sexta-feira, 13 de maio de 2011

Taxa média de juros para empréstimos é a maior desde 2009

A taxa média de juros para empréstimos pessoais teve alta acumulada de 0,33 ponto percentual nos primeiros cinco meses do ano e chegou a 5,6% em maio. Segundo o Procon de São Paulo, responsável pelo levantamento, a taxa é a maior desde 2009, quando o percentual atingiu 5,74%.

O órgão destacou que o aumento dos juros dessa modalidade neste ano já foi três vezes superior ao 0,10 ponto percentual verificado de janeiro a dezembro de 2010. Somente de abril para maio deste ano, o reajuste foi de 0,11 ponto percentual. Os reajustes foram promovidos por quatro das sete instituições pesquisadas.

A alta do cheque especial, registrada em 0,35 ponto percentual nos últimos cinco meses, também já ultrapassou o valor acumulado de 0,34 ponto percentual verificado ao longo do ano passado. A taxa média ficou em 9,47% no mês em maio, contra os 9,35% cobrados em abril. Os aumentos ocorreram em cinco bancos.

Segundo o Procon, o crescimento dos juros de pessoa física e do cheque especial está diretamente relacionado aos reajustes da taxa básica (Selic) promovidos pelo Banco Central para conter a inflação. “O momento não é oportuno para realizar financiamentos ou solicitar empréstimos pessoais”, ressaltou o órgão.

O Procon recomenda que os consumidores façam uma avaliação antes de contraírem empréstimos: se necessitam do financiamento, se as condições - prazos e taxas - são as melhores possíveis e se possuem capacidade de honrar o pagamento das prestações até a quitação da dívida.

O levantamento realizado no dia 4 deste mês envolveu as seguintes instituições: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander.

Receita conclui primeira etapa do processamento das declarações

A Receita Federal informou nesta sexta-feira, 13, que praticamente concluiu toda a primeira etapa do processamento de dados das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2011 entregues dentro do prazo, encerrado no dia 29 de abril.

A expectativa, agora, é que seja finalizado o cruzamento dos dados dos contribuintes com outras fontes, como administradoras de cartão de crédito, bancos, prestadoras de serviços médicos ou de saúde ou da empresa onde o contribuinte é empregado, por exemplo. Esta nova etapa deve terminar na próxima semana.

Se não houver problema, as declarações começarão a ser liberadas. Nas que for verificado algum problema, ficarão retidas na malha fina. O primeiro lote de restituições do IR está previsto para o dia 15 de junho. Depois, serão liberados mais seis lotes regulares: o segundo, no dia 15 de julho; o terceiro, no dia 15 de agosto; o quarto, no dia 15 de setembro; o quinto, no dia 17 de outubro; o sexto, no dia 6 de novembro; e o sétimo, no dia 15 de dezembro.

Os valores de cada lote dependem de fatores como as disponibilidades financeiras do Tesouro Nacional e a ordem de entrega das declarações. O contribuinte com 60 anos ou mais também tem prioridade em cumprimento ao Estatuto do Idoso.

O contribuinte não deve esperar até o final das liberações das restituições, em dezembro, para procurar a Receita e verificar porque deixou de ser incluído em qualquer um dos lotes regulares. Para evitar futuros problemas e multas, o ideal é consultar o Centro Virtual de Atendimento ao Cidadão (e-CAC) e verificar se a declaração tem pendências ou está correta.

O e-CAC foi criado para educar e permitir ao cidadão fazer a autorregulamentação fiscal, antes mesmo de ser notificado pela Receita Federal. É preciso fazer um cadastro para a obtenção de uma senha e, assim, ter acesso ao centro virtual.

Este ano, 24.370.072 contribuintes enviaram a declaração no prazo. Quem não enviou o documento a tempo terá de pagar multa de R$ 165,74 ou 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor. Aqueles que tiverem que fazer a declaração retificadora, seja porque não entregaram o documento a tempo, ou porque têm que corrigir algum dado informado na declaração entregue, podem baixar a versão atualizada do programa gerador do documento, disponível no site da Receita.

Ciro Gomes e o PDT

A hipótese começou a ser ventilada no blog do sociólogo Rudá Ricci. “Depois de um longo silêncio, Ciro Gomes deve reaparecer como liderança nacional do PDT”. A nota chamou atenção redobrada quando foi difundida pela rede pedetista na Internet. Na noite de terça-feira, a nova filiação do ex-governador do Ceará foi tratada praticamente como fato consumado pelo bem informado jornalista Kennedy Alencar, na Rede TV. O motivo seria a conhecida falta de espaço no PSB e os desencontros com Eduardo Campos. Os outros irmãos políticos, Cid e Ivo Gomes, deram declarações, não faz muito tempo, descartando intenção de trocar de partido. Mas o cenário na sigla tem se agravado. Caso a troca se concretize, é certo que os irmãos irão juntos. O governador já deixou claro que não cogita que Ciro esteja em um partido e ele, em outro. Em tal situação, prefere largar a política, chegou a dizer. Com isso, é previsível um terremoto na política cearense. A última vez que um governador cearense trocou de partido durante o exercício do mandato foi quando Tasso Jereissati deixou o PMDB rumo ao PSDB, no fim dos anos 80.

A situação não deixará de ser engraçada. Afinal, sempre na hipótese de a troca de partido se concretizar, Cid irá para o mesmo partido de seu único opositor na Assembleia: Heitor Férrer. O isolamento do deputado é o caminho evidente. Afinal, além de lá estar a deputada Patrícia Saboya, o presidente estadual da sigla, André Figueiredo, é cirista juramentado. (O povo online)

RUMO AO HEXA

Se mudar de partido mais uma vez, Ciro Gomes irá ao seu sexto partido. Já passou por PDS, PMDB, PSDB, PPS e PSB.

Recordar é viver:

TRAIÇÃO

Nei Duclós

Depois vem o Ciro Gomes dizer que foi uma grosseria os trabalhistas chamarem Lula de traidor no velório do Rio. Foi um ato político, mas disso nada entende Ciro Gomes, que foi apoiado por Brizola nas eleições para presidente e hoje faz parte dessa tragédia federal como ministro. Então não vimos o próprio Ciro prometer, messiânico, que os flagelados pela incúria política que destruiu a barragem na Paraíba serão ressarcidos cem por cento. Como, cem por cento, ministro? E os cinco mortos, serão ressucitados? Esses crimes não podem ser perdoados, porque esses sujeitos continuam com a desfaçatez de sempre. Um samba nunca foi tão justo, Brizola. O samba que diz para Lula e seus asseclas sinistros, os mesmos que são flagrados com monstros corruptos em seus gabinetes: ?Você pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão?. Hoje vemos aquelas imagens em que, de peito aberto, apoiavas Lula e ele sempre de olho virado, de cara amarrada, como se fosse o rei da cocada preta e tu, Brizola, apenas um mandalhete da biografia dele. Pois vemos como ele é horrendo na sua caratonha, na sua desfaçatez mentirosa. Foi expulso do velório no Rio e voou para onde? Para os Estados Unidos, claro. Foi lá atrás de papel pintado. Hoje tudo é financiado pelos dólares da dívida que cresce até não poder mais. Bolsa família, qualquer coisa, é financiada com empréstimos estrangeiros. Para onde vão os bilhões arrancados ao suor do povo? As autoridades suíças parecem que tem a resposta. Pois levam tudo, Brizola, de merenda escolar a fio elétrico. Não deixam nada. O crime organizado está no poder em todos os lugares. Por que? Porque somos medrosos, Brizola, não estamos à altura da tua coragem. Nos ensinam a não reagir, a dizer sim a toda espécie de violência. Perdemos um Vietnã (americano) por ano. Por isso te enterraram em vida, Brizola. Para levar tudo com eles, pois odeiam o Brasil, acham que o povo é incompetente, e quem ama o povo é xingado de populista.

América Latina continua sendo a região com mais desigualdades do mundo


"Ao terminar 2010, América Latina seguia sendo a região com mais desigualdades do mundo”. Isso é o que afirma Anistia Internacional em seu "Informe Anual 2011 – o estado dos direitos humanos no mundo”. Além da desigualdade, o relatório ainda destaca outras violações ocorridas no continente americano ao longo do ano de 2010, como perseguição a defensores/as dos direitos humanos e violência contra mulheres e meninas.

No entanto, a organização internacional reconhece alguns avanços em relação aos direitos humanos nas Américas. De acordo com ela, "mesmo que parciais e lentos”, a região conseguiu alguns progressos nessas questões, especialmente com a ação de organizações sociais.

Nesse sentido o relatório cita a realidade do Haiti como exemplo. No final de 2010, mais de um milhão de pessoas que tiveram suas casas destruídas pelo terremoto - ocorrido em janeiro no mesmo ano - continuavam vivendo em acampamentos provisórios. Situação que deixou mulheres e meninas ainda mais vulneráveis a abusos sexuais.

Mesmo com a dor de ter perdido familiares e pertences no terremoto e ainda de ter sido vítima de violação sexual, as mulheres se uniram e formaram "A Comissão de Mulheres Vítimas pelas Vítimas” (Kofaviv), que oferece apoio médico, psicológico e econômico às sobreviventes de violência sexual nos acampamentos haitianos.

A ação de organizações sociais não é suficiente. O documento aponta que é preciso a posição dos Estados em defesa dos direitos humanos. Participação que, segundo revela o informe de Anistia Internacional, nem sempre acontece.

"Ainda em tempos de paz e estabilidade relativas, é frequente que os governos não garantam o respeito dos direitos na prática (...) Essa situação se dá, sobretudo, quando poderosos econômicos consideram que respeitar os direitos das comunidades pobres e marginalizadas é contrário a seus objetivos econômicos”, aponta.

É o que o documento destaca em relação às violações aos direitos dos povos indígenas. Vários Estados do continente votaram a favor da Declaração da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os Direitos dos Povos Indígenas. No entanto, até o final do ano passado, nenhum havia promulgado normas que garantissem o direito dos povos indígenas de serem consultados sobre projetos que os afetam.

A pobreza, com quase um quinto da população da região vivendo na pobreza extrema – especialmente afrodescendentes e índios-, a situação de comunicadores/as e defensores/as de direitos humanos também são apontados no relatório como graves desrespeitos aos direitos humanos no continente. (audital)

Para mais informações sobre o relatório, acesse: http://amnesty.org/es/annual-report/2011/introduction

Demanda maior dos emergentes manterá petróleo caro, diz a AIE

A alta nos preços do petróleo provavelmente não dará trégua à economia mundial, apesar de a demanda mundial ter se mantido inalterada pela primeira vez desde 2009, segundo a Agência Internacional de Energia (AIE). O boletim mensal "Oil Market Report", divulgado ontem, contém a primeira evidência consistente de que os preços começaram a conter a demanda, particularmente na América do Norte. O consumo mundial de petróleo permaneceu quase praticamente inalterado em março, subindo só 0,4% em comparação o mesmo mês de 2010. Esse foi o menor aumento desde meados de 2009. Nos países desenvolvidos, a demanda total diminuiu 2,8%.

No entanto, o relatório apontou "uma perspectiva mais fraca para a América do Norte, onde os preços elevados do petróleo podem, finalmente, ter começado a afetar a demanda de petróleo". A AIE prevê que o consumo total de petróleo na América do Norte cairá 194 mil barris por dia em 2011, uma revisão para baixo dos 220 mil b/d. No ano passado, em contraste, a demanda de produtos petrolíferos nos EUA cresceu 609 mil b/d. A AIE prevê que a demanda total de derivados de petróleo nos países industrializados cairá, neste ano, num volume de 230 mil b/d, numa queda de 0,5%, e crescerá em 1,5 milhão b/d no mundo em desenvolvimento, ou seja, um aumento de 3,6%. Isso se traduzirá num crescimento de 1,5% na demanda mundial neste ano, ou menos da metade dos 3,3% em 2010.(Valor - Internacional)
COTAÇÃO DO PETROLEO:

A cotação do petróleo brent em Londres fechou em 13/05 em US$ 113,99.r.Depois do arranque dos mercados bolsistas europeus, o brent marcava US$ 114,04 avançando 0,94%.O light sweet (petróleo leve) negociado no mercado Nymex em Nova Iorque oscilava com ganhos de 0,36% cotando o contrato de junho a US$ 99,33/barril. ( Dinheiro Digital)

Chineses chegam interessados em infraestrutura



Chega hoje ao Brasil uma missão de 66 empresários e cinco autoridades chineses para conhecer alternativas de negócios de infraestrutura no Brasil. A missão antecede a chegada, em Brasília, do ministro do Comércio da China, Chen Deming, que discutirá com os ministérios do Desenvolvimento e de Relações Exteriores medidas para aumentar o valor agregado das exportações do Brasil ao mercado chinês. O governo brasileiro quer atrair a China para projetos de cooperação em tecnologias "verdes" e produção de automóveis bicombustível de alto padrão.

"Os chineses estão interessados, e o que mostramos é a necessidade de serem parceiros das empresas brasileiras, segundo as regras locais", comentou, ao Valor, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, que se reúne com a missão chinesa hoje, em São Paulo. Cerca de 40% da missão chinesa é de executivos da área de infraestrutura, percentual que sobe a 60% se somados os empresários do setor de energia. Outros 20% têm interesse em projetos de inovação e 10% estão de olho no agronegócio brasileiro.

"Faltam recursos para nós, queremos parceiras, não só com os chineses", diz Andrade, para quem a falta de crédito de longo prazo torna indispensável a participação de sócios estrangeiros nos projetos de infraestrutura esperados para o Brasil. Entre os projetos que devem ser apresentados aos chineses hoje e na segunda estão as obras de saneamento, os aeroportos que serão oferecidos em concessão, o metrô de Belo Horizonte, e empreendimentos necessários à Copa do Mundo de futebol e à Olimpíada.

A vinda dos chineses é uma preparação para a reunião da comissão de alto nível Brasil-China, no segundo semestre, que deve apontar os rumos para a chamada "aliança estratégica" entre os dois países. É vista pela diplomacia brasileira uma demonstração de boa vontade dos chineses, e foi decidida durante a visita da presidente Dilma Rousseff à China, em maio. As autoridades brasileiras pretendem aproveitar a vinda de Chen Deming para tentar avançar as ofertas anunciadas pelo governo asiático durante a visita de Dilma a Pequim, como a liberação de importações de carne de porco, aberta, a princípio, somente a três frigoríficos em diversas regiões do Brasil. Os brasileiros esperam também que Deming traga sugestões da China sobre projetos de inovação que podem atrair investimentos chineses para produção no mercado brasileiro. (Valor Econômico)

GLOBALIZAÇÃO/GLOBALITARIZAÇÃO



Laerte Braga


O objetivo de organizações terroristas como a chefiada pelo eixo Casa Branca/Tel Aviv, o terrorismo de Estado, não é aquela hipocrisia que se vê na secretária de Estado Hilary Clinton que o seu “país” está preocupado com isso ou aquilo, com os desdobramentos dessa ou daquela situação, sempre tendo em mente a preservação da “paz e da democracia”.

A “paz” e a “democracia” são conceitos prontos e acabados ao sabor dos interesses desse terrorismo. E, assim, não existe lugar para divergências ou modelos políticos e econômicos alternativos. São sufocados pelo arsenal militar do terror capaz de destruir o mundo cem vezes se preciso for para manter o império.

Uma das conseqüências da globalitarização – a globalização pelo poder das armas – no magistral conceito do geógrafo brasileiro Milton Santos, é todo esse espectro de violência e barbárie, construído em cima de uma sociedade cada vez mais desumanizada e com características de “ADMIRÁVEL MUNDO NOVO”, ou “1984”, no espetáculo proporcionado pelo braço mídia de EUA/TERRORISMO S/A.

O show tanto pode ser o assassinato de Osama bin Laden, como a reação de “nobres” paulistas a uma estação do metrô num bairro sangue azul. Como disse um dos líderes do movimento “o metrô trará para cá mendigos, gente diferente, acabará com nossa paz”,

Na prática e em dimensões diferentes, “nossa paz” são “nossos negócios”, motor do capitalismo cruel e perverso que tanto se faz perceptível nos assassinatos com cara de “justiçamento” como na arrogância de elites paulistas.

Nem os EUA ou Israel são nações, mas conglomerado associado de terror e barbárie, como nem São Paulo é estado mais. Tão somente um esquema FIESP/DASLU, uma espécie de vocação de New York frustrada.

Nos EUA um entorno chamado povo, ao qual se dirigem os líderes de tempos em tempos na busca de “legitimidade pelo voto”, mas um entorno de desempregados, sem teto, sufocados por hipotecas, imigrantes – bucha de canhão para as forças armadas terceirizadas e fragmentos de organizações partes do grande conglomerado – toda uma boiada que tanto baba frente à tevê quando mostradas as pernas de Sarah Palin (líder da moral e dos bons costumes e da defesa da castidade), ou programa um churrasco em Higienópolis para comemorar a mudança dos planos. Sem metrô, duques, marqueses, condes, viscondes e barões estarão preservando o privilégio imundo do preconceito.

Noam Chomsky, um dos integrantes do último gueto de vida inteligente e humana nos EUA escreveu que a ação do governo de Barack Obama – o assassinato de bin Laden – torna justificável ação semelhante pela AL QAEDA, caso resolva “justiçar” George Bush, em seu rancho no Texas, que Chomsky classifica de autor de crimes contra a humanidade e dá a dimensão, um dos maiores criminosos dentre os grandes.

O que no curso de um simples raciocínio sobre essa realidade, faz do ataque as torres gêmeas do World Trade Center um ato de guerra e não um ato terrorista.

Ao final dessa história toda, tem razão Fidel Castro. Morrem centenas de milhares de inocentes. As vitimas estão no entorno, que mesmo faminto, sem teto e às vias de ver apertada a corda da forca dos bancos, das grandes empresas, sai às ruas para dançar a canalhice, o patriotismo.

Nem uma palavra nas preocupações de Hilary Clinton, terrorista e mentora de crimes contra a humanidade, com a barbárie cotidiana contra o povo palestino.

O cínico “que Deus abençoe os EUA e a todos nós” de Barack Obama. E uma carta ao primeiro-ministro da Turquia cobrando providências em relação a um comboio de ajuda humanitária ao povo de Gaza cercado por hordas de terroristas israelenses.

Não quer que essa ajuda chegue a Gaza, mas vai aumentar a proteção aos executores do assassinato de bin Laden, além de condecorá-los em segredo.

Como exercício para não nos esquecermos da condição de humanos, a frase da ex-secretária de Bil Clinton, Madeleine Albrigth, sobre as crianças mortas no Iraque por falta de medicamentos e alimentos quando do bloqueio imposto pelos EUA – “É O PREÇO A SER PAGO PELA DEMOCRACIA”.

É pública e despudorada a afirmação, já que dada em resposta a um jornalista.

O desprezo que se manifesta tanto em Washington como em Higienópolis.

Há uma guerra no Afeganistão. O país foi invadido por terroristas norte-americanos e da aliança com os países da Comunidade Européia, a famigerada OTAN – ORGANIZAÇÃO DO TRATADO ATLÂNTICO NORTE –. Essa guerra se estendeu ao Paquistão, onde generais corruptos adoram malas de dólares do conglomerado EUA/ISRAEL TERRORISMO S/A.

Sexta-feira, 13 de maio de 2011 e oitenta e oito cidadãos paquistaneses estão mortos, além de mais de cem feridos. A mídia fervilha no ódio muito bem pago e cínico dos robôs padrão William – ou o Bonner ou o Waack – em condenar o “atentado terrorista”.

Que guerra é essa que os que pagam e compram podem definir seus ataques como libertadores, os assassinatos que praticam como ato de justiça, imputando ao outro lado apenas o epíteto “ato terrorista”?

Os que morreram são os que estão fora dos limites dos castelos do terrorismo de estado, EUA/ISRAEL TERRORISMO S/A.

Na sanha criminosa de Obama – ou qualquer outro que ocupe a Casa Branca – cada revés militar equivale ao direito de crimes monstruosos e ampliação do leque dos negócios.

O petróleo iraquiano, o controle da moeda líbia, o petróleo líbio, o genocídio contra palestinos, o controle de forças armadas como a do Egito esvaziando os direitos legítimos do povo daquele país, enfim, a globalização imposta em forma de “globalitarização”, a força das armas e do terrorismo de estado.

A chamada Comunidade Européia se afunda e arrasta países como Grécia e Portugal a um precipício sem tamanho. Os trabalhadores pagarão a conta.

A Europa Ocidental tem o molde das antigas colônias da extinta Grã Bretanha (hoje Micro-Bretanha, conceito preciso de Milton Temer). É mais – se é que isso é mais – que colônia norte-americana, apenas um amontoado de bases militares e governos que causariam inveja a Hitler (Sarkozy, David Cameron, o da Dinamarca, etc).

O processo costumeiro de mentiras da mídia tenta trazer de volta ao cenário político no Peru, América do Sul, um Fujimori. A filha do ex-ditador. Patrocínio de Washington. O eixo terror/droga – Colômbia/Peru –.

Os tentáculos desse terrorismo se estendem por todos os cantos e o Brasil começa a balançar e a ceder espaços a essa forma criminosa e bárbara. É quando um governo supostamente num campo, substitui alguém do porte de Samuel Pinheiro Guimarães por Wellington Moreira Franco. Ou Celso Amorim por Anthony Patriot. Pior, traz de volta à cena monstros tucanos que em seus tempos de poder queriam enterrar a PETROBRAS, transformando-a em PETROBRAX.

Em uma dimensão que neste momento é quase imensurável, o terrorismo da “globalitarização” toma conta de todo o mundo. E pede as bênçãos de Deus com apoio do Dalai Lama, de Bento XVI, enquanto chafurda, mas escraviza na orgia dos negócios.

E não se importam de chafurdar assim, é parte do espectro do terror de estado. Se comprazem na barbárie. Jogam os restos do churrasco aos “porcos”.

A elite chia, mas governo agora diz que Higienópolis terá estação de metrô

Apesar do movimento contrário à estação do Metrô da Linha 6-Laranja em Higienópolis, estudos da companhia preveem que a nova localização será bem no coração do bairro. O ponto exato não está ainda definido, mas calcula-se que ela tenha de ficar em um raio de até 300 metros da posição anterior, ou a demanda de passageiros não seria suficiente para viabilizá-la.

O próprio governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), garantiu que a estação não sairá do bairro. "Higienópolis terá estação de Metrô. Não é porque alguns não querem que não vai ter estação, mas a localização é uma decisão técnica", disse ontem.

O Metrô divulgou nesta semana que a estação inicialmente prevista para a Avenida Angélica seria substituída por outra mais perto da universidade Faap, no Pacaembu. Como a mudança havia sido solicitada por moradores preocupados com "inconvenientes" da estação, formou-se a polêmica que se estaria atendendo a esse grupo. O Metrô considera absurda a hipótese e diz que a decisão foi técnica.

A companhia afirma que a mudança foi necessária para equacionar as distâncias. Inicialmente, estavam previstas quatro estações na região: Higienópolis/Mackenzie, Angélica, Pacaembu e PUC/Cardoso de Almeida. A Estação Pacaembu foi excluída para baratear o custo da obra, uma vez que sua demanda seria baixa (17 mil usuários por dia).

O Metrô afirma que as distâncias da Estação Angélica ficaram desproporcionais: 610 metros até a Higienópolis/Mackenzie e 1,5 mil metros até a PUC/Cardoso de Almeida. Por isso, seria necessária uma nova posição.

Como a Pacaembu sozinha é inviável, o Metrô busca posicionar a nova estação em um ponto que aglutine o fluxo de estudantes da Faap com o já previsto para a estação que seria na Angélica. O local vai precisar levar em conta que 500 metros são o limite que uma pessoa costuma caminhar até uma estação. "Mas nesse caso nós estamos usando 300 metros, pois existe um desnível na região, que pode desmotivar. Mais do que isso nos faria perder a demanda da Angélica", diz o diretor de Planejamento do Metrô, Mauro Biazotti.

Uma das opções é que a estação fique no entroncamento das Ruas Sergipe e Ceará, onde não há edifícios residenciais. O terminal será subterrâneo, o que diminuiria o impacto de desapropriações. As saídas ficariam na frente da Faap e na Rua Sergipe. Outras alternativas são ainda na Sergipe, mas em outros cruzamentos, como com a Rua Bahia.

Especialistas em transportes avaliam que uma estação no meio de uma área residencial não é comum, mas também não é um impeditivo. "Se tiver boa iluminação e calçadas adequadas, não haverá problemas", diz o professor da Poli/USP Jaime Waisman. Países como a França mantém estações em locais estritamente residenciais.

A aposentada Lívia Pereira, de 78 anos, diz que a estação vai atrair "camelôs, mendigos e batedores de carteira". Afirma, porém, que sua opinião e a de muitos no bairro não tem a ver com a classe econômica dos moradores e pessoas que seriam atraídas pelo metrô, mas sim com a falta de necessidade da estação.

Já a coordenadora Tereza Candido, de 30, afirma que há sim argumento elitista por parte de quem não quer o metrô. Ela diz esperar que o serviço não saia do bairro, pois trabalha na zona sul e leva diariamente pelo menos uma hora para chegar de carro. "Poderia pegar o metrô na frente de casa e logo chegar lá." (AE)

Temer não crê em votação do Código na próxima semana

O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), disse nesta sexta-feira (13) que o governo não conta com a aprovação do Código Florestal para a próxima semana. Ao chegar à Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, onde fará uma aula magna nesta manhã sobre reforma política, Temer afirmou que o governo espera um acordo entre os ambientalistas e os produtores rurais e que uma solução negociada pode ajudar na repercussão internacional sobre o tema. "Eu sei que em questões ambientais é preciso tomar muito cuidado com as repercussões internacionais."

Temer admitiu que o tema é polêmico e que a alteração dos ânimos já era prevista. "O tema é polêmico. É natural que haja essa discussão e, de vez em quando, uma certa radicalização." De acordo com o vice-presidente, a expectativa é que em mais alguns dias o tema possa ser aprovado pelo Congresso. "Um grande acordo é mais útil para o País."

Código Florestal deflagra 1ª crise na base de Dilma

A votação do projeto de Código Florestal deflagrou a primeira crise na base aliada da presidente Dilma Rousseff. Insatisfeitos com o conteúdo da proposta e com a demora no preenchimento dos cargos de segundo escalão, os aliados se uniram à oposição para derrotar o Palácio do Planalto. A fusão ameaça agora a agenda legislativa do Planalto. Além da votação do Código ter sido suspensa diante da insegurança do governo sobre sua aprovação, novas votações importantes para o governo podem ser contaminadas.

O esgarçamento da base é sintoma da centralização nas mãos do alto petismo das nomeações para cargos-chave. Cerca de 350 deputados votariam contra a proposta do Código Florestal, um placar resultante da poderosa articulação dos ruralistas com a insatisfação na base por conta da distribuição de cargos.

As dissidências estão espalhadas por todos os partidos aliados. Um dos mais atingidos foi o PMDB, forçando o líder da legenda, Henrique Eduardo Alves (RN), a prometer à bancada que nada será votado enquanto não for desatado o nó do Código Florestal. No principal sócio do Planalto, a “rebelião” envolveria entre 50 e 57 deputados da bancada de 79 parlamentares.

O mesmo padrão de dissidência foi detectado nos demais partidos da base. Dos 27 deputados do PDT, cerca de 20 poderiam bandear para o lado da oposição. Agora, o projeto do Código Florestal ficará parado, pelo menos, nos próximos dez dias. O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e líderes da base aliada estarão ausentes de Brasília na semana que vem. (AE)

Aposentados X VC Consultoria: Cancelamentos de empréstimos consignados indevidos podem ser feitos no INSS

Aposentados que desejam cancelar um empréstimo consignado não solicitado ou realizado de forma indevida podem realizar a operação nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com o gerente do INSS em Curitiba, Altamir da Silva Cardoso, todos os funcionários do órgão foram orientados, nesta quinta-feira (11), a cancelar os empréstimos mediante a solicitação dos beneficiários.

Para cancelar os empréstimos, o aposentado precisa comparecer em uma das agências do INSS em Curitiba com um documento de identificação. “É importante ressaltar que a pessoa que solicita o cancelamento vai precisar provar que não autorizou a instituição a realizar o empréstimo”, diz Cardoso. Caso o banco consiga provar que o cliente estava de acordo com o desconto, a pessoa que realizou o empréstimo terá que responder na Justiça pelo caso e o desconto será retomado no mês seguinte.

Cardoso também esclareceu que as irregularidades envolvendo a VC Consultoria reveladas nesta quarta-feira (10) não poderiam ser fiscalizadas pelo INSS. “O INSS segue as regras da Febraban [Federação Brasileira de Bancos] que mantém acordos com os bancos. Em alguns casos os bancos terceirizam o serviço [de empréstimo] e ficam sujeitos a essas irregularidades”, explica Cardoso.

O gerente do INSS ainda declarou que a procura por esclarecimentos sobre o caso e solicitações de cancelamentos de empréstimos consignados aumentou nesta quinta-feira e deve aumentar ainda mais a partir da próxima semana. Sobre os clientes que se sentiram lesados, a orientação é que procurem o Banco BMG. O banco disponibilizou o telefone 0800-723-2044 para atendimento aos clientes.

Reunião no Ministério Público

Representantes do Banco BMG estiveram reunidos com promotores de Justiça no Ministério Público do Paraná (MP-PR) na tarde desta quinta-feira. O MP-PR não soube informar o que foi discutido na reunião. Em entrevista ao telejornal ParanáTV, da RPC TV, o promotor Maximiliano Deliberador disse que o BMG é responsável solidário à VC Consultoria.

Fechamento da VC Consultoria

A empresa VC Consultoria, com filiais no Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro, foi fechada nesta quarta-feira (11) durante a Operação Consignado, da Polícia Civil. Seis pessoas ligadas ao grupo foram presas suspeitas de fraudar empréstimos de aposentados e pensionistas do INSS. A estimativa é que os golpes tenham provocado um prejuízo de R$ 10 milhões.

Entre os detidos está Neviton Pretti Caetano, 59 anos, apontado como dono da empresa. Na operação foram cumpridos 41 mandados de prisão e de busca e apreensão. A polícia apreendeu veículos de luxo, sendo quatro Mercedes-Benz, dois Cherokee e um Toyota Hilux. Também foram apreendidos mais de 15 mil contratos em branco assinados. Além disso, a polícia acredita que muitas pessoas nem sabem que foram enganadas.

Esquema

A empresa usava várias estratégias, segundo a Polícia Civil, para aplicar o golpe. Em alguns casos, a fraude começava com um telefonema. O interessando ligava para a VC Consultoria pedindo informações sobre empréstimo, mas mesmo sem autorização, a empresa efetuava o contrato.

A empresa também fazia com que os clientes assinassem várias cópias de contrato em branco, que eram usadas mais tarde para realização de outros empréstimos sem o conhecimento do cliente.

Em alguns casos as vítimas não se davam conta dos empréstimos, pois eram descontados em seus benefícios valores baixos. Nestes casos, além de receber o valor da comissão, a empresa se apropriava indevidamente dos valores dos empréstimos.

A Delegacia de Crimes Contra a Economia e Proteção ao Consumidor (Delcon) de Curitiba recebeu cerca de 100 denúncias contra a empresa, informou o delegado Jairo Estorilio. O número de vítimas nos três estados onde a empresa atuava pode passar de 15 mil.

Os aposentados e pensionistas que foram vítimas do golpe devem procurar a Delegacia do Consumidor para registrar a denúncia. A delegacia está localizada na Rua Ermelino de Leão, número 513, no Centro de Curitiba. O telefone é (41) 3883-7100.

Nesta quarta-feira, o advogado Heitor Fabreti Amante, que representa a empresa, afirmou que não poderia comentar o caso, pois não havia tido acesso ao teor das denúncias. Ele disse apenas que a VC Consultoria só intermediava os contratos de empréstimo com o banco BMG.(GP)

Oxi, mais perigoso que o crack, se espalha pelo país


Uma droga mais perigosa que o crack está se espalhando pelo Brasil e deixando as autoridades policiais em alerta. O oxi, droga similar ao crack, mas mais barata e com poder de vício maior, já foi apreendida em dez estados brasileiros. No Paraná, o Instituto de Criminalística de Curitiba fará testes para saber se uma substância apreendida em Cascavel, no Oeste do estado, é oxi.

O crack e o oxi são subprodutos da cocaína. A principal diferença entre as duas drogas está nas substâncias usadas no preparo. Enquanto na produção do crack são utilizados bicarbonato de sódio e amoníaco para oxidar o pó da folha de coca, no processo que resulta no oxi predominam querosene e cal virgem. Com produtos mais baratos, o custo de produção cai. Vendido pela metade do preço, o oxi tem maior poder de infiltração nas camadas mais pobres. A droga é produzida na Bolívia e no Peru.

Os derivados da coca também têm diferenças na absorção e na duração do efeito sobre o organismo. Quando inalado, o pó da cocaína é absorvido pela mucosa nasal, de forma mais gradativa, fazendo com que o efeito se estenda entre 30 e 45 minutos. Já no formato de pedra, quando fumado, a droga é absorvida pelo pulmão e atinge quase que instantaneamente a corrente sanguínea. O efeito do crack dura cerca de 15 minutos e o do oxi não mais que cinco minutos.

“Está aí o grande potencial do oxi de viciar já na primeira vez que se usa”, diz o psiquiatra André Luiz Carvalho Netto, do Hospital Universitário Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro. Segundo ele, o princípio ativo da coca no oxi é mais concentrado. Além disso, as substâncias químicas usadas no preparo da droga são corrosivas e mais tóxicas, o que acaba elevando o grau de dependência e tornando os efeitos sobre o organismo mais devastadores. “O consumo do oxi pode levar à morte mais rapidamente que o crack, cuja nocividade está em grande parte no princípio ativo da droga.”

O psiquiatra alerta ainda para o que o oxi representa à saúde pública e a setores como a segurança pública. “A velocidade com que essas drogas surgem e se espalham pelo país é muito maior que a de articulação da rede de saúde nas ações preventivas e de tratamento e das forças de segurança. O crack é a cocaína de ontem e o oxi o crack de amanhã”, diz.

No Paraná, a Polícia Militar apreendeu, no início da semana, 150 gramas de uma droga que pode ser oxi. A substância foi encaminhada para análise pericial. Ontem, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, divulgou a primeira apreensão de oxi no estado. Foram interceptadas 300 gramas em Porto Alegre – a quantidade é suficiente para produzir cerca de 1,5 mil pedras, segundo a polícia. No Brasil, a primeira apreensão de oxi foi feita há dez anos.(GP)

Pai de Eliza Samudio, suspeita d ter sido assassinada pelo goleiro Bruno, tem a prisão decretada

A juíza substituta da 1ª Vara Criminal, de Foz do Iguaçu, Luciana Assad Ballalai determinou no final da tarde de quinta-feira a prisão de Luís Carlos Samudio - pai de Eliza Samudio, desaparecida desde junho do ano passado. O comerciante responde em liberdade a um processo onde é acusado de ter abusado sexualmente de uma das filhas, na época com dez anos de idade. Julgado em 2005, Samudio foi condenado a oito anos de prisão em regime fechado por atentado violento ao pudor.

Procurado pela reportagem no início da noite de quinta, Samudio disse desconhecer a determinação judicial e que aguardava a decisão do recurso encaminhado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). “Meu advogado e eu estamos tentando esclarecer esta história. Juntamos ao processo uma declaração da minha filha me inocentando”, comentou adiantando que pretendia voltar a Minas Gerais no próximo mês para acompanhar novidades sobre o desaparecimento de Eliza, ex-amante do goleiro Bruno.


O advogado Sérgio Barros afirmou que apesar de a declaração não ter sido acatada pelos juízes do Tribunal de Justiça do Paraná, Samudio acredita na própria inocência e está confiante que a decisão possa ser revertida. “Como a decisão inicial foi mantida e o processo seguiu para o STJ, também com negativas, entramos recentemente com um novo recurso. Não existe prazo para o julgamento do pedido e infelizmente vamos ter que esperar alguma resposta com o Luís Carlos preso.”

Questionado sobre o paradeiro do acusado, Barros disse que provavelmente estaria na Argentina, onde está há cerca de dez dias trabalhando em uma empreitada. Samudio é dono de uma loja de materiais de construção em Foz do Iguaçu. “Ele é pai de família, tem filhos para criar, precisa trabalhar”, disse negando que Samudio esteja foragido ou tenha intenção de fugir. Até o início da tarde de hoje a prisão ainda não havia sido cumprida, o que pode acontecer a qualquer momento.

As acusações contra Samudio fizeram a Justiça reverter a guarda provisória do filho de Eliza – com quem ela supostamente teve com o goleiro Bruno – em favor da avó materna, Sônia Fátima Moura. O menino então com quatro meses permaneceu com Samudio por quase duas semanas, desde que o avô o resgatou de um abrigo em Contagem (MG), no dia 27 de junho do ano passado, logo após o desaparecimento da filha. A criança, hoje com um ano e três meses, vive com a avó nas proximidades de Campo Grande (MS). (GP)

Enem deve ser nos dias 22 e 23 de outubro

O Ministério da Educação (MEC) confirmou que deve anunciar na próxima semana as datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011/2012. A edição deste ano será em outubro provavelmente nos dias 22 e 23. A outra prova deve ser marcada para maio de 2012, nos dias 5 e 6. Os técnicos do MEC trabalham nos últimos detalhes do edital que deverá ser publicado na próxima semana. Com uma prova marcada para o primeiro semestre de 2012, confirma-se a intenção do MEC em aplicar duas edições do Enem por ano.

Em 2009 o MEC deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. No ano passado, foram ofertadas 83 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.

A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família. Para participar do programa é necessário ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em colégio privado com bolsa integral. Em 2010, mais de 4 milhões de candidatos se inscreveram para participar do exame.

Fórum da Copa promove seminário e faz vistorias em estádio dia 16, em Curitiba


A cidade de Curitiba vai sediar na próxima segunda-feira (16/05) o II Fórum Legislativo das Cidades-Sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014. O evento, proposto pelo líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno (PR), acontecerá a partir das 9 horas na Assembleia Legislativa e vai reunir representantes dos ministérios do Esporte e do Turismo, do Governo do Paraná, da Prefeitura de Curitiba; e membros das comissões de Turismo e Desporto e de Desenvolvimento da Câmara dos Deputados. Na programação (confira abaixo), estão previstas também vistorias nas obras da Arena da Baixada e do Aeroporto Internacional Afonso Pena.

O seminário tem o objetivo de debater os desafios, metas e elaborar estratégias para a realização dos jogos da Copa. “No momento em que é flagrante o atraso das obras para os jogos, o seminário pode apontar caminhos para que o Brasil consiga avançar, de forma transparente, nos preparativos do evento”, afirma Rubens Bueno.

Para o deputado, a proximidade do início da Copa requer um acompanhamento mais atento e rigoroso das ações necessárias para alcançar os objetivos e compromissos assumidos pelo país junto à Federação Internacional de Futebol (FIFA).

“A realização de debates com a presença das entidades envolvidas, em foro apropriado, proporcionará o acompanhamento do estágio das obras, bem como a definição de metas e estratégias para resolver os problemas relativos à infraestrutura urbana, de transportes, esportiva e turística existentes em Curitiba”.

Já confirmaram presença no Fórum o presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, deputado Jonas Donizete (PSB-SP); o presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado, senador Benedito de Lira (PP-AL); e os deputados Romário (PSB-RJ), Danrlei (PTB-RS), Afonso Ham (PP-RS) e Domingos Neto (PSB-CE).

PROGRAMAÇÃO

9 h - Abertura – Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

12h - Almoço com o governador Beto Richa e o prefeito Luciano Ducci, no Palácio das Araucárias.

14h30 - Visita técnica ao estádio Joaquim Américo, Arena da Baixada.

15h30 - Entrevista coletiva no estádio.

17h - Encerramento com visita ao Aeroporto Internacional Afonso Pena.

Cohapar participa do 7º Feirão da Caixa


Representando o governador Beto Richa, o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, participou da abertura do 7º Feirão Caixa da Casa Própria, nesta sexta-feira (13) em Curitiba. “Passamos por um momento de recuperação e é através da parceria com a Caixa que promoveremos um resgate social das famílias através da casa própria”, destacou Chaowiche.

O presidente comentou ainda sobre o lançamento do programa Morar Bem Paraná, no início de abril. “O governador Beto Richa dá especial atenção à habitação e com este programa, em parceria com a Caixa, atenderemos a 100 mil famílias paranaenses nos próximos quatro anos, com casas novas, regularização fundiária e a melhoria de moradias urbanas e rurais”.

O vice-presidente da Caixa, Paulo Roberto Santos, disse que a participação da Cohapar no feirão é extremamente importante, pois orienta as famílias de menor renda. “A Companhia é uma entidade tradicional e mantém longos anos de relacionamento com a Caixa, a parceria é fundamental para atendermos as pessoas mais carentes e resgatarmos a cidadania e a dignidade delas”, afirmou.

Lore Mânica Ribeiro, superintendente nacional da Caixa, informou que a sinergia entre Cohapar e Caixa permitem a construção de mais casas populares em todo o Estado. “Percebemos o empenho do Mounir e de toda a sua equipe em fazer um programa de habitação histórico no Paraná. Temos conversado, recebido as demandas e estreitado cada vez mais as parcerias. Quem mais ganha com tudo isso são os paranaenses”.

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, participou da cerimônia e disse que a emoção de entregar um casa para uma família carente é indescritível. “É muito bom ver pessoas que passaram por dificuldades conquistando a casa própria. Este Feirão é a oportunidade para que tantas outras famílias tornem-se donas de suas casas e retomem a alegria de viver”.

Chaowiche disse ainda que a casa própria é o principal instrumento de resgate social. “A casa é o início de tudo. E a parceria entre todos os órgãos do governo permitem que depois da casa venha a escola, a creche, o posto de saúde, enfim, promovemos uma mudança radical na vida destas pessoas”.

Participaram da cerimônia ainda os superintendentes da Caixa Jorge Kalache Filho e Hermínio Basso; o presidente do Sinduscon PR (Sindicato da Indústria da Construção Civil), Normando Antonio Baú; presidente da Cohab Curitiba, João Elias de Oliveira.

MORAR BEM PARANÁ - O programa prevê ainda, além do atendimento às 100 mil famílias, benefícios fiscais e tributários destinados a viabilizar o programa. Richa anunciou o envio à Assembleia Legislativa de um projeto de lei que altera o regulamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para isentar do imposto o material de construção utilizado pelas empresas contratadas para erguer as unidades habitacionais.

O Morar Bem Paraná também permite a concessão, pelos municípios beneficiados, de benefício fiscal relativo ao Imposto sobre Serviços (ISS) para prestadores de serviço contratados para atuar em obras do programa.

Secretaria da Saúde irá contratar 108 Farmacêuticos para atuar em todo o Paraná


O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, recebeu na manhã desta quinta-feira (12) representantes do Sindicato dos Farmacêuticos e do Conselho Regional de Farmácia do Paraná e anunciou a contratação de 108 profissionais da área para atuação na Hemorede, Cemepar e Lacen.

São 51 bioquímicos e 57 farmacêuticos aprovados nos concursos 115 e 127/2009 da Secretaria de Administração e Previdência. O secretário assinou o pedido de nomeação dos novos servidores e o processo segue para o encaminhamento legal junto aos demais órgãos do governo estadual.

“Recebi das duas entidades a preocupação com a assistência farmacêutica no Paraná, principalmente sobre o papel do profissional farmacêutico na rede hospitalar privada”, relatou o secretário. Segundo Caputo Neto, as duas entidades também trouxeram importantes sugestões para fortalecer a assistência farmacêutica no Paraná, tanto na área pública quanto privada.

“Para nós foi um momento especial presenciar a assinatura da solicitação de contratação de 108 profissionais farmacêuticos para o Estado. É a prova de que a secretaria atua sintonizada com a melhoria da assistência farmacêutica no Paraná”, falou a presidente do Sindfar-PR, Lia Melo.

Também participaram do encontro, pelo Conselho Regional de Farmácia do Paraná, o procurador Vinícius Amorim, a assessora política Sônia Dorneles e o gerente de fiscalização Elias Montin.

Os profissionais aprovados nos concursos 115 e 127/2009 devem ficar atentos para o edital de chamamento que deverá ser publicado na página de concursos da Universidade Estadual de Londrina – www.cops.uel.br

EUA interrogam viúvas de Bin Laden


Autoridades norte-americanas no Paquistão interrogaram três viúvas de Osama bin Laden nesta sexta-feira, mas conseguiram poucas informações novas, disse uma autoridade dos Estados Unidos.

Bin Laden, mentor dos ataques de 11 de setembro de 2001 contra Nova York e Washington, morreu numa operação este mês contra seu complexo no Paquistão, realizada por uma equipe de forças especiais da Marinha norte-americana.

Além da morte do líder das Al Qaeda, os EUA confiscaram o que autoridades norte-americanas descreveram como sendo um tesouro de material de inteligência.

Autoridades agora estão tentando decifrar elementos importantes sobre a vida do líder da Al Qaeda, inclusive como ele chegou a viver na cidade de Abbottabad, no norte do Paquistão, e com quem ele se encontrou antes de sua morte.

"Os EUA interrogaram as viúvas de Bin Laden, mas elas ainda não estão sendo particularmente comunicativas", disse uma autoridade norte-americana com conhecimento da investigação, sob condição anonimato.

O porta-voz do Pentágono, coronel David Lapan, confirmou que representantes do governo dos EUA conseguiram interrogar as mulheres, mas se negou a especificar que agência as autoridades representavam ou a repassar detalhes.

O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, também confirmou que os EUA tiveram acesso às viúvas, mas não deu nenhum detalhe sobre os interrogatórios.

Autoridades norte-americanas estão trabalhando junto com o Paquistão para conseguir maior acesso às viúvas.

O Paquistão disse que iria repatriar as três mulheres e suas crianças. Uma é do Iêmen e as outras duas da Arábia Saudita.

O governo paquistanês se irritou por não ter sido informado da operação que matou Bin Laden, e está sob pressão para explicar como o líder da Al Qaeda conseguiu viver tão perto da principal academia militar do país.

Sua presença aprofundou as suspeitas de que a agência de espionagem e inteligência do Paquistão pode ter tido laços com Bin Laden e outros membros da Al Qaeda. (Reuters)

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles