sexta-feira, 25 de junho de 2010

Álvaro Dias diz que foi 'convocado' e que aceita ser vice de Serra


O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) disse nesta sexta-feira (25) que foi "convocado" para ser o candidato a vice do tucano José Serra na chapa para a Presidência da República.

“Há uma convocação. Foi dessa forma que o fato me foi transmitido hoje de manhã em São Paulo. Eu, para contribuir, não vou de forma nenhuma fugir a essa responsabilidade. Aceito sim. É uma honra, inclusive, ser vice do Serra pelo seu talento, pela sua competência política, capacidade administrativa”, afirmou, ao desembarcar em Mato Grosso, onde participará da convenção estadual do PSDB no sábado (26). Segundo ele, a convocação é "irrecusável".

Dias afirmou, no entanto, que a confirmação de seu nome na chapa depende de conversas com os partidos aliados. Ele afirmou que, quando saiu de São Paulo, já haviam sido feitas consultas ao PPS e ao PTB e que o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), havia ficado encarregado de conversar com o Democratas, partido aliado dos tucanos que reivindica a vaga de vice.

Questionado sobre a possibilidade de os democratas não aceitarem ceder o posto e romperem a aliança com o PSDB, o senador disse que esse risco não existe e acrescentou: “Se o DEM tiver que sair, saio eu”.

Dias se mostrou confiante de que os democratas aceitarão a escolha. "Se o governador José Serra fizer o apelo pela unidade em torno dessa fórmula, certamente os democratas apoiarão", respondeu, acrescentando que a maior responsabilidade do PSDB e dos aliados é "acomodar forças políticas" para tornar a candidatura tucana "viável eleitoralmente".

Osmar Dias admite rever acordo com o PMDB e o PT


O senador do PDT afirmou que existe um acordo com o irmão de nunca disputarem entre si na política

ESTADO DE SÃO PAULO

BRASÍLIA - O senador Osmar Dias (PDT-PR), disse nesta sexta-feira, 25, que foi pego de surpresa pelas notícias de que o irmão dele, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), teria sido escolhido pelo PSDB para ser candidato a vice-presidente na chapa capitaneada por José Serra. Segundo Osmar Dias, nem os dirigentes do PSDB, nem Álvaro Dias lhe telefonaram para confirmar a escolha.

Quando falou ao Estado, Osmar Dias estava indo ao encontro do governador do Paraná, Orlando Pessuti (PMDB), para discutir detalhes sobre a aliança que eles estão construindo no Estado. Pelo acordo que está sendo costurado, Osmar Dias seria candidato ao governo do Estado com o apoio do PT e do PMDB, que indicaria o candidato a vice na chapa dele.

O senador do PDT afirmou, porém, que existe um acordo com o irmão de nunca disputarem entre si na política. Assim, se confirmada a indicação de Álvaro Dias para compor chapa com José Serra, Osmar Dias admite rever o acordo em construção com PT e PMDB.

Neste caso, ele poderia voltar a discutir com o PSDB a possibilidade de se lançar à reeleição ao Senado ao lado de Beto Richa, candidato tucano o governo do Paraná. A cúpula do PSDB avalia que, se Osmar Dias abandonar a ideia de disputar o governo do Paraná para se aliar ao partido, José Serra poderia ganhar mais dois milhões de voto no Paraná.

O ALVARO SERÁ O VICE DO SERRA?

Terra/Marcela Rocha

O candidato à presidência da República pelo PSDB, José Serra, afirmou nesta sexta-feira (25) que o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) é "sem dúvida um bom nome" para ser o candidato a vice em sua chapa. Após assistir ao jogo Brasil x Portugal em Bragança Paulista, Serra confirmou que o presidente de sua legenda, senador Sérgio Guerra, está cuidando das últimas negociações com os partidos aliados sobre quem será o seu vice. Na noite desta quinta (24), a cúpula tucana se reuniu para tratar da questão e o consenso foi o nome de Álvaro Dias.

"A questão está sendo encaminhada pelo nosso presidente nacional, Sérgio Guerra, que está fazendo conversas e reuniões com os outros partidos para chegar a definição", afirmou Serra.

O candidato tucano ainda disse que a decisão sobre a escolha de seu vice será formalmente divulgada neste final de semana ou no começo da semana que vem.

O presidente do PPS, Roberto Freire, confirmou a escolha à reportagem do Terra. Segundo ele, os tucanos fecharam o nome na noite anterior. Freire avalia que "é uma boa escolha". A decisão desagrada o DEM, já que o partido também brigava pela vaga. José Serra deve ir ao Rio de Janeiro para participar da convenção nacional do PPS neste sábado. Aliados tucanos afirmam que o candidato deve conversar com o deputado federal Rodrigo Maia (RJ), presidente do DEM.

Na última quarta-feira (23), Guerra telefonou para Álvaro Dias e avisou que, caso seu irmão Osmar Dias (PDT-PR) aceitasse o acordo de concorrer ao Senado na chapa do ex-prefeito de Curitiba Beto Richa, as lideranças tucanas tentariam convencer o DEM a conceder a vaga de vice do presidenciável José Serra a ele. Osmar Dias é o nome indicado por sua atual legenda para disputar o governo do Paraná na chapa com PMDB e PT.

Petistas em pânico


Não é só o deputado estadual Elton Welter(PT) que está muito preocupado com a coligação proporcional com PMDB. Ele tem suas razões, pois na última eleição fez 28 mil votos e ficou atrás de 20 candidatos do PMDB. E o petista mais votado foi a deputada Luciana Rafagnin com 38 mil votos que ficou atrás de 15 candidatos do PMDB. Realmente olhando os resultados da última eleição todos devem estar tendo calafrios, pois petistas com mandato se reelegeria. Não voltaria um.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles