quinta-feira, 14 de abril de 2011

Militares tentam censurar novela do SBT sobre a repressão



Uma associação de militares reformados lançou abaixo-assinado na internet em que pede a censura à novela do SBT "Amor e Revolução", que retrata a repressão a militantes de esquerda durante a ditadura (1964-1985).

O texto da Abmigaer (Associação Beneficente dos Militares Inativos e Graduados da Aeronáutica) evoca a Lei da Anistia, que não instituiu qualquer tipo de cerceamento a informações sobre o período.

"É óbvio que o governo federal, através da Comissão da Verdade, recém-criada, está participando do acordo em exibir a novela", diz o manifesto.

Na tarde de hoje, o abaixo-assinado tinha 535 assinaturas.

O autor da novela, Tiago Santiago, disse que a tentativa de censura é inconstitucional e interessa apenas a "torturadores e assassinos" do regime.

Já a assessoria do SBT afirma que não vai comentar o assunto.

Ex-ditador argentino Reynaldo Bignone é condenado à prisão perpétua

Um tribunal da Argentina condenou nesta quinta-feira, 14, à prisão perpétua o ex-ditador Reynaldo Bignone por crimes cometidos nos últimos anos do regime militar no país (1976-1983), informaram fontes judiciais.

A pena foi imposta pelo Tribunal Oral Federal 1 da cidade de San Martín, na província de Buenos Aires, que em 2010 já havia sentenciado Bignone a 25 anos de prisão por delitos de repressão cometidos na base militar de Campo de Mayo, que abrigava quatro centros de tortura e uma maternidade clandestina.

Além de enfrentar o processo concluído nesta quinta, Bignone é um dos oito acusados em um processo que começou a ser julgado em fevereiro por 35 casos de roubos de bebês durante a ditadura argentina.

Também foram condenados à prisão perpétua os ex-militares Santiago Omar Riveros e Martín Rodríguez e o ex-subdelegado e ex-torturador Luis Abelardo Patti, que ordenou e comandou sequestros e torturas de diversos civis. Ele teria queimado Gaston Gonçalves vivo após torturá-lo. Juan Fernando Meneghini, ex-comissário, foi condenado a seis anos de prisão.

Patti não assistiu seu próprio julgamento, já que sofreu um derrame meses atrás e está em processo de recuperação. O tribunal, que rejeitou os pedidos dos advogados de defesa para que Patti cumpra a pena em um hospital, ordenou que o ex-subdelegado passe o resto de sua vida em uma prisão comum. (Efe)

O maior "aga" no governo Requião/Pessuti foi coisa de um gaiato que engana!!!!!

Durante o governo Requião/Pessuti o contrato de reprografia da AGAPRINT com o Estado embolsou R$ 73 milhões do erário. Cada fotocópia saíu por 13 centavos, o que significa que foi pago o dobro do preço médio praticado no mercado. Nada como "um governo sério regido pela carta de Puebla".

Baleias jubarte reproduzem compartilhando os mesmos tons musicais


Certo tom no canto dos animais, usado para o acasalamento, pode ser passado adiante e virar 'hit' entre baleias de grupos diferentes

Se você acha que o ser humano é o único capaz de produzir hits, pense de novo. Um estudo feito com baleias jubarte mostrou que elas mudam o tom das suas canções de tempos em tempos de acordo com o que está na "moda".

E as baleias macho tem uma grande facilidade em aprender os novos tons usados para atrair as fêmeas. De acordo com o estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Queensland em parceria com o Consórcio de Pesquisa de Baleias do Pacífico Sul, e publicado na revista Current Biology, as músicas se movem como "ondulações culturais de uma população para outra, fazendo os machos mudarem suas músicas para a nova versão". Normalmente, grupos diferentes de jubarte têm tons diferentes no canto, mas a pesquisa mostrou que o canto de um certo grupo pode ser passado adiante.

Os pesquisadores acreditam que a troca de informações sobre o tom das músicas ocorre quando alguns animais mudam de grupos ou quando baleias de grupos diferentes nadam próximas em época de migração. Na maioria das vezes, as músicas apresentam características de um canto anterior com algumas novidades incluídas.

Os pesquisadores ainda não conseguiram compreender a razão das músicas se espalharem desta forma, no entanto, acredita-se que os sons são usados, geralmente, para atrair as fêmeas e manter outros machos longe dela.(AE)

PARA OUVIR O ÁUDIO CLICAR NA MANCHETE.

Cientistas produzem células cerebrais iguais às das pessoas com esquizofrenia

Nature/ Divulgação
Pesquisadores fizeram um modelo vivo bidimensional dos neurônios existentes no cérebro com a doença

Pesquisadores norte-americanos deram um passo importante para identificar as causas biológicas da esquizofrenia, conjunto de transtornos mentais graves que atingem cerca de 60 milhões de pessoas no mundo - por volta de 1,8 milhão no Brasil - e se caracterizam por distanciamento emocional da realidade, pensamento desordenado, delírios e alucinações visuais ou auditivas.

A equipe coordenada pelo neurocientista Fred Gage, do Instituto Salk de Estudos Biológicos, na Califórnia, conseguiu transformar células da pele de pessoas com esquizofrenia em células versáteis. Chamadas de células-tronco pluripotente induzida (iPS, na sigla em inglês), essas células foram depois convertidas em neurônios, uma das variedades de células do tecido cerebral. O estudo foi publicado nesta quinta-feira, 14, no site da revista Nature.

Essa mudança forçada de função gerou o que os pesquisadores acreditam ser cópias fiéis, ao menos do ponto de vista genético, das células do cérebro de quem tem esquizofrenia. Como são geneticamente idênticos às células cerebrais de quem desenvolveu esquizofrenia, esses neurônios fabricados em laboratório são importantes para compreender a enfermidade, que tem importante componente genético, porque permite aos pesquisadores desprezar a influência de fatores ambientais, como o uso de medicamentos ou o contexto social em que as pessoas vivem.

"Não se sabe quanto o ambiente contribui para a doença. Mas, ao fazer esses neurônios crescerem em laboratório, podemos eliminar o ambiente da equação e começar a focar nos problemas biológicos", disse Kristen Brennand, pesquisadora do grupo de Gage e principal autora do artigo.

Segundo Gage, é a primeira vez que se consegue criar, a partir de células de seres humanos vivos, um modelo experimental de uma doença mental complexa."Esse modelo não apenas nos dá a oportunidade de olhar para neurônios vivos de pacientes com esquizofrenia e de pessoas saudáveis, como também deve permitir entender melhor os mecanismos da doença e avaliar medicamentos que podem revertê-la", disse o cientista que há alguns anos demonstrou que o cérebro adulto continua a produzir neurônios.

Depois de converter em laboratório células da pele em neurônios, Brennand realizou testes para verificar se eles se comportavam de fato como os neurônios originais e eram capazes de transmitir informação de uma célula a outra. As células cerebrais obtidas a partir de células da pele (fibroblastos) funcionavam, sim, como neurônios. "Em vários sentidos, os neurônios ‘esquizofrênicos’ são indistintos dos saudáveis", disse.

Mas há diferenças. A pesquisadora notou que os novos neurônios de quem tinha esquizofrenia apresentavam menos ramificações do que os das pessoas saudáveis. Essas ramificações são importantes porque permitem a comunicação de uma célula cerebral com outra - e geralmente são encontradas em menor número em estudos feitos com modelo animal da doença e em análises de neurônios extraídos após a morte de pacientes com esquizofrenia.

Nos neurônios dos esquizofrênicos, a atividade genética era diferente daquela observada nas pessoas sem a doença. Os autores do estudo viram que o nível de ativação de 596 genes era desigual nos dois grupos: 271 genes eram mais ativos nas pessoas com esquizofrenia - e 325 menos expressos - do que nas pessoas sem o problema.

Em um estágio seguinte, Brennand deixou os fibroblastos convertidos em neurônios em cinco soluções diferentes, cada uma contendo um dos cinco principais medicamentos usados no tratamento da esquizofrenia - os antipsicóticos clozapina, loxapina, olanzapina, risperidona e tioridazina.

Dos cinco, apenas a loxapina foi capaz de reverter o efeito da ativação anormal dos genes e permitir o crescimento de mais ramificações nos neurônios. Esses resultados, porém, não indicam que os outros quatro compostos não sejam eficientes. "A otimização da concentração e do tempo de administração pode aumentar os efeitos das outras medicações antipsicóticas", escreveram os pesquisadores.

"Esses medicamentos estão fazendo mais do que achávamos que fossem capazes de fazer. Pela primeira vez temos um modelo que permite estudar como os antipsicóticos agem em neurônios vivos e geneticamente idênticos aos do paciente", disse a pesquisadora. Isso é importante porque torna possível comparar os sinais da evolução clínica da doença com os efeitos farmacológicos.

"Por muito tempo as doenças mentais foram vistas como um problema social ou ambiental, e as pessoas achavam que os pacientes poderiam superá-las caso se esforçassem. Estamos mostrando que algumas disfunções biológicas reais nos neurônios são independentes do ambiente", disse Gage.

Polícia prende suspeito de vender arma para autor do massacre de Realengo


O homem que vendeu um revólver calibre 38, uma das armas usadas por Wellington Menezes de Oliveira no massacre em Realengo, foi preso nesta quinta-feira pela Polícia Civil do Rio. Manuel Freitas Louvise, de 57 anos, confessou também ter vendido carregadores e munição, mais de uma vez, ao assassino.

De acordo com a polícia, os dois trabalharam juntos na Rica Alimentos, em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio. Os policiais chegaram a Manuel depois de perícia feita no revólver, que estava com a numeração raspada.

O suspeito foi detido em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pelo Tribunal de Justiça (TJ), pelo crime de comércio ilegal de arma de fogo. A juíza que decretou a prisão, Maria Paula Galhardo, disse, segundo o TJ, que a periculosidade do denunciado ficou clara já que, mesmo sabendo da "atrocidade" cometida por Wellington, Manuel se manteve "oculto" durante todo o tempo.

No dia 9 de abril, a polícia prendeu dois homens em Santa Cruz, zona oeste do Rio, que confessaram terem sido os intermediários da venda da outra arma usada pelo assassino. Segundo a polícia, eles disseram em depoimento que o revólver calibre 32 foi vendido por R$ 260 e cada um teria ficado com R$ 30. Um homem conhecido como Robson, que teria ficado com os R$ 200 restantes, está sendo procurado pela polícia. (AE)

BINGO!!! Rafael Greca, literalmente o grande ministro que adernou a nau capitânia, monta equipe para elaborar plano de governo


Rafael Greca, que um dia foi chamado de "menino de ouro do lernismo" e hoje é fiel escudeiro do ilusionista crônico "D. Quixote do Canguiri", aquele que atacava todos os políticos aposentados e hoje exige tal direito, embora tenha sido preterido pelo nepote na eleição passada para prefeito, agora a revelia da maioria do PMDB, é candidato a candidato, embora não tenha certeza de até quando, pois não há porto seguro a vista.

Na tentativa de projetar a sua imagem, embora está já seja naturalmente grande, Greca, que é o pré-candidato de ocasião, se intitulando a revelia do conjunto do partido "Coordenador do Plano do PMDB para Curitiba", marcou uma reunião para está quinta feira (14), às 19h, com os 10 presidentes de zonais, nomeados no encontro do último sábado, encontro este, que contou com a presença do Senador "Roscinante", digo, "D. Quixote do Canguiri".

Por detrás os bastidores do Greca o Dom Ático, doutor honoris causa perdida, com titulação na academia de Vila S. Pedro, é quem dá o tom. Este é que será o responsável para levar o corso momesco por toda a cidade, agora só falta combinar com a oposição interna, que não aprecia carnaval e muito menos o conteúdo do samba enredo.

Do blog do Lineu Tomass: “OS DOIS REQUIÕES”

Depoimento para a história política do Paraná.

O INÍCIO DA CARREIRA POLÍTICA DE ROBERTO REQUIÃO

O senador Requião iniciou sua carreira política na remontagem do MDB de Curitiba, quando juntos fundamos o PMDB da Capital, por exigência idiota dos generais que comandavam o Regime Militar de 1964, ao exigirem em lei autoritária que todos os partidos políticos seriam obrigados a iniciar suas siglas com a letra “P” de partido, tentando assim afogar a sigla MDB. Na época, faziam parte do PMDB importantes facções da esquerda, clandestinas na época, tais como o PCB (Partido Comunista Brasileiro), PC do B ( Partido Comunista do Brasil), o MR-8 (Movimento Revolucionário Oito de Outubro), além de democratas e grupos da social democracia. Na época, (1979 / 1980), o Requião era um militante que distribuía panfletos de protestos contra a Ditadura Militar, com os demais companheiros em plena Rua Quinze em Curitiba, para surpresa dos conservadores curitibanos, pela ousadia desta turma.

ÉPOCA ÁUREA DO IDEALISMO INGÊNUO

Na época, a ÉTICA, o IDEALISMO e o COMBATE A CORRUPÇÃO, davam o tom e norteavam nossas ações políticas, desde estas manifestações no Centro de Curitiba, até nos bairros paupérrimos da Vila Maria, onde o líder local, Cezar Pelosi, abria as portas do que então era uma favela, uma invasão. Nossas ações eram pela JUSTIÇA SOCIAL e MELHOR DISTRIBUIÇÃO DE RENDA. Lembro que a militante, Dra. Clair Martins (advogada), fazia campanha conosco, divulgando dados estatísticos ONDE PROVAVA QUE O BRASIL ERA O CAMPEÃO MUNDIAL DE DIFERENÇAS DE SALÁRIOS, se não me engano, na base de UM para CINQUENTA SALÁRIOS. Era uma prova inequívoca da persistência do modelo perverso denunciado pelo sociólogo Gilberto Freyre, no seu livro, ” CASA GRANDE E SENZALA “, onde Freyre denunciava o ainda hoje existente modelo. O Requião, apoiava este discurso e nos ajudava a combater as diferenças de ganhos salariais. Este era o Requião do “ideal”.

O PRIMEIRO GRANDE OBSTÁCULO

Após estas lutas, com base nestes ideais, com o apoio forte da pobreza da periferia, Requião foi eleito dep. estadual. Após esta eleição, o PMDB de Curitiba, vendo no Requião seu comportamento de idealista, resolveu apoiá-lo como candidato a prefeito de Curitiba, o que aconteceu na maior batalha política onde participei na vida, atirado de cabeça em apoio ao Requião. Duas grandes batalhas NÓS vencemos a favor de nossos ideais e do Requião. A primeira foi uma luta dura para conseguirmos o apoio dos cardeais do PMDB do Governo de José Richa, onde tínhamos forte oposição do pessoal da Casa Grande, representados pelas lideranças de Jaime Canet e Afonso de Camargo Neto, (eram Arena 2), que foram incorporados através do PP (Partido Popular), sigla que criaram para continuar mandando, agora, via PMDB.

O SEGUNDO E MAIOR OBSTÁCULO

A segunda grande luta, foi ganhar a eleição do então MITO da política do Paraná, o arquiteto JAIME LERNER, candidato pelo PDS-Partido Democrático Social, sucedâneo da ARENA que era o partido da Ditadura Militar de 64. Lerner no início da campanha detinha uns 64 % da preferência do eleitorado de Curitiba. Requião contava com 4 %. Em noventa dias, contando com os 28 MIL filiados do PMDB que aderiram as nossa lutas e aos nossos ideais, e com um voluntariado surpreendente, inclusive com o apoio forte do jornalista LUIZ GERALDO MAZZA, montamos nos cinco diretórios zonais de Curitiba, MAIS DE 1.600 PONTOS DE APOIO, em toda a cidade. Lerner assustou-se com nossa organização. O governador José Richa, aderiu também a campanha, licenciou-se do cargo, e levantava de madrugada para percorrer os terminais de ônibus pedindo votos para o candidato Roberto Requião. RESULTADO. Ganhamos a eleição por mais de 19.000 votos de Jaime Lerner, com um forte discurso SOCIAL, acirrando as diferenças entre as classes mais ricas e a mais pobres. “Rico não precisa de precisa de prefeito. Quem precisa de prefeito é o pobre da periferia”, discursava o Requião na campanha.

O PODER EMABAÇA A MENTE

Requião a partir desta eleição de prefeito de Curitiba, seguiu individualmente na sua carreira. Já não mais precisa da militância idealista que o carregou nas costas. Na sua primeira eleição ao governo do Paraná, Requião teve como adversários, o então empresário de comunicação, JOSÉ CARLOS MARTINEZ (TV Canal 6), e o seu ex-companheiro JOSÉ RICHA……
O QUAL JÁ ESTAVA APOSENTADO – COMO GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ – RICHA, GANHAVA NA GRANA DE HOJE R$ 25 MIL REAIS POR MÊS DOS COFRES DO GOVERNO DO PARANÁ, quando então Requião se utilizou deste fato para denunciar JOSÉ RICHA, COMO; “O GOVERNADOR APOSENTADO” , E ATACOU RICHA VIOLENTAMENTE POR ESTE MOTIVO……ESTAR APOSENTADO COM O DINHEIRO PÚBLICO. Chegou a comparar os 25 mil reais, com o salário mínimo do trabalhador.
Com este discurso, Requião, derrotou José Richa, que perdeu já no primeiro turno, e depois caiu fora da vida pública, desgostoso com a política e com seus ex-companheiros.

O “TRI-GOVERNADOR” REQUIÃO

Posteriormente Requião se reelegeu, mais duas vezes como governador do Paraná, E NUNCA ACEITOU A APOSENTADORIA DE GOVERNADOR, QUE CRITICAVA FEROZMENTE NO PASSADO. Era o Requião “do ideal”.

O ABRAÇO DA COMBATIDA APOSENTADORIA

Sorrateiramente, após passada a eleição de outubro de 2010, e após o Roberto Requião ter sido eleito a senador, o danado do “OUTRO REQUIÃO”, o do “fisiologismo”, ENTROU COM REQUERIMENTO PEDINDO SUA APOSENTADORIA DE GOVERNADOR DO PARANÁ, E JOGOU NO LIXO A SUA IMAGEM DE LIBERTÁRIO, DE ÉTICO, DE IDELAISTA, E DE MILITANTE QUE DISTRIBUIA PANLFETOS CONTRA A DITADURA MILITAR DE 64, NA RUA QUINZE DE NOVEMBRPO DE CURITIBA.

OS DOIS REQUIÕES

Aí estão os “dois Requiões”. Escolham os qual deles vocês preferem. O Requião do passado, da SENZALA, militante idealista, combatente social das diferenças salariais, ou o outro Requião, (O APOSENTADO COM TUA GRANA), hoje grande líder da CASA GRANDE, que se abraçou açodado na APOSENTADORIA DE GOVERNADOR DO PARANÁ – de R$ 25 MIL REAIS P/ MÊS, FORA OUTRAS APOSENTADORIAS ?

REQUIÃO TAMBÉM NÃO PRECISA MAIS DE PREFEITO

Assim Requião leva mais uma vantagem a “lá Gerson”, pois ele também não vai mais precisar de prefeito.

Dilma discute na China ampliação dos Brics


A presidente do Brasil, Dilma Roussef, o presidente da China, Hu Jintao, o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, o presidente da Rússia, Dmitry Medvedev, e o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, discutiram hoje o aumento do número de membros dos Brics - grupo formado atualmente pelos cinco países. Eles participaram de uma reunião de cúpula, na China.

Os líderes concordaram que todos deverão apoiar um país antes de ele poder participar do grupo, informou o ministro-assistente de Relações Exteriores da China, Wu Hailong, em entrevista coletiva. Wu reiterou que outros países manifestaram interesse em aderir aos Brics. Porém, ele não citou nomes. (Dow Jones)

O Paraná é o terceiro Estado do país com o maior número de mortes em acidentes de trânsito


O Paraná é o terceiro Estado do país com o maior número de mortes em acidentes de trânsito, segundo o caderno complementar do Mapa da Violência, divulgado nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Sangari.

Segundo o estudo – que traz dados de 2008 – ocorreram no Paraná 3.217 mortes em função de acidentes de trânsito. Em São Paulo, onde ocorreu o maior número de mortes, 7.499 perderam a vida no trânsito. Em segundo lugar nesta estatística, Minas Gerais, onde morreram 4.001 pessoas neste tipo de acidente.


A situação do Estado é ainda mais alarmante quando analisadas as estatísticas por categoria de acidente. Segundo a pesquisa, o Paraná tem o segundo maior número de mortes de ciclistas e motociclistas. Apenas em 2008, morreram no estado 818 motociclistas, número que fica atrás apenas de São Paulo, onde morreram 1.596 pessoas.

Transitar na cidade de bicicleta também não é tarefa segura. Segundo a estatística divulgada pelo instituto no estado morreram 181 ciclistas. O Estado também é o terceiro colocado em mortes de pedestres. Em 2008, morreram no Estado pelo menos 841 pessoas.

Os dados foram obtidos com base nas informações das declarações de morte, compiladas no Sistema de Informações de Mortalidade, pelo Ministério da Saúde.

Curitiba

Dados do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) mostram que 41% dos acidentes com óbitos na capital em 2010 envolveram motociclistas. Somente no ano passado, das 96 pessoas que morreram em acidentes de trânsito, 38 eram motociclistas.

Os acidentes envolvendo condutores de moto representam 36% do total. O BPTran registrou em 2010 8.608 acidentes, 3.110 deles com motociclistas. O número de feridos também é assustador: 2.508 motoqueiros tiveram ferimentos por acidentes de trânsito.

Segundo o soldado Gerson Teixeira, da comunicação social do BPTran, a maior causa dos acidentes continua sendo a imprudência. Ele explica que a falta de atenção aos itens de segurança – como o capacete – e o excesso de velocidade figuram entre os motivos do número de mortes e feridos na condução dos veículos.

O soldado afirma que a flexibilidade e velocidade da moto no trânsito atraem vários condutores, mas a exposição também torna o veículo menos seguro se o motociclista não observar as regras de segurança e as leis de trânsito. “Ele já está com a motocicleta, vai chegar mais rápido do que qualquer outro veículo. Não precisa cometer os abusos do excesso de velocidade.” (Paraná online)

Cohapar orienta prefeitos sobre o programa Morar Bem Paraná


Muitos prefeitos paranaenses procuraram o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, para esclarecer dúvidas e também para saber como ser contemplado com casas populares que serão construídas através do novo programa habitacional do Estado, o Morar Bem Paraná. “Fazemos questão de atender a todos e explicar a documentação necessária. A base do trabalho do governador Beto Richa são as parcerias com municípios e lideranças, precisamos deles para saber as reais necessidades de um local”, afirmou Chaowiche.

Durante as reuniões promovidas ao longo do dia, o presidente da cohapar explicou aos prefeitos a importância das parcerias para concretizar o sonho da casa própria de milhares de paranaenses. “Vocês terão papel fundamental neste processo de resgate social, tragam as demandas que vamos construir a solução”, destacou Chaowiche.

O deputado federal Luiz Nishimori acompanhou alguns prefeitos e disse que todos estão com uma expectativa muito grande em relação ao Morar Bem Paraná. “Alguns municípios estão há muitos anos sem ganhar um conjunto sequer e este programa vai revolucionar a habitação no Estado. Temos tudo para acreditar que o Paraná vai evoluir muito com o Beto no governo e Mounir na Cohapar”.
Para Cleiton Kielse, deputado estadual, o atendimento que a Cohapar vem dando aos prefeitos é exemplar. “Chegamos aqui com problemas e saímos com as soluções construídas. É disso que os prefeitos precisam, de atenção e apoio técnico, no que a Cohapar é muito capacitada”.

A prefeita de campina da Lagoa, Célia Cabrera de Paula, disse que foi ótima a reunião e que volta para casa sem dúvidas. “Saímos daqui sabendo o que precisamos fazer para construir novas moradias em nossa cidade. Já vou providenciar tudo para tentarmos firmar essa parceria ainda em 2011”, afirmou.

Fábio Chicaroli, prefeito de Lobato, acredita que é importante esse contato direto com o presidente da Cohapar. “Nunca fomos tão bem atendidos aqui e isso é muito bom porque esclarecemos todas as duvidas e aprendemos o direcionamento correto para o novo programa habitacional”.

Nove aeroportos não ficarão prontos para Copa 2014, diz Ipea

Desabamento do teto do aeroporto em Salvador

os 13 aeroportos brasileiros que receberão investimentos para modernização e aumento de capacidade, com vistas à Copa do Mundo de 2014, nove não ficarão prontos a tempo e um será finalizado no mês em que se inicia o campeonato - "se tudo der certo". A conclusão é do estudo "Aeroportos no Brasil: investimentos recentes, perspectivas e preocupações", divulgado hoje pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Com base no tempo médio de uma obra de infraestrutura de transporte de grande porte no Brasil, e no estágio atual dos trabalhos em cada aeroporto, o Ipea concluiu que os aeroportos de Manaus, Fortaleza, Brasília, Guarulhos (SP), Salvador, Campinas (SP), Cuiabá, Confins (MG) e Porto Alegre não estariam prontos para a Copa de 2014. As obras do aeroporto de Curitiba podem ficar prontas até junho de 2014, "se tudo der certo", diz o estudo. Essa previsão é otimista, porque não leva em conta problemas como um questionamento do Tribunal de Contas da União (TCU), por exemplo.
Desabamento do teto do aeroporto de Viracopos

Para o Ipea, o aeroporto do Galeão (RJ) já está em obras e tem uma situação operacional adequada. As obras do novo aeroporto de Natal não têm previsão de conclusão, conforme dados da Infraero, e o atual aeroporto receberá investimentos para ampliar o terminal de passageiros, mas a capacidade não foi divulgada. De qualquer forma, segundo o Ipea, um novo aeroporto em Natal não ficaria pronto antes da Copa de 2014. E as obras no aeroporto de Recife se referem apenas à construção de uma torre de controle.

Mesmo se todas as obras forem concluídas até 2014, isso não quer dizer que a aviação civil brasileira voará em céu de brigadeiro. Levando em conta o crescimento da economia brasileira, o Ipea estima que o movimento de passageiros vai crescer em média 10% ao ano, chegando a 151,8 milhões de pessoas nos 13 aeroportos da Copa, durante o ano de 2014. Com as reformas, a capacidade dessas unidades será de 148,7 milhões. Dez aeroportos estariam em situação crítica, com taxa de ocupação acima de 100%.

"A análise do plano de investimentos para os 13 aeroportos da Copa sugere que as obras foram planejadas com subdimensionamento da demanda futura (...) O setor continua sendo planejado com o olho no espelho retrovisor, em vez de se preparar para 40 anos à frente", diz o documento elaborado pelo Ipea. O instituto lembra que o governo federal assegurou à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) R$ 5,6 bilhões para investir nesses 13 aeroportos, para um aumento de 57,4% na capacidade.

Como solução para o possível atraso, o Ipea sugere que o poder público poderia estabelecer procedimentos diferenciados em relação às obras de infraestrutura nos aeroportos, a fim de diminuir a demora na execução das diferentes etapas desse tipo de investimento. O instituto também menciona a participação da iniciativa privada. "A iniciativa privada investe recursos nos demais modais de transporte (rodoviário, ferroviário e aquaviário). Apenas para o setor aeroportuário não há investimentos privados".

Consultada, a Infraero disse que desconhece as bases técnicas utilizadas no estudo do Ipea e não participou de qualquer discussão, "de modo que não pode fazer qualquer tipo de avaliação a respeito".

Superlotação

O estudo do Ipea também traça um panorama dos 20 principais aeroportos brasileiros (não somente aqueles que serão usados na Copa). A pesquisa ressalta que, com o forte crescimento da demanda nos últimos anos, sem o respectivo aumento da capacidade operacional dos aeroportos, 14 desses aeroportos já funcionaram acima do limite em 2010.

Dos 20 maiores aeroportos do País, apenas três estavam em situação adequada no ano passado, ou seja, com taxa de ocupação inferior a 80%: Galeão (RJ), Salvador e Recife. Outros três estavam em situação preocupante, com taxa de ocupação entre 80% e 100%: Curitiba, Belém e Santos Dumont (RJ). A taxa é obtida a partir da divisão do número de passageiros movimentados pela capacidade do aeroporto.

Em 14 aeroportos a situação é crítica, com taxa de ocupação média de 187,15% no ano passado. A pior situação é do aeroporto de Vitória (taxa de ocupação de 472%), seguido por Goiânia (391%) e Florianópolis (243%). A lista dos aeroportos em situação crítica continua com Fortaleza (169%). Porto Alegre (166%), Confins-MG (145%), Viracopos-Campinas (143%), Brasília (141%), Cuiabá (133%), Guarulhos (130%), Congonhas (129%), Natal (127%), Maceió (119%) e Manaus (108%).

Em 2003, o número de passageiros nos 67 aeroportos brasileiros foi de 71,2 milhões. Em 2010, esse movimento saltou para 154,3 milhões de passageiros, um crescimento de 116,7%. Nesse período, o governo investiu R$ 8,79 bilhões em aeroportos e no controle do tráfego aéreo. Porém, o Ipea ressalta que a média de execução do programa de investimentos da Infraero foi de apenas 44% (ao se comparar os recursos autorizados com os realizados). "Isso aponta para a necessidade de inadiável aprimoramento na gestão empresarial da Infraero", diz o estudo do instituto.

Preocupação

Nas últimas semanas, diversas autoridades brasileiras e internacionais têm mostrado preocupação em relação à situação dos aeroportos do País. Um deles foi o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB). Segundo ele, as demais obras necessárias para a Copa de 2014 estão seguindo o calendário previsto. "O único desafio para o qual não consigo enxergar a solução é a concessão dos aeroportos", afirmou.

No final do mês passado, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, advertiu os brasileiros que o torneio será "amanhã", e não "depois de amanhã". Esta semana, o ministro do Esporte, Orlando Silva, afirmou que a presidente Dilma Rousseff vai anunciar "inovações" no sistema aeroportuário brasileiro logo após a sua viagem à China. Segundo ele, a modernização do sistema já começou, com a mudança de comando na Infraero e a escolha de Wagner Bittencourt de Oliveira para comandar a recém criada Secretaria de Aviação Civil. (AE)

Requião também nomeou atriz de filmes "eróticos"

O ex-governador Roberto Requião escandalizou-se com o fato de um obscuro ator que participou de um filme erótico ter sido nomeado por seu sucessor, Beto Richa, para uma função pública de quarto escalão. Agora, imaginem se no governo do atual senador alguém tivesse questionado a nomeação da consagrada e premiada atriz Ittala Nandi para coordenar a Escola Superior Sul-Americana de Cinema e TV do Governo do Estado – criada por Requião – levando em conta seu vasto currículo cinematográfico e televisivo.

Enquanto ocupou o cargo de confiança, com competência e dedicação, frise-se, Ittala atuou em mais de duas dezenas de filmes nacionais. Eis alguns títulos, a partir de uma rápida consulta ao Google: América do Sexo, 1969; Os Homens que eu tive, 1973; Pecado na Sacristia, 1975; Noite sem Homem, 1976; Amor e Traição, 1979; Luz del Fuego (neste, parte do elenco atuava mais sem roupa do que vestido) e O Homem do Pau Brasil, ambos de 1982. Entre as inúmeras peças que fez no teatro, uma delas foi Fico nua, em 1978. Sem contar o ensaio para a Playboy no auge da plástica.

Vai ver, o erótico A outra metade, que gerou a demissão do ator Valter Pagliosa, uma espécie de “Viúvo Porcino”, da chefia do IAP em Cascavel, foi fruto da escola de cinema de Requião. (Reinaldo Bessa/GP)

Enquanto o governo federal vai investir no mínimo 22 bilhões no trem bala o que foi patrimônio da RFFSA, e criminosamente privatizado, é sucateado:









Diagnóstico das contas irregulares auditadas do Paraná, relativas ao governo Requião/Pessuti, será enviado para TCE e MP


O relatório elaborado pelo governo estadual que faz um diagnóstico da situação estrutural e administrativa do Estado, será encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público Estadual (MP-PR) na próxima segunda-feira (18). O documento, divulgado na terça-feira, aponta um déficit de cerca de R$ 4,5 bilhões, deixado pela gestão de Roberto Requião e Orlando Pessuti, ambos do PMDB.

Em entrevista a Agência Estadual de Notícias (AEN), órgão oficial de comunicação do governo, o secretário de controle interno, Mauro Munhoz, afirmou que há “evidências de irregularidades e atos lesivos ao patrimônio público e denunciá-las é nosso dever de ofício”. Caso as irregularidades sejam constatadas, os agentes públicos podem ser enquadrados e responsabilizados por improbidade administrativa e descumprimento das legislações eleitoral, de licitações e de responsabilidade fiscal.


Déficit

Segundo o atual governo, no rombo de R$ 4,5 bilhões estão incluídos o déficit de recursos (como por exemplo para investimentos em hospitais, Companhia de Habitação do Paraná, alimentação de presos), despesas não pagas, estimativa de gastos futuros com dívidas trabalhistas, contas a pagar, despesas não previstas no orçamento, dívidas da Cohapar com a Caixa Econômica Federal, entre outros, de acordo com a Agência Estadual de Notícias, órgão oficial de comunicação do governo do Paraná.

De acordo com o relatório, hácerca de R$ 1 bilhão em dívidas que devem ser pagas no curto prazo, entre elas R$ 102 milhões de contas atrasadas de água, telefone e luz. As administrações anteriores de Pessuti e Requião também teriam descumprido a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e cometido irregularidades na licitação de obras e na concessão de benefícios nos últimos oito meses de mandato.

O restante do rombo é formado por dívidas que ainda são questionadas na Justiça e da má gestão da Paranaprevidência.

Retomada dos pagamentos

Além do balanço do déficit, o governo do Paraná informou que irá retomar os pagamentos que tinham sido suspensos em janeiro. Alguns contratos foram considerados irregulares, mas não foi informado quantos e nem quais seriam eles. Esses casos serão encaminhados para a avaliação do Tribunal de Contas e do Ministério Público do Paraná.

A gestão atual divulgou ainda a criação de um comitê que deverá analisar os pagamentos e contratos com valores acima de R$ 100 mil.

Curitiba: TJ condena bar do Bispo a pagar indenização a casal racialmente discriminado por funcionária


O Bar do Bispo, em Curitiba, foi condenado pelo Tribunal de Justiça (TJ) do Paraná a pagar R$ 20 mil a um casal de clientes que teria sido ofendido por uma funcionária com palavras discriminatórias. De acordo com a sentença, “os autores foram vítimas de discriminação racial” e o fato foi presenciado por diversas pessoas que, espontaneamente prestaram esclarecimentos em juízo.

Segundo o casal, a situação ocorreu no dia 4 de março de 2007 ao tentar pagar a conta do bar. Eles entregaram à caixa uma nota de R$ 20 após consumirem R$ 12 (duas garrafas de água mineral). Pouco tempo depois, enquanto aguardavam o troco, a funcionária teria pedido novamente o dinheiro. Ao argumentarem que a despesa já havia sido paga, a funcionária passou a agredir verbalmente o casal, discriminando-os pelo fato de serem negros, de acordo com nota divulgada pelo TJ.

O casal ainda teria exigido a presença do gerente e solicitado o fechamento do caixa para a conferência do pagamento. A determinação não foi atendida e o gerente pediu para que eles pagassem a quantia devida. A Polícia Militar foi chamada ao local para que fossem verificadas as imagens do circuito interno de câmeras e comprovado o pagamento.

O bar alegou que não havia provas sobre as situações de constrangimento e ofensa descritas pelos clientes. Ainda segundo o estabelecimento, o local é muito frequentado por negros e os proprietários são afrodescendentes. Com isso, o bar não deveria ser responsabilizado pela “atuação da funcionária”.

Após os depoimentos das testemunhas, o relator da apelação, desembargador Renato Braga Bettega, entendeu que “houve abuso por parte da funcionária do bar ao proferir palavras de baixo calão e ofender a honra subjetiva” do casal de clientes. (GP

Curitiba, Vila Nossa Senhora da Luz: Polícia realiza grande operação contra o narcotráfico em um dos locais mais violentos da capital


Uma operação deflagrada na tarde desta quarta-feira (15) pela Polícia Civil na Vila Nossa Senhora da Luz, na Cidade Industrial de Curitiba, havia resultado, até as 18 horas, na prisão de um homem acusado de tráfico de drogas e no cumprimento de dois mandados de prisão. A polícia localizou ainda residências que eram usadas como pontos de venda de entorpecentes. O balanço final da ação deve ser divulgado na quinta-feira (14).

Coordenada pela Delegacia de Homicídios (DH) e pela Divisão de Narcóticos (Denarc), a ação contou com efetivo de 70 policiais civis. De acordo com a delegada Maritza Haisi, titular da DH, o serviço de inteligência da polícia havia apontado a localização de 14 residências que seriam mantidas por traficantes como ponto de venda ou de consumo de drogas. Todos estes locais foram abordados e, em alguns deles, a polícia encontrou porções de crack e maconha já prontas para a comercialização e dinheiro trocado, o que, segundo a polícia, evidencia a prática de tráfico.

“Quando as pessoas que estavam nesses locais perceberam a chegada da polícia, tentaram fugir correndo. Percebemos que muitas dessas residências já contavam com esquema de fuga, com rota pré-definida”, explicou Maritza.

Segundo a Polícia Civil, a operação foi realizada por conta da articulação do tráfico de drogas e pelo alto índice de mortes violentas registrados na Vila Nossa Senhora da Luz. “É a localidade em que mais ocorrem homicídios em Curitiba, com uma média de 15 casos por mês”, disse a delegada. O nome das pessoas detidas não haviam sido divulgados até as 18h15 desta sexta-feira. (GP)

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles