sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Acusado se apresenta e diz que todos skinheads deram facadas

Ezequiel (Ă  esquerda) e Henrique (Ă  direita) aparecem fazendo gestos nazistas em fotos conseguidas pela polĂ­cia

Gazeta do Povo

O jovem acusado de integrar um grupo de skinheads que perseguiu e matou o jovem Lucas Carvalho, de 18 anos, se apresentou Ă  polĂ­cia e apresentou detalhes sobre o crime. Em acareaĂ§Ă£o com outros dois acusados que estĂ£o presos, Jean Michael Zampiva Mattos, o “Sombra”, de 23 anos, disse Ă  polĂ­cia que os sete skinheads que participaram do atentado desferiram golpes de faca contra a vĂ­tima.

De acordo com o delegado VinĂ­cius Martins, da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR), Mattos tambĂ©m assumiu ter dado uma facada contra o jovem. “O depoimento de Mattos foi muito rico em detalhes. Ele contou como tudo aconteceu e esclareceu a participaĂ§Ă£o de cada um”, disse o responsĂ¡vel pelas investigações.

Diante dos outros acusados, Mattos teria afirmado que imobilizou Carvalho e lhe deu a primeira facada. Em seguida, Gabriel Cata Preta, de 18 anos (que estĂ¡ preso), teria esfaqueado a regiĂ£o temporal esquerda do rapaz. Esta versĂ£o bate com a de Fernando Santana, de 28 anos, que tambĂ©m estĂ¡ preso e que jĂ¡ havia afirmado de Cata Preta teria dado um dos golpes.

“Mas o que mais chamou a atenĂ§Ă£o foi a participaĂ§Ă£o de um skinhead conhecido apenas por Pedro ‘Pepo’. Segundo Mattos, ele derrubou a vĂ­tima e deu pelo menos trĂªs facadas seguidas nas costas do rapaz. Isso depois que Carvalho estava bastante ferido”, disse o delegado. Pepo seria morador do Centro de Curitiba e ainda Ă© procurado pela polĂ­cia.

Como a prisĂ£o temporĂ¡ria de Mattos ainda nĂ£o foi expedida pela Justiça, ele foi liberado depois da acareaĂ§Ă£o.

Outros skinheads

A partir de pesquisas em mĂ­dias sociais, a polĂ­cia tambĂ©m conseguiu fotos de outros dois jovens, acusados de integrar o grupo de skinheads e de esfaquear Carvalho. Uma das imagens mostra um dos acusados – identificado como Henrique – fazendo uma saudaĂ§Ă£o nazista. O outro suspeito – Ezequiel – faz um sinal chamado “W”, que significa “White Power”, uma expressĂ£o usada por skinheads neonazistas. O outro acusado foi identificado como Hugo. Os trĂªs seriam moradores de Piraquara, regiĂ£o metropolitana.

Na quinta-feira (7), a DFR divulgou imagens de cĂ¢meras de segurança de um prĂ©dio para onde os skinheads foram logo depois de cometer o crime. A partir dessas imagens, a polĂ­cia espera identificar todos os suspeitos.

De acordo com a polĂ­cia, Carvalho foi perseguido e assassinado, porque foi confundido com um punk que teria participado de um atentado contra Fernanda Santana, de 28 anos, que tambĂ©m estĂ¡ preso. Cata Preta confirmou esta informaĂ§Ă£o.

O crime

Carvalho foi assassinado por volta das 19h15, depois de ter saĂ­do do Shopping Mueller, acompanhado de um grupo de amigos. Eles foram perseguidos por sete skinheads e, na fuga, se separaram. Lucas Carvalho e um amigo foram alcançados prĂ³ximo ao CemitĂ©rio Municipal.

De acordo com a polĂ­cia, Cata Preta e Mattos seguraram Carvalho pelo braço e os outros integrantes do grupo começaram a agredi-lo. A vĂ­tima foi atingida com vĂ¡rios golpes de faca e morreu a caminho do hospital. “De acordo com as investigações, as facadas foram dadas por Cata Preta, Mattos e por Santana”, apontou o delegado.

Focos de incĂªndio aumentam em setembro

Karina Ninni

Os focos de incĂªndio registrados em setembro deste ano no PaĂ­s superam em mais de trĂªs vezes o nĂºmero registrado no mesmo perĂ­odo do ano passado: foram 55. 621 este ano contra 15.586 em 2009. Um aumento de cerca de 250%. Os dados sĂ£o do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Atualmente, o campeĂ£o de focos de queimadas entre os estados brasileiros Ă© o Mato Grosso, que teve 18.460 registros, seguido pelo Tocantins, com 8.744 e pelo ParĂ¡, com 6.919. JĂ¡ em setembro de 2009 este Ăºltimo estava na dianteira, com 3.218 focos, seguido da Bahia, com 2.149 e do Tocantins, com 2.129.

Na AmazĂ´nia Legal, o municĂ­pio de Cumaru do Norte (PA) teve no mĂªs passado 1.332 focos. O segundo lugar ficou com Cocalinho (MA), com 890 focos e Santana do Araguaia (PA), com 889. Em toda a regiĂ£o, sĂ³ no mĂªs de setembro, foram identificados 39.846 focos de incĂªndio.

ConfirmaĂ§Ă£o do Enem começa a ser entregue

AE

Os estudantes que vĂ£o prestar o Exame Nacional do Ensino MĂ©dio (Enem) 2010 começaram a receber na segunda-feira, pelo correio, o cartĂ£o de confirmaĂ§Ă£o de inscriĂ§Ă£o, com informações sobre o local onde farĂ£o a prova. O prazo de entrega vai atĂ© o dia 25 deste mĂªs.

O documento deve chegar no endereço indicado pelo aluno no ato de inscriĂ§Ă£o. O cartĂ£o precisa ser apresentado, com um documento original de identidade, no dia da prova.

No ano passado, alguns candidatos reclamaram por ter de realizar a prova longe de suas residĂªncias. Segundo o MinistĂ©rio da EducaĂ§Ă£o (MEC), o problema foi corrigido neste ano; quando a prova Ă© na cidade de sua residĂªncia, o local de prova serĂ¡ determinado com base no CEP.

O MEC informou tambĂ©m que, por nĂ£o haver prova em todos os municĂ­pios do Brasil, em 2009 alguns candidatos se atrapalhavam com a barra de rolagem para a escolha do municĂ­pio. O problema foi sanado nesta ediĂ§Ă£o.

AlĂ©m do cartĂ£o de inscriĂ§Ă£o e da identidade, o estudante deve levar ao Enem uma caneta esferogrĂ¡fica preta. Por "motivos de segurança", nĂ£o serĂ¡ permitida a utilizaĂ§Ă£o de lĂ¡pis, borracha, apontador, lapiseira e grafite.

AplicaĂ§Ă£o. Mais de 4,6 milhões de alunos se inscreveram para fazer o exame, que serĂ¡ aplicado nos dias 6 e 7 de novembro. A prova começa a ser aplicada Ă s 13 horas, mas os portões de acesso aos locais de prova serĂ£o abertos Ă s 12 horas e fechados Ă s 12h55, horĂ¡rio de BrasĂ­lia. O MEC aconselha que o inscrito chegue com uma hora antecedĂªncia; quem se atrasar fica impedido de entrar para fazer o exame.

No dia 6, sĂ¡bado, serĂ¡ aplicada a prova de CiĂªncias Humanas e suas Tecnologias e CiĂªncias da Natureza e suas Tecnologias. O exame acaba Ă s 17h30.

No dia seguinte, o Enem terĂ¡ a redaĂ§Ă£o e questões de Linguagens, CĂ³digos e suas Tecnologias e MatemĂ¡tica e suas Tecnologias. No domingo, o prazo para terminar o teste vai atĂ© as 18h30.

O tempo mĂ­nimo de permanĂªncia na sala de provas serĂ¡ de duas horas em ambos os dias.


Ganhador da Mega-Sena milionĂ¡ria resgata prĂªmio no Rio Grande do Sul



Solange Spigliatti - Central de NotĂ­cias

O ganhador do maior prĂªmio da histĂ³ria da Mega-Sena, que chegou a mais de R$ 119 milhões e foi registrado em uma lotĂ©rica no Rio Grande do Sul, compareceu a uma agĂªncia da Caixa EconĂ´mica Federal na quinta-feira para resgatar o dinheiro. Segundo o sortudo, que apostou sozinho nas seis dezenas sorteadas, nĂ£o Ă© morador da cidade gaĂºcha de Fontoura Xavier, onde a aposta foi registrada.

Segundo a assessoria da CEF, o ganhador, que nĂ£o quer se identificar, compareceu a uma agĂªncia de outro municĂ­pio gaĂºcho e aplicou todo o valor do prĂªmio em poupança. Por mĂªs, o rendimento da aplicaĂ§Ă£o chega em torno dos R$ 800 mil, segundo cĂ¡lculo da CEF.

Tremor de terra de 5 graus atinge regiĂ£o central do PaĂ­s


O Distrito Federal sofreu nesta tarde tremores em diversas partes do Plano Piloto - Ă¡rea central da capital - e de algumas cidades satĂ©lites. O ObservatĂ³rio SismolĂ³gico da Universidade BrasĂ­lia (UnB) confirma que foi sentido tremor na capital federal.


ReproduĂ§Ă£o
Ponto em azul mostra regiĂ£o onde aconteceu tremor, prĂ³ximo a BrasĂ­lia
A equipe tĂ©cnica do ObservatĂ³rio estĂ¡ reunida agora para avaliar a localizaĂ§Ă£o do epicentro e a intensidade do tremor e suas possĂ­veis consequĂªncias.

De acordo com o serviço de Pesquisa GeolĂ³gica dos Estados Unidos (USGS), o terremoto de magnitude 5,0 aconteceu Ă s 17h16 na regiĂ£o da divisa entre GoiĂ¡s e Tocantins. O tremor ocorreu a uma profundidade de 14,8 km, com epicentro 75 km ao norte de Uruacu (GO), 235 km ao sul de Gurupis (TO), 255 km a norte-noroeste de BrasĂ­lia e 275 km a oeste-sudoeste de Campos Belos (GO). Mais informações podem ser obtidas aqui.

Segundo testemunhas, houve pĂ¢nico entre funcionĂ¡rios na Esplanada dos MinistĂ©rios. No Tribunal Superior Eleitoral (TSE) houve orientaĂ§Ă£o para que os servidores deixassem o prĂ©dio. JĂ¡ o Corpo de Bombeiros disse que moradores do Plano Piloto, Sudoeste, CeilĂ¢ndia e Taguatinga entraram em contato com a corporaĂ§Ă£o para registrar o ocorrido.

Aviso. A recomendaĂ§Ă£o dos Bombeiros Ă© que, caso haja comprometimento da estrutura fĂ­sica do prĂ©dio, como rachaduras, as pessoas deixem os prĂ©dios.

(Com Reuters)

Marina apresenta propostas para discussĂ£o de apoio no segundo turno


A senadora e candidata derrotada do PV Ă  PresidĂªncia da RepĂºblica, Marina Silva, apresentou nesta sexta-feira, 8, as propostas do PV para negociar apoio aos candidatos Dilma Rousseff (PT) e JosĂ© Serra (PSDB) no segundo turno. O documento, que ainda poderĂ¡ ser modificado pela convenĂ§Ă£o partidĂ¡ria que acontece no prĂ³ximo dia 17, contĂ©m dez pontos que o partido e a senadora consideram prioritĂ¡rios para o PaĂ­s.

Em coletiva de imprensa concedida em SĂ£o Paulo, Marina explicou que as propostas serĂ£o a base para debater o possĂ­vel apoio aos dois candidatos. De acordo com a senadora, a adesĂ£o ao documento por Dilma e Serra serĂ¡ um dos elemento do processo decisĂ³rio, mas nĂ£o o Ăºnico. AlĂ©m da convenĂ§Ă£o do PV, o grupo de Marina pretende ainda ouvir o Movimento Marina Silva e setores da sociedade civil.

Uma reuniĂ£o da direĂ§Ă£o nacional do partido no prĂ³ximo dia 13 deverĂ¡ encaminhar o encontro do dia 17, quando serĂ¡ tomada uma decisĂ£o Ă  favor de um dos candidatos ou de neutralidade na disputa.

Veja resumo dos dez temas prioritĂ¡rios para Marina e o PV, segundo o documento “Agenda por um Brasil Justo e SustentĂ¡vel”:

1. TransparĂªncia e Ă©tica - o documento defende a nĂ£o instituiĂ§Ă£o de tutela ou controle sobre a liberdade de imprensa e a transparĂªncia das informações sobre execuĂ§Ă£o orçamentĂ¡ria do governo federal

2. Reforma eleitoral – adoĂ§Ă£o do voto distrital misto; lista cĂ­vica e financiamento pĂºblico de campanhas

3. EducaĂ§Ă£o para a sociedade do conhecimento – elevaĂ§Ă£o do investimento para 7% do PIB, buscando universalizar o acesso Ă  prĂ©-escola e Ă  creche; eliminaĂ§Ă£o do analfabetismo; valorizaĂ§Ă£o dos professores; e criaĂ§Ă£o do Sistema Nacional de EducaĂ§Ă£o

4. Segurança pĂºblica – subsĂ­dio Ă  educaĂ§Ă£o de jovens em situaĂ§Ă£o de risco; valorizaĂ§Ă£o salarial de policiais; reforma do modelo policial

5. Mucanças climĂ¡ticas, energia e infraestrutura – agĂªncia reguladora para a PolĂ­tica Nacional de Mudanças ClimĂ¡ticas; publicaĂ§Ă£o de estimativas de gases estufas; tornar lei metas de reduĂ§Ă£o de gases estufas; aumento da participaĂ§Ă£o das energias renovĂ¡veis na matriz energĂ©ticas; fim de leilões para termoelĂ©tricas movidas a diesel ou carvĂ£o mineral; supressĂ£o do IPI sobre veĂ­culos elĂ©tricos e hĂ­bridos; moratĂ³ria de novas usinas nucleares; criaĂ§Ă£o do Sistema Nacional de PrevenĂ§Ă£o e Alerta sobre Desastres Naturais; universalizaĂ§Ă£o da banda larga

6. Seguridade social: saĂºde, assistĂªncia social e previdĂªncia – 10% do orçamento federal par a a saĂºde; Programa SaĂºde da FamĂ­lia (PSF) para 80% da populaĂ§Ă£o; carreira para os integrantes do PSF; aumento para 75% dos domicĂ­lios com acesso Ă  rede esgoto e pelo menos 50% com tratamento do esgoto coletado; rastreamento de transgĂªnciso; programas sociais de terceira geraĂ§Ă£o

7. ProteĂ§Ă£o dos biomas brasileiros - desmatamento zero de vegetaĂ§Ă£o nativa primĂ¡ria e secundĂ¡ria; veto a alterĂ§Ă£o do CĂ³digo Florestal que reduza Ă¡reas de reserva legal; incluir 10% dos biomas em unidades de conservaĂ§Ă£o; Plano Nacional para Agricultura SustentĂ¡vel

8. Gasto pĂºblico de custeio e Reforma TributĂ¡ria – limitaĂ§Ă£o da expansĂ£o dos gastos de custeio Ă  metade do crescimento do PIB; proposta de reforma tributĂ¡ria em seis meses de governo; revisĂ£o da tributaĂ§Ă£o de acordo com impacto sobre o meio ambiente; reducaĂ§Ă£o dos cargos comissionados

9. PolĂ­tica externa - polĂ­tica externa orientada pela promoĂ§Ă£o da paz, liberdade, democracia e respeito aos direitos humanos

10. Fortalecimento da diversidade socioambiental e cultural – conclusĂ£o da demarcaĂ§Ă£o e homologaĂ§Ă£o das terras indĂ­genas e criaĂ§Ă£o de fundo para apoiar indĂ­genas; implementaĂ§Ă£o do Sistema Nacional de Cultura; combate a discriminaĂ§Ă£o racial, sexual e religiosa

Beto Richa: "Tenho certeza que agora Ă© a hora da virada"


O governador eleito do ParanĂ¡, Beto Richa (PSDB), defendeu mais emoĂ§Ă£o no segundo turno das eleições. “Agora, Ă© o confronto direto, Ă© uma outra etapa e Ă© preciso colocar mais emoĂ§Ă£o. A minha eleiĂ§Ă£o estĂ¡ incompleta e sĂ³ estarĂ¡ completa com a eleiĂ§Ă£o de Serra”, disse Beto, nesta quarta-feira (6), em BrasĂ­lia, durante reuniĂ£o dos aliados da coligaĂ§Ă£o de JosĂ© Serra (PSDB, DEM, PPS, PTB e PT do B), na convocaĂ§Ă£o Todos com Serra, Todos pelo Brasil.

“Tenho certeza que agora Ă© a hora da virada. Passou a onda vermelha e agora vem a onda verde e amarela. É a onda do patriotismo, a onda daqueles que querem o bem do Brasil, que querem entregar o Brasil em mĂ£os seguras, limpas, competentes e capazes do nosso companheiro JosĂ© Serra”, disse o governador eleito do ParanĂ¡.

Beto acrescentou que no ParanĂ¡ vai atuar com “dedicaĂ§Ă£o exclusiva” no segundo turno na campanha de Serra. “Agora vamos trabalhar para ampliar os votos”, disse. Para ele, a campanha serĂ¡ mais acalorada. “É uma campanha mano a mano. Da parte dos nossos companheiros nos Estados vai ter mais vibraĂ§Ă£o, mais pegada, mais entrosamento”, afirmou Richa. No ParanĂ¡, JosĂ© Serra foi o mais votado no primeiro turno, com 2.607.664 votos ou 43.94% do total.

AlĂ©m de Serra, tambĂ©m participaram da reuniĂ£o o senador eleito de Minas Gerais, AĂ©cio Neves (PSDB); o governador e o senador eleito de SĂ£o Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) e Aloysio Nunes (PSDB); o governador eleito de Santa Catarina, Raimundo Colombo (DEM); o presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ); o presidente nacional do PSDB, senador SĂ©rgio Gerra (PE); entre dezenas de lideranças nacionais, candidatos vitoriosos e derrotados nestas eleições.

Serra e Beto participarĂ£o, juntos, de ato de campanha em Londrina, na prĂ³xima sexta-feira.


O governador eleito do ParanĂ¡, Beto Richa, confirmou em Cascavel, no inĂ­cio da tarde desta sexta-feira (8), a vinda de JosĂ© Serra ao ParanĂ¡, na prĂ³xima semana. Serra deve participar de um ato de campanha em Londrina, na sexta-feira (15).

“Minha vitĂ³ria nĂ£o estarĂ¡ completa sem a vitĂ³ria de JosĂ© Serra para a PresidĂªncia”, afirmou Richa. “No confronto direto, nas propostas, na experiĂªncia, o Serra leva vantagem. Chegou a hora da onda verde e amarela, agora Ă© o momento de eleger Serra presidente.”

Richa foi a Foz do Iguaçu e Cascavel nesta sexta-feira. Agradeceu Ă  regiĂ£o Oeste pela votaĂ§Ă£o obtida e a reafirmou os primeiros passos de seu governo: colocar a casa em ordem, enxugar a mĂ¡quina, estabelecer metas para cada Ă¡rea da administraĂ§Ă£o.

Uma possibilidade, informou Richa Ă© contratar instituições como o INDG (Instituto de Desenvolvimento Gerencial), a mais conceituada consultoria de gestĂ£o para empresas e governos no Brasil. O INDG trabalhou, por exemplo, com o governador AĂ©cio Neves em Minas Gerais. “DĂ¡ para diagnosticar e eliminar desperdĂ­cios para aumentar a capacidade de investimento”, disse Richa. “Temos mecanismos para garantir um Estado vigoroso e enxuto, que possa, o mais rĂ¡pido possĂ­vel, dar as respostas que nosso povo espera.”

Na prĂ³xima quinta-feira (14), Richa reunirĂ¡ prefeitos e lideranças polĂ­ticas de todo o Estado em um almoço no restaurante Madalosso, no bairro de Santa Felicidade, em Curitiba.

No rĂ¡dio, Dilma defende a vida e Serra exalta experiĂªncia

Reuters

Na estreia do programa eleitoral no rĂ¡dio, a candidata do PT Ă  PresidĂªncia, Dilma Rousseff, declarou-se favorĂ¡vel Ă  vida, em resposta indireta a crĂ­ticas de que seria defensora do aborto, e seu rival, JosĂ© Serra (PSDB), exaltou sua experiĂªncia e insistiu que Dilma nĂ£o tem bagagem para presidir o paĂ­s.

Os dois candidatos tambĂ©m "somaram" seus votos aos conseguidos pela ex-presidenciĂ¡vel do PV, Marina Silva. Dilma disse que os brasileiros deram 67 milhões de votos para mulheres e Serra afirmou que 55 milhões de brasileiros rejeitaram a candidata petista.

Logo no inĂ­cio da propaganda da petista, que manteve o mesmo formato, um dos locutores se disse feliz por poder aprofundar o debate no segundo turno, mas indignado por considerar que Dilma "estĂ¡ sendo vĂ­tima de uma das campanhas mais sujas" que jĂ¡ existiram.

O voto religioso tem sido apontado como um dos responsĂ¡veis por impedir a vitĂ³ria de Dilma jĂ¡ no primeiro turno, como era apontado por algumas pesquisas. Uma suposta posiĂ§Ă£o de Dilma favorĂ¡vel ao aborto tem sido motivo de crĂ­ticas Ă  petista. Ela, no entanto, negou reiteradamente ser favorĂ¡vel ao aborto, que classificou de "uma violĂªncia contra a mulher" em debate realizado por entidades catĂ³licas no primeiro turno.

"Quero, neste segundo turno fazer uma campanha, antes de tudo, em defesa da vida", disse Dilma durante o programa. "Vamos tambĂ©m debater com muita clareza qual dos dois modelos que estĂ£o aĂ­ Ă© melhor para o futuro do paĂ­s. E fazer isso sem mentiras, sem ataques pessoais e sem agressões."

Sob novo formato, a propaganda de Serra voltou a exaltar a experiĂªncia do candidato tucano. "O cara sĂ³ nĂ£o foi vereador e presidente, o resto jĂ¡ foi tudo. E essa Ă© a principal diferença em relaĂ§Ă£o Ă  Dilma", disse uma locutora.

"NĂ£o se pode colocar na cadeira de presidente em 1o de janeiro do ano que vem alguĂ©m que realmente a populaĂ§Ă£o nĂ£o saiba realmente quem Ă©, o que pensa, o que fez e o que pretende fazer", disse Serra, repetindo o mote usado por sua campanha no primeiro turno de que Dilma nĂ£o tem experiĂªncia para presidir o paĂ­s.

O presidenciĂ¡vel do PSDB tambĂ©m fez ataques indiretos Ă  denĂºncias envolvendo o governo federal. "NĂ£o hĂ¡ nada pior para o Brasil do que ter governos em que haja mau comportamento, que serve de pĂ©ssimo exemplo para a populaĂ§Ă£o", disse.

"NĂ³s precisamos ter um governo que mostre para a populaĂ§Ă£o que trabalhar vale a pena, estudar vale a pena, ser decente vale a pena", completou.

Blog feito por militantes do PT chama Marina de 'traĂ­ra'

Folha.com

O "Blog da Dilma", feito por militantes do PT e que se define como "o maior portal da Dilma Rousseff na internet", postou na vĂ©spera da eleiĂ§Ă£o um texto com ataques a Marina Silva.

O arrependimento veio rĂ¡pido e o texto saiu do ar tĂ£o logo a candidata do PV, com 20 milhões de votos, passou a ser assediada para dar o seu apoio aos dois candidatos que disputam o segundo turno das eleições.

O post, com o tĂ­tulo "Marina Silva, a traĂ­ra", a chamava de "ecochata", e afirmava que sua candidatura era uma vingança contra Dilma e Lula. O texto ainda dizia que Marina nĂ£o tem "conhecimento" e "carĂ¡ter" para governar o Brasil.

O artigo foi publicado no dia 30 de setembro e retirado do ar no dia 4 de outubro, dia seguinte Ă s votações do primeiro turno, quando ficou claro que era necessĂ¡rio tentar pescar a preferĂªncia de 19% dos eleitores que escolheram a candidata do PV no primeiro turno.

A previsĂ£o feita pelo texto, com a leitura de hoje, Ă© o que os petistas nĂ£o querem que aconteça: o Blog da Dilma afirmava que Marina iria, no segundo turno, "cair no colo" do candidato do PSDB Ă  presidĂªncia, JosĂ© Serra.

"Ela alimentava esperanças de que o presidente Lula a escolhesse para ser sua sucessora, e quando percebeu que nĂ£o seria a escolhida deu o bote tal como uma cascavel", afirmava o texto assinado por Jussara Seixas, uma das editoras do blog.

Ontem, o editor geral e criador do "Blog da Dilma", Daniel Bezerra, afirmou Ă  Folha que a decisĂ£o de tirar o texto do site foi dele.

"Estava viajando e nĂ£o tinha visto a matĂ©ria. Quando cheguei, deletei, nĂ£o fui a favor da maneira agressiva como a minha editora colocou. Quando escrevo coloco de uma maneira respeitosa", disse.

O blog registrava ontem, de acordo com uma contagem prĂ³pria, mais de 7 milhões de acessos desde 2008, quando foi criado. Bezerra afirma que chega a ter, no horĂ¡rio de pico, quase "2.600 acessos por minuto". "Isso Ă© mais do que o site da Carta Capital, mas o PT nĂ£o tem ingerĂªncia ao blog", garante.

PT

O secretĂ¡rio de ComunicaĂ§Ă£o do PT, o deputado federal AndrĂ© Vargas (PR), afirma que o partido tem orientado os filiados a evitar ataques aos adversĂ¡rios nas eleições. Ele afirma que o texto nĂ£o interfere nas movimentações polĂ­ticas em busca do apoio declarado de Marina e do PV.

"O ideal Ă© que nĂ£o tivesse [sido publicado os ataques], mas nĂ£o interfere. A Marina sabe que Ă© coisa de internet", disse Vargas.

O petista pondera dizendo que o texto foi escrito "no calor da luta" e que afirma que o PT nĂ£o pediu para o blog tirar do ar os ataques contra a terceira colocada nas eleições. "O partido nĂ£o controla esses blogs. Nos sites oficiais nunca atacamos ninguĂ©m".

Pelo menos outros dois blogs dos mesmos colaboradores do Blog da Dilma replicaram o texto que afirma que Marina "traiu por despeito e por vingança" e a ilustraĂ§Ă£o intitulada "Candidata laranja verde". AtĂ© a tarde de ontem, apenas o post do "Blog da Dilma" havia sido tirado do ar.

Nesse caso, os blogs de defensores da campanha de Dilma contrariaram nĂ£o apenas orientaĂ§Ă£o do PT, mas tambĂ©m uma posiĂ§Ă£o da prĂ³pria candidata, que condenou, mais de uma vez, baixarias na internet chamando-as de "submundo da polĂ­tico".

Lula vĂª Dilma 'abatida', e TV vai vender 'favoritismo'

Folha.com

O presidente Luiz InĂ¡cio Lula da Silva externa, em privado, preocupaĂ§Ă£o com o "abatimento'' de sua candidata Ă  sucessĂ£o, Dilma Rousseff, nos Ăºltimos dias.

Para mudar esse quadro, a reestreia do programa eleitoral na TV, hoje, irĂ¡ classificar como "vitĂ³ria" com "votaĂ§Ă£o expressiva" o resultado de Dilma no primeiro turno.

Para o presidente, a "prioridade zero" da campanha é reavivar o semblante de "favorita" que sua candidata exibia até domingo.

Em conversa com um governador aliado, Lula recorreu a uma analogia futebolĂ­stica para explicar sua apreensĂ£o. Ele disse que no sĂ¡bado, vĂ©spera da eleiĂ§Ă£o, postou-se diante da TV em SĂ£o Bernardo para assistir ao jogo Corinthians x CearĂ¡.

Corintiano fanĂ¡tico, Lula diz que imaginou que seu time venceria "de lavada".

No intervalo, a equipe do CearĂ¡ vencia por dois a zero. SĂ³ aos 24 minutos do segundo tempo o Corinthians reagiu. Placar final: dois a dois.
Lula resumiu ao interlocutor: "Eu, que esperava do Corinthians uma vitĂ³ria de lavada, recebi o empate com o CearĂ¡ como uma vitĂ³ria".

Lula compara o rival JosĂ© Serra (PSDB) ao Corinthians. E Dilma ao CearĂ¡. Acha que o segundo turno deu ao tucano ares de "falso vitorioso".

"FAVORITA"

Avalia que é essencial repor "a verdade dos fatos". O presidente realça que Dilma amealhou 47,6 milhões de votos, 14,5 milhões a mais que os 33,1 milhões de Serra.

O fato de nĂ£o ter prevalecido no primeiro turno, diz, nĂ£o lhe tirou a condiĂ§Ă£o de "favorita". Lula recordou que, em 2002 e 2006, tambĂ©m disputou segundo turno, mas venceu.

Lula disse que o Corinthians estava desfalcado, sem Ronaldo e Dentinho. "O time da Dilma estĂ¡ completo. O FenĂ´meno estĂ¡ em campo", disse, num autoelogio.

Para acentuar o suposto favoritismo de Dilma, a propaganda mostrarĂ¡ lideranças polĂ­ticas aliadas na TV.

Governadores e senadores eleitos irĂ£o aparecer em depoimentos em que defendem a importĂ¢ncia da vitĂ³ria.

A intenĂ§Ă£o Ă© mostrar Dilma como grande favorita. Ao citar os 47,7 milhões de votos recebidos nas urnas, a campanha quer mostrar a petista como "uma das mulheres mais votadas da histĂ³ria da humanidade", conforme disse ontem o presidente da sigla, JosĂ© Eduardo Dutra.

FicarĂ£o de fora temas que levaram a disputa para o segundo turno, como a denĂºncia de trĂ¡fico de influĂªncia na Casa Civil e a mudança de posiĂ§Ă£o de Dilma sobre aborto.

Gravaram os governadores reeleitos Eduardo Campos (PE), Cid Gomes (CE) e Jaques Wagner (BA) e os recém-eleitos Tarso Genro (RS) e Renato Casagrande (ES).

Gravados na segunda, em BrasĂ­lia, os depoimentos foram livres, sem que os polĂ­ticos seguissem um roteiro.

Portadores da doença de chagas lutam por melhores condições de tratamento

EUA tĂªm dĂ©ficit orçamentĂ¡rio de US$ 1,275 trilhĂ£o




O governo federal dos EUA teve um dĂ©ficit orçamentĂ¡rio de US$ 1 275 trilhĂ£o no ano fiscal 2010, de acordo com dados do EscritĂ³rio de Orçamento do Congresso (CBO, na sigla em inglĂªs). Segundo o Ă³rgĂ£o, o dĂ©ficit - equivalente a 8,9% do Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano - foi o segundo maior jĂ¡ registrado desde 1945.

No ano fiscal 2009, os EUA tiveram um dĂ©ficit orçamentĂ¡rio recorde, de US$ 1,4 trilhĂ£o. O dĂ©ficit deste ano ficou muito acima da meta de longo prazo considerada sustentĂ¡vel por economistas, de 3% do PIB. O ano fiscal do governo dos EUA termina em 30 de setembro.

Nordeste Ă© a regiĂ£o com mais pontos de risco de prostituiĂ§Ă£o infantil

Do JC Online

Pernambuco estĂ¡ em 9º lugar entre os Estados com mais pontos de risco de exploraĂ§Ă£o sexual de menores em estradas federais. É o que aponta levantamento realizado pela PolĂ­cia RodoviĂ¡ria Federal em todo o Brail. Em PE existem 87 pontos de risco, ou um a cada 26,5 km, e princpalmente em Ă¡reas urbanas.

Pesquisa anterior com caminhoneiros pediu que este indicassem 2 lugares em que ocorre abuso de crianças e adolescentes. O cruzamento dos dados mostrou que os locais tem aspectos em comum, como prostituiĂ§Ă£o de adultos, consumo de bebidas alcĂ³licas, falta de conselhos tutelares e outros. EntĂ£o nova enquete foi realizada com policiais rodoviĂ¡rios federais, que indicaram localidades onde aparecem as caracterĂ­sticas de perigo aos jovens.

A maior parte dos pontos de risco estĂ¡ na regiĂ£o Nordeste: 545. O Sul vem em segundo lugar, com 399. No Brasil todo sĂ£o 1.820 lugares onde a prostituiĂ§Ă£o de crianças tem probabilidade de acontecer.

O objetivo Ă© que estes dados facilitem a criaĂ§Ă£o de polĂ­ticas pĂºblicas de combate Ă  exploraĂ§Ă£o sexual infantil. O estudo foi uma parceria entre a PolĂ­cia RodoviĂ¡ria Federal, Secretaria de Direitos Humanos, OrganizaĂ§Ă£o Internacional do Trabalho, Childhood Brasil e setor privado.

Ciclone extratropical pode atingir a RegiĂ£o Sul nesta quinta

Uma nova frente fria que veio da Argentina e avança pelo Sul do Brasil desde a noite desta quinta-feira trouxe nuvens carregadas que devem causar ventanias e temporais principalmente na parte oeste dos Estados dessa regiĂ£o. De acordo com a Climatempo, hĂ¡ chance da ocorrĂªncia de um ciclone extratropical.

AtĂ© as 8 horas desta manhĂ£, os ventos mais fortes medidos pelas estações meteorolĂ³gicas do Instituto Nacional de Meteorologia foram de 126 quilĂ´metros por hora em Novo Horizonte, na divisa de Santa Catarina com o sul do ParanĂ¡, 96 km/h em SĂ£o Borja, no oeste do Rio Grande do Sul, e de 93 km/h em Foz do Iguaçu, no sudoeste do ParanĂ¡.

Em Planalto, tambĂ©m no sudoeste paranaense, uma rajada de vento chegou aos 89 km/h. Em Cascavel, na mesma regiĂ£o do Estado, o aeroporto local registrou sucessivas rajadas entre 74 km/h e 81 km/h durante a madrugada, quando nuvens pesadas passaram sobre a cidade e provocaram chuvas fortes. Em MaringĂ¡, no norte do ParanĂ¡, durante toda a madrugada e no começo da manhĂ£ o aeroporto local registrou muitas rajadas entre 46 km/h e 68 km/h. No entanto, Ă s 8 horas, houve um pico, com uma das rajadas atingindo 127 km/h em meio a chuva intensa.

No decorrer do dia de hoje ainda vai chover por todo o Sul do Brasil, mas a chuva e os ventos vĂ£o diminuindo sobre o Estado gaĂºcho. Em Santa Catarina e no ParanĂ¡ ainda hĂ¡ risco de temporais durante a tarde, porĂ©m a chuva tambĂ©m tende a diminuir Ă  noite.

Mas o Sul do Brasil ainda terĂ¡ ventos fortes nas prĂ³ximas 48 horas por conta do novo ciclone extratropical que estĂ¡ em formaĂ§Ă£o. A ventania amanhĂ£ e durante o fim de semana deve se concentrar nas Ă¡reas prĂ³ximas ao mar. As capitais do Sul, todo o litoral e tambĂ©m as regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina estarĂ£o sujeitos a ventos fortes, que podem superar os 80 km/h. O mar começa a ficar a agitado amanhĂ£ e as ondas aumentam. HĂ¡ risco de ressaca nas praias do Sul do Brasil no fim de semana e a temperatura fica baixa em toda a regiĂ£o.

Greve dos bancĂ¡rios fecha 7.437 agĂªncias






A ConfederaĂ§Ă£o Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) divulgou balanço, no inĂ­cio da noite de hoje (5), informando que 7.437 agĂªncias bancĂ¡rias de todo o paĂ­s fecharam as portas nesta terça-feira (5).

Houve, portanto, aumento considerĂ¡vel em relaĂ§Ă£o Ă s 3.864 agĂªncias paradas no primeiro dia de greve, quarta-feira (29) da semana passada. Uma evoluĂ§Ă£o de 92,5%, de acordo com o presidente da Contraf, Carlos Cordeiro.

Segundo ele, a greve atual jĂ¡ superou a paralisaĂ§Ă£o de 2009 quando o movimento conseguiu fechar 7.222 agĂªncia no dia de maior mobilizaĂ§Ă£o. O fortalecimento da greve mostra que a adesĂ£o dos bancĂ¡rios Ă© crescente, em razĂ£o da “postura intransigente” da FederaĂ§Ă£o Nacional dos Bancos (Fenaban).

Receita libera hoje consulta ao 5º lote de restituições do IRPF


A Receita Federal libera nesta sexta-feira, 8, a partir das 9h, a consulta ao quinto lote multiexercĂ­cio de restituições do Imposto de Renda da Pessoa FĂ­sica. EstarĂ£o contempladas restituições relativas aos exercĂ­cios de 2010, 2009 e 2008. Segundo informações da Receita Federal, 2.774.761 contribuintes com imposto a restituir terĂ£o o dinheiro liberado nesse lote, totalizando um montante de R$ 2,482 bilhões.

O valor das restituições serĂ¡ creditado no dia 15 de outubro, na conta bancĂ¡ria. Para as devoluções relativas Ă  declaraĂ§Ă£o entregue neste ano, serĂ¡ aplicada uma correĂ§Ă£o de 5,14% referente Ă  taxa Selic do perĂ­odo de maio a outubro. Para o lote residual do exercĂ­cio de 2009, a correĂ§Ă£o serĂ¡ de 13,6% (perĂ­odo de maio de 2009 a outubro de 2010). As restituições relativas ao exercĂ­cio de 2008 estarĂ£o corrigidas em 25,67% (perĂ­odo de maio de 2008 a outubro de 2010).

Para saber se terĂ¡ a restituiĂ§Ă£o liberada nesse lote, o contribuinte pode acessar a pĂ¡gina da Receita na internet ou ligar para o 146. Caso o contribuinte nĂ£o tenha indicado a agĂªncia e conta bancĂ¡ria a ser depositada a restituiĂ§Ă£o, ele poderĂ¡ contatar qualquer agĂªncia do Banco do Brasil para agendar o crĂ©dito em conta corrente ou poupança em seu nome, em qualquer banco.

Richa promete ampliar programa Leite das Crianças

JL
Implantado no ParanĂ¡ em 2004,quando ainda o atual governador Pessuti era o SecretĂ¡rio da Agricultura, o programa Leite das Crianças serĂ¡ uma obrigaĂ§Ă£o para os governos que assumirem o estado daqui para frente. O projeto tornou-se oficialmente lei estadual no dia 3 de setembro e, assim, deixou de ser uma polĂ­tica de governo para se tornar uma polĂ­tica de Estado. A promessa do governador eleito, Beto Richa (PSDB), Ă© de ampliar o programa de acordo com a demanda. No entanto, a grande questĂ£o Ă© se os gastos com o projeto serĂ£o ou nĂ£o incluĂ­dos nas despesas com saĂºde, que devem corresponder a 12% do orçamento do estado de acordo com a ConstituiĂ§Ă£o Federal. Nos Ăºltimos anos, a inclusĂ£o do Leite das Crianças nessa rubrica gerou questionamentos por parte do Tribunal de Contas do estado (TC-PR).

Publicada em DiĂ¡rio Oficial hĂ¡ pouco mais de um mĂªs, a lei que regulamenta o programa determina que mĂ£es com crianças de idade entre seis meses e trĂªs anos e cuja famĂ­lia tenha renda de no mĂ¡ximo meio salĂ¡rio mĂ­nimo regional (R$ 382,50) por pessoa recebam gratuitamente um litro de leite por dia. Atualmente, o projeto promove a distribuiĂ§Ă£o da bebida nos 399 municĂ­pios do estado, por meio de 2,2 mil pontos de entrega, e atende a 157 mil crianças.

Por meio da assessoria, Richa disse considerar o Leite das Crianças um programa importante para a organizaĂ§Ă£o e o desenvolvimento dos pequenos produtores, bem como um projeto social relevante. Por isso o tucano afirmou que irĂ¡ ampliĂ¡-lo de acordo com as necessidades que forem verificadas com o passar do tempo.

PP do ParanĂ¡ anuncia apoio a JosĂ© Serra








O deputado federal Ricardo Barros, presidente do PP no ParanĂ¡, anunciou ontem que o partido apoia o candidato JosĂ© Serra (PSDB) no segundo turno da eleiĂ§Ă£o presidencial. Para Barros, Serra Ă© “a grande opĂ§Ă£o para o Brasil” e segundo ele a decisĂ£o da executiva estadual da legenda foi unĂ¢nime.

De acordo com o deputado, a tradiĂ§Ă£o do PP no ParanĂ¡ Ă© apoiar os candidatos do PSDB Ă  PresidĂªncia. Ele citou Fernando Henrique Cardoso, que disputou em 1998; JosĂ© Serra, em 2002; e Geraldo Alckmin, em 2006. Barros recebeu 2,1 milhões de votos na disputa ao Senado (20% do total) e ficou em quarto lugar. Com a derrota, ele ficarĂ¡, pela primeira vez nos Ăºltimos 16 anos, sem ocupar um cargo eletivo. Na quarta-feira, reassumiu a vice-presidĂªncia da FederaĂ§Ă£o das IndĂºstrias do Estado do ParanĂ¡ (Fiep), cargo do qual havia se licenciado.

PV: Serra Ă© o preferido na parcial



Por Lauro Jardim:

Na nova parcial da pesquisa interna da Secretaria de ComunicaĂ§Ă£o do PV, o apoio a JosĂ© Serra estĂ¡ disparado na frente. O tucano Ă© o preferido de 1 357 filiados e simpatizantes (54,4%) do partido, seguido da preferĂªncia pela neutralidade por 803 pessoas (32,2%). Dilma Rousseff estĂ¡ em Ăºltimo com o apoio de 335 verdes (13,4%).

Ontem o placar estava mais disputado. Serra tinha 770 votos (46,2%); a tese prĂ³-neutralidade, 713 (42,8%); e Dilma, 183 (11%). A votaĂ§Ă£o vai atĂ© a semana que vem e estĂ£o faltando os votos de 1 105 filiados e simpatizantes escolhidos pelo PV.

O PV acaba de decidir antecipar do dia 17 para o dia 13 (quarta-feira que vem, portanto) o anĂºncio oficial sobre quem o partido apoiarĂ¡ neste segundo turno. A decisĂ£o foi tomada numa reuniĂ£o da executiva nacional do PV que terminou hĂ¡ pouco em SĂ£o Paulo.

Hoje, a tendĂªncia do partido Ă© ficar ao lado de JosĂ© Serra. O que nĂ£o quer dizer que muitos argumentos petistas nĂ£o possam, eventualmente, mudar essa inclinaĂ§Ă£o.

HorĂ¡rio eleitoral recomeça nesta sexta; Dilma e Serra terĂ£o 20 minutos cada


No segundo turno, o tempo total da propaganda no rĂ¡dio e na tevĂª serĂ¡ dividido igualmente entre os candidatos. O programa serĂ¡ exibido em dois blocos, Ă s 13h e Ă s 20h30, e a veiculaĂ§Ă£o Ă© diaria, inclusive aos domingos.

Cada candidato terĂ¡, ainda, 7 minutos e 30 segundos de inserções de no mĂ¡ximo 30 segundos a serem distribuĂ­das pelas emissoras ao longo da programaĂ§Ă£o diĂ¡ria. A propaganda no rĂ¡dio e na tevĂª termina na antevĂ©spera da eleiĂ§Ă£o, dia 29 de outubro. AtĂ© lĂ¡, cada candidato terĂ¡ alcançado 165 minutos de propaganda eleitoral gratuita, divididos em 330 inserções.

Com o segundo turno em andamento o Brasil poderĂ¡ com mais profundidade analisar as propostas das duas principais candidaturas, o que Ă© bom para o nosso processo de consolidaĂ§Ă£o da democracia e de construĂ§Ă£o de um projeto estratĂ©gico para o paĂ­s.

O segundo turno propiciarĂ¡ o debate franco entre as principais teses apresentadas pela Dilma e o Serra e quem ganha com isso somos nĂ³s os eleitores, que poderemos exercer o poder do voto com maior clareza.

Pessuti mete a boca no berrante


Do PolĂ­tica em Debate:

Em longa entrevista na rĂ¡dio CBN na tarde de ontem, o governador Orlando Pessuti (PMDB) desabafou e rebateu publicamente os ataques do antecessor, o ex-governador e senador eleito, Roberto RequiĂ£o (PMDB). Pessuti afirmou que se existe algum problema financeiro na administraĂ§Ă£o estadual a responsabilidade Ă© de RequiĂ£o, que prometeu e autorizou uma sĂ©rie de obras, sem que houvessem recursos para isso. TambĂ©m confirmou que nĂ£o conversa com o ex-aliado desde que assumiu o governo e ele começou a atacĂ¡-lo.

“Conversa nĂ£o tem. Eu tenho procurado me pautar no comando do governo. NĂ£o tenho em nenhum momento hostilizado ele e gostaria que ele tambĂ©m nĂ£o me incomodasse. Ele cuide da vida dele, eu cuido da minha”, disse. “NĂ£o fiz nenhuma aĂ§Ă£o polĂ­tica para prejudicar a sua eleiĂ§Ă£o. NĂ£o sabia que mesmo calado eu tinha tanta força para prejudicĂ¡-lo”, afirmou. “Durante 27 anos o ajudei a governar o ParanĂ¡ e ele nĂ£o teve a mesma postura de nos apoiar em uma Ăºnica eleiĂ§Ă£o. Foi para a desconstruĂ§Ă£o da nossa candidatura. Uma semana depois de termos assumido jĂ¡ começou a fazer crĂ­ticas ao nosso governo e as pessoas que nĂ³s nomeamos, que sĂ£o as mesmas que jĂ¡ estava no governo dele”, reclamou.

De Ivan Santos do Bem ParanĂ¡:

Pessuti, que atĂ© entĂ£o vinha evitando polemizar publicamente com o ex-governador, decidiu na Ăºltima quarta-feira partir para o contra-ataque. Segundo ele, se existe algum problema financeiro na administraĂ§Ă£o estadual a responsabilidade Ă© de RequiĂ£o, que prometeu e autorizou uma sĂ©rie de obras, sem que houvessem dinheiro em caixa para realizĂ¡-las.

“Muitas coisas que o RequiĂ£o prometeu, ele nĂ£o conseguiu fazer e eu estou conseguindo. Ele prometeu fazer 151 escolas em parceria com municĂ­pios, e nĂ£o fez nenhuma. Eu consegui fazer pelo menos 27”, contou. Pessuti disse que o antecessor tambĂ©m prometeu e divulgou estar construindo 300 clĂ­nicas da mulher. “Na verdade sĂ³ tinha 146, nĂ³s conseguimos colocar mais 72”, explicou. RequiĂ£o tambĂ©m teria autorizado 64 escolas estaduais novas, mas elas sequer foram licitadas por falta de recursos. “Se alguma coisa de irresponsabilidade aconteceu foi lĂ¡ atrĂ¡s quando ele autorizou obras que nĂ£o podiam ser autorizadas, porque a receita nĂ£o permitia. E quem diz isso Ă© o Heron Arzua (secretĂ¡rio da Fazenda) que jĂ¡ o assessorava”, afirmou.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles