sábado, 3 de dezembro de 2011

A ascensão da África

Na última década, seis entre os dez países do mundo com os índices de crescimento mais rápidos eram africanos. Durante oito dos últimos dez anos, A África cresceu mais rápido que o leste asiático, incluindo o Japão. Mesmo dando o desconto do efeito da desaceleração econômica dos países do Hemisfério Norte, o FMI espera que a África cresça 6% este ano e aproximadamente 6% em 2012, no mesmo ritmo que a Ásia.

O boom das commodities é, em parte, o responsável. Entre 2000 e 2008 cerca de um quarto do crescimento da África veio do aumento no ganho com recursos naturais. A demografia favorável é outra causa. Com as taxas de fertilidade caindo na Ásia e na América Latina, metade do aumento na população nos próximos 40 anos será na África. Mas o crescimento também tem muito a ver com a economia de fabricação e de serviços que os países africanos estão começando a desenvolver. A grande pergunta é se a África consegue manter o ritmo se a demanda por commodities cair.

Cobre, ouro, petróleo – e uma pitada de sal

O otimismo em relação à África precisa ser tomado em doses pequenas, pois as coisas ainda são excessivamente desanimadoras na maior parte do continente. A maioria dos africanos sobrevive com menos de dois dólares ao dia. A produção de alimentos por pessoa caiu desde a independência nos anos 60. A média de expectativa de vida em alguns países é inferior aos 50 anos. A seca e a fome persistem. O clima está piorando, com o desmatamento e a desertificação ainda em curso.

Mesmo assim, contra esse retrato deprimente, alguns números fundamentais estão caminhando na direção certa. A África agora tem uma classe média que cresce rápido: de acordo com o Banco Mundial, cerca de 60 milhões de africanos têm renda de US$ 3 mil por ano, e 100 milhões alcançarão esta faixa em 2015. A taxa de investimento estrangeiro aumentou em dez vezes na década passada.

Tudo isso está acontecendo, em parte, porque a África está finalmente experimentando um pouco de paz e governos decentes. Por três décadas após os países africanos terem se libertado de suas amarras coloniais, nenhum país (exceto a ilha de Mauritius, no Oceano Índico) pacificamente forçou a saída de um governo ou presidente através das urnas. Mas desde que o Benin iniciou esta tendência, em 1991, isso aconteceu mais de 30 vezes – muito mais do que no mundo árabe. (Economist)

Os "perdoados" (cachorros) da ditadura

Cabo Anselmo

A revista Época n? 706 traz uma boa reportagem sob o nome de “Os infiltrados da ditadura”. Antes de continuar, é bom esclarecer que a reportagem é boa pelo assunto e por alguma verdade que deixa escapar, apesar da pauta e direção da revista. O fato é que, num surto de bom tema, a reportagem traz a público os perfis breves de cinco agentes do Centro de Informações da Marinha, que se infiltraram na resistência à ditadura.

Assim, ficamos sabendo dos infiltrados Manoel Antonio Rodrigues, Gilberto de Oliveira Melo, Álvaro Bandarra, este na cúpula do PCB, de Maria Thereza Ribeiro da Silva, no PCBR, e mais Vanderli Pinheiro dos Santos, executor da sua farsa de tal maneira, que recebeu da Comissão da Anistia 234 mil reais e pensão acima de 3 mil por mês. Mas claro, recebeu e recebe porque alegou haver sofrido perseguição e torturas, ao requerer o benefício a pessoas de boa-fé na Anistia. Se uma pesquisa rigorosa se fizer, deve haver outros em igual situação, pois a decência é terra estranha a bandidos e assemelhados.

No sentido acima, a reportagem marca um tento. Os agentes duplos, as infiltrações nos partidos e movimentos clandestinos, cujo maior exemplo é o senhor cabo Anselmo, começam a aparecer. Esse é um terreno fértil de sombras e traições, que o Brasil inteiro ainda muito saberá, a partir da abertura dos arquivos e do trabalho da Comissão da Verdade. Sim, a partir dela, que hoje recebe ataques à ultradireita e à sectária esquerda. Da direita, por absoluto conhecimento do que pode vir da Comissão. Da esquerda à esquerda, por um desejo precoce de resultados, enquanto vira palmatória dos que julga vacilantes.

Importa agora destacar o quanto a orientação da revista limitou a exploração da mina da luta e infâmia. O quanto há de conflito entre a reportagem, o mundo terrível que revela, e a ideologia da empresa. São palavras do Diretor de Redação da revista Época, ao tentar pôr venda nos olhos do leitor:

“Na reportagem fica claro como é impossível separar bandidos e mocinhos de modo categórico. Havia, de ambos os lados, seres humanos movidos por medos, angústias e tensões – alguns deles capazes de todos os tipos de ação, do assalto ou justiçamento à tortura e execução. O repórter Leonel descreve, em especial, a realidade ambígua daqueles que foram infiltrados pelos órgãos da repressão nos movimentos de esquerda. Ele descobriu onde vivem alguns hoje e, ao conversar com eles, testemunhou como a ditadura marcou suas vidas.

As histórias narradas pelo repórter revelam como é simplista a visão daqueles defensores da Comissão da Verdade que tentam disfarçar seu desejo de vingança com a mais nobre roupagem de defesa dos direitos humanos... Porque, se há algo essencial a dizer a respeito daquele passado, é que ele felizmente passou”.

Se esses não fossem os ferros a prender o repórter, ele teria ouvido os feridos sobreviventes à delação, que até hoje estão machucados no corpo e na alma. E escrever isso não é rascunhar uma frase de retórica. Por exemplo, deveria ter ouvido Maria do Carmo, companheira de Juarez, da VPR, que ainda sofre dores atrozes no espírito por viver depois do então companheiro. Em lugar de “a vida dos infiltrados era cheia de medo, dúvida e tensão”, como está na reportagem, seria informado que a vida dos militantes socialistas era cheia de contínuo terror, tortura e assassinatos. Mas que ainda assim continuavam, pois não podiam deixar de crer em um Brasil fraterno.

No editorial da revista, as operações mentais, as táticas do discurso são conhecidas: relativiza-se para nivelar executores e executados, torturados e torturadores. No passo seguinte, instaura-se o reino de lobos a lamber carinhosos ovelhas, de leões a serem puxados pelos bigodes por zebras, porque todo o sangue e ferocidade é passado. Porque o passado, como diria o Marquês de Maricá, o passado passou. No entanto a realidade resiste a tão bons e piedosos propósitos. Perguntem a todo o mundo civilizado sobre os crimes de guerra de nazistas e se diga aos “vingativos” netos das vítimas que o passado passou. E nem se precisa perguntar aos humilhados e pisados no oriente. Aqui perto, na Argentina, perguntem. Se a humanidade assim concordar, poderemos todos chamar os companheiros de Fleury para um jantar de confraternização, ao som de “hoje é um novo dia, um novo tempo já começou”.

Mas enquanto esse futuro bobo não chega, que venha e se aprofunde a

Comissão da Verdade. Urgente, já. (Luis Nassif)

O TRADICIONAL MERGULHO NA PISCINA NA DESPEDIDA DO TERCEIRO ANO DO CEP

Curitiba vai ganhar viaduto estaiado sobre a Avenida das Torres

A Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, no cruzamento com a Avenida Comendador Franco, conhecida como Avenida das Torres, vai ganhar um viaduto estaiado, suspenso por cabos de aço, semelhante aos modelos de pontes feitos na cidade de São Paulo. O projeto foi um dos discutidos pela prefeitura de Curitiba em reunião na quinta-feira (1º) com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

De acordo com a prefeitura de Curitiba, o viaduto passará por cima da Avenida das Torres e terá um vão livre de 134 metros, suspenso por 11 cabos em um sentido e 10 no sentido oposto. A pista terá 25 metros de largura, com quatro pistas, duas em cada sentido da Rua Coronel Francisco H. dos Santos. O projeto também prevê a construção de pistas de acesso para conversões e ciclovias.

O objetivo da implantação da ponte, segundo a prefeitura de Curitiba, é melhorar o fluxo de veículos na confluência das duas avenidas. O cruzamento separa os bairros Jardim das Américas, Guabirotuba e Uberaba. Com o viaduto, os semáforos serão eliminados e o fluxo de veículos será contínuo nas duas ruas.

A Avenida das Torres liga o Centro da capital ao Uberaba e é a principal via de acesso aoAeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Já a Coronel Francisco H. dos Santos é uma das ligações para os bairros Boqueirão, Hauer, Xaxim e Jardim das Américas, Cajuru e para a BR-277. No cruzamento das duas avenidas, os congestionamentos são comuns, em especial nos horários de pico. (GP)

Sites vendiam produtos pela internet, mas não entregavam

O Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber), de Curitiba, divulgou, nesta sexta-feira (2), a conclusão das investigações sobre sites de compras na internet, acusados de vender produtos eletrônicos, mas não entregá-los aos compradores. Segundo a polícia, centenas de pessoas foram lesadas. Três endereços eletrônicos, sob responsabilidade de um casal, faziam parte do esquema.

Segundo informações do site da Polícia Civil, o casal Donaldson Rassolim Filho e Mirian Furquim Lopes é considerado suspeito de estelionato. Eles seriam titulares dos domínios dos três sites (www.momorycardusa.com.br, www.rassolimshop.com.br e www.rashop.com.br). Por meio desses endereços, eles ofereciam produtos eletrônicos a preços, em média, 30% inferiores aos praticados no mercado. Após receberem o pagamento antecipadamente por depósito bancário ou cartão de crédito, eles não faziam as entregas nem ressarciam os consumidores.

A nota divulgada pela Polícia Civil aponta que, além das ofertas tentadoras, os compradores eram atraídos por um atendimento via call center. O grupo teria lesado consumidores em São Paulo, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina, e Rio Grande do Sul, além do Paraná.

Orientações

O delegado Demetrius Gonzaga de Oliveira, chefe do Nuciber orienta aos consumidores virtuais a montarem um “dossiê” sobre as transações, imprimindo fichas cadastrais e e-mails de confirmação de compra. “No caso de o consumidor for lesado, os materiais permitem que o Núcleo possa agir mais rapidamente e com maior eficácia”, afirma.

O delegado ressalta ainda que nem sempre o melhor preço significa melhor negócio. Por isso, ele sugere que os compradores procurem por empresas idôneas e tradicionais. “Outra maneira de evitar negócios mal sucedidos é prestigiar o comércio local e não se deixar levar pelos preços sedutores da internet”, conclui. (GP)

Curitiba: Inscrições abertas para a III Conferência Municipal de Cultura

Estão abertas as inscrições para a III Conferência Municipal de Cultura, que será realizada nos dias 17 e 18 de dezembro, no Memorial de Curitiba, com o tema “Políticas Públicas para a Cultura e Economia Criativa”. As inscrições devem ser feitas pelo sitewww.fundacaoculturaldecuritiba.com.br até o dia 15. No dia 17, até o meio-dia, as inscrições podem ser feitas no local.

O objetivo principal da Conferência é apresentar sugestões para a elaboração, implementação e o acompanhamento do Plano Municipal de Cultura e recomendar metodologias de participação, diretrizes e conceitos para subsidiar a sua elaboração. O público-alvo são artistas, produtores culturais, representantes de órgãos públicos e de instituições ligadas à área cultural, mas podem participar todos os cidadãos com mais de 16 anos.

“Essa conferência é a forma mais democrática de discussão de políticas e estratégias para a cultura em nossa cidade”, diz a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Roberta Storelli. Para ela a Conferência Municipal possibilitará a definição conjunta de propostas para o setor cultural. “É uma oportunidade que deve ser muito bem aproveitada, para refletirmos juntos – poder público, classe artística e todos os cidadãos interessados – sobre as prioridades e objetivos a serem perseguidos. Tudo para garantir o acesso e valorizar cada vez mais a nossa produção cultural”, declara.

Os participantes serão organizados em seis grupos conforme a opção de inscrição. Os eixos temáticos de discussão são: Patrimônio Natural e Cultural, Espetáculos e Celebrações, Artes Visuais e Artesanato, Livros e Periódicos, Audiovisual e Mídias Interativas, Design e Serviços Criativos.

O representante do Ministério da Cultura, Luiz Antônio Gouveia de Oliveira vem a Curitiba para participar do evento e apresentar um painel expositivo com o tema "Políticas Públicas para a Economia Criativa Brasileira". Ele está à frente da Diretoria de Desenvolvimento e Monitoramento da Secretaria da Economia Criativa do Ministério e tem experiência profissional e acadêmica na área de gestão, com ênfase em negócios internacionais, inovação e economia criativa. É bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1995) e mestre em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (1999). Foi analista do Sebrae Ceará e Diretor Executivo do Senac Ceará.

Regulamento – As propostas de todos os integrantes serão ouvidas e votadas. Os não inscritos poderão participar apenas como ouvintes, sem direito à voz e voto. A Conferência não poderá ser realizada caso não seja atingido o número mínimo de 100 (cem) inscritos ou não estejam presentes no ato da instalação 1/3 (um terço) do total de inscritos. Podem participar da III Conferência pessoas residentes em Curitiba, representantes de instituições governamentais e não governamentais com área de atuação relacionada à cultura e que abranja a área geográfica do município.

A comissão organizadora da Conferência Municipal é presidida pela diretora de Ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba Janine Malanski e composta por Héliomar Jerry Dutra de Freitas, Diani Eire Camilo Mossato, Filomena Nercy Hammerschmidt, Alex Sandro Ribeiro de Pontes, Alexsandro dos Santos Bonfim, Ernesto Yuki Doi, Gehad Ismael Hajar, Luis Carlos Baduy, Otavio Mariano da Silva, Sandro Luis Fernandes, Eliane Mara de Souza Chichof e Mário Barbosa Silva.

PROGRAMAÇÃO

Local: Memorial de Curitiba

17 de dezembro de 2011 (sábado)

8h às 12h inscrições no local (para quem não fez pelo site)

8h às 9h café e credenciamento

9h às 9h15 composição da mesa de abertura

9h15 às 9h30 apresentação musical

9h30 às 10h abertura da Plenária – apresentação da mesa

10h às 11h20 painel expositivo com Luiz Antônio Gouveia Tema: "Políticas públicas para a economia criativa brasileira"

11h30 às 12h30 formação dos grupos de discussão e escolha dos coordenadores

12h30 às 13h horário livre para almoço

13h30 às 18h grupos de discussão

18 de dezembro de 2011 (domingo)

9h às 9h30 café e apresentação musical

9h30 às 13h30 Plenária final


Data(s): 17/12/2011 a 18/12/2011.

Horários: A partir das 8h

Espaço cultural: Memorial de Curitiba

Natal: Inaugurada a Galeria de Luz na Rua XV

Formada por arcos com milhares de lâmpadas coloridas, foi acesa ontem à noite, em Curitiba, a Galeria de Luz, que iluminará a Rua XV de Novembro até o Natal. Criada pela companhia italiana Studio Festi, a galeria fica no trecho entre as Ruas Barão do Rio Branco e Marechal Floriano Peixoto. Além da abertura de ontem, haverá mais 14 noites de espetáculo, até 23 de dezembro. Nos dias em que não houver espetáculo, a galeria também será acesa e terá sonorização especial. O visitante poderá adquirir lâmpadas para serem acesas no painel Pinheiros de Luz. O valor arrecadado será destinado a entidades sociais.


Mil vagas de trabalho para pessoas com deficiência neste sábado

A Secretaria Municipal do Trabalho promoverá neste sábado (3) a 3ª Feira do Emprego e da Capacitação Profissional para Pessoas com Deficiência. A feira acontecerá na praça Generoso Marques, das 9h às 17h. Doze empresas participarão da feira, com a oferta de mil vagas de emprego.
"Além de vagas de empregos em diversas áreas, a feira ofertará também cursos de capacitação profissional e os interessados ainda poderão solicitar carteira de trabalho e aprender a preencher um currículo", anuncia o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Paulo Bracarense.
"A feira será uma oportunidade para os trabalhadores que buscam espaço no mercado e para as empresas que precisam se adequar à Lei de Cotas", afirma o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Irajá de Brito Vaz.
A legislação (Lei 8213/1991) estabelece que empresas com mais de 200 funcionários devem reservar uma parcela dos cargos – de 2% a 5% dependendo do número de empregados – para pessoas com deficiência.
Em Curitiba, 12% da população, ou aproximadamente 190 mil de pessoas, são afetadas por algum grau de comprometimento físico ou intelectual, segundo dados do IBGE de 2000.
A Feira do Emprego para Pessoas com Deficiência é uma promoção da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, com apoio das secretarias municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Educação, da Fundação de Ação Social (FAS) e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Sescap/PR).
Em Curitiba, de acordo com o Relatório Anual de Informações Sociais-2007 (RAIS), são 745 empresas com mais de 100 empregados, totalizando 439.408 trabalhadores. Com base nestes números, são 18.337 vagas pessoas com deficiência. Porém, o mesmo relatório informa que apenas 6.170 postos estão preenchidos.
Serviço:
Feira do Emprego e da Capacitação Profissional para Pessoas com Deficiência Data: sábado, 3 de dezembro Local: praça Generoso Marques Horário: das 9h às 17h
ATENÇÃO: Os candidatos a vagas de emprego deverão apresentar Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho e comprovante de residência.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles