domingo, 2 de setembro de 2012

Nos porões da ditadura e da tortura







Aids avança entre os jovens


A Aids avança sobre  a populaĂ§Ă£o jovem do paĂ­s. Um fato extremamente preocupante.
Essa tornou-se a principal preocupaĂ§Ă£o do governo na prevenĂ§Ă£o da doença. Ao mesmo tempo em que o MinistĂ©rio da SaĂºde anuncia a estabilizaĂ§Ă£o dos nĂºmeros da Aids, a pasta faz um alerta com relaĂ§Ă£o ao aumento da incidĂªncia do mal entre brasileiros com idade entre 15 e 24 anos.
A mira estĂ¡ apontada principalmente para mulheres, gays e travestis. De acordo com o Ăºltimo Boletim EpidemiolĂ³gico (ano base 2010), o nĂºmero de casos de pessoas infectadas com a doença nessa faixa etĂ¡ria subiu de 3.006 em 2005 para 3.238 no ano passado.
Um dos motivos para isso pode estar ligado ao fato de a geraĂ§Ă£o com atĂ© 29 anos nĂ£o ter vivido o forte enfrentamento Ă  doença, 20 anos atrĂ¡s. Existem mais casos diagnosticados em meninas do que em meninos. Em 2010, foram registrados 349 casos em jovens de 13 a 19 anos. Entre os meninos da mesma faixa etĂ¡ria, o total foi de 296.
É preciso mudar a atitude nesse pĂºblico, trabalhar as diversidades regionais.
A Ăªnfase deve ser no uso da camisinha, que ainda Ă© o meio mais eficaz de prevenir a doença. As campanhas precisam circular. NĂ£o Ă© sĂ³ no carnaval e no ano-novo, mas no ano inteiro, principalmente no ensino mĂ©dio.
Apesar do crescimento no nĂºmero de diagnĂ³sticos nos jovens, a parcela da populaĂ§Ă£o que tem as maiores taxas de incidĂªncia Ă© a formada por pessoas de 35 a 39 anos.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles