domingo, 12 de dezembro de 2010

Sociedades científicas dizem que novo Código Florestal é "imediatista"

CLAUDIO ANGELO/Folha.com

A SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e a ABC (Academia Brasileira de Ciências) divulgaram nesta quarta-feira uma carta conjunta na qual afirmam que a atual proposta de reforma no Código Florestal foi feita sem embasamento científico e com "excessiva urgência e imediatismo".

O documento será entregue nesta quinta-feira aos candidatos à Presidência, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), e a parlamentares."

O documento adianta algumas conclusões de um relatório técnico encomendado pelos presidentes da SBPC, Marco Antonio Raupp, e da ABC, Jacob Pallis, a uma comissão de 17 especialistas. O relatório deve ser concluído no fim deste ano.

As análises dos pesquisadores até agora "não deixam dúvidas de que há estoque suficiente de terras agrícolas apropriadas" para expandir a produção de alimentos, fibras e biocombustíveis no Brasil pelo menos até 2020, "destacando-se o fato de que ainda há grande espaço para significativos aumentos sustentáveis da produtividade alicerçados em ciência e tecnologia", diz a carta.

Os cientistas querem sustar a aprovação pelo plenário da Câmara dos Deputados do relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), já aprovado numa comissão especial da Câmara dos Deputados.

O texto traz, na visão de ambientalistas, vários retrocessos na proteção às florestas, entre eles uma flexibilização considerada excessiva nas áreas de preservação permanente. Também anistia desmatamentos feitos até 2008.

Rebelo e o setor produtivo argumentam que o Código Florestal, editado originalmente em 1965, ficou desatualizado, e sua versão atual peca por não reconhecer ocupações já consolidadas pela agropecuária em todo o país.

Ao exigir a reposição da cobertura florestal nativa nessas áreas --como várzeas onde se planta arroz e morros onde se planta café e uva, por exemplo --, o decreto presidencial de 2008 que regulamenta a Lei de Crimes Ambientais põe 90% dos agricultores brasileiros na ilegalidade, diz o deputado paulista.

Os cientistas concordam que o Código Florestal precisa ser revisto e atualizado. Mas, afirmam, essa revisão deve ser "embasada em parâmetros científicos que levem em conta a grande diversidade de paisagens, ecossistemas, usos da terra e realidades socioeconômicas existentes no país".

A carta na íntegra:

Carta da SBPC e ABC sobre as mudanças no Código Florestal
27/10/2010

Em 6 de julho de 2010, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) se manifestaram conjuntamente com respeito a modificações no marco legal sobre a proteção e uso da vegetação brasileira em discussão pelo Congresso Nacional (veja matérias publicadas em julho e setembro).

Ao mesmo tempo, essas instituições representativas da comunidade científica brasileira instituíram um Grupo de Trabalho composto por cientistas e representantes dos setores ambiental e agrícola brasileiros com a missão de analisar em profundidade a questão ampla do Código Florestal vigente e do substitutivo ao PL 1.876/1999, aprovado pela Comissão Especial de Revisão do Código Florestal.

O Grupo de Trabalho se reuniu por três vezes, desde julho último, e planeja concluir suas atividades até final de dezembro de 2010, com apresentação de relatório técnico detalhado. Julga-se apropriado tornar público, a título exemplificativo, alguns pontos importantes das análises realizadas pelo mencionado Grupo de Trabalho, como segue.

A comunidade científica brasileira deseja contribuir, significativamente, com informações confiáveis que embasem a modernização do Código Florestal brasileiro.

Análises aprofundadas da disponibilidade de terras para a expansão da produção de alimentos, fibras e bioenergia, para atendimento ao mercado interno e externo, pelo menos até o horizonte de 2020, não deixam dúvidas de que há estoque suficiente de terras agrícolas apropriadas para suportar uma expansão da produção, destacando-se o fato de que há ainda grande espaço para significativos aumentos sustentáveis da produtividade alicerçados em ciência e tecnologia.

A constatação anterior permite que se analise a necessidade de modificações do Código Florestal sob outra ótica, não premida por excessiva urgência e imediatismo, para que não se perca oportunidade histórica de incorporar os aperfeiçoamentos realmente necessários a tão importante diploma legal e feitos à luz do melhor conhecimento científico.

Os aperfeiçoamentos do Código Florestal, visando modernizá-lo e adequá-lo à realidade brasileira e às necessidades requeridas para promover o desenvolvimento sustentável, clamam por uma profunda revisão conceitual embasada em parâmetros científicos que levem em conta a grande diversidade de paisagens, ecossistemas, usos da terra e realidades socioeconômicas existentes no país, incluindo-se, também, a ocupação dos espaços urbanos.

Essa revisão deve considerar o grande avanço tecnológico na capacidade de observação da superfície continental a partir do espaço e indicar as lacunas de conhecimento científico ainda existentes.

Em essência, reiterando o que já manifestamos em 6 de julho passado: entendemos que qualquer aperfeiçoamento no quadro normativo em questão deve ser conduzido à luz da ciência, com a definição de parâmetros que atendam à multifuncionalidade das paisagens brasileiras, compatibilizando produção e conservação como sustentáculos de um novo modelo socioeconômico e ambiental de desenvolvimento que priorize a sustentabilidade.

Marco Antônio Raupp
Presidente da SBPC

Jacob Palis
Presidente da ABC

Líder da bancada do agronegócio, senadora Kátia Abreu ganha motosserra dourada




Líder da bancada do agronegócio no Congresso e fiel defensora das propostas de mudanças no Código Florestal brasileiro, a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) recebeu nesta quarta-feira o prêmio Motosserra de Ouro.

A entrega aconteceu no hotel mexicano de Cancún onde ela está hospedada, e foi feita por uma ativista do movimento indígena da Amazônia.

Ativista tentaram entregar a senadora Kátia Abreu (DEM-TO) réplica dourada de motossera em hotel de Cancún, no México. Abreu se recusou a receber o troféu.

Estrela-do-mar pode trazer cura para inflamações, dizem cientistas

BBC

Cientistas britânicos dizem que as estrelas-do-mar podem ajudar na descoberta de novos tratamentos para doenças como a asma, a febre do fenoea artrite.

Pesquisadores do King's College, em Londres, estão particularmente interessados na substância viscosa que cobre o corpo da espécie Marthasteriasglacialis - também conhecida como estrela-do-mar de espinhos ou estrela-do-mar verde.

O objetivo do estudo é desenvolver uma substância que proteja o corpo humano de condições inflamatórias inspirada no muco que envolve o corpo do animal.A equipe da empresa de biotecnologiaGlycoMar, sediada na Associação Escocesa para a Ciência Marinha em Oban, na Escócia, também diz que as substâncias químicas presentes nesse muco poderiam inspirar novos medicamentos.

INSPIRAÇÃO

Quando objetos são colocados no mar, tendem a ser rapidamente cobertos por uma mistura de organismos marinhos. As estrelas-do-mar conseguem manter sua superfície livre destes organismos.

CharlieBavington, um dos integrantes da equipe daGlycoMar, explicou: "Estrelas-do-mar vivem no mar, e são banhadas por uma solução de bactérias, larvas, vírus e toda sorte de coisas que procuram algum lugar para viver".

"Mas as estrelas são melhores do que teflon: possuem uma superfície anti-aderente muito eficiente que impede que as coisas grudem".

É esta propriedade anti-aderente que chamou a atenção dos cientistas, particularmente no que diz respeito a condições inflamatórias.

A inflamação é uma resposta natural do organismo a ferimentos ou infecções, mas condições inflamatórias ocorrem quando o sistema imunológico se descontrola.

Nesses casos, as células brancas, ou leucócitos, que normalmente navegam livremente pela corrente sanguínea, se acumulam e grudam nas paredes de artérias e veias, provocando danos ao tecido.

A ideia que orienta o trabalho dos cientistas é criar um tratamento baseado no exemplo da estrela-do-mar. As artérias seriam cobertas por uma espécie de muco que impediria que as células brancas aderissem ao tecido arterial.

Condições inflamatórias podem ser tratadas de maneira efetiva com o uso de esteróides, por exemplo. Mas essas drogas podem provocar efeitos colaterais indesejados.

Eles acreditam que as estrelas-do-mar possam oferecer uma solução melhor, e por isso estão analisando as substâncias químicas presentes no muco que cobre o corpo destes animais.

Muco que recobre estrela pode ter compostos químicos para medicamentos

ClivePage, especialista em farmacologia do King'sCollege, disse que grande parte das pesquisas já foram feitas pela própria estrela-do-mar em anos de evolução.

"Normalmente, quando você está tentanto achar uma droga nova para alcançar um determinado alvo em seres humanos, tem de testar centenas de moléculas até achar algo que lhe dê alguma pista."

"A estrela-do-mar está nos oferecendo pistas diferentes", explicou Page. "Ela teve bilhões de anos de evolução para criar moléculas que fazem coisas específicas".

Após identificar compostos promissores, a equipe está trabalhando em um laboratório para desenvolver sua própria versão dessas substâncias.

"Conceitualmente, sabemos que esta é a abordagem correta."

"Não vai acontecer amanhã à tarde, mas estamos aprendendo o tempo todo com a natureza maneiras de encontrar novos remédios."

Chacina em Curitiba (PR) deixa três mortos e dois feridos


DIMITRI DO VALLE/Folha.com

Três pessoas foram assassinadas e duas ficaram feridas numa chacina ocorrida na madrugada deste domingo, na periferia de Curitiba, no Paraná.

Os atiradores chegaram por volta da 1h30 em dois carros e uma moto a uma casa na rua Pampilha Lopes dos Santos, na Vila Sabará, CIC (Cidade Industrial de Curitiba).

De acordo com relatório da Polícia Militar, os atiradores passaram a efetuar vários disparos em direção à cabeça das cinco vítimas (todos homens) que estavam na casa.

Os dois feridos, em estado grave, foram conduzidos ao Hospital do Trabalhador. Apenas uma pessoa foi identificada até o momento: Edenilson Pamplona, 35, um dos mortos.

O relatório da PM sobre a ocorrência registrou ainda que não havia nenhuma testemunha no local para auxiliar a esclarecer o tiroteio.

Mas uma das linhas de investigação da polícia é de que as mortes podem ter ligação com o tráfico e consumo de drogas na região, uma das mais violentas de Curitiba.

Novos documentos confirmam que EUA protegeram criminosos nazistas


Andreas Illmer

Documentos recentemente liberados da CIA e das Forças Armadas norte-americanas confirmam que, após a Segunda Guerra Mundial, autoridades aliadas protegeram antigos nazistas e criminosos de guerras, caso provassem que poderiam ser úteis e cooperativos.

"Sem dúvidas, o advento da Guerra Fria outorgou à inteligência norte-americana novas funções, novas prioridades, e novos inimigos. Prestar contas com alemães ou com seus colaboradores se tornou menos urgente. Em alguns casos, isso se tornou até contraproducente", afirma o relatório divulgado na última sexta-feira (10/12) pelo Arquivo Nacional dos Estados Unidos.

"Apesar das variações, esses casos específicos apresentam um padrão: a questão de capturar e punir criminosos de guerra se tornou menos importante ao longo do tempo."

O relatório denominado Hitler's Shadow: Nazi War Criminals, US Intelligence and the Cold War (A sombra de Hitler: criminosos de guerra nazistas, inteligência dos EUA e a Guerra Fria), se baseia em informação considerada confidencial até 2005 e veio a público graças ao Ato de Divulgação de Crimes de Guerra Nazistas, um esforço de Washington com vista a uma posição mais crítica sobre seus próprios segredos.

O documento lança um olhar sobre uma série de antigos membros da SS e da Gestapo que escaparam da Justiça, com os Estados Unidos tolerando essa escapada ou mesmo ajudando-os a fugir.

Rudolf Mildner, por exemplo, foi preso inicialmente em uma operação à procura de criminosos de guerra que pudessem levar a um movimento clandestino de resistência nazista.

As autoridades norte-americanas sabiam que Mildner havia pertencido à Gestapo durante muito tempo, mas nunca o pressionaram para saber mais detalhes sobre crimes da Gestapo contra judeus ou outros grupos. Capturado e interrogado em Viena, as autoridades norte-americanas o consideraram "muito confiável e cooperativo".

No entanto, um olhar mais detalhado sobre seu passado revelou que ele ordenara a execução de 500 a 600 poloneses no campo de extermínio de Auschwitz. Confrontado com as acusações, Mildner confessou e o relatório menciona que ele tentou racionalizar suas ações, defendendo que eram para "preservar a ordem e evitar sabotagem".

Posteriormente, países como a Polônia e o Reino Unido pediram a extradição de Mildner. Mas de acordo com o relatório "localizar e punir criminosos de guerra não estavam no topo das prioridades das Forças Armadas norte-americanas no final de 1946."

Acredita-se que autoridades dos EUA o protegeram da extradição e facilitaram até mesmo sua posterior fuga para a América do Sul, que se tornou um refúgio para muitos criminosos de guerra nazistas fugindo da Justiça.

Planos de Hitler para Palestina pós-guerra

O material recentemente liberado também lança luz sobre os planos da Alemanha nazista no Oriente Médio, onde as lideranças do regime de Hitler estabeleceram estreitos laços com o Grande Mufti de Jerusalém, Amin Al-Husseini.

Husseini recebeu substancial apoio financeiro e logístico da Alemanha nazista, que pretendia usá-lo para o controle da Palestina, uma vez que a Alemanha tivesse derrotado o Reino Unido no Oriente Médio. Na época, Husseini e Berlim se uniram principalmente por verem nos judeus um inimigo comum.

Os arquivos da CIA e das Forças Armadas norte-americanas recentemente liberados definem que os Aliados sabiam o suficiente sobre o passado de Husseini para considerá-lo um criminoso de guerra. Temendo a perseguição, ele fugiu para a Suíça, onde as autoridades locais o entregaram à França.

Por temer agitação política na Palestina, o governo britânico foi contra levar Husseini a julgamento. Ele foi então morar na Síria e no Líbano, sempre refutando acusações de ter tido laços com a Alemanha nazista. Ele alegou que visitou Berlim somente para evitar a prisão pelos britânicos.

Ex-nazistas empregados por serviços de espionagem ocidentais

No começo deste ano, a Alemanha liberou documentos da Stasi que mostravam em detalhes como o serviço de inteligência da antiga Alemanha Ocidental empregava antigos nazistas e criminosos de guerra em sua base de pessoal. O serviço de inteligência da antiga Alemanha Ocidental foi formado com a ajuda dos aliados.

Como o bloco soviético se tornou o inimigo comum após 1945, diversos historiadores afirmaram que autoridades aliadas aceitaram amplamente que ex-nazistas escapassem da Justiça, caso suas habilidades se provassem úteis para as novas frentes da Guerra Fria.

Fundador do WikiLeaks diz que EUA estão tentando processá-lo


O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, 39, que irritou Wadshington ao trazer à luz documentos diplomáticos, disse em entrevista a uma televisão pública sueca neste domingo que estava ante um processo perpetrado pelos Estados Unidos, e que estava desapontado com os abusos da justiça na Suécia.

As declarações foram gravadas antes de ele ser preso, mas exibidas apenas neste domingo no país.

Assange está detido sob custódia no Reino Unido após um processo de suposto abuso sexual de duas mulheres na Suécia. Ele nega acusações.

"Vim da Suécia como um editor refugiado envolvido com uma extraordinária guerra de publicação com o Pentágono, onde pessoas foram detidas, e há uma tentativa de me processar por espionagem", declarou Assange em entrevista para um documentário veiculado hoje.

"Estou infeliz e desapontado com o quanto a justiça sueca tem sido abusada", declarou ele.

Assange foi preso em 14 de dezembro. Seu advogado disse que ele vai reivindicar uma extradição para a Suécia.

O indiciamento de Assange é iminente, segundo seus próprios advogados, que também não comentaram por quais crimes ele ocorreria.

O Departamento de Justiça dos EUA está procurando as acusações criminais, que incluem violações à Lei de Espionagem de 1917 --aplicável ao caso do WikiLeaks porque envolve o vazamento de muitos documentos diplomáticos confidenciais ou secretos.

PR entra em estado de atenção devido a temporais


Fonte: Clima Tempo

Após a tempestade que atingiu o Rio Grande do Sul na madrugada deste domingo, 12, e com o aumento da temperaturas, o Paraná entrou em estado de atenção. De acordo com o Clima Tempo, um sistema de baixa pressão e o choque entre uma frente fria com o ar quente e úmido poderá resultar em fortes chuvas, incluindo a possibilidade de granizo.

Além do Paraná, os Estados de São Paulo e o sul de Minas Gerais também estão em alertas sobre o risco de chuva e de ventos fortes. O temporal desta madrugada no Rio Grande do Sul deixou pelo menos 25 mil residencias sem energia elétrica e, em algumas regiões, foram registrados alagamentos.

LONDRINA - Para Londrina, a chuva está prevista para o final de tarde e a segunda-feira será de chuva durante todo o dia com máxima de 28 e mínima de 21 graus. Na terça-feira, 14, o dia também será chuvoso com máxima de 19 e mínima de 14 graus.

Aqui, tudo o que Pessuti vai esquecer de dizer na transmissão do cargo:


Do blog do Fábio Campana:

Para transmitir o governo para Beto Richa, Orlando Pessuti, do PMDB, encomendou discurso com relato de como ele e o seu ex-amigo, hoje inimigo figadal, Roberto Requião, também do PMDB, receberam o governo em 2003. Vai dizer, de boca cheia, que o Paraná estava quebrado, sem dinheiro, estradas esburacadas, escolas caindo, sem hospitais regionais, poucos presídios, baixa geração de emprego, funcionalismo ganhando pouco, enfim quando você escutar o discurso vai concluir que morava na África.

Pessuti dirá que reconstruíram o Paraná e que deixará uma herança bendita e maravilhosa, como se o cidadão morasse no melhor dos mundos. Vai esquecer de dizer, por maldade ou desconhecimento, que tudo isto aconteceu porque o mundo voltou a crescer e o Brasil voltou a exportar mais commodities, e com isso o Paraná cresceu. Vai esquecer de dizer que a industrialização do Paraná promovida por Jaime Lerner trouxe melhorias e modernização para o setor produtivo local que era dependente da lavoura. Vai esquecer de dizer que as delegacias e presídios estão lotados e a criminalidade batendo na porta de todo mundo.

Pessuti também vai esquecer de dizer que o desemprego bate forte na juventude que vive a deriva nas mãos do trafico, e que tem como porta de saída os presídios ou o cemitério, como mostram os dados. Vai esquecer de dizer que ele e Requião contrataram mais de 60 mil funcionários públicos e que continuaram recolhendo contribuição para a ParanaPrevidencia com base no numero de funcionários anterior a essas contratações e que isso quebrou a instituição.

Vai esquecer de dizer que o sistema de saúde é precário como aponta o Tribunal de Contas. Vai esquecer de dizer que construíram hospitais, mas que faltam médicos e equipamentos. Esquecerá de dizer que os serviços de saúde para os servidores públicos, o SAS, é deficiente. IVai esquecer de dizer que os equipamentos de informática nos órgãos públicos estão sucateados. Vai esquecer de dizer quanto o Paraná perdeu com a aftosa. Vai esquecer de dizer que a economia girou por causa do crédito farto dos bancos e agiotas, que leva ao endividamento de aposentados e pobres, estimulados a consumir.
Vai esquecer de dizer que o cambio baixo esta nos desindustrializando, pois os importados estão entrando e matando nosso empresariado, e os bons empregos com bons salários estão sendo gerados no exterior. Esquecera de dizer que continuamos depois de 8 anos deste governo com grandes gargalos de infraestrutura como a necessidade de construção da Transbrasiliana, do Corredor Ferroviário do Oeste, da Ligação da BE 376/277, do anel rodoviário e do contorno ferroviário de Curitiba, da extensão da Ferroeste entre Foz e Guairá, da nova ferrovia Curitiba-Paranagua, da retomada da estrada Boiadeira, da ampliação do aeroporto de Curitiba e de um novo porto em Pontal do Sul. Enfim senhoras e senhores, o discurso poderá enganar alguns, menos os bípedes com neurônios ativos, aqueles que preferem a verdade,que não entram no discurso oficial ufanista dos escribas menores e que ainda continuamos pobres de marré de si.

Beto Richa não vê a necessidade de mais pedágio

Bonde

Futuro governador pretende sem privatizar resolver os problemas na malha viária do Estado com recursos do próprio governo

O governador eleito Beto Richa (PSDB) disse em Londrina que espera resolver os problemas de conservação e proceder outras melhorias na malha rodoviária estadual com recursos próprios, sem recorrer à criação de novas praças de pedágio. ''Isto será possível com um choque de gestão, com uma gestão eficiente, com competência, diminuindo o gasto público e eliminando o desperdício''.

Para ele, ''as rodovias estaduais estão em situação precária'' por falta de conservação adequada e terceira pista ou duplicação em vários pontos. ''Nós vamos investir nessa área de infraestrutura e logística porque, além de garantir a segurança do usuário, garante também o desenvolvimento econômico do Paraná''.

Beto afirmou que pretende investir também na modernização dos principais aeroportos do Paraná, inclusive o de Londrina, e principalmente no Porto de Paranaguá que, segundo ele, perdeu boa parte do movimento para Santa Catarina. ''porque não se modernizou''. Já o futuro secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, disse que não poderia fazer considerações sobre o assunto por ainda não ter conhecimento detalhado do projeto.

Comprovado: estresse aumenta 75% em dezembro


AE

Sobrecarga de trabalho, contas extras, férias escolares, estradas congestionadas, shoppings lotados e filas nos aeroportos. Se na prática muita gente sabe que o fim de ano é estressante, agora há uma pesquisa que comprova o aumento de ansiedade, irritação e tensão nas pessoas no último mês do ano. Em dezembro, o nível de estresse aumenta, em média, 75% em relação aos outros períodos, segundo um estudo realizado pela International Stress Management Association do Brasil (ISLA-BR) - associação que pesquisa o estresse e suas formas de prevenção.

Cerca de 700 pessoas economicamente ativas, com idade entre 25 a 55 anos, foram ouvidas para elaboração do estudo. Para 60% dos entrevistados, o excesso de tarefas no trabalho é a principal causa do estresse. Já 25% deles atribuíram os nervos à flor da pele aos gastos adicionais. ‘‘As causas disso passam pela sobrecarga de trabalho, trânsito, solidão e gastos’’, explica Ana Maria Rossi, presidente da instituição.

Ansiedade, irritação e tensão são justamente os principais sintomas de um quadro patológico de estresse, afirma o psicólogo Julio Peres, doutor em neurociência e comportamento pela Universidade de São Paulo (USP). ‘‘Mas cansaço, desânimo, taquicardia, sonolência, fadiga e sudorese também são sintomas’’, afirma o psiquiatra Jair Borges Barbosa Neto, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Para evitar as dores de cabeça do final do ano, a comissária de bordo Fabiana Paludo, 24 anos, investe no planejamento. ‘‘Não deixo nada para fazer de última hora e, por isso, não me estresso’’, diz.

A divisão de tarefas também é defendida pela psicoterapeuta Karina Haddad Mussa. ‘‘É preciso planejar o dia, organizar horários, evitar o trânsito e buscar técnicas de relaxamento’’, indica a professora de medicina comportamental da Unifesp.

Equilibrar as finanças é outra maneira de aliviar a ansiedade. ‘‘No final do ano, as pessoas costumam gastar mais, até por conta do espírito natalino’’, diz a especialista em finanças Simone Domingues. ‘‘A tática é colocar tudo na ponta do lápis. É a melhor maneira para evitar o estresse financeiro’’, completa ela.

O estresse, em doses adequadas, não é prejudicial à saúde. ‘‘É uma resposta adaptativa do ser humano. O problema está no nível de ansiedade: em excesso, pode se tornar uma doença’’, diz Peres. Ele atribui o estresse patológico ao modelo social. ‘‘Nos grandes centros, as pessoas estão sozinhas no meio da multidão. A cultura do imediatismo e a fragilidade dos vínculos afetivos também favorecem a ansiedade’’, completa.

Litoral do Paraná vive alerta de surto de dermatite

Bonde

Dermatite registrada no litoral paranaense vem sendo provocada por mariposas.

A Secretaria Estadual da Saúde notificou cerca de 200 casos de dermatite (coceira) na população do Litoral. Os principais casos foram registrados nos municípios de Paranaguá, Pontal do Paraná e Matinhos. O problema vem sendo provocado por mariposas.

No país, há registros de surtos de dermatite urticante causado pelo contato com as cerdas das mariposas do gênero Hylesia em vários estados. "No Paraná, já ocorreram vários destes eventos sendo que o último foi em 2009 no município de Cianorte", afirmou a chefe da Divisão de Zoonoses da Sesa, Gisélia Rubio.

As mariposas são responsáveis por provocarem surtos epidêmicos, precisamente nos meses quentes e chuvosos. "Elas são atraídas pela luz, invadem os domicílios e áreas externas como varandas, sacadas e calçadas e ao se debaterem próximas às lâmpadas, liberam as cerdas que acabam atingindo diretamente a pele ou ficam depositadas em roupas e outros objetos, cujo contato posterior com a pele provoca os acidentes", explicou.

Somente as mariposas fêmeas deste gênero causam a dermatite. As lesões são observadas poucas horas após o contato e são acompanhadas de intensa coceira.

Como forma de prevenção, a Secretaria alerta para que sejam tomados alguns cuidados:

- Fechar janelas e portas durante o entardecer por aproximadamente 2 horas. Apagar as luzes externas das moradias.

- Não permanecer embaixo de postes luminosos, pois as mariposas são atraídas pela luz.

- Retirar a roupa dos varais antes do entardecer.

- Nunca pegá-las com as mãos sem proteção, mesmo quando mortas.

- Limpar os móveis que possivelmente foram expostos às mariposas com pano úmido e colocar este pano em um saquinho plástico antes de jogá-lo no lixo.

- Não varrer quintais e calçadas, utilizar mangueiras ou baldes com água. Para limpeza dos assoalhos, passar um pano úmido.

- Se houver contato com a mariposa, não levar as mãos aos olhos e lavá-las imediatamente.

- Não coçar a pele após contato com o inseto.

- Não tomar ou passar qualquer tipo de medicamento. Lavar abundantemente com água fria e/ou utilizar compressas frias.

- Buscar atendimento em uma Unidade de Saúde o mais breve possível.

Paraná: Orçamentos de Curitiba e do Estado estão em pauta

Luciana Cristo/Paranáonline

A aprovação do orçamento para 2011 da prefeitura de Curitiba e do governo do Paraná estará na pauta da Câmara Municipal e da Assembleia Legislativa como assunto prioritário durante esta semana, os últimos dias de trabalho para vereadores e deputados neste ano.

Em Curitiba, o orçamento para o próximo ano é de R$ 4,66 bilhões, um crescimento de 14% em relação ao orçamento que foi praticado durante este ano, com previsão de investimentos em obras para a Copa do Mundo de 2014, além de recursos para pavimentação, calçadas, melhorias na área de saúde, educação, esporte e lazer.

Na Câmara Municipal foram apresentadas 676 emendas ao orçamento 2011 feitas pelos vereadores, que estão sendo analisadas pela Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização.

Neste ano, a cota individual para cada parlamentar é de R$ 520 mil, valor 15,5% maior que o do ano passado, quando o limite foi de R$ 450 mil. O parecer sobre as emendas será dado amanhã. As sessões plenárias acontecem extraordinariamente nesta semana às 9h e a votação do projeto está marcada para terça-feira e quarta-feira.

Até amanhã

Na Assembleia Legislativa, os integrantes da Comissão de Orçamento vão analisar a emenda substitutiva apresentada ao orçamento 2011 amanhã de manhã.

A emenda será apresentada pelo deputado Nereu Moura (PMDB), relator da matéria e presidente da comissão. Para ser aprovado na comissão, o documento precisa receber pareceres favoráveis de quatro parlamentares, incluindo o relator, dos sete deputados membros.

Segundo Moura, a matéria deverá seguir para votação em sessão plenária amanhã mesmo. Além de Moura, fazem parte da Comissão de Orçamento os deputados Douglas Fabrício (PPS); Duílio Genari (PP); Ademar Traiano (PSDB); Waldyr Pugliesi (PMDB); Beti Pavin (PMDB) e Luciana Rafagnin (PT).

IAP terá um novo visual no governo Beto

Luciana Cristo/PARANÁONLINE

Novo presidente dará atenção especial aos escritórios no interior.

O funcionário de carreira Tarcisio Mossato Pinto assume a presidência do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para tentar resolver o problema dos inúmeros processos paralisados aguardando uma resposta sobre licenças ambientais dentro do órgão.

Em entrevista a O Estado, o novo presidente da instituição afirmou que quer dar um novo visual ao IAP e focar nos grandes pedidos de licenciamento para não frear o desenvolvimento do Estado.

O Estado - Podemos esperar mudanças significativas na condução das ações do IAP na sua gestão?

Tarcisio Mossato Pinto - A instituição tem que passar por um choque de gestão. Hoje existem inúmeros processos paralisados e a comunidade tem que ter resposta do órgão ambiental.

A demanda de processos surge das próprias dificuldades do órgão e deficiências físicas que hoje enfrenta. Vou fazer um trabalho voltado para uma gestão ambiental, dar um novo visual ao IAP.

A instituição tem que buscar a descentralização principalmente de pequenos licenciamentos ambientais, porque a demanda está muito grande, aí começa a analisar pequenos licenciamentos e atrasa os grandes. Vou sentar com a direção e o governador para ver de que forma pode ser feito isso.

OE - Nos últimos anos o Paraná enfrentou - e continua enfrentando - um impasse em relação às licenças ambientais e o destino do lixo, tendo em vista o término da vida útil do aterro da Caximba e a dificuldade em se obter novas áreas. Muito se especulou sobre a condução política do assunto. Como deve ser o seu posicionamento sobre a questão?

TMP - Não gosto de trabalhar dessa forma, se existe um problema temos que resolvê-lo. Minha forma de trabalho vai ser buscar consenso entre as partes, ser firme naquilo que tem que ser firme.

Com quem não quer recuperar ou cuidar do meio ambiente, seremos firmes. Vamos juntos estudar a melhor proposta que tiver. Preciso me inteirar da questão para poder te concretizar isso.

Mas o lixo é um problema que não vejo com uma dificuldade grande de resolver. Nos pequenos municípios é mais uma falta de recurso, de orientação maior aos prefeitos. Não é simplesmente fazer a coleta e jogar em algum lugar, porque vai simplesmente transferir o problema.

OE - Como liberar as licenças para não frear o desenvolvimento do Estado e ao mesmo tempo ter consciência ambiental?

TMP - Não vou prometer que tudo o que for pedido vai ser liberado, mas é possível que as duas questões caminhem junto.

OE - Como melhorar a estrutura dos escritórios regionais do IAP?

TMP - A dificuldade que eu sinto é que, na sede em Curitiba, um departamento cuida da parte industrial, outro da parte de mineração, um terceiro de aterros controlados e assim por diante.

E no interior, tudo é feito ao mesmo tempo e isso passa a ser um complicador. Até pela experiência de já ter passado por um escritório regional (a frente do escritório do IAP em Jacarezinho por dez anos), vamos pensar em uma solução para isso.

Depois de identificação errada em delegacia, inocente é condenado à prisão

JL

O dia 30 de agosto de 2010 ficou marcado de duas formas – uma boa e outra ruim – para o químico Tales Paranhos Bolonheze, 27 anos, que mora em Apucarana, Norte do estado. A notícia boa foi o nascimento do primeiro filho. A ruim: ele havia sido condenado pelo furto de materiais de carpintaria ocorrido em 2009 na cidade de Matinhos, litoral do estado. O detalhe trágico da história é que Bolonheze nunca havia estado no local do crime.

Desde que recebeu uma carta precatória de sentença, o condenando a dois anos de prisão, o químico tenta provar inocência. Como não possuía antecedentes criminais, a pena foi reduzida para um ano e seis meses em regime aberto, mesmo assim ele está recorrendo dessa decisão. Mas a grande pergunta nessa história é quem foi preso como Tales Paranhos Bolonheze?

Decisão só poderá ser revertida no TJ

Para o advogado João Zanrosso, que defende o químico, como o caso já foi julgado agora somente o Tribunal de Justiça (TJ) poderá rever a decisão. Para ele, provar a inocência de Bolonheze não será difícil. “Já juntei todas as provas de que quando os crimes ocorreram o verdadeiro Tales estava trabalhando, com residência fixa em Apucarana. Provar a inocência será fácil, a dificuldade é que já houve uma condenação”, disse.

Depois de provar a inocência, o químico promete processar o Estado por danos morais e materiais, além de processar Rosando de Lima Sachelli por falsidade ideológica e danos morais. “Em um caso como esse vemos como somos vulneráveis ao sistema de segurança pública, pois ele já tinha tentado fazer isso antes. A delegacia acaba processando você mesmo sem ter feito nada.”

Denúncia formal

A assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) informou que é necessário que o químico de Apucarana faça uma denúncia na Corregedoria e fazer uma denúncia oficial. Sem esse procedimento, a Secretaria afirmou que não é possível tomar nenhuma medida.Ainda, conforme a assessoria, esse fato não é comum e não há informação de pessoas que foram mal identificadas na polícia e acabaram sendo condenadas. Para a Secretaria, algum tipo de identificação foi apresentando por Rosando no momento da prisão em Matinhos.

Tales afirma que amigo se passou por ele e delegacia errou na identificação

A resposta surpreendeu o próprio Bolonheze. Quem se passou por ele na delegacia de Matinhos foi o amigo de infância Rosando de Lima Sachelli, que está preso desde o dia 20 de novembro no minipresídio de Apucarana, pelo crime de furto. “Quando recebi a carta de sentença sabia que havia algo de errado, pois nunca estive em Matinhos. Então, um amigo contou que passou a mesma situação semelhante e falou quem era. Não acreditei, fui à delegacia e quando colocaram meu nome no sistema, a ficha veio com a foto dele”, conta.

Bolonheze afirma que o caso dele está repleto de falhas. A primeira foi que, quando detido, Sachelli não portava nenhum documento de identificação e, simplesmente, se apresentou como Tales Paranhos. “Somos criados juntos, então, ele sabia o nome dos meus pais. Quando foi preso disse o meu nome e a própria delegacia acabou se encarregando de preencher o restante dos dados, pelo acesso ao sistema de segurança do Estado. Nem o feijão com arroz os agentes fizeram, que era conferir as digitais dele.”

Segundo Bolonheze, em depoimento na delegacia de Apucarana sobre o inquérito que investiga a falsidade ideológica, Sachelli teria afirmado que em nenhum momento apresentou qualquer documento de identificação.

A segunda falha, apontada por Bolonheze, foi a realização do julgamento. “Meu processo é a coisa mais absurda. Teve juiz, testemunhas que confirmaram que eu cometi o crime. Eu até fui representado por um advogado pago pelo Estado, sem nunca ter sido notificado da acusação.”

Obra do Palácio Iguaçu custou 32% a mais e será reinaugurada sem estar pronta


A obra de reforma do Palácio Iguaçu, sede do governo do Paraná, custou R$ 7,5 milhões a mais do que o valor previsto. A restauração do prédio custará R$ 31 mi­­lhões, valor que representa 32% além dos R$ 23,5 milhões orçados pela empresa que venceu a licitação para executar o serviço. O prédio passa pela primeira grande reforma desde 1953, quando terminou sua construção. Mesmo sem estar pronto, o que segundo os os técnicos e trabalhadores envolvidos com a obra só ocorrerá perto de Junho, o Palácio será reinaugurado pelo governador Orlando Pessuti (PMDB) com uma grande e cara festa no próximo sábado.

Piloto de arrancada morre após acidente no autódromo de Pinhais



O piloto Vinicius Maschio, 34 anos, da equipe Steel Limit Performance, de São Paulo, morreu na sexta-feira (10), após sofrer um grave acidente durante os treinos livres do Festival Brasileiro de Arrancada no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, região metropolitana da capital paranaense. O carro em que ele estava capotou a mais de 150 quilômetros por hora no final da tarde, quando o piloto treinava sozinho na pista.

Ele foi encaminhado para o Hospital Cajuru em estado grave, mas não resistiu. O veículo foi levado para perícia, que vai verificar se houve falha mecânica.

NO AR A AMEAÇA DE NOVO APAGÃO AÉREO!

VINICIUS BOREKI/GP

Desde 2006, ano do “caos aéreo” no Brasil, pouco ou quase nada mudou nos aeroportos do país. Eles continuam com problemas graves de infraestrutura, conforme apontou estudo recente financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As maiores deficiências estão nas áreas de circulação de passageiros. Há necessidade de ampliar os espaços para embarque e desembarque e de mais pátios de estacionamento de aviões. Além disso, segundo os sindicatos do setor, as companhias trabalham com um número de funcionários bem abaixo do ideal. Todos esses problemas foram agravados pelo crescimento no volume de passageiros transportados, que foi da ordem de 30% entre 2006 e 2009, saindo de 47,7 milhões para 62 milhões.

Essa soma de fatores leva a uma incerteza: será que neste ano, mesmo com tantos problemas, conseguiremos, mais uma vez, escapar do colapso no fim de ano? Se isso é algo praticamente impossível de responder, o certo é que os problemas registrados todos os anos nos aeroportos brasileiros – principalmente no fim de ano, quando o volume de passageiros cresce – não resultam da falta de dinheiro. Segundo a ONG Contas Abertas, ano após ano, a Infraero tem usado menos recursos do que orçamento previsto para o setor.

Em 2006, ano do caos, R$ 700 milhões de um total de R$ 900 milhões previstos foram aplicados. E de lá prá cá, a situação só piorou: em 2007, de R$ 1,4 bilhão previstos, apenas R$ 600 milhões foram usados; em 2008, o desperdício atingiu o ápice, com R$ 400 milhões aplicados em um universo de R$ 2,3 bilhões projetados; no ano passado, 43% dos R$ 981 milhões previstos foram utilizados. E neste ano, até outubro, menos de 25% da verba disponível – quase 1,5 bilhão – foi aproveitada.

Enquanto a infraestrutura dos aeroportos praticamente se mantém estável, o Brasil observa a explosão no número de passageiros, fruto do aumento de poder aquisitivo e da queda das tarifas. Entre 2006 e 2009, o número de horas voadas no país saltou de 847 mil para 1,3 milhão, um crescimento de 53%. No mesmo período, o total de passageiros subiu 30%, saindo de 47,7 milhões para 62 milhões. “A consequência é que os terminais não absorvem mais o total de passageiros e os pátios não têm capacidade para estacionar aviões”, diz o diretor-presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), José Márcio Mollo. E pior: a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) estima um aumento médio de 11% de usuários para dezembro.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles