quarta-feira, 23 de junho de 2010

Porque o Brasil vai perder a Copa do Mundo


Por Claudio Carneiro

A seleção brasileira sacramentou a perda da Copa de 2010 durante a vitória de 3 a 1 sobre a Costa do Marfim. Parece incrível mas foi durante aqueles 90 minutos – no segundo confronto somente – que ficaram evidentes o despreparo para enfrentar situações adversas, a incompetência para gerir crises, a incapacidade para liderar subordinados, além do destempero e a incompetência para administrar as coisas do esporte. Difícil acreditar que uma confederação – cinco vezes campeã do mundo – tenha escolhido tão mal uma comissão técnica. A começar pelo treinador que, logo no início da competição, se comportou como um torcedor alucinado – praticamente um “hooligan” – pronto para agredir e ofender quem quer que fosse e, ao mesmo tempo, incapaz de determinar os rumos do jogo contra um adversário – convenhamos – sem qualquer tradição e já derrotado.

Agitando-se à beira do campo como um touro de rodeio, aquele que deveria liderar e mover suas peças de acordo com as necessidades que o confronto exigisse deixou transparecer que não faz nem uma coisa nem outra – nem lidera nem move peças – uma vez que foi impedido pelo supervisor da CBF de substituir um nervosíssimo Kaká no instante em que o jogador era punido com um cartão amarelo. A expulsão do atleta viria cinco minutos depois. Nesse instante cabem as perguntas: se o treinador vive dizendo que manda na seleção como acatou a ordem de Américo Faria? Quem manda no time afinal?

Uma vez que o Comitê Disciplinar da Fifa não encontrou provas para abrir um processo contra o técnico brasileiro, é certo que a CBF as tem. E deveria seguir o que os franceses fizeram – embora a situação entre eles lá seja até mais grave. Mas é preciso tomar medidas disciplinares contra alguém que ofende indiscriminadamente juízes, jogadores e jornalistas – neste último caso durante uma entrevista coletiva oficial, diante de câmeras e microfones do mundo inteiro. Para quem não sabe, o jornalista ofendido foi, no passado, comissário de bordo de avião de degredados e deportados – gente da pior espécie que viajava algemada. Não raro – como certa vez me contou – Alex Escobar ouvia ofensas e ameaças nos mais variados idiomas. Era fuzilado por olhares e caras feias. Presenciou diversos acessos de fúria de apátridas e terroristas. Ser chamado em português apenas de “cagão” – e outras bobagens – não o assustou mas, certamente, o surpreendeu.

É mesmo de causar espécie constatar que alguém tão autocentrado – e que enxergue a todos como inimigos – ocupe um cargo que requeira um mínimo de simpatia, inteligência emocional, equilíbrio, malandragem e jogo de cintura – também no trato com a imprensa. Impossível assistir a isso tudo sem citar o efeito positivo que Maradona causa nos argentinos em geral e em seus jogadores em particular. Suas entrevistas são carregadas de ironias e factoides inteligentes, de um patriotismo saudável – mesmo que sobrem alfinetadas para nós brasileiros de vez em quando – sempre com o objetivo de promover o espetáculo. Carlos Alberto Parreira, por sua vez, tão educado quanto matreiro, transformou o interesse sul-africano pela bola numa grande paixão. Lidera uma seleção capaz de vencer a seleção francesa, por exemplo.

Está claro que não se pode ganhar todas as edições de Copas do Mundo – nós brasileiros não entendemos isso muito bem – mas a beleza do futebol é um pouco mais que o grito de gol, o toque bonito, o drible desconcertante ou a jogada de efeito. Está na elegância de respeitar os adversários, na festa apresentada no estádio ou nas ruas, no intercâmbio entre as culturas e – no caso dos treinadores – no trato educado com os jornalistas – que estudaram para fazer perguntas desconcertantes e buscar o contraditório.

Quanto ao nosso treinador, parece alguém transtornado por uma mania de perseguição – que acabou se tornando real por sua postura, sempre agressiva e arredia. Se ganhar a Copa fará disparos em todas as direções como o dono da verdade única e absoluta: o único campeão – a despeito da imprensa e dos brasileiros que adoram Ronaldinho e Neymar. Nota zero em maturidade emocional e educação. Quando esse moço aparecer de novo na TV vou tirar minha filha da sala.

Para Virgílio, avanço de Dilma é "oscilação natural"

AE

Ao comentar o resultado da pesquisa CNI/Ibope mostrando a candidata do PT, Dilma Rousseff, cinco pontos porcentuais à frente do tucano José Serra, o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), considerou a ultrapassagem uma "oscilação natural" dos números. "Nessa fase, as pesquisas não me deixam seguro, como quando Serra estava na frente, nem me deixam inseguro, agora que a vantagem sorri para a adversária", afirmou. O levantamento mostrou a petista com 40% das intenções de voto: pela primeira vez, ela ultrapassou Serra, que aparece com 35%.

Virgílio lembrou que esses números não são definitivos e, ainda assim, não favorecem Dilma, em sua opinião. Ele observou que, apesar de toda a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, as intenções de voto em Dilma não chegam a 60% do índice de ótimo e bom de aprovação do governo. Por fim, ele afirmou que a campanha vai começar, de verdade, com o horário eleitoral no rádio e na televisão (em agosto) e os debates. Ele também critica a estratégia de evitar os confrontos: "Uma candidata que quer governar o País, mas foge de debates, evita o diálogo, é um alerta para o eleitor".

Ex-presidente do PSDB, o senador Eduardo Azeredo (MG) atribuiu o desempenho de Dilma na pesquisa, exclusivamente, à influência de Lula. Por isso, na mesma linha de Virgílio, ele aposta no início da campanha no horário eleitoral para reverter esse quadro. "Lula é bem avaliado, mas não é candidato. No horário eleitoral, vamos mostrar que o candidato é Serra e tem muito mais preparo para governar o Brasil", apostou o tucano. Ele avaliou, ainda, que o País amadureceu e superou a fase do "discurso da esperança", de procurar um "salvador da pátria". "Não é só porque ela tem o apoio do Lula que será eleita presidente", afirmou.

Já o líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), comemorou os resultados da pesquisa. Ele observou que Dilma já superou a média de 25% a 30% das intenções de votos que os analistas, tradicionalmente, atribuem como porcentual máximo de votos no PT. Mas Jucá ressalvou que é cedo para falar em vitória: "Será uma eleição dura", advertiu. Assim como os tucanos, ele acha que a campanha só começa de verdade quando entrar no ar o horário eleitoral gratuito. "A campanha vai acontecer mesmo, na televisão, quando os programas mostrarem os números do avanço do Brasil. E quando o presidente Lula pedir votos para Dilma", afirmou Jucá.

O comando da campanha de Serra esperava que o tucano retomasse a dianteira das pesquisas após os programas do DEM, PSDB e PTB que ele protagonizou nas últimas semanas, exibidos em cadeia de rádio e TV, além das inserções de 30 segundos nos intervalos da programação.

Justiça condena 32 integrantes de quadrilha especializada em contrabando

Hélio Strassacapa

A Justiça Federal em Maringá julgou na última sexta-feira (18) 45 denunciados por prática de contrabando e descaminho, dos quais 32 foram condenados. As denúncias partiram do Ministério Público Federal e tiveram como base as provas encontradas pela Operação Hidra, da Polícia Federal, deflagrada em 2005. Na ocasião, foram cumpridos mandados de prisão, busca e apreensão em quatro estados. A quadrilha era especializada no transporte de eletrônicos, pneus, cigarros e outros produtos oriundos do Paraguai.

A Justiça não revelou as penas aplicadas, pois as sentenças variam entre os 32 condenados. Houve três extinções de punibilidade, pela morte dos réus e 10 absolvições. Durante a operação, em 2005, foram expedidos 85 mandados de prisão temporária contra os investigados, no Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

As investigações foram iniciadas com apoio da inteligência da Receita Federal. A quadrilha desarticulada era liderada pela família Balan, bastante influente na região de Eldorado(MS). Internamente, o grupo era conhecido como “A Firma”.

Segundo a Receita Federal, a organização criminosa utilizava diversas empresas fantasmas, com destaque para várias transportadoras sediadas em Maringá e Umuarama, e costumava transportar os produtos em caminhões com fundo falso. As mercadorias eram destinadas para diversos estados do país, especialmente para São Paulo.

Foram apreendidos vários caminhões pertencentes às transportadoras e a diversas pessoas físicas utilizadas como “laranjas”. Alguns dos caminhões utilizados pela quadrilha trafegavam com placas clonadas.

O matreiro Pessuti é “o nosso Jânio que deu certo”!


Renunciou sabendo que o Osmar não iria recuar abrindo mão da Gleisi como vice e assim volta para a mesma posição de candidato com o PT achando que ele “é o cara” ….

O Enio Verri afirmou:

"Estou otimista mas tem muita ainda para conversar. O Pessuti é o "Cara". 12:09 AM Jun 22nd via Twitter for iPhone"

Estive lendo a lista de exigências da parte dele perante os outros partidos e dei risada!

Nem o Osmar, que é o mais cobiçado, teve a ousadia de pedir as duas primeiras suplências ao senado e a coligação nas proporcionais!

Ele para renunciar quer mais do que o próprio Osmar para ser.

E ele pede tudo isto e nem ao menos fica vermelho, e pior, ainda posa de "o magnânimo"!

Cadê o óleo de peroba?

Pesquisa Ibope mostra Dilma à frente de Serra


Fernando Rodrigues

Depois de ampla exposição na mídia, José Serra (PSDB) não conseguiu ampliar seu percentual de intenção de votos, segundo pesquisa Ibope patrocinada pela CNI e divulgada hoje (23.jun.2010), detalhada no post abaixo.
Pior ainda, o tucano viu, pela primeira vez nesse levantamento, sua adversária direta, Dilma Rousseff (PT), ficar à sua frente.

Dilma pontuou 40% na CNI/Ibope. Serra teve 35%. Marina Silva (PV) está com 9%.

Trata-se de uma das piores notícias que o candidato tucano poderia ter nesta fase da campanha. Havia grande expectativa no PSDB de que Serra pudesse neste mês de junho manter-se empatado com Dilma – ou até ultrapassá-la por causa da propaganda em rede nacional apresentada pelos tucanos, além de dezenas de inserções de 30 segundos.

Em maio, Dilma tev e forte exposição nos programas partidários do PT. E a candidata subiu. Serra repetiu a receita, mas não deu certo.

O PT guardou estrategicamente dezenas de comerciais partidários estaduais para divulgação no mês de junho. Fez uma operação de “fogo de encontro” e conseguiu, mostra a CNI/Ibope, estancar um eventual avanço de Serra.

É claro que a campanha ainda vai longe e nada está definido. Mas é muito confortável para um candidato começar o horário eleitoral (em 17 de agosto) já estando na frente nas pesquisas de opinião. Essa é a situação de Dilma no momento.

O Zeca Dirceu está aflito com a "visita" da equipe da revista Época



Twitter do Zeca Dirceu:

"# Revista Epoca esta em Cruzeiro do Oeste, me seguem, só fazem isto por causa do meu pai, esquecem que sou filho, amo meu pai, lamentavel... about 15 hours ago via web"

Sotaque perigoso!!!


Amigo do prefeito fatura R$ 7,6 milhões

O fato aconteceu na prefeitura de Joinville

Rogério Giessel/Gazeta de Joinville
A licitação milionária para decidir quem iria abocanhar a polpuda fatia da polêmica verba publicitária disponibilizada pela prefeitura municipal de Joinville, pode estar entre as “confusas” ações da gestão petista em Joinville. O certame promovido pelo governo Carlito Merss beneficiou escancaradamente um publicitário amigo do prefeito.

Oliveiros Domingos Marques Neto é o responsável pelo estudo e planejamento da agência Sotaque Brasil Publicidade e Propaganda Ltda, de Brasília, que foi a vencedora da licitação de mais de R$ 7,6 milhões dos R$ 9,5 milhões da verba destinada à publicidade. Oliveiro foi marqueteiro de Carlito durante a campanha eleitoral de 2008, que conduziu Carlito a prefeitura.


Amigo é citado no “Plano 13”

A ligação entre o prefeito e Oliveiros pode ser medida na página 120 do plano de governo de Carlito Merss. “Em especial, agradecemos o empenho de Oliveiros Marques pelo projeto gráfico”, diz o agradecimento impresso na cartilha do “Plano 13”, que em tese, contém as promessas feitas pelo então candidato do Partido dos Trabalhadores aos habitantes da maior cidade do estado.

O setor administrativo da prefeitura foi procurada para esclarecer os critérios da licitação porém, a coordenadora da área de licitações se limitou a informações evasivas. “Esse quadro técnico quem solicita é a própria Secretaria de Comunicação (Secom). Toda e qualquer informação tem que ser solicitada a Secom. Esse é um processo licitatório da Secom, foi a Secretaria que solicitou todo o memorial descritivo”, desconversou.

Já o gerente da unidade de imprensa da prefeitura, Anildo Jorge dos Santos, repassou a determinação da secretária de comunicação Rosimeri Comandolli. “Ainda permanece a orientação de que para a Gazeta de Joinville não devemos passar informações. A gente entende que não vale a pena. Isso é uma decisão da secretária de comunicação”, finalizou.

“Ardilosa tática e critérios extremamente subjetivos”

Conforme um julgamento de recurso analisado pela própria prefeitura, A Entrelinhas Agência de Comunicação, de São Paulo, uma das participantes da licitação, acusou a comissão responsável pela escolha das agências, de utilizar astúcia ao examinar sua proposta. “acusa esta Comissão de aplicar ardilosa tática, rebaixando a nota da Recorrente, com o escopo de desqualificá-la do certame e ainda de utilizar indevidamente, critérios externos e extremamente subjetivos na análise das propostas técnicas”, diz o documento.

A comissão que analisou e declarou a Sotaque Brasil vencedora foi composta pelos comissionados Iraci Seefeldt Correia, Cleiton Bernardes, Jaime Teixeira Chaves, Fábio Marcelo da Silva, Glauciane Paiffer Gonçalves e pela única funcionária de carreira Mônica Soraia Thomassen Eyng.



A agência Sotaque e o PT

Oliveiros Marques também é o proprietário da agência OM Loducca, que atua no Ministério da Previdencia Social, e que na época tinha como ministro o petista Luiz Marinho. De 29 de março de 2007 até 4 de junho de 2008, Oliveiros Marques drenou da Previdência Social R$ 6,2 milhões. No ano passado, Oliveiros inscreveu a Sotaque Brasil e ganhou outra licitação, dessa vez na prefeitura de São Bernardo do Campo, onde agora o ex-ministro Luiz Marinho é o prefeito.

Naquele município, a empresa São Bernardo Empresa Jornalística Ltda EPP, entrou com uma representação na Promotoria de Justiça da Cidadania. “A empresa está questionando o direcionamento das publicações da Prefeitura de São Bernardo para alguns jornais e revistas, dentre as quais, a empresa Sotaque Brasil, bem como o superfaturamento no preço dessas publicações”, informou a assessoria da Ministério Público de São Paulo. O inquérito está em curso naquele Ministério.

No twitter Osmar desmente que a coligação com o PT e o PMDB seja fato consumado


# A informação é falsa. Não prometi prazo nenhum. O prazo legal é 30 de junho. about 2 hours ago via web in reply to H_Seldon

# Aí q vc se engana. Estamos tentando montar uma aliança q agregue toda a sociedade paranaense e atenda aos interesses de todos. about 2 hours ago via web in reply to dougsantucci

# O prazo é dia 30 de junho. Quase lá. about 2 hours ago via web in reply to cristinakunzler

# Estou pronto para a disputa. Só falta acertar a aliança. about 2 hours ago via web in reply to jacirqueiros

# Jamais nos renderíamos. about 2 hours ago via web in reply to arykara

Refletindo sobre a matéria da Débora sobre a coligação publicada no JORNALE


Quanto à matéria da Debora Iankilevich que foi publicado pelo JORNALE tenho as minhas dúvidas, já que uma grande parte do PDT não concordaria com a candidatura do Osmar ao governo sem que a vice fosse a Gleisi, pois assim o PT seria obrigado a vestir a camisa da campanha ao governo e agregar os votos já capitalizados pela petista em sua rica jornada enquanto candidata ao senado.

Segundo os pedetistas nas pesquisas o Osmar detém mais de 60% de popularidade e caso venha a ser candidato a reeleição ao senado estaria eleito. A sua possibilidade de votos representa uma votação igual à de um candidato ao governo, pois ela estaria acima dos quatro milhões de votos, assim portanto os candidatos a deputados na chapa pura sem candidato ao governo não correriam nenhum risco e com certeza a bancada seria ampliada.

Dentro desta perspectiva de coligação imposta com o Osmar na cabeça da chapa os candidatos a deputado pelo PDT só teriam a perder, pois o PMDB exige que todos os proporcionais saiam em um mesmo "chapão", o que só acaba beneficiando os 17 deputados do PMDB, que sem a consolidação do mesmo terão em muito a sua bancada reduzida.

Os petistas e os peemedebistas sabem que com o Osmar candidato ao senado não tem para mais ninguém e daí pressionam para que este abra mão e como candidato ao governo deixe livre o caminho para os seus candidatos a senadores se elejam. Isto é somente o que a eles interessa, pois a preocupação com a vitória do Osmar ao governo por parte destes é nenhuma!


O que foi publicado pelo JORNALE:

"A decisão final de Osmar Dias aconteceu à noite, depois que o presidente nacional do PDT, o ministro do Trabalho Carlos Lupi, reiterou a posição da direção nacional do partido, contrária a uma eventual coligação do PDT paranaense com o PSDB. Pela proposta dos tucanos, Osmar seria o candidato a uma das vagas ao Senado e o partido indicaria o candidato a vice-governador na chapa de Beto Richa.

Com o veto do partido a uma eventual coligação com os tucanos, a outra opção de Osmar seria disputar a reeleição ao Senado, numa candidatura avulsa, sem apoio de petistas ou peemedebistas, já que a legislação não permite que uma coligação lance 3 candidatos ao Senado.

Como essa opção prejudicaria os candidatos a deputados do PDT e desagradou a maioria das lideranças do partido, Osmar optou por abrir mão de Gleisi na vice e aceitou a proposta das lideranças partidárias para ter um peemedebista como vice-governador- o nome deverá ser definido até as convenções do fim de semana."

http://jornale.com.br/portal/politica/141-04-politica/5113-osmar-dias-anuncia-candidatura-ao-governo-nesta-quarta.html

Será que a fórceps a montanha pariu a candidatura do Osmar?


Caso venha a ser realidade o “fato” de que o senador Osmar Dias irá anunciar formalmente nesta quarta-feira que é candidato ao governo do Paraná em uma coligação com o PT e o PMDB, o que o levou a mudar radicalmente de posição?

Depois de quase um ano e meio de idas e vindas, onde o Osmar (PDT) colocava a sua posição "irreversível" em relação à coligação com o PT, sendo que no topo da lista das reivindicações estava a Gleisi como candidata a vice-governadora e a coligação com todos os partidos aliados ao PT na campanha nacional da Dilma a presidenta, quem é que recuou o Osmar ou o PT?

As direções dos outros partidos envolvidos (PT e PMDB) dizem que foi o Osmar que “em um gesto de grandeza abriu mão das reivindicações”, mas sabemos que sendo altamente pressionado ele foi obrigado a voltar atrás em seu discurso "irreversível".

O que foi publicado pelo JORNALE:

"A decisão final de Osmar Dias aconteceu à noite, depois que o presidente nacional do PDT, o ministro do Trabalho Carlos Lupi, reiterou a posição da direção nacional do partido, contrária a uma eventual coligação do PDT paranaense com o PSDB. Pela proposta dos tucanos, Osmar seria o candidato a uma das vagas ao Senado e o partido indicaria o candidato a vice-governador na chapa de Beto Richa.

Com o veto do partido a uma eventual coligação com os tucanos, a outra opção de Osmar seria disputar a reeleição ao Senado, numa candidatura avulsa, sem apoio de petistas ou peemedebistas, já que a legislação não permite que uma coligação lance 3 candidatos ao Senado.

Como essa opção prejudicaria os candidatos a deputados do PDT e desagradou a maioria das lideranças do partido, Osmar optou por abrir mão de Gleisi na vice e aceitou a proposta das lideranças partidárias para ter um peemedebista como vice-governador- o nome deverá ser definido até as convenções do fim de semana."

Também segundo os twitter dos deputados federais Rodrigo Rocha Loures e André Vargas é confirmado que foi fechado o acordo para a composição da coligação:

Rodrigo Rocha Loures

"Boas notícias !!! Construimos uma grande aliança. Time escalado ! Agora vamos ao campeonato. Com vuvuzelas e tudo !!! about 5 hours ago via Twitterrific in reply to FABIOAGUAYO"


André Vargas

"# Amanha cedo haverá anuncio da alianca que elegera OSMAR GOVERNADOR e os 2 SENADORES(GLEISI E REQUIAO) Pessuti e Gleisi voltam a Brasilia about 8 hours ago via web"


Um outro ponto importante nesta questão da coligação pró Dilma é em relação ao Pessuti, que a menos de uma semana dizia que a sua candidatura era irreversível, mas no dia seguinte jogou a toalha em "prol da unidade":

Pessuti

"# Renúncia nunca fez parte do meu vocabulário. Não desisti e nem desistirei de concorrer ao governo do estado http://bit.ly/bj6Jdk 9:38 PM Jun 17th via TweetDeck"

Será que o Pessuti ao trair o próprio discurso e renunciar acreditou que seria "um Jânio que deu certo" caso o Osmar não voltasse atrás na questão da Gleisi como vice e a tentativa de coligação fosse para o brejo?

Como é que o Osmar, representante da bancada ruralista, e o PT, ligado ao MST, irão justificar para os seus eleitores tal aliança?

Tudo o que o Requião disse sobre o Paulo Bernardo/Gleisi, o Pessuti e o Osmar, como o que foi dito por estes sobre ele, perdeu a validade?

Depois de tantas contradições e ataques pessoais, o que gerou até processos, caso sejam verdadeiros os discursos que apontam a consolidação do acordo para a efetivação da coligação como é que se dará a "caminhada conjunta" do Osmar, Requião, Paulo Bernardo/Gleisi, Pessuti, etc.? O "fogo amigo” acabou ou eles irão transformar os palanques da Dilma em ringues?

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles