terça-feira, 20 de setembro de 2011

Brasília: A partir de hoje (20) Encontro Verde discute soluções sustentáveis para o planeta

Teve início hoje (20), em Brasília (DF), região Centro-Oeste do Brasil, e segue até o dia 22 de setembro, no Museu Nacional da República (Esplanada dos Ministérios), o XI Encontro Verde das Américas, conhecido como "Greenmeeting”. A partir do lema "Em busca de soluções” o evento quer discutir um novo modelo de desenvolvimento sustentável proposto pela Conferência das Nações Unidas (ONU) e o Rio+20. A participação é gratuita.

O evento é destinado a lideranças ambientais, representantes de instituições nacionais e internacionais, autoridades de vários países, tecnólogos, órgãos ambientais em diversos níveis, professores e alunos universitários, dentre outros.

Os participantes farão o levantamento de propostas para serem apresentadas no encontro Rio+20, que acontecerá em 2012 na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Além das propostas o encontro será palco para a exposição de experiências exitosas que vêm colaborando para a sustentabilidade e cuidado com o planeta. A coletânea dessas experiências será publicada como forma de contribuição para redução das desigualdades sócio-ambientais.

O encontro quer, ainda, despertar no público participante a consciência ecológica e sócio-ambiental, a troca de informações e experiências sobre as vivências ambientais na expectativa de fortalecer os esforços e assim garantir qualidade de vida para essa e futuras gerações.

Na oportunidade o evento fará a entrega do "Prêmio Verde das Américas 2011”, destinado a uma personalidade ou instituição que ao longo dos anos têm colaborado para o desenvolvimento e preservação ambiental.

A cada edição do encontro a coordenação emite um documento denominado de "Carta Verde das Américas” que afirmam os princípios norteadores que motivaram o encontro. O documento é enviado às autoridades do Brasil, das Américas e demais continentes com recomendações sobre as questões sócio-ambientais e econômicas.

Programação

Amanhã (21) haverá ciclo de palestras e debates sobre A Natureza e o Homem – Uma Visão Compartilhada de Sustentabilidade; Sustentabilidade: A gestão sócio-ambiental e econômica na Costa Rica, além do painel ‘Uma história, focada nos jovens como a solução para os problemas ambientais’ e da Apresentação de projeto com experiência inovadora e bem sucedida, em prol do desenvolvimento sócioambiental e econômico, entre outras atividades.

No mesmo dia, à tarde, as palestras darão continuidade com as temáticas "A importância da liberdade de imprensa na propagação dos direitos e por uma melhor qualidade de vida sócio-ambiental e econômica na América Latina” e "Desenvolvimento Sustentável – Uma Perspectiva Indiana”.

No último dia (22), além das palestras "Comunicação e Educação Ambiental para a Sustentabilidade, Conflitos ambientais na América Latina: perspectivas e desafios para a segunda década do século XXI” será apresentada a carta de princípios e entrega de certificado. (Adital)

Mais informações: http://www.greenmeeting.org/

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles