segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Denúncias de violação a direitos dos idosos triplicam em 2012


As denúncias de violação a direitos humanos dos idosos registradas pelo Disque 100 entre janeiro e novembro deste ano aumentaram 199%, na comparação com o mesmo período de 2011. De acordo com o balanço divulgado nesta segunda-feira (10) pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), esses casos saltaram de 7.160 no ano passado para 21.404 em 2012.
A ministra da SDH, Maria do Rosário, disse que a triplicação dos casos pode ser explicada, em parte, pela introdução recente desse tipo de registro no sistema. Somente a partir de 2011 é que o Disque 100 passou a contabilizar as denúncias de violação de direitos humanos dos idosos. “Com isso, passamos a ter um levantamento de questões que não tínhamos anteriormente”, disse.
“Estamos trabalhando para fomentar mais delegacias especializadas e o apoio por meio dos sistemas de assistência social. Uma vez que não temos uma rede de conselhos como temos para crianças, devemos ter uma rede protetiva por meio das polícias [que devem ficar] mais atentas, [de serviços] socioassistenciais e de saúde”, explicou.De acordo com a ministra , a situação dos idosos no país exige uma atenção especial porque, diferentemente do que ocorre em relação às crianças, que contam com o apoio dos conselhos tutelares, os idosos não têm uma rede especializada de assistência.
Maria do Rosário enfatizou que a questão é agravada porque, na maioria das vezes, as violações de direitos dos idosos são denunciadas por terceiros. “Em geral, elas são praticadas por parentes e a tendência é que os idosos queiram protegê-los”, acrescentou. Ao todo, o Disque 100 recebeu, de janeiro e a novembro deste ano, 155.336 denúncias - 77% a mais do que no mesmo período de 2011 (87.764). (AB)

Cientistas chineses reprogramam células de urina para gerar neurônios

Cientistas chineses afirmam ter conseguido reprogramar células de urina humana em células cerebrais (progenitoras neurais), em uma pesquisa que pode contribuir para futuros avanços no tratamento de males degenerativos como Alzheimer e Parkinson.


A pesquisa, publicada na mais recente edição do periódico Nature Methods, afirma que células de urina foram isoladas de três doadores, de 37, 10 e 22 anos, e reprogramadas para gerar células progenitoras neurais (NPCs), que são precursoras das células cerebrais. Estas NPCs, por sua vez, foram capazes de se subdividir e "gerar com eficiência neurônios funcionais" distintos in vitro.
Os mesmos cientistas haviam identificado no ano passado que a urina humana contém células do rim "que podem ser reprogramadas em células-tronco pluripotentes induzidas (iPSCs)". Agora, dizem ter avançado neste método.
"Ainda faltam análises, mas reportamos que as células sobrevivem e se dividem quando transplantadas ao cérebro de um rato recém-nascido", diz o estudo, liderado por Duanquing Pei, da Academia Chinesa de Ciências.
Células progenitoras neurais são potenciais fontes de neurônios para pesquisa, com a vantagem de se dividirem e, por conta disso, poderem ser "expandidas" em laboratório antes que sejam divididas em neurônios.
Pesquisa e teste de medicamentos. "Há um grande interesse em gerar progenitoras neurais de indivíduos com doenças degenerativas", diz comunicado da Nature Methods.
"E como as células a serem reprogramadas são derivadas de (processos) não-invasivos, da urina de doadores, os autores da pesquisa propõem que o procedimento deve ser praticável para gerar progenitoras neurais específicas para determinadas doenças", acrescenta a publicação.
"Neurônios derivados dessas células podem ser úteis para pesquisas em males neurodegenerativos e para o teste de novos medicamentos", conclui o comunicado.
A pesquisa de Duanquing Pei lembra que ainda não há medicamentos eficientes para combater diversas doenças neurológicas.
Há importantes avanços no campo de células-tronco, mas o método é alvo de questionamentos por alas mais conservadoras porque as células são obtidas de embriões humanos. Além disso, existe o risco de rejeição do sistema imunológico. A vantagem da pesquisa chinesa é evitar esses dilemas.
Além disso, reportagem da revista Nature aponta que o estudo pode ajudar pesquisadores a produzir mais rapidamente células específicas para cada paciente, em número maior.
"Progenitoras neurais proliferam em cultura, então os pesquisadores podem produzir diversas células para seus experimentos", diz a reportagem.
Um geneticista consultado pela revista afirma que outra vantagem de obter células dessa forma é que a urina pode ser coletada de quase qualquer paciente. (BBC) 

Reintegração de posse de terra indígena deixa 8 feridos no interior de MT

Como a área da reserva era e como os grileiros a deixaram devastada

No primeiro dia da reintegração de posse na Terra Indígena Marãiwatsédé/Gleba Suiá Missú, na região de Ribeirão de Cascalheira, interior do Mato Grosso (MT), um confronto entre invasores e policiais deixou oito pessoas feridas.
Segundo policiais locais, o conflito aconteceu entre homens do povoado Posto da Mata, último reduto previsto para ser desocupado, que teriam ido até a fazenda Jordão, já desocupada. Eles chegaram com paus e pedras jogando nos policiais da Força Nacional. Há informação de que há incentivo dos pequenos posseiros pelos grandes proprietários.
A desocupação da fazenda começou por volta de meio dia numa verdadeira ação de guerra. Os oficiais estavam acompanhados de policiais rodoviários federais enquanto um helicóptero sobrevoava a área. Nesta primeira etapa, foram desocupadas grandes propriedades.
Segundo levantamento do Ministério Público Federal (MPF), grande parte das áreas da Terra Indígena Marãiwatsédé está nas mãos de 22 grandes posseiros. O grupo constituído de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, empresários e até um desembargador é dono de mais de 32 fazendas o equivalente a 44,6 mil hectares.
O conflito aconteceu entre homens do povoado Posto da Mata, último reduto previsto para ser desocupado, que teriam ido até a fazenda de nome Jordão. Eles chegaram com paus e pedras jogando nos policiais da Força Nacional.
O MPF informou que desconhecia o confronto e que só no fim do dia receberia informações da equipe. O órgão admite que, no caso de desobediência, os moradores que estivessem resistindo poderiam ser enquadrados no crime de "desobediência e obstrução a ordem judicial". "A ordem é cumprir a determinação judicial", disse a procuradora Marcia Brandão Zollinger.
A saída dos fazendeiros e posseiros que ocuparam a área indígena deveria ter acontecido até o fim do mês de setembro. Poucos dias antes do fim desse prazo, duas decisões do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) suspenderam a desintrusão, desobrigando, temporariamente, a saída dos ocupantes da área que pertence aos índios da etnia Xavante. No dia 17 de outubro, o presidente do STF, ministro Carlos Ayres Brito, deferiu o pedido do MPF e suspendeu os efeitos da decisão liminar proferida pelo TRF1.  (AE)

Bispo é ameaçado e cresce tensão na terra indígena Marãiwatsédé (MT)


Após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), está ocorrendo nesta segunda-feira, 10, a retirada de fazendeiros e posseiros da Terra Indígena Marãiwatsédé, no Mato Grosso. Pessoas e entidades que defendem a devolução das terras aos xavantes estão sob ameaças constantes, entre elas o bispo dom Pedro Casaldáliga, do município São Félix do Araguaia. Reconhecido por defender os xavantes, ele foi retirado este fim de semana da cidade devido às ameaças de morte e escoltado pela Polícia Federal (PF) até Brasília. O clima é de tensão e a PF informou que o risco de um confronto está sendo analisado pelas autoridades com cuidado.

O esquema de deslocamento do bispo foi acompanhado pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI). O órgão divulgou nota com assinatura de 15 entidades na qual denuncia as ameaças. Por determinação da Justiça, os dois oficiais responsáveis pela desocupação podem fazer buscas e apreensões de armas. Há uma semana, a força policial sobrevoa o local para monitorar focos de tensão e agir, se "caso for preciso", disse um policial.

No fim de semana, os invasores realizaram diversas manifestações na tentativa de reverter a situação. O coordenador geral de Movimentos do Campo e Território, da Presidência da República, Nilton Tubino, garantiu que os mandados de desocupação serão cumpridos. Mas a partir de agora, segundo ele, famílias notificadas e que não retiraram móveis, bens e animais não terão mais tempo hábil. 

Tubino disse que a ocupação do território Marãiwatsédé ocorreu de má fé.  Segundo ele, existe uma sentença judicial de 2010 na qual o juiz faz a mesma observação. Todos entraram na área a partir de 1993 e já sabiam que era terra indígena.

Segundo levantamento do MPF, grande parte das áreas da Terra Indígena Marãiwatsédé  está nas mãos de 22 grandes grileiros. O grupo, constituído de prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, empresários e até um desembargador, de acordo com o levantamento, é dono de mais de 32 fazendas, o equivalente a 44,6 mil hectares.

A área de 165.241 hectares foi homologada em 1998, como terra de ocupação tradicional do povo Xavante . De acordo com o Censo Demográfico realizado no Brasil em 2010, a população residente na área da terra indígena Marãiwatsédé é de 2.427 pessoas.

A área de 165.241 hectares foi homologada em 1998, como terra de ocupação tradicional do povo Xavante . De acordo com o Censo Demográfico realizado no Brasil em 2010, a população residente na área da terra indígena Marãiwatsédé é de 2.427 pessoas. (AE)

Indiciada pela PF, Rosemary Noronha passa mal e é internada


Depois de ser indiciada pela Polícia Federal por formação de quadrilha, a ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo Rosemary Noronha passou mal e precisou ser internada em um hospital.
Amigos de Rose foram avisados da internação. Celso Vilardi, advogado dela, disse não ter conhecimento dessa informação, apesar de ter conversado com ela ainda nesta segunda-feira (10).
A Polícia Federal decidiu pedir os novos indiciamentos após analisar depoimentos e documentos apreendidos na operação. A PF, em relatório entregue à Justiça na semana passada, pediu o indiciamento por quatro crimes: corrupção passiva, falsidade ideológica, tráfico de influência e formação de quadrilha.

Com a notícia do indiciamento por formação de quadrilha, ela teria ficado muito abalada. 


A PF formalizou a acusação após apreender documentos atestando a ligação dela com o esquema fraudulento de venda de pareceres técnicos por órgãos públicos a empresas.
A Operação Porto Seguro foi deflagrada pela Polícia Federal no dia 23 de novembro para desarticular um grupo acusado de vender pareceres técnicos de órgãos públicos para beneficiar interesses privados.
No mesmo dia, 22 pessoas foram indiciadas, incluindo Rose e o ex-diretor da Agência Nacional de Águas Paulo Vieira, apontado como coordenador do esquema.
Agora, com o indiciamento do ex-diretor da Antaq, o número de indiciados pela polícia sobe para 23.  (Uol)

Número de denúncias de violação dos direitos humanos cresce 77% em 2012


O número de denúncias de violações de direitos humanos, feitas por meio do Disque 100, alcançou 155.336 de janeiro a novembro deste ano. Os registros representam aumento de 77% em relação ao mesmo período de 2011, quando foram registradas 87.764 denúncias. Ao todo, considerando também as ligações com pedidos de orientações e de informações, foram feitos, de janeiro a novembro de 2012, 234.839 atendimentos.
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, responsável pelo serviço, para marcar o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Para a ministra Maria do Rosário, o aumento nos números ocorreu porque a população percebeu que o serviço é confiável. "Se a população não percebesse que há resultados e que a rede de acolhimento e de encaminhamento está melhorando, não continuaria denunciando por meio do serviço", disse.
Ela destacou, no entanto, que o incremento não significa, necessariamente, aumento dos casos de violência no país, mas indica que as violações de direitos humanos "não ficam mais invisíveis". "Isso comprova que o Brasil se importa e que qualquer pessoa que sofra uma situação desse tipo sabe que não é justo e que ela pode denunciar", acrescentou.
A ministra ressaltou que as denúncias são importantes porque as vítimas precisam de atendimento e porque elas contribuem para que os agressores não fiquem impunes. Maria do Rosário enfatizou que nenhuma denúncia fica "esquecida no sistema" e que todas são encaminhadas a autoridades locais da rede de assistência, como conselhos tutelares – no caso de violações contra crianças, ministérios públicos e órgãos de segurança pública.
Desde maio de 2003, quando o serviço passou a ser operacionalizado pelo governo federal, o Disque 100 recebeu e encaminhou 396.693 denúncias em todo o país. (AB)

Brasil terá que enfrentar a Lei de Anistia, diz André de Carvalho Ramos



André de Carvalho Ramos é Procurador-Geral da República em São Paulo e professor de Direitos Humanos na USP | Foto: Bernardo Jardim Ribeiro / Sul21Rachel Duarte
Nesta segunda-feira, 10 de dezembro, o mundo celebra a criação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, data que marca o Dia Internacional de Direitos Humanos. Lançado em 1948 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o documento é um ideal comum a ser atingido por todos os povos e nações. O tema avançou na América Latina apenas em 1969, com a criação da Convenção Americana de Direitos Humanos (também chamada de Pacto de San José da Costa Rica). O tratado é cumprido por 22 países membros da Organização dos Estados Americanos (OEA) e é uma das bases do sistema interamericano de proteção dos direitos humanos.
Em entrevista ao Sul21, o doutor em Direito Internacional na Universidade de São Paulo (USP) e professor de Direitos Humanos pela mesma universidade, André de Carvalho Ramos, falou sobre o reconhecimento do Brasil ao sistema interamericano em 1998 – o que foi, para ele, um avanço na direção de uma futura universalização do direito. “A visão tradicional está no fim. É quase um estado de óbito”, declara.
Segundo o Procurador Geral da República em São Paulo, as decisões internas podem ser questionadas pelo sistema interamericano, como já acontece nos casos de violações de direitos humanos durante o regime militar. Ele explica que a Lei de Anistia do Brasil, que impede punição a agentes do governo que cometeram crimes durante a ditadura e foi repudiada pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), ainda terá que ser enfrentada pelo Supremo Tribunal Federal. “O fato de o Brasil não cumprir uma sentença da Corte não fará o caso desaparecer. A sentença seguirá em aberto e o Brasil terá sempre que se explicar diante da comunidade internacional”, fala.
“O Brasil publicou a sentença sobre a Guerrilha do Araguaia e fez o pagamento de indenizações. Mas falta cumprir o dispositivo que diz respeito à persecução criminal”
Sul21 – O senhor fala que a visão tradicional do Direito está em estado de falência. O que isto quer dizer?
André Ramos – Estamos quase no fim da visão tradicional das matérias. É quase um estado de óbito. Estamos em outra fase. As primeiras literaturas do direito e a luta pela hierarquia constitucional foram importantes, mas agora teremos que respeitar a interpretação internacional do Direito. Se um estado interpreta que respeita os direitos à intimidade, e a Corte Internacional não, teremos que levar em conta estas contradições. Eu fui convidado ainda no primeiro mandato do presidente Lula a participar de uma comissão para criação de um anteprojeto de lei para implementar as deliberações sobre direito internacional no Brasil. Avançamos muito pouco. Temos hoje apenas um projeto de lei no Congresso Nacional que avança um pouco neste tema, mas não enfrenta algumas questões. Nós temos que nos preparar e fazer cumprir as interpretações internacionais, sabendo que o sistema interamericano de Direitos Humanos pode considerar inclusive que um acórdão do Supremo Tribunal Federal (STF), transitado em julgado, violou direitos humanos. Como já aconteceu em alguns casos.
Sul21 – O senhor defende a universalização do direito. O quanto a Constituição brasileira está aberta para o Direitos Internacional?
André Ramos – Nos acostumamos com a crise e quase falência do sistema criminal brasileiro. As áreas de investigação de homicídios da Polícia Civil no Brasil, por exemplo, são sucateadas. Como fazer boas investigações? A estatística de violação de direito à vida é altíssima no Brasil. E não foi à toa que o Brasil acatou 159 recomendações do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas e negou apenas a que pedia o fim da Polícia Militar. A situação do sistema criminal brasileiro é difícil, e justamente por isso o sistema interamericano se torna fundamental. Por mais lenta que pareça a abertura da Justiça brasileira para o sistema internacional, temos que insistir em avançar nisso. Mas ainda há muitas fragilidades no sistema interamericano de Direitos Humanos. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos recebe 50 mil petições por ano e só encaminha 12 ações para a Corte Interamericana de Direitos Humanos. Neste ano foram 21, já é um número um pouco maior. Porém, a Comissão faz um filtro excepcional. Seguindo os critérios escritos na Convenção Interamericana de Direitos Humanos, mas com dispositivos de filtro não escritos, digamos. Isso chama a atenção para uma necessidade de maior enraizamento do sistema.
Sul21 – Como são feitos os encaminhamentos das CIDH até o julgamento da Corte?

Brasil faz cumprimento apenas parcial das sentenças da CIDH, afirma procurador | Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21
André Ramos – A CIDH fixa prazos e depois periodicamente o Brasil tem que apresentar relatórios sobre o cumprimento das sentenças. O Brasil cumpriu a publicação da sentença do caso sobre a Guerrilha do Araguaia e o pagamento de indenizações. Mas falta o que a Corte e o Brasil inteiro está esperando, que é o cumprimento do dispositivo que diz respeito à persecução criminal. Isto é preciso que todos saibam. O fato de o Brasil não cumprir a sentença não fará o caso desaparecer. A sentença seguirá em aberto e o Brasil terá sempre que se explicar diante da comunidade internacional sobre o não cumprimento. Eu espero a posição da Corte influencie os órgãos internos a mudar de posição e dedicar recursos para a investigação do que ocorreu há 40 anos. Isso será fundamental para implementar de maneira séria esta decisão e outras futuras.
“Não é adequado alegar cumprimento da sentença demonstrando os valores pagos aos familiares das vítimas. A Corte reconhece a indenização, mas tem que haver a punição penal”
Sul21 – Como o senhor avalia o cumprimento das sentenças da Corte Interamericana de Direitos Humanos pelo estado brasileiro?
André Ramos – O Brasil faz um cumprimento parcial destas condenações, em geral associado à obrigação de dar pecúlio, mas tem dificuldades com determinadas obrigações. Ele publicou a sentença (da Guerrilha do Araguaia), mas tem uma dificuldade tremenda que está relacionada ao sistema de Justiça brasileiro, que é acomodado e tem extrema dificuldade de investigar e condenar os violadores dos direitos humanos, o que seria uma garantia de não repetição destes crimes. A dupla natureza do sistema interamericano de Direitos Humanos prevê investigar e punir. Não dar acesso à justiça penal para as vítimas é violação de direitos humanos. A Corte dá prazo para a defesa, mas também para a acusação. Prescrição, anistia e etc, são barreiras de acesso à justiça e a Corte faz representação em favor das vítimas nestes casos.  Não é adequado alegar cumprimento da sentença demonstrando os valores pagos por indenização aos familiares das vítimas. A Corte reconhece o pagamento, mas tem que haver a punição penal, em nome das vítimas.
Sul21 – Mas se o Brasil não cumpre as sentenças da OEA, como os direitos humanos podem ser preservados pelos tratados internacionais dentro dos estados? Como a Corte pode zelar pelos direitos humanos e forçar esse cumprimento?
André Ramos – Ela (Corte) não tem oficiais de justiça e nem pode requisitar força policial para fazer o Brasil cumprir. A solução é diferente no plano internacional. A saída engenhosa é manter a sentença em aberto. O Brasil tem que periodicamente prestar contas. Quando foi proposta a revisão da Lei de Anistia, houve entendimento da Advocacia-Geral da União (AGU) no sentido de que a Lei Geral de Anistia deveria ser mantida. Houve um feudalismo dentro do governo federal, porque sei que a Secretaria Nacional de Direitos Humanos teve posição contrária. Atualmente, estamos testemunhando algumas ações penais referentes a esses crimes, por atuação do Ministério Público Federal. Essa é a pressão possível, deixar o Brasil ano a ano em aberto com a Corte, em pontos decisivos como a localização e identificação dos corpos das vítimas da ditadura. Não falo só do caso Araguaia: tem que ser apurado quem matou Rubens Paiva e Vladimir Herzog, por exemplo. A Convenção Interamericana prevê que isso é válido para todas as graves violações do período ditatorial.
Sul21 – Se caminhamos para um entendimento entre Cortes Internacionais e a Justiça brasileira, porque não se revisou a Lei de Anistia a partir dos embargos declaratórios da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em 2008?
André Ramos - Os embargos declaratórios da OAB na ADPF 153 ainda não foram julgados e exigem uma análise diante do cenário atual, em face à criação da Convenção Interamericana de Direitos Humanos. Falta a resposta do Supremo Tribunal Federal sobre a existência de uma omissão na sua análise da Lei de Anistia. Chegamos a um momento em que é inevitável enfrentar a questão. É uma situação em que o Brasil está condenado. O STF não quer enfrentar a questão, mas tem que haver um momento de clareza e transparência no discurso. Teremos que enfrentar a necessidade de revisão de uma decisão em transitado e julgado. Se o STF afirmar que as sentenças da Corte só podem ser cumpridas no Brasil se estão em linha com a jurisprudência do Supremo, as decisões da Corte passam a ser supérfluas. Para dizer o mesmo que disse o Supremo e o governo naquela época: não precisamos da Corte. Se as sentenças dizem algo diferente do que o Supremo disse, elas não podem ser aplicadas, elas são inócuas. Logo, se as sentenças são supérfluas e inócuas a única saída é o STF afirmar que o cumprimento das sentenças é inconstitucional e o Brasil está perdendo tempo participando destes organismos. Mas a própria Comissão Interamericana de Direitos Humanos deverá ser denunciada para isso acontecer. Nenhum estado pode sair do sistema interamericano sem denunciar a CIDH. Não podem ficar no truque de ilusionista, ficando no sistema alegando que cumprem a decisão da Corte de acordo com a sua peculiar interpretação nacional. Devem sair e assumir para o mundo que não comungam mais da Convenção Interamericana de Direitos Humanos. Se o STF chegar nesta situação, deverá dizer que é possível o Brasil denunciar a CIDH. Eu acho isso uma fratura na jurisprudência do STF, que tanto já fez reverência à Corte, sendo que alguns ministros admitem inclusive que a Corte tem poder constitucional.
“A Lei de Anistia passou pelo primeiro crivo, que é a nossa Constituição, mas não passou pelo segundo, que seria a aceitação pela CIDH”

“Brasil não pode ficar no truque de ilusionista, alegando que cumpre a decisão da Corte de acordo com a sua peculiar interpretação nacional” | Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21
Sul21 – De que modo as denúncias feitas pelo Ministério Público Federal nos casos de Lício Augusto Maciel Sebastião Curió influenciam esse cenário?
Andre Ramos – O Brasil está apresentando isso (para alegar que cumpre as determinações da CIDH). Apesar de o Ministério Púbico Federal ser uma instituição independente, também é uma instituição pública. O problema é que estas ações precisam ter continuidade. O fato de se propor uma ação e o juiz federal aceitar é o início do processo. Ainda cabe ‘habeas corpus’, prazo para o Tribunal Regional Federal recorrer e ainda poderá chegar ao próprio STF. A posição da Corte diz que é necessário o direito à verdade, à persecução judicial. A solução da verdade histórica, onde a Comissão da Verdade pode apresentar na visão dela o que foi crime ou não, não atenderá a exigência da Corte. Ela elogiou a lei brasileira quando ela estava para ser aprovada e os esforços do governo brasileiro, mas manteve a decisão de continuar em juízo criminal exigindo a punição. É uma separação do que é verdade histórica e o merecimento das vítimas ao acesso à justiça penal e verdade judicial.
Sul21 – Em sua opinião, o STF favoreceu os militares se omitindo a julgar a revisão da Lei de Anistia?
André Ramos – O STF não decidiu ainda a respeito do crime permanente, o crime que estaria acontecendo ainda mesmo depois da decisão de 1979, quando o STF decidiu pela extradição do Coronel Cordeiro. O STF, diante da dúvida, optou pela extradição por entender que teria existido o sequestro, que é crime permanente enquanto não haja a localização dos corpos. Falta outra posição do STF sobre os casos que o MPF tem escolhido para julgar, onde existe também esta acusação de desaparecimento forçado, ou seja, de crimes que seguem em andamento enquanto não se localiza as vítimas. O segundo ponto diz respeito a casos que não são de crime permanente porque houve homicídio, como Vladimir Herzog e tantos outros sobre os quais não há dúvida de que foram assassinados. Só falta esclarecer quem assassinou. Neste ponto, é possível considerar que a decisão do STF na ADPF 153 diz respeito tão somente à constitucionalidade da Lei de Anistia, ou seja, da recepção da Lei de Anistia pela Constituição de 88. Quando ao respeito à Convenção Interamericana dos Direitos Humanos, não é papel do STF, é papel da CIDH. Ou seja, a Lei de Anistia passou pelo primeiro crivo, que é a nossa Constituição, mas não passou pelo segundo, que seria a aceitação pela Corte. Ela tem que passar por dois crivos, onde os guardiões são diferentes. Podemos, portanto, considerar que nestes casos é possível também a persecução criminal.
Sul21 – Qual a sua opinião sobre o possível julgamento da Corte sobre os réus da Ação Penal 470 (mensalão), já que os réus condenados disseram que irão levar o caso à CIDH?
André Ramos – Primeiro, eles ameaçarem que irão submeter o caso à apreciação da Corte é interessante, porque demonstra que para a política agora o sistema interamericano passou a interessar. Mas o acesso a um julgamento na Corte Interamericana não é garantido por causa do filtro que a Comissão faz. Ainda que os cargos da CIDH sejam indicações políticas, os indicados assumem com independência. De qualquer modo, acho que vale a pena a reflexão, para que não fique apenas a instância do STF como decisão máxima e inquestionável da Justiça brasileira.

No Dia Internacional dos Direitos Humanos uma homenagem a Thomas Paine





“   

    "Quando alguém pode dizer em qualquer país do mundo, meus pobres são felizes, nem ignorância nem miséria se encontram entre eles; minhas cadeias estão vazias de prisioneiros, minhas ruas de mendigos: os idosos não passam necessidades, ...quando estas coisas podem ser ditas, então pode tal país orgulhar-se da sua constituição e de seu governo."



 "Minha pátria é o mundo e a minha religião é fazer o bem."

Operação Porto Seguro: Diretor da Antaq é exonerado


O diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Tiago Pereira Lima, teve a exoneração publicada no Diário Oficial da União de hoje (10). De acordo com o ato do Poder Executivo que o afastou do cargo, a demissão foi a pedido do próprio Tiago.
Na última sexta-feira, a Polícia Federal informou que a lista de indiciamentos da Operação Porto Seguro tinha aumentado, com a inclusão de um diretor e uma servidora da Antaq. Apesar de não ter divulgado os nomes dos novos suspeitos, a PF disse por meio de nota que havia chegado a eles por informações adicionais de depoimentos e análises de documentos apreendidos. O inquérito da operação já foi concluído e enviado à Justiça Federal em São Paulo.
A Operação Porto Seguro foi deflagrada em 23 de novembro para prender servidores de órgãos federais e agências reguladoras que fraudavam pareceres técnicos para favorecer interesses privados. Nesse dia, seis pessoas foram presas e 19 mandados de condução coercitiva (quando a pessoa é levada à polícia para ser ouvida e depois liberada) foram cumpridos. Também foram cumpridos 43 mandados de busca e apreensão, tanto em Brasília quanto em São Paulo.
No total, 23 pessoas foram indiciadas e poderão responder por corrupção ativa, corrupção passiva, formação de quadrilha, tráfico de influência, violação de sigilo funcional, falsidade ideológica e falsificação de documento particular. As penas variam entre dois e 12 anos de prisão. (AB)

Dilma: meta do governo é contratar 3,4 milhões de moradias do Minha Casa, Minha Vida até 2014


A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (10) que a meta do governo federal é contratar 3,4 milhões de moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida até 2014. Segundo ela, 1 milhão de unidades já foram entregues e mais 1 milhão já foram contratadas.
No programa semanal Café com a Presidenta, Dilma lembrou que mais da metade das famílias beneficiadas pela iniciativa têm renda mensal até R$ 1,6 mil. “Isso mostra que o programa está ajudando quem ganha menos, quem realmente precisa”, avaliou.
Atualmente, o Minha Casa, Minha Vida atende a famílias que ganham até R$ 5 mil por mês e, para cada faixa de renda, há uma regra. Para famílias mais pobres, por exemplo, com renda até R$ 1,6 mil, o governo paga mais de 90% do valor da casa e a prestação não pode passar de 5% da renda da família ou ser, no mínimo, R$ 25.
“Além de realizar o sonho da casa própria para milhões de famílias, os investimentos que fazemos na construção das moradias movimentam a economia e geram emprego e renda para milhões de brasileiros”, destacou Dilma.

Obras da Sanepar afetam abastecimento em Curitiba, Almirante Tamandaré e Campo Magro


A Sanepar realiza a substituição de um equipamento no Reservatório Santa Felicidade e faz duas interligações de rede nesta segunda-feira (10), podendo afetar o fornecimento de água, a partir das 8h30, nos seguintes bairros Cajuru, Batel, Bigorillho, Santa Felicidade, Butiatuvinha, Lamenha Pequena, São João e Cascatinha, em Curitiba; Tanguá, em Almirante Tamandaré; e Boa Vista, em Campo Magro.

A normalização do abastecimento está prevista para a noite desta segunda-feira. Estas obras são importantes para manter o sistema de distribuição de água funcionando adequadamente. A Associação Brasileira de Normas Técnicas e a Sanepar recomendam a instalação de caixa d'água em todos os imóveis. Edificações com mais de um pavimento devem utilizar cisternas.

Exames descartam a existência da doença da vaca louca no Paraná

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, afastou definitivamente a possibilidade da doença da vaca louca no Paraná. O anúncio foi feito após a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) terem sido comunicadas oficialmente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento sobre os resultados negativos de exames realizados em animal morto há dois anos por suspeita de raiva. 

Como os protocolos internacionais, dos quais o Brasil é signatário, recomenda que os animais mortos com suspeitas de raiva sejam submetidos a exames para detectar outras doenças inclusive a encefalopatias espongiforme bovina (EEB), conhecida como doença da vaca louca, esse procedimento foi seguido à risca no Paraná, afirmou o secretário. Após um período de exames, provas e contraprovas, os resultados para a doença foram divulgados oficialmente pelo Ministério da Agricultura nesta sexta-feira (07), em Brasília. 

Durante entrevista coletiva nesta sexta-feira (07), em Curitiba, o secretário Norberto Ortigara detalhou os procedimentos técnicos que fizeram com que o serviço oficial de defesa sanitária do Estado mantivesse o sigilo a respeito do caso. Ortigara estava acompanhando do secretário executivo do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado do Paraná (Fundepec), Ronei Volpi, pelo diretor de Defesa Agropecuária da Adapar, Adriano Riesemberg, e pelo chefe de gabinete da Adapar, Silmar Bürer. 

HISTÓRICO - Segundo Ortigara, em dezembro de 2010, um bovino, com idade avançada de 13 anos, manifestou a suspeita de raiva. A proprietária do animal procurou o serviço de Defesa Sanitária da Secretaria da Agricultura, comunicando o caso. Imediatamente, a propriedade, no município de Sertanópolis, foi acompanhada pelos técnicos da Vigilância Sanitária Animal do então Departamento de Fiscalização e Defesa Agropecuária (Defis), órgão da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. 

Não foi detectada a raiva em exames realizados na época e o animal morreu em 24 horas. Conforme orientam os protocolos dos serviços de sanidade nacionais e internacionais, foi coletado material e enviado para análise no laboratório oficial do Governo do Paraná, que é o Centro de Diagnósticos Marcos Enrietti. 

Os exames deram negativos e foram enviados para novas provas em laboratório oficial em Minas Gerais. Novamente os exames deram negativos, explicou Ortigara, e o mesmo material foi reenviado para o Lanagro, laboratório oficial do Ministério da Agricultura, em Recife (PE), cujos resultados também deram negativos. 

Como última etapa da contraprova, o material foi enviado para o laboratório referência em saúde animal no mundo que fica na Inglaterra. O resultado comunicado às autoridades brasileiras deu positivo, mas destaca que era um caso atípico da doença, o que pode ocorrer em qualquer animal sadio no Brasil ou fora dele. 

O que houve, disse Ortigara, é que o laboratório do Reino Unido constatou a existência de um caso não clássico da doença da vaca louca, em função da existência de prion – uma proteína modificada – encontrada no animal. 

Segundo Ortigara, são feito muitos exames semelhantes no mundo inteiro e a existência de prion pode ocorrer em bovinos. Mas os exames constataram que o animal não morreu em decorrência disso, salientou o secretário. 

INSIGNIFICANTE - O governo brasileiro comunicou o fato à Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), que emitiu uma nota técnica classificando o Brasil como “risco insignificante” para a existência da doença da vaca louca, que é a melhor classificação que poderia ter, afirmou Ortigara. “Não há nenhum reflexo para a cadeia alimentar no Paraná e no Brasil”, ressaltou. 

Entre os procedimentos técnicos que afastam a existência da doença – assinalou o secretário - foi feita a exumação do animal em junho de 2012 que constatou a existência de alimentação a pasto no aparelho digestivo do animal. Se fosse o caso da doença EEB, não haveria esses resíduos porque o animal deixa de se alimentar muito tempo antes de morrer, explicou. Outro fato ocorrido é a idade do animal, 13 anos, e segundo protocolos internacionais essa doença se manifesta até os 7 anos de idade. 

TRANQUILIDADE - A Secretaria da Agricultura e a Adapar tranquilizam os criadores, produtores, agroindústrias que esse fato não muda em nada o status que o Brasil tem no Exterior, sem risco para a doença EEB. Segundo esses órgãos, o fato não deverá ter impactos na comercialização de produtos de origem animal já que os órgãos oficiais e internacionais de sanidade agropecuária não confirmam a existência da doença no Paraná e no Brasil. “Não há problemas na cadeia alimentar e os consumidores de carne e leite não tem nada a temer”, disse Ortigara. 

Segundo Ronei Volpi, do Fundepec, que representa os produtores paranaenses, eles não estão preocupados com possíveis impactos porque a própria OIE garantiu que o caso constitui uma manifestação atípica e manteve o status livre dessa doença que é o status mais alto. Ele também afastou o risco de prejuízos financeiros para produtores e indústrias. Segundo ele, com esse comunicado da OIE dificilmente vai haver um prejuízo “e se isso ocorrer vai ser por um curtíssimo prazo e logo tudo volta ao normal”, encerrou. 

Segundo Ortigara, o serviço de Defesa Sanitária do Estado foi eficiente, comunicou o fato imediatamente ao Ministério da Agricultura e seguiu os procedimentos técnicos de exames laboratoriais. Ele explicou que o serviço de sanidade agropecuária oficial do Paraná mantém medidas preventivas e rotineiras para evitar a ocorrência dessa doença, entre elas a proibição do uso de cama aviária (resíduos da avicultura) na alimentação de animais ruminantes.

FILMES BRASILEIROS NAS TELAS:


De pernas pro ar 2

Sinopse:
Alice é uma executiva bem-sucedida no mercado de sex shop no Brasil. Prestes a abrir sua primeira loja em Nova York, em sociedade com Marcela, ela vai descobrir que o novo negócio pode colocar em risco a sua felicidade e o casamento com João. 

Produtora: Morena Filmes
Coprodutora: Downtown Filmes, Paris Filmes, RioFilme, Globo Filmes, Telecine 
Direção: Roberto Santucci
Roteirista: Marcelo Saback e Paulo Cursino
Distribuição: Downtown Filmes / Paris Filmes / RioFilme
Gênero: Comédia
Lançamento: 28/12/2012
Número de salas: 600
Site Oficial: http://www.depernasproarofilme.com.br

Brichos II – A floresta é nossa

Sinopse:
Os BRICHOS precisam decidir o futuro da sua cidade, ameaçada de perder sua floresta para investidores-terroristas internacionais. Armados de coragem, inteligência e bom humor, nossos heróis encaram o desafio que será decidido nas areias de Noforest, na gelada Iceforest e na exuberante Brainforest.

Produtora: Tecnokena
Coprodutora: 
Direção: Paulo Munhoz
Roteirista: Erico Beduschi e Paulo Munhoz
Distribuição: Signopus
Gênero: Animação
Lançamento: 25/12/2012
Número de salas: 50
Site Oficial: http://www.brichos.com.br

Infância Clandestina

Sinopse:
Na Argentina de 1979, Juan está clandestino. Assim como seus pais e seu amado tio, é obrigado a ter outro nome, outra data de aniversário, uma vida dupla. Na nova escola, apresentado como Ernesto, conhece Maria e descobre o amor. 

Produtora: Histórias Cinematográficas, Habitación 1520
Coprodutora: Academia de Filmes, Antartida Produccions, Radio y Televisión Argentina.
Direção: Benjamín Ávila
Roteirista: Benjamín Ávila, Marcelo Müller
Distribuição: Imovision
Gênero: Drama
Lançamento: 07/12/2012
Número de salas: 
Site Oficial: http://infanciaclandestina.com/

O contestado – Restos mortais

Sinopse:
Com o testemunho de trinta médiuns em transe, articulado ao memorial sobrevivente e à polêmica com especialistas, “O Contestado – Restos Mortais”, é o resgate mítico da chamada Guerra do Contestado (1912-1916). Envolvendo milhares de civis e militares, o sangrento episódio conflagrou Paraná e Santa Catarina por questões de fronteira e disputa de terras, mesclando à eclosão de um surto mes­siânico de grandes proporções. Estreia dia 7 de dezembro em Brasília, Salvador e Rio de Janeiro.

Produtora: Usina de Kyno
Coprodutora: Anjo Azul Filmes
Direção: Sylvio Back
Roteirista: Sylvio Back
Distribuição: Espaço Filmes
Gênero: Documentário
Lançamento: 07/12/2012
Número de salas: 
Site Oficial: 

Marcelo Yuka no caminho das setas

Sinopse:
Um retrato do compositor Marcelo Yuka, ex-líder da banda O Rappa, e todas as transformações que enfrentou desde que foi baleado durante um assalto, no ano 2000, que o deixou numa cadeira de rodas. 

Produtora: VideoForum Filmes
Coprodutora: Zucca Filmes
Direção: Daniela Broitman
Roteirista: Daniela Broitman
Distribuição: Tucumán Filmes
Gênero: Documentário
Lançamento: 30/11/2012
Número de salas: 10
Site Oficial: http://marceloyukanocaminhodassetas.com/

Os penetras

Sinopse:
Beto e Marco, dois caras totalmente opostos, passam por tudo o que pode dar certo ou errado nas situações mais inusitadas e hilariantes no ano novo carioca, a procura de Laura, namorada de Beto e cobiçada por Marco.

Produtora: Conspiração
Coprodutora: Globo Filmes e Warner Bros. Pictures 
Direção: Andrucha Waddington
Roteirista: Marcelo Vindicato
Distribuição: Warner Bros. Pictures 
Gênero: Comédia
Lançamento: 30/11/2012
Número de salas: 
Site Oficial: http://www.ospenetrasofilme.com.br

País do desejo

Sinopse:
Roberta é uma pianista clássica de renome que luta contra uma doença crônica nos rins. Em um encontro inesperado que muda sua vida, Roberta conhece Padre José. Família, amor, medicina e religião se misturam num drama contemporâneo. 

Produtora: Bananeira Filmes
Coprodutora: 99 Produções Artísticas / Cena Dois / Fado Filmes
Direção: Paulo Caldas 
Roteirista: Paulo Caldas, Pedro Severien, Amin Stepple
Distribuição: Califórnia Filmes
Gênero: Drama
Lançamento: 30/11/2012
Número de salas: 
Site Oficial: 

Dino Cazzola – Uma filmografia de Brasília

Sinopse:
“Dino Cazzola – Uma filmografia de Brasília” revela o acervo do italiano Dino Cazzola, cinegrafista e produtor de Brasília, que promoveu registros da Capital Federal desde o início da sua construção. O documentário é resultado da análise de mais de 3 mil rolos de filmes com 300 horas de material raro produzido entre as décadas de 60 e 70, abarcando desde o governo de Juscelino Kubitschek até a ditadura. 

Produtora: Terra Firme Produções
Coprodutora: 
Direção: Andrea Prates e Cleisson Vidal
Roteirista: Andrea Prates e Cleisson Vidal
Distribuição: Terra Firme Produções Cinematográficas
Gênero: Documentário
Lançamento: 30/11/2012
Número de salas: 3
Site Oficial: http://www.terrafirmeprodutora.com.br

O Manuscrito Perdido

Sinopse:
O filme mostra a procura do manuscrito perdido de Fradique Mendes, poeta e aventureiro português do século XIX, e aproveita também a ocasião para fazer uma reflexão sobre a colonização portuguesa no Brasil, as origens da sociedade brasileira e sobre algumas questões sociais contemporâneas, como a luta pela terra.

Produtora: David&Golias
Coprodutora: Refinaria Filmes
Direção: José Barahona
Roteirista: José Barahona
Distribuição: Refinaria Filmes 
Gênero: Documentário
Lançamento: 30/11/2012
Número de salas: 2
Site Oficial: http://refinariafilmes.com.br/filme/o-manuscrito-perdido/

Construção

Sinopse:
Documentário sobre a trajetória de Branca, menina de três anos, e Marcos de Vasconcellos, neta e avô que não se conheceram em vida, e encontram-se por meio de cartas, imagens de arquivo, casas e memórias. "Construção" percorre laços familiares cuja extensão atinge a todos nós. 

Produtora: Doralice Filmes
Coprodutora: Ânima I | Samba filmes | Estúdios Mega
Direção: Carolina Sá
Roteirista: Carolina Sá e Frederico Coelho
Distribuição: Distribuidora própria
Gênero: Documentário
Lançamento: 23/11/2012
Número de salas: 
Site Oficial: http://construcaoofilme.com.br/

Dia de preto

Sinopse:
Um jovem negro luta pela liberdade, fugindo de seu patrão e de uma gangue sinistra. Envolvido no roubo de uma relíquia do século XVII, ele acaba descobrindo que sua história está relacionada com a lenda do primeiro escravo alforriado do Brasil.

Produtora: Demian
Coprodutora: Cinerama Brasilis
Direção: Marcial Renato, Daniel Mattos e Marcos Felipe
Roteirista: Daniel Mattos, Marcos Felipe e Marcial Renato
Distribuição: Demian
Gênero: Aventura
Lançamento: 23/11/2012
Número de salas: 7
Site Oficial: http://www.diadepreto.com.br/

Disparos

Sinopse:
Ao sair de uma sessão de fotos, Henrique é assaltado por dois motoqueiros, que no mesmo instante são atropelados por um carro não identificado. Assustado, ele recupera sua câmera e vai embora, mas precisa voltar ao local para resgatar o cartão de memória perdido. Ao retornar, o fotógrafo se envolve em situações kafkianas, pois, de vítima, ele passa a ser acusado de crime por omissão de socorro. Henrique agora tentará se inocentar, ainda que se sinta cada vez menos inocente. 

Produtora: Diversid'arte / Escrevendo & Filmes
Coprodutora: Synapse / Quanta Centro de Produções Cinematográficas 
Direção: Juliana Reis
Roteirista: Juliana Reis
Distribuição: H2O Filmes
Gênero: Drama policial
Lançamento: 23/11/2012
Número de salas: 
Site Oficial: http://www.disparosfilme.com.br

Futuro do pretérito: Tropicalismo now!

Sinopse:
Um olhar do século 21 para um dos movimentos culturais mais importantes da história brasileira: o Tropicalismo.

Produtora: Anhangabaú Filmes
Coprodutora: 
Direção: Ninho Moraes e Francisco César Filho
Roteirista: Ninho Moraes 
Distribuição: Vitrine Filmes
Gênero: Documentário
Lançamento: 23/11/2012
Número de salas: 3
Site Oficial: http://www.facebook.com/tropicalismonow

São Paulo Companhia de Dança

Sinopse:
São Paulo Companhia de Dança" é um documentário sobre a árdua rotina de trabalho de bailarinas e bailarinos, talvez o maior sacerdócio entre todas as manifestações artísticas, em que o corpo é ao mesmo tempo instrumento de trabalho e a própria obra. Sem entrevistas, em que a palavra é meramente acidental, o filme desconstrói a primeira criação coreográfica do grupo, "Polígono", de Alessio Silvestrin, a partir dos ensaios e das aulas de balé clássico e dança moderna.

Produtora: Casa Azul Produções Artísticas
Coprodutora: Raiz Produções 
Direção: Evaldo Mocarzel 
Roteirista: Evaldo Mocarzel e Marcelo Moraes
Distribuição: Própria
Gênero: Documentário
Lançamento: 23/11/2012
Número de salas: 
Site Oficial: 

5x Pacificação

Sinopse:
O Rio de Janeiro vive uma nova experiência de segurança pública. Implantadas em algumas comunidades da cidade, as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) chegam para retomar o espaço ocupado pelo tráfico armado. Para retratar de um modo diferente o que se vê nos noticiários, os produtores Cacá Diegues e Renata de Almeida Magalhães abraçaram o projeto de quatro diretores de “5x Favela - agora por nós mesmos”, para que as UPPs fossem examinadas de dentro, do ponto de vista dos que moram nas favelas. 

Produtora: Luz Mágica
Coprodutora: 
Direção: Cadu Barcellos, Luciano Vidigal, Rodrigo Felha e Wagner Novais
Roteirista: Rafael Dragaud e Cadu Barcellos
Distribuição: H2O Films, RioFilme
Gênero: Documentário
Lançamento: 16/11/2012
Número de salas: 
Site Oficial: http://www.h2ofilms.com.br/h2o-films-----5x.html

Era uma vez eu, Verônica

Sinopse:
Verônica, recém-formada em Medicina, nascida e criada no Recife, atravessa um momento crucial em sua vida. Um momento pleno de incertezas: sobre sua escolha profissional, sobre seus laços afetivos, sobre sua capacidade de lidar com a vida nova que se aponta daqui para frente.

Produtora: REC Produtores e Dezenove Som e Imagens
Coprodutora: Urban Factory
Direção: Marcelo Gomes
Roteirista: Marcelo Gomes
Distribuição: Imovision
Gênero: Drama
Lançamento: 15/11/2012
Número de salas: 
Site Oficial: http://eraumavezveronica.com.br/

Peixonauta - Agente secreto da O.S.T.R.A.

Sinopse:
Peixonauta prepara-se para uma nova aventura, agora como agente especial O.S.T.R.A. Para conquistar a insígnia, ele terá de cumprir sete missões com a ajuda de seus amigos Marina e Zico.

Produtora: TV Pinguim
Coprodutora: 
Direção: Celia Catunda e Kiko Mistrorigo
Roteirista: Marcela Catunda, Marcus Aurelius Pimenta
Distribuição: Polifilmes / Bitelli Films
Gênero: Infantil
Lançamento: 09/11/2012
Número de salas: 
Site Oficial: http://www.facebook.com/Peixonauta

Virando Bicho

Sinopse:
Virando Bicho é um documentário sobre o sistema de ingresso dos jovens brasileiros nas universidades. Com uma visão bem humorada e realista, o filme acompanha a vida de seis jovens que estão se preparando para os diversos exames que antecedem o ingresso nas Universidades. 

Produtora: Fraiha Produções 
Coprodutora: 
Direção: Silvia Fraiha e Alexandre Carvalho
Roteirista: Renan Garcia Miranda, Silvia Fraiha, Alexandre Carvalho e Alexandra Garnier
Distribuição: Fraiha Produções 
Gênero: Documentário
Lançamento: 09/11/2012
Número de salas: 10
Site Oficial: http://www.virandobicho.com.br

Astro – Uma fábula urbana em um Rio de Janeiro mágico

Sinopse:
O filme retrata o processo de adaptação de Astro, uma estrela dormente, à cidade do Rio de Janeiro. Sueca, filha de mãe brasileira e pai sueco, ela vem ao Brasil receber um casarão de herança e fica mais tempo do que imaginava. É então que Alice e seus amigos cruzam sua vida e aos poucos ela começa a despertar. Arte e Cidade atuam como mola propulsora do processo de transformação da nossa personagem. 

Produtora: BossaNovaFilms / Rojo
Coprodutora: 
Direção: Paula Trabulsi
Roteirista: Malu Tavares e Jeffis Carvalho
Distribuição: Elo Company
Gênero: Ficção/Fábula
Lançamento: 02/11/2012
Número de salas: 10
Site Oficial: http://www.astrothemovie.com

Onde a coruja dorme

Sinopse:
Poucos sabem o segredo do sucesso de Bezerra da Silva: sua equipe de compositores, composta por pedreiros, trocadores de ônibus, carteiros, técnicos de refrigeração e biscateiros em geral. Sambistas genuínos escolhidos a dedo por Bezerra. Trabalhadores anônimos que cantam como ninguém o universo da malandragem carioca.

Produtora: Antenna e TvZero
Coprodutora: Teleimage
Direção: Marcia Derraik e Simplicio Neto
Roteirista: Simplicio Neto
Distribuição: RioFilme
Gênero: Documentário
Lançamento: 02/11/2012
Número de salas: 30
Site Oficial: http://www.ondeacorujadorme.com.br


Mais:

http://www.ancine.gov.br/brasil-nas-telas

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles