terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Vaticano deve anunciar novo primaz do Brasil


O Vaticano deverá anunciar nos próximos dias, provavelmente na quarta-feira, o nome do novo arcebispo de Salvador (BA) e primaz do Brasil, em substituição ao cardeal Geraldo Majella Agnelo, de 77 anos, que apresentou ao papa sua renúncia por limite de idade (75 anos).

O nome mais cotado para o posto é o do arcebispo de Maringá (PR) D. Anuar Battisti, de 57 anos, muito ligado ao cardeal. O título honorífico de primaz cabe ao arcebispo de Salvador, pelo fato de a cidade ter sido a primeira diocese criada no país. Fala-se ainda em D. Murilo Krieger, de 67 anos, de Florianópolis.

Outra mudança esperada para breve é a indicação do arcebispo de Brasília, após a nomeação de D. João Braz de Aviz, de 63 anos, para prefeito da Congregação dos Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, na Cúria Romana.

As apostas se concentram em D. Raymundo Damasceno Assis, de 73 anos, cardeal-arcebispo de Aparecida (SP), D. Dimas Lara Barbosa de 54, auxiliar do Rio e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e D. Geraldo Lyrio Rocha, de 68 anos, presidente da CNBB e arcebispo de Mariana (MG).

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles