sexta-feira, 13 de maio de 2011

Aposentados X VC Consultoria: Cancelamentos de empréstimos consignados indevidos podem ser feitos no INSS

Aposentados que desejam cancelar um empréstimo consignado não solicitado ou realizado de forma indevida podem realizar a operação nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com o gerente do INSS em Curitiba, Altamir da Silva Cardoso, todos os funcionários do órgão foram orientados, nesta quinta-feira (11), a cancelar os empréstimos mediante a solicitação dos beneficiários.

Para cancelar os empréstimos, o aposentado precisa comparecer em uma das agências do INSS em Curitiba com um documento de identificação. “É importante ressaltar que a pessoa que solicita o cancelamento vai precisar provar que não autorizou a instituição a realizar o empréstimo”, diz Cardoso. Caso o banco consiga provar que o cliente estava de acordo com o desconto, a pessoa que realizou o empréstimo terá que responder na Justiça pelo caso e o desconto será retomado no mês seguinte.

Cardoso também esclareceu que as irregularidades envolvendo a VC Consultoria reveladas nesta quarta-feira (10) não poderiam ser fiscalizadas pelo INSS. “O INSS segue as regras da Febraban [Federação Brasileira de Bancos] que mantém acordos com os bancos. Em alguns casos os bancos terceirizam o serviço [de empréstimo] e ficam sujeitos a essas irregularidades”, explica Cardoso.

O gerente do INSS ainda declarou que a procura por esclarecimentos sobre o caso e solicitações de cancelamentos de empréstimos consignados aumentou nesta quinta-feira e deve aumentar ainda mais a partir da próxima semana. Sobre os clientes que se sentiram lesados, a orientação é que procurem o Banco BMG. O banco disponibilizou o telefone 0800-723-2044 para atendimento aos clientes.

Reunião no Ministério Público

Representantes do Banco BMG estiveram reunidos com promotores de Justiça no Ministério Público do Paraná (MP-PR) na tarde desta quinta-feira. O MP-PR não soube informar o que foi discutido na reunião. Em entrevista ao telejornal ParanáTV, da RPC TV, o promotor Maximiliano Deliberador disse que o BMG é responsável solidário à VC Consultoria.

Fechamento da VC Consultoria

A empresa VC Consultoria, com filiais no Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro, foi fechada nesta quarta-feira (11) durante a Operação Consignado, da Polícia Civil. Seis pessoas ligadas ao grupo foram presas suspeitas de fraudar empréstimos de aposentados e pensionistas do INSS. A estimativa é que os golpes tenham provocado um prejuízo de R$ 10 milhões.

Entre os detidos está Neviton Pretti Caetano, 59 anos, apontado como dono da empresa. Na operação foram cumpridos 41 mandados de prisão e de busca e apreensão. A polícia apreendeu veículos de luxo, sendo quatro Mercedes-Benz, dois Cherokee e um Toyota Hilux. Também foram apreendidos mais de 15 mil contratos em branco assinados. Além disso, a polícia acredita que muitas pessoas nem sabem que foram enganadas.

Esquema

A empresa usava várias estratégias, segundo a Polícia Civil, para aplicar o golpe. Em alguns casos, a fraude começava com um telefonema. O interessando ligava para a VC Consultoria pedindo informações sobre empréstimo, mas mesmo sem autorização, a empresa efetuava o contrato.

A empresa também fazia com que os clientes assinassem várias cópias de contrato em branco, que eram usadas mais tarde para realização de outros empréstimos sem o conhecimento do cliente.

Em alguns casos as vítimas não se davam conta dos empréstimos, pois eram descontados em seus benefícios valores baixos. Nestes casos, além de receber o valor da comissão, a empresa se apropriava indevidamente dos valores dos empréstimos.

A Delegacia de Crimes Contra a Economia e Proteção ao Consumidor (Delcon) de Curitiba recebeu cerca de 100 denúncias contra a empresa, informou o delegado Jairo Estorilio. O número de vítimas nos três estados onde a empresa atuava pode passar de 15 mil.

Os aposentados e pensionistas que foram vítimas do golpe devem procurar a Delegacia do Consumidor para registrar a denúncia. A delegacia está localizada na Rua Ermelino de Leão, número 513, no Centro de Curitiba. O telefone é (41) 3883-7100.

Nesta quarta-feira, o advogado Heitor Fabreti Amante, que representa a empresa, afirmou que não poderia comentar o caso, pois não havia tido acesso ao teor das denúncias. Ele disse apenas que a VC Consultoria só intermediava os contratos de empréstimo com o banco BMG.(GP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles