terça-feira, 11 de maio de 2010

Começa o entendimento entre o PSDB e o PDT


O Diretório Regional do PSDB no Paraná entregou hoje, às 18 horas, uma proposta formal de aliança ao senador Osmar Dias (PDT).

O PSDB oferece a vaga de candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Beto Richa e uma das vagas ao Senado, que com certeza caso acordo vingue deverá ser ocupada pelo próprio Osmar Dias.

O PSDB aguarda até a próxima sexta-feira uma resposta dos pedetistas.

Para o Zucchi:

"A proposta do PSDB é republicana e leva em consideração nosso projeto, e é natural porque estivemos juntos nas últimas eleições.
Isso não significa dizer que vamos admitir a proposta. Vamos analisar até porque muita gente no Paraná pede por isso."

No PT o clima é de caos total, o que se reflete muito bem no posicionamento da Gleisi no twitter:

"Não me sentia tão culpada desde a inquisição. Sou justificativa para diversos posicionamentos políticos. Simples, não?!"

O que não difere do posicionamento do André Vargas:

"Mas que estranho. Esta proposta nós fizemos, com a diferença que seria ele o Governador. Samek de Vice. Gleisi e Ricardo Barros ao Senado. Se ele quiser desistir tem que achar outro motivo. Em 2006 ele esperou até o finalzinho para aí sim ser candidato. Não estaria fazendo mesmo?"

O Enio Verri. presidente do PT paranaense, refutou a acusação feita pelo senador Osmar Dias, que acusou seu partido de "minar" sua candidatura ao governo do Estado e afirmou:

"O PT não poderia ser determinante para sua candidatura, se Osmar desistir mesmo da candidatura estará cometendo suicídio político".

Por que a Coca Cola provoca um falso bem estar?


Já imaginou o que acontece com seu organismo depois de tomar uma Coca-Cola geladinha? Veja aqui, passo-a-passo, o que ocorre após ingerir Coca-Cola.

Você já imaginou porque a Coca-Cola te deixa alegre? É porque ela te deixa meio "alto", se é que vocês me entendem. Eles tiraram a cocaína da fórmula há quase 100 anos, sabe porque? Porque ela era totalmente redundante.

10 minutos- Uma quantidade parecida com 10 colheres de chá de açúcar golpeiam seu organismo (100% da recomendação diária). Com essa quantidade de açúcar, você só não vomita imediatamente porque o ácido fosfórico quebra o enorme sabor de açúcar, permitindo que a Coca não fique tão doce.

20 minutos - O açúcar do seu sangue aumenta, causando uma explosão de insulina. Seu fígado responde transformando todo o açúcar em gordura (que nesse momento é abundante).

40 minutos - A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, sua pressão aumenta e, como resposta, seu fígado joga mais açúcar em sua corrente sanguínea. Os receptores de adenosina no seu cérebro são bloqueados, evitando que você fique entorpecido.

45 minutos - Seu corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do seu cérebro. Fisicamente, é exatamente isso que acontece se você tomar uma dose de heroína.

60 minutos - O ácido fosfórico prende o cálcio, o magnésio e zinco no seu intestino grosso, provocando um aumento no metabolismo. Essa junção é composta por altas doses de açúcar e adoçantes artificiais. Isso também faz você eliminar cálcio pela urina.

65 minutos - A propriedade diurética da cafeína começa a agir, e faz você ter vontade de ir ao banheiro. Agora é certo que você ira defecar a junção de cálcio, magnésio e zinco; que deveriam ir para seus ossos, assim como o sódio e a água.

70 minutos - O entusiasmo que você sentia, passa. Você começa a sentir falta de açúcar, que faz você ficar meio irritado e/ou com preguiça. Essa hora você já urinou toda a água da Coca, mas não sem antes levar junto alguns nutrientes que seu corpo iria usar para hidratar o organismo e fortalecer ossos e dentes.

Isso tudo será seguido por uma enorme falta de cafeína em poucas horas. Menos de duas, se você for fumante.

Mas não tem problema, toma outra Coca-Cola aí que vai fazer você se sentir melhor.

O assaltante morto estava foragido da Justiça


O secretário de Estado de Segurança Pública do Paraná, coronel Aramis Linhares Serpa, confirmou nesta terça-feira (11) que o incidente na casa dos seguranças do governador Orlando Pessuti foi uma tentativa de assalto. A declaração foi dada pelo secretário durante a Escola de Governo, reunião semanal do secretariado, na manhã desta terça. Segundo Serpa, o homem morto na troca de tiros com o segurança era foragido da Justiça.

Na noite de segunda-feira (10), por volta das 21h30, três homens tentaram roubar um veículo Ômega que estava na garagem. Houve troca de tiros e um dos assaltantes foi morto. Os outros dois homens conseguiram fugir. O governador mora em uma residência que faz fundos com a casa alugada para abrigar os seguranças. Pessuti estava em casa, mas não se feriu.

Serpa disse ainda que o homem morto foi identificado. Endiomar Batista da Silva tinha 31 anos e três passagens pela polícia. Os crimes cometidos foram furto, roubo e tráfico de drogas. Segundo o secretário, o assaltante estava foragido da Justiça. Serpa disse ainda que seguem as investigações para encontrar os dois assaltantes que fugiram.

Assessor de Lula ajudou líbio acusado de fraude


Cidadão do país de Kadafi queria registro de investidor para conseguir obter visto de permanência no Brasil. Mesmo sendo sócio do ex-senador Ney Suassuna numa empresa que nunca funcionou, com a interveniência de Gilberto Carvalho conseguiu o documento no mesmo dia


Chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho interveio para que cidadão líbio tivesse sucesso numa fraude contra o Ministério do Trabalho

Lúcio Lambranho

Na rotina do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), um dos expedientes é emitir para estrangeiros que têm negócios no Brasil um registro de investidor no país. Trata-se de um documento importante para que empresários de outros países que atuam aqui consigam, na Polícia Federal, um visto de permanência. A burocracia estatal faz com que esses registros demorem, em média, 30 dias para sair. Há, porém, um cidadão líbio que conseguiu uma proeza: seu registro de investidor foi prorrogado no mesmo dia em que foi pedido. E ele nem tinha uma empresa em atividade no Brasil para comprovar seus negócios. Era apenas sócio do ex-senador Ney Suassuna (PMDB-PB) numa firma que nunca saiu do papel.

A proeza desse líbio, de nome Khalifa Abdalla Gannai, explica-se por uma importante intervenção em seu favor. Gilberto Carvalho, chefe do gabinete pessoal do presidente Lula, fez um pedido pessoal ao Ministério do Trabalho para que o registro fosse prorrogado. O caso de Khalifa e a intervenção de Gilberto Carvalho são agora alvos de uma denúncia que está sendo investigada pelo Ministério Público Federal.

Processos iguais ao de Khalifa e sem intervenções como a de Carvalho costumam demorar cerca de 30 dias para serem analisados e aprovados no Conselho Nacional de Imigração do MTE. O registro garante a permanência de estrangeiros no país, caso seja comprovado que suas empresas têm capital investido e capacidade de gerar empregos por meio de atividade regular.

Mas este não era o caso da Libras Brasil 2001 Importadora e Exportadora. Inquérito da Delegacia de Imigração da Polícia Federal, ao qual o Congresso em Foco teve acesso, mostra que Gannai, Rodrigo Suassuna - filho de Ney Suassuna e gestor da empresa - e Daniela dos Santos, que dizia ser funcionária da sociedade entre o líbio e a família Suassuna, fizeram falsas declarações no processo para mascarar a inatividade da Libras.

Ao perceber a fraude, a Polícia Federal encaminhou uma denúncia contra os três ao Ministério Público Federal (MPF) em novembro de 2009. Khalifa Gannai não conseguiu seu visto de permanência.

Segundo a denúncia do MPF, no suposto endereço da empresa funcionava o Banco BRJ, onde trabalha até hoje Daniela dos Santos. "A empresa na realidade nunca funcionou e, pois, não teve funcionários, muito menos, em 2005, um investidor", diz a denúncia já transformada em ação penal pela Justiça Federal do Rio de Janeiro e assinada pelo procurador da República Fábio Magrinelli Coimbra.

A fraude foi descoberta pela PF somente após o pedido de Gilberto Carvalho e quando o Conselho do MTE decidiu prorrogar o registro da empresa em 7 de abril de 2005. Intimadas pela PF, duas funcionárias do MTE, que avalizaram a prorrogação, informaram à PF sobre o pedido do chefe de gabinete do presidente Lula.

Comitiva presidencial

Gannai é personagem conhecido no Palácio do Planalto não por sua atuação como empresário no Brasil. Ele foi intérprete do presidente em encontros com representantes da Libia. Em março deste ano, por exemplo, foi ele quem traduziu para o presidente Lula os termos da conversa que ele teve com Saif Kadaf, filho do presidente da Líbia, Muammar Kadafi. Saif é artista plástico e encontrou-se com Lula em São Paulo. Em 2003, Khalifa foi intérprete de reuniões de Lula com o próprio Kadafi em Trípoli, capital da Líbia.

Um mês após a tentativa frustrada de conseguir o visto na PF de posse do documento do MTE, em maio de 2005, Khalifa Gannai serviu de tradutor para o ministro das Relações Exteriores da Líbia, Abdelrahman Mohamed Shalqam, durante a Cúpula América do Sul-Países Árabes, e em um encontro reservado com o presidente Lula no Palácio do Planalto.

O encontro não consta da agenda oficial do presidente publicada na internet do dia 9 de maio de 2005, mas está registrado no sistema interno de recebimento de autoridades estrangeiras do Palácio Planalto, conforme encaminhou ao site a assessoria de Gilberto Carvalho.

Seminario paranaense de SST

Ferroeste e Trensurb discutem projetos ferroviários no Ministério dos Transportes


Os presidentes da Ferroeste, Samuel Gomes, e da Trensurb (Trens Urbanos de Porto Alegre), Marco Arildo Prates de Cunha, e o diretor de Relações Institucionais da Secretaria de Política Nacional de Transportes, Afonso Carneiro Filho, reuniram-se, nesta segunda-feira (10), na sede do Ministério dos Transportes, em Brasília, para discutir as medidas necessárias para que o estudo de viabilidade do Trem Pé-Vermelho e do Trem da Serra Gaúcha seja concluído no prazo previsto no acordo de cooperação técnica com a Universidade Federal de Santa Catarina.

As autoridades consideram que os estudos estão avançando na forma prevista e que será possível realizar a pesquisa de demanda ainda no mês de maio ou no início de junho, antes das férias escolares, tanto no Paraná, para o Trem Pé-Vermelho, como no Rio Grande do Sul, para o Trem da Serra Gaúcha.

Nesta terça-feira (11) ocorrerá uma reunião em Florianópolis, no Labtrans - Laboratório de Transporte e Logística da UFSC entre técnicos da Universidade, da Ferroeste e da Trensurb para finalizar o planejamento da pesquisa de campo e atender a solicitações da ANTT, órgão é responsável pela outorga para funcionamento de ambos os trens de passageiros.

“A Trensurb e a Ferroeste vieram ao Ministério dos Transportes para oferecer sua colaboração a fim de que o cronograma previsto seja cumprido. Tivemos a oportunidade de transmitir ao Ministério a grande expectativa das populações do Paraná e do Rio Grande do Sul com a retomada dos trens de passageiros em nossos Estados”, disse Samuel Gomes, diretor-presidente da Ferroeste.

O presidente da Trensurb, Marco Arildo Prates da Cunha, afirmou que a empresa federal que opera no Rio Grande do Sul está plenamente empenhada “para finalizar o estudo de viabilidade do Trem da Serra Gaúcha ainda neste semestre”.

Beto Richa vai a 17 cidades do Vale do Ivaí para discutir Plano de Governo


O pré-candidato do PSDB ao Governo do Paraná, Beto Richa, inicia na próxima quarta-feira (12) uma série de encontros suprapartidários em 17 cidades do Vale do Ivaí, para discutir seu Plano de Governo. O giro pela região começará em Bom Sucesso, na quarta-feira, e terminará em Apucarana, na sexta-feira (14), com uma audiência pública organizada pelo PSDB e pelo Instituto Teotônio Vilela.

“Estamos fazendo esta caminhada por todo o Paraná para construir um amplo projeto de desenvolvimento para o Estado. Queremos que os reais anseios da população do Paraná estejam traduzidos em nosso Plano de Governo”, afirma Richa. Já foram realizadas audiências públicas em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba; em Jacarezinho, no Norte Pioneiro; e em Umuarama, no Noroeste.

Os municípios do Vale do Ivaí têm demandas nas áreas de segurança, saúde e emprego.

“É de fundamental importância o pré-candidato vir aqui discutir seu Plano de Governo e, acima de tudo, ouvir o que o povo do Vale do Ivaí tem a dizer. Esta é uma das regiões mais carentes do Paraná e, portanto, precisa da atenção do Governo”, diz Waldemar Garcia, vice-prefeito de Apucarana e presidente do PSDB municipal. “É preciso que o Governo incentive a atração de agroindústrias, que transformem a produção agrícola em produtos acabados e ofereçam emprego e renda para a população.”

Para Richa, cabe ao Governo do Estado induzir a recuperação das pequenas cidades por meio de políticas públicas ligadas ao desenvolvimento econômico e à qualidade de vida:

“O Estado precisa descentralizar sua presença nas áreas de saúde, educação e segurança pública, regionalizar o desenvolvimento econômico, fomentar a economia e garantir melhor infraestrutura de transporte”.

Projeto de valorização da cultura negra será implantado nas escolas de Curitiba


Um novo projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira será implantado na rede municipal de ensino de Curitiba. Por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura de Curitiba e a Fundação Roberto Marinho, um grupo de 800 professores serão capacitados e suas escolas receberão kits de materiais que diviulgam e valorizam a história e a cultura dos afro-descendentes.

O objetivo do projeto é contribuir para a realização nas escolas de práticas pedagógicas inclusivas, além do cumprimento da Lei federal 10.639, que dispõe sobre as políticas públicas de valorização e preservação do patrimônio cultural afro-brasileiro.

Curitiba fará parte da segunda etapa do programa que contemplará municípios de sete estados e deverá capacitar três mil educadores. "A inclusão de nossas escolas no projeto fortalece as ações etnico-raciais já desenvolvidas na rede", disse a secretária municipal da educação, Eleonora Bonato Fruet.

Durante reunião com a coordenadora do projeto A Cor da Cultura, Ana Paula Brandão, Eleonora ressaltou a importância das escolas contarem com materiais da qualidade dos desenvolvidos por meio do projeto". A metodologia e os materiais serão importantes reforços nas práticas de reconhecimento e valorização da contribuição da população negra em nossa cidade e país", disse a secretária.

Os professores serão capacitados em duas etapas. A primeira deve acontecer em agosto, período em que deverão ser entregues os primeiros kits nas escolas. Os kits são compostos por livros, DVDs, CDs, jogos educativos sobre a temática étnico-racial. "O projeto A Cor da Cultura oferece as escolas e profissionais do ensino ferramentas para a melhoria da educação e para afirmação da identidade afro-brasileira", disse a coordenadora do projeto, Ana PaulaBrandão que esteve em Curitiba para a formalização do convênio.

Na ocasião, Ana Paula conheceu algumas ações já desenvolvidas na rede municipal de ensino, entre elas a realização de seminários étnicos raciais, a aquisição de livros de literatura sobre a temática para as bibliotecas das escolas além da existência de comissões étnico raciais em cada um dos nove núcleos regionais da educação.

Delegação chinesa vem conhecer o transporte de Curitiba


Uma delegação de 18 políticos e técnicos da província de Hainan, na China, chegará a Curitiba nesta terça-feira (11) para conhecer o sistema de transporte da cidade e programas nas áreas de meio ambiente e planejamento urbano. Na quarta-feira (12), o grupo será recebido pelo prefeito Luciano Ducci.

Fazem parte da delegação o secretário-geral do Partido Comunista de Hainan, Wei Liucheng, e o prefeito de Haikou, Xu Tangxian, cidade que mantém acordos de cooperação técnica com Curitiba.
Os chineses visitarão também a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

Banco Mundial - Chegaram a Curitiba nesta segunda-feira (10) técnicos do governo chinês, da área de planejamento urbano, a pedido do Banco Mundial. Os técnicos visitarão o Ippuc e a Urbs.

Luciano Ducci apoia aprovação do projeto do pré-sal


O prefeito Luciano Ducci assinou nesta segunda-feira o abaixo-assinado pré-sal para Todos, reforçando o movimento para garantir que os recursos provenientes da exploração do petróleo da camada do pré-sal sejam destinados aos municípios. A assinatura do documento foi feita durante a visita do deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB). Segundo o parlamentar, o abaixo-assinado será entregue ao presidente Lula e o apoio do prefeito da capital vai ajudar a pressionar o Senado para que o projeto dos royalties do pré-sal seja votado antes da eleição de outubro.

A decisão de votar a proposta só depois das eleições foi anunciada no final do mês passado pelo presidente Lula. Se o adiamento for mantido, Rodrigo Rocha Loures prevê que o Paraná deixará de receber neste ano R$ 520 milhões, valor estimado caso o projeto seja aprovado. Em 2009, o estado só teve direito a R$ 85 mil reais. "Essa é uma luta suprapartidária e sabemos que Luciano Ducci apoia esse movimento para fortalecer os municípios", disse o deputado.

Para o prefeito, o Senado e o Congresso devem priorizar a votação do projeto, que dará ao país um novo marco regulatório do pré-sal. "O novo regime de partilha e distribuição de royalties do petróleo dará maior autonomia financeira para os municípios", disse Luciano Ducci.

Durante a reunião, o prefeito e o deputado também discutiram a destinação de R$ 7,2 milhões por ano para o Hospital Cajuru. O incremento no orçamento vai ser possível graças a um convênio entre o município e o governo federal.

Crack - Brasil tem mais de um milhão de viciados


Consumo no País é uma epidemia já comparada à epidemia de aids no continente africano

Agência Brasil

O número de usuários de crack hoje no Brasil está em torno de 1,2 milhão e a idade média para início do uso da droga é 13 anos. Os dados foram apresentados ontem pelo psiquiatra Pablo Roig, durante o lançamento da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Crack, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Roig é especialista no tratamento de dependentes do crack. O número é uma estimativa feita com base em dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Os especialistas presentes na audiência apontaram que os países gastam de 0,5% a 1,3% do PIB com o combate e tratamento ao uso de droga.

O consumo de crack no País é comparada a uma epidemia. De longe, é a droga que mais se alastra, atingindo atualmente todas as camadas da sociedade. Na semana passada, durante audiência com a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado federal Alceni Guerra (DEM-PR), membro da frente paralamentar, comparou o consumo de crack no Brasil à aids. “A epidemia do crack aqui só perde para a epidemia da aids na África”, comentou.

A Frente Parlamentar recém-criada pretende discutir propostas emergenciais que impeçam o crescimento do uso da droga no país, assim como as formas de tratar os dependentes. A Câmara de Curitiba também criou uma Frente Parlamentar para o mesmo tipo de discussão e propostas na Capital.
A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba mantém os Centros de Atendimento Psico-Social (Caps) que, entre outras, faz o atendimento aos dependentes químicos. Em 2009, em média, 7% das pessoas que procuravam uma das unidades do Caps na cidade todos os meses o fazia para tentar deixar o crack.

O avanço do crack tem despertado ações de todos os lados. No início da semana o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) discutiu diretrizes de uma campanha nacional de prevenção ao uso de drogas, em especial do crack, que será lançada em breve. O foco será a pevenção.

A fase inicial da campanha prevê uma campanha publicitária com foco na prevenção. Uma segunda etapa deverá definir métodos para que o trabalho se perpetue, tendo os juízes como agentes de mobilização de entidades civis, profissionais que já atuam nessa área de combate às drogas e cidadãos interessados em desenvolver esse trabalho com os jovens.

O governo federal também prepara um um plano nacional interministerial de combate ao uso de drogas, solicitado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o ministro, não há um prazo para que o plano seja lançado, mas deve sair “o mais rápido possível”. O projeto está sendo elaborado por várias pastas, entre elas os ministérios da Saúde, Educação e Justiça.

Abril no Paraná foi o mês do crack. Em trinta dias, foram apreendidos prataicamente a mesma quantidade da droga que nos três primeiros meses do ano. Até o dia 30 de abril, foram apreendidos no Estado 617 mil pedras da droga.

Brasil tem mais de 440 mil casos de dengue neste ano


Número quase dobrou com relação ao mesmo período de 2009.

Um balanço da dengue divulgado, nesta segunda-feira (10), pelo Ministério da Saúde revelou que o número de casos da doença no Brasil quase dobrou em relação ao ano passado.

Em um hospital de Belo Horizonte, metade dos pacientes atendidos, por dia, está com os sintomas da dengue. Eles recebem uma senha especial, passam por um guichê exclusivo e são encaminhados até um consultório onde um médico só atende a pessoas com sintomas da doença.

Os pacientes com sangramento ou com dengue pela segunda vez são os que mais preocupam os médicos.

De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, de janeiro a 3 de abril de 2010 foram registrados 447.769 casos de dengue. No mesmo período do ano passado, o número correspondia a 248.970.

São Paulo é o estado que teve o maior crescimento no número de casos. Em 2009, eram 2.681 doentes, contra 63.148 neste ano. Minas Gerais é o estado com mais doentes: 98.261.

A Região Nordeste foi a única onde houve redução dos casos de dengue. De janeiro a abril de 2009, foram registradas 97.115 ocorrências da doença. Em 2010, no mesmo período, foram 28.815 doentes.

A recomendação é que ao aparecerem os primeiros sintomas, como febre alta e desidratação, a pessoa procure um médico imediatamente.

Lula pede que ministros endureçam com servidores em greve


"Ministro e dirigente não é sindicalista", disse Lula a Paulo Bernardo.

Presidente pediu ainda que dias parados sejam descontados.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu nesta segunda-feira (10) mais de dez ministros do governo e dirigentes de órgãos públicos para pedir que eles endureçam com servidores em greves. Segundo o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, Lula afirmou que não haverá reajuste salarial neste ano. Segundo ele, o presidente pediu ainda que os ministros controlem o tempo de duração das greves e descontem os dias parados dos funcionários. O governo também tentará na Justiça declarar as greves ilegais.

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo disse:

“A reunião foi para dizer que ministro e dirigente não é sindicalista e, portanto, não tem que ficar defendendo greve. Não temos condições de fazer aumentos salariais adicionais em 2010”

“Estamos arguindo ilegalidade na Justiça e há determinação para descontar os dias parados. O presidente pediu que houvesse controle disso e que descontasse as horas paradas”

“Algumas vezes ministros ou dirigentes manifestam aos funcionários apoio às reivindicações e a gente fica numa situação difícil.”

“É natural isso. Como tem o período eleitoral, que é 1º de julho, que proíbe reajustes, é normal que haja pressão maior. O que não é normal é nós cedermos”.

Reajuste de aposentados

O ministro disse ainda que Lula citou durante a reunião:

"a questão do reajuste para aposentados que ganham acima de um salário mínimo como um exemplo de que em ano eleitoral é preciso ter cuidado”.

A Câmara dos Deputados aprovou na semana passada reajuste de 7,7% para aposentadorias acima do mínimo. O governo tenta reverter a decisão no Senado para aprovar aumento de até 7%.(O Globo)

A comunidade Terra Indígena Apucaraninha terá programa de sustentabilidade


Os integrantes da comunidade Terra Indígena Apucaraninha, no município de Tamarana, no Norte do Paraná, vão receber um programa de sustentabilidade. "São 370 famílias indígenas que, a partir de um mapeamento detalhado, passarão a conhecer melhor a área que habitam e o potencial oferecido pelo conhecimento e a cultura acumulados através de gerações”,disse o deputado Waldyr Pugliesi.

O diagnóstico sócio-econômico e cultural da população e o estudo ambiental da terra indígena são partes de um acordo firmado em 2006 entre a Copel e a comunidade caingangue. A iniciativa teve como base a indenização dos moradores pelos passivos causados com a construção da usina hidrelétrica Apucaraninha, inaugurada em 1949.

O estudo foi assinado em 18 de abril, na véspera do Dia do Índio. A solenidade, na aldeia, contou com participação de representantes da Copel, professores e técnicos das universidades estaduais de Londrina e Maringá (UEL e UEM), que ficarão responsáveis pela execução dos trabalhos.

O levantamento, previsto para ser concluído em um ano, será realizado por uma equipe multidisciplinar formada por antropólogos, biólogos, geógrafo, agrônomo, geólogo, economista, administrador de empresas, nutricionista, zootecnista e advogado, além de uma equipe de apoio de acadêmicos e membros da comunidade indígena. O diagnóstico vai permitir a elaboração do programa de sustentabilidade socioeconômica e cultural das famílias e também a sustentabilidade ambiental da Terra Indígena Apucaraninha.

Assinaram o documento o cacique Juscelino Vergílio, a diretora de Meio Ambiente e Cidadania Empresarial da Copel, Marlene Zannin, a antropóloga Marlene de Oliveira, indicada pela comunidade indígena para coordenar os estudos, e os professores Lucio Tadeu Mota (da UEM) e José Marcelo Domingues Torezan (da UEL).

O ato foi acompanhado pelo procurador da República em Londrina, João Akira Omoto, pela antropóloga do Ministério Público Federal de Londrina, Luciana Ramos e pela representante da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial do Governo Federal, Maria do Carmo Ferreira da Silva.

Firmado no final de 2006, o Termo de Ajustamento de Conduta entre a Copel e a comunidade do Apucaraninha já permitiu repasse superior a R$ 7 milhões para constituição de um fundo, montante que vem sendo aplicado em projetos definidos e gerenciados pelas próprias famílias. No primeiro ano os indígenas optaram pelo plantio da soja.

Agora, a monocultura está dando lugar à agricultura orgânica e à diversificação, incluindo mandioca, milho, feijão e vassoura. Com a verba indenizatória já foram adquiridos tratores, pulverizador, carreta tanque, distribuidor de fertilizante orgânico, plantadora adubadora e batedor de cereais, entre outros equipamentos e insumos.

A lavoura gera trabalho para 120 pessoas e outras 16 trabalham no viveiro, onde estão sendo cultivadas 20 mil mudas de café, além de pés de poncã, mexerica e manga, com a orientação de um agrônomo contratado pela própria comunidade indígena. O projeto do café recebeu apoio técnico do Iapar, que também forneceu as sementes.

Caso Tuma + Li Kwok Kwen ainda sem definição


Reunião do ministro da Justiça com Tuma Jr. termina sem qualquer definição

Em reunião que durou mais de três horas, e que terminou no começo da madrugada desta terça-feira (11), o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, e o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, conversaram sobre as denúncias das quais Tuma Júnior é alvo, segundo matérias divulgadas pela imprensa apontando sua ligação com o chinês Li Kwok Kwen, o Paulo Li, preso em setembro de 2009, acusado de contrabandear equipamentos eletrônicos de seu país. Após a reunião, ficou acertado que os dois voltarão a conversar sobre o assunto.

Ontem, o presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, Sepúlveda Pertence, anunciou que o órgão decidiu abrir procedimento preliminar para apurar se o secretário agiu de forma irregular ao manter ligação com o chinês Li Kwok Kwen. Conhecido como Paulo Li, ele é acusado de contrabando pelo Ministério Público Federal.

Nota do Ministério da Justiça informa que Barreto recebeu na noite de sexta-feira,em Buenos Aires, informações da Polícia Federal sobre o caso. Hoje, a PF entregou mais informações para o ministro.

Na investigação, a PF diz que há suspeitas de que Tuma Jr. ajudou Paulo Li a regularizar a situação de imigrantes ilegais e interveio para liberar mercadoria apreendida.

Li, que foi assessor de Tuma Jr. quando ele era deputado estadual, está preso desde setembro do ano passado. O secretário não foi acusado formalmente à época porque o Ministério Público entendeu que não havia provas contra ele.

O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, defendeu no sábado o afastamento do cargo do secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior e afirmou que as acusações contra ele são gravíssimas e precisam ser esclarecidas:

"Em respeito à sociedade brasileira e para resguardar o Poder Executivo de acusações quanto à possível interferência nas investigações levadas a efeito pela PF, o recomendável seria o seu afastamento até que o inquérito seja encaminhado ao Ministério Público"

Ficha Limpa - Ruralistas tentam tirar desmatamento



Sérgio Lima/Folha

A Câmara retoma na noite desta terça a votação do projeto que limita a participação de candidatos com fichas sujas nas eleições.

O texto principal foi aprovado na semana passada. Vão a voto agora as emendas que os deputados engancharam na proposta.

Há doze emendas. A maior parte visa flexibilizar o texto, facilitando a vida dos políticos com problemas na Justiça.

Levadas a voto na semana passada, três emendas foram rejeitadas. Há nove penduricalhos por votar. Seis sugerem o abrandamento do projeto.

Um deles, de autoria do PP, carrega um refresco para os congressistas que integram a bancada ruralista. Coisa de 140 parlamentares.

Essa emenda propõe que sejam excluídos do rol de crimes que sujeitam os autores à inelegibilidade de oito anos os delitos contra o meio ambiente e a saúde pública.

Significa dizer que, se aprovada, a novidade vai autorizar as candidaturas de políticos condenados por desmatamento de florestas.

Há mais: na rabeira dessa mesma emenda, sugere-se a exclusão também os crimes praticados contra a saúde pública. Assim mesmo, bem abrangente.

Para que uma emenda seja aprovada, é preciso que pelo menos 257 deputados votem a favor. Será um teste para o prestígio dos ruralistas.

Noutra emenda, o PP propõe a exclusão do projeto ficha limpa do crime de abuso de autoridade.

O texto original, redigido pelo deputado José Eduardo Cardozo, já prevê exceções. Anota o seguinte:

O crime de abuso de autoridade só impede a candidatura do infrator se a sentença determinar a “perda do cargo ou a inabilitação para o exercício de função pública”.

Aprovada a emenda do PP, vai prevalecer uma espécie de liberou geral. As autoridades-candidatas poderão abusar à vontade.

Deve-se ao PMDB a autoria de outra emenda de teor capcioso. Sugere que seja suprimida do texto já aprovado a expressão “proferida por órgão colegiado”.

Tenta-se aqui, adicionar açúcar no refresco. Em sua versão original, o projeto de iniciativa popular proibia a candidatura de todos os políticos condenados.

No moedor de projetos da Câmara, eliminou-se o inconveniente das sentenças de primeiro grau, proferidas monocraticamente por juízes.

Ficou entendido que só ficarão só ficarão impedidos de ir às urnas os políticos condenados por “órgãos colegiados”. Vale dizer: tribunais de segunda instância.

Caindo a expressão “proferida por órgão colegiado”, como deseja o PMDB, volta-se ao pior cenário. Nem juiz nem colegiado.

O político só seria considerado efetivamente condenado depois que se chegasse a algo que os advogados chamam de “trânsito em julgado”.

No português das ruas: a ficha do sujeito só ficaria suja depois que fossem julgados todos os recursos que a legislação brasileira faculta aos réus.

Combinando-se os recursos à morosidade do Judiciário, um político pouco asseado pode desfrutar de uma carreira longeva –duas, três décadas.

Considerando-se que o STF, foro de julgamento de congressistas, ministros e presidentes jamais condenou ninguém, a carreira dos sujos pode durar uma vida.

Em sentido oposto, o PSDB apresentou emenda na qual sugere a volta à fórmula que viera das ruas: inabilitação dos candidatos condenados em primeiro grau.

De zero a dez, as chances de que algo assim seja aprovado é de menos 11.

A platéia deve se dar por satisfeita se o plenário da Câmara rejeitar a esperteza do PMDB, mantendo a condenação proibitiva no nível da segunda instância.

Seja qual for o resultado o resultado das votações, o projeto ainda terá de passar pelo crivo do Senado. As novas regras não valerão para a eleição de 2010.

Petrobrás bate recorde histórico de produção em abril


Estatal produziu no mês 2,078 milhões de barris de petróleo por dia

Angela Lacerda (AE)

A Petrobrás bateu o recorde histórico de produção em abril, totalizando 2,078 milhões de barris de petróleo por dia. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 7, pelo presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli, durante discurso no lançamento do primeiro navio petroleiro do Programa de Modernização e Expansão da Frota/Programa de Aceleração do Crescimento (Promef/PAC), no Porto de Suape, em Ipojuca, Pernambuco.

Gabrielli vibrou ao dar a noticia no evento onde se encontra com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Acabei de receber No blackberry do diretor Guilherme Estrella (Exploração e Produção): no mês de abril a Petrobrás bateu seu recorde histórico de produção de petróleo no Brasil produzindo 2,078 milhões de barris por dia", informou o executivo.

Em março, a produção da empresa registrou 1,987 milhão de barris diários. O último recorde de produção foi conseguido em setembro de 2009, com 2,004 milhões de b/d. Para 2010, a empresa estabeleceu meta de produção média de 2,1 milhões de b/d, reduzida de uma projeção inicial de 2,171 milhões de b/d.

Produção industrial da China cresce 17,8% em abril


PEQUIM - A produção industrial da China se expandiu 17,8% em abril na comparação com o mesmo mês do ano passado, desacelerando em relação ao crescimento de 18,1% verificado em março, de acordo com dados divulgados pelo governo nesta terça-feira. As expectativas eram de uma expansão de 18,6%.

O investimento em ativos fixos nas áreas urbanas da China aumentou 26,1% no período janeiro-abril na comparação com o primeiro quadrimestre do ano passado, recuando levemente em relação ao crescimento de 26,4% apurado no período janeiro-março. Os economistas tinham previsto elevação de 26%.

As vendas no varejo tiveram em abril aumento de 18,5% sobre as do mesmo mês de 2009, acima do crescimento de 18% apurado em março. As informações são da Dow Jones.

Estrangeiros tiraram R$ 237,247 mi da Bovespa no dia 6


Os investidores estrangeiros retiraram R$ 237,247 milhões da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) na última quinta-feira, dia 6. Naquele pregão, o índice Bovespa (Ibovespa) fechou em queda de 2,31%, aos 63.414,22 pontos, com giro de R$ 10,635 bilhões - o maior desde 19 de maio de 2008 (R$ 11,701 bilhões).

Em maio, até o dia 6, o déficit de capital externo na bolsa chega a R$ 1,129 bilhão. As compras totalizaram R$ 9,2 bilhões e as vendas, R$ 10,330 bilhões. No acumulado de 2010, o saldo de recursos estrangeiros na Bovespa está negativo em R$ 2,411 bilhões.(AE)

Serra diz que BC ‘não é a Santa Sé’ e questiona infalibilidade


O pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, bateu boca com a jornalista Miriam Leitão em entrevista à rádio CBN nesta manhã, a respeito da questão da autonomia do Banco Central.

“O Banco Central não é a Santa Sé. Você acha isso, que o Banco Central nunca erra? Tenha paciência”, disse Serra à jornalista (ouça este trecho). Na entrevista, ele disse que não vê “infalibilidade” no BC, mas, ao mesmo tempo, indicou ser favorável à autonomia. “Quem acha que o Banco Central erra é contra dar condições de autonomia de trabalho para o Banco Central? Claro que não.”

Miriam havia comentado que o senador também tucano Sérgio Guerra disse que Serra mudaria a política cambial e monetária. “Ficou a dúvida no ar. A sensação que se tem é que, se por acaso for eleito, o senhor também vai ser presidente do Banco Central”, disse à jornalista.

O pré-candidato disse também que quem “se assusta” porque ele acha que “a taxa de juros deve quando a inflação está caindo e tem quase deflação”, então essa pessoa “tem uma posição muito surpreendente do ponto de vista dos interesses do Brasil”. Para Serra, o BC demorou ao reduzir juros durante a crise econômica internacional.

Ele lembrou que “o próprio Lula disse que se outro candidato ganhar não haverá calamidade”.

Serra defendeu a reforma da Previdência, mas preferiu não fazer crítica ao aumento de 7,7% dado pelo governo aos aposentados.

Ele também disse que os Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo deveriam receber maior proporção dos royalties do pré-sal (ouça), questionou se o Plano Nacional de Banda Larga é a melhor opção (ouça), e afirmou que o governo precisaria convencer a sociedade de que a usina de Belo Monte é necessária.

Ganho da poupança é inferior ao IPCA de janeiro a abril


Caderneta ganhou 2,1%, enquanto índice subiu 2,65%, segundo a Economática

Agência Estado


SÃO PAULO - A poupança teve uma rentabilidade inferior à inflação medida pelo IPCA nos primeiros quatro meses do ano, segundo a Economática. O ganho da poupança neste período foi de 2,1%, valor inferior aos 2,65% do IPCA. Isso significa que um poupador que depositou R$ 1 mil no final de 2009 na poupança teria R$ 1,021 mil no final de abril, enquanto uma cesta de produtos teria passado de R$ 1 mil para R$ 1,026 mil no mesmo período.

De acordo com o estudo, a rentabilidade nominal da poupança no primeiro quadrimestre de 2010 é a segunda menor já registrada em um quadrimestre do governo Lula, superando apenas o terceiro quadrimestre de 2009 quando a poupança rendeu 2,07%. Durante o governo Lula, a rentabilidade real da poupança foi negativa no primeiro quadrimestre de 2003, no segundo quadrimestre de 2009 e no primeiro quadrimestre de 2010.

"A maior perda de poder aquisitivo dos poupadores aconteceu no primeiro quadrimestre de 2002 sendo que o primeiro quadrimestre de 2010 é a segunda maior do período", informou. A poupança no governo Lula (de 31 de dezembro de 2002 até 30 de abril de 2010) teve rentabilidade nominal de 80,89% ante 51,86% da inflação medida pelo IPCA, o que representa ganho real acumulado da poupança no período de 19,12%.

Tentativa de assalto a seguranças do governador do PR deixa um morto


Uma tentativa de assalto a policiais militares que fazem a segurança do governador do Paraná, Orlando Pessuti (PMDB), deixou um morto, na noite desta segunda-feira (10).

De acordo com as informações da assessoria do governo estadual, três policiais deixaram o governador em casa e seguiram para a residência alugada para os seguranças, na rua Eugênio Mocelin, no bairro Boa Vista, que fica próxima à casa do governador.

Ao manobrar o veículo com o portão aberto, um dos seguranças foi surpreendido por um assaltante. Os outros dois PMs, que já estavam dentro da casa, perceberam a movimentação e reagiram.

Houve troca de tiros entre os seguranças, o criminoso e mais dois comparsas que estavam na rua. Um dos assaltantes morreu. Os outros dois fugiram.

Segundo a assessoria, os PMs que fazem a segurança do governador costumam andar à paisana, e não foram reconhecidos pelos criminosos.

O secretário-chefe da Casa Militar, coronel Washington Alves da Rosa, determinou a abertura de inquérito policial militar para apurar o confronto.

O assaltante estava foragido da Justiça

O secretário de Estado de Segurança Pública do Paraná, coronel Aramis Linhares Serpa, confirmou nesta terça-feira (11) que o incidente na casa dos seguranças do governador Orlando Pessuti foi uma tentativa de assalto. A declaração foi dada pelo secretário durante a Escola de Governo, reunião semanal do secretariado, na manhã desta terça. Segundo Serpa, o homem morto na troca de tiros com o segurança era foragido da Justiça.

Serpa disse ainda que o homem morto foi identificado. Endiomar Batista da Silva tinha 31 anos e três passagens pela polícia. Os crimes cometidos foram furto, roubo e tráfico de drogas. Segundo o secretário, o assaltante estava foragido da Justiça. Serpa disse ainda que seguem as investigações para encontrar os dois assaltantes que fugiram.

Beto Richa recebeu lideranças de União da Vitória e região


O pré-candidato do PSDB ao Governo do Paraná, Beto Richa, recebeu na manhã desta segunda-feira (10), em Curitiba, a visita de lideranças políticas e empresariais de União da Vitória e região. No encontro, os representantes do município manifestaram apoio à pré-candidatura de Richa. “O Beto é o gestor público melhor preparado no Paraná e conta com o apoio da população de União da Vitória”, afirmou Hussen Bakri, ex-prefeito de União da Vitória.

Também participaram do encontro o vice-presidente do Diretório Municipal do PSDB, Henrique César Guzoni; os empresários Aref Bakri, Abed Safawi e Osmair Schroh, a secretária do PSDB de União da Vitória, Sandra Bogus; e o ex-secretário municipal de Esportes; Rafael Koguta Filho.

Governo anuncia eleições diretas para o C E P


O Colégio Estadual do Paraná vai ter eleições diretas para a diretoria. A decisão foi anunciada no fim da tarde desta segunda-feira (10) pelo governador Orlando Pessuti, em reunião com uma comissão do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual do Paraná, no Palácio das Araucárias. “Ainda esta semana, enviaremos um projeto de lei à Assembléia Legislativa alterando a legislação atual para que o CEP possa eleger seu novo diretor ou diretora até o mês de junho”, informou o governador. A realização de eleições para a diretoria de CEP é uma antiga reivindicação da comunidade escolar, atualmente vetada pela legislação estadual.

Osmar Dias pode desistir da candidatura


O senador Osmar Dias admitiu que pode desistir de sua candidatura ao governo do Paraná se não conseguir consolidar as alianças que garantam tempo suficiente para ele expor seu programa de governo e ser um candidato competitivo:


“Nós temos pouco tempo de televisão. Pouca estrutura política. E nós precisamos de aliança para disputar uma eleição com chance de vitória. Eu não estou mais na idade para disputar uma eleição para ser figurante. Preciso disputar a eleição com uma estrutura para vencer a eleição. Eu não vou colocar os meus companheiros numa fria. Eu tenho responsabilidade comigo, com os meus companheiros. Então vamos procurar constituir uma aliança que me dê estrutura para disputar. Senão, só com o PDT é impossível”.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles