domingo, 24 de março de 2013

Novo papa: Francesco ou Chico, eis a questĂ£o!!!


O mundo espera que o papa Francisco nĂ£o venha rezar pelo casticismo de Bento XVI 

Muitos teĂ³logos progressistas, tais quais o brasileiro Boff, o argentino EsquĂ­vel, ou o cardeal de Tegucigalpa, Honduras, Oscar RodrĂ­gues Maradiaga, um fiel seguidor do mĂ¡rtir Ă“scar Arnulfo Romero GaldĂ¡mez, e que segundo dizem foi um dos principais articuladores nos bastidores da eleiĂ§Ă£o do argentino cardeal Bergoglio, hoje papa Francisco.

SerĂ¡ que ele “Ă© um segundo papa JoĂ£o XXIII”?

Espero que sim, quero estar equivocado!!!

JoĂ£o XXIII foi um papa que antes enquanto cardeal era super conservador e que depois de empossado no comando do Estado do Vaticano adotou polĂ­tica progressistas enquanto maior dignitĂ¡rio da Igreja. PolĂ­ticas estas altamente reformadoras, e que permitiram a partir do Vaticano II o nascimento e o florescimento da Teologia da LibertaĂ§Ă£o. Sendo que um dos grandes pensadores aplicadores destas ideias renovadoras foi o brasileiro Dom Helder CĂ¢mara. Ele foi um dos que estiveram presentes durante o encontro que deu origem ao Pacto das Catacumbas, como um dos grandes mentores de Medellin:  http://molinacuritiba.blogspot.com.br/2013/03/dom-helder-e-o-pacto-das-catacumbas.html

Se o "Francisco" for menos "Francesco" e mais "Chico", "Pancho", etc. pode acabar surpreendendo a todos os cĂ©ticos, atĂ© a mim mesmo, que pouco espero dele. Vejo nele mais um ressurgimento das polĂ­ticas de LeĂ£o XIII, de Pio XI, onde ocorre o ressurgimento da ICAR no seu integrismo, enquanto alternativa de poder temporal implementada pela conservadora AĂ§Ă£o CatĂ³lica. Coisa na qual se deu as bases para o surgimento do fascismo, e com ele no poder a recriaĂ§Ă£o do Estado do Vaticano em seu territĂ³rio.

A AĂ§Ă£o CatĂ³lica, aqui no passado aqui tĂ£o defendida por PlĂ­nio Correa, o fundador da TFP, sendo tambĂ©m o berço do Integralismo brasileiro de PlĂ­nio Salgado, mero copiĂ£o do Integralismo catĂ³lico portuguĂªs, que lĂ¡ levou o Salazar ao poder, jĂ¡ nasceu hiper conservadora.

A Igreja, que por causa dos escĂ¢ndalos sucedidos de escĂ¢ndalos, por todo o mundo perde fiĂ©is. Para nĂ£o perder o seu “rebanho” ela, que sempre se coloca como “santa e pecadora”, Ă© forçada a reavaliar suas condutas e posturas, a sair dos padrões dos porões da Idade MĂ©dia, onde ela um dia foi poder temporal e "espiritual", e que os dois papas anteriores a Francisco rompendo com o Vaticano II, a tentaram recolocar.

Hoje, neste mundo que pretende ser laico, como qualquer ONG de cunho religioso, a ICAR estĂ¡ com suas entranhas exposta, e assim sujeita a fiscalizaĂ§Ă£o da sociedade a qual permeia, e estĂ¡, com o aumento do acesso a informaĂ§Ă£o, a cada dia tem uma visĂ£o mais crĂ­tica sobre tudo. SerĂ¡ que ele seguirĂ¡ os caminhos do Vaticano II?

 Tomara que sim!!!

Aguardemos!!! 

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles