamentos em águas sob jurisdição nacional. A Appa entregou o PEI ao Ibama ainda em 2010, obedecendo o cronograma de prazos e exigências estipuladas no Termo de Compromisso firmado entre os dois órgãos no final de julho do ano passado.

Também já foram entregues o Relatório de Controle Ambiental (RCA) e o Plano de Controle Ambiental (PCA). O Ibama se pronunciou sobre os documentos entregues pela Appa e solicitou algumas readequações que precisam ser feitas até o final de fevereiro. Os três documentos – PEI, RCA e PCA – são necessários para que a Appa obtenha a licença de operação junto ao Ibama.

Comparar os seus salários com os praticados no Senado é humilhante para militares


Cláudio Humberto:

No Brasil, os vencimentos de militares não resistem a comparação aos demais salários no serviço público. Para dirigir carros oficiais, por exemplo, um motorista do Senado ganha até R$ 19 mil, enquanto o comandante de fragata da Marinha recebe R$ 8 mil. Na Câmara, há ascensorista recebendo R$ 10 mil para pilotar elevador; na FAB, um piloto de jato de combate Mirage percebe R$ 7.428 por mês. Brutos.


Sem ralar muito...

...diretor que chefiou a garagem do Senado ganha o dobro dos R$ 12,1 mil pagos a general do Exército que comanda regimento de blindados.

OAB anuncia que vai ao STF contra aposentadorias a ex-governadores


AE

Presidente da OAB quer derrubar leis estaduais que permitem benefício. Após reunião com Temer, Ophir falou de reforma política e passaporte

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcanti, disse nesta segunda-feira (24) que vai entrar no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma ação contra as leis estaduais de Sergipe, Amazonas e Paraná que concedem aposentadorias vitalícias a ex-governadores. A expectativa é protocolizar até o fim da próxima semana uma Ação Direta de Inconstitucionalidade pedindo a derrubada dos artigos das leis que permitem o benefício.

“A OAB está com ação articulada para ingressar, senão nesta semana, na semana que vem, contra pelo menos três estados da federação que já temos as legislações em mãos: Sergipe, Paraná e Amazonas”, disse, após se reunir com o vice-presidente, Michel Temer.

Segundo Ophir, a concessão de aposentadorias a ex-governadores é “um privilégio que representa uma agressão à sociedade brasileira”. O pagamento de aposentadorias vitalícias representa um custo aos cofres estaduais de cerca de R$ 30 milhões por ano.

Passaportes

O presidente da OAB também comentou sobre a iniciativa do Itamaraty de reformular as regras para a concessão de passaportes diplomáticos. “Parece-me que o Itamaraty começa hoje a identificar que a coisa é pública. Precisamos acabar com privilégios”, disse.

Depois da notícia de que dois filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebem passaporte diplomático, o Itamaraty resolveu restringir as possibilidades de emissão do documento e dar maior transparência ao procedimento. As novas regras ainda não foram anunciadas, mas uma possibilidade seria publicar no Diário Oficial os nomes dos que receberam o passaporte em “caráter excepcional”.

Ophir afirmou que ainda aguarda resposta do pedido feito ao Itamaraty para que fosse divulgada uma lista de todos os beneficiários do documento desde 2006. “Se não obtivermos resposta, teremos que acionar o Itamaraty judicialmente para obter as informações”, disse. Ele também defendeu a anulação dos passaportes concedidos irregularmente. “Se o Itamaraty não fizer isso, teremos que pedir a anulação na Justiça”, afirmou.

Reforma Política

A reunião do presidente da OAB com Temer foi sobre reforma política. Ophir apresentou propostas, como o voto distrital, a eliminação dos suplentes de senador, e restrições ao financiamento privado de campanhas eleitorais.

Para Ophir, o financiamento de campanhas deve ser público, com a possibilidade de doações apenas de pessoas físicas. Sobre a proposta de voto distrital, o presidente da OAB afirmou que ela acabará com a possibilidade de parlamentares serem eleitos com poucos votos e graças ao coeficiente partidário. Ophir também propôs que a figura do suplente de senador seja eliminada. “Se o senador eleito desejar deixar o cargo, que entre o segundo mais votado, independentemente do partido ao qual é filiado”, defendeu.

Ele também criticou a possibilidade de reeleição para presidente da República. “A experiência mostra que a reeleição estimula práticas que não atendem ao interesse público. Essa discussão é importante, mas também temos de avaliar a ampliação do mandato”, disse. Segundo Ophir, a Ordem dos Advogados do Brasil pretende coordenar a elaboração de um projeto de lei de ação popular com propostas de reforma política. O objetivo é enviar o projeto no final do primeiro semestre de 2011.

Indicações ao STF

Em entrevista após a reunião com Temer, Ophir também criticou a demora na escolha do ministro do Supremo Tribunal Federal que ocupará a vaga de Eros Grau, aposentado em agosto do ano passado. Ele afirmou que a escolha da presidente Dilma Rousseff não pode ser “partidária ou ideológica”. “Não podemos conceber indicações partidárias, ideológicas ou de cozinha. É inexplicável essa demora para a indicação”, disse.

Chuva e lixo causam alagamento. Prefeitura atende famílias e limpa manilhas


Equipes da Prefeitura de Curitiba voltaram neste domingo à região da CIC que teve alagamentos na sexta. As equipes auxiliaram as famílias que tiveram casas atingidas e também fizeram limpeza em manilhas da região que estavam entupidas por lixo jogado por parte dos moradores do local.

As equipes passaram a noite desta sexta-feira (21) e o sábado (22) atendendo moradores da Regional CIC, que tiveram suas casas alagadas depois da forte chuva que atingiu a cidade na tarde de sexta. No total, 420 famílias das vilas Verde, Rose, Nova Barigui, Olinda, Sabará e Beloar receberam alimentação e doações. Parte delas foi levada para abrigos e conseguiram voltar para casa por volta das 12h de sábado.

As equipes que fizeram o atendimento e moradores do local encontraram grande quantidade de lixo jogado indevidamente, por parte da população, nas vilas alagadas, além de objetos como sofás e portas, que obstruíram as manilhas do córrego que passa pela região.

Na Vila Barigui, a represa feita para evitar enchentes transbordou em função do lixo jogado indevidamente no local. A manilha grande que escoava a água até o rio Barigui foi bloqueada pelos entulhos.

A tubulação é feita com manilhas de grande diâmetro (1,80m), usadas para evitar alagamentos. Havia dez anos não era registrada nenhuma enchente no local.

No Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Barigui, que ficou aberto durante toda a madrugada, a Prefeitura distribuiu 201 cestas básicas, 650 cobertores, 600 colchões, roupas e alimentos.

O trabalho da Prefeitura continuou na tarde de sábado e na manhã de domingo, quando as equipes da Defesa Social, Regional CIC, Fundação de Ação Social, secretaria municipal da Saúde e Guarda Municipal deram mais orientações e tiraram dúvidas dos moradores.

Interdição de casas evita que moradores sejam atingidos por desabamento


A ação preventiva da Defesa Civil de Curitiba impediu que uma tragédia ocorresse no sábado (22), no bairro Boa Vista. Cinco casas foram interditadas na Rua José Zaramella porque havia risco de desabamento em um morro localizado atrás das construções. As famílias foram retiradas ainda na tarde de sábado. Naquela noite, o morro desabou e atingiu duas residências, que foram quase cobertas pela terra, de acordo com informações da Defesa Civil.

A prefeitura ofereceu um abrigo para as famílias, mas elas preferiram ficar na casa de parentes. Nesta segunda-feira (24), engenheiros da Defesa Civil voltam ao local para fazer uma avaliação do terreno e definir se vai ser possível realizar obras estruturais para as famílias retornarem com segurança ou se vai ser necessário interditar definitivamente a área. Segundo o inspetor Nelson de Lima Ribeiro, coordenador técnico da Defesa Civil de Curitiba, ainda não se sabe o que causou a instabilidade no terreno, mas uma das possibilidades é de que haveria um problema em um cano de água.

André Vargas twittando com o deputado Welter dispara fogo amigo contra o Samek:

Welter:

DepWelter @andrevargas13 vai firme, a hora é agora, parabénz pela disposição de querer encabeçar a prefeitura de Londrina.
9 minutes ago via web in reply to andrevargas13
Retweeted by andrevargas13


André Vargas:

@DepWelter E dai como vão as coisas e a ITAIPU vai continuar o feudo do SAMEK. Região Oeste precisa estar representada
4 minutes ago via Mobile Web in reply to DepWelter

Caminho para pavimentar reecandidatura de Ducci é o de trabalhar muito para aumentar popularidade



Blog da Joice:

O prefeito de Curitiba Luciano Ducci (PSB) já tem planos desenhados para pavimentar sua candidatura à prefeitura de Curitiba em 2012. Pela primeira vez o prefeito falou abertamente sobre a idéia de aumentar a aprovação e a popularidade dele para fazer com que a candidatura crie músculos. Hoje, durante o OLHO NO OLHO com Joice Hasselmann, o prefeito até que tentou ficar em cima do muro sem se comprometer com o assunto eleições. Escorregou, desviou das primeiras perguntas, voltou a falar que antes de 2012 vem 2011, mas aos 48 do segundo tempo deixou claro que está buscando se “achegar” mais ao eleitorado transformando a cidade num campo de obras. Com mais aprovação e intenções de votos fica mais fácil ganhar o apoio dos aliados, leia-se PSDB. Hoje outro nomes grande do partido, Gustavo Fruet, está cacifado para disputar a eleição. O problema é que Beto Richa, pelo menos na teoria, deverá apoiar apenas um e o apoio de Beto tem grande peso.

Requião insiste em defesa de irmão e faz ameaças


Do Caixa Zero:

O senador eleito Roberto Requião parece não ter se convencido com as provas obtidas pela investigação da Polícia Federal.

Continua afirmando que seu irmão Eduardo é inocente em quaisquer problemas relativos ao Porto de Paranaguá.

Neste fim de semana, depois da divulgação das gravações em que seu irmão é tratado como "crocodilo" e aparece como suspeito de se beneficiar de corrupção, Requião usou o Twitter para falar novamente em inocência.

"Confio no meu irmão. Aguarde as investigações", disse.

Escreveu várias vezes que Eduardo Requião está limpo e que a Gazeta, por ter publicado as gravações da PF, será processada.

Também deu a entender que se trata de uma campanha para desomralizá-lo. "Tenho 70 anos, uma vida dedicada a minha cidade,ao meu estado e ao meu país. Não conseguirão desconstruir a imagem conquistada no tempo."

Hamilton Serighelli será o novo assessor especial para Assuntos Fundiários





O Hamilton Serighelli será o assessor especial para Assuntos Fundiários no governo Beto Richa. Ele além de ter sido um dos fundadores do PSDB no Paraná no passado durante a luta contra a ditadura teve um forte vínculo com a reorganização do Movimento Social no Paraná. Servidor público de carreira atualmente ele é dirigente estadual do PSDB e uma expressiva liderança política em Foz do Iguaçu. Ele é o homem certo para está tarefa, pois além de ter pulso firme e uma forte formação humanista é um grande quadro político administrativo.

Prefeitos da região Norte Pioneiro recebem orientações da Cohapar


Prefeitos da região Norte Pioneiro do Estado reuniram-se na sexta-feira (21), na cidade de Tomazina, com o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, para receber orientações sobre novos projetos habitacionais e também para conhecer as metas do governo Beto Richa.

“Estamos colocando a Cohapar totalmente à disposição dos prefeitos. Ajudaremos a escolher as áreas, elaborar projetos, faremos tudo que estiver ao nosso alcance para beneficiar a população do Norte Pioneiro e de todo o Estado”, disse Mounir.

O presidente da Cohapar orientou os prefeitos para que façam um levantamento de possíveis terrenos para implantar futuros conjuntos habitacionais. “Temos de trabalhar com planejamento, pensando sempre à frente. Vamos nos organizar para atender todos os municípios do nosso Estado nos próximos quatro anos, conforme determinou o governador Beto Richa”, destacou.

O gerente geral da Caixa Econômica Federal de Wenceslau Braz, Rogério Molina, afirmou que é importante a equipe da Cohapar visitar as cidades do interior para conhecer a realidade. “Somente com este contato direto é que saberemos as reais necessidades e dificuldades de cada localidade e poderemos dar um melhor atendimento”.

O prefeito de Ibaiti, Luiz Carlos Peté dos Santos, afirmou que os municípios muitas vezes não têm estrutura técnica para construir casas sem ajuda da Cohapar. “Precisamos de apoio para desenvolver projetos e também na execução de obras. Estamos muito confiantes de que agora teremos uma gestão eficiente na Cohapar, pois toda a equipe mostra-se disposta a nos auxiliar”.

Participaram da reunião ainda os prefeitos de Tomazina, Joaquim Távora, Jaboti, Pinhalão, Conselheiro Mairinck, Ribeirão Claro e o vice-prefeito de Santana do Itararé.

Beto Richa salda dívida de R$ 6 milhões na área da saúde


O governador Beto Richa e o secretário da Fazenda Luiz Carlos Hauly

O governador Beto Richa determinou nesta quinta-feira (20) a liberação de R$ 6.051.404,21 em recursos do Fundo Estadual de Saúde para o pagamento de valores atrasados e regularização de serviços médicos hospitalares, compra de medicamentos, manutenção de hospitais e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em vários municípios.

“Mais uma vez demonstramos o nosso compromisso firme de redobrar os esforços para atender com prioridade as áreas de impacto social como a saúde e a educação”, afirmou o governador.

Em vinte dias é a segunda vez que o governador autoriza a liquidação de restos a pagar não contabilizados na gestão anterior. Em 10 de janeiro, Richa liberou R$ 41,3 milhões em verbas rescisórias para 32.517 professores e funcionários contratados por Processo Seletivo Simplificado (PSS) e não pagos ao fim do contrato. Mais uma vez o pagamento será feito com recursos do orçamento de 2011.

SITUAÇÃO CRÍTICA — A Santa Casa de Paranavaí vai receber R$ 651 mil referentes às parcelas não pagas em outubro e novembro pela prestação de serviços médicos hospitalares de média e alta complexidade. Com 180 leitos, o hospital é referência na região no Noroeste, para atender uma população aproximada de 258 mil habitantes. Em média são feitas 700 cirurgias mensais.

“Esta é uma excelente notícia, porque nos tira do sufoco. Estávamos na UTI e agora voltamos a respirar”, disse o coordenador geral da Santa Casa, Heracles Alencar Arrais. “O atraso sobrecarregou o hospital, que fica em débito com médicos, funcionários e credores. Em dez dias a situação ficaria insustentável. O apoio do governador foi fundamental”, disse.

O Consórcio Intergestores Paraná Saúde, responsável pela a aquisição de medicamentos do programa Farmácia Básica para os municípios consorciados vai receber duas parcelas de R$ 1.082.809,30 cada uma.

OPERAÇÃO VERÃO — A Fundação Universidade Federal do Paraná (Funpar) vai receber R$ 1.322.242,40. Os valores são devidos ao Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá, responsável pelo atendimento da população de sete municípios da região litorânea, que chega a triplicar durante o período da temporada de verão. “Esse pagamento representa a garantia da sustentabilidade do atendimento de saúde durante a Operação Verão no litoral”, afirma o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.

A Funpar também está recebendo outros R$ 460.000,00 referentes à parceria para manutenção do Hospital do Trabalhador, em Curitiba.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar), responsável pelos hospitais da Zona Norte da Zona Sul, em Londrina, vai receber R$ 300.000,00.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro, responsável pela gestão do Hospital de Santo Antônio da Platina, vai receber R$ 120.000,00. Ainda no Norte Pioneiro, o Hospital da Associação Filantrópica Humanitas, de São Jerônimo da Serra, referência em tratamento de doenças dermatológicas, vai receber duas parcelas de R$ 25 mil.

O Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp), responsável por consultas e exames especializados para atendimento da população de 29 municípios que compõem a Região Metropolitana de Curitiba, receberá uma parcela R$ 100.000,00, para operacionalização e manutenção da estrutura do Centro Regional de Especialidade – CRE Kennedy. A unidade atende faz quase 100 mil consultas mensais.

SAMU — O atraso nos pagamentos também estava comprometendo o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em diversos municípios. Esse lote de pagamentos atende o Fundo Municipal de Saúde dos municípios de Maringá, Cascavel, Castro, Apucarana, Ponta Grossa, Arapongas, Foz do Iguaçu, Campo Largo, Guarapuava, São José dos Pinhais e de Curitiba. Somente para a capital, o pagamento soma R$ 129.250,00.

ANDRÉ VARGAS X ROBERTO REQUIÃO

















ANDRÉ TOMA POSIÇÃO EM RELAÇÃO AOS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS E A POSTURA DO REQUIÃO PERANTE OS MESMOS:

@requiaopmdb Manda brasa,tenho acompanhado as investigações sem fazer juízo de valor como você normalmente faz mas seja mais humilde e bom
about 11 hours ago via Mobile Web in reply to requiaopmdb


REQUIÃO DEVOLVE COM PROVOCAÇÃO E AMEAÇA:

@andrevargas13 Tenho uma gravação bacana de um chefe de gabinete. Quero por no twitter para vc autentica-la. Diga quando pode fazer isto.
about 9 hours ago via web in reply to andrevargas13

@andrevargas13 Se vc preferir depois de fevereiro posso por no microfone do plenário do senado, para que vc possa autentica-la ?
about 9 hours ago via web in reply to andrevargas13

@andrevargas13 Sempre às suas ordens Hilário.
about 9 hours ago via web in reply to andrevargas13


ANDRÉ VARGAS NÃO SE INTIMIDA:

@requiaopmdb To aguardando
22 minutes ago via Mobile Web in reply to requiaopmdb

Nelson Garcia é candidato a grande blefe do ano?


Luciana Cristo/JE

O deputado estadual Nelson Garcia (PSDB) tem somente mais esta semana pela frente para tentar articular sua candidatura à presidência da Assembleia Legislativa do Paraná. Isso se é que ele vai mesmo concorrer com o seu colega de partido, Valdir Rossoni, conforme consta nos rumores que circulam pela capital. A votação acontece no próximo dia 1º de fevereiro, na primeira sessão do ano na Assembleia, logo depois da posse dos deputados eleitos em 2010.

Duas semanas atrás, a candidatura de Garcia foi precariamente divulgada por sua assessoria de imprensa. De lá para cá, o parlamentar não atendeu a imprensa e tem fugido do assédio. Até agora continua a incógnita de quem mais poderia compor a chapa em torno de Garcia, e sequer se sabe quem seriam seus apoiadores. Pelo menos, em público, nenhum deputado admite essa possibilidade. Nos bastidores, fala-se que a chapa estaria sim, sendo montada, inclusive com convites a deputados já anunciados como integrantes da chapa de Rossoni. Se os convites foram aceitos, é outra história. De novo, oficialmente ninguém diz nada.

O esboço da composição de uma nova chapa para se opor ao grupo de Rossoni teria começado depois que alguns parlamentares teriam ficado insatisfeitos com a distribuição de cargos do governo estadual, principalmente no interior do Estado. Em entrevistas à imprensa nos últimos dias, o governador Beto Richa (PSDB) não se mostra muito preocupado com uma possível disputa de dois deputados do seu partido na Assembleia. Já afirmou diversas vezes que pretende não interferir no processo, que os deputados fazem parte de um poder independente e que ele respeitaria esse trâmite. Beto confirmou que se reuniu nesta semana com Garcia no Palácio das Araucárias, mas a versão oficial é de que teria sido uma “visita de cortesia”, e não para discutir a sucessão na Assembleia.

Uma semana parece não ser tão pouco tempo assim para a articulação de uma nova chapa, se houver força para montá-la, avalia o líder estadual do PMDB, Waldyr Pugliesi. “Em política, uma semana equivale a um século. Já vi muitas coisas serem definidas na última hora. Se ele (Garcia) chegar a fazer propostas para membros de outros partidos, precisaremos avaliar. Mas antes ele precisa confirmar a candidatura”, diz Pugliesi, que declara não ter sido procurado por Garcia para uma conversa sobre a presidência da Assembleia e que o apoio a Rossoni continua. “Alguns deputados do PMDB teriam conversado com Garcia, mas eu enquanto líder não fui procurado”, reafirma.

Independente da confirmação da candidatura de Garcia, a posição do PT, único partido que se declarou de oposição ao governo, é de se abster do processo. “O PSDB pode estar tendo uma divergência interna, que não é uma divergência sobre o processo de eleição da mesa, sem respeitar a proporcionalidade ou a transparência que defendemos na Casa. Para nós, mais importante que a pessoa, é o projeto”, defende o presidente estadual do PT, Ênio Verri. Mesmo sem concordar com as candidaturas, o PT não chegou a cogitar uma chapa própria. “Temos um grupo muito pequeno de deputados que vão ter papel de oposição ao governo de Beto Richa. Com sete deputados, não havia condições. Não se pode sair numa eleição por sair”, diz Verri.

Porto de Paranaguá: E-mails revelam envio de dinheiro ao exterior


Uma troca de e-mails datados de 4 abril de 2010 entre o proprietário da empresa Unisoft, Alex Hammoud, e o ex-superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) Daniel Lúcio de Oliveira de Souza revela indícios de en­­vios de remessas de dinheiro para fora do país entre envolvidos na Operação Dallas, desencadeada pela Polícia Federal (PF) na semana passada. Essas transferências, contam as mensagens captadas pela PF com autorização judicial, seriam feitas com ajuda de Hammoud para uma conta bancária nos Estados Unidos em nome de Eduardo Requião – também ex-superintendente da Appa e irmão do ex-governador Roberto Requião.

A Gazeta do Povo teve acesso com exclusividade ao conteúdo da investigação, revelado na edição de ontem. A troca de mensagens por correio eletrônico tinha como assunto a frase “Vence quem trabalha e não quem rouba”. Hammoud é apontado pela PF como o principal articulador da negociação envolvendo a Appa, o governo do Paraná e a empresa Sawa (representante de um fabricante chinês de dragas) no processo de licitação para a compra do equipamento chinês por pouco mais de R$ 46 milhões.

Essa negociação é um dos focos principais das investigações da PF. Os federais concluíram que um enorme esquema foi formado para desviar US$ 5 milhões (cerca de R$ 8,3 milhões) após a conclusão desse processo licitatório. Conforme mostrou ontem a Gazeta do Povo, o principal be­­neficiário dessa propina seria Eduardo Requião – que, segundo conversas gravadas, receberia a metade do montante. A outra parte seria dividida entre outras pessoas – entre elas o empresário Luís Mussi, segundo suplente do senador eleito Ro­­berto Re­­quião. O esquema envolveria ainda Carlos Augusto Moreira Júnior, ex-chefe de gabinete de Roberto Requião. O dinheiro não chegou a ser desviado porque a Justiça Federal anulou a licitação.

Em um dos e-mails, Hammoud relata a Souza ter recebido uma quantia em dinheiro de Eduardo Requião para enviar para o exterior. No entanto, o empresário descreve que não chegou a fazer a transação depois de receber conselhos de amigos. “Ajudei a tirar remessa de Ctba [Curitiba] para PY [segundo a PF, seria Paraguai]. [Eduardo] Me deu dinheiro p remessa (+ que 500) e quando fui enviar, amigos banqueiros de trinta anos me disseram que a conta estava vigiada pela interpol e não me aconselharam arriscar meu nome como remetente (sic)”, diz a mensagem de Hammoud.

O empresário ainda fala no e-mail que Eduardo Requião não acreditou na vigia da Interpol e pediu o dinheiro de volta. “Mas estava fazendo c prazer p servir quem achava que merecia. [Eduardo] Vai cair sozinho nas mãos da lei e deixar o irmão dele com muita vergonha (sic)”, afirma no e-mail, fazendo menção ao embaraço que o caso causaria a Roberto Requião.

Ao responder o e-mail de Hammoud, Souza diz que Eduardo Requião contou a ele que teve problemas com o empresário e explica o motivo. “Há mais de um mês ele [Eduardo] me disse que não confiava em você [Hammoud], pois teve problemas com uma remessa para conta dele [Eduardo] nos EUA de US$ 500 mil”, diz o ex-superintentente do Porto. E Hammoud responde: “Tenho número da conta e endereço do banco do crocodilo [Eduardo] no exterior e sei onde guarda os U$ dele no RJ e em Ctba. Vou cuspir na cara deste safado depois de colocar ele na cadeia (sic)”.

Empregada de Requião

Durante a troca de mensagens, Oliveira lembrou a história investigada pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) sobre o furto de US$ 180 mil do guarda-roupa da casa do irmão do ex-governador, ocorrido em 2009. A empregada doméstica, Elizabeth Quintanilha Jorge, teria se apropriado do dinheiro, de acordo com o inquérito do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope).

Apesar da investigação policial, Souza comenta no e-mail sobre um boato que elevaria a quantia furtada por Elizabeth consideravelmente. “Mesmo de­­pois que a empregada roubou R$ 2 milhões do guarda-roupa dele ano passado, ainda sobrou muito... É o que corre de fofocas por aí. Na polícia ele declarou que ela roubou US$ 180 mil (em dólares mesmo. não declarados no imposto de renda!!!)”, afirma Souza na mensagem (leia mais acima).

A Gazeta do Povo tentou falar com o empresário Alex Hammoud, mas o celular dele estava desligado. Já Eduardo Requião afirmou na sexta-feira passada que só comentaria o caso quando voltasse a Curitiba – o que deve acontecer nos próximos dias. Já o advogado de Daniel Lúcio de Souza, Francisco Monteiro da Rocha Junior, disse que não emitiria qualquer opinião sobre a troca de e-mails porque não teria tido acesso aos autos e aos materiais contidos neles.

GLEISI E O SALÁRIO MINÍMO, SERÁ QUE VAI TER CAMPANHA DE NOVO?


Em período de campanha aparece de tudo. No Carnaval de 2010 a foto não deixa dúvida: a então candidata a senadora Gleisi Hoffmann. Agora ela é vidraça da Dilma e o salário mínimo vai ter que suar para ser aprovado um pertinho de 600 reais no Congresso, mas ela já empossada em 1 de fevereiro vai receber o novo salário dos congressistas aprovado em dezembro de 2010. A pergunta é a seguinte: a senadora vai apoiar um aumento do salário mínimo ou vai deixar por isso mesmo...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles