terça-feira, 16 de março de 2010

Grande Nuvem de Magalhães

Os inimigos



Por esses mortos, os nossos mortos, peço castigo.

Para os que salpicaram a pátria de sangue, peço castigo.

Para o verdugo que ordenou esta morte, peço castigo.

Para o traidor que ascendeu sobre o crime, peço castigo.

Para o que deu a ordem de agonia, peço castigo.

Para os que defenderam este crime, peço castigo.

Não quero que me dêem a mão empapada de nosso sangue, peço castigo.

Não vos quero como embaixadores, tampouco em casa tranqüilos.

Quero ver-vos aqui julgados nesta praça, neste lugar.

Quero castigo!

Pablo Neruda

Holerite: quase 80% dos pisos não ultrapassam 1,5 salário mínimo, diz Dieese

Cerca de 56% das categorias profissionais possuem pisos de salário que não ultrapassaram o valor de 1,25 salário mínimo. Além disso, 77% não superaram o valor de 1,5 salário mínimo. Já os valores mais elevados, que representam pouco mais de 2% das categorias, registraram pisos salariais superiores a 2,5 salários mínimos.

Os resultados constam de pesquisa do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), intitulada "Balanço dos pisos salariais negociados em 2008" e divulgada nesta sexta-feira (22).

A pesquisa englobou 628 pisos salariais registrados no SAS-Dieese (Sistema de Acompanhamento de Salários), que abrangem categorias profissionais da indústria, do comércio, de serviços e do meio rural.

Valores
Confira na tabela abaixo, referente a 2008, a comparação entre os pisos salariais e o salário mínimo:

Equivalência em salários mínimos %
1 5,7
1,01 a 1,25 50,5
1,26 a 1,50 21
1,51 a 1,75 13,1
1,76 a 2 4,6
2,01 a 2,25 2,2
2,6 a 2,50 0,6
2,51 a 2,75 1
Mais de 2,76 1,3


O principal critério utilizado para definição dos pisos salariais de diferentes categorias profissionais é a função, com 46,3%. Em seguida, aparecem os seguintes critérios: piso único (33,6%), tempo de serviço (16,9%), dimensão da empresa (10%), localidade (3,2%), vigência do piso (2,5%) e jornada de trabalho (2,1%).

Uma constatação importante da pesquisa foi a queda do valor médio dos pisos, entre 2005 e 2008, tendo por base o salário mínimo. Nesse período, o valor médio recuou de 1,73 salário mínimo para 1,34. Da mesma forma, a mediana - valor que separa os 50% maiores dos 50% menores - retrocedeu gradativamente, de 1,50 salário mínimo, em 2005, para 1,20, no ano passado.

A conclusão do Dieese é que um dos fatores dessa aproximação é a política de valorização do salário mínimo empenhada pelo governo, que tem reajustado seu valor em percentuais superiores à variação da inflação e à média dos reajustes salariais acompanhados pelo instituto de pesquisa.

Crianças de Londrina comem apenas arroz e feijão na merenda escolar

Cerca de 1,8 mil alunos estavam comendo apenas arroz e feijão na merenda escolar.
Crianças do projeto assistencial Viva Vida e dos Centros de Formação Cidadã, em Londrina, estão comendo apenas arroz e feijão durante as refeições. São 15 unidades, que atendem 1,8 mil crianças e adolescentes. A merenda não tem nenhum acompanhamento proteíco. Os repasses das saladas e frutas também tinham problemas, que só foram regularizados na última semana. A denúncia foi feita pela rádio CBN Londrina.

Os alunos do Viva Vida e do Centro de Formação Cidadã têm entre 6 e 16 anos.

Deu no twitter do Requião:



"Os inimigos são de três classes : os comuns, os mortais e os companheiros de partido. Churchil . about 1 hours ago via web"

Faltam 180 mil vagas em presídios brasileiros



No relatório final da CPI do Sistema Carcerário (2.008) o deputado Domingos Dutra (PT-MA) estimou que seriam necessárias, hoje, 180 mil vagas para que não houvesse superlotação nos presídios brasileiros -o sistema, que tem capacidade para 260 mil detentos, abriga 440 mil.

"Encontramos tortura psicológica e física em quase todos os presídios visitados", afirma Domingos Dutra, relator da CPI do Sistema Carcerário

Após meses de imersão no sistema carcerário nacional, gostaria que o senhor começasse dando uma visão mais abrangente da situação no país. O sistema está realmente falido?

Não diria que está falido, o qualifico como caótico. Essa caracterização é pública, pelos mais diversos motins e rebeliões ocorridos no ultimo ano e pelo que a CPI constatou. O caos pode ser medido pela superlotação criminosa, pela existência de um número muito grande de presos provisórios, pela deficiência da assistência jurídica e pela quase inexistência de ressocialização.

Se expressa na falta de ocupação, 80% não trabalham e 82% não estudam, e também na falta de assistência médica no interior do presídio. Presos com doenças que vão de tuberculose ao HIV estão sem cuidados em ambientes insalubres. Finalmente, encontramos tortura psicológica e física em quase todos os estabelecimentos visitados.

E a questão dos presos que já cumpriram pena e ainda estão encarcerados?
Isso está incluído na deficiência jurídica, que começa já no inquérito policial. A quase totalidade dos presos no Brasil é de pessoas pobres, originárias de periferia, em sua maioria negros, pardos e semi-analfabetos. Prestam depoimento sem advogado e enfrentam uma linguagem técnica que não entendem, totalmente deslocada de sua realidade. No processo, a maioria continua sem advogado, a defensoria publica é insuficiente e os juízes convocam advogados da ativa, profissionais a que se precisa pedir favores para garantir o que a Constituição estabelece, que é o direito a defesa. O resultado dessas distorções são condenações desproporcionalmente altas. E na execução da pena de um criminoso comum é quando o inferno fica escuro, ele é jogado na cela e não recebe qualquer tipo de acompanhamento.

De 2003 até agora, a policia federal prendeu 4.000 acusados, entre prefeitos, juízes, advogados, contadores e hoje uma porcentagem muito baixa deles seguem presos. Um dos motivos é a estrutura jurídica de que dispõem, bons advogados, respaldo e poder político. Em mais de 60 estabelecimentos prisionais em 18 estados não encontrei nenhum crime do colarinho branco ou um grande traficante. Só se acha lá os lascados, os soldados rasos.

Quais alternativas e dispositivos a CPI ira propor à sociedade brasileira?

São muitas. A principal é que o gestor do sistema penitenciário cumpra a lei. Poderia terminar essa CPI com um projeto com dois artigos. Primeiro: as autoridades brasileiras são obrigadas a cumprir a lei que regula o sistema carcerário. Segundo: prenda-se quem descumprir as leis do Brasil.

Foi desativada a bomba encontrada na Assembléia Legislativa

Deu no Zé Beto:

Bomba de verdade
16 mar 2010 - 11:14

Uma bomba explodiu ontem na Assembleia Legislativa. Bomba de verdade!Aconteceu perto das 20h30 de ontem, segundo testemunha da própria Casa do Povo. O Esquadrão Antibomba da Polícia Militar recebeu a denúncia, fechou a área e detonou o artefato na praça em frente, ou seja, ao lado do Palácio das Araucárias, sede do Governo do Estado. É o fim da picada!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles