terça-feira, 14 de maio de 2013

Mais privatizações a vista: Câmara aprova pressupostos constitucionais da MP dos Portos


A Câmara dos Deputados aprovou, há pouco, em votação simbólica, os pressupostos constitucionais de urgência e relevância da Medida Provisória (MP) 595, conhecida como MP dos Portos. Com a aprovação da constitucionalidade da MP, os deputados deram início à apreciação de requerimentos que pedem a votação por capítulos e artigo por artigo da MP. Os requerimentos são de partidos de oposição e visam a obstruir a votação

A MP 595 estabelece novas regras para as concessões, arrendamentos e autorizações para instalações portuárias, públicas e privadas. Concluída a votação dos requerimentos protelatórios, o plenário deverá iniciar a votação do mérito da medida provisória, ou seja, a votação do texto aprovado pela comissão mista do Congresso Nacional.

Terminada a votação do texto principal, os deputados terão que apreciar cerca de 20 destaques de bancada que visam a alterar o texto principal da MP. Alguns dos destaques poderão ser retirados pelos partidos que os apresentaram.

O ex-preso político Valmor Weiss participará da II Tertúlia Literária Instituto Memória


 

Valmor Weiss (biografado), Milton Ivan Heller (biógrafo) e Anthony Leahy (editor)

“Valmor Weiss –O Prisioneiro da Cela 310”, escrito pelo jornalista Milton Ivan Heller, é uma biografia autorizada que narra a história do menino pobre e encapetado – o bugrinho - que passa por dificuldades, entra para o exército, é preso pela ditadura militar e acaba se tornando um dos empresários mais bem sucedidos de sua geração. 

Além disso, a biografia do empresário Valmor Weiss traz ainda uma análise crítica de um período da história nacional que os jovens não conhecem, e os mais velhos começam a esquecer. “Não podemos, jamais, esquecer 1964. Todos nós, de alguma maneira, somos ainda  prisioneiros dos anos de chumbo”. 

Valmor que foi preso político na cela 310 no Presídio do Ahú, em Curitiba, recorda que eram tempos de radicalização, de ódios exacerbados e de violência por todos os lados. Após tortura e ameaças de fuzilamento, depois de 16 meses de prisão incomunicável foi libertado por decisão do Tribunal Superior Militar (STM). 

O livro apresenta trechos engraçados, comoventes, resgate histórico e um grande exemplo de superação e luta. O selo é do Instituto Memória – organização dedicada ao resgate da identidade paranaense e nacional.


Durante a II TERTÚLIA LITERÁRIA INSTITUTO MEMÓRIA será lançada a 2ª edição – luxo – com capa dura. O evento acontece dia 21/05/2013  no Palacete Dos Leões. Vale a pena conferir!

Rússia captura espião norte-americano e revive tempos da Guerra Fria


O governo da Rússia relata, nesta terça-feira, que flagrou um funcionário da CIA tentando recrutar um agente russo de inteligência para que colaborasse com os EUA, num incidente que evoca a Guerra Fria e que ameaça perturbar um esforço de reaproximação entre os dois países.
O anúncio ocorre dias depois de uma visita do secretário norte-americano de Estado, John Kerry, à Rússia, ocasião em que os dois governos anunciaram a intenção de realizar uma conferência de paz com a Síria.
O Serviço Federal de Segurança disse que Ryan Fogle, terceiro secretário da embaixada dos EUA em Moscou, foi detido durante a madrugada com um “equipamento técnico especial”, um disfarce, uma grande quantia em dinheiro e instruções para recrutar seu alvo.
A FSB, agência russa de inteligência, disse que Fogle trabalhava para a CIA, e que foi entregue a funcionários da embaixada algum tempo depois de ser detido. O embaixador norte-americano Michael McFaul foi convocado pela chancelaria russa para prestar explicações.
Ainda pela manhã, no horário de Moscou, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia convocou o embaixador dos Estados Unidos, Michael McFaul, após a detenção do funcionário da embaixada dos EUA. Uma porta-voz do ministro disse que McFaul, um ex-assessor do presidente Barack Obama, foi chamado ao ministério, sem dar mais detalhes.
Relações complicadas
Também no Parlamento russo (Duma), as relações com os EUA estão cada vez mais desgastadas. O deputado da Duma Estatal Mikhail Degtyarev propôs proibir a posse e o uso de dólares dos EUA na Rússia. Ele preparou um projeto de lei para o efeito. Degtyarev explicou a necessidade de proibir dólares norte-americanos por se preocupar com as poupanças dos russos.
– Se não o fizermos agora, nos próximos 5 anos o Estado terá que ajudar os proprietários russos de dólares como vítimas de uma pirâmide financeira – disse o deputado parlamentar. A lei estipula separadamente que ela não afetará qualquer outra moeda além de dólares dos EUA.
Em recente artigo publicado no Brasil, o jornalista Ignacio Ramonet relata algumas previsões para os próximos anos contidas num documento sigiloso da CIA entregue ao presidente Barack Obama, no início do segundo mandato:
1) ainda que os EUA continuem a ser uma das principais potências planetárias, perderão a sua hegemonia econômica para a China. Simultaneamente tornar-se-á impossível exercer sua ‘hegemonia militar de forma unilateral como ocorreu desde o fim da Guerra Fria;
2) caminha-se para um mundo multipolar no qual novos atores, como os Brics, tendem a constituir sólidos polos continentais;
3) a parte dos países ocidentais na economia mundial vai passar dos atuais 56%, para cerca de 25% em 2030;
4) crise na Europa durará pelo menos um decênio, isto é até 2023; não é seguro que a União Europeia consiga manter a sua coesão;
5) algumas das maiores coletividades do mundo já não serão países, mas comunidades congregadas e vinculadas entre si pela Internet e pelas redes sociais. Por exemplo, a ‘Facebooklândia’, terá mais de um bilhão de usuários; na ‘Twitterlândia’, mais de 800 milhões;
6) o controle de toda essa massa de dados por um restrito grupo de empresas privadas poderia condicionar o comportamento em grande escala da população mundial e inclusive de entidades governamentais
Questão síria
Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu chegou a Moscou, nesta terça-feira, para conversações sobre a crise na Síria. Segundo as autoridades israelenses. Netanyahu tem agendas confirmadas com o presidente russo, Vladimir Putin, no ressort de Sochi, no mar Negro, e volta para Israel à noite, disseram as autoridades.
Israel expressa preocupação com os planos da Rússia de vender ao presidente sírio, Bashar al-Assad, um sistema de defesa aérea avançado que poderia complicar qualquer intervenção estrangeira no país, onde há mais de dois anos um embate entre opositores e forças do governo deixou dezenas de milhares de mortos.
A Rússia declarou na sexta-feira que não tem planos para vender um sistema de defesa aérea avançado para o governo de Assad, mas deixou aberta a possibilidade de entrega dos sistemas S-300 de mísseis antiaéreos sob um contrato existente.
A República Islâmica do Irã apoia a recente proposta da Rússia e dos EUA para a realização de uma conferência internacional sobre a crise na Síria, de acordo com o chanceler iraniano Ali Akbar Salehi, em entrevista à revista alemã Spiegel, publicada nesta segunda-feira (13). O ministro retomou a relevância do Comunicado de Genebra, documento aprovado em 2012 pelo Conselho de Segurança da ONU que segue a mesma linha da proposta.
Na última terça-feira, o secretário de Estado dos EUA John Kerry e seu homólogo Serguei Lavrov destacaram, em um encontro em Moscou, a necessidade de encontrar uma solução pacífica à crise em que a Síria está imersa. Durante o encontro, as duas partes concordaram em celebrar, no final de maio, uma conferência sobre a Síria, baseada no desenvolvimento do Comunicado de Genebra.
O documento foi elaborado no encontro dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e de alguns países vizinhos com a Síria, que decorreu em 30 de junho em Genebra.
O comunicado propõe, em particular, a formação de um governo sírio provisório, com a participação de todas as partes envolvidas no conflito e a introdução de emendas na Constituição, através do diálogo nacional, como já proposto diversas vezes pelo governo de Assad.
O chefe da diplomacia persa disse que o Irã ainda não recebeu um convite para a conferência proposta na semana passada. Ainda assim, Salehi disse que quando as autoridades iranianas forem comunicadas, certamente assistirão à reunião.
Nesta mesma linha, Salehi ressaltou que o Irã é um dos países mais importantes na região e poderia facilitar o desenvolvimento das negociações entre o governo sírio e os opositores.
Não obstante, para a República Islâmica, afirma o ministro, “é essencial que não se planteie a pré-condição dos insurgentes sírios, de que o governo legítimo do presidente Bashar al-Assad se demita”.
Salehi disse também que a única solução para colocar fim ao conflito na Síria é um diálogo nacional pacífico, proposta que o governo de Assad vem fazendo reiteradas vezes e cujos esforços já iniciou, com o grupo de oposição que participa do governo.
Em alusão às relações bilaterais entre o Irã e o Egito, Salehi explicou que Teerã colabora diretamente com o Cairo no assunto sírio, pois ambos os países concordam em três princípios: a ingerência estrangeira na crise interna do país árabe é uma profunda linha vermelha; é importante garantir a independência e união dos territórios sírios; é necessária a formação de um governo de transição que inclua o atual governo e os grupos opositores.
Finalmente, Salehi condena o uso de armas químicas por parte dos grupos armados que qualifica de terroristas na Síria, e confirma que a República Islâmica reprova qualquer ato violento contra o povo e o governo sírios. (CB)

Ministro Padilha, na situação em que nos encontramos para nós pouco importa de onde venham os médicos sanitaristas competentes, desde que venham


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recuando em relação aos médicos cubanos, o que é uma pena, já que são bons sanitaristas, disse ontem que: "A importação de médicos estrangeiros não pode ser um tabu. A prioridade do governo será atrair profissionais de Espanha e Portugal para suprir a defasagem existente no interior do país e na periferia de grandes cidades".

A declaração do ministro, verdadeiro cala boca nos que demonizaram os médicos cubanos, só para mascararem os seus verdadeiros discursos, que além da intenção de desgastar politicamente a Ilha é principalmente o da reserva de mercado, foi dada depois da polêmica com as corporativas organizações médicas. Elas protestaram contra um possível acordo entre os governos do Brasil e de Cuba, encabeçado pelo Ministério das Relações Exteriores, para trazer 6.000 médicos ao país. Está nefasta visão de mundo é herança maldita do getulismo proto fascista. O problema destes "capos médicos" é a reserva de mercado, que a qualquer custo querem manter, mesmo sabendo que não podem suprir, mas o que são os interesses populares perto dos interesses corporativos da douta categoria? Para estes ambiciosos dirigentes "o povo que se foda" ...



Tão complicado quanto à falta de médicos nacionais dispostos a encararem os interiores do país é a falta de condições físicas para exercerem a profissão, e maléfica é a visão corporativista dos representantes diretivos desta classe profissional, que não fiscalizam a qualidade dos nossos cursos de formação, não denunciam as condições precárias para o exercício da profissão, não punem como deviam os maus profissionais, etc..

O ministro tem todo o nosso apoio para importar mão de obra qualificada.Tendo um bom conhecimento de atenção primária a Saúde que venham os médicos sanitaristas portugueses, cubanos, espanhóis, etc., é disso que minimamente estamos precisando.


Entre as faculdades brasileiras de Medicina que participam do Enade pelo menos 16 por três anos consecutivos tiraram conceitos entre 1 e 2. Um conceito ruim, porque o Enade vai de 1 a 5. Elas  são tão ruins que o MEC teve de intervir cancelando novas vagas.

O que não dá é para ficar assim: "Municípios do interior do país enfrentam dificuldades para atrair e fixar médicos. É o que mostra o mapa abaixo, produzido com dados do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) de 2011. Dos 287.832 médicos cadastrados nessa base apenas 13% estão em municípios de até 50 mil habitantes (que correspondem a quase 90% das cidades brasileiras e contêm 64 milhões de pessoas).

O mapa mostra a densidade de médicos a cada 1.000 habitantes. Na imensa maioria dos municípios, a quantidade de médicos disponíveis é considerada baixa (menos de 2,5 médicos/1.000 hab.) pelos critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS). A média Brasil é de 1,5.

Vale notar que os dados apresentados aqui contam o médico apenas uma vez e não refletem, por exemplo, situações de profissionais que trabalham em mais de um município."

Mapa: 
http://oglobo.globo.com/infograficos/medicos-municipios/

E estes reprovados estão proibidos de exercerem a Medicina?


"No total, 2.943 recém-formados se inscreveram no Exame do Cremesp.  Desses, 71 (2,5%) não compareceram. Dos 2.872 presentes, 119 (4,2 %) tiveram suas provas invalidadas (114 de São Paulo e 5 de outros estados) – sendo que 86 boicotaram o exame, assinalando letra “b” em todas as questões, e 33 apresentaram provas com outros padrões de respostas inconsistentes."
http://www.cremesp.org.br/?siteAcao=Imprensa&acao=sala_imprensa&id=260

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles