terça-feira, 20 de setembro de 2011

O Melhor Emprego do Mundo

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Mãos à obra, o trabalho começou!

estou na estrada – e nos trilhos – desde o dia
Salve galera!! Assim como sugere o título,
14 de setembro, quando deixei nosso belo país tropical para trabalhar e curtir o velho continente. A minha missão, como muitos de vocês já sabem, será percorrer 10 países (Alemanha, Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia, Rússia e Polônia) a fim de colher informações e atualizar o Guia O Viajante Europa (edições 9 e 10).

Antes de começar o blog em si, gostaria de contar-lhes porque o batizei como “O Melhor Emprego do Mundo”. A minha história no mundo, começou cedo. Aos 17 anos, resolvi terminar o colegial em um país diferente e parti para Alemanha, onde fiquei por seis meses. Após o retorno e uma breve passagem por Tupã (onde nasci e morei até os 17), mudei-me para Balneário Camboriú para, então, iniciar o curso de Turismo e Hotelaria. Na época, muitos não entendiam a finalidade do curso (outros ainda não entendem) e perguntavam se quando eu me formasse ia ficar viajando (dependendo do sentido estavam certos!) ou seria turista – ao invés de turismólogo. Durante a faculdade, trabalhei em Big Bear Lake, na Califórnia e realizei meu estágio final no Tropical Hotel Manaus. Após a formatura, fiquei meio sem saber o que fazer... Mas quando me deparei com um guia da Europa decidi imediatamente: “PRECISO fazer um mochilão”. Durante uma madrugada inteira, permaneci mergulhado naquele guia, folheando página por página até descobrir que ele não seria suficiente para suprir todas as minhas necessidades e vontades. Pesquisei e comprei a 6ª edição do Guia O Viajante Europa, onde encontrei informações muito mais de acordo com o que eu precisava (e com o meu bolso) e constavam países que eu não havia encontrado em outros guias. Assim, meu planejamento durou cerca de quatro meses e passei outros quatro na ansiedade de realizar logo a viagem. Pra resumir o papo, o mochilão deu certo! Foram três meses viajando por 28 países europeus. Quando retornei trabalhei com intercâmbios e, logo depois, resolvi voltar a Tupã para abrir a minha própria agência de viagens e intercâmbios. Desde então as viagens não pararam mais e os amigos continuavam a brincar com a história da profissão turista. Sempre procurei explicar (sem muito sucesso) que trabalhar com turismo não é apenas viajar – sofremos muito nos bastidores – e complementava que queria ser jornalista de turismo... um travel-writer. Tanto falei que deu certo! Após um processo seletivo (daqueles!), Zizo Asnis (editor-chefe de O Viajante) deu o veredito e eu estava classificado! Agora sim eu teria o melhor emprego do mundo (será?) e as brincadeiras continuam...

E foi por isso, pelas brincadeiras dos amigos, que surgiu a idéia de desmistificar o trabalho de travel-writer (até então desconhecido por mim também), escrevendo este blog para vocês. Meu grande objetivo é mostrar para todos o lado bom e o ruim (sim, ele existe) de ficar viajando por aí. É mostrar o dia-a-dia de albergue em albergue (passando, quem sabe, por alguns bons hotéis), de trem em trem (alguns na 1ª classe), de cidade em cidade (algumas perfeitas, outras nem tanto), de restaurante em restaurante (o que encontrarei para comer?).

Já posso lhes adiantar – pela experiência do mochilão – que arrumar a mochila “dia sim, dia não” é complicado. Chegar em cada cidade, pedir informações, desvendar o mapa e ir atrás de acomodação pode ser desgastante. Ficar sem a família, sem os amigos também não é fácil.

Mas um viajante deve estar preparado para tudo isso e o fato é que a grande maioria enxerga apenas o lado bom – mesmo depois de ter lido os dois parágrafos acima! Por isso as brincadeiras são inevitáveis, agora mesmo estou em Heidelberg, sul da Alemanha, conversando sobre o meu trabalho com pessoas da Tailândia, Laos e Camboja e a primeira impressão deles sobre o trabalho é a mesma de um brasileiro: “Uau, que trabalho legal. Viajar pelo mundo todo” – mas eu já disse, não é bem assim!

No próximo post – desculpem se decepcionei vocês – postarei as tão esperadas notícias e fotos da Oktoberfest em Munique... entre outras coisas!

Beijos e abraços!

Reflexões sobre os Guarani e a Proteção da Natureza no RS

Por Denise Wolf

Na medida que conhecemos as aldeias, as famílias, os(as)Karaí (xamãs, pajés), as lideranças e os ambientes naturais onde vivem muitos guarani, especialmente no RS, percebemos que a cultura guarani vive até então porque ela jamais morreu na maior parte das almas guarani, onde a terra e a natureza tem lugar especial, espiritual.

Quando refletimos sobre a importância da gestão socioambiental para as cidades, estados e países, num momento de crise socioambiental global, percebemos que existem tragédias demais, mas também pesquisas, experiências, ações, políticas e ferramentas bem sucedidas na construção de uma sociedade mais socialmente justa e ambientalmente sustentável.

Considero admirável um povo indígena que teve sua população e território reduzidos e que não é responsável pelos incríveis impactos ambientais produzidos por uma sociedade que, no mínimo, os ignorou ao longo da história, esteja hoje construindo, executando e protagonizando projetos conosco, refletindo e agindo, multiplicando e plantando espécies, manejando e conservando ambientes naturais.

Quando apresentamos na aldeia da Lomba do Pinheiro, em 2004, a proposta de construir um viveiro/estufa para cultivar e depois plantar nas aldeias espécies vegetais nativas para eles importantes, conversamos intensamente durante mais de um ano sobre a iniciativa, inicialmente rejeitada por alguns, com profundas explicações.

Solicitaram então um tempo para pensar, conversar, rezar, sonhar e conversar com os Karaí. As questões do espaço, do uso da terra e especialmente as questões espirituais envolvidas eram significativas. Após cerca de dois anos concluíram que havia chegado a hora de ajudar Nhanderu(Deus, Pai, Criador). Então se partiu para a elaboração conjunta do projeto arquitetônico, para a localização, construção, a "benção” e ações no poarenda (viveiro).

Respeitando o dom e a missão de cada um, como dizem os guarani, os(as) plantadores(as) ou cuidadores(as) vêm assumindo o cultivo, milhares de mudas estão sendo plantadas nas aldeias e o viveiro, em ampliação, transformou-se num importante espaço. Hoje, estamos planejando e construindo novos viveiros com outras aldeias no RS.

Essa experiência, entre muitas outras, demonstra que os guarani são aliados e não inimigos na proteção da biodiversidade. O povo guarani precisa ser ouvido, suas tradições respeitadas, suas terras garantidas e sua participação assegurada na criação, implantação e gestão das unidades de conservação da natureza, criadas ou em criação, visando a promoção de um desenvolvimento socioambiental verdadeiramente sustentável. (EcoAgência).


Brasília: A partir de hoje (20) Encontro Verde discute soluções sustentáveis para o planeta

Teve início hoje (20), em Brasília (DF), região Centro-Oeste do Brasil, e segue até o dia 22 de setembro, no Museu Nacional da República (Esplanada dos Ministérios), o XI Encontro Verde das Américas, conhecido como "Greenmeeting”. A partir do lema "Em busca de soluções” o evento quer discutir um novo modelo de desenvolvimento sustentável proposto pela Conferência das Nações Unidas (ONU) e o Rio+20. A participação é gratuita.

O evento é destinado a lideranças ambientais, representantes de instituições nacionais e internacionais, autoridades de vários países, tecnólogos, órgãos ambientais em diversos níveis, professores e alunos universitários, dentre outros.

Os participantes farão o levantamento de propostas para serem apresentadas no encontro Rio+20, que acontecerá em 2012 na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Além das propostas o encontro será palco para a exposição de experiências exitosas que vêm colaborando para a sustentabilidade e cuidado com o planeta. A coletânea dessas experiências será publicada como forma de contribuição para redução das desigualdades sócio-ambientais.

O encontro quer, ainda, despertar no público participante a consciência ecológica e sócio-ambiental, a troca de informações e experiências sobre as vivências ambientais na expectativa de fortalecer os esforços e assim garantir qualidade de vida para essa e futuras gerações.

Na oportunidade o evento fará a entrega do "Prêmio Verde das Américas 2011”, destinado a uma personalidade ou instituição que ao longo dos anos têm colaborado para o desenvolvimento e preservação ambiental.

A cada edição do encontro a coordenação emite um documento denominado de "Carta Verde das Américas” que afirmam os princípios norteadores que motivaram o encontro. O documento é enviado às autoridades do Brasil, das Américas e demais continentes com recomendações sobre as questões sócio-ambientais e econômicas.

Programação

Amanhã (21) haverá ciclo de palestras e debates sobre A Natureza e o Homem – Uma Visão Compartilhada de Sustentabilidade; Sustentabilidade: A gestão sócio-ambiental e econômica na Costa Rica, além do painel ‘Uma história, focada nos jovens como a solução para os problemas ambientais’ e da Apresentação de projeto com experiência inovadora e bem sucedida, em prol do desenvolvimento sócioambiental e econômico, entre outras atividades.

No mesmo dia, à tarde, as palestras darão continuidade com as temáticas "A importância da liberdade de imprensa na propagação dos direitos e por uma melhor qualidade de vida sócio-ambiental e econômica na América Latina” e "Desenvolvimento Sustentável – Uma Perspectiva Indiana”.

No último dia (22), além das palestras "Comunicação e Educação Ambiental para a Sustentabilidade, Conflitos ambientais na América Latina: perspectivas e desafios para a segunda década do século XXI” será apresentada a carta de princípios e entrega de certificado. (Adital)

Mais informações: http://www.greenmeeting.org/

Brasil 'descumprirá meta do milênio para mortalidade materna', diz estudo

O Brasil deixará de cumprir uma das chamadas metas do milênio para a saúde pública porque o ritmo de redução na mortalidade materna foi medíocre na última década, indica um estudo publicado nesta terça-feira na Grã-Bretanha.

Embora o país tenha avançado na redução da mortalidade de mulheres por conta de complicações com o parto ou a gestação, o lento ritmo de melhora significa que o país chegaria com 25 anos de atraso às metas que deveria cumprir já em 2015.

Os pesquisadores calcularam estimativas para o ano de 2011 levando em conta fontes de dados relevantes que haviam ficado de fora de análises anteriores, como registros de nascimento e óbito, pesquisas nacionais, censos e levantamentos feitos pelas autoridades de saúde.A pesquisa foi coordenada pelos professores Rafael Lozano e Christopher Murray, do Instituto de Métrica e Avaliação da Saúde (IHME, na sigla em inglês) da Universidade de Washington, Seattle, nos Estados Unidos, e publicada na revista científica britânica The Lancet.

Segundo as estimativas mais recentes, mais de 65 mulheres em cada 100 mil parturientes morrem no Brasil em decorrência de problemas na gestação ou no parto. Nos últimos onze anos, quando o mundo viu uma redução anual de 3,6% nesta estatística, no Brasil o ritmo foi de apenas 0,3%.

Um dos autores do estudo, Haidong Wang, professor-assistente de Saúde Global do IHME, disse à BBC Brasil que o combate à mortalidade materna teve bons resultados no Brasil entre 1990 e 2000. No período, a taxa caiu de 85,9 para 67 em cada 100 mil, uma redução anual de cerca de 2,5%.

Entretanto, disse Wang, esse avanço foi contido na década seguinte pela epidemia de gripe H1N1 e pela alta percentagem de mulheres que fazem partos cesarianos, nos quais há maior risco de complicações que podem levar à morte.

"Quando a epidemia de gripe se espalhou, em 2009, matou muitas mulheres que, se não estivessem grávidas, teriam uma grande chance de ter sobrevivido", afirmou. "A epidemia de H1N1 foi um alerta pela necessidade de dar mais atenção tanto a doenças infecciosas, que podem afetar as mulheres durante a gravidez, como a outros fatores crônicos como obesidade."

Metas do milênio

O estudo avaliou o avanço dos países emergentes no cumprimento de duas das metas do milênio, que os países se comprometeram a cumprir até 2015.

Globalmente, a pesquisa estima que o número de mortes relacionadas ao parto caiu de 409 mil para 273 mil entre 1990 e 2011. As mortes de crianças com menos de cinco anos de idade diminuíram de 11,6 milhões para 7,2 milhões no mesmo período.

Apesar do avanço, apenas nove de 137 países emergentes fizeram progressos suficientes para alcançar os objetivos nestas duas áreas: China, Egito, Irã, Líbia, Maldivas, Mongólia, Peru, Síria e Tunísia.

Como o Brasil, 124 chegarão a 2015 sem ter reduzido em 75% a mortalidade materna entre 1990 e 2015, estimam os pesquisadores.

Já o objetivo de diminuir em dois terços a mortalidade entre crianças menores de cinco anos entre 1990 e 2015 seria alcançada por 31 nações emergentes.

No aspecto da mortalidade infantil, o Brasil é apontado como uma "história de sucesso".

A pesquisa estimou em 1990 o Brasil tinha uma mortalidade infantil entre crianças menores de 5 anos de 53 para cada mil nascidas vivas. Dez anos depois a taxa havia caído para 31,5 e chegou neste ano a 20,9.

Em números absolutos, isso significa que a mortalidade tirou a vida de 193 mil crianças em 1990 e deve tirar a de 63 mil neste ano.

"Achamos que parte disso tem a ver com o esforço do governo de prover acesso universal à saúde. Foi depois da implementação deste princípio na Constituição de 1988 e na reforma de 1996 que registramos a taxa mais rápida de declínio nas mortes de crianças com menos de cinco anos", afirmou Wang. (BBC)

Gráfico Mortalidade Materna

Lista por país:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_pa%C3%ADses_por_%C3%ADndice_de_mortalidade_infantil


Pedofilia: Idoso de 70 anos é preso em lan house com mais de 4 mil fotos e vídeos de adolescentes

Um idoso de 70 anos foi flagrado durante a tarde desta terça-feira (20) com mais de 4 mil fotos e imagens com conteúdo pornográfico de crianças e adolescentes, a maioria entre 5 e 16 anos. O fato aconteceu em uma lan house na praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba. O material de Odair Orlando Heinisch estava guardado em CDs e pen drives.

A prisão foi feita por meio de denúncia no 181 da Polícia Militar (PM), o suspeito foi encaminhado ao 1º Distrito Policial. “A PM foi ao local e fez o flagrante. Após isso nossos investigadores do 1º DP foram até o hotel onde este senhor mora, também no Centro, mas lá nada foi encontrado”, explicou à Banda B o delegado Vinicius Borges Martins, do 1º DP.

O delegado também explicou qual o procedimento a ser feito contra Odair. “Ele foi autuado no artigo 241 B do Estatuto da Criança e, como já tem passagens pela polícia, não foi arbitrada fiança, fica isso a cargo do judiciário”, descreveu.

Farto Material

Um farto material, inclusive oriundo de sites internacionais, foi encontrado com Odair, conforme relatou o delegado Vinicius Martins. “As idades das crianças variam, tem de tudo, desde 5 até 16 anos. São mais de 4 mil fotos e existe a possibilidade de mais materiais, vamos aprofundar as investigações. É um senhor que mora sozinho e tem todas as características de um pedófilo”, destacou.

Caso Rachel Genofre

Ainda segundo o delegado, Odair já teve passagens pela polícia no ano de 2009, quando foi preso suspeito de ser o responsável pela morte de Rachel Genofre, encontrada sem vida em uma mala na Rodoferroviária de Curitiba. “Existe este fato, mas na época foi liberado. Os suspeitos deste caso passam por exame de DNA com o material colhido na ocasião. Repassamos a prisão dele ao Nucria, que cuida do caso específico da menina Genofre”, disse.

Odair vai ficar detido no 1º DP, a menos que o judiciário decida por arbitrar uma fiança para o caso. (Banda B)

Crise financeira pode gerar desemprego e aumento da inadimplência no país, alerta BC

O Banco Central alertou nesta terça-feira (20) que a crise financeira internacional pode resultar em aumento do desemprego e queda da renda no Brasil, o que, por sua vez, pode aumentar a inadimplência das pessoas físicas levando em conta "o crescente endividamento das famílias nos últimos anos".

O alerta foi feito por meio do relatório de estabilidade financeira, no qual o Banco Central analisa a situação do sistema financeiro nacional. "Os cenários de curto e de médio prazo podem apresentar desafios às instituições do sistema bancário, dependendo principalmente da repercussão interna dos desdobramentos associados ao cenário financeiro internacional", avaliou a autoridade monetária no documento.

Embora o risco do aumento da inadimplência seja baixo para o sistema financeiro como um todo, em termos de "liquidez" (recursos disponíveis), diz o BC, a distribuição não é uniforme entre as instituições. Dessa forma, argumenta o BC, uma eventual restrição [de liquidez, ou seja, de acesso a recursos] pode resultar em situação de relativo estresse para algumas instituições", informou a autoridade monetária.

No crédito às empresas, acrescentou o Banco Central, ganharam relevância as operações destinadas às pessoas jurídicas de menor porte. "Apesar da salutar desconcentração do crédito, historicamente, a inadimplência desse segmento é mais sensível a variações no ambiente macroeconômico", avaliou a instituição.

Nesse contexto, segundo a autoridade monetária, cabe às instituições financeiras "dimensionar de forma correta o risco resultante na carteira, aperfeiçoando os modelos de concessão e gerenciamento de riscos, de forma a mitigar perdas por atrasos ou risco de inadimplência".

O último dado divulgado pelo Banco Central sobre a taxa de inadimplência das pessoas físicas e das empresas revela que ela atingiu, em julho, 5,2% - permanecendo, assim,no patamar mais elevado desde fevereiro de 2010, quando estava em 5,3%. A inadimplência medida pela autoridade monetária refere-se a operações com atrasos superiores a 90 dias. (G1)

Sacerdotes belgas serão submetidos a controle psicológico para evitar pedofilia

A igreja católica belga vai submeter os candidatos ao sacerdócio a testes e acompanhamento psicológico com o objetivo de evitar novos casos de pedofilia, como os que foram revelados recentemente no país.

"Temos que nos assegurar que (os seminaristas) são equilibrados em todos os planos, sobretudo no plano afetivo. É a conclusão que devemos tirar (de todos os casos de pedofilia), e considero isso positivo", afirmou a máxima autoridade do clero belga, o arcebispo André Joseph Léonard, em uma entrevista concedida na noite de segunda-feira à televisão flamenga VTM.

Segundo o religioso, a ideia é que uma equipe de psicólogos estude o perfil, formação acadêmica e desenvolvimento pessoal dos candidatos a sacerdote, que depois serão submetidos a uma avaliação psicológica.

Durante a preparação para o sacerdócio, os seminaristas terão acompanhamento psicológico e deverão seguir um código de conduta que está sendo elaborado pelo Episcopado belga.

"A Igreja deve proteger melhor as crianças", justificou Léonard em entrevistas a jornais locais.

Denúncia

O anúncio acontece dias depois que um grupo de 70 supostas vítimas de abusos sexuais cometidos por padres belgas apresentar uma denúncia coletiva contra a igreja católica do país em um tribunal de Gand, ao oeste de Bruxelas.

A denúncia inclui também o Vaticano, acusado de ter permitido e, em alguns casos, encoberto as ações dos padres belgas durante anos.

A polêmica sobre a pedofilia religiosa na Bélgica atingiu seu auge em abril de 2010, quando o bispo da cidade de Bruges, Roger Vangheluwe, renunciou depois de admitir ter abusado sexualmente de um conhecido durante mais de oito anos.

Em junho o Episcopado belga reconheceu sua "responsabilidade moral" e se comprometeu a indenizar as vítimas dos padres pedófilos e a melhorar o processo de seleção de futuros padres.

Já Vangheluwe foi proibido de se pronunciar em público pelo resto de sua vida, segundo Léonard. (BBC)

Paraná ganha 14 medalhas de ouro nas Olimpíadas Escolares

O Paraná é o campeão do futsal feminino da 1ª divisão nas Olimpíadas Escolares de 2011

O Paraná conquistou 14 medalhas de ouro nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, encerradas nesse domingo (18/9), em João Pessoa, na Paraíba, para alunos de 12 a 14 anos. Atletas do Estado também ganharam 12 medalhas de prata e 7 de bronze. Organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro, a competição reuniu o melhor do esporte estudantil do País nessa faixa etária.

Nas modalidades coletivas, embora o Paraná tenha chegado com várias equipes até a última rodada, o único ouro foi no futsal feminino, Primeira Divisão. Na decisão do título, as meninas do Colégio Caesp, de Foz do Iguaçu, superaram o representante da Paraíba, o Colégio QI Epitácio, por 3 a 1. Na outra final que o Paraná disputou no domingo, na Divisão Especial, o voleibol masculino do Colégio Dom Bosco, de Curitiba, fez um jogo de perder o fôlego contra Santa Catarina, mas acabou derrotado por 3 sets a 2.

As outras 13 medalhas de ouro vieram de modalidades individuais. O recordista de medalhas foi André Lima, atleta de natação do Colégio Dom Bosco, de Curitiba. Ele venceu as provas dos 50 e 100 metros livre, dos 50 metros borboleta e participou do revezamento 4x50, que também ganhou ouro.

A segunda atleta paranaense com mais medalhas de ouro (três) é da ginástica rítmica: Bruna Silva, do Colégio Comunitário, de Toledo. Ele venceu nos aparelhos bola e fita e no individual geral.

Com duas medalhas de ouro aparece a atleta de ciclismo Renata da Silva Lopes, do Colégio Estadual Francisco Vilanueva, de Rolândia. Ela ganhou nas provas estrada e revezamento.

Quatro atletas conquistaram uma medalha de ouro: Thaís Kondo, do judô; Henrique Painhas, da natação; e Anderson Cerqueira e Henrique Gomes, do atletismo. Anderson, da Escola Estadual Adélia Barbosa, de Londrina, faturou o ouro nos 250 metros. Seu colega londrinense Henrique, da Escola Barão do Rio Branco, conquistou o hexatlo.

Na natação, Henrique Painhas foi o primeiro na prova 100 metros borboleta; e no judô Thaís foi a melhor na prova meio-leve, até 44kg.

COLETIVAS – Além do ouro, o voleibol contribuiu também com uma medalha de bronze no feminino, na Divisão Especial, com as meninas do Colégio Sion, de Curitiba, repetindo a conquista de 2010. A definição do terceiro lugar foi na vitória por 3 a 0 contra o Colégio Impacto, do Pará.

Também disputaram o terceiro lugar, todas da Divisão Especial, as equipes paranaenses de basquetebol feminino, futsal masculino e handebol masculino. Vale ressaltar que as disputas nas modalidades coletivas nas Olimpíadas Escolares são em duas divisões, com acesso e descenso de um ano para o outro. O Colégio Caep, de Foz do Iguaçu, por exemplo, subiu o Paraná para a Divisão Especial em 2012 no futsal feminino.

Falta dinheiro para a Saúde, Educação, Saneamento, etc., mas sobra para desperdiçar na reforma do Maracanã, que já é considerado um "estádio de ouro"


O orçamento da reforma do estádio do Maracanã, que foi escolhido para receber a final da Copa do Mundo de 2014, prevista no Portal da Transparência em janeiro deste ano em 600 milhões de reais, subiu para 705 milhões de reais, depois para 956.787 milhões de reais e agora já se fala em 1,3 bilhões. Há não muito tempo atrás este mesmo estádio tinha passado por duas reformas, com custos aproximados de 300 milhões.

O novo estádio do Corinthians, construído pela mesma empresa, a Odebrecht, sairá por 850 milhões, sendo que muitos críticos dizem que já é um valor exorbitante, mas o o que acontece na obra do Maracanã é um verdadeiro escárnio em relação a inteligência do povo. O novo estádio corinthiano, o Itaquerão, comportará 68 mil pessoas e o reformado Maracanã somente 78.554.

Enquanto para a alegria das empreiteiras a festa do cimento acontece, o internacional Lula viaja para lá e para cá nos jatinhos das mesmas!

O TCU com a palavra!

Quem avisou da blitz deve ser punido

A blogueira Claudia Wasilewiski ganhou espaço na mídia por ter protestado conta o uso indevido das redes sociais ao alertarem sobre locais da blitz policial que se estendeu de sexta à noite até domingo. Outro blogueiro, Gerson Guelmann, lembrou as famílias enlutados pelos desastres de trânsito. O coronel Scarameta, comandante da PM, lamentou a divulgação antecipado dos locais de bloqueio, mas enalteceu a importância da rede nas campanhas educativas. O balanço da operação foi positivo: Foram montados 30 bloqueios policiais em pontos estratégicos da cidade. Foram vistoriados 2.492 veículos, 44 táxis, oito coletivos e 4.690 pessoas foram abordadas. E a cidade agradece, secretário Reinaldo de Almeida Cezar. O combate ao crime não carece de aviso prévio. Quem facilitou o acesso à lista do locais de blitz – só pode ter sido de dentro da polícia - prestou um serviço à bandidagem. Deve ser punido. (CC)

Requião é ignorante sobre a bancada do PMDB, diz Caíto

O PMDB não apoia a privatização de empresas públicas como Copel e Sanepar nem a renovação de prazo de contrato de pedágio, disse o líder do PMDB

O deputado Caíto Quintana, líder do PMDB na Assembleia Legislativa, rebateu nesta terça-feira (21), as críticas do ex-governador e hoje senador Roberto Requião (PMDB-PR), sobre a aproximação da bancada do partido ao Governo Beto Richa (PSDB). Segundo Caíto, Requião não conhece a realidade dos debates porque não acompanha de perto o que acontece na base do PMDB no Paraná.

O PMDB está apenas seguindo princípios, disse o líder do PMDB. “Ele (Requião) está absolutamente desconhecendo qual é a atitude da bancada do PMDB e que tipo de conversa a bancada teve e muito mais, ele está desconhecendo o que está acontecendo com o PMDB do Paraná que estava naufragando devido a uma briga estúpida entre os dois ex-governadores do PMDB”, disparou Caíto Quintana, em entrevista à imprensa do Estado.

Desde que a bancada do PMDB decidiu pela aproximação ao Governo do Estado, os deputados tem sido alvo de constantes críticas de Requião e também do ex-governador Orlando Pessuti. Entre os temas abordados constantemente pelo senador estão à privatização das empresas públicas e prorrogação dos contratos do pedágio nas rodovias do Estado.

“O PMDB não apoia a privatização nem da Copel, nem da Sanepar e graças a isto o governador Beto Richa retirou o projeto da Agência Reguladora que estava na Assembleia”, disse Caíto. “Não aprovamos renovação de prazo de contrato de pedágio. Portanto, somos fiéis aos nossos princípios”, completou.

Caíto lembrou ainda que na última semana a bancada foi até Brasília informar à Executiva Nacional os motivos que levaram à aproximação da bancada, e não do partido, ao Governo do Estado. Após as explicações, o ato foi bem aceito pelas lideranças nacionais do partido, concluiu Caíto.

Participaram da comitiva que foi a Brasília, além de Caíto Quintana, os deputados Nereu Moura, Alexandre Curi, Ademir Bier e Waldyr Pugliesi, presidente estadual do PMDB. (Assessoria de imprensa da Liderança do PMDB-ALEP)

Redução nas emissões de gás será cobrada de líderes mundiais

A secretária executiva da Cúpula das Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU), Christiana Figueres, pediu que a comunidade internacional mantenha o compromisso de estimular a chamada economia verde. O objetivo é incentivar o desenvolvimento econômico, com baixas emissões de carbono, como meio de limitar as mudanças climáticas no mundo.

“O mundo espera que, durante a cúpula da cidade de Durban [na África do Sul], os governos deem os passos seguintes para criar um sistema global efetivo que permita enfrentar as alterações climáticas", disse Christiana Figueres.

A cúpula de Durban ocorrerá de 28 de novembro a 9 de dezembro. No encontro, os líderes devem buscar soluções para a implementação do Protocolo de Quioto – o acordo das Nações Unidas que define medidas conjuntas para a redução das emissões de gases de efeito estufa, cuja primeira fase termina em 2012.

“Tem de haver uma decisão clara dos esforços coletivos globais. Os países industrializados poderão contribuir para reduzir as emissões de forma transparente”, disse Figueres.

Segundo Christiana Figueres, os líderes mundiais deverão buscar meios para pôr em prática regras a fim de evitar o agravamento das mudanças climáticas e o aquecimento global abaixo dos 2 graus Celsius (ºC) até 2100.

O assunto também faz parte da pauta de temas da Conferência Rio+20, em 2013, no Rio de Janeiro. A reunião será o maior encontro mundial sobre preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e economia verde, com a finalidade de definir um novo padrão para o setor. A previsão é que mais de 100 presidentes da República e primeiros-ministros estejam presentes.

O assunto é tema das reuniões da presidenta Dilma Rousseff, que está em Nova York, para participar da 66ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Nos encontros paralelos com líderes internacionais, Dilma deverá mencionar o assunto. (Lusa)

Richa libera duplicação de trecho da BR 277 na região Oeste

O governador Beto Richa liberou nesta segunda-feira (19/09) a emissão da ordem de serviço para a duplicação de um trecho de 14,4 quilômetros da BR 277, entre os municípios de Matelândia e Medianeira, na região Oeste do Paraná. Os projetos já foram concluídos e autorizados pelo Departamento Estradas de Rodagem (DER).

Richa destacou que a realização da obra é fruto do diálogo e do entendimento entre o governo e a concessionária que administra a rodovia. Ele afirmou que vem tratando a questão do pedágio com responsabilidade e abriu uma frente de diálogo que não existia. "Esta obra estava prevista no contrato original mas foi excluída a necessidade da concessionária de fazer esta obra. Agora, fruto do entendimento entre o governo e a empresa, estamos retomando o projeto que é fundamental para quem usa aquela estrada", disse o governador Beto Richa. "Conseguimos fazer prevalecer o interesse público".

A duplicação ficará a cargo da concessionária Ecocataratas, que já manifestou interesse em executar a obra o mais breve possível. As obras devem ser iniciadas em 45 dias e finalizadas no prazo de um ano e meio. Além de uma nova pista de rolagem, o projeto prevê a construção de trincheiras, vias marginais e viadutos.

Os 14,4 quilômetros que serão duplicados compõem o setor mais crítico da ligação entre Medianeira e Cascavel. Segundo a secretaria estadual de Infraestrutura e Logística, levantamentos apontam que a maioria dos acidentes na via ocorrem no trecho. Entre janeiro de 2008 e julho de 2011, a Polícia Rodoviária Federal atendeu 730 ocorrências, com 29 mortes.

Ao longo do trajeto serão construídas três trincheiras para dar mais segurança e facilitar o acesso dos moradores de comunidades vizinhas a rodovia. “A duplicação é o resultado do diálogo do governo com as concessionárias, visando dar mais segurança aos usuários das rodovias e melhorar a logística estadual de transportes”, acrescentou o secretário de Infraestrutura e Logística José Richa Filho.

DER inicia construção da ponte sobre o Rio Ribeira

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) já deu início às obras para a construção da nova ponte sobre o Rio Ribeira, na PR-092, em substituição à antiga estrutura, destruída pelas enchentes de agosto. Segundo estimativa preliminar do DER, a conclusão da obra, nas proximidades do local onde ficava a antiga ponte, levará cerca de 180 dias. O projeto básico foi elaborado em tempo recorde e receberá do Estado investimentos da ordem de R$ 6,791 milhões.

A nova ponte, que ligará os municípios de Doutor Ulysses e Cerro Azul, terá 143,10 metros de extensão por 12,80 metros de largura, com cinco vãos. O projeto integra o conjunto de obras anunciado pela Secretaria da Infraestrutura e Logística para dar ao município de Doutor Ulysses acesso por asfalto à malha rodoviária do Estado.

META DE GOVERNO – Doutor Ulysses é uma das cinco cidades do Paraná que ainda não têm acesso por pavimentação asfáltica. Com a construção da ponte, o governo Beto Richa cumprirá uma das metas de sua estratégia de logística e infraestrutura.

Para resolver o problema de acesso a Doutor Ulysses, que estava sem comunicação com Curitiba, via Cerro Azul, o DER contratou a operação provisória de uma balsa. que já iniciou a travessia no local. O serviço será gratuito até que fique pronta a nova ponte.

A balsa está próxima do local onde havia a antiga ponte. A embarcação, que entrou em operação após vistoria da Capitania dos Portos, pode dar passagem a oito carros em cada travessia ou dois caminhões por vez. Ela opera apenas durante o dia.

Tropas leais a Gaddafi voltam a atacar em Bani Walid

Tropas leais ao líder deposto da Líbia Muammar Gaddafivoltaram a lançar ataques nos arredores de Bani Walid, neste domingo.

Os aliados do coronel mantiveram posições estratégicas no norte da cidade, 140 km a sudeste de Trípoli, de onde usaram morteiros e atiradores contra seus inimigos, que tentaram tomar Bani Walid na sexta-feira, mas foram forçados a bater em retirada.

Em outro reduto controlado pelas forças pró-Gaddafi, a cidade costeira de Sirte, as tropas contrárias ao coronel vêm ganhando posições.

Enquanto os combates continuam em várias frentes, o Conselho Nacional de Transição, que governa a Líbia interinamente, começou a discutir um novo gabinete.

Violência

Explosões e rajadas de metralhadoras foram ouvidas na manhã de domingo em Bani Walid, quando forças pró-Gaddafi começaram a atacar posições inimigas nos arredores da cidade.

Morteiros atingiram um prédio que abrigava as tropas contrárias ao coronel, assim como a entrada norte da cidade.

Um comandante anti-Gaddafi, Absalim Gnuna, disse à agência de notíciasReuters: – Lutamos a noite inteira. Cercamos a cidade por todos os lados numa faixa de 40 km. -

Gnuna disse também ter recebido ordens de tentar ajudar famílias presas na cidade a escapar.

Combatentes leais ao coronel atacaram posições inimigas nos arredores de Bani Walid

Combatentes de cidades vizinhas também teriam sido convocados para reforçar as unidades anti-Gaddafi em torno de Bani Walid.

Avanços

Em Sirte, a cidade natal do coronel, as forças contrárias a Gaddafi teriam feito avanços, mas os violentos confrontos continuam.

O Conselho Militar de Misrata, perto dali, informou que 24 combatentes anti-Gaddafi morreram no sábado e 54 ficaram feridos.

Um porta-voz do CNT, Abdul Rauf al-Mansuri, disse que suas tropas conseguiram controlar o aeroporto e uma grande base aérea na região, mas combatentes dizem que situação ainda não está consolidada.

Um professor que fugia de Sirte, Nouri Abu Bakr, disse à agência AP que as condições na cidade estão piorando, já que não há eletricidade e os estoques de alimentos e remédios estão acabando.

Muammar Gaddafi está escondido em um local desconhecido desde que as forças da oposição tomaram a capital, Trípoli, em agosto. (BBC)

Absurdo: Réus pedem anulação de operações da PF

A decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de anular as provas da Operação Boi Barrica, realizada pela Polícia Federal, fez crescer a pressão dos advogados de outros réus alvos de ações semelhantes. Advogados dos acusados nas operações Voucher, Navalha, Mãos Limpas e Caixa de Pandora ainda aguardam julgamento na corte, mas já vislumbram um resultado favorável.

Entre os personagens graúdos acusados de corrupção e desvio de dinheiro público que esperam fulminar as provas obtidas pela Polícia Federal estão os ex-governadores do Distrito Federal José Roberto Arruda (sem partido), preso na operação Caixa de Pandora, e do Amapá, Pedro Paulo Dias (PP), apanhado pela Operação Mãos Limpas, além dos envolvidos na Operação Voucher, que derrubou a cúpula do Ministério do Turismo.

"Pedi a anulação de todo o inquérito. A maior prova da inocência do meu cliente (José Roberto Arruda) é que até hoje o Ministério Público não o denunciou", afirmou o criminalista Nélio Machado. Ele alega vícios no processo, entre os quais grampos ilegais e espera que a jurisprudência do STJ contribua para o descarte das provas. "Toda decisão que reconhece ilegalidade e abuso na coleta de provas gera jurisprudência nova", enfatizou. (AE)


PF faz operação de combate a contrabando no PR e outros 4 estados

Uma operação contra o contrabando de eletrodomésticos e eletrônicos é desencadeada no Paranáe outros três estados (São Paulo, Minas Gerais e Ceará), além do Distrito Federal, na manhã desta terça-feira (20).

No Paraná, a Operação Canal Vermelho II ocorre em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, de acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Federal. Um mandado de prisão foi cumprido na cidade. Seis mandados de busca e apreensão também foram executados em Foz do Iguaçu, mas nada foi apreendido.

A Polícia Federal (PF) cumprirá 31 mandados de busca apreensão e cinco de prisão nos quatro estados e no DF. A ação é coordenada pela PFs de São Paulo e do Ceará.

Segundo a PF, as investigações tiveram início no Ceará, em 2008, quando um comerciante iraniano tentou assassinar um auditor da Receita Federal. O estrangeiro está preso e seria o líder de uma quadrilha internacional de contrabando de mercadorias. Ele também teria tentado matar alguns de seus rivais e até mesmo membros de sua quadrilha.

Os produtos eram comprados no Paraguai e levados para Foz do Iguaçu por transportadoras e também com a utilização de aeronaves. Uma gráfica do Ceará era responsável pela confecção de notas ficais falsas.

O número de prisões já efetuadas na operação ainda não foi confirmado pela PF. Os suspeitos serão indiciados pelos crimes de contrabando e descaminho, formação de quadrilha e uso de documento falso. As penas podem ser de até seis anos de reclusão. (GP)

Livre para morrer: reflexão sobre a saúde dos americanos

Paul Krugman*


Em 1980, enquanto os Estados Unidos estavam dando sua guinada política para a direita, Milton Friedman emprestou sua voz à mudança com a famosa série de TV “Free to Choose” (livre para escolher). Em um episódio atrás do outro, o genial economista identificou a economia laissez-faire com escolha pessoal e empoderamento, uma visão otimista que seria repetida e amplificada por Ronald Reagan.


Mas aquilo foi naquela época. Hoje, “livre para escolher” se tornou “livre para morrer”.


Eu estou me referindo, como você pode imaginar, ao que aconteceu durante o debate presidencial republicano na segunda-feira. Wolf Blitzer, da “CNN”, perguntou ao deputado Ron Paul o que deveríamos fazer se um homem de 30 anos, que optou por não comprar um plano de saúde, se visse de repente precisando de seis meses de terapia intensiva. Paul respondeu: “Liberdade envolve isso –assumir seu próprio risco”. Blitzer pressionou de novo, perguntando se “a sociedade deve simplesmente deixá-lo morrer”?

E a plateia explodiu em vivas e gritos de “Sim!”

O incidente acentuou algo que eu não acho que a maioria dos comentaristas políticos absorveu plenamente: a esta altura, a política americana envolve fundamentalmente visões morais diferentes.


Há duas coisas que é preciso saber sobre o diálogo entre Blitzer e Paul. A primeira é que após a intervenção da plateia, Paul basicamente tentou se esquivar da pergunta, afirmando que médicos bondosos e indivíduos caridosos sempre cuidarão para que as pessoas recebam o atendimento que precisam –ou ao menos fariam isso, se não fossem corrompidos pelo Estado de bem-estar social. Desculpe, mas isso é fantasia. Pessoas que não podem arcar com atendimento médico frequentemente ficam sem –e às vezes morrem em consequência.


A segunda é que muito poucas daquelas que morrem por falta de atendimento médico se parecem com o indivíduo hipotético de Blitzer, que poderia e deveria ter comprado um plano de saúde. Na verdade, a maioria dos americanos sem seguro-saúde ou tem baixa renda, não pode arcar com um plano ou é rejeitado pelas seguradoras por ter condições crônicas.


Então, o pessoal da direita está disposto a deixar que as pessoas sem seguro, sem que seja por sua culpa, morram por falta de atendimento? A resposta, com base na história recente, é um sonoro “Sim!”


Pense, em particular, nas crianças.


No dia seguinte ao do debate, o Census Bureau divulgou suas mais recentes estimativas de renda, pobreza e cobertura de saúde. O quadro geral é terrível: a economia fraca continua arruinando as vidas dos americanos.


Mas um ponto relativamente positivo foi o atendimento de saúde para as crianças: o percentual de crianças sem cobertura de saúde foi mais baixo em 2010 do que antes da recessão, em grande parte devido à ampliação em 2009 do Programa Público de Seguro-Saúde para Crianças, ou Schip.

O motivo para o Schip ter sido ampliado em 2009, mas não antes, é claro, foi pelo ex-presidente George W. Bush ter bloqueado as tentativas anteriores de fornecer cobertura para mais crianças –para vivas de muitos da direita. Eu mencionei que uma entre cada seis crianças no Texas não possui cobertura de saúde, a segunda maior taxa no país?


Assim, a liberdade para morrer se estende, na prática, às crianças e azarados, tanto quanto aos imprudentes. E o abraçar dessa noção pela direita sinaliza uma mudança importante na natureza da política americana.


No passado, os conservadores aceitavam a necessidade de uma rede de segurança fornecida pelo governo com base humanitária. Se não acredita em mim, acredite em Friedrich Hayek, o herói intelectual conservador, que declarou especificamente em “O Caminho da Servidão” seu apoio a “um sistema abrangente de seguro social” para proteger os cidadãos contra “os riscos comuns da vida”, apontando a saúde em particular.


Dado o desejo escolhido de proteger os cidadãos contra o pior, a pergunta então se tornou uma de custos e benefícios –e o atendimento de saúde era uma dessas áreas onde até mesmo os conservadores costumavam aceitar a intervenção do governo em nome da compaixão, diante da evidência clara de que a cobertura dos não segurados, na verdade, não custaria muito dinheiro. Como muitos observadores apontaram, a reforma da saúde de Obama se baseou em grande parte em antigos planos republicanos e é virtualmente idêntica à reforma da saúde de Mitt Romney em Massachusetts.


Mas agora a compaixão está fora de moda –de fato, a falta de compaixão se tornou uma questão de princípio, pelo menos entre a base republicana.


E o que isso significa é que o conservadorismo moderno é na verdade um movimento profundamente radical, que é hostil ao tipo de sociedade que tivemos nas últimas três gerações –isto é, uma sociedade que, agindo por meio do governo, tenta mitigar alguns dos “riscos comuns da vida” por meio de programas como o Seguro Social, o seguro desemprego, Medicare (o seguro-saúde público para idosos e inválidos) e o Medicaid (o seguro-saúde público para pessoas de baixa renda).


Os eleitores estão prontos para abraçar essa rejeição radical do tipo de país no qual todos nós crescemos? Eu acho que descobriremos no ano que vem. (The New York Times)


* Ganhador do prêmio Nobel

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles