quinta-feira, 24 de março de 2011

Nota de repúdio da Casa da América Latina: FORA OBAMA

A Casa da América Latina repudia que o líder da nação mais covarde e sanguinária do planeta contamine nosso território com a sua nefasta presença e de sua comitiva espúria.

Não se trata de um visitante qualquer, estamos sob o incômodo de um representante do império do mal, que para manter o elevado padrão de vida do seu povo é capaz de impor à nossa América Latina ditaduras assassinas, como ocorreu, não só em 1964, com o Brasil, mas, praticamente em todo o continente.

Aquele país não é governado simplesmente por um mero Presidente, mas pelos poderosos senhores donos do complexo industrial militar e da Wall Street, onde a guerra imperialista se constitui no seu principal instrumento de acumulação.

Um grave exemplo da imoralidade e da falta de democracia interna Norte Americana se constitui no fato de as grandes corporações fazerem campanhas eleitorais diretamente ou financiarem, com vultosas quantias, candidatos; o que foi aprovado recentemente pelo atual Congresso em nome da “liberdade de expressão”, derrotando proposta de reforma política. Hoje, os EUA, com um modelo econômico e moral decadente, nada têm a nos oferecer mas muito a nos usurpar. Este país gerou, em 2008, uma das piores crises econômicas no mundo, ainda não saiu dela, nem sairá tão cedo. Internamente expõe quase trinta milhões de trabalhadores ao desemprego e outros tantos ao subemprego. As suas exportações para o nosso país geram lá 250.000 postos de trabalho. Eles exportam para a América Latina três vezes o que vendem para a China, cuja economia continua liderando o crescimento mundial, com 8 a 9%, apesar da crise internacional. O nosso déficit comercial com o país de Obama é crescente, passando de 4,5 bilhões de dólares em 2009 para 7,8 bilhões em 2010.

Segundo confissão da Hillary Clinton: “nossa segurança energética depende desse continente. O Brasil se tornará grande fornecedor de petróleo para nós graças às suas recentes descobertas em águas profundas”.

Em 2010 o Brasil já exportava 500 mil barris por dia para os EUA, sendo o principal mercado desse precioso produto. São eles os maiores consumidores do mundo com 20,800 milhões por dia, enquanto a China consome 6,930 milhões de barris e o Brasil 2,100 milhões ( Index Mundi-2009 ). Desse elevado consumo, eles importam 58 %. Têm a 11ª reserva mundial ( 21 bilhões de barris), sendo os campeões em consumo ( Guia do Exportador ), enquanto o Brasil tem uma reserva estimada entre 70 e 120 bilhões de barris( Sérgio Gabriele em Internacional Press ).

A produção de energia nuclear após o acidente japonês sofrerá pressões que favorecerão o petróleo, principalmente, além das fontes de energia renováveis, nas quais o nosso país é pródigo e devemos valorizar isso.

As rebeliões instabilizantes no Norte da África e no Oriente Médio, associadas ao ódio justificado que a maioria daqueles países têm para com os EUA valorizam o petróleo da América Latina.

Estamos com Cesar Benjamim quando afirma que a natureza nos ofertou o pré-sal de maneira generosa ao nos impor tanto investimento em tecnologia e mão de obra para retirá-lo de camadas tão profundas; além de guardá-lo para quando o preço do petróleo explodir no mercado internacional, nos obrigará a crescer e gerar emprego.

A cadeia industrial a ser gerada pelo pré-sal empurrará o Brasil para um patamar produtivo de crescimento, geração de renda, de emprego e elevação do PIB que nos colocará como uma das principais economias do mundo.

Temos que dar um basta aos leilões e criar indústrias genuinamente nacionais para o nosso país capacitar-se a prospectar e produzir o óleo do pré-sal.

Não queremos os EUA como nosso principal parceiro; hoje exportamos para lá menos de 10% dos nossos produtos, sendo o petróleo a principal commoditie vendida para eles. Devemos exportar apenas os derivados, buscar incrementar o comércio latino-americano, atualmente com 80% de valor agregado nas exportações e negociar multilateralmente com diferentes países da Ásia, África, Oriente Médio e Europa.

Entendemos que só o povo organizado tem força para defender o nosso país e lutar pela união e emancipação econômica e política da América Latina, nos inspirando em Abreu e Lima, Simon Bolívar e José Marti.

Imperialismo nunca mais!!!

OITENTA E NOVE ANOS DA FUNDAÇÃO DO PCB

O marco de fundação do movimento operário organizado no Brasil foi a fundação do PCB.

A primeira direção do PCB, eleita no Congresso de fundação, em 25 de março de 1922, era formada por cinco titulares (o secretário geral Abílio de Nequete, mais Astrojildo Pereira, Antônio Canellas, Luiz Peres, Cruz Júnior) e cinco suplentes (Cristiano Cordeiro, Rodolfo Coutinho, Joaquim Barbosa, Manoel Cendón e Antonio de Carvalho). Aquele punhado de dirigentes representava o núcleo originário do movimento comunista no Brasil, formado por 73 revolucionários espalhados pelo país, sendo grande parte deles oriundos do Movimento Anarquista e até alguns da Maçonaria, que em seu seio aceitou muitos anarco-sindicalistas.

Momento histórico

Movimentos variados e complexos se entrecruzaram em 1922: Semana de Arte Moderna, fundação do Partido Comunista Brasileiro, criação do Centro Don Vidal, de orientação reacionária, e a sublevação do forte Copacabana. Contestaçãos estéticas e políticas emergiam no meio do clima de euforia que contaminava o pais que se preparava para comemorar o centenário da Independência. Exaltava- se o "país do futuro", mas sem claro qual futuro seria este!!!

Neste momento histórico d início do século rejeitava-se o passado e o falso paternalismo da primeira República, que foi proclamada por ex-aristocratas escravagistas, totalmente contaminados pelo nobre ranço do Império. No forte debate que envolvia a sociedade brasileira alguns intelectuais idealistas encontraram no comunismo a idéia-matriz para elaborarem suas propostas de renovação.

Em meio aos protestos e greves operárias crescia a disparidade entre o urbano e o rural, entre os patrões e os trabalhadores, caldo propício para os militantes adeptos das idéias do materialismo histórico.

São Paulo explodia como grande centro metropolitano impulsionado pelo acúmulo do capital produzido pelo produção do café, e o seu comércio, como pela indústria cafeeira. Ao mesmo tempo ali se concentrava um agitado e mutifacetado mundo intelectual e artístico, se tornando um polêmico centro cultural povoado de políticos, artistas, poetas,jornalistas e bacharéis.

Ao mesmo tempo em que o ideais comunistas surgiam do outro lado se formou nos anos 20 uma fase de transição a direita. A pequena burguesia lutava pela foramtação um pensamento nacional autônomo, o que acabou desembocando em movimentos chauvinistas.

Neste clima de revisão da história e de busca de identidade nacional o clima de insatisfação e protestos era geral em todos os segmentos sociais. Faltava, entretanto, uma burguesia descompromissada com o poder, definida historicamente, como aqui somente existia uma classe operária diminuta e desorganizada.

Neste período histórico do início do século XX, fora os ideais nacionalistas de cunho pequeno burguês surgiam outras correntes nacionalistas, mas de perfil fascista, pontilhando o mesmo cenário nacional. Em 1922 organizou-se a Legião do Cruzeiro do Sul,a Ação Social Brasileira (Partido Nacional Fascista), a Legião Cearense do Trabalho, o Partido Nacional Sindicalistaetc., movimentos estes que posteriormente na década de 30 servirão de base para o surgimento do integralismo.

Nesta época da década de vinte nas elitizadas vitrines das livrarias dominava ampla literatura sobre o fascismo europeu e as teorias racistas, compondo um clima de ainda maior e profunda contradição no seio desta nação mestiça.

Aqui no Brasil a elite, também mestiça, se considerava branca e ainda mantinha e incentivava as velhas idéias baseadas na pseudo-cientificidade eugênicas lombrosianas do branqueamento da população. Idéias herdadas do estertor escravagista do império, como "forma do Brasil sair do atraso". Para eles da elite "branca" o motivo da nosso atraso econômico e social não era a profunda dependência do capital internacional e de suas políticas neocoloniais e sim "apenas uma mera questão racial".

Prefeito de Paranaguá agradece atendimento de emergência da Sanepar


A colaboração da Sanepar foi fundamental para levar água tratada para a população de Paranaguá, atingida recentemente por um temporal que destruiu o sistema de abastecimento de água da cidade. A avaliação é do prefeito José Baka Filho e dos membros da comitiva que se reuniu nesta quinta-feira (24) com o presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, para agradecer o apoio técnico e logístico oferecido pela empresa e também pelo fornecimento de água envasada em copos e em caminhões-pipa.

“Com apoio técnico, logístico e operacional. E com a doação de água auxiliou muito Paranaguá e outros municípios”, afirmou Baka Filho. “Por isso, viemos para dizer muito obrigado em nome de todos os parnanguaras”. O prefeito estava acompanhado do diretor-geral da CAB Águas de Paranaguá, Mario Müller; do diretor de Expansão da CAB Ambiental, Raul Pinho, e do presidente da Companhia de Água e Esgoto de Paranaguá (Cagepar), Edson Pedro da Veiga.

Ghignone explicou que, seguindo a determinação do governador Beto Richa, a Sanepar prestou apoio solidário, pois numa situação de tamanha gravidade “ninguém consegue resolver tudo sozinho.”

O presidente da Sanepar destacou a importância da parceria com a Prefeitura e elogiou os empregados da Sanepar, em especial das equipes que já trabalham no Litoral, pelo desprendimento e pela forma espontânea como se doaram, num trabalho incansável de ajuda aos vizinhos de Paranaguá e Antonina.

Os dois municípios não são atendidos pela Sanepar. O outro município atingido pelo temporal foi Morretes, onde, em menos de 24 horas, a Sanepar normalizou o abastecimento.

SITUAÇÃO ATUAL - Até agora, a CAB Águas de Paranaguá, empresa responsável pelo abastecimento de água na cidade, não conseguiu calcular o valor do prejuízo causado pelo temporal, que destruiu boa parte da infraestrutura de captação e de transporte da água. Com o que foi restaurado, no sexto dia após a tragédia foi possível reiniciar o fornecimento. Hoje a CAB consegue atender 60% dos 140 mil moradores da cidade. Os demais continuam sendo abastecidos por 10 caminhões-pipa. A expectativa é restabelecer o fornecimento de água em 15 dias.

A pronta intervenção da Sanepar e dos demais órgãos de governo também é elogiada por Mario Muller. “A mão da Sanepar chegou rápido, o que nos ajudou muito”, diz, reconhecendo também o apoio de instituições como Defesa Civil, Copel, Codapar, Marinha.

Além da atuação direta dos empregados da Sanepar nos trabalhos de recuperação dos sistemas de Paranaguá e Antonina, a empresa forneceu cerca de 120 mil copos de água envasada, equipamentos e materiais como bombas, peças hidráulicas e tubos.

Servidores da Prefeitura de Curitiba terão reajuste de 6,5% a partir de abril


O reajuste dos salários dos servidores da Prefeitura de Curitiba em 2011 será de 6,5%. O percentual foi definido nesta quarta-feira, 23, durante encontro entre a comissão de negociações da prefeitura e os representantes do Sismuc (sindicato dos servidores) e Simmac (sindicato do magistério).

“Estamos oferecendo um índice maior do que o INPC, que foi de 6,36%, nos últimos 12 meses. Os 6,5% estão dentro da capacidade financeira que o município tem”, disse o superintendente da Secretaria de Finanças, Ary Gil Piovesan.

O novo percentual será pago junto com o salário do mês de abril e valerá para os 33 mil servidores da ativa e os 9,4 mil aposentados e pensionistas. Com o aumento, sobe também o salário mínimo municipal, que passará a valer R$ 646,94. O reajuste também terá impacto sobre o auxílio refeição (pago em dinheiro), que é garantido a 11.231 servidores que têm renda mensal de até R$ 1.341,90. O valor passa para R$ 7,15.

Somando os percentuais de 2005 até o índice oferecido pela Prefeitura aos servidores em 2011, o acumulado totaliza 48,93%. No mesmo período, a inflação foi de 42,64%. O ganho real concedido aos servidores da prefeitura neste período foi de 6,29%.

Negociações – A reunião na Secretaria de Administração deu continuidade às negociações entre a prefeitura e os representantes dos servidores. As cláusulas econômicas foram o assunto do encontro. A agenda de negociações se estende ao longo do mês de março porque a data-base dos servidores é dia 31.

Durante o encontro, a diretora da Secretaria de Recursos Humanos, Suzana Valente Teixeira dos Santos, afirmou que as remunerações variáveis fazem parte do estudo para a modernização da Prefeitura, que está em andamento e que conta com o assessoramento de uma empresa especializada.

Neste momento, a consultoria está concluindo o diagnóstico que vai contribuir para a reestruturação da política de recursos humanos da Prefeitura. Esta fase dos trabalhos deverá ser finalizada no final do mês. A partir de abril, a Prefeitura voltará a conversar com os sindicatos a respeito deste e de outros itens das pautas de negociações que também estão previstos no estudo.

Coordenam a mesa de negociações os superintendentes da Secretaria do Trabalho, Cesar Bassani, e de Recursos Humanos, Lia Nara Paludo. Também participaram da reunião a diretora de previdência do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba, Jocelaine Moraes De Souza, a assessora da Secretaria da Educação, Cecília Veiga de Macedo. Francisco Carlos Nogueira representou a Secretaria de Governo e Jussara Azevedo, a Secretaria da Saúde.

Além das presidentes do Sismuc, Marcela Bomfim, e Sismmac, Simeri Ribas Calisto, estiveram presentes Arilda Patrício Pinharo, Ana Paula Cozzolino, Deucelina Maria Alexandretti, Ludimar Rafanhim, Irene Rodrigues, Rafael Alencar Furtado, Aline Chalus, Odilon Adriano Oliveira, Suzana Pivato, Simone de Souza Martins, Maria Aparecida dos Santos, João Guilherme Bernardes, Angela Maria Castro, Maria Luciana Ramos e Lorici Küm Corsi. O economista Cid Cordeiro representou o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos (Dieese).

Ganhos – Além do reajuste anual, o servidor tem sido valorizado pela Prefeitura com diversas ações que vêm acontencendo ao longo dos anos. As mais recentes foram a jornada de 30 horas semanais para assistentes sociais, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, conforme estabalece a legislação federal e o Regime Interal de Trabalho para os médicos, odontólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, auxiliares de enfermagem e enfermeiros.

Neste momento, está em negociação o novo Plano de Cargos da Guarda Municipal, que vem sendo debatido com muito cuidado e a participação de representantes da Guarda Municipal e do sindicato. A corporação teve a gratificação de segurança ampliada ao longo dos anos. Passou de 30%, em 2007, para 40%, em 2008 e saltou para 50%, em 2009, percentual que já foi garantido pela Prefeitura nesta etapa de negociação.

Com isso, o vencimento básico inicial oferecido aos guardas, vai passar de R$ 850,92 para R$ 1.000 em 2011, um aumento de 17,5%. Acrescidos de 50% da gratificação de segurança, a remuneração inicial que hoje é de R$ 1.276,38 vai passar para R$ 1.500. A remuneração é a soma do vencimento básico e a gratificação de segurança. Não entram no cálculo da remuneração as horas extras, que são variáveis a cada mês. Em 2010, os guardas já tiveram um tratamento diferenciado e garantiram um aumento de 19,7% no vencimento básico.

De 2005 a 2011, o servidor da Prefeitura também passou a contar com a licença maternidade de seis meses e garantia de realização regular dos procedimentos de trajetória de carreira.

Os profissionais da saúde tiveram ampliação do percentual de Incentivo de Desenvolvimento da Qualidade (IDQ). Os do magistério passaram a contar com o mesmo vencimento básico inicial para a Docência I e II. Os educadores tiveram incorporação de 30% de gratificação no vencimento básico e implantação de novo plano de carreira.

Em 2007, 1.866 servidores tiveram ganhos de 2,8% a 55,56% sobre o vencimento básico, quando o salário mínimo municipal foi equiparado. Os Programas Produtividade e Qualidade (PPQ) têm sido implantados e serão mantidos para todas as secretarias e órgãos que já têm o programa.

Marcello Richa recebe secretário de Campina Grande do Sul


O secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa, recebeu nesta quarta-feira (23) o secretário de Esporte de Campina Grande do Sul, Tiago Zanona Ribeiro. Durante a reunião, foi discutida a realização de cooperação técnica entre os municípios.

“A troca de idéias e de experiências de sucesso entre os municípios contribui para a elaboração e execução de ações que estimulam a prática de atividades físicas e esportivas, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida da população”, disse Marcello Richa.

O secretário de Esporte de Campina Grande do Sul conheceu os programas e ações desenvolvidos em Curitiba na área de esporte e lazer, com destaque para ações de ciclismo e as atividades desenvolvidas nos 24 Centros de Esporte e Lazer da cidade.

O encontro também serviu para a formalização de parceria para a realização de capacitação para os professores de educação física da Secretaria de Esporte de Campina Grande do Sul. A capacitação será realizada em Curitiba e ministrada pelos profissionais da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.

“É uma grande satisfação ter esse diálogo aberto e colaborativo com a Prefeitura de Curitiba, pois as ações desenvolvidas aqui são referência de eficiência e qualidade”, disse Tiago Zanona Ribeiro. “Tenho certeza de que esta capacitação irá ampliar o conhecimento técnico e prático de nossos profissionais, resultando na expansão do atendimento na área de esporte e lazer de nosso município”.

Luciano Ducci anuncia Regional do Tatuquara


Em encontro com lideranças comunitárias nesta quinta-feira, 24, o prefeito Luciano Ducci anunciou a criação da 10ª Regional Administrativa de Curitiba no Tatuquara. A unidade começa os primeiros atendimentos à população já na próxima quarta-feira, 30. O governador Beto Richa participou do encontro.

“Eu e o Beto Richa fizemos a nona administração regional, na CIC, em março de 2005. Agora tenho a satisfação de começar a nossa décima regional, que se soma ao todo um conjunto de obras sociais e de infraestrutura que vem acontecendo no Tatuquara”, disse Luciano Ducci.

“Além de atender melhor os moradores, com a Regional será mais uma porta de entrada das lideranças comunitárias à administração da cidade”, completou o prefeito no encontro que teve a participação da secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, e da presidente da FAS, Marry Ducci.

Parceria - “Os avanços que aconteceram e acontecem em Curitiba só são possíveis graças ao elo da administração pública com a comunidade, e como governador continuarei ajudando Curitiba, pois a capital voltou a ter um governo parceiro” disse Beto Richa.

O governador reforçou o convite para a festa de aniversário de 318 anos de Curitiba, neste domingo, 27, no parque Barigui, onde será cortado o bolo gigante. O deputado estadual Mauro Moraes e o vereador Denilson Pires também participaram do encontro com os líderes comunitários.

Audiências - Luciano Ducci aproveitou o encontro com 200 líderes comunitários de várias regiões de Curitiba, para anunciar ainda a retomada das audiências públicas nos bairros da cidade. As audiências começam em abril, a princípio todas as quintas-feiras numa região diferente.

O presidente da Associação de Moradores Terra Santa, José Roque Gregorovicz, saiu do encontro muito emocionado com o anuncio da nova regional. “É um sonho, uma conquista mesmo. Com a regional as coisas vão ficar muito mais fáceis”, disse Gregorovicz.

Obras - A regional avançada do Pinheirinho no Tatuquara, um dos mais extensos de Curitiba e tem população estimada em 47 mil habitantes. O espaço funcionará como embrião para a criação da nova Regional Tatuquara.

A previsão é de que as obras para construção da sede da nova Administração Regional comecem em janeiro de 2012. Os moradores da Regional Tatuquara ganharão ainda terminal de ônibus, Centro Municipal de Urgências Médicas e um Clube da Gente para a prática de atividades físicas.

Curitiba tem nove administrações regionais: Santa Felicidade, Boa Vista, Matriz, Cajuru, Pinheirinho, CIC, Bairro Novo, Fazendinha e Boqueirão. Elas funcionam como espécies de subprefeituras encarregadas dos bairros de cada região.

Maria da Penha nele:Polícia prende homem que agrediu ex-namorada em elevador em SC



A Polícia Civil prendeu, nesta quinta-feira (24), o homem de 25 anos que tentou asfixiar a ex-namorada dentro de um elevador, em Florianópolis. De acordo com a assessoria de imprensa da polícia, a prisão ocorreu em cumprimento a um mandado de prisão preventiva. A agressão ocorreu no sábado (19), e foi flagrada por câmeras de segurança de um edifício comercial. O suspeito não tem antecedentes criminais, de acordo com a Polícia Civil.

As imagens mostram o homem tentando asfixiar a vítima, sua ex-companheira, com o próprio cinto. A jovem agredida registrou a ocorrência na segunda-feira (21).
O pedido de prisão preventiva, feito pela delegada Mônica Manganelli Coimbra Forcellini, responsável pelo caso, foi expedido, segundo a polícia, pelo Juiz da Vara da Violência Domiciliar.

Ainda segundo a polícia, a vítima manteve um relacionamento com o rapaz por cerca de oito meses e havia terminado o relacionamento dois dias antes da agressão. Inconformado, ele teria procurado pela jovem em frente ao seu local de trabalho, na tentativa de reatar.

A agressão ocorreu no elevador do prédio em que a vítima trabalha. Segundo denúncia da jovem à polícia, o rapaz só parou quando o elevador chegou ao térreo e uma funcionária pediu ajuda.

Justificativa

Na quarta-feira (23), o rapaz se apresentou à polícia espontaneamente para prestar depoimento. Segundo a delegada Mônica Forcellini, ele tentou justificar a agressão.
“Ele confirmou a agressão e quis explicar o motivo, mas eu acredito que as imagens são muito claras. Ele alegou que era um problema de traição, que ele queria reatar o relacionamento e ela não quis, então ele surtou. Mas, nada justifica uma agressão daquela”, afirmou Mônica ao G1, na quarta-feira.

Na ocasião, o suspeito não foi preso porque ainda não havia nenhum mandado de prisão expedido contra ele. Em depoimento, apesar de confirmar a agressão, o rapaz negou ter ameaçado a família da vítima, de acordo com a delegada. (G1)

Golfinho é achado em plantação de arroz inundada por tsunami no Japão

O japonês Ryo Taira (direita) retira um golfinho achado em uma plantação de arroz alagada, após o tsunami de 11 de março no Japão, na cidade de Sendai; o rapaz contou que entrou na plantação encharcada para retirar o animal, com 1,2 metro, após várias tentativas de capturá-lo com uma rede. (Reuters)

Espermatozoides são criados em laboratório pela 1ª vez no Japão

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Yokohama, no Japão, conseguiu produzir espermatozoides saudáveis de camundongos em laboratório. Segundo a equipe do departamento de urologia, liderada pelo professor Takehiko Ogawa, o método pode ser melhorado no futuro para uso em humanos, sendo útil para diagnosticar e tratar problemas de fertilidade masculina.

O feito é explicado na edição desta quinta-feira (24) da revista "Nature". A técnica consiste em retirar pequenos pedaços dos testículos de camundongos com idade entre 3 a 5 dias, por meio de uma cirurgia conhecida como biópsia. Os tecidos foram levados em seguida para cultivo em placas com um material que garantiu a sobrevivência das células.

Como foram retirados de roedores bebês, os tecidos eram formados por um estágio anterior dos espermatozoides - conhecido como espermatogônias - que deram origem às células de reprodução adultas depois de dois meses.

Após serem criados, os espermatozoides foram testados em óvulos para os cientistas confirmarem se podiam gerar novos camundongos. A fertilização foi feita "in vitro" por meio de uma técnica que injeta o esperma diretamente no interior do óvulo com uma microagulha de vidro. O resultado foi o nascimento de novos roedores, que depois tiveram filhotes de forma natural.
É a primeira vez que espermatozoides de mamíferos são gerados em laboratório. A criação dessas células masculinas é conhecida como espermatogênese e costuma demorar 64 dias em humanos e 35 em ratos, segundo os pesquisadores. Até a façanha da equipe japonesa, como a espermatogênese é um processo demorado e complexo, os cientistas tinham dificuldade para manter a divisão celular nas placas de vidro.
O grupo de Tanehiko começou a estudar a possibilidade de gerar espermatozoides em laboratório há muitos anos. O objetivo é o de entender melhor como funcionam essas células e, especialmente, como mecanismos nas moléculas dessas estruturas podem levar à infertilidade. (G1)

Justiça abre ação por crime financeiro e lavagem de dinheiro investigadas por operação da PF: 55 doleiros movimentaram US$ 700 mi


A Justiça Federal abriu ação contra 55 doleiros e empresários por crimes financeiros e lavagem de dinheiro. Segundo denúncia da Procuradoria da República, o grupo mantinha contas secretas no First Curaçau International Bank (FCIB), nas Antilhas Holandesas, por onde transitaram pelo menos US$ 700 milhões.

O esquema foi descoberto pela Operação Curaçau, desencadeada pela Polícia Federal em novembro de 2009. A ação foi instaurada pelo juiz Sérgio Fernando Moro, titular da 2.ª Vara Federal Criminal de Curitiba, especializada no combate a organizações envolvidas em evasão de divisas e delitos contra a ordem tributária. Moro decretou a prisão de quatro investigados.

A PF apurou que o grupo agia paralelamente ao sistema bancário. As contas ocultas nas Antilhas captavam remessas de valores sem comunicação às autoridades brasileiras. Segundo a PF, os crimes foram praticados em parte no exterior e em parte no Brasil. Os acusados operaram a partir de diversas cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba, "atendendo clientes espalhados em todo o território nacional".

O Ministério Público Federal recebeu dos Países Baixos, em cooperação jurídica internacional, documentos e arquivos eletrônicos relativos a contas controladas por pessoas residentes no Brasil e que eram mantidas no FCIB. (AE)

PV : 'Há um clima quase de ódio contra o grupo da Marina', diz Sirkis

Presidente do diretório estadual do PV do Rio e um dos assessores mais próximos da ex-senadora Marina Silva, o deputado federal Alfredo Sirkis (RJ) confirma que há um clima beligerante que divide a legenda e que pode culminar na criação de um novo partido.

O parlamentar, que integra o grupo Transição Democrática - que pede mudanças internas na sigla -, afirma haver boicote da atual direção contra pessoas ligadas a Marina. Para o verde, o clima é de "quase ódio" em relação a Marina e seus aliados.

Ele cita como exemplo a inviabilização da filiação de uma das filhas da ex-senadora ao diretório do Distrito Federal. Para Sirkis, é inaceitável que o deputado federal José Luiz Penna (SP) seja presidente nacional da legenda por 12 anos.

Quais são os principais pontos práticos de discórdia no PV?
A ideia de um presidente por tempo indeterminado, podendo até ser vitalício, é totalmente inaceitável. Acho que o presidente do PV tem que ter um mandato de dois anos, não ser reelegível. Tem que ser um coordenador, e não exercer o poder de forma vertical. O Penna preside o PV nos últimos 12 anos. Não existe nenhum outro partido - com exceção do partido do Eymael - que tem um único presidente há tanto tempo. Já foi o suficiente. (AE)

Contra protestos, Síria aumenta salários e promete abertura política

Em meio a uma onda de manifestações por democracia, o governo da Síria prometeu nesta quinta-feira, 24, retirar o estado de emergência em vigor desde 1963 e ampliar as liberdades políticas no país . O salário dos funcionários públicos foi aumentado em 30%. Os protestos, concentrados na cidade de Daraa, no sul do país, já deixaram ao menos 37 mortos, de acordo com fontes médicas.

Em meio a uma onda de manifestações por democracia, o governo da Síria prometeu nesta quinta-feira, 24, retirar o estado de emergência em vigor desde 1963 e ampliar as liberdades políticas no país . O salário dos funcionários públicos foi aumentado em 30%. Os protestos, concentrados na cidade de Daraa, no sul do país, já deixaram ao menos 37 mortos, de acordo com fontes médicas. (AE)

Dengue do tipo 4


A dengue do tipo 4 chegou ao Sudeste, depois de registros recentes no Norte e Nordeste do País. Em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, duas irmãs, de 21 e 22 anos, estão infectadas. Elas não viajaram recentemente, o que aponta para uma transmissão autóctone (dentro do Estado). A chegada do vírus preocupa por aumentar o risco de epidemias, já que a maioria da população nunca teve contato com esse subtipo do vírus, que reapareceu no País em 2010 – após mais de 28 anos sem registros.

Jovens e crianças, assim como as irmãs fluminenses, não têm imunidade contra a dengue 4. Elas apresentaram os primeiros sintomas no dia último dia 6, mas os exames laboratoriais que identificaram o vírus, feitos Fundação Oswaldo Cruz, ficaram prontos apenas ontem. As garotas estão em casa e se recuperam bem, segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.

Em nota, a pasta informa que tomou todas as medidas de bloqueio do vírus e investigação epidemiológica. “Não há motivo para pânico”, afirma o secretário de Saúde do Estado, Sérgio Côrtes. Segundo ele, não há evidências de que o sorotipo 4 seja mais letal em relação aos demais subtipos.

Há o temor, contudo, de que a disseminação de mais uma variedade de vírus da dengue provoque um aumento no número de casos de dengue hemorrágica – esta, sim, mais grave do que a forma clássica. Isso porque a doença acomete, geralmente, quem já foi infectado por outro sorotipo do vírus.

Em São Paulo, nenhum caso de dengue 4 havia sido notificado até a noite desta quarta-feira (23), segundo informou ao JT o Ministério da Saúde. Desde setembro de 2010, a dengue 4 integra a lista de doenças de notificação compulsória no País – o que significa que casos suspeitos devem ser comunicados às autoridades de saúde em até 24 horas.

Procurada pela reportagem, a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo não soube informar se já existem estratégias previstas para combater a dengue 4 se ela chegar ao Estado (ao lado, mais sobre a doença em São Paulo).

Os governos da Bahia e do Piauí já haviam informado a chegada da dengue tipo 4, as primeiras ocorrências da Região Nordeste. Até então, o vírus estava restrito à Região Norte, em Roraima, Amazonas e Pará.

O sorotipo viral 4 da dengue não circula no Brasil desde 1982 e, por isso, a maior parte da população brasileira não tem imunidade ao vírus, o que eleva o risco de uma epidemia. A Venezuela é apontada como a porta de entrada do vírus em Roraima – por fazer fronteira com o estado brasileiro e registrar circulação frequente desse tipo da doença.

Os sintomas da dengue 4 são os mesmos dos outros três tipos: dor de cabeça, no corpo, nas articulações e atrás dos olhos, febre, diarreia e vômito. O tratamento também é igual.

Epidemia fluminense

Oito municípios fluminenses enfrentam epidemia da doença – registram mais de 300 casos por 100 mil habitantes. O número de cidades dobrou em relação ao último relatório semanal da secretaria. Desde o início do ano foram detectados 26.298 casos suspeitos e 18 mortes, 6 delas na capital do Rio. No mesmo período de 2010 foram 4.188 casos e 5 mortes.

Para tentar conter o problema, a Secretaria Municipal de Saúde de Cantagalo, cidade que tem a terceira maior taxa de incidência de dengue no Rio, está usando uma técnica de bloqueio da circulação do vírus. Todas as casas, em um raio de 300 metros da residência onde há registro da doença, são pulverizadas com inseticida, como o usado no carro fumacê. “A molécula do pesticida percorre 400 vezes o ambiente e atinge o mosquito escondido. A eficácia é de 100%”, garante o coordenador de Vigilância Sanitária de Cantagalo, Igor Teixeira Carvalho. (JT)

Carta-bomba explode em agência dos Correios em Recife

Uma carta que estava sendo manipulada por funcionários dos Correios no bairro Bongi, em Recife (PE), explodiu nesta manhã, segundo informações iniciais da Polícia Federal. Ninguém ficou ferido.

A carta, que já estava pronta para seguir viagem, explodiu por volta das 7h30. Ainda não há informação de qual era o destino da correspondência. Após a explosão, houve um princípio de incêndio, controlado pelos funcionários da agência, localizada na Avenida Abdias de Carvalho. Equipes da Polícia Federal estavam no local no início da tarde para investigar as circunstâncias da explosão. (AE)

Pelo menos 17 operários de Fukushima expostos a radiação acima do limite

Os 17 operários estiveram expostos a uma radiação de mais de 100 milisievert, normalmente considerado a máxima em condições de emergência, mas para o caso concreto de Fukushima o Governo japonês autorizou elevá-lo até 250 milisievert.

Três desses trabalhadores receberam nesta quinta-feira entre 173 e 180 milisievert, enquanto cabos elétricos eram estendidos perto do reator três, em um edifício de turbinas inundado com um elevado nível de radioatividade, segundo a televisão pública "NHK".

Dois dos funcionários foram hospitalizados com queimaduras nos pés aparentemente causadas por exposição direta a raios beta, segundo a Tepco, que indicou que a água radioativa poderia ter entrado pelas roupas de proteção.

Após esse fato, os trabalhadores da área foram temporariamente afastados.

Até esta quinta-feira, o Instituto de Pesquisa Radiológica do Japão examinou cerca de 200 funcionários da usina, dos quais só foram hospitalizados para receber tratamento médico especial os dois com queimaduras nos pés.

Os trabalhos para refrigerar o reator 3, o único que contém plutônio além de urânio, foi retomado na primeira hora desta quinta-feira após ter sido suspenso na véspera por causa de uma coluna de fumaça.

Em seis horas as equipes militares e de bombeiros jogaram entre quatro e cinco toneladas de água na piscina de combustível desse reator e conseguiram fazer descer sua temperatura de 57 para 31 graus, segundo as Forças de Autodefesa, citadas pela "NHK".

Os operários também conseguiram devolver parcialmente a luz aos painéis de controle da unidade 1, no qual se trabalha para reduzir a pressão do compartimento de contenção do reator. (Efe)

Soldados norte americanos promovem carnificina contra civis no Afeganistão


Soldado norte-americano assume culpa por morte de 3 civis afegãos

O soldado norte-americano Jeremy Morlock, de 22 anos, se declarou culpado nesta quarta-feira, 23, no julgamento em que é acusado por uma corte marcial de ter matado três civis afegãos, em um caso que levantou uma das mais sérias acusações contra militares dos Estados Unidos na Guerra do Afeganistão.

Morlock fez acordo e se declarou culpado em três acusações de assassinato e uma de conspiração, outra de obstrução da justiça e mais uma de uso de drogas, em troca de uma sentença máxima de 24 anos de prisão.

Morlock foi acusado de ter liderado um pelotão nas mortes de três civis afegãos desarmados, na província de Kandahar, nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2010. Questionado pelo tribunal militar se o plano dos soldados era atirar nos civis para assustá-los, ou atirar para matar, Morlock respondeu: "O plano era atirar para matar".

Morlock é o primeiro de cinco soldados da brigada Stryker que irão à corte marcial - algo que seu advogado de defesa, Geoffrey Nathan, disse ser uma vantagem. "O primeiro sempre consegue o melhor acordo", disse Nathan. O advogado criticou a Guerra do Afeganistão e disse que Morlock, no fundo, é "um bom rapaz".

Sob o acordo obtido, Morlock também concordou em testemunhar contra seus ex-colegas. O soldado disse ao juiz, o coronel Kwasi Hawks, que o plano para matar civis afegãos começou no final de 2009, meses antes do primeiro assassinato. Ele confessou que os soldados colocaram armas perto dos cadáveres, para que a impressão fosse que eles eram insurgentes que morreram em combate.

Após o assassinato de janeiro de 2010, o soldado Adam Winfield, que fazia parte do pelotão, enviou mensagens no Facebook aos seus pais dizendo que seus colegas no Afeganistão haviam matado um civil e planejavam matar outros. Winfield disse que seus colegas o advertiram a não contar nada para ninguém. O pai dele alertou um sargento na base de Lewis-McChord, no Estado de Washington, mas nenhuma medida foi tomada até maio, quando outra testemunha, em uma investigação sobre o consumo de drogas na unidade, reportou os assassinatos dos civis afegãos.

Winfield é acusado de ter participado do terceiro e último assassinato. Ele alega que foi ameaçado de morte pelos companheiros se não atirasse contra o civil afegão. Outros acusados são os soldados Andrew Holmes e Michael Wagnon II. O quinto acusado é o sargento Calvin Gibbs, que ainda alega que os civis mortos eram insurgentes. (Associated Press)


Soldado dos EUA recebe pena de 24 anos por matar afegãos

O primeiro de cinco soldados norte-americanos acusados de matar civis afegãos desarmados no ano passado foi condenado a 24 anos de prisão após se declarar culpado de três acusações de homicídio premeditado.

A declaração de culpa e a condenação do especialista do Exército Jeremy Morlock, de 23 anos, natural de Wasilla, no Alasca, marcou uma guinada na mais séria investigação de supostas atrocidades de militares dos EUA durante 10 anos de guerra no Afeganistão.

Questionado pelo juiz, Morlock relatou seu papel nas mortes de três moradores desarmados de um vilarejo afegão, cujos assassinatos por disparos de granada e fuzil foram alterados para parecer baixas de combate legítimas.

"Sei que o que fiz foi errado, senhor", disse ele, na quarta-feira, acrescentando que, ao contrário do que sugeriram seus advogados, seu julgamento não foi afetado por drogas. Ele admitiu fumar haxixe três ou quatro vezes por semana durante seu destacamento no Afeganistão.

A revista alemã Der Spiegel desta semana publicou várias fotos relacionadas às mortes, uma mostrando Morlock agachado e sorrindo sobre um cadáver ensanguentado enquanto ergue a cabeça do homem pelos cabelos para a câmera.

A existência de tais fotos, entre dúzias apreendidas como prova pelos investigadores e vetadas para consulta pública pelo Exército, motivou comparações com as imagens de prisioneiros iraquianos detidos por militares norte-americanos na prisão de Abu Ghraib, no Iraque, e tornadas públicas em 2004.

O juiz que presidiu o caso, o tenente-coronel Kwasi Hawks, aceitou o acordo pela declaração de culpa de Morlock feito com o promotores ao final de um dia inteiro de procedimentos na Base Conjunta Lewis-McChord, perto de Tacoma, e deu a Morlock uma pena de prisão de 24 anos.

O juiz também determinou que o encarceramento de Morlock será reduzido em quase um ano pelo tempo já decorrido. Ele poderá requerer condicional em cerca de sete anos.

Morlock, que receberá uma dispensa desonrosa do exército, encarou o juiz e não demonstrou emoção ao ouvir a sentença. (Reuters)

O PSDB está de luto, faleceu o ex-deputado Affonso Camargo


Afonso Camargo em uma das suas últimas aparições em público durante a campanha do Beto Richa, quando ele disse:“Minha mãe tem 102 anos. Tenho uma tia com 109. Então, pelo andar da carruagem, acho que ainda vou viver o suficiente para ir na posse de Beto Richa como presidente do Brasil”, mas infelizmente ele nos deixou antes que o seu discurso tivesse se tornado realidade.

Na manhã desta quinta feira (24), aos 81 anos, faleceu o ex-candidato a Presidente da República,ex-ministro dos Transportes, ex-senador e ex-deputado federal Affonso Alves de Camargo Netto. Ele ficou muito conhecido tanto pelo seu importante papel na redemocratização do Brasil, como estadista desenvolvimentista e por ser o autor do projeto que criou o Vale-Transporte. Ele já estava com problemas de saúde há vários meses e desde o fim da campanha política passada não mais aparecia em público.

O governador Beto Richa, por meio do twitter, lamentou a morte de Camargo:

"Tive o privilégio de compartilhar da longa experiência política de Afonso Camargo. Sinto a grande perda do amigo leal e do conselheiro"

Richa decretou luto oficial no estado por três dias.

Luciano Ducci (PSB),prefeito de Curitiba, lamentou a morte e declarou luto oficial de três dias:

“Perdemos um homem público identificado com as causas do Paraná. Sua história e trajetória política ficam como exemplo do esforço e comprometimento com os valores do bem comum e da justiça social”

“Muitos o conhecem como pai do vale transporte, mas sua capacidade de articulação e visão desenvolmentista do Estado e do país marcaram sua atuação na vida pública. Será referência para toda nova geração de curitibanos e paranaenses”

Atendendo a um pedido feito em vida pelo próprio Affonso Camargo o seu velório e sepultamento serão restritos à família.

Perfil do ex-senador, ex-ministro e ex-deputado federal:

Engenheiro Civil, Affonso Camargo entou na política ao se filiar ao PDC, em 1966. Passou por diversos partidos, entre eles PMDB, PP, PTB, PPR, etc., e o seu último partido foi o PSDB.

Na vida partidária ele foi secretário do Diretório Nacional do PDC, presidente e vice-Presidente da Comissão Nacional Executiva do PP, 1979, Vice-Líder do PP no Senado Federal, Secretário-Geral do PMDB e Vice-Líder do PSDB.

Foi vice-governador do Paraná, senador por dois mandatos (1979-1987/ 1987–1995) e deputado federal por quatro mandatos. Em 2002, foi o deputado federal mais votado no Paraná. Na última eleição ficou como suplente do PSDB.

Presidência

Em 1989, Affonso Camargo deixou o PMDB, se filiou ao PTB e foi candidato a presidência da República, mas não passou do primeiro turno. Depois foi indicado pelo Tancredo para ministro dos Transportes e com a morte deste permaneceu no cargo durante o governo Sarney.

Aposentadoria da vida política

Depois de não se eleger para o quinto mandato para deputado federal, Affonso Camargo, decidiu de se aposentar da vida pública, após 54 anos na política. Foram 32 anos seguidos em Brasília.

Após o resultado das últimas eleições,já adoecido, ele renunciou a todos cargos que ocupava na executiva e no diretório estadual do PSDB e se voltou para a vida familiar e cuidar da própria saúde.

Vale-Transporte

Seu orgulho político e depois mote de campanha por muitos anos, foi a obrigatoriedade da concessão do vale-transporte aos trabalhadores. Depois de aprovada a lei, foi intitulado o “pai do vale-transporte”.

Paulo Bernardo (PT) X Requião (PMDB): Toffoli determina prosseguimento do inquérito

O ministro Dias Toffoli, do STF, em decisão do último dia 17 e publicada hoje, determinou o prosseguimento do inquérito que apura crimes contra a honra do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo (PT), que apresentou queixa-crime no ano passado contra o então governador e hoje senador Roberto Requião (PMDB).

As ofensas teriam acontecido em fevereiro de 2010, no programa Escola do Governo, na TV Educativa, reproduzindo suposto diálogo envolvendo o então ministro do Planejamento, declarações reproduzidas posteriormente por meio de nota oficial à Agência Estadual de Notícias, em jornais e no Twitter. Requião disse que Bernardo defendeu os interesses da empresa ALL perante a administração pública e propôs superfaturamento numa parceria público-privada, além de tê-lo chamado de pilantra no microblog.

O Ministério Público Federal pediu prosseguimento ao feito, para que sejam ouvidas as testemunhas de defesa e o interrogatório do senador. Outro pedido atendido pelo ministro é a degravação do depoimento da testemunha Bernardo Figueiredo, já ouvida ano passado, e a autuação do feito como ação penal.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles