segunda-feira, 8 de outubro de 2012

PSDB cresce no interior e dobra representatividade

Os tucanos quase dobraram o volume de prefeituras em relação a 2008, quando haviam conquistado 42 municípios. Apesar da liderança no ranking, o PSDB ficou de fora como cabeça de chapa nas maiores cidades do estado, inclusive em Curitiba, onde apoiava Luciano Ducci (PSB).


A presença do PSDB no interior passa ter papel importante no quadro para a disputa ao governo do estado em 2014, segundo os analistas. Com a não vitória do apoio na capital, a tendência é que o governador Beto Richa, embora com a sua imagem muito forte na capital, reforce sua presença no interior visando a reeleição, inclusive em cidades nas quais o PSDB faz parte da coligação que disputará o segundo turno. É o caso de Londrina, onde o governador apoia Marcelo Belinati (PP), sobrinho do ex- prefeito Antonio Belinati, que vai concorrer com Alexandre Kireeff (PSD).
O PSDB está presente ainda na base de apoio a Edgar Bueno (PDT), que vai enfrentar Professor Lemos (PT) no segundo turno em Cascavel, e em Ponta Grossa, com Marcelo Rangel (PPS) contra Péricles (PT). Em Maringá, o candidato apoiado Beto Richa, Pupin (PP), vai concorrer com Ênio Verri (PT).
Perda de fôlego
O encolhimento do PMDB, por sua vez, tem razões na própria falta de uma estrutura organizada em nível nacional ou regional, o que acabou por fazer a legenda perder fôlego em 2012. “E sem a figura de Roberto Requião no governo e que tinha grande presença no interior, o partido perdeu força”, diz Cenci.
As eleições de 2012 também mostram uma maior pulverização das prefeituras entre os partidos, com a ascensão de legendas como o PSD e PSB, que virou destaque nacional e conquistou 14 prefeituras no Paraná, inclusive a de Foz do Iguaçu, onde Reni Pereira venceu.
Mas essa mudança, porém, não significa uma alteração mais radical na escolha dos eleitores, na avaliação do professor de ciência política da PUC-PR, Mario Sergio Lepre. “Não há uma identidade partidária. Alguns partidos surgem mas acomodam figuras políticas já conhecidas do eleitorado”, diz.
O resultado das principais cidades do interior obedece muito mais questões de ordem conjuntural do que partidária, afirma Lepre. “Não há um descolamento do que vimos no passado porque há uma base de coligação muito grande entre os partidos”, afirma.
Idade fez diferença
Ser 18 anos mais velho que o principal rival na disputa pela prefeitura de Balsa Nova (Grande Curitiba) fez diferença para Luiz Costa (PMDB). O candidato teve 3.869 votos, exatamente o mesmo número que Marcos Zanetti (PDT). De acordo com a legislação eleitoral, neste tipo de situação o mais velho fica com o cargo. (GP)

Lista com a votação de todos os candidatos a vereador em Curitiba


Dia de ressaca eleitoral, uns por causa da festa da vitória na batalha ou na guerra, e outros pelos resultados não favoráveis, já esperados ou não

Nos Comitês vitoriosos todos querem ser o pai da criança e exclamam ao quatro ventos: "FUI EU QUE ....", e no meio de seu pares, mijando nos quatro cantos, começam a demarcar o terreno. Com a adrenalina  a mil, até se esquecem que foi só uma batalha, que a guerra continua. Já dividindo o botim, ainda não ganho, em vez de fortalecer o exército e dar unidade a este o pulverizam em feudos imaginários.

 Onde a vitória, mesmo que momentânea não brilhou uns empurram para os outros dizendo: "segura que o filho é seu", nesta hora ninguém quer ser o pai da criança. Outros racioonalizando o processo em busca do aprendizado tentam fazer a crítica e a autocrítica de forma correta. Na tropa derrotada o oportunismo também aflora, campeia. Ser "general, coronel, tenente coronel, major e capitão é bom, mas desde que a batalha seja vitoriosa, senão não. 

Depois da "vitória adiada" muitos desertam, tiram as fardas, e tentam se alistar no "ex-exército inimigo", e eufóricos sem esperar a voz de comando já exclamam: "temos de optar pelo mal menor".

 Muitos, acovardados pelas incertezas começam a treinar a velha ladainha do: "fui apenas um técnico cumprindo ordens, agora estou a seu dispor". 

Outros, aspones, puxa-sacos  sem função nem na guerra e nem na paz, começam a observar outros tecidos escrotais, e dizem: "a voz do povo é a voz de Deus, se a população escolheu é porque tem muitas qualidades". 

Tudo muito triste, degradante e hilário. 

Outros, por lealdade e dignidade, caso mais raro, aguardam o que o conjunto vai decidir.

Quase a metade da Câmara de Curitiba é renovada


Das 38 vagas da Câmara de Curitiba, 18 serão ocupadas na próxima legislatura por candidatos que atualmente não ocupavam uma cadeira na casa. O índice de renovação no legislativo municipal da capital paranaense chegou a 47,3%. O vereador mais votado – Cristiano Santos (PV) foi eleito pela primeira vez (com 14.819 votos). Já o atual presidente da casa, João do Suco (PSDB) não conseguiu se reeleger.
O PSC lidera a renovação, com cinco cadeiras entre os novos vereadores. Os outros “novatos” pertencem ao PSB (duas cadeiras), PPS (dois), PTB (dois), PTB (dois), PSDC (dois), PDT (um), PV (um), PP (um) e PMN (um).
Vinte vereadores conseguiram se reeleger e vão continuar a ocupar uma cadeira na casa. Dos que vão permanecer na próxima legislatura, Professor Galdino (PSDB) foi o mais votado, com 13.983 votos. Em seguida, aparecem Pastor Valdemir (PRB), com 12.725, e Serginho do Posto (PSDB),com 12.303.
Quinze vereadores tentaram a reeleição, mas não conseguiram o número de votos necessários para continuar na próxima legislatura. Oito deles disputaram a eleiçião pelo PSDB. Entre os que vão deixar a Câmara, estão Jair César (PSDB), Francisco Garcez (PSDB), Juliano Borguetti (PP) e Renata Bueno (PPS).
Três atuais vereadores não se candidataram novamente e também deixarão a casa de leis na próxima legislatura.
Partidos
O Partido Social Cristão (PSC) é a legenda que mais ampliou sua representatividade na Câmara de Curitiba. O partido - que atualmente ocupa uma cadeira na casa - vai passar a ter seis vagas.
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), no entanto, encolheu sua participação de forma considerável. De 13 vagas na atual legislatura, a legenda só conseguiu manter quatro vereadores. Apesar disso, os tucanos serão o segundo partido em representatividade na casa de leis.
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) também terá quatro vereadores. Já o Partido dos Trabalhadores (PT) manteve suas três cadeira na base da reeleição. O Partido Verde (PV) e o Partido Popular Socialista (PPS) também fizeram três vereadores, cada.

Os novos vereadores
Cristiano Santos (PV) – 14.819 votos
Toninho da Farmácia (PP) – 9.966 votos
Mestre Pop (PSC) – 7.691 votos
Helio Wirbiski (PPS) – 7.728 votos
Chico do Uberaba (PMN) – 7.099 votos
Colpani(PSB) – 6.981 votos 
Mauro Ignacio (PSB) – 6.843 votos 
Pier (PTB) – 6.132 votos
Tiago Gevert (PSC) – 6.059 votos
Jorge Bernardi (PDT) – 5.727 votos
Paulo Rink (PPS) – 5625 votos
Ailton Araújo(PSC) – 5.378 votos
Bruno Pessuti (PSC) – 4.691 votos
Carla Cristina Pimentel (PSC) – 4.167 votos
Rogério Campos (PSC) – 3.903 votos
Cacá Pereira (PSDC) – 3.838 votos
Chicarelli (PSDC) – 3.751 votos
Geovane Fernandes (PTB) – 2.861 votos

Os reeleitos
Prof. Galdino (PSDB) – 13.983 votos
Valdemir (PRB) – 12.725 votos
Serginho do Posto (PSDB) – 12.303 votos
Felipe Braga Cortes (PSDB) – 10.045 votos
Dona Lourdes (PSB) – 9.924 votos
Jairo Marcelino (PSD) – 9.592 votos
Beto Moraes (PSDB) – 9.326 votos
Professora Josete (PT) – 9.208 votos
Tico Kuzma (PSB) – 8.541 votos
Noemia Rocha (PMDB) – 8.139 votos
Tito Zeglin (PDT) – 7.743 votos
Manfron (PP) – 7.576 votos
Sabino Picolo (DEM)- 7.388 votos
Julieta Reis (DEM) - 6.965 votos
Paulo Salamuni (PV) - 6.823 votos
Jonny Stica (PT) - 6.609 votos
Dirceu Moreira (PSL) - 5.633 votos
Zé Maria (PPS) - 5.333 votos
Aladim (PV) - 5.130 votos
Pedro Paulo (PT) - 4.853 votos
Os vereadores que não conseguiram se reeleger
Celso Torquato (PSD)
Denilson Pires (DEM)
Edson do Parolin (PSDB)
Emerson Prado (PSDB)
Francisco Garcez (PSDB)
Jair Cézar (PSDB)
João do Suco (PSDB)
Jorge Yamawaki (PSDB)
Juliano Borghetti (PP)
Julião Sobota (PSC)
Maria Goretti (PSDB)
Odilon Volkmann (PSDB)
Renata Bueno (PPS)
Roberto Hinça (PSD)
Zezinho do Sabará (PSB)
Vereadores que não disputaram reeleição
Algaci Tulio (PMDB)
Nely Almeida (PSDB)
Caíque Ferrante (PRP)
Partidos
PSC - seis vereadores
PSDB - quatro vereadores
PSB - quatro vereadores
PT - três vereadores
PV - três vereadores
PPS - três vereadores
PP - dois vereadores
PTB - dois vereadores
PDT - dois vereadores
PSDC - dois vereadores
DEM - dois vereadores
PMN - um vereador
PRB - um vereador
PSD - um vereador
PMDB - um vereador
PSL - um vereador

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles