quarta-feira, 30 de março de 2011

Sonda envia primeira foto da superfície de Mercúrio


A sonda Messenger, que está na órbita de Mercúrio, enviou as primeiras tomadas em preto e branco da superfície do planeta para a Nasa (agência espacial americana).

A primeira foto, divulgada na terça-feira, mostra uma cratera de 85 quilômetros chamada Debussy. Também é possível ver outra cratera de 24 quilômetros, a Matabei, a oeste da Debussy.

Por mais seis horas consecutivas, a Messenger captaria mais de 360 imagens e as enviaria à Terra.

A missão é inédita, pois esta é a primeira vez que uma nave entra na órbita de Mercúrio, depois de seis anos vagando no espaço. Antes, apenas houve um sobrevoo em 1970 pela Mariner10.

Se tudo ocorrer bem, a Messenger deve ficar junto a Mercúrio durante um ano terrestre. (Nasa)

Lobby entreguista afrouxa cessão de terras a estrangeiros


Lobby de grandes empresas do agronegócio - sobretudo dos setores sucroalcooleiro e de plantio de florestas - está fazendo o governo rever o limite legal para compra de terras por estrangeiros, que vinha se tornando mais rigoroso nos últimos meses. A proposta em debate é permitir o direito de uso da terra, mas sem a garantia de posse.

Segundo o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, a proposta de cessão de terras privadas por um período de 30 a 50 anos "está sendo construída" em debates que envolvem a Casa Civil e a Advocacia-Geral da União. "Precisamos de investimentos estratégicos no agronegócio", disse.

Rossi contou ter recebido representantes de empresas como Bunge, Cargill e Cosan preocupados com os limites impostos a estrangeiros desde agosto do ano passado, quando um parecer da AGU fez valer os limites a estrangeiros fixados na década de 70 a empresas brasileiras com controle de capital ou de gestão em mãos de estrangeiros.

No início do mês, a AGU tentou fechar brechas ao avanço de estrangeiros por meio de dois avisos. Um deles mandou bloquear negócios de compra, por estrangeiros, de empresas que detenham terras no Brasil. O outro cobrou da Comissão de Valores Mobiliários informações sobre a participação de capital estrangeiro nas empresas. (AE)

TERRORISMO DE ESTADO: CIA tem atuado na Líbia, diz NYT


Agentes secretos da CIA, o serviço de inteligência dos EUA, têm atuado na Líbia para reunir dados que possibilitaram ataques aéreos contra as forças do ditador Muamar Kadafi, informou nesta quarta-feira, 30, o jornal The New York Times. Os espiões também se encontraram com líderes rebeldes. De acordo com a agência Reuters, a ordem foi dada pelo presidente Barack Obama há ao menos 15 dias.

Membros do governo ouvidos pelo NYT disseram que os agentes não estão trabalhando de maneira próxima com os rebeldes que tentam derrubar Kadafi, mas tentam descobrir se o governo americano pode confiar neles e a quem são leais.

O trabalho da CIA consistiria também em identificar os depósitos de armamentos do ditador e a posição de tropas leais a ele em cidades líbias. Ainda segundo o jornal, os agentes contam com o auxílio do MI6, o serviço secreto britânico. Esse trabalho de inteligência, acrescenta o NYT, ajudaria a pressionar a deserção de membros do governo e do Exército líbio.

Publicamente, Obama se comprometeu a não enviar tropas terrestres à Líbia e garantiu que a meta da intervenção não é derrubar Kadafi militarmente. Em entrevista à rede NBC na noite de terça-feira, o presidente disse que Kadafi "não tem o controle da maior parte da Líbia neste momento", acrescentando que os EUA não descartam a possibilidade de prover equipamento militar aos rebeldes.

Obama assinou a ordem, conhecida como "decisão presidencial", nas últimas duas ou três semanas, segundo quatro fontes do governo familiarizadas com o assunto. Tais decisões são a principal forma de diretriz presidencial usada para autorizar operações secretas CIA. A agência e a Casa Branca se recusaram a comentar de imediato.

Os EUA participam da coalizão internacional que iniciou no dia 19 e março uma incursão militar sobre a Líbia autorizada pela Organização das Nações Unidas (ONU). A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, participou de um encontro com líderes mundiais em Londres na terça, onde, segundo fontes, teria sido discutida a possibilidade de se armas os rebeldes que tentam derrubar Kadafi. (Reuters)

A INDÚSTRIA DA MORTE: SIPRI divulga as 100 maiores industrias de defesa de 2009



Lista Completa da Stockholm International Peace Research Institute (SIPRI)

http://www.sipri.org/research/armame...duction/Top100

● 45 das Top 100 são baseadas nos EUA. Estas companhias geraram US$ 247 bilhões em vendas de armas, 61,5% do total das vendas das Top 100.

● 33 das Top 100 são baseadas na Europa Ocidental (Finlândia, França, Alemanha, Itália, Noruega, Espanha, Suécia, Suíça E Reino Unido). Estas companhias geraram US$ 120 bilhões em vendas de armas, 30% do total das vendas das Top 100.

● 26 das maiores produtoras européias estão baseadas em quatro países: França, Alemanha, Itália e Reino Unido.

● 10 das Top 100 são baseadas na Ásia, 6% do total das vendas das Top 100.

● Nenhuma das companhias da lista Top 100 em 2009 está baseada na América Latina ou na África.

Corregedoria recebe 4 representações contra Bolsonaro

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), encaminhou nesta quarta-feira(30) quatro representações contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) para serem analisadas pela Corregedoria da Casa. As ações dizem respeito às declarações do deputado em entrevista ao programa CQC, da TV Bandeirantes.

Respondendo a uma pergunta da cantora e apresentadora Preta Gil sobre o que faria se seu filho casasse com uma negra, o deputado afirmou que não iria discutir "promiscuidade". No mesmo programa o deputado ainda afirmou que torturaria seu filho se o encontrasse fumando maconha e que não pensa que seu filho possa ser homossexual, porque ele teve "boa educação".

As ações encaminhadas foram protocoladas pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, pela seccional do Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), pelo deputado Edson Santos (PT-RJ) e pela Comissão de Direitos Humanos, assinada por um grupo de 19 deputados. Amanhã, deve ser protocolada ainda mais uma representação da Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados.

Com o encaminhamento, caberá ao corregedor, Eduardo da Fonte (PP-PE), dar um parecer à Mesa Diretora sobre o tema, para que seja decidido se Bolsonaro vai ou não para o Conselho de Ética. O deputado terá cinco dias para se defender após ser notificado pela Corregedoria. (AE)

Copel prevê entrada em geração de energia eólica



Além de garantir ampla participação nos leilões de geração e transmissão de energia que serão realizados neste ano, a estatal paranaense Copel prevê a entrada no segmento de energia renovável, principalmente a eólica.

Entretanto, a companhia não participará, de forma alguma, de projetos que tenham taxas de retorno inferiores aos custos, afirmou o presidente do conselho de administração, Mauricio Schulman.

"Além das usinas, desenvolveremos e implantaremos projetos de outras fontes renováveis, e vale o destaque para as fontes eólicas", disse o executivo nesta quarta-feira, em teleconferência com analistas sobre os resultados do quarto trimestre de 2010.

"Seguramente é muito importante que a empresa esteja presente neste desenvolvimento."

Schulman afirmou que prospecções indicam que o potencial para a energia eólica no Brasil são de mais de 150 mil megawatts (MW), "50 por cento a mais que todo o potencial instalado no país".

Na terça-feira, a CPFL informou que está se focando na geração de energia eólica, que "pelo menos está 10 por cento à frente da biomassa e da PCH em custo final".

O presidente do conselho da Copel afirmou que "estaremos presentes em um maior número de leilões de geração e transmissão. Não faz absolutamente nenhum sentido termos taxas de retorno inferiores... o que significaria destruir o valor da empresa", observou.

A Copel possui cinco obras em geração e transmissão de energia em andamento que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o que lhe permite recorrer a financiamentos diretos do BNDES.

"Já temos solicitações protocoladas de até 1,6 bilhão de reais... esperamos que até o final do ano esses financiamentos sejam aprovados", disse o presidente da companhia, Lindolfo Zimmer.

BAIXO IGUAÇU

Os executivos da Copel confirmaram que a companhia mantém negociações com a Neoenergia para a construção da usina de Baixo Iguaçu.

O leilão de concessão da usina de 350 megawatts (MW) foi realizado em setembro de 2008 e teve como vencedor o consórcio formado por Neoenergia, com 90 por cento de participação, e Desenvix, com os 10 por cento restantes.

"A participação em Baixo Iguaçu foi feita por gestores anteriores e a empresa não foi feliz na estratégia", disse o presidente do conselho.

De acordo com Schulman, surgiram "novos fatos" que indicaram possibilidades que não estavam presentes no leilão. "Estudos técnicos mostraram otimização do aproveitamento", disse o executivo, citando, por exemplo, o fato de que a Copel já possui uma usina a 15 quilômetros do local onde será erguido o empreendimento.

"Isso significa que nem precisaria de uma sala de comando... seria uma vantagem enorme nos custos", completa Schulman. (GP)

O IMPÉRIO ASSASSINO ATACA E A INDÚSTRIA BÉLICA DA MORTE FATURA: Obama autoriza ajuda secreta dos EUA a rebeldes na Líbia

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assinou uma ordem que autoriza o apoio secreto do governo norte-americano às forças rebeldes que tentam derrubar o líder líbio, Muamar Kadafi, afirmaram à Reuters funcionários do governo na quarta-feira.

Obama assinou a ordem, conhecida como "decisão" presidencial, nas últimas duas ou três semanas, segundo quatro fontes do governo familiarizadas com o assunto.

Tais decisões são a principal forma de diretriz presidencial usada para autorizar operações secretas da Agência Central de Inteligência (CIA). A agência e a Casa Branca se recusaram a comentar de imediato.

As informações sobre a autorização de Obama surgiram num momento em que ele e outras autoridades dos EUA e de países aliados falam abertamente sobre a possibilidade de fornecer armamento para os opositores de Gaddafi, que combatem forças mais bem equipadas.

Os EUA, outros membros da Otan e países árabes integram uma coalizão que está conduzindo ataques aéreos contra as forças de segurança do governo líbio, cumprindo um mandado da Organização das Nações Unidas (ONU) para proteger os civis que se opõem a Kadafi.

Em entrevistas a redes norte-americanas de TV, na terça-feira, Obama declarou que o objetivo era fazer com que no fim "Kadafi renunciasse" ao poder. Ele falou em impor "firme pressão, não apenas militar, mas também por esses outros meios" para forçar a saída de Kadafi.

Obama afirmou nas entrevistas que Kadafi "não tem o controle da maior parte da Líbia neste momento" e que os Estados Unidos não descartam a possibilidade de prover equipamento militar aos rebeldes. "Não estou, não estou descartando."

Os altos funcionários dos EUA que monitoram a situação da Líbia dizem que no momento nem Gaddafi nem os rebeldes -- que pediram armas pesadas ao Ocidente -- parecem capazes de obter avanços decisivos.

Embora os ataques aéreos dos EUA e aliados tenham causado graves danos às forças militares de Kadafi e afetado sua cadeia de comando, segundo autoridades, os rebeldes permanecem desorganizados e sem condições de tirar amplo proveito do apoio militar ocidental.

Operações específicas

Pessoas a par dos procedimentos do setor de inteligência dos EUA dizem que as decisões presidenciais relativas a ações encobertas costumam ser costuradas de modo a dar margem a uma autorização ampla para um grande espectro de ações do governo em apoio a um objetivo secreto particular.

Para que operações específicas sejam realizadas sob o amparo dessa autorização abrangente -- por exemplo, a entrega de dinheiro ou armas às forças anti-Gaddafi -- a Casa Branca também teria de dar uma "permissão" adicional para o prosseguimento dessas atividades.

Em 2009, Obama deu um aval semelhante à expansão das ações secretas de contraterrorismo realizadas pela CIA no Iêmen. A Casa Branca não costuma confirmar se tais ordens foram dadas. (AE)



COMO A INDÚSTRIA DA MORTE FUNCIONOU NA ERA BUSH:

Crise impulsiona indústria bélica dos EUA

O Pentágono está redigindo uma "lista de compras" para a luta global contra o terrorismo prometida pelo presidente Bush. Resultado: dezenas de fornecedores militares podem estar entre os beneficiários dos ataques sofridos pelos EUA em 11 de setembro.

Ao mesmo tempo em que esses ataques provocaram uma queda enorme no mercado acionário, as perspectivas do complexo militar-industrial estão melhores do que estiveram em anos.

A oposição política que se manifestava no Congresso contra a hipótese de grandes aumentos nos gastos do Pentágono desapareceu do dia para a noite.

Ganhadores e perdedores da corrida pelo dinheiro do Pentágono também serão determinados pelos resultados das tentativas de Donald Rumsfeld de transformar as Forças Armadas.

Suas metas incluem melhorar os serviços de inteligência, ampliar a capacidade de ataque à distância e um esforço para tornar as forças americanas mais leves, mais velozes e tecnologicamente mais sofisticadas.

Mas esse processo enfrenta a resistência acirrada de alguns comandantes e parlamentares, para quem Rumsfeld quer tirar dinheiro dos programas de modernização dos navios, aviões e morteiros convencionais em favor de produtos ainda não testados, como aviões espaciais ou submarinos pilotados por controle remoto.

Os números do orçamento contam a história toda. Três dias depois dos atentados, o Congresso aprovou US$ 40 bilhões em fundos de emergência, dos quais entre US$ 10 bilhões e US$ 15 bilhões para as Forças Armadas.

Ao longo das próximas semanas, também deve ser aprovado um aumento de US$ 33 bilhões no orçamento do Pentágono, elevando-o para US$ 329 bilhões no ano fiscal que começa no próximo dia 1º.

E, antes de serem depositados os votos finais do plano de gastos de 2002, o Pentágono deve pedir uma verba adicional de entre US$ 15 bilhões e US$ 25 bilhões.

Boa parte da verba inicial será usada na reconstrução da parte do Pentágono destruída pelo avião sequestrado, para financiar a intensificação da segurança em instalações militares americanas pelo mundo afora e para preparar os ataques retaliatórios. Isso significa comprar novos projéteis, mísseis, botas, equipamentos de reconhecimento e peças avulsas.

Mas muitos analistas e oficiais prevêem que, depois de satisfeitas essas necessidades básicas, ainda vai sobrar bastante dinheiro. Os senadores e os chefes das armas provavelmente vão querer gastar esses fundos com programas de armamentos de sua predileção, tais como os caças F-18E e F-18F da Boeing, o sistema de artilharia Crusader da United Defense e o destróier "invisível" DD-21 da Northrop Grumman e da General Dynamics.

Para os analistas, o fato de esses sistemas não terem utilidade evidente na guerra contra o terrorismo não vem ao caso.

"Existe uma percepção intensificada de perigo, os recursos aumentaram e a divisão entre republicanos e democratas se reduziu", disse Loren Thompson, executivo-chefe do Instituto Lexington, uma organização de política militar da Virgínia. "Esses três fatores se conjugam para melhorar as perspectivas de muitos programas de defesa, mesmo os que não parecem ter relevância imediata."

Se essa "orgia de encomendas" vai durar ou não, isso vai depender da natureza e duração da operação militar ordenada por Bush. Uma guerra terrestre pode ajudar os construtores de equipamentos blindados, como a General Dynamics. Uma guerra travada principalmente desde o ar beneficiaria a Lockheed ou a Boeing.

E uma guerra de tipo totalmente diferente, na qual encontrar um inimigo oculto vai exigir inteligência e habilidades de espionagem, mais do que simples poder de fogo, pode beneficiar empresas como a Northrop, que produz o avião de espionagem Global Hawk.

No entanto, o fluxo de dinheiro que deve começar a sair do Capitólio em pouco tempo irá para uma ampla gama de fornecedores militares, grandes e pequenos. "Quando a maré sobe, ela levanta todos os barcos", disse John Williams, porta-voz da Associação Nacional da Indústria da Defesa, que representa 900 fornecedores de equipamentos militares.

Serão compradas janelas e portas à prova de explosões para o Pentágono e outros prédios militares. O setor de peças e os contratos de manutenção vão crescer, à medida que mais e mais navios, aviões e helicópteros forem submetidos ao desgaste de serem enviados ao exterior.

Os fabricantes também poderão ter novos pedidos de mísseis teleguiados.
Mas planejadores do Pentágono também andam falando em acelerar a produção de artigos muito maiores no caso de a guerra se prolongar.

Exemplo: Rumsfeld, secretário da Defesa, exortou a indústria de armas a elevar o número de aviões de reconhecimento disponíveis para localizar a rede terrorista de Osama bin Laden.

Se Rumsfeld conseguir seu intento, os maiores vencedores da transformação serão as empresas que produzem equipamentos de coleta de informações, sistemas de comunicações sem fio, armas teleguiadas de precisão e componentes da defesa antimísseis. (THE NEW YORK TIMES)

Velório do ex-vice José Alencar





Receita publica calendário dos lotes de restituição do IR 2011



A Receita Federal publicou nesta quarta-feira instrução normativa no "Diário Oficial da União" que estabelece o calendário de liberação dos sete lotes de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física em 2011. Até as 9h, mais de 4,7 milhões de declarações foram enviadas.




Os lotes serão liberados nas seguintes datas:

1º - 15 de junho
2º - 15 de julho
3º - 15 de agosto
4º - 15 de setembro
5º - 17 de outubro
6º - 16 de novembro
7º - 15 de dezembro

A maioria dos contribuintes que faz parte do primeiro lote tem mais de 60 anos de idade, já que o Estatuto do Idoso garante a prioridade para essa parte da população.

O valor a ser pago pode ser creditado na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração. Para isso, basta indicar o código do banco, a agência e o número da conta corrente ou poupança. A conta bancária deve ter como titular a pessoa que fez a declaração, mesmo que seja conjunta.

Se o contribuinte não fizer essa menção ou errar nas informações declaradas, o dinheiro é automaticamente encaminhado ao Banco do Brasil, onde poderá ser sacado mediante apresentação do CPF e do RG.

Ao acessar o sistema da Receita para consultar a restituição, o contribuinte é notificado sobre o depósito e informado de que deve procurar o banco para obter a quantia.

O contribuinte também poderá ligar para a central de atendimento do BB pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais cidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos) e pedir a transferência do dinheiro para qualquer banco em que tenha conta-corrente ou poupança

Todas as restituições, quando liberadas, são atualizadas pela taxa básica de juros, a Selic. Uma vez colocado à disposição do contribuinte, no entanto, o valor da restituição não mais sofrerá qualquer acréscimo. (Folha.com)

Após percorrer ruas de Brasília, corpo de Alencar chega ao Planalto


Após percorrer 10 quilômetros pelas principais avenidas de Brasília, o corpo ex-vice presidente José Alencar chegou ao Palácio do Planalto, onde é velado nesta quarta-feira.

Ao chegar na Base Aérea, vindo de São Paulo, o caixão com o corpo do político foi coberto com uma bandeira do Brasil, carregado por soldados da Aeronáutica, e colocado em um caminhão aberto do Corpo de Bombeiros.

No Palácio do Planalto, o corpo subiu a rampa principal. A primeira meia-hora será reservada somente para familiares e autoridades. Depois, o velório será aberto ao público.

Às 20h, já com a presença da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que voltam de Portugal, será realizada uma missa de corpo presente para Alencar. Eles encurtaram a visita de dois dias ao país.

A família do ex-vice desembarcou um pouco antes de Alencar na Base Aérea. Muito triste, vestida toda de preto, a mulher do ex-vice, Mariza Gomes da Silva, desceu do avião de mãos dadas com o filho, Josué Alencar.

As outras duas filhas do ex-vice presidente, Maria da Graça e Patrícia, além de uma nora e quatro e netos, também chegaram à capital federal em um avião da Força Aérea Brasileira para acompanhar o velório de Alencar.

Além dos filhos, a nora Patrícia (mulher de Josué), com os filhos Bárbara e Josué, e os netos Ricardo e Davi vieram participar das cerimônias em homenagem ao ex-vice presidente.

Todos foram recebidos pelo presidente em exercício, Michel Temer, pelos presidentes da Câmara e do Senado, Marco Maia (PT-RS) e José Sarney (PMDB-AP), além do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.

Bastante abatida, Mariza recebeu um longo abraço de cada uma das autoridades --em especial da mulher de Agnelo, Ilza Queiroz. As filhas e o filho de Alencar também receberam os cumprimentos das autoridades.(Folha.com)

Prefeitura de Curitiba: Secretaria terá cadastro de pessoas com deficiência


O secretário Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Irajá de Brito Vaz, recebeu nesta terça feira (29) o presidente do Instituto Curitiba de Informática (ICI) Renato José de Almeida Rodrigues.

O principal assunto da reunião foi o desenvolvimento de um programa de informática para cadastramento das pessoas com deficiência em Curitiba.

Hoje o ICI, disponibiliza um cadastramento em parceira com a Fundação Ação Social (FAS), onde varias informações são repassadas para criação de um banco de dados.

"O programa a ser desenvolvido visará coletar dados específicos para a secretaria, tais como tipo de deficiência, causas, tempo de lesão, diagnóstico, prognóstico, comprometimento funcional e outros que dificultem o deslocamento, tanto laborais quanto para o sociabilização de um modo geral”, diz o secretário Irajá.

O tsunami da fome nas aldeias do Mato Grosso do Sul


"O grito da fome como ondas gigantes vai se propagando pela região".

“Este ano a Funai ainda não entregou cesta básica. São quase três meses de fome e espera”. O clamor chega das diversas aldeias e acampamentos indígenas do Mato Grosso do Sul, e em especial dos Kaiowá Guarani, da região de Dourados. O grito da fome como ondas gigantes vai se propagando pela região. Em carta encaminhada ao Ministério Público de Dourados e Funai, o Conselho da Aty Guasu manifesta sua enorme preocupação e alerta: "Nosso povo está passando muita fome, não por culpa nossa, mas porque tiraram nossas terras, acabaram com nossa possibilidade de produzir nosso alimento, e agora estamos nos braços da fome e da dependência. E o mais grave, como não recebemos ainda nenhuma cesta básica este ano, nossas crianças estão perdendo peso, correndo o risco de uma nova mortandade por desnutrição.” Concluem a carta dizendo: “Se não vier com urgência, nós do Conselho da Aty Guasu vamos fazer um documento e espalhar no mundo inteiro dizendo que querem que a gente morra de fome.”

Às centenas de telefonemas direcionados para a Funai, a resposta que as lideranças das aldeias e acampamentos indígenas recebem é sempre a mesma – os alimentos estão comprados, porém não tem transporte para trazê-los até aqui”. O que os indígenas não entendem é como tem centenas e centenas de caminhões carregados de soja passando por suas aldeias e não existe transporte para trazer os alimentos da cesta básica. (ABDA)

Chuva pode a qualquer momento provocar interdição total da BR-376


Há rachaduras em alguns pontos das encostas o que pode provocar a interdição

A chuva forte que cai na BR-376, entre o Paraná e Santa Catarina, pode provocar a interdição total da rodovia nas próximas horas. A informação é da Polícia Rodoviária Federal. O motivo do alerta é que desde ontem chove forte na região. Segundo a PRF, nas últimas horas choveu 43 mm na serra e, caso este índice alcance os 50 mm, todas as pistas deverãos er fechadas por pelo menos 24 horas.

A precaução é em razão de alguns rachamentos nas encostas da BR-376. Técnicos estão monitorando a rodovia. A orientação da polícia é que os motoristas evita. Os motoristas que precisam seguir ou voltar de Santa Catarina devem optar neste momento pelas BR-116 ou pela BR-277, via Garuva e Guaratuba. (Banda B)

Atendendo a pedido emergencial feito pela Sesa o Governo Federal libera mais de R$ 660 mil para o combate à dengue no Paraná

Atendendo ao pedido emergencial feito pela Governo do Estado (Sesa) o Ministério da Saúde liberou R$ 661.732,66 para ajudar no combate à dengue em Londrina, Jacarezinho e Cornélio Procópio, todas cidades da região Norte do Paraná. A disponibilização do recurso foi divulgada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (30).

Os três municípios paranaenses estão entre os que apresentam mais casos de dengue no estado. Londrina tem 2.534 pessoas infectadas, Cornélio Procópio está com 622 doentes confirmados e Jacarezinho com 577, de acordo com o informe divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde na segunda-feira (28). Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, está em segundo lugar em número de casos confirmados, são 626. Em todo o estado 5.684 pessoas estão com dengue e outras 27.918 foram notificadas com sintomas da doença e aguardam resultados de exame. Mais de 65% das cidades do Paraná (261) têm notificações de casos de dengue.

Onze pessoas morreram de dengue no Paraná em 2011. Cinco mortes foram em Jacarezinho, duas em Londrina, uma em Cambará, uma em Carlópolis, uma em Cornélio Procópio e outra em Foz do Iguaçu.

Gleisi recebe em Brasília mulheres executivas do Paraná e assume as suas reinvindicações


A senadora Gleisi Hoffmann (PT) recebeu, na manhã desta terça-feira (29), em Brasília, 52 representantes do Espaço Mulheres Executivas do Paraná, associação que reúne mulheres empenhadas no fortalecimento das relações empresariais. Depois de um café da manhã no restaurante do Senado, o grupo se dirigiu ao gabinete da presidência para entregar ao presidente da Casa, senador José Sarney, documento com solicitações da área empresarial.

O documento aborda três questões referentes à melhoria do ambiente para a atividade econômica no Brasil. Uma delas refere-se à reforma tributária. O grupo pede a desoneração de tributos nas folhas de pagamento. Outra reivindicação é a criação de cursos profissionalizantes para beneficiários do Programa Bolsa Família. Gleisi destacou os investimentos do Governo Federal no ensino técnico no Paraná e vai propor que quando os beneficiários do Bolsa Família forem cadastrados, também façam inscrição em curso de qualificação profissional.

A aplicação de um índice mínimo de 30% de mulheres nos conselhos federais e nas direções das empresas públicas é o terceiro tópico abordado no documento. Gleisi Hoffmann acredita que é possível atender às reivindicações do grupo. “Estamos encaminhando os debates para atender todas as solicitações. É claro que têm algumas questões que acabam levando mais tempo para serem analisadas, como é o caso da reforma tributária. Mas nós já temos o compromisso da presidente Dilma Rousseff de enviar ao Congresso, ainda este ano, algumas propostas para a desoneração de tributos como, por exemplo, a retirada do INSS patronal e do salário educação das folhas de pagamento. Isso vai ter um impacto significativo. Quanto à participação das mulheres no comando das empresas, temos que fazer um pacto com a sociedade", afirmou a senadora, acrescentando que a maior participação feminina nas bancadas do Senado e da Câmara será um tema da pauta da reforma política.

Para Gleisi, a entrega do documento à presidência da Casa contribui para a atuação das senadoras no Congresso. “Queremos sensibilizar o presidente pela nossa causa. É importante que ele saiba que tem um grupo de mulheres organizadas, que têm metas, objetivos e querem fazer a diferença nesse debate”, destacou.

A diretora financeira executiva da Itaipu Binacional, Margaret Groff, fez uma avaliação positiva do evento. “Conseguimos mobilizar várias líderes do Paraná, tanto da iniciativa pública como da iniciativa privada, que são grandes formadoras de opinião. Viemos em apoio a nossa senadora, que é nossa líder. É nosso primeiro contato no Senado e entendemos que será um passo importante para o empoderamento e reconhecimento das mulheres profissionais no desenvolvimento do Brasil’, afirmou.

Segundo a presidente do Espaço Mulheres Executivas, Regina Arns, as reivindicações não se referem apenas ao Paraná. “Acredito que são inquietações a nível de Brasil. Estamos buscando alternativas e propondo soluções para construirmos de forma conjunta”, frisou.

MANDATO

Durante o encontro, Gleisi afirmou que assuntos relacionados à economia, às áreas de fronteira, à agricultura e a preocupação com questões de gênero serão foco permanente do seu mandato. A senadora também abordou as oportunidades que podem se abrir para empreendedores do Paraná com a construção de um linhão de transmissão de energia gerada em Itaipu para o Paraguai. A obra deve ser concluída até 2012 e possibilitará a industrialização do país vizinho, que hoje enfrenta apagões e problemas de distribuição de energia que impedem um processo de industrialização.

ENTRE AS VÁRIAS ATIVIDADES NO INTERIOR O PRESIDENTE DA COHAPAR PARTICIPA DE REUNIÕES COM PREFEITOS E INAUGURA CONJUNTO HABITACIONAL EM JANIÓPOLIS




O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche reúne-se nesta quinta-feira (31) com prefeitos das associações dos municípios do Norte Pioneiro, do Vale do Ivaí e do Setentrião Paranaense para discutir as metas habitacionais para os próximos quatro anos.

Durante a visita ao interior, Chaowiche visita ainda áreas na cidade de Colorado para a execução de novas casas. No sábado, acontece a inauguração de dois conjuntos em Janiópolis, um com 16 unidades para famílias com renda de até dois salários e outro com 22 casas para pessoas que ganham entre dois a cinco salários.





A agenda a ser cumprida pelo presidente da Cohapar:

Dia 31.03.11 (quinta-feira)

Santo Antônio da Platina

Posse da nova diretoria e reunião com prefeitos da Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro)

Horário: 17 horas

Local: Centro de Eventos – BR 153 – km 41 – Santo Antônio da Platina

Dia 01.04.11 (sexta-feira)

Apucarana

Reunião com prefeitos da Amuvi (Associação dos Municípios do Vale do Ivaí)

Horário: 9h30

Local: Travessa Carlos Krizanowski, 721

Colorado

Visita a áreas na cidade

Horário: 13h30

Local: saída da prefeitura

Reunião com prefeitos da Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense)

Horário: 14h30

Local: Rua Mato Grosso, 669

Dia 02.04.11 (sábado)

Inauguração de casas em Janiópolis

Horário: 8h30

Local: atrás do cemitério

Secretaria da Saúde cria comitê para enfrentamento de catástrofes

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, assinou nesta semana a resolução 0061/2011,que cria o Comitê Setorial de Enfrentamento de Desastres para coordenar as ações emergenciais de saúde quando houver algum tipo de catástrofe, seja natural ou provocada. A criação deste comitê foi motivada pela tragédia que atingiu o Litoral paranaense no início do mês.

“O Estado tem a responsabilidade de oferecer medidas de intervenção imediatas para o enfrentamento das situações de desastres e de calamidade pública que afetam a saúde da população”, explicou o secretário.

O coordenador será o diretor de políticas de Urgências e Emergências da Secretaria, Vinicius Filipak. Também integram o comitê as superintendências de Infraestrutura, Vigilância em Saúde e Gestão de Sistemas de Saúde, os departamentos de Vigilância Sanitária, Ambiental e de Agravos Estratégicos, o centro de Saúde do Trabalhador, o gabinete do secretário e a assessoria de Comunicação Social.

Filipak ficará encarregado de acionar as áreas envolvidas no caso de um desastre. “Vamos trabalhar integrados com a coordenação estadual de Defesa Civil. Além disso, como numa situação de catástrofe as decisões precisam ser tomadas imediatamente, vamos manter uma lista atualizada com os contatos de profissionais do nível central, das regionais de Saúde, dos hospitais e de instituições externas, autoridades, instituições públicas e privadas de interesse”, enfatiza o coordenador.

Na primeira reunião serão definidos os papéis de cada integrante na ação do comitê, além da criação de uma sala de situação. “Também vamos investir na criação de um kit catástrofe para ser utilizado em caso de emergência, com materiais e insumos. Não sabemos o que vem pela frente, por isso precisamos estar preparados para tudo”, diz Filipak.

O comitê manterá sistema de plantão 24 horas e no caso de um desastre poderá ser acionado pelos números (41) 9155-9790 e 9117-3500 (CIEVS).

Paraná começa a elaborar plano de desenvolvimento florestal

A Secretaria de Estado da Agricultura iniciou a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Florestal para o Paraná. Reuniu nesta terça-feira (29), em Curitiba, representantes de instituições do setor público e privado para construir uma parceria e definir estratégias adequadas para a concepção do projeto.

O secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, destacou que o setor florestal é responsável por 8% do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP), movimentando R$ 1,83 bilhão em 2009. “Sabemos, porém, que esse setor precisa se expandir em função da carência da produção de madeira para construção, energia, móveis e celulose. O agricultor pode ter nessa demanda crescente uma fonte de renda”, disse.

Além da questão econômica, Ortigara disse que o plano de incentivar os cultivos florestais ajudará o Paraná a dar sua contribuição para o Brasil no esforço de redução das emissões de carbono, conforme compromisso firmado pelo País na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP – 15) em 2009.

Segundo o secretário, o governo do Paraná tem real interesse em que o programa de cultivos florestais evolua e que seja uma alternativa de poupança ao agricultor no médio prazo. Ele afirmou que a Secretaria da Agricultura vai articular a organização e a qualificação do agricultor. Posteriormente poderá trabalhar na captação de investimentos, mas antes disso começa a formação da base florestal, que atualmente está muito concentrada na região Centro-Sul do Estado.

Segundo o engenheiro florestal Renato Viana, da Secretaria da Agricultura, 2011 é o Ano Internacional das Florestas, uma oportunidade para dar visibilidade às ações que devem ser adotadas no Paraná. Durante a reunião ele apresentou os cenários global, nacional e estadual que estão influenciando a adoção de estratégias para reverter a carência da produção florestal.

Viana lembrou que as florestas armazenam mais carbono do que a agricultura, e são, portanto, uma alternativa para evitar o agravamento das mudanças climáticas. Além disso, a tragédia do Japão provocou novos questionamentos sobre as usinas nucleares.

No cenário paranaense, o técnico explicou que a ampliação da base florestal pode gerar oportunidades para regiões de economia agrícola mais frágil no Centro-Sul e Noroeste do Estado, inclusive para beneficiar a agricultura familiar, já que o plantio de florestas também é viável em pequenas áreas.

Participaram do encontro Edson Tadeu Iede, chefe de Comunicação e Negócios da Embrapa Florestas, com sede em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba, e representantes das Secretaria do Meio Ambiente e da Agricultura, Instituto Ambiental do Paraná, Emater, Iapar, Senar, Fetaep, Ocepar, Associação Paranaense das Empresas de Base Florestal. As instituições irão participar da agenda cooperativa que vai elaborar o Plano de Sustentação Florestal no Paraná.

Flávio Arns recebe APP-Sindicato para discutir reivindicações

Representantes da Secretaria de Estado da Educação e da APP-Sindicato se reuniram nesta semana, em Curitiba, para debater a pauta das reivindicações dos trabalhadores da educação. Apesar das dificuldades desse início de gestão, o secretário da Educação, Flávio Arns, ressalta o compromisso de estudar todas as propostas discutidas.

A Seed trabalha com uma proposta de dividir a equiparação salarial em quatro vezes, com a primeira a ser paga no segundo semestre deste ano. “A partir desta discussão vemos se essa proposta pode ser aprimorada ou não. A palavra final fica sempre com o governador”, disse Arns.

O secretário informou que irá valorizar quem trabalha na educação e que tudo deve ser feito de maneira legal. Os itens discutidos na reunião foram a equiparação salarial, a ação direta de inconstitucionalidade, vagas destinadas a afro-descendentes em concursos públicos, progressão e promoções dos servidores da educação, bolsa auxílio para os cursistas do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), professores que lecionam no sistema carcerário, licenças especiais, profissionais do Quadro Próprio do Poder Executivo (Qppe), documentadores escolares, atestados médicos, lei do sistema estadual de ensino, reconhecimento do mestrado e doutorado, ampliação da hora-atividade, ensino fundamental de nove anos e Processo de Seleção Simplificado (PSS).

Além do secretário Flávio Arns. estiveram presentes o diretor geral da Seed, Jorge Wekerlin; a superintendente da Educação, Meroujy Cavet; o superintendente de Desenvolvimento Educacional, Jaime Sunyê Neto; o assessor da vice-governadoria, Paulo Schimdt; o chefe de gabinete da Seed, Cilos Vargas; o chefe do GRHS, Arnaldo Moreira de Matos; a presidente da APP Sindicato, Marlei Fernandes; e diretores da APP. Uma nova reunião foi marcada para o dia 4 de abril.

Congresso reage a pressão de juízes por reajuste

Em tom às vezes duro, às vezes com desdém, parlamentares consideraram fora de propósito a tentativa de juízes aumentarem os próprios salários à revelia do Congresso, através de ação no Supremo Tribunal Federal (STF). A polêmica é o mais novo capítulo das rusgas entre Legislativo e Judiciário, evidenciadas após a decisão do STF em relação à Lei da Ficha Limpa, na semana passada.

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), reagiu ontem contra a iniciativa dos juízes, que alegam que, diante da omissão do Legislativo em não aprovar o reajuste dos vencimentos da magistratura, o Supremo poderia tomar essa iniciativa.

Maia aproveitou para criticar outra proposta do Judiciário - feita pelo presidente do STF, Cezar Peluso - de instituir um controle de constitucionalidade para projetos aprovados pelo Congresso encaminhados para sanção presidencial. "Temos na Câmara uma Comissão de Constituição e Justiça que tem responsabilidade de discutir constitucionalidade dos projetos e fazemos (isso) com zelo e transparência. Não me parece necessário consulta prévia", disse Maia.

Líderes de bancada seguiram a posição do petista. Na semana passada, parlamentares já haviam criticado a proposta de Peluso. Ontem, atacaram a iniciativa da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), que espera que o Supremo determine o reajuste da magistratura. (AE)

Operação do Ibama apreende 122 pássaros silvestres na Região Metropolitana de Curitiba


A Operação Sispass Legal, desencadeada nacionalmente na semana passada, resultou na apreensão de 122 pássaros silvestres nativos de criadores amadores cadastrados no Ibama na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). As multas aplicadas na RMC somam mais de R$ 70mil. Foram encontradas infrações ambientais em oito dos 13 criadores fiscalizados.

As irregularidades encontradas nos plantéis dos criadores foram várias, aves constantes da relação que não se encontravam com o criador, aves não anilhadas, aves anilhadas não constantes do plantel do criador no Sispass, e o mais grave, aves com anilhas falsificadas ou adulteradas. Os animais em situação irregular foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres mantido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), em Tijucas do Sul.

Manter animais silvestres em cativeiro sem autorização do órgão competente ou em desacordo com a obtida é crime ambiental, passível de multa, apreensão dos animais e processo criminal.

As pessoas que têm interesse em criar de passeriformes silvestres nativos precisam, antes de tudo, estar cadastradas no Sistema de Cadastramento de Passeriformes (Sispass) do Ibama. É importante destacar que a comercialização de animais é vedada aos criadores amadores.

A fiscalização dos criadores amadores cadastrados no Sispass vai continuar. Atualmente, a criação amadorista de passeriformes é regida pela Instrução Normativa 15, de dezembro de 2010, que deve ser seguida rigorosamente pelos criadores, para evitar problemas com a fiscalização da atividade. (Paraná online)

Diz a sabedoria popular que "para bom entendedor meia palavra basta". Fernanda Richa disse: Se a legislação eleitoral permitisse, seria vice de Ducci


Esta declaração da primeira-dama do Estado, Fernanda Richa, à rádio Banda B, na manhã desta terça-feira, deixou em polvorosa o ninho tucano, especialmente aqueles que defendem a candidatura do ex-deputado Gustavo Fruet à Prefeitura de Curitiba.

O que se questionou é se dona Fernanda estava, naquele momento, dando voz a seu marido, o governador Beto Richa. Se, assim como a primeira-dama, o governador também prefere Ducci a Fruet.

Para atentos observadores da cena política curitibana, a declaração da primeira-dama é, sim, mais um sinal que o governador Beto Richa apoiará a reeleição do prefeito Luciano Ducci, afinal, desde a última semana eles esses sinais são claros já que vêm fazendo uma “dobradinha” em público.

Na última quinta-feira Beto e Ducci participaram, no Museu Oscar Niemeyer, de um evento que reuniu cerca de mil lideranças comunitárias da Capital. No domingo foram juntos à festa de aniversário de Curitiba, no Parque Barigui, e, nesta terça-feira, Beto acompanhou Ducci na inauguração de obras realizadas pela prefeitura. (horaHNews)

Comissão aprova lista fechada para eleição de deputados

A Comissão Especial de Reforma Política no Senado aprovou nesta terça-feira(29), por maioria, a adoção do voto proporcional com lista partidária fechada nas próximas eleições. A proposta obteve nove votos, contra sete que defendiam o voto majoritário para deputados, conhecido como "distritão". A bancada tucana e o senador Pedro Taques (PDT-MT) se abstiveram.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) esclareceu que seu partido apresentará emenda para defender o voto distrital misto, com lista aberta (para os representantes dos distritos) e fechada (para os indicados pelos partidos), quando a reforma chegar ao plenário do Senado.

O líder do PT, Humberto Costa (PE), e a senadora Vanessa Graziotin (PCdoB-AM) encabeçam o grupo vencedor, favorável à manutenção do voto proporcional para deputados, porém com lista pré-ordenada, elaborada pelos partidos. O argumento dessa corrente é de que somente esse modelo seria compatível com o financiamento público das campanhas, defendido, principalmente, pelo PT e pelo PCdoB.

Os senadores contrários a esse formato acham que as listas partidárias restringirão o ingresso de novos nomes à vida pública, já que terão espaço, apenas, para lideranças e apadrinhados dos caciques partidários. Para evitar que isso ocorra, Costa defende a aprovação de regras democráticas para elaboração da lista, a serem fiscalizadas pela Justiça Eleitoral.

Quando concluir os trabalhos, na primeira quinzena de abril, a comissão encaminhará o relatório final na forma de propostas de emenda constitucional (PECs) e projetos de lei, para serem discutidos e votados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Na próxima terça-feira, a comissão volta a se reunir para debater o financiamento público de campanha, a cláusula de desempenho dos partidos, as candidaturas avulsas e a fidelidade partidária. (AE)

Grupo de deputados defende punição contra Bolsonaro

Um grupo de 19 deputados federais iniciou nesta terça-feira(29) um movimento defendendo punição a Jair Bolsonaro (PP-RJ) devido a uma entrevista do parlamentar ao programa CQC da TV Bandeirantes que foi ao ontem. Respondendo a uma pergunta da cantora e apresentadora Preta Gil sobre o que faria se seu filho casasse com uma negra o deputado afirmou que não iria discutir "promiscuidade".

No mesmo programa, o deputado ainda afirmou que torturaria seu filho se o encontrasse fumando maconha e que não pensa que seu filho possa ser homossexual porque ele teve "boa educação".

A primeira ação do grupo já foi tomada na noite de hoje com um pedido para que a Corregedoria analise a conduta do parlamentar. O protocolo foi feito junto à Presidência da Câmara, que encaminhará a solicitação ao corregedor, Eduardo da Fonte, do mesmo partido de Bolsonaro.

Fazem parte deste movimento deputados de PSOL, PT, PDT, PC do B e PSB. Eles pedirão aos presidentes de seus partidos que assinem em conjunto uma representação para que o deputado seja processado também no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Os deputados também deverão protocolar junto ao Ministério Público uma representação pedindo que o deputado seja investigado pelo crime de racismo. Serão encaminhadas ainda ações junto aos ministérios dos Direitos Humanos e Igualdade Racial.

O grupo quer ainda que o PP retire Bolsonaro da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Presidente do colegiado, a deputada Manuela D'Avilla (PC do B-RS) está à frente das ações. Ela afirmou que as palavras do parlamentar "estimulam a violência e a intolerância". Homossexual assumido, o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) era um dos mais incomodados. "Eu fiquei chocado, o Bolsonaro sempre foi homofóbico e disse coisas violentas sobre homossexuais, mas dessa vez ele mexeu também com racismo e nos deu uma oportunidade de puni-lo porque racismo é crime".

Pressionado, Bolsonaro recuou nas declarações relativas aos negros. Ele afirmou que não entendeu a pergunta feita por Preta Gil. "Foi um mal entendido, eu errei. Como veio uma sucessão de perguntas eu não ouvi que era aquela pergunta, foi um equívoco. Eu entendi que a pergunta era se meu filho tivesse um relacionamento com gay, por isso respondi daquela forma. Na verdade, quando eu vi a cara da Preta Gil eu respondi sem prestar atenção".

O que ele falou, mas não manteve:

O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) afirmou que não discutiria "promiscuidade" ao ser questionado pela cantora Preta Gil, no programa CQC, da TV Bandeirantes, sobre como reagiria caso o filho namorasse uma mulher negra.

A pergunta, previamente gravada, foi feita ao deputado na noite desta segunda-feira (28), no quadro do programa intitulado "O povo quer saber": "Se seu filho se apaixonasse por uma negra, o que você faria?"

Bolsonaro respondeu: “Preta, não vou discutir promiscuidade com quer que seja. Eu não corro esse risco, e meus filhos foram muito bem educados e não viveram em um ambiente como, lamentavelmente, é o teu.”

Após a exibição do programa, Preta Gil postou no Twitter que processaria o deputado. "Advogado acionado, sou uma mulher Negra, forte e irei até o fim contra esse Deputado, Racista, Homofobico, nojento".

Procurado pela reportagem do G1, Bolsonaro disse por telefone nesta terça-feira (29) que não quis ofender a cantora Preta Gil, filha do ex-ministro e compositor Gilberto Gil. O deputado afirmou que não compreendeu a pergunta feita por ela e por isso respondeu daquela maneira. (AE)

André Vargas diz que governo está "maltratando" o PT

O secretário de Comunicação do PT, André Vargas (PR), disse que, ao contrário do que se pensa, "o PT está sendo muito maltratado pelo governo". Vargas afirmou que o PMDB tem conseguido emplacar seus políticos em cargos importantes, o que o PT não consegue de jeito nenhum.

"O PMDB pôs o Geddel (Geddel Vieira Lima, ex-ministro da Integração Nacional) na Caixa. Nós não conseguimos nomear o Paulo Rocha (ex-líder do PT, réu no processo do mensalão e um dos fichas-sujas nominados pelo Tribunal Superior Eleitoral) nem o Vignatti (ex-deputado catarinense)", lamentou Vargas.

O PT quer Paulo Rocha numa diretoria da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) ou em qualquer outro cargo de segundo escalão, mesmo que em Brasília, mas o ex-deputado está encalhado. Quando a Vignatti, ele não foi para a presidência da Eletrosul, como alguns setores do partido defendiam, mas acabou nomeado para a secretaria-executiva das Relações Institucionais.

André Vargas disse ainda que o PT ficou isolado na presidência da Caixa. "Lá, só o Jorge Hereda (que tomou posse ontem na presidência) é do PT. O restante não é". Ele afirmou também que a ex-presidente da Caixa Maria Fernanda Ramos Coelho "foi entregue às cobras" no caso da compra do Banco Panamericano. "Não foi ela que fechou o negócio e agora aparece como culpada", afirmou. (GP)

O paranaense Lacerda quer "padrão de iniciativa privada" no Incra


A presidente Dilma Rousseff orientou o novo presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Celso Lacerda, a mudar a gestão da autarquia, com ênfase para resultados e menos burocracia. Isso ficou claro no discurso de posse de Lacerda, hoje, em Brasília.

"No governo Lula, começamos a melhorar", disse Lacerda. "No governo Dilma, vamos qualificar a gestão do Incra, nos padrões da iniciativa privada, com gastos cada vez menores e produtividade cada vez maior". Ele afirmou que recebeu a determinação da presidente quando foi convidado a assumir a presidência do Incra.


ndicado para o cargo pela senadora Gleise Hoffmann (PT-PR) e pelo deputado Doutor Rosinha (PT-PR), Lacerda não é funcionário de carreira do Incra. Milita no PT desde 1994 mas, ao contrário do que circulou nos corredores da instituição, não pertence à corrente esquerdista Democracia Socialista (DS), à qual estão ligados o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, e o deputado Rosinha.

O próprio Afonso Florence não parece estar disposto a adotar um discurso radical em defesa da reforma agrária, como defende a corrente à qual é ligado. Indagado sobre sua posição a respeito da atualização dos índices de produtividade das propriedades - o que é defendido pela esquerda e repudiado pelo agronegócio, que vê nessa iniciativa uma forma de abrir o leque para desapropriações de terras produtivas -, Florence foi esquivo.

"A presidente Dilma determinou que a Embrapa faça esse índice. E a Embrapa é subordinada ao Ministério da Agricultura e não ao MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário). Portanto, não cabe a mim ficar falando qual deve ser o índice. Eu sou um funcionário do governo e devo obediência ao que a presidente determinar. Cumpro o que o governo decidir", disse Florence, logo depois da cerimônia de posse de Celso Lacerda.

No discurso que fez, além de dizer que o Incra precisará ter uma gestão semelhante à da iniciativa privada, Lacerda afirmou que vai cumprir todas as diretrizes determinadas pela presidente Dilma Rousseff. Por exemplo: não apresentar metas de assentamento que não possam ser cumpridas. "Não queremos nada inalcançável".

Ele afirmou que será preciso levar a tecnologia para os assentamentos, abrir estradas, fazer milhares de casas para os assentados. "Isso nos ajudará a fazer mais com menos", disse. Lacerda considerou que com os R$ 4 bilhões de orçamento para este ano, será possível cumprir todas as metas estabelecidas pela presidente, mesmo sabendo que deverão ocorrer cortes entre 17% e 20% nos recursos.

Mesmo com todo discurso dos dirigentes do MDA e do Incra a respeito das ordens da presidente Dilma para que seja mudada a gestão da autarquia, este é um dos mais importantes feudos do PT. Das 30 superintendências no País, 26 são dominadas pelo partido. (GP)

Filhas de ex-deputado se apresentam e estão presas; seis suspeitos deixam a cadeia


Duas mulheres que eram procuradas pela polícia, sob suspeita de participação em um esquema de contrabando e falsificação de óculos de origem chinesa, se apresentaram à Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas (Dedc), na tarde desta terça-feira (29). Juliana Abreu Horta Purri e Isabela de Abreu Dias Horta são, segundo a polícia, filhas do ex-deputado federal mineiro Francisco Sales Dias Horta, apontado como o cabeça da fraude e que continua foragido.

Segundo o delegado Cassiano Aufiero, da Dedc, Juliana e Isabela se apresentaram acompanhadas de advogados e devem permanecer presas temporariamente por cinco dias. A expectativa é de que elas prestem depoimento nesta quarta-feira (30). O esquema do qual elas são suspeitas de integrar foi descoberto pela polícia no dia 18 de março. De acordo com o relatório da Dedc, o grupo comprava óculos por R$ 0,41 na China e revendia os produtos por até R$ 500 em óticas brasileiras. Além disso, a polícia aponta que a fraude gerou prejuízo de mais de R$ 50 milhões em sonegação fiscal.

A polícia espera que o ex-deputado Francisco Sales Dias Horta se apresente nos próximos dias. De acordo com o delegado, o advogado de Horta entrou em contato com a Dedc e se comprometeu a apresentar o suspeito. “O advogado disse que o ex-deputado ficou muito abalado com o resultado das investigações e com a prisão dos filhos”, contou Aufiero.

Ainda segundo o delegado, as informações obtidas pela polícia dão conta de que Horta já estaria no Brasil. A Dedc chegou a acionar a Interpol, organização internacional de cooperação entre polícias de países, para tentar localizar o ex-deputado.

Presos na primeira fase da operação estão soltos

Seis pessoas que foram presas na primeira fase da Operação Ilusão de Ótica, no dia 18 de março, já estão nas ruas. Segundo a polícia, a prisão temporária deles venceu no domingo (27). Dentre os suspeitos, está Francisco Dias Horta Neto, apontado como filho do ex-deputado. As outras pessoas que foram presas temporariamente e que ganharam liberdade são Adriana Sales Dias Horta, Glauciene Pinto de Jesus, Hélio Pinto de Jesus, Jéferson Santos Afonso e Marcus Vinícius Assis.

“A prisão temporária foi decretada para que a polícia conseguisse coletar as provas necessárias, para que os suspeitos não se comunicassem entre si, não coagissem testemunhas ou atrapalhassem os trabalhos policiais”, explicou Aufiero.

A conclusão do inquérito deve demorar alguns meses, segundo o delegado. Isso porque a polícia apreendeu farta documentação, que precisa ser analisada. Já foram cumpridos 90 mandados de busca e apreensão e mais de cem mil peças de óculos de origem chinesa foram recolhidas pela polícia. Dentre a documentação encontrada, estão comprovantes de remessa de dinheiro para o exterior, sobretudo para a Suíça e Alemanha. A Dedc apreendeu ainda apostilas que versam sobre lavagem de dinheiro.

O esquema

Em cinco meses de investigações, a polícia levantou evidências de que as óticas receptavam óculos de origem chinesa. O produto entrava no Brasil pelo Paraguai e as empresas adulteravam notas fiscais para não levantar suspeitas.

A polícia apontou que as óticas acusadas de integrar o esquema fazem parte das redes Visomax e Grupo Vega. Uma rede de Belo Horizonte, em Minas Gerais, também estaria envolvida nas irregularidades. Segundo as investigações, o ex-deputado Franciso Horta foi o mentor das irregularidades e usava familiares e funcionários como “laranjas” para a criação de empresas de fachada. A Gazeta do Povo tentou ouvir representantes dos grupos mencionados e advogados dos suspeitos, mas ninguém foi encontrado pela reportagem. (GP)

A quadrilha aqui no Paraná

A polícia acabou com um esquema de contrabando de óculos que funcionava há cerca de 10 anos em quatro estados e causou prejuízo de aproximadamente R$ 50 milhões. Nesta sexta-feira (18), policiais civis trabalharam para cumprir 25 mandados de prisão e 90 de busca e apreensão no Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.

O delegado-chefe da Polícia Civil do Paraná Marcus Vinicius Michelotto falou do sucesso da operação. “Foi mais um grande trabalho da polícia do Paraná que desarticulou esse poderoso grupo criminoso que agia em todo pais”.

Até o final da tarde, foram presos 15 suspeitos – quatro em Paranavaí, seis em Curitiba e cinco em Minas Gerais. Foram apreendidas cerca de 100 mil peças de óculos, fuzis,revólveres, pistolas, quatro granadas, R$ 34 mil, computadores e documentos.

Para o delegado-chefe da Delegacia de Estelionato e Desvio de Carga (DEDC), Cassiano Aufiero se surpreendeu com o número de armas apreendidas. “Nós não esperávamos encontrar esse tipo de arma. Geralmente estelionatários não as utilizam. Vamos investigar a origem”

Cinco meses de investigações da Delegacia de Estelionato e Desvios de Cargas levantaram evidências de que redes de óticas de Curitiba e Belo Horizonte (MG) receptavam mercadorias de origem chinesa, que entravam no Brasil pelo Paraguai. As redes Visomax e Grupo Vega, de Curitiba, e Centro Óptico, de Belo Horizonte, adulteravam notas fiscais para legalizar os produtos e sonegar imposto de renda.

No Paraná, a operação contou a participação de 200 policiais civis da Delegacia de Estelionato e Desvio de Carga (DEDC); Divisão de Crimes contra o Patrimônio (DCCP), 8.ª Subdivisão Policial de Paranavai, Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), com apoio de policiais militares do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran). Além de policiais civis de Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina. A Operação Ilusão de Ótica contou com o apoio da Vara de Inquéritos Policiais (VIP) e da Promotoria de Inquéritos Policiais (PIP) e foi acompanhado por fiscais das Receita Federal e Estadual.

Servidores da UFPR devem votar hoje pelo fim da greve


Será votado na manhã de hoje, em assembleia, o fim da greve dos servidores técnico-administrativos da Universidade Fede­­ral do Paraná (UFPR), da Fun­­dação da UFPR para o Desenvol­­vimento da Ciência, da Tecnolo­­gia e da Cultura (Funpar), do Hospital de Clínicas e da Uni­­versidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), iniciada na segunda-feira passada. A expectativa do presidente do sindicato que representa a categoria (Sinditest), Wilson Messias, é de que a decisão seja pelo encerramento da paralisação.

De acordo com Messias, as negociações com o governo federal estão previstas para o dia 14 de abril, o que exclui a necessidade de continuar a greve. Os servidores reivindicam a derrubada da Medida Provisória 520, que cria a Empresa Bra­sileira de Serviços Hospitalares S/A (EBSERH), e o aumento do piso da categoria de 1,8 para três salários mínimos. Ontem, o movimento reviu o número de servidores parados. De acordo com Sinditest, são 1,5 mil funcionários em greve em todo o Paraná, ao contrário dos 6 mil divulgados na segunda-feira.

No HC, segundo a assessoria de imprensa, as atividades seguem normalmente. Foram registradas algumas faltas entre os 2.665 funcionários, que não foram contabilizadas. Segundo o vice-presidente do Sinditest, Antônio Neris de Souza, o sindicato não quer “radicalizar” a greve. “Entendemos que o hospital deve manter efetivo mínimo para continuar funcionando, assim como os serviços nas universidades.” Entretanto, segundo o Messias, cerca de 400 pessoas estão paradas no HC. A assessoria do hospital afirmou que o número não procede.

Na UFPR, o restaurante universitário central permaneceu fechado ontem. Servidores terceirizados que trabalham no local, como as auxiliares de cozinha Dijaine Souza e Gisele Gurgel, foram para o trabalho apenas para bater o cartão. “É ruim vir aqui e ficar parada. Mas foi o que nos orientaram para fazer, senão, íamos perder um dia de trabalho”, disse Gisele. (GP)

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles