sábado, 11 de agosto de 2012

TRAGÉDIA: Acidente com cinco veículos deixa 12 mortos e 50 feridos no Paraná


Um acidente entre dois ônibus - que bateram de frente -, uma caminhonete Ranger, um veículo Celta e uma motocicleta deixou ao menos 12 mortos e 50 feridos no quilômetro 176 da rodovia PR-323, em Paiçandu, a cerca de 30 quilômetros de Maringá, no Noroeste do Paraná, neste sábado, 11.
As vítimas foram removidas para os hospitais de Cianorte e de Maringá, segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE-PR). Ainda de acordo com a polícia, três das vítimas estavam na caminhonete e outras duas, no Celta. O restante dos mortos estava nos ônibus, mas a polícia não precisou em qual deles.
Um dos ônibus havia sido fretado por um grupo de evangélicos de Tapejara que iria passar o dia em um parque de Maringá. O outro era um ônibus de turismo da empresa Expresso Maringá e transitava na linha entre Maringá e Umuarama, com 42 passageiros. A empresa, porém, não informou o número de feridos no local.
Em entrevista à imprensa local, a tenente do Corpo de Bombeiros, Inaiti Dias, orientou os motoristas que trafegam pela região a evitarem a estrada, que está com as duas pistas interditadas.
A Polícia Científica chegou ao local por volta das 20h30 para realizar as primeiras perícias e investigar as possíveis causas do acidente. A previsão é que a liberação das pistas ocorra por volta de 23h30. O trânsito está sendo desviado para a PR-317. (AE)

Forças turcas, em mais uma etapa de um verdadeiro massacre que já matou mais de 40.000, em sua maioria curdos, encerram operação contra militantes curdos


As forças armadas da Turquia encerraram uma operação de quase três semanas contra militantescurdos, na região sudeste de Semdinli, na fronteira com o Irã e o Iraque e mataram "uma grande quantidade" de combatentes, disse o governo local em um comunicado neste sábado (11).
Aviões turcos bombardearam posições do Partido dos Trabalhadores Curdos (PKK, na sigla em inglês) ao redor da região montanhosa no que foi um dos mais intensos combates dos últimos anos de um conflito de décadas e que já matou 40 mil pessoas.
"As operações com apoio aéreo das nossas forças de segurança no dia 23 de julho de 2012, foram concluídas na manhã do dia 11 de agosto de 2012", declarou o gabinete do governador de Hakkar, a província onde Semdinli está localizada.
"Como resultado das operações, conduzidas com rigor e determinação, a organização terrorista PKK foi incapaz de alcançar seus objetivos cruéis e um grande número de seus membros foram neutralizados", dizia o comunicado, usando um eufemismo muito usado por autoridades ao falar de mortes.
Erdogan disse no dia 7 de agosto que 115 militantes do PKK haviam sido mortos em Semdinli. Os combates começaram depois que o PKK criou postos de controle e tentou construir uma fortaleza no local. Os militantes lutam pela autonomia do sudeste da Turquia, de população basicamente curda, desde 1984. (Reuters)

Blog do Noblat: Dias Tóffoli, ministro do STF, me agride com palavrões e baixarias


(Nota originalmente publicada às 3h52m de hoje)

Acabo de sair de uma festa em Brasília. Na chegada e na saída cumprimentei José Antônio Dias Tóffoli, ministro do Supremo Tribunal Federal.
Há pouco, quando passava pelo portão da casa para pegar meu carro e vir embora, senti-me atraído por palavrões ditos pelo ministro em voz alta, quase aos berros.
Voltei e fiquei num ponto do terraço da casa de onde dava para ouvir com clareza o que ele dizia.
Tóffoli referia-se a mim.
Reproduzo algumas coisas que ele disse (não necessariamente nessa ordem) e que guardei de memória:
- Esse rapaz é um canalha, um filho da puta.
Repetiu "filho da puta" pelo menos cinco vezes. E foi adiante:
- Ele só fala mal de mim. Quero que ele se foda. Eu me preparei muito mais do que ele para chegar a ministro do Supremo.
Acrescentou:
- Em Marília não é assim.
Foi em Marília, interior de São Paulo, que o ministro nasceu em novembro de 1967.
Por mais de cinco minutos, alternou os insultos que me dirigiu sem saber que eu o escutava:
- Filho da puta, canalha.
Depois disse:
- O Zé Dirceu escreve no blog dele. Pois outro dia, esse canalha o criticou. Não gostei de tê-lo encontrado aqui. Não gostei.
Arrematou:
- Chupa! Minha pica é doce. Ele que chupe minha pica.

Atualização das 3h52m - Imagino - mas apenas imagino - que o ataque de fúria do ministro deve ter sido desatado por um comentário que fiz recentemente sobre a participação dele no julgamento do mensalão. Segue o comentário.


Feliz dia dos pais!


De maternidade, todo mundo fala. Uma profusão de artigos e reportagens é publicada todos os meses em revistas femininas e, diariamente, em jornais. Mulher, é fato, gosta mais de discutir a relação, seja ela qual for, com quem for. Talvez por isso se fale tão pouco sobre paternidade.

- Há muito pouco conhecimento sobre paternidade - atesta o psicanalista Rubens de Aguiar Maciel, da USP e do Hospital das Clínicas, um dos poucos especialistas do país. "Quando comecei o doutorado, em 2006, havia só uma tese sobre o tema. Quatro anos depois, era só aquela e mais a minha. O tema é escasso inclusive em publicações internacionais." No entanto, sustenta, o pai é uma figura fundamental na estruturação da personalidade da criança e seu papel, diferentemente do da mãe, mudou radicalmente nos últimos 100 anos.

Nesta entrevista, Maciel fala sobre seu estudo inédito com homens prestes a se tornarem pais pela primeira vez, os anseios e inseguranças que os acometem. E também sobre as suas próprias incertezas como pai de duas filhas. "Eu fiz o possível para ser um bom pai, mas acho que a minha filha de 17 anos não concorda com isso."

DA CAVERNA PARA O APARTAMENTO: "Inicialmente, o homem sequer tinha noção de sua responsabilidade genética. Num passado remoto, filhos eram considerados frutos do contato da mãe com espíritos ou minerais sagrados. Não havia associação entre o ato sexual e a inseminação. Depois disso, as famílias começam a se reunir em grupos e os acasalamentos eram promíscuos e incestuosos. Numa outra etapa, temos os pais visitantes, aqueles que iam às aldeias para encontrar suas parceiras uma vez por ano. Em outro período, as famílias eram muito extensas. A intimidade vai se tornando maior à medida que essa família diminui."

A MUTAÇÃO DO PAI: "Há 100 anos, o papel do homem era o de provedor financeiro da família. Ele se relacionava com o filho na transmissão do ofício em alguns outros aspectos da educação. Mas se limitava a isso. Os cuidados e a educação do dia a dia eram função da mãe. Hoje, há outro tipo de participação, há mais intimidade. O papel do pai autoritário, dominador, que ditava normas de procedimento e comportamento vem sendo abandonado."

A FAMÍLIA CRESCE: "Quando uma criança chega numa família em que é bem-vinda, ela cria uma experiência interna de que o mundo a aceita. Isso é fundamental porque, nos primeiros anos de vida, a criança cria sua estrutura emocional, adquire confiança em si própria e no mundo. Pais inseguros, ansiosos, imaturos, ambivalentes em relação ao filho, geram uma criança com dúvidas, inseguranças, necessidade de ser e agir de acordo com expectativa dos pais. Isso gera na criança um medo de que o mundo não vai recebê-la bem, de que é preciso ficar preocupada em agradar ou não será bem recebida."

O PRIMEIRO FILHO: "A chegada do primeiro filho tem um impacto emocional muito grande. Gera fantasias e expectativas únicas que, a partir do segundo, são diferentes."

PAPEL X FUNÇÃO: "Temos que distinguir entre o papel e a função de pai. O papel é mais normativo, tem a ver com as obrigações morais que ele deve ter diante de sua família. A função é algo mais profundo, diz respeito ao mundo interno da criança, à sua personalidade, seu lado emocional."

FUNÇÃO DE PAI: "É função do pai estabelecer limites à criança, passar a ideia de que existem limites na vida. Por sua natureza, a criança vai desejar exclusividade da mãe, tê-la à sua disposição o tempo todo, ser o centro das atenções. Essa é uma postura apropriada para um bebê, mas precisa amadurecer e entender que não pode ser tão egoísta e egocêntrico ou não vai funcionar no mundo. O pai surge como aquele que deve intervir, que vai dizer "não vai dar para ficar com a mamãe o tempo todo porque ela é minha mulher e temos nossas necessidades". Essa é uma das principais funções do pai, mostrar os limites. No começo, a criança vai espernear, mas depois começa a aceitar que, embora não tenha a mãe o tempo todo, tem a boneca, a amiga, o namorado e assim por diante, ao longo da vida. A função do pai é justamente estabelecer essa noção de que a criança não é o centro do Universo, que ela convive em sociedade. É o pai quem, amorosamente, vai dizer, "olha, fica na tua, aguenta um pouco a tua frustração que daqui a pouco seus pais estarão junto contigo de novo".

MÃE E LIMITE: "A mãe madura, que não se sente culpada e ansiosa, também exerce essa função do limite. Ela explica para a criança que tem que trabalhar, que quer ver televisão, conversar com as amigas. Mas, em geral, a função é do pai, porque a mãe também tem esse desejo de simbiose, de ficar grudada com o filho."

TRANSFORMAÇÕES EMOCIONAIS: "O filho é responsável por grandes transformações, ele causa muitas reações emocionais nos pais. Os pais se questionam a respeito das suas capacidades, temem repetir os modelos vividos, querem ser pais diferentes do pai que tiveram. Isso tudo leva a duvidas em relação à própria capacidade a fazer isso. Os mais flexíveis se transformam e se adaptam. Nos mais imaturos, a repercussão emocional é muito intensa, gera muita ansiedade."

IDEALIZAÇÕES:"Junto com isso surge o processo de idealização. Muitos homens tinham a ideia de que a vinda daquele filho ia unir a família, pôr fim a conflitos. A vida traz muitas dores, e elas não são resolvidas com filho, dinheiro ou casamento. Sempre haverá problemas. Existe também a idealização em relação ao desempenho do papel de pai. Querem ser perfeitos. E essa expectativa gera conflito porque espera de si mesmo algo que provavelmente não será capaz de realizar."

CONFLITOS: "Os filhos trazem para os homens, principalmente os menos maduros, uma rivalidade não muito consciente. O filho tira do homem a atenção da mulher, surge como terceiro, como rival. Isso é muito doloroso. Ele ama o filho, mas há um ressentimento porque a mulher não transa mais com ele, não sai mais. Homens com carência afetiva têm uma aceitação menos favorável da situação. Os que têm boa autoestima são capazes de doar seu amor e não se ressentir tanto."

AMA QUEM PODE: "É uma leitura superficial, mas posso dizer que ama quem pode, não quem quer. Ou seja, não é porque você deseja algo que terá a capacidade interna de realizar aquilo. Um homem carente, que ainda espera receber do mundo, da mulher, dos amigos; que é queixoso, lamentoso, ele ainda é um filho. Ele ainda quer ser cuidado, se sente injustiçado por achar que não recebe o amor que merece. Esse desejo inconsciente vai criar conflitos com o desejo consciente de ser pai. Vão surgir conflitos porque ele não pode se doar tanto, já que não tem uma reserva emocional de amor grande e autoestima elevada. Ele vai querer ser um bom pai, mas não vai conseguir. Não é uma simples questão de deliberação. Algumas pessoas, em circunstâncias extremas, são taxadas de vagabundas, sem-vergonhas. Mas é mais complexo do que isso."

BOM PAI: "O bom pai precisa ter tido algumas condições para se desenvolver como homem maduro e amoroso, entre elas uma família que o tenha recebido bem. Outra é a individualidade do sujeito. Mesmo gêmeos têm características diferentes. Eles têm os mesmos pais, a mesma família, o mesmo afeto, mas reagem de formas diferentes. Ao receber um tanto de leite, um sorri, satisfeito, o outro acha insuficiente. Nessas pessoas predomina o instinto de morte. Elas têm pouca capacidade de tolerar frustrações, de manter experiência positivas. O ambiente é muito importante, mas não é só."

HISTÓRIA DE VIDA: "A trajetória de vida de cada um também é relevante. O sujeito pode ter um patrimônio afetivo bom, tudo certo, mas acontece um acidente grave e ele vira órfão de repente. Coisas ruins acontecem e podem traumatizar a pessoa, impedindo seu desenvolvimento. Há homens com 40 anos que agem como se tivessem 15."

AUSÊNCIAS: "Há várias dimensões de ausências. O pai pode, inclusive, estar junto e ser ausente. Pode ser presente fisicamente e ausente emocionalmente. Mas também pode estar distante fisicamente, mas presente emocionalmente, buscando na escola, ligando, conversando o tempo todo." (AG)


EUA treinam militares paraguaios e presença brasileira aumenta na Tríplice Fronteira

A convite dos EUA, o Paraguai participa das manobras no Canal do Panamá

Soldados paraguaios participam desde o início deste semana dos exercícios militares dirigidos pelo Comando Sul dos Estados Unidos, em manobras de suposta defesa do Canal do Panamá. A participação paraguaia em um movimento de tropas norte-americanas ocorre logo após o golpe de Estado naquele país sul-americano, prontamente apoiado por Washington, contra o ex-presidente Fernando Lugo. O treinamento das tropas seguirá até o dia 17 de agosto e tem cerca de 600 militares.

“Robert Appin, do Comando Sul dos Estados Unidos afirmou que o enfoque dos exercícios é a reação a um hipotético ataque terrorista que pretenda bloquer o trânsito de navios no Canal”, afirma nota do Movimento pela Paz, a Soberania e a Solidariedade entre os Povos (Mopassol, na sigla em espanhol). Segundo a instituição argentina, há no Panamá 12 bases aeronavais controladas pelos EUA. Desde 2003, sob a direção do Comando Sul, realizam-se os exercícios militares conhecidos como Panamax, que contam com a participação de militares do Chile, Panamá e Estados unidos. Atualmente, porém, integram as manobras 17 países ao todo e é considerado um dos maiores movimentos de tropas do mundo.

Paraguai tem participado das manobras desde 2006, mas se manteve afastado de 2009 a 2012, sendo novamente convidado após o golpe que instituiu o governo de facto do presidente Federico Franco.

Referindo-se ao exercício multinacional que usa a desculpa da luta contra o terrorismo, o jornalista cubano Miguel Lamas afirmou, dois anos atrás, que o verdadeiro projeto dos exercícios militares na América Latina são ensaios de uma invasão.

“O aparato militar dos EUA aponta para a necessidade daquele país de buscar condições militares suficientes para dominar, militarmente, os demais países latino-americanos. Eles trabalham nos setores de inteligência e no treinamento físico para manter uma força capaz de intervir, no futuro, em qualquer país do continente. Este é o verdadiro objetivo de todas e de cada uma das manobras e dos exercícios militares que fazem, sempre com a cumplicidade aberta de vários países latino-americanos e de forma encoberta por outros”.

Intercâmbio parlamentar

No caso paraguaio e do Cone Sul, vale recordar que o governo dos EUA, há anos, insiste na presença de células terroristas em Ciudad del Este, na zona denominada “tríplice fonteira” (Brasil, Argentina eParaguai). Um grupo de parlamentares norte-americanos, em visita àquela cidade paraguaia, nesta semana, alegou que o propósito da missão é a de “compreender melhor os desafios do crime transnacikonal que o Ocidente enfrenta”, segundo porta-voz.
O Paraguai mantém fortes laços de cooperação técnica e militar com os EUA, sempre a serviço daquele país no objetivo de bloquer a presença das repúblicas socialistas da Venezuela e demais integrantes da Unasul e no próprio Mercosul, do qual fazia parte até ser suspenso após o golpe de Estado, renovando sempre seu apoio à ingerência norte-americana na região. O país abriga uma classe política de ultradireita e conservadora que, no dia 22 de junho, perpetrou um ataque à democracia e ao mandato do presidente deposto Fernando Lugo. Essa mesma classe política, formada por partidos tradicionais e dependentes do capital estrangeiro, ampliou os contatos com o Congresso norte-americano nas últimas semanas.

Manobras brasileiras

Ao longo desta semana, o governo brasileiro concluiu o envio de um contingente de cerca de 9 mil militares – equipados com helicópteros de combate, navios-patrulha, aviões de caça e blindados – para a Tríplice Fronteira, na Operação Ágata 5. O movimento de tropas irá durar 30 dias.
“É uma operação de fronteira que tem por objetivo, sobretudo, a repressão à criminalidade”, disse o ministro da Defesa, Celso Amorim. A Marinha enviou aproximadamente 30 embarcações para os rios da Bacia do Prata, entre elas três navios de guerra e um navio-hospital.

A Força Aérea Brasileira (FAB) participa da operação com esquadrões de caças F5 e Super Tucano, além de aviões-radar e veículos aéreos não tripulados. O Exército mobilizou infantaria e blindados Urutu e Cascavel de três divisões. As três Forças usam ainda helicópteros Black Hawk e Pantera, para transporte de tropas e missões de ataque.

A operação terá ainda o apoio de 30 agências governamentais, entre elas a Polícia Federal, que elevarão o efetivo total para cerca de 10 mil homens. O general Carlos Bolivar Goellner, comandante militar do Sul, disse que a área crítica de patrulhamento é entre as cidades de Foz do Iguaçu, no Paraná, e Corumbá, em Mato Grosso do Sul, onde é maior a maior incidência de tráfico de drogas e contrabando.

Partiu da presidenta Dilma Rousseff a ordem a Amorim para a execução da Operação Ágata 5.

A ação visa a reforçar a presença do Estado na fronteira com a Bacia do Prata  disse Goellner. Segundo ele, as fronteiras serão fortemente guarnecidas e como consequência o tráfico de drogas e o contrabando devem ser “sufocados”.

Para Samuel Alves Soares, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e presidente da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (Abed), a decisão de ampliar o número de homens armados na região de fronteira pode ser entendida como uma mensagem da disposição de aumentar a força brasileira. (Correio do Brasil)
 

Financiar R$ 7 bilhões é meta da Caixa no Paraná


A Caixa Econômica Federal espera passar de R$ 7 bilhões em contratações em crédito imobiliário no Paraná até o fim deste ano. Dados divulgados ontem pelo banco apontam que, somente no primeiro semestre de 2012, os financiamentos atingiram R$ 3,5 bilhões, valor que corresponde a 39.428 imóveis. O valor é cerca de 45% superior àquele contratado no mesmo período do ano passado.
De acordo com o gerente regional da Caixa, Vilmar Smidarl, a expectativa de conseguir os R$ 3,5 bilhões restantes em um único semestre se deve aos projetos em andamento que serão consolidados neste período. “Muitas pessoas tomaram a iniciativa durante o Feirão da Caixa por conta do programa Caixa Melhor Crédito, que reduziu as taxas de juros. Esses negócios serão concluídos agora. Além disso, historicamente o segundo semestre é sempre melhor e este ano não será diferente”, aponta Smidarl.
Poupança
Depósitos em cadernetas do banco cresceram 21% no estado
A Caixa Econômica Federal registrou no Paraná depósitos totais no valor de R$ 20,4 bilhões até 31 de junho. Desse valor, R$ 12 bilhões são referentes à caderneta de poupança – uma quantia 21% superior ao mesmo período de 2011. “A poupança é a principal fonte de recursos para habitação. E a população se sente segura nesta aplicação”, afirma o gerente regional da Caixa, Wilton Cabral. Dos R$ 161,9 bilhões de saldo da poupança no Brasil, 65% são aplicados no mercado imobiliário.
As linhas de crédito para habitação com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE) no Paraná aumentaram 13,5% neste primeiro semestre com relação ao mesmo período do ano passado, com a soma de R$ 1,34 bilhão em 7.509 contratações, em comparação aos R$ 1,13 bilhão contratado no ano passado. Já as operações com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e outras fontes de recursos somaram R$ 2,04 bilhões. No total, foram financiadas 25.263 habitações no Paraná.
De 2003 a 2011, o crescimento na contratação do crédito imobiliário foi de 1.470% em todo o Brasil. No primeiro ano, foram contratados R$ 5,10 bilhões, e em 2011 este valor chegou a R$ 80 bilhões. Apenas nos primeiros seis meses deste ano, a Caixa já atingiu R$ 55 bilhões e a expectativa é chegar aos R$ 100 bilhões.
O Programa de habitação do governo federal Minha Casa Minha Vida 2 é, sozinho, responsável pela contratação, até julho deste ano, de 839.412 unidades habitacionais no país. “Com certeza vamos passar de um milhão de unidades até o fim de 2012”, estima o superintendente regional Sul da Caixa, Fábio Carnelós. Em 2011, foram contratadas 458.495 casas e, até julho deste ano, foram 380.917 unidades.
“A preferência pelo imóvel novo é uma tendência de mercado e a Caixa também prefere financiar imóveis novos, mas não há restrições ao usado”, explica Carnelós. “A redução nas taxas de juros levaram estes imóveis novos a um patamar bem mais atraente”, diz Wilton Cabral, gerente regional do banco.
Carteira
A carteira de crédito em geral cresceu 40% no Paraná neste primeiro semestre de 2012. Os dados divulgados pela Caixa apresentam um total de R$ 18,9 bilhões de reais no estado. Apenas em Curitiba o crescimento foi de 34%, atingindo R$ 7,3 bilhões em negócios.
Este crescimento é resultado do Programa Caixa Melhor Crédito (PCMC), lançado em abril deste ano e que já resultou em empréstimos de R$ 45 bilhões para pessoas físicas e jurídicas. O Paraná representa 7,3% desse valor, com R$ 3,3 bilhões. Na capital, o valor de contratações por meio do programa chegou a R$ 939 milhões, representando um crescimento de 17% em relação aos três primeiros meses do ano.
“Apesar do crescimento que tivemos na carteira, a inadimplência se manteve baixa e controlada em aproximadamente 2%”, afirma Carnelós. Com relação ao Paraná, ele explica que o estado acompanhou o traçado nacional. “O comportamento do brasileiro é muito semelhante, independente da localidade. A inadimplência não sofre muita alteração entre as regiões e o Paraná também se mantém neste valor”, aponta o superintendente. (GP)

Governo neoliberal: Dilma lança grande pacote de concessões em áreas estratégicas ao setor privado

Em sua terceira reunião neste ano com os maiores empresários do País, na próxima quarta-feira 15, a presidenta Dilma Rousseff, que antes tanto combateu as privatizações, vai anunciar um grande pacote de concessões. As concessões irão abranger os setores de portos, aeroportos, rodovias e ferrovias, todos setores estratégicos. Serão mais de cinco mil quilômetros a ser transferidos para o setor privado, só de rodovias. Dilma diz que "quer acabar com o chamado custo Brasil", que considera "um dos principais entraves ao crescimento do País". Quem te viu e quem te vê ....


Juiz manda fechar Facebook em todo o País por irregularidade eleitoral


A rede social Facebook poderá ter que suspender o acesso dos usuários em todo o País por 24 horas por descumprimento de uma liminar.
No final da tarde desta sexta, o Facebook apresentou ao juiz da 13ª Zona Eleitoral de Florianópolis, Luiz Felipe Siegert Schuch, autor da decisão, um pedido de reconsideração. O juiz ainda analisa o caso, que só deve ser decidido na próxima segunda-feira (13).
Se a decisão do juiz for mantida, o Facebook deverá interromper o acesso à rede social e apresentar a informação de que o site está fora do ar por descumprir a legislação eleitoral. Se essa determinação não for atendida, a empresa terá que pagar multa diária de R$ 50 mil e o prazo de suspensão do Facebook no País será duplicado.
De acordo com a decisão, o Facebook descumpriu uma liminar anterior que determinou que fosse retirada do ar a página "Reage Praia Mole". A suspensão foi solicitada pelo vereador Dalmo Deusdedit Menezes (PP), de Florianópolis, que concorre à reeleição. O parlamentar argumentou que houve veiculação de "material depreciativo" contra ele, feita de maneira anônima por um usuário. O juiz eleitoral também determinou a identificação das pessoas que criaram a página no Facebook.
Segundo o TRE-SC, o Facebook poderá recorrer ao tribunal regional ou ainda ao TSE. A assessoria de imprensa do Facebook no Brasil informou que ainda aguarda um posicionamento oficial da sede, na Califórnia (Estados Unidos), para se manifestar.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles