terça-feira, 11 de janeiro de 2011

FIFA encerra vistoria em centros de treinamento


Os integrantes do Comitê Organizador Local (COL) da FIFA encerraram, nesta terça-feira (11), as vistorias técnicas nos locais indicados pela Prefeitura como campos oficiais de treinamento para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Durante dois dias os cinco consultores analisaram oito locais.

Nesta terça-feira, visitaram o Centro de Treinamento Barcelos, na Cidade Industrial de Curitiba, o Centro de Treinamento do Caju, do Atlético Paranaense, o Ninho da Gralha Azul eo Estádio Durival Britto e Silva, ambos do Paraná Clube.

Na segunda-feira (10), as vistorias aconteceram no Estádio Couto Pereira, no Centro de Treinamento da Graciosa, do Coritiba, no Centro de Treinamento do Trieste e no Ecoestádio Janguito Malucelli, do Corinthians Paranaense.

A comitiva da FIFA retirou várias fotos, gravou vídeos, recolheu amostras de todos os gramados visitados. Os consultares também conheceram as instalações dos locais, como vestiários, salas de musculação e acomodações para os atletas.

No CT do Caju a delegação ficou cerca de três horas. A comitiva visitou várias dependências. "A Seleção Brasileira já ficou hospedada aqui durante uma semana, na preparação para a Copa do Mundo da África do Sul. Aqui existe uma estrutura excelente", disse Luiz de Carvalho, gestor da cidade para a Copa do Mundo.

As vistorias feitas nesta segunda e terça-feira são para campos de treinamentos oficiais para as seleções fazerem um treino antes do jogo oficial na cidade. "Curitiba tem excelentes opções para campos de treinamento. Os integrantes do comitê da FIFA demonstraram satisfação no que conheceram aqui na cidade", definiu Luiz de Carvalho.

O secretário estadual para Assuntos da Copa, Mario Celso Cunha, o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa, e o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Clever de Almeida, também acompanharam as visitas nos dois dias.

Vinícola mais antiga do mundo está em caverna da Armênia


Um aparato para amassar uvas, jarras de fermentação e até mesmo um copo e uma tigela para beber foram encontrados em uma caverna localizada na Armênia. Elas são as evidências mais antigas do hábito humano de saborear o vinho.

Segundo Gregor Areschiah, que fez parte da expedição internacional e pertence à Universidade da Califórnia (EUA), os objetos datam de aproximadamente 6.000 anos atrás e representam um conjunto completo da produção de vinho.

A produção em larga escala sugere que as uvas eurasianas já eram conhecidas pelo homem. Os pesquisadores também acharam sementes de uvas no local.

O lugar onde os artefatos estavam, conhecido como Areni-1, já revelou outras peças de valor arqueológico, como um sapato de couro com pelo menos 5.500 anos de idade.

Por sua localização entre tumbas, os pesquisadores imaginam que a produção de vinho era usada em cerimoniais.

Secretaria de Relações com a Comunidade vai ampliar ações


A defesa dos direitos humanos, a preservação do meio ambiente, o acesso à saúde e a valorização de todas as culturas nortearão os programas desenvolvidos pela Secretaria Especial de Relações com a Comunidade nesta gestão. As prioridades foram listadas pelo novo secretário da pasta Wilson Quinteiro.

A ampliação das ações do programa Paraná em Ação também faz parte das metas do advogado especialista em Direito do Consumidor e Direito Eleitoral. “O programa, que já beneficiou 5 milhões de pessoas, será ampliado para promover maior integração do poder público com as organizações sociais e levar mais desenvolvimento para a população paranaense”, informou.

A Secretaria de Relações com a Comunidade vai estreitar ainda mais a relação com o Poder Judiciário para ampliar o acesso da comunidade carente à justiça e promover a integração ex-presidiários à sociedade.

Quinteiro adiantou que adotará ações para promover o desenvolvimento econômico e social no interior do Estado com a participação da sociedade civil. “O maior desafio será transformar a Secretaria de Relações com a Comunidade na mais absoluta ferramenta de alcance social, trazendo investimentos do governo federal nas suas mais diversas áreas de atuação”.

Novo diretor-geral toma posse na Secretaria Estadual do Trabalho


O novo diretor-geral da Secretaria de Estado do Trabalho Emprego e Promoção Social, Iran de Rezende, tomou posse durante cerimônia realizada nesta terça-feira (11). O diretor foi indicado pelo secretário Luiz Claudio Romanelli e escolhido pelo governador Beto Richa.

Rezende disse que o trabalho é fundamental para a cidadania e que seu principal objetivo é partilhar experiências. “Aqui, temos uma missão importante e contamos com a possibilidade de transformar a vida de muitas pessoas. Temos que formular alternativas e colocá-las em prática, porque o povo tem pressa”. Ele é graduado em Filosofia, Teologia e Comunicação Social, e exercia o cargo de secretário de Indústria e Comércio de Cornélio Procópio.

Romanelli afirmou que o novo diretor possui uma história de respeito ao próximo. “Iran é conhecido pelo combate à desigualdade social. Vamos conviver com uma pessoa com experiência política, administrativa e consciência social”, destacou. A criação de novos programas e a continuidade dos que geram resultados foram algumas das metas destacadas por Romanelli.

O secretário do Trabalho garantiu que a missão desta nova gestão será incentivar o trabalho formal e garantir os direitos dos trabalhadores. “Vamos traçar metas e trabalhar muito, pois o mundo do trabalho é o da dignidade humana”. Entre os objetivos destacados pelo secretário também estão a oferta de novos serviços gratuitos nas Agências do Trabalhador, a procura de parcerias com instituições públicas e privadas para qualificar maior número de trabalhadores, além da busca de mais recursos do Governo Federal.

Na Copel, Richa reafirma compromisso com empresa pública e forte e funcionários valorizados


O governador Beto Richa participou nesta terça-feira (11) da apresentação da nova diretoria da Companhia Paranaense de Energia (Copel), que tem como diretor-presidente o engenheiro Lindolfo Zimmer. “Assumi vários compromissos com os copelianos e estou aqui para demonstrar que esta empresa terá o tratamento de respeito que merece e a valorização e reconhecimento dos que nela trabalham”, disse Richa. “Nomeamos uma diretoria com pessoas qualificadas, competentes, sérias e identificadas com os funcionários desta empresa que é orgulho de todos os paranaenses”, afirmou o governador, em solenidade no Polo Administrativo do Km 3 da Copel, em Curitiba.

Richa reafirmou o compromisso de manter a Copel sob o controle do Estado, forte e no topo entre as empresas de energia deste país e uma empresa referência de bons serviços prestados. “Não serei um ditador de regras, serei um facilitador. E sei que, o governo não atrapalhando, os copelianos sabem o que fazer nesta importante companhia de energia”, disse.

O governador afirmou que a Copel perdeu muito espaço no mercado nacional de produção, geração e transmissão de energia e que a empresa foi atrapalhada por medidas como a constituição de parcerias. “Agora vamos cuidar para garantir a expansão e fortalecimento da Copel nas suas áreas de excelência”, disse. “Temos uma grande missão para a Copel também nos projetos de desenvolvimento econômico e social sustentáveis, como foi o Clic Rural, o maior projeto de eletrificação rural do país, no governo José Richa”, disse. “Temos grandes projetos e um deles é levar as fibras óticas da Copel a todos os municípios do Estado.”

O novo presidente da Copel, Lindolfo Zimmer, que foi funcionário da empresa por quase 40 anos (desde 1965), falou da satisfação do reencontro com a comunidade copeliana, combinando a maturidade e a experiência, e do sonho de contribuir em conjunto para reerguer a empresa, de forma que a Copel volte a ocupar o lugar que merece no cenário nacional.

Zimmer disse que se inicia um período de reconstrução e da retomada de muitos avanços conquistados outrora. “A Copel tem uma cultura de gestão ética e responsável, de respeito aos seus empregados, seus consumidores e acionistas, e uma gestão necessária para que a empresa não trilhe rumos arriscados”, disse.

O presidente afirmou que a empresa precisa com urgência de um plano de cargos e salários sólido e consistente, que motive e permita indicar claramente a seus colaboradores o desenvolvimento de suas carreiras. “Ajudaremos a construir um Paraná melhor, com mais oportunidades, mais emprego, buscando meios de desenvolver a economia, melhorando a qualidade de vida e a esperança de um futuro melhor”, disse.

Zimmer também definiu numa série de diretrizes para atingir os objetivos planejados e a primeira é que “a criatividade está liberada. Lembrando sempre que boas ideias não respeitam organograma”, disse.

Nasa detecta feixes de antimatéria produzidos acima de tempestades na Terra, um fenômeno nunca visto antes


O Globo

Cientistas da Nasa usaram o Telescópio Fermi de Raios Gama para detectar feixes de antimatéria produzidos por tempestades na Terra, um fenômeno nunca visto antes. Para eles, as partículas de antimatéria foram formadas em flashes de raios gama terrestres (TGF), uma curta explosão produzida dentro das tempestades de raios e trovões e associadas aos relâmpagos. Estima-se que cerca de 500 TGFs acontecem diariamente em todo o mundo, mas a maioria não é detectada.

- Estes sinais são a primeira evidência de que tempestades produzem feixes de antimatéria - diz Michael Briggs, membro do Monitor de Explosões de Raios Gama do Telescópio Fermi da Universidade do Alabama em Huntsville. Ele apresentou a descoberta nesta segunda-feira, durante o encontro da Sociedade Americana de Astronomia, em Seattle.

- Em órbita há menos de três anos, a missão Fermi tem fornecido ferramentas para investigar o universo. Mas aprendemos que ele pode descobrir mistérios muito mais perto de casa - diz Ilana Harrus, cientista do programa Fermi no escritório da Nasa em Washington.

A nave estava localizada logo acima das tempestades na maioria dos TGFs que observou, mas em quatro casos as tempestades aconteceram longe de Fermi. Durante uma TGF em 14 de dezembro de 2009, o Fermi estava acima do Egito, mas a tempestade acontecia sobre Zâmbia, a 4,5 mil quilômetros ao sul. Como a tempestade estava abaixo do horizonte de Fermi, nenhum raio gama produzido foi detectado.

- Mas mesmo quando o Fermi não podia ver a tempestade, ele estava magneticamente conectada a ela - explica Joseph Dwyer, do Instituto de Tecnologia de Melbourne, na Florida. - O TGF produiu elétrons e pósitrons de alta velocidade, que viajaram pelo campo magnético da Terra até atingir a nave.

A presença de pósitrons mostra que muitas partículas energéticas estão sendo lançadas da atmosfera e os cientistas agora acreditam que todos os TGFs emitem feixes de elétrons e positrons.

- Os resultados do Fermi nos aproximam do entendimento de como os TGFs trabalham - diz Steven Cummer, da Duke University. - Nós ainda precisamos descobrir o que há de especial nessas tempestades e o papel exato dos relâmpagos neste processo.

Rossoni afirma que tem maioria assegurada


Do blog do Fábio Campana:

O deputado Valdir Rossoni afirmou ao blog que conta com 34 assinaturas em favor de sua candidatura à presidência da mesa da Assembleia. Isso sem contar com os votos que terá da bancada do PMDB.

Ontem, informou, recebeu o apoio dos deputados Hermas Brandão Jr. e Evandro Junior, filho e neto de Hermas Brandão, o que desmentiria qualquer articulação contra a sua candidatura que tivesse origem no presidente do Tribunal de Contas, Hermas Brandão.

O PT, representado por Ênio Verri, teria informado a Rossoni que não vai compor nenhuma chapa para disputar a mesa da Assembléia.

Dengue: Sintomas


Fique alerta aos sintomas da dengue:

Febre alta
Dor de cabeça
Dor atrás dos olhos
Dor no corpo e nas juntas
Manchas vermelhas no corpo
Procure uma Unidade de Saúde. Você pode estar com dengue.
Se você já tem o diagnóstico de dengue e apresenta um ou mais dos sintomas abaixo:

Dores abdominais
Vômitos
Qualquer tipo de sangramento
Retorne imediatamente à Unidade de Saúde. Você pode estar evoluindo para forma grave da dengue.
Não perca tempo, a forma grave da dengue pode matar!

Tratamentos

Ao ser observado o primeiro sintoma da dengue, deve-se buscar orientação médica no serviço de saúde mais próximo. Só depois de consultar um médico, alguns cuidados devem ser tomados, como:

Manter-se em repouso.
Beber muito líquido (inclusive soro caseiro).
E só usar medicamentos prescritos pelo médico para aliviar as dores e a febre.
A reidratação oral é uma medida importante e deve ser realizada durante todo o período de duração da doença e, principalmente, da febre. O tratamento da dengue é de suporte, ou seja, alívio dos sintomas, reposição de líquidos perdidos e manutenção da atividade sanguínea.

Atenção

Em caso de suspeita de dengue, sempre procurar, o mais rápido possível, o serviço de saúde mais próximo. Todo tratamento só deve ser feito sob orientação médica.

UFPR divulga resultado do vestibular nesta sexta

Fonte: UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) irá divulgar às 14 horas desta sexta-feira (14) o resultado do processo seletivo 2010-2011.

A informação foi dada pelo coordenador do Núcleo de Concursos (NC) da UFPR, Raul von der Heyde, que obteve do Ministério da Educação o compromisso de que as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) serão remetidas pela pasta nesta terça-feira (11).

Desde o vestibular do ano passado, as notas das provas objetivas do Enem representam 10% do desempenho final dos candidatos ao vestibular da UFPR.

O resultado do processo seletivo será divulgado pelo endereço www.nc.ufpr.br. Editais impressos também serão espalhados pelos centros acadêmicos da universidade em barracas localizadas em frente ao Setor de Ciências Agrárias, na Rua dos Funcionários, 1.540, em Curitiba.

No local, será realizada uma festa, com apresentação de três bandas e de uma bateria, além do tradicional banho de lama. Os portões estarão abertos ao público a partir das 13 horas.

A comemoração é organizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), em parceria com as pró-reitorias de Assuntos Estudantis, Graduação e Administração da universidade.

Uma entrevista coletiva à imprensa está agendada para as 14 horas no saguão do Núcleo de Concursos. O acesso será restrito para jornalistas previamente credenciados*.

A UFPR oferece neste ano 5.540 vagas, distribuídas em 95 opções de cursos de graduação. Desse total, 5.016 vagas serão preenchidas através do vestibular. As demais 524, através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), do Ministério de Educação.

A primeira fase do vestibular da instituição registrou 43,8 mil candidatos inscritos. O total de vagas é 35,1% superior ao ofertado pela UFPR até 2007, quando a universidade oferecia 4,1 mil vagas. Em três anos, o total de vagas noturnas cresceu 96%, de 978 para 1.914.

Como funciona o Sisu

Das 524 vagas disponibilizadas pela UFPR no Sisu, 308 são de concorrência geral; 108, para candidatos que sempre estudaram em escolas públicas; e outras 108, para candidatos negros.

Podem participar do processo de seleção os estudantes que fizeram a edição 2010 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O endereço é o seguinte: www.sisu.mec.gov.br.

Das 95 opções de curso da universidade, 85 estão no Sisu, cada uma delas com 10% das vagas disponibilizadas no sistema. Os dez cursos da UFPR não incluídos nessa lista ou têm provas específicas ou processo seletivo estendido.

De 16 a 18 de janeiro, os candidatos devem acessar o site do sistema e escolher duas opções de curso, um deles como primeira opção. Durante o período de inscrições, é possível mudar as opções, com base na nota de corte (nota mínima) divulgada ao final de cada dia.

Gravações mostram funcionário do Detran negociando valores para liberação de documentos

GM

Um esquema de comercialização de carteiras de habilitação no Detran de Maringá foi revelado através de gravações de telefones que, segundo o Ministério Público, envolve 45 pessoas no órgão, despachantes, motoristas e também com centros de formação de condutores.

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) divulgou conversas telefônicas gravadas com a autorização da Justiça e que comprovariam o envolvimento de um funcionário do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) em um esquema de facilitação para obter e renovar carteiras nacionais de habilitação (CNHs). As gravações e a denúncia do esquema foram protocoladas nesta segunda-feira (10) na 3ª Vara Criminal de Maringá.

As conversas mostram um funcionário negociando valores para conseguir o documento e até mesmo quem não sabe dirigir, através de um pagamento, pode obter a licença.

Em uma das conversas, o funcionário, conhecido pelo apelido de Daco, negocia a renovação de carteira de motorista profissional. O motorista interessado questionou: “Do que precisa? Do que não precisa? Quanto é? Quanto não é? Fala pra mim.” Daco responde: “No EAR você vai gastar na taxa do Detran, R$ 88. Aí vai deixar os dos leão (risadas). Os do leão nós fazemos cenhão para você. Para não ficar caro. Custa duzentão”.

As gravações foram encaminhadas para a Justiça. O Ciretran de Maringá já foi alvo de investigação semelhante ocorrido em 2002.

Contribuinte volta a receber IPVA em casa



GM

Os donos de automóveis voltarão a receber em casa os talões do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A decisão foi tomada depois da confusão do ano passado – quando o governo estadual optou por não enviar os boletos para diminuir custos com impressão, papel e postagem e acabou perdendo arrecadação no começo do ano.

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) ainda não tem todos os detalhes, mas promete anunciar ainda nesta semana a data em que os carnês começam a chegar às residências dos contribuintes. O envio dos boletos por correspondência foi incluído na lei do IPVA por uma emenda do deputado Reni Pereira (PSB), com o aval da equipe do governador Beto Richa.

“Baixo clero” reacende medo na eleição à presidência da Câmara


GP

A calmaria do recesso parlamentar esconde uma batalha de bastidores em Brasília. A 20 dias da eleição para a mesa diretora da Câmara dos Deputados, há um clima de preocupação que já mobiliza a linha de frente do governo Dilma Rousseff (PT). A estratégia é evitar que a disputa no Legislativo traga problemas logo no começo da gestão da nova presidente.

Com 88 deputados eleitos em 2010, os petistas têm a maior bancada e, em tese, ganharam a prerrogativa de indicar o novo presidente da Câmara. Após semanas de negociações no final do ano passado, o candidato escolhido pelo partido foi o atual presidente da Casa, Marco Maia (RS), que desbancou o favorito Cândido Vaccarezza (SP). A legenda, que pretendia uma eleição consensual, sem bate-chapa, está prestes a enfrentar uma rebelião.

Insatisfações com a divisão de cargos entre partidos da base aliada no Poder Executivo levaram à movimentação de pelo menos outros dois nomes para disputar a eleição, na Câmara: Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Sandro Mabel (PR-GO). Ambos não assumem publicamente as candidaturas, mas trabalham por elas desde o ano passado. Se ambos participarem, cresce a chance de a disputa ser decidida no segundo turno.

Vaticano deve anunciar novo primaz do Brasil


O Vaticano deverá anunciar nos próximos dias, provavelmente na quarta-feira, o nome do novo arcebispo de Salvador (BA) e primaz do Brasil, em substituição ao cardeal Geraldo Majella Agnelo, de 77 anos, que apresentou ao papa sua renúncia por limite de idade (75 anos).

O nome mais cotado para o posto é o do arcebispo de Maringá (PR) D. Anuar Battisti, de 57 anos, muito ligado ao cardeal. O título honorífico de primaz cabe ao arcebispo de Salvador, pelo fato de a cidade ter sido a primeira diocese criada no país. Fala-se ainda em D. Murilo Krieger, de 67 anos, de Florianópolis.

Outra mudança esperada para breve é a indicação do arcebispo de Brasília, após a nomeação de D. João Braz de Aviz, de 63 anos, para prefeito da Congregação dos Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, na Cúria Romana.

As apostas se concentram em D. Raymundo Damasceno Assis, de 73 anos, cardeal-arcebispo de Aparecida (SP), D. Dimas Lara Barbosa de 54, auxiliar do Rio e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e D. Geraldo Lyrio Rocha, de 68 anos, presidente da CNBB e arcebispo de Mariana (MG).

PRESIDENTE DA COHAPAR VISTORIA OBRAS EM PONTA GROSSA


O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, vai vistoriar nesta terça-feira (11), em Ponta Grossa, região dos Campos Gerais, as obras do conjunto Santa Clara.

As 370 unidades vão beneficiar famílias com renda entre dois e cinco salários mínimos e contam com investimentos de R$ 12,3 milhões.

Serviço:

Vistoria das obras do conjunto residencial Santa Clara.

Data: 11 (terça-feira).

Horário: 14 horas.

Local: Rua Robert Bronk, sem número – bairro Santa Maria – próximo ao cadeião de Ponta Grossa.

Beto Richa destaca contribuição do escotismo para construção de sociedade ética


A contribuição do escotismo para a construção de uma sociedade mais justa, pautada pela ética e pela cidadania, foi destacada pelo governador Beto Richa na abertura da 39ª Conferência Escoteira Mundial (World Scout Conference) na noite desta segunda-feira (10), em Curitiba. O evento, que vai até sexta-feira (14), tem a participação de 1.100 delegados de 140 países, discutindo o tema Líderes da Inovação. “Participei como prefeito, em 2005, da luta para que Curitiba fosse a cidade sede desta conferência”, lembrou. Esta é a primeira vez que a conferência mundial é realizada em um país da América do Sul.

O alto nível do escotismo em Curitiba foi destacado pelo presidente do Comitê Mundial dos Escoteiros, William Cronk. “Este é o maior movimento mundial voltado à formação de jovens e crianças. São mais de 30 milhões de integrantes em todo o mundo, e a atuação do movimento em Curitiba é uma referência”.

O secretário de Estado da Educação e vice-governador Flávio Arns informou que o Paraná tem a meta de multiplicar o número de participantes. “O escotismo é exemplo de atividade que inclui a orientação e contribui para manter crianças e jovens ocupados de forma saudável. Atualmente, há 7 mil escoteiros no Paraná e a nossa meta é chegar a 70.000”, disse Arns, que ainda ocupa a função de presidente da União Parlamentar Escoteira do Brasil.

Estrutura especial passa a atender municípios em alerta contra a dengue

A Secretaria da Saúde implantou nesta segunda-feira (10) a sala de situação para monitorar semanalmente os municípios que estão em situação de emergência no combate à dengue. A sala, instalada junto ao gabinete do secretário, é uma das ações do Plano Emergencial Contra a Dengue a serem executadas nos próximos 90 dias. Hoje, 56 municípios do Paraná estão em situação de alerta, sendo Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Jacarezinho e Sarandi os que mais preocupam.

O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, explicou que a princípio a sala servirá para atender a situação da dengue, que é a pior já enfrentada no Paraná desde o aparecimento da doença. “Não queremos mais repetir os dados de 2010. As 15 mortes por dengue registradas no último ano poderiam ter sido evitadas. O que temos sentido é que faltou planejamento e gestão em todas as áreas”, afirmou. Posteriormente a sala servirá para atender outras demandas.

“Através da sala de situação, os técnicos do programa estadual e os municípios trocarão informações constantemente, e o Estado poderá intervir quando for preciso”, afirmou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz. A sala atenderá exclusivamente técnicos dos municípios, das regionais de saúde e profissionais de saúde. A população em geral, que precisar sanar dúvidas ou fazer algum tipo de denúncia, deve procurar a Vigilância em Saúde de seu município ou a Ouvidoria da Secretaria Estadual da Saúde.

Richa determina pagamento de R$ 41,3 milhões em verbas rescisórias a professores temporários


O governador Beto Richa determinou nesta segunda-feira (10) a liberação de R$ 41,3 milhões para pagar as verbas rescisórias de 32.517 professores e funcionários contratados por Processo Seletivo Simplificado (PSS), não pagos pelo governo anterior ao fim do contrato, em dezembro de 2010. O dinheiro será depositado na conta dos professores e funcionários nesta terça-feira (11). “A regularização dá tranquilidade a esses profissionais, que estão sendo atendidos no seu direito, e nos dá segurança para trabalhar, cada vez mais, por uma Educação de qualidade”, afirmou Richa.

A Secretaria de Estado da Educação também anunciou que serão chamados 3.000 profissionais de Educação aprovados em concurso público em 2007 — que tem validade até 2012 — e serão contratados 30.000 professores e funcionários por meio de Processo Seletivo Simplificado, para atender a demanda do início das aulas, em fevereiro. Até o momento, mais de 250 mil profissionais já se inscreveram para esse processo.

“Este é o último ano que esperamos recorrer ao PSS. Vamos nos programar e fazer o planejamento para que em outubro esteja tudo preparado para que professores e diretores tenham o planejamento do ano seguinte”, disse o secretário da Educação e vice-governador, Flávio Arns.

O secretário disse ainda que, mesmo estando fora das medidas anunciadas pelo governador Beto Richa para corte de gastos de custeio administrativo de 15%, a secretaria da Educação também vai adotar medidas para reduzir gastos de custeio.

Presidente da Cohapar faz reunião de trabalho com funcionários da sede


O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, fez a primeira reunião de trabalho com todos os funcionários da sede da Companhia para apresentar as metas da nova gestão. Participaram do encontro os diretores Administrativo- financeiro, Agostinho Creplive Filho, de Obras, Luciano Valério Bello Machado, de Projetos, Jocely Maria Thomazoni Loyola, e de Relações Institucionais e Comunitárias, Nelson Cordeiro Justus,

Segundo Mounir, o mais importante é a colaboração de todos os funcionários para que a Cohapar possa ser a melhor companhia de habitação do país. “Hoje a sociedade está descrente, não acredita mais na Cohapar, e é isso que vamos mudar. Devemos uma resposta para o povo e é para isso que estamos aqui, para reverter este quadro. Tenho certeza que temos um time que vai fazer da Cohapar a melhor companhia de habitação do Brasil e atender a expectativa de quem precisa de uma nova moradia”, disse.

O presidente disse ainda aos funcionários que o novo governo está apostando nas parcerias e que outros órgãos estão investindo na Cohapar. “Nossa prática é de união e trabalho conjunto, temos boa vontade e vamos batalhar para termos sempre responsabilidade e reciprocidade. Mas é importante deixar claro que precisamos sempre fazer a nossa parte para manter as boas parcerias”.

Mounir destacou aos funcionários que todos farão parte da administração nesta nova gestão. “Vamos trabalhar com objetivos claros, com metas determinadas e com a participação ativa de todos”.

A Cohapar vai atuar na execução de casas nas cidades do interior e também moradias rurais. Além disso, há uma forte preocupação com a questão da titulação e regularização fundiária. “É importante trazer a legalidade para o Estado. Também vamos tratar de melhorias, atuaremos mesmo nas áreas onde não serão construídas novas casas”, disse Chaowiche.

Todos os diretores agradeceram pela confiança e pediram apoio aos funcionários, ressaltando que a participação de todos é muito importante para a construção de uma Cohapar sólida e competente. “A iniciativa depende de cada um. Tenham certeza de que temos um time que veio para trabalhar diuturnamente. Nossa prioridade é o resgate da Companhia e dos funcionários, nos deem esta oportunidade, ajam como parte deste time e conseguiremos vencer”, finalizou o presidente.

ANTES USARAM E ABUSARAM DO OSMAR E AGORA QUEREM FAZER O MESMO COM O GUSTAVO FRUET

Anda a passos largos as articulações envolvendo a candidatura de Gustavo Fruet (PSDB) a prefeitura de Curitiba. Uma reunião convocada por Paulo Salamuni (PV) vai reunir membros do PDT, PMDB e do PT para uma conversa sobre o assunto. O convite da reunião é tipo: “sem compromisso”. No ultimo final de semana teve até agenda comum entre Fruet (PSDB) e membros destas agremiações.

Comissionados demitidos do governo estadual pertencentes a estas agremiações vêem em Fruet (PSDB) a “porta da esperança” para conseguir o retorno aos cargos públicos, como para os dirigentes destas agremiações partidárias é no mínimo interessante dividir o atual bloco governista, no poder na prefeitura de Curitiba e no governo do Paraná.

Como disse o Ataulfo Alves:

Você diz que me dá casa e comida,

Boa vida, e dinheiro pra gastar,

O que é que há, minha gente,

O que é que há,

Tanta bondade

Que me faz desconfiar.

ÚLTIMOS DIÁRIOS OFICIAIS DE PESSUTI AUMENTARAM AS DESPESAS DO ESTADO EM MILHÕES


A irresponsabilidade no fim de governo promovida pelo ex-governador Orlando Pessuti (PMDB) esta estampada nos inúmeros atos no final do mandato.

Depois de licitar centenas obras no apagar das luzes, que beneficiam empreiteiras amigas e que somente serão concluídas no atual governo e aditar e prorrogar contratos. Agora pela leitura dos diários oficiais dos últimos dias, se vê a verdadeira farra promovida com o dinheiro publico.

Inúmeros atos de isenções fiscais, negociação de créditos, de precatórios, reenquadramento funcionais, anistia a servidores demitidos, novos planos de cargos e salários para algumas corporações, enfim, uma série de medidas que comprometem o orçamento do estado com despesas permanentes e eternas.

Atos e medidas que com certeza devem ser revistas e mesmo anuladas, com base na legislação, antes que os beneficiários recebam e depois a restituição se arraste pelos tribunais e a população seja a grande prejudicada.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles