segunda-feira, 10 de maio de 2010

65 anos da vitória das Forças Aliadas


A 9 de Maio comemorara-se o 65º aniversário da Vitória sobre o Nazi-fascismo – a mais brutal e violenta expressão do domínio dos monopólios, num sistema capitalista em profunda crise -, que conduziu a Humanidade a uma das maiores catástrofes da sua História, com a barbárie dos campos de concentração e o cortejo de morte e destruição que a Segunda Guerra Mundial significou para os povos.

No Dia da Vitória, o povo russo irmanados com os demais povos representados pelas Forças militares de diversos países no evento na Praça Vermelha homenagearam com um minuto de silêncio a preclara memória dos tombados nos combates contra o nazismo hitlerista.

Às 18 e 55, hora de Moscou, todos os canais de televisão e as radioemissoras da Rússia suspenderam os programas em memória da façanha cometida pelo povo na Grande Guerra Pátria de 1941 a 1945. A União Soviética, que deu uma contribuição decisiva para a derrota dos agressores, perdeu quase 27 milhões de pessoas. Não há no País uma família que não tenha perdido familiares ou próximos naquela guerra. A Rússia não esquecer que os povos dos outros países da coalizão anti-hitlerista deram também um aporte considerável para a vitória. No dia 9 de maio são honrados na Rússia os veteranos do “front” e das retaguardas e são recordados os soldados tombados nos campos de batalha. Em todas as igrejas são rezadas missas de réquiem.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles