quarta-feira, 30 de março de 2011

TERRORISMO DE ESTADO: CIA tem atuado na Líbia, diz NYT


Agentes secretos da CIA, o serviço de inteligência dos EUA, têm atuado na Líbia para reunir dados que possibilitaram ataques aéreos contra as forças do ditador Muamar Kadafi, informou nesta quarta-feira, 30, o jornal The New York Times. Os espiões também se encontraram com líderes rebeldes. De acordo com a agência Reuters, a ordem foi dada pelo presidente Barack Obama há ao menos 15 dias.

Membros do governo ouvidos pelo NYT disseram que os agentes não estão trabalhando de maneira próxima com os rebeldes que tentam derrubar Kadafi, mas tentam descobrir se o governo americano pode confiar neles e a quem são leais.

O trabalho da CIA consistiria também em identificar os depósitos de armamentos do ditador e a posição de tropas leais a ele em cidades líbias. Ainda segundo o jornal, os agentes contam com o auxílio do MI6, o serviço secreto britânico. Esse trabalho de inteligência, acrescenta o NYT, ajudaria a pressionar a deserção de membros do governo e do Exército líbio.

Publicamente, Obama se comprometeu a não enviar tropas terrestres à Líbia e garantiu que a meta da intervenção não é derrubar Kadafi militarmente. Em entrevista à rede NBC na noite de terça-feira, o presidente disse que Kadafi "não tem o controle da maior parte da Líbia neste momento", acrescentando que os EUA não descartam a possibilidade de prover equipamento militar aos rebeldes.

Obama assinou a ordem, conhecida como "decisão presidencial", nas últimas duas ou três semanas, segundo quatro fontes do governo familiarizadas com o assunto. Tais decisões são a principal forma de diretriz presidencial usada para autorizar operações secretas CIA. A agência e a Casa Branca se recusaram a comentar de imediato.

Os EUA participam da coalizão internacional que iniciou no dia 19 e março uma incursão militar sobre a Líbia autorizada pela Organização das Nações Unidas (ONU). A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, participou de um encontro com líderes mundiais em Londres na terça, onde, segundo fontes, teria sido discutida a possibilidade de se armas os rebeldes que tentam derrubar Kadafi. (Reuters)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles