quarta-feira, 2 de junho de 2010

Beto Richa inicia em Toledo discussão do Plano de Governo na região Oeste


O pré-candidato do PSDB ao Governo do Paraná, Beto Richa, vai a Toledo e outros oito municípios do Oeste do Estado nesta quarta-feira (2), para discutir seu Plano de Governo. Lideranças da região entregarão a Richa um documento com 18 propostas para o desenvolvimento social e econômico da região.

Entre as propostas do documento a ser entregue a Richa estão: estudos de pré-viabilidade para conexão ferroviária Cascavel-Ciudad Del Este-Maria Auxiliadora; o desenvolvimento das hidrovias Paraguai/Paraná e Tietê/Paraná; implantar portos intermodais em Foz nos rios Iguaçu e Paraná; ampliação e revitalização do aeroporto de Foz; duplicação da rodovia das cataratas (BR 469); e duplicação da BR 277 no trecho entre Medianeira e Cascavel .

“Cabe ao Governo do Estado unir suas lideranças políticas e empresariais e atuar como interlocutor junto à União, a fim de que o Paraná seja contemplado com as obras que e com os recursos que, há muitos anos, têm sido subtraídos do Estado na hora de fazer a divisão do bolo federativo”, diz Richa. “Passou a hora de O Estado se levantar contra essa discriminação.”

Richa participará de encontros suprapartidários também em Ouro Verde do Oeste, São Pedro do Iguaçu, Vera Cruz do Oeste, Ramilândia, Itaipulândia, Diamante do Oeste, São José das Palmeiras e Santa Helena. “Um programa de governo só se mantém de pé se for 100% legitimado pela vontade popular”, afirma Richa. Desde abril, ele visitou 80 municípios e participou de encontros com mais de 15.000 pessoas.

Do twitter do André Vargas


# Li no Horahnews que Bancada do PMDB não aceitará coligação sem levar em conta o Requião e Eles próprios.Senha para Candidatura Própria do PT

# Se não houver aliança com OSMAR DIAS Governador e Gleisi e Requião pro Senado. PMDB terá chapa pura e PT também.Essa é a realidade

Aliança do PSDB com o PDT

Foto: Denis Ferreira

Entrevistado nesta manhã pela Rádio CBN de Cascavel o Beto Richa disse que a coligação PDT/PSDB é praticamente certa:

"Todas as conversas com o PDT, o senador Osmar Dias e o deputado Augustinho Zucchi, indicam uma aliança muito próxima com o PSDB, que será anunciada oficialmente esta semana. Juntos somos mais fortes".

REUNIÃO DOS DIRETÓRIOS MUNICIPAIS DO PMDB REFORÇA A CANDIDATURA PRÓPRIA AO GOVERNO

Umberto Crispim

Ontem, terça feira (01), na reunião convocada pelo dirigente Umberto Crispim, ocorrida no hotel Aladim, em vez dos 30 diretórios municipais previstos estiveram presentes 60, sendo que muitos destes também estavam autorizados a se posicionarem em nome de outros diretórios das suas regiões de origem. Entre os presentes estavam os representando às cidades de Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, Pato Branco, Guarapuava, Foz do Iguaçu, etc..

O clima da reunião foi de total solidariedade e apoio a candidatura do Pessuti e todos os presentes assinaram o manifesto apresentado pelo Hasiel Pereira em defesa da fidelidade partidária e de apoio as candidaturas próprias do partido ao governo e ao senado.

Na reunião foi tirado o indicativo, a ser apresentado ao Pessuti, de que o Renato Adur assuma a coordenação do processo político eleitoral.

Foi tirada a decisão de sob o comando do Crispim se organizar outros encontros partidários em todas as regiões do Estado.

Antes da reunião no hotel os coordenadores do evento estiveram em outra com o Nei Caldas (Casa Civil) e este afirmou que “o Pessuti foi a Brasília com a clara intenção de não recuar no propósito da candidatura" e também disse que "a alternativa confiável para a Dilma poder ter um palanque forte aqui no Estado é a de apoiar a candidatura do PMDB ao governo do Paraná”.

Deputados do PMDB/PR lançam manifesto sobre alianças

Elizabete Castro

Às vésperas do encontro entre o governador Orlando Pessuti (PMDB) e o presidente Lula (PT), marcado para hoje em Brasília, um manifesto assinado por treze dos dezessete deputados estaduais do PMDB pede que, nas negociações sobre alianças para a disputa eleitoral deste ano, os articuladores também zelem pelo interesse das candidaturas do partido à Assembleia Legislativa e ao Senado.

O documento, divulgado ontem, não menciona a candidatura do governador Orlando Pessuti (PMDB) à reeleição. Um dos idealizadores do manifesto, o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli justificou que os deputados respeitam o projeto de reeleição de Pessuti, mas acham que também devem ser consideradas as candidaturas proporcionais e a candidatura do ex-governador Roberto Requião ao Senado.

“O Pessuti tem preservado o interesse dele que é ser candidato. Respeitamos, mas é necessário preservar as candidaturas do Requião e dos deputados”, afirmou.

Em qualquer aliança que Pessuti venha a fechar, o que os deputados estaduais do PMDB querem mesmo é garantir a coligação proporcional com outros partidos. A formação de uma chapa com outras siglas é vista como a tábua de salvação para a reeleição de grande parte dos atuais dezessete deputados estaduais. “É condição “inafastável” para nós na hora de decidir uma aliança. Nós temos essa posição”, disse Romanelli.

Opções

Eleitos em 2006, com votações acima de 37 mil votos, os deputados estaduais peemedebistas vão precisar do impulso da eleitoral de outras siglas para manter o patamar da bancada. Conforme Romanelli, a bancada vai precisar de, no mínimo algo em torno de 40 mil votos para conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa.

O “chapão”, que está sendo negociado entre os aliados do PSDB, é o sonho dos deputados estaduais peemedebistas. Nos bastidores, eles ameaçam propor o apoio do partido ao candidato tucano ao governo, Beto Richa (PSDB), na convenção estadual do PMDB para serem aceitos na coligação que está sendo negociada entre o PSDB, o DEM, PP e também o PDT.

Internamente, o PMDB está dividido entre a candidatura de Pessuti, a coligação com o PDT, em apoio a Osmar Dias para o governo, e a aliança com o PSDB, em apoio a Beto Richa.

Porém, o que parece mais próximo do PMDB, no momento, é uma coligação com o PT, se Pessuti for candidato ao governo, ou com PT e PDT, se houver um acordo entre os partidos da base de Lula no Congresso Nacional para fechar aliança em torno da candidatura do senador Osmar Dias ao governo. “Nós admitimos aliança com o PT se o senador Osmar Dias for apoiar o PSDB, mas queremos coligar na proporcional”, disse Romanelli.

Os ativistas a bordo do Rachel Corrie mantêm sua intenção de chegar até Gaza.


Rachel Corrie, ativista americana do Movimento de Solidariedade Internacional, antes e depois de ser atropelada e morta por um bulldozer militar israelense quando tentava impedir que casas palestinas fossem demolidas em Rafah, na Faixa de Gaza (para a abertura do chamado corredor Filadélfia, ao longo da fronteira egípcia)

O “Rachel Corrie”, o barco que fazia parte da flotilha solidária com ajuda humanitária para a Faixa de Gaza e que teve sua viagem atrasada, mantém sua intenção de chegar a este território costeiro, em que pese o violento ataque levado a cabo ontem pela armada israelense contra outros barcos em que morreram nove ativistas.

Este barco tem este nome em homenagem a ativista internacional pelos Diretos Humanos, Rachel Corrie, que foi criminosamente esmagada por um trator ao tentar impedir que moradias palestinas fossem derrubadas pelo Estado terrorista de Israel.

Dublin, 1 junho (EUROPA PRESS) –

O barco, em que viajam quatro irlandeses, entre eles a prêmio Nobel da Paz Mairead Corrigan Maguire, navega com umas 48 horas de atraso com respeito ao resto da flotilha , já que teve que permanecer no Chipre por problemas logísticos. Porém, desde o movimento irlandês de solidariedade com a Palestina que organizou o barco, espera-se que chegue amanhã às águas de Gaza.

Um dos irlandeses a bordo, Derek Graham, explicou que o barco leva material educativo, materiais de construção e alguns jogos. “Tudo que há a bordo foi inspecionado na Irlanda”, assegurou à imprensa irlandesa. “Gostaríamos de ter o caminho livre” para chegar até Gaza, assinalou.

Por sua parte, em declarações à televisão pública RTE, Maguire assegurou que “nenhum” de seus barcos leva armas, “mas meramente ajuda humanitária”. A Nobel da Paz defendeu a missão “para assegurar ao povo de Gaza que o mundo se preocupa” com eles. “Seu porto está fechado durante quarenta anos (...), 1,5 milhão de pessoas, uma população como a da Irlanda do Norte, permanece separada do mundo por este cerco ilegal e desumano em Gaza”, recordou.

“Pode-se imaginar se isso ocorresse aos 1,5 milhão de pessoas na Irlanda do Norte, o mundo estaria gritando para que isto parasse”, sublinhou Maguire, que incidiu que em Gaza há carência de medicamentos.

Por outra parte, sete cidadãos irlandeses foram detidos durante a ação de ontem, se bem que uma das ativistas já foi deportada para a Irlanda. O ministro de relações exteriores irlandês, Michael Martin, tem se mostrado muito crítico com a atuação israelense e tem pedido a libertação de seus concidadãos.

“Temos pedido a libertação incondicional dos cidadãos irlandeses detidos atualmente em Ashdod”, assinalou o ministro à imprensa, sublinhando que “não entraram ilegalmente em Israel, foram pegos em águas internacionais e levados a Ashdod”.

Um alto responsável da marinha israelense advertiu, em declarações ao jornal ‘Jerusalem Post’, que suas forças serão mais agressivas em futuras ocasiões ante os barcos que tentem romper o bloqueio a Gaza.


HISTÓRICO DO ATAQUE A FROTA HUMANITÁRIA

mparados pela escuridão, os soldados israelenses saltaram do helicóptero no barco turco 'Mavi Marmara' e começaram a disparar no momento em que pisaram no convés — contaram os ativistas pró-palestinos que presenciaram a invasão à frota de ajuda humanitária que se dirigia a Gaza.

Estes testemunhos, obtidos em ligações telefônicas realizadas antes de que estas fossem cortadas, contradizem a versão das autoridades israelenses, que culpam os militantes que iam a bordo da flotilha pelo início da violência.

Segundo uma rede de televisão israelense, 19 passageiros foram mortos e outros 36 feridos. O Exército israelense contabilizou, por sua vez, mais de dez passageiros mortos e entre sete e dez soldados feridos, dois deles com gravidade.

— Dispararam diretamente contra a multidão de civis adormecidos — acusou o movimento Gaza Livre, organizador da Frota da Liberdade, em um comunicado divulgado em seu site, após a invasão do "Mavi Marmara", o barco-almirante turco do comboio, que transportava centenas de pessoas, entre as quais figuravam parlamentares europeus.

A operação, qualificada de ato de "pirataria" pelos palestinos, ocorreu em águas internacionais, muito antes das 20 milhas que delimitam as águas territoriais da Faixa de Gaza.

— Não pudemos contactar ninguém a bordo desde as 3h30min (21h30min de Brasília). A última mensagem que recebemos foi: Tudo está bem, os barcos de guerra israelenses encontram-se atrás de nossa popa, vamos dormir — declarou uma das organizadoras, Greta Berlin.

O Exército israelense lançou o ataque às 4h (22h de Brasília) de três helicópteros apoiados por barcos, segundo um importante responsável militar israelense.

— Telefono escondido, centenas de soldados israelenses atacaram a Frota da Liberdade e os passageiros do barco em que me encontro estão se comportando com muita valentia — contou o jornalista da televisão Al Jazeera Abas Nasser, em sua última ligação.

— O capitão de nosso barco está gravemente ferido e há outros dois feridos entre os passageiros — acrescentou, antes que a comunicação fosse cortada.

Em "Mari Marmara" foi gravemente ferido um líder islamista radical árabe israelense, Raed Salah, segundo a televisão Al Aqsa, do grupo islamista palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza. O escritor sueco Henning Mankell também se encontrava no comboio humanitário, segundo a delegação sueca da organização.

Um membro dos comandos da Marinha israelense contou que sua unidade foi atacada assim que chegou ao barco:

— Eles nos atacaram com barras metálicas e facas. Em certo momento, fomos alvo de disparos de balas reais — afirmou.

Vários soldados foram expulsos do deque de cima para o de baixo e precisaram saltar na água para salvar suas vidas, declarou este soldado, que afirmou que havia cerca de 30 ativistas e que falavam árabe.

— Não era espontâneo, estavam preparados — disse um alto comandante militar israelense. Imagens do barco turco divulgadas pelas redes de televisão internacionais e pela Internet mostram militares israelenses vestidos de negro que saem de helicópteros, assim como confrontos com ativistas pró-palestinos. Também podem ser vistos feridos, que jazem sobre o convés, e uma mulher transportada numa maca.

— As imagens não são simpáticas, não posso mais que expressar meu pesar por todos os mortos — admitiu o ministro de Indústria e Comércio israelense, Binyamin Ben Eliezer.

QUADRO ATUAL E FUTURO

O governo de Israel anunciou nesta terça-feira (1º) que impedirá qualquer barco com ajuda humanitária internacional de entrar nas águas da Faixa de Gaza, apesar dos protestos da comunidade internacional e de entidades de defesa dos direitos humanos após o ataque à Frota da Liberdade, que deixou ao menos nove mortos nesta segunda-feira (31).

O vice-ministro da Defesa de Israel, Matan Vilnaï, disse que nenhum tipo de embarcação será autorizada a entrar na área, mesmo após a ONU (Organização das Nações Unidas) condenar o ataque nesta terça-feira. "Não permitiremos que os barcos cheguem a Gaza para abastecer o que se transformou em uma base terrorista que ameaça o coração de Israel".

Ao mesmo tempo, um porta-voz da ONG Free Gaza, que integra o grupo de entidades da Frota da Liberdade, atacada nesta segunda-feira (31) em águas internacionais, disse à rede CNN que o grupo vai enviar mais dois barcos com ajuda humanitária à região da faixa de Gaza.

O envio de novas embarcações pode elevar a tensão na área, após as mortes desta segunda. Ativistas dizem que as tropas israelenses atiraram contra manifestantes desarmados, enquanto as Forças Armadas de Israel afirmam que apenas responderam a agressões.

Os coordenadores da Frota da Liberdade disseram que as novas embarcações já estão a caminho de Gaza, mas que a nova tentativa de furar o bloqueio não deve acontecer durante os próximos dias.


AÇÕES EM PROTESTO OCORREM POR TODO O MUNDO!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles