quinta-feira, 3 de março de 2011

Homem que passou mais de 200 mil trotes na PM é preso

Foi preso em flagrante na noite desta quarta-feira, 2, José Uilson Santos, de 20 anos, acusado de passar mais de 200 mil trotes ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) de Sergipe.

Segundo a Polícia Militar, ele foi preso após monitoramento feito pelo Ciosp, no momento em que passava trotes para a Central de emergência através de um orelhão, no bairro Jabotiana. Ele ficou alguns minutos conversando com um atendente do Ciosp, repassando informações sobre supostos crimes praticados na capital.

"Como ele ligou de um orelhão, no mesmo momento, em um grande monitor, localizamos o ponto exato e pudemos enviar a patrulha", explicou o coronel Salvador Braulino Sobrinho, diretor do Ciosp.

Uilson é conhecido dos atendentes do Ciosp e já tinha até um apelido, '3014', em referência às duas últimas dezenas do número do celular dele. No total, segundo dados do Ciosp, foram mais de 200 mil ligações direcionadas apenas de um número de celular.

Uilson prestou depoimento ontem à noite na Delegacia Plantonista ao delegado Wellington Fernandes, em virtude da falsa comunicação de crime, considerado crime de menor potencial ofensivo.

Caso ele seja reincidente, ficará detido em uma unidade policial, aguardando posicionamento da Justiça e, caso seja condenado, pode pegar de um a seis anos de detenção.(Central de Notícias)

Quanto mais pobre é o contribuinte mais ele paga impostos

Quanto mais pobre é o contribuinte mais dias de seu trabalho ao ano ele destina ao pagamento de tributos. Quem, em 2008, tinha renda familiar de até dois salários mínimos dedicou 197 dias do ano para o Leão, ao passo que, quem tinha renda familiar de mais de 30 salários mínimos comprometeu 106 dias de trabalho, três meses a menos. Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
A razão da diferença entre a quantidade necessária de dias trabalhados por classe social para o pagamento de tributos está na "regressividade de impostos e contribuições", como dizem os tributaristas. Segundo José Aparecido Ribeiro, técnico do Ipea, dois terços do que se arrecada em tributos no Brasil vêm de impostos indiretos sobre o consumo, embutidos no valor de produtos comprados e serviços contratados.

"Quem recebe pouco faz mais uso da renda para consumo imediato", explica Ribeiro. São exemplos de impostos indiretos o caso do Imposto sobre o Produto Industrial (IPI, federal), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS, estadual) e o Imposto sobre Serviços (ISS, municipal).

Segundo o técnico do Ipea, a composição tributária é o contrário do verificado nos 33 países que formam a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Nesses países, predominantemente da Europa, a carga tributária principal é sobre os impostos diretos que progridem conforme o valor da renda, patrimônio, fortuna e herança.

Homo sapiens: Por onde saímos da África?


Na escola me ensinaram que a História começava no Egito e terminava no século 20, 3 mil ou 4 mil anos depois. Demorei para descobrir que essa História de um pequeno subgrupo de Homo sapiens, influenciada pela tradição judaico-cristã, descreve as ultimas páginas do último capítulo de um longo livro.

Lembro que me espantava com o fato de nossa "civilização" sempre encontrar seres humanos cada vez que "descobria" um novo território. Nunca me explicavam como eles tinham chegado lá. De onde teriam vindo os tupis-guaranis que foram encontrar Cabral na praia? A resposta sempre mencionava uma tal de Pré-História, aparentemente perdida para sempre, descrita rapidamente nos dez minutos iniciais da primeira aula sobre o Egito.

A verdade é que a história do Homo sapiens, muito mais longa e interessante, vem sendo desvendada aos poucos. Começa com o aparecimento ainda misterioso da nossa espécie na África, talvez meio milhão de anos atrás; descreve sua saída da África e a aventura de ocupar cada praia e montanha de cada continente. Passa pelo pouso na Lua e terminará algum dia, quando o último Homo sapiens deixar de existir, talvez extinto pelas suas próprias estripulias.

Um dos capítulos, o que descreve nossa saída da África, talvez tenha de ser editado. Descobriram vestígios humanos, datados de 125 mil anos atrás, em cavernas próximas do Estreito de Hormuz, que separa os Emirados Árabes do Irã. Se essa descoberta for confirmada, significa que deixamos a África quase 60 mil anos antes do que se acreditava.

Os arqueólogos concordam que o homem moderno surgiu na África e se espalhou pelo planeta. Concordam também que outras espécies semelhantes, como nossos primos neandertais e o Homo erectus, aventuraram-se fora da África muito antes de nós.

Esses aventureiros acabaram dizimados por nossos ancestrais ou extintos por outros motivos. Até agora, a teoria dominante é a de que havíamos saído da África por volta de 50 mil ou 60 mil anos atrás, cruzando a extensão de terra que separa o norte do Mar Vermelho do Mediterrâneo, cortada hoje pelo canal de Suez. Consistente com essa teoria, os locais onde teríamos primeiro nos instalado seriam representados pelos sítios arqueológicos como Es Skhul e Qafzeh, localizados na vizinhança de Israel, ocupados cerca de 100 mil anos atrás.

O problema é que um grupo de arqueólogos escavou as encostas de Jabel Faya, entre 2003 e 2010, e agora publicou seus achados. Nessa escarpa rochosa, localizada naquele bico de terra que separa o Golfo Pérsico do Oceano Índico, foram achados diversos conjuntos de pontas de machados feitos de pedra lascada. A tecnologia usada para produzir essas pontas é idêntica à usada pelas aldeias de Homo sapiens na África. Um método sensível, utilizado para descobrir a data de sua fabricação, permitiu aos cientistas descobrir que elas foram produzidas 125 mil anos atrás, numa época que acreditávamos que o Homo sapiens habitava somente a África.

Quando essas descobertas foram combinadas com a recente determinação da altura dos mares há 120 mil anos, os cientistas chegaram à conclusão de que essa população humana pode ter deixado a África cruzando o estreito de Bab al Mandab, que separa o Mar Vermelho do Oceano Índico - já que nessa época, porque o mar estava mais baixo, haveria uma ligação de terra firme entre o sul do que é hoje a Eritreia e o Iêmen. Atravessado o estreito, eles teriam migrado pela costa até Jabel Faya. Essa descoberta colocaria nossa espécie na Ásia antes da massiva erupção de um vulcão na Indonésia, 74 mil anos atrás, que se acredita ter tornado grande parte da Ásia inabitável por milhares de anos.

Se essa descoberta se confirmar (alguns arqueólogos acreditam que talvez essas pontas de machado possam ter sido fabricadas por outra espécie que não o Homo sapiens), a região de Israel e os vales dos Rios Tigre e Eufrates podem não ter sido nosso primeiro lar fora da África. Teremos de ensinar nas escolas que a civilização ocidental não começou nas praias do Mediterrâneo, como ensina a tradição judaico-cristã, mas sim nas costas do Iêmen e do Omã.(AE)

MAIS INFORMAÇÕES:

THE SOUTHERN ROUTE "OUT OF AFRICA": EVIDENCE FOR AN EARLY EXPANSION OF MODERN HUMANS INTO ARABIA. SCIENCE

Cientistas desvendam desaparecimento de manchas solares

Uma pesquisa apresentada na edição desta quarta-feira, 2, na revista Nature conseguiu desenvolver o primeiro modelo de computador que explica o recente período de atividade solar enfraquecida. O período, que ocorre durante um ciclo de 11 anos, se chama solar minimum e é caracterizado por uma menor frequência de manchas e erupções solares. O último minumum foi o mais intenso em cerca de 100 anos.

O Sol tem aparecido frequentemente nas notícias devido ao aumento de erupções e tempestades solares. Sua explosão mais recente rendeu notícias particularmente porque a estrela havia estado muito quieta por um período bastante grande de tempo.

Os astrônomos até hoje tiveram dificuldade para explicar o solar minimum. No entanto novas simulações de computador sugerem que o período de pouca atividade do Sol resultou em mudanças no seu fluxo de plasma.

"O Sol tem imensos rios de plasma similares às correntes oceânicas da Terra", disse Andres Munoz-Jaramillo, pesquisador do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica. "Esses rios de plasma afetam a atividade solar de maneiras que nós estamos apenas começando a compreender."

A estrela em torno da qual gira o nosso sistema planetário é feita de um quarto estado da matéria, o plasma - no qual elétrons negativos e íons positivos fluem livremente. Quando o plasma flui, ele cria campos magnéticos, torno dos quais giram as atividades solares, como as erupções e as manchas solares.

Os astrônomos sabem há décadas que a atividade solar aumenta e diminui em um ciclo que dura cerca de 11 anos. Em seu momento de maior atividade, chamado de solar maximum, manchas solares escuras aparecem e as erupções passam a ser mais frequentes, mandando toneladas de plasma quente para o espaço. Se o plasma atinge a Terra ele pode afetar sistemas de comunicação, satélites e redes elétricas.

Durante seu período de menor atividade, o solar minimum, o Sol se acalma e tanto as manchas quanto as erupções passam a ser mais raras. Os efeitos na Terra, embora menos dramáticos, também são significativos. Por exemplo, a camada exterior da atmosfera terrestre encolhe e o vento que sopra pelo sistema solar (associado ao campo magnético) é enfraquecido, permitindo que mais raios cósmicos chegue à Terra.

O solar minimum mais recente teve um número incomum de dias sem manchas solares. Foram 180 dias entre 2008 e 2010. Em um solar minimum típico, o Sol fica sem manchas por cerca de 300 dias, tornando o último minimum o mais longo desde 1913.

"O último solar minimum teve duas características principais: um longo períodos sem manchas solares e um campo magnético polar fraco", explica Munoz-Jaramillo. Um um campo magnético polar é o campo magnético que fica nos polos norte e sul do Sol. "Nós temos que explicar esses dois fatores se quisermos entender o solar minimum."

Para estudar o problema, Munoz-Jaramillo usou simulações de computador para fazer modelos do comportamento do Sol em 210 ciclos durante 2 mil anos. Ele procurou entender especificamente o papel dos rios de plasma que circulam do equador do Sol até latitudes maiores. Essas correntes fluem de maneira bastante parecida com as correntes oceânicas da Terra e leva cerca de 11 anos para fazer uma volta.

O pesquisador descobriu que a velocidade dos rios de plasma do Sol aumenta e diminui como uma esteira transportadora com defeito, havendo um fluxo mais rápido durante a primeira metade do ciclo solar, seguido de um fluxo mais lento, que pode levar ao solar minimum estendido. A causa da mudança de velocidade provavelmente envolve uma relação complicada entre o fluxo de plasma e os campos magnéticos.

O objetivo final do estudo é conseguir prever os períodos de solar minimum e maximum com precisão, o que os cientistas até hoje não conseguem fazer.(Nasa)

Londrina: MP denuncia ex-prefeito de Londrina por improbidade administrativa

A Promotoria de Justiça de Proteção do Patrimônio Público de Londrina apresentou, nesta quinta-feira (3), ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o vereador José Roque Neto (PTB), padre Roque, pela contratação sem licitação do Hospital Otocentro de Londrina para prestação de serviços em um mutirão de saúde realizado durante a gestão interina de dele na Prefeitura de Londrina, no início de 2009.

“Foi ilícito, sem dúvida”, disse o promotor Renato de Lima Castro, sobre a contratação da empresa sem licitação. “Eles deveriam ter realizado a licitação para concorrência de outras empresas interessadas”, acrescentou.

Também são réus na ação o atual diretor superintendente da Autarquia Municipal da Saúde, Aparecido José Andrade, o médico Koki Kitahara, representante da unidade de saúde, e o ex-secretário municipal de Gestão Pública Nilso Paulo da Silva, além do próprio hospital.(GP)

Inferno astral na terceira idade: O septuagenário Roberto Requião completa hoje 70 anos

O senador Roberto Requião (PMDB), três vezes governador do Paraná, vai completar 70 anos de idade nesta quinta-feira (3 de março).

Como presentes, entre tantos outros mimos, recebeu o escândalo do Porto, o pedido de informações sobre as ações desencadeadas pelo Provopar, o futuro afastamento do Doático da direção do Diretório Municipal do PMDB, o isolamento total no Senado Federal, a perda de espaço no Diretório Estadual do PMDB, a futura nomeação do Pessuti, etc..

Meus mais sinceros parabéns!

LULA RECEBEU R$ 200 MIL PARA FAZER AUTOELOGIO

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estreou na noite desta quarta-feira, 2, na carreira de palestrante em evento promovido pela empresa coreana LG no Transamerica Expo Center, na capital paulista. Lula aproveitou a palestra paga para exaltar seus oito anos de governo - o valor pela participação não foi confirmado oficialmente, mas entre profissionais da área de eventos consta que o cachê teria sido de R$ 200 mil.

A palestra durou 40 minutos. A imprensa, no entanto, teve acesso a apenas 15 minutos do discurso que se transformou em balanço de governo. "Nos oito anos do meu governo, foram criados 15 milhões de vagas com carteira assinada", ressaltou Lula, a uma plateia de cerca de mil empresário do setor varejista. O ex-presidente leu a maior parte da sua apresentação e destacou a importância de o governo federal ter atuado para a redução das desigualdades sociais. De acordo com Lula, é preciso trabalhar para que o povo brasileiro "continue sendo governado por gente que pensa em todos, e não apenas em uma parte". "Vinte milhões de pessoas saíram da pobreza e outros 36 milhões entraram para a classe média. É mais gente trabalhando e consumindo", enfatizou.

Durante o balanço, Lula destacou que em sua gestão o Brasil enfrentou a "pior crise do capitalismo mundial". O ex-presidente lembrou o episódio em que sofreu críticas por classificar a crise financeira mundial de "marolinha".

"Quando veio a crise econômica de 2008, eu disse que ia ser uma marolinha e fui achincalhado porque estava menosprezando a crise", afirmou. "Quando chegou a crise, em 2008, já tínhamos lançado o Programa de Aceleração do Crescimento em 2007 e, portanto, já estávamos com um programa de desenvolvimento para o Brasil", lembrou.(AE)

Dilma pode cancelar contratos de quase R$ 34 bilhões fechados por Lula

A ministra Miriam Belchior (Planejamento) já orientou seus colegas de Esplanada a selecionar despesas contratadas pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva e que não serão honradas pela sucessora Dilma Rousseff. Levantamento do Estado indica que o cancelamento de contratos pode alcançar R$ 33,9 bilhões, valor equivalente ao custo estimado do polêmico trem-bala entre São Paulo e Rio de Janeiro.

No primeiro dia de março, depois de quitar R$ 28 bilhões de contas pendentes deixadas por Lula no ano eleitoral, o governo ainda acumulava mais de R$ 98 bilhões de despesas a quitar, informa levantamento feito pela ONG Contas Abertas no Siafi (Sistema de acompanhamento de gastos da União). Isso é quase o dobro do tamanho no corte no Orçamento de 2011 anunciado pela equipe econômica.

Obrigados a escolher entre levar adiante gastos autorizados no Orçamento deste ano e pagar as contas deixadas por Lula, tecnicamente chamadas de "restos a pagar", vários ministros procuraram orientação da ministra do Planejamento. Ao Estado, o ministério informou: "Estamos em contato com os ministérios para que eles façam esse trabalho de análise para o cancelamento de restos a pagar".(AE)

Kadafi convida Brasil para ser observador da crise na Líbia

O governo de Muamar Kadafi convidou nesta quarta-feira, 2, o Brasil, a União Africana (UA) e os países da conferência islâmica a assumir o papel de observadores da crise política no país. A informação foi revelada há instantes pelo embaixador do Brasil na Líbia, George Fernandes.

O diplomata participou de um encontro promovido pela cúpula do regime de Kadafi, no qual o ditador fez um discurso transmitido pela TV estatal.

No pronunciamento, o coronel disse também que iria substituir bancos e empresas ocidentais que atuam na Líbia por outras de China, Rússia e Brasil.(AE)

Prêmio Ivo Rodrigues foi dado aos melhores do hard rock

No último sábado, 26, aconteceu a primeira edição do prêmio Ivo Rodrigues, no auditório do Largo da Ordem em Curitiba. O evento teve o objetivo de divulgar a cena rock independente da cidade, e dar chance para as bandas que participaram tornarem público seu trabalho. A ideia é uma iniciativa da equipe do site Arquivo Metal CWB. “Criamos este prêmio por amor a musica”, conta um dos membros da equipe, Vito Cuneo.
O eventou avaliou as bandas em dez categorias diferentes, e a votação foi feita por seis jurados. Além disso o público também participou da votação totalizando 817 votos que entraram na contagem como um sétimo voto, conforme previsto no regulamento. A banda Motorocker foi indicada a cinco das dez categorias e levou o prêmio de melhor vocalista e melhor performance de palco. Antes de revelar o vencedor de melhor show, Vito Cuneo brincou “como era de se esperar a banda vencedora é o Motorocker”.

Segundo Marcelus Santos, vocalista do Motorocker este tipo de iniciativa underground é o que Curitiba precisa para movimentar sua cena musical. Mais eventos, premiações, festivais, ou seja, mais união das bandas da mesma cena. O vocalista ficou emocionado com a participação do Motorocker “Ser premiado em nossa própria cidade é sempre um prazer, ainda mais em um evento em que nossa banda era a única realmente diferente entre todas que concorreram”.

A apresentação começou ás 21horas com uma homenagem a Ivo Rodrigues, falecido vocalista da mais famosa banda de rock do Paraná. O líder da banda Blindagem completaria 62 anos neste dia 28 de fevereiro. Na ocasião, Ivo foi aplaudido pelas 500 pessoas presentes, dentre elas seu filho Ivan, baterista da banda Magaivers que prestou uma homenagem ao cantor. “Tive a oportunidade de fazer está homenagem ao meu pai. Fiquei muito feliz de participar e poder contribuir de alguma forma”, comenta Ivan aproveitando para agradecer a homenagem que o Motorocker fez à seu pai na canção Homen Livre do disco Rock na Veia.

Ao final desta primeira edição os organizadores disseram estar muito satisfeitos com o resultado. “A intençao é continuar a partir de já, para ter uma ótima segunda ediçao”, diz Vito Cuneo e acrecenta uma mensagem para as bandas curitibanas “Espero que cada vez mais bandas possam participar vestindo a camisa do underground Curitibano”, conclui.

Confira abaixo todos os vencedores do 1º prêmio Ivo Rodrigues:

• Melhor banda: Necropsya

• Melhor CD: Macabre Rampages and Splatter Savages (Offal)

• Melhor música: Afforddiction (Krucipha)

• Melhor blog/myspace/site: Semblant

• Melhor presença de palco/show: Motorocker

• Melhor baterrista: Eduardo “Duda” Tobe (Offal e ex-Unblemished)

• Melhor guitarrista: Samuel Ebel Braga (ex-Unblemished)

• Melhor vocalista: Marcelus (Motorocker)

• Melhor baixista: Emerson Niederauer (Terrorscream)

• Melhor tecladista: Ronaldo Junior (Dark Symphony)

Milho sai da lavoura com 30% de água

As colheitadeiras e caminhões estão levando toneladas de água para os silos de secagem nos Campos Gerais. Em cada mil quilos de milho, 300 são de umidade, o dobro do ideal. O plantio tardio e as chuvas diárias atrasam a colheita em até duas semanas e fazem o porcentual de umidade passar de 30% em fazendas visitadas nesta semana por uma das equipes da Expedição Safra Gazeta do Povo.

Por enquanto, esse fator não derruba a qualidade da produção, mas amplia o custo de secagem em cerca de 10%, conforme informações da cooperativa Batavo, com sede em Carambeí. Perto de 5% das áreas do cereal foram colhidas nos últimos dias. A expectativa é que, com o avanço dos trabalhos, o gasto médio de R$ 19 por tonelada seja reduzido. A umidade eleva também o volume a ser transportado, encarecendo o escoamento, acrescenta o gerente geral da cooperativa, Antonio Carlos Campos.


O clima põe em xeque a expectativa de aumento na produtividade, relata. Nos 136 mil hectares cultivados pelos cooperados da Batavo, a soja, cuja colheita ainda não começou, tende a passar de 3,2 mil para 3,4 mil quilos e o milho, de 9,7 mil para 10 mil quilos por hectare.

A pressa para a retirada de milho está relacionada à previsão de que a colheita da soja será concentrada num período de 35 dias. Os produtores tentam adiantar trabalho também para cumprir contratos de venda antecipada. É o que ocorre na fazenda Capão Grande, de Ponta Grossa, que nesta safra dedica 665 hectares à soja e 355 ao cereal.

A colheita teve de ser reduzida a cinco horas ao dia, metade do tempo de trabalho de épocas em que o clima se mostra mais seco. “A umidade está entre 29% e 31%. Temos de parar mais cedo porque a estrutura de secagem está sobrecarregada”, afirma o administrador da fazenda, Luiz Fernando Mattos. A potência das colheitadeiras e o aumento da produtividade colaboram para tornar a estrutura de secagem pequena, pondera. A expectativa é de que o quadro se normalize nas próximas semanas e o problema seja superado, com rendimento de 11,5 mil quilos por hectare – 1 mil a mais do que ano passado. Na soja, a produtividade prevista é de 3,6 mil quilos por hectare – 100 a mais que no verão de 2010.

O porcentual de umidade contrasta com o registrado pela Expedição Safra na última colheita de milho nos Estados Unidos. O clima ajudou os produtores norte-americanos, que puderam remeter boa parte das mais de 300 milhões de toneladas do cereal direto para a China. Eles relataram índices de umidade de 13%.

No Paraná, a secagem é prática ‘obrigatória’. Normalmente, os produtores precisam reduzir a 14% índices de até 28% de umidade. Os três pontos extras, verificados atualmente, só evaporam com uma semana de clima seco, segundo os técnicos.(JL)

Londrina: IAP veta resíduos no Aterro do Limoeiro

Instituto Ambiental do Paraná (IAP) proibiu ontem a Prefeitura de Londrina de continuar enterrando resíduos no aterro do Limoeiro (zona sul), fechado no ano passado. O órgão determinou que a Prefeitura remova toneladas de resíduos do local.

Na semana passada, o JL flagrou funcionários da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) em práticas vetadas pelo órgão ambiental estadual. Na oportunidade, pneus, resíduos recicláveis da coleta seletiva e materiais misturados, inclusive pneus, eram aterrados como lixo comum. Os resíduos são provenientes dos mutirões de limpeza de combate à dengue.

Após o alerta da reportagem, um funcionário da CMTU responsável pela gerência de resíduos tentou se justificar – mas as desculpas foram repelidas pelo IAP. O prefeito Barbosa Neto também negou manejos ilegais de resíduos na área.

Em vistoria no aterro, na manhã de ontem, o chefe regional do IAP confirmou ter presenciado e fotografado grande quantidade de resíduos que não poderiam ser enterrados, em afronta à licença 30.230, expedida pelo próprio órgão. “O local estava se transformando novamente em um lixão. Acho que as condicionantes não foram atendidas de acordo com a autorização concedida”, afirmou Andrew Pinheiro Neto.

Segundo o chefe do IAP, a Prefeitura terá que separar os materiais reaproveitáveis e está proibida de enterrar até rejeitos – composto por sobras impossíveis de reciclar – no local. O órgão deu prazo até a semana que vem para que a Companhia Municipal de Transito e Urbanização (CMTU) entregue um relatório sobre as condições do aterro fechado e as operações realizadas na área. “Queremos saber o porquê de as condicionantes não terem sido atendidas. O que encontramos lá já seria passível de autuação. Primeiro, vamos resolver o problema e depois passar para essa fase”, explicou o chefe regional.

O presidente da CMTU, André Nadai, confirmou que resíduos recicláveis e pneus eram levados para o aterro do Limoeiro, mas negou que fossem enterrados à revelia da licença ambiental do IAP. Segundo ele, a Prefeitura respeitou a licença para fazer uma área de transbordo e triagem no local, para onde os resíduos seguiriam depois de separados.

Nadai qualificou a situação como “tranquila” mesmo após a inspeção do IAP no Limoeiro. “Não foi feito aterro com resíduos proibidos”, afirmou o presidente da CMTU. “Pode ter sido apenas uma situação, um caso”, respondeu, sobre o flagrante feito pelo JL de um trator triturando resíduos que deveriam ir para a reciclagem. “De qualquer forma, se aconteceu, foi errado.”(JL)

Liga Árabe pode apoiar zona de exclusão aérea sobre a Líbia


A Liga Árabe disse hoje que pode considerar o apoio a uma zona de exclusão aérea sobre a Líbia, mas descartou o apoio a qualquer intervenção militar direta estrangeira no país. "Os países árabes não podem permanecer de braços cruzados enquanto o sangue do povo irmão líbio está sendo derramado", afirmou a liga em resolução tomada após reunião com ministros de Relações Exteriores no Cairo.

"Os ministros decidiram buscar negociações sobre a melhor forma de proteger os cidadãos da Líbia e garantir sua segurança, incluindo a imposição de uma zona de exclusão aérea e a coordenação entre a Liga Árabe e a União Africana sobre este assunto", diz o documento.(Dow Jones)

Navios de guerra dos EUA entram no Canal de Suez


Dois navios de guerra dos EUA transportando marines e equipamentos entraram no Canal de Suez em direção à Líbia, enquanto EUA e Europa aumentam a pressão sobre o líder líbio Muamar Kadafi. "O USS Kearsarge e o USS Ponce entraram no Canal de Suez a partir da entrada sul às 6h (horário local, 1h em Brasília desta quarta-feira) e estão fazendo o caminho para o Mar Mediterrâneo", disse uma autoridade do Canal.

Em média o trajeto leva entre 12 e 14 horas para ser concluído. O navio anfíbio Kearsarge - com cerca de 800 marines, uma frota de helicópteros e instalações médicas - pode dar suporte a esforços humanitários e a operações militares.

Os governos do Ocidente argumentam a favor da imposição de uma zona livre de voos sobre a Líbia para dar suporte aos rebeldes que lutam contra o regime de Kadafi. Alguns líderes da oposição local começaram a pedir um ataque aéreo.

Um navio porta-aviões norte-americano, o USS Entreprise - que carrega jatos de combate que podem implementar a área livre de voos - também pode ser convocado para agir na crise da Líbia. O porta-aviões está no norte do Mar Vermelho, de acordo com o website da Marinha dos EUA.(AE)

Senado aprova criação de 1.124 novos cargos. Metade sem concurso

Dois dias após o detalhamento dos cortes no Orçamento da União, no valor de R$ 50 bilhões, os senadores aprovaram projeto de lei do Executivo autorizando a criação de 1.124 novos cargos na administração federal, dos quais 510 de livre nomeação, ou seja, sem concurso público.

O impacto orçamentário previsto é de R$ 10 milhões ao ano. A proposta foi aprovada em caráter terminativo na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e seguirá para sanção presidencial.

Os novos cargos destinam-se ao Ministério da Previdência Social, sendo 114 reservados às funções gratificadas (para servidores públicos de carreira).

Outras 500 vagas são para a carreira de perito médico previdenciário do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) para atender 720 agências que estão sendo construídas em todo o Brasil. O projeto ressalva que a realização de concurso para provimento dessas vagas depende de prévia dotação orçamentária.

Polícia pede prisão de três suspeitos de participação no assalto à prefeitura de Colombo

Polícia pede prisão de três suspeitos de participação no assalto à prefeitura de Colombo
Para delegado, há fortes indícios de que trio foi responsável pelo roubo de R$ 230 mil

O delegado Irineu Portes, de Colombo, região metropolitana de Curitiba, pediu nesta quarta-feira (2) a prisão preventiva de três suspeitos de participar do assalto à prefeitura da cidade no dia 14 de fevereiro. Para o delegado, há índícios de que os três homens participaram da ação que levou R$ 230 mil do cofre na sede central. "Estamos aguardando os mandados de prisão do trio que devem ser expedidos nas próximas horas", afirmou o delegado.

O delegado não revelou os nomes dos suspeitos para não rpejudicar as invesigações e não descarta a participação de outras pessoas.

O assalto

No assalto, as irmãs dos prefeito de Colombo, J. Camargo, Maria Amélia e Rita Camargo, foram rendidas por três homens durante a madrugada. Elas foram abordadas, cada uma em sua caminhonete, a cerca de 3 quilômetros do local da Festa da Uva - por um Stilo preto ocupado por três encapuzados. Maria Amélia disse que tentou dar marcha a ré, mas não conseguiu.

Ela então foi feita refém por dois marginais e obrigada a ir até a prefeitura. Enquanto isso, o outro marginal permaneceu rodando com Rita e se comunicando via celular com os comparsas.

Na prefeitura, os marginais fizeram o vigia refém e obrigaram Maria Amélia a abrir o cofre. Em seguida, levaram as vítimas ao encontro de Rita. Horas depois, as duas foram liberadas no trevo do Atuba, onde o carro de uma delas foi abandonado. O outro veículo foi localizado no Jardim César Augusto. Na delegacia, as irmãs disseram que não foram agredidas fisicamente. O dinheiro, cerca de R$ 230 mil, que estava guardado no cofre era da venda dos ingressos da Festa da Uva, que aconteceu nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro.(Banda B)

Beto Richa assinou primeiro protocolo de intenções do Paraná Competitivo

O governador Beto Richa assinou nesta quarta-feira (2) um protocolo de intenções com a empresa Potencial Petróleo, que vai implantar uma usina com capacidade para produzir até 170 milhões de litros de biodiesel (B100) por ano no município da Lapa, a 65 km de Curitiba. A Potencial Industrial e Comércio de Biodiesel receberá um investimento de R$ 87 milhões e abrirá pelo menos 120 empregos diretos.

Este é o primeiro empreendimento a ser formalmente enquadrado no programa Paraná Competitivo, lançado pelo governador em 24 de fevereiro, para incentivar a geração de empregos por meio da concessão de incentivos para expansão de empresas e implantação de novos empreendimentos no Paraná. Menos de uma semana depois do lançamento, estão autorizados onze empreendimentos, que somam mais de R$ 265 milhões e devem abrir 3.532 novos postos de trabalho.

“É um momento especial para o Paraná, uma conquista importante para o Estado e para a Lapa e seu povo, que confiou nas nossas propostas. É uma prova de que o setor público pode ser tão rápido e competente quanto a iniciativa privada”, disse o governador.

O secretário de Indústria e Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, disse que o anúncio da Potencial Petróleo é o primeiro de uma série de empresas que vão se instalar no Paraná, onde vão gerar empregos e contribuir com impostos que ajudarão a vencer o desafio de melhorar a vida dos paranaenses. “Estamos alongando o prazo para que as empresas paguem os impostos em troca da geração imediata de novos empregos para os paranaenses, principalmente os jovens”, afirmou Barros.

O secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, disse que o programa Paraná Competitivo já está dando mostras de sua qualidade e agilidade. “Esse anúncio é a demonstração de que a partir de agora as empresas terão segurança e agilidade para investir no Paraná”, afirmou Hauly.

Biodiesel B100

A previsão da Potencial Petróleo é de alcançar uma receita de R$ 350 milhões por ano com a produção de biodiesel B100, o que deve aumentar o PIB da Lapa em aproximadamente 30%. O biodiesel é um produto biodegradável, não é tóxico e é uma fonte de energia renovável.

O empresário Arnoldo Hammerschmidt, presidente da Potencial Petróleo, elogiou a agilidade e a competência da equipe do governador Beto Richa, que estudou e aprovou rapidamente a proposta da empresa para implantação da usina. “Sinto-me ainda mais valorizado em ter sido o nosso o primeiro projeto deste novo programa de incentivos para a industrialização do Paraná”, disse o empresário.

O prefeito da Lapa, Paulo Furiatti, acompanhou o encontro com o governador e disse que esse investimento vai mudar o perfil do município. “A usina vai alavancar o processo industrial e atrair novos investimentos”, disse Furiatti.

Sustentabilidade

Por meio de uma ação conjunta com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, agricultores familiares serão incentivados a fornecer matéria-prima para a nova usina de biodiesel (soja, sebo bovino, óleo de cozinha usado). O projeto chama-se “Selo Combustível Social” e deve atingir mais de 7 mil famílias da Lapa e de cidades próximas, com o pagamento adicional por saca de soja adquirida desses produtores.

A usina será totalmente automatizada e poderá produzir também óleo comestível refinado. Para produzir 170 milhões de litros de biodiesel serão necessárias aproximadamente 700 mil toneladas de soja, o equivalente a 5% da produção do Paraná.

A empresa também pretende desenvolver um projeto para processar óleo de cozinha usado, que hoje é descartado no meio ambiente. O projeto depende de parcerias para a coleta do produto.

A Potencial

Em operação desde 1994, a Potencial Petróleo iniciou suas atividades na cidade de Araucária, onde ainda mantém sua sede administrativa. A empresa está presente nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, com uma rede de postos com bandeira própria.(AEN)

Policiamento reforçado durante o carnaval nas praias do Paraná

A Polícia Militar vai reforçar em 300 policiais o efetivo da Operação Verão no período de carnaval. No total, serão 2,2 mil policiais, mais 600 bombeiros para atender um público de 2 milhões de pessoas, de acordo com estimativa da própria corporação. O principal foco, aponta o sub-comandante da Operação Verão, major Valdir Carvalho de Souza, será a fiscalização de embriaguez ao volante e de perturbação de sossego.

A Operação Carnaval terá início sexta-feira. às 14 horas, e termina às 18 horas de quarta-feira. Nos locais e horários de maior movimento, como das 19 às 4 horas, a maior parte do efetivo estará em ação para garantir uma festa tranquila. “O cidadão tem que vir somente para se divertir e não deve passar dos limites da lei. Perturbação de sossego terá tolerância zero”, enfatiza o major.

Uma recomendação especial é a de não abusar nas bebidas alcoólicas. Em todos os seis dias de carnaval haverá radares nas estradas e bafômetros em locais estratégicos. “Nossa ideia é trabalhar de forma ostensiva e contar principalmente com o bom senso das pessoas que virão ao Litoral passar o carnaval”, afirma o comandante da Operação Verão, tenente-coronel Flávio José Correia.

Para facilitar o trânsito, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), junto com a concessionária Ecovia, fará na Quarta-feira de Cinzas a Opeação Mão Única na PR-407. No período das 8 à 14 horas, a pista terá sentido único para dar vazão ao tráfego de retorno dos balneários de Pontal do Paraná em direção à BR-277.

As prefeituras também vão reforçar a segurança durante o carnaval. Juntas, as cidades de Antonina, Guaratuba, Matinhos e Paranaguá contrataram 450 homens para fazer a segurança dos eventos carnavalescos, fora o efetivo de guardas municipais de cada uma. No caso de Pa­­ranaguá, parte dos seguranças foi contratado pela pela Liga das Escolas de Samba.

Afogamentos

O Corpo de Bombeiros também estará de prontidão para resgates no mar no carnaval, que, junto com o ano-novo, é o período de mais ocorrências de afogamentos no Litoral. Segundo o capitão Leonardo Mendes dos Santos, no feriado do ano passado foram feitos 181 salvamentos e registradas duas mortes por afogamento durante o carnaval. De acordo com Santos, cerca de 600 bombeiros atuarão nas praias no feriado.

“No carnaval muita gente entra na água à noite e até mesmo alcoolizado, e isso é um fator de risco. Cerca de 85% dos salvamentos não seriam necessários se o banhista fosse mais prudente”, explica o capitão do Corpo de Bombeiros.

Os postos de guarda-vidas começaram a operar uma hora mais cedo, a partir das 7 horas, e os bombeiros terão à disposição sete carros de salvamento, três a mais.

Cidades terão banheiros químicos

A Polícia Militar vai adotar a orientação para que os foliões não urinem nas vias públicas durante os festejos de carnaval no Litoral. “Quem for pego fazendo isso será orientado para que na próxima vez urinem no lugar correto”, afirma o sub-comandante da Operação Verão, major Valdir Carvalho de Souza.

A principal opção para que isso não aconteça são os banheiros químicos. Serão instalados 140 deles no carnaval em Guaratuba, Paranaguá e Pontal do Paraná, mais cerca de oito contêineres com estrutura parecida em Antonina. Somente as praias de Matinhos não terá instalações desse tipo de banheiro.(GP)

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles