terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Estrutura especial passa a atender municípios em alerta contra a dengue

A Secretaria da Saúde implantou nesta segunda-feira (10) a sala de situação para monitorar semanalmente os municípios que estão em situação de emergência no combate à dengue. A sala, instalada junto ao gabinete do secretário, é uma das ações do Plano Emergencial Contra a Dengue a serem executadas nos próximos 90 dias. Hoje, 56 municípios do Paraná estão em situação de alerta, sendo Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, Jacarezinho e Sarandi os que mais preocupam.

O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, explicou que a princípio a sala servirá para atender a situação da dengue, que é a pior já enfrentada no Paraná desde o aparecimento da doença. “Não queremos mais repetir os dados de 2010. As 15 mortes por dengue registradas no último ano poderiam ter sido evitadas. O que temos sentido é que faltou planejamento e gestão em todas as áreas”, afirmou. Posteriormente a sala servirá para atender outras demandas.

“Através da sala de situação, os técnicos do programa estadual e os municípios trocarão informações constantemente, e o Estado poderá intervir quando for preciso”, afirmou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz. A sala atenderá exclusivamente técnicos dos municípios, das regionais de saúde e profissionais de saúde. A população em geral, que precisar sanar dúvidas ou fazer algum tipo de denúncia, deve procurar a Vigilância em Saúde de seu município ou a Ouvidoria da Secretaria Estadual da Saúde.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles