O mundo espera que o papa Francisco nĂ£o venha rezar pelo casticismo de Bento XVI
Muitos teĂ³logos progressistas, tais quais o brasileiro Boff,
o argentino EsquĂvel, ou o cardeal de
Tegucigalpa, Honduras, Oscar RodrĂgues Maradiaga, um fiel seguidor do mĂ¡rtir Ă“scar Arnulfo Romero GaldĂ¡mez, e que segundo dizem foi um dos
principais articuladores nos bastidores da eleiĂ§Ă£o do argentino cardeal Bergoglio,
hoje papa Francisco.
SerĂ¡ que ele “Ă© um segundo papa JoĂ£o XXIII”?
Espero que sim, quero
estar equivocado!!!
JoĂ£o XXIII foi um papa que antes enquanto cardeal era super
conservador e que depois de empossado no comando do Estado do Vaticano adotou
polĂtica progressistas enquanto maior dignitĂ¡rio da Igreja. PolĂticas estas
altamente reformadoras, e que permitiram a partir do Vaticano II o nascimento e
o florescimento da Teologia da LibertaĂ§Ă£o. Sendo que um dos grandes pensadores
aplicadores destas ideias renovadoras foi o brasileiro Dom Helder CĂ¢mara. Ele
foi um dos que estiveram presentes durante o encontro que deu origem ao Pacto
das Catacumbas, como um dos grandes mentores de Medellin: http://molinacuritiba.blogspot.com.br/2013/03/dom-helder-e-o-pacto-das-catacumbas.html
Se o "Francisco" for menos "Francesco" e
mais "Chico", "Pancho", etc. pode acabar surpreendendo a
todos os céticos, até a mim mesmo, que pouco espero dele. Vejo nele mais um
ressurgimento das polĂticas de LeĂ£o XIII, de Pio XI, onde ocorre o
ressurgimento da ICAR no seu integrismo, enquanto alternativa de poder temporal
implementada pela conservadora AĂ§Ă£o CatĂ³lica. Coisa na qual se deu as bases
para o surgimento do fascismo, e com ele no poder a recriaĂ§Ă£o do Estado do Vaticano
em seu territĂ³rio.
A AĂ§Ă£o CatĂ³lica, aqui no passado aqui tĂ£o defendida por PlĂnio Correa, o fundador
da TFP, sendo tambĂ©m o berço do Integralismo brasileiro de PlĂnio Salgado, mero
copiĂ£o do Integralismo catĂ³lico portuguĂªs, que lĂ¡ levou o Salazar ao poder, jĂ¡ nasceu hiper conservadora.
A Igreja, que por causa dos escĂ¢ndalos sucedidos de
escĂ¢ndalos, por todo o mundo perde fiĂ©is. Para nĂ£o perder o seu “rebanho” ela,
que sempre se coloca como “santa e pecadora”, Ă© forçada a reavaliar suas
condutas e posturas, a sair dos padrões dos porões da Idade Média, onde ela um
dia foi poder temporal e "espiritual", e que os dois papas anteriores
a Francisco rompendo com o Vaticano II, a tentaram recolocar.
Hoje, neste mundo que pretende ser laico, como qualquer ONG
de cunho religioso, a ICAR estĂ¡ com suas entranhas exposta, e assim sujeita a
fiscalizaĂ§Ă£o da sociedade a qual permeia, e estĂ¡, com o aumento do acesso a
informaĂ§Ă£o, a cada dia tem uma visĂ£o mais crĂtica sobre tudo. SerĂ¡ que ele
seguirĂ¡ os caminhos do Vaticano II?
Tomara que sim!!!
Aguardemos!!!