segunda-feira, 25 de março de 2013

Ditadura Argentina: GarzĂ³n convida Papa a abrir os arquivos do Vaticano

O ex-juiz Baltasar GarzĂ³n disse que seria "muito positivo" que o papa Francisco abrisse os arquivos do Vaticano para divulgar "todas as comunicações e informações diplomĂ¡ticas" relacionadas com a ditadura militar na Argentina.

"Pode abrir os arquivos do Vaticano para encontrar todas as comunicações e informações, que na Ă©poca da ditadura militar foram enviadas da Argentina", disse GarzĂ³n, que atualmente ocupa o assessor Tribunal Penal Internacional (TPI) e da ComissĂ£o de Direitos Humanos da CĂ¢mara dos Deputados da Argentina.

A abertura dos arquivos seria um passo "muito positivo" e "um exemplo de cooperaĂ§Ă£o e apoio Ă s vĂ­timas do terrorismo de Estado", acrescentou o ex-juiz espanhol na sexta-feira, publicado pela agĂªncia estatal de notĂ­cias, Telam.

Garzon se referiu, em particular, aos relatĂ³rios diplomĂ¡ticos enviados ao Vaticano durante os anos de regime militar (1976-1983) e apontou que, "durante a ditadura, as vĂ­timas pediram a intervenĂ§Ă£o da Igreja, como MĂ£es e AvĂ³s Plaza de Mayo que enviaram cartas ao Papa JoĂ£o Paulo II ".

De acordo com GarzĂ³n, os juĂ­zes que realizaram investigações sobre crimes contra a humanidade cometidos durante a ditadura deveriam solicitar esses arquivos atravĂ©s do recurso de cartas rogatĂ³rias. "Eu, como juiz, eu faria", garantiu.

O espanhol Baltasar GarzĂ³n, como juiz do Supremo Tribunal, impetrou na dĂ©cada de noventa vĂ¡rias ações contra os repressores argentinos, quando existia a anistia aos crimes praticados pelos militares e seus colaboradores, quando ainda a lei de ObediĂªncia Devida e Ponto Final estava sendo aplicada. (EP)

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles