sĂ¡bado, 31 de março de 2012

Instituto Herzog apoia OEA e cobra nomes da ComissĂ£o da Verdade


O Instituto Vladimir Herzog manifestou apoio Ă  decisĂ£o da ComissĂ£o Interamericana de Direitos Humanos da OrganizaĂ§Ă£o dos Estados Americanos (OEA) de investigar a morte do jornalista Vladimir Herzog, ocorrida no DOI-Codi de SĂ£o Paulo em 1975. A notificaĂ§Ă£o da decisĂ£o foi recebida pela delegaĂ§Ă£o brasileira na OEA, em Washington, e a denĂºncia foi entregue na terça-feira.

Veja também:

OEA investiga Brasil por caso Herzog

Inquérito sobre Herzog durou apenas 5 meses


Foto de Herzog foi projetada na fachada do Clube Militar, no Rio, em protesto nesta 5ª - Moana Mayall/DivulgaĂ§Ă£o - 30/03/2012
Moana Mayall/DivulgaĂ§Ă£o - 30/03/2012
Foto de Herzog foi projetada na fachada do Clube Militar, no Rio, em protesto nesta 5ª
"A decisĂ£o de investigar o assassinato de Vladimir Herzog merece o apoio de todos aqueles que propugnam a democracia, a liberdade de expressĂ£o e os direitos humanos”, diz o texto publicado nesta sexta-feira no blog do instituto.

O texto lembra que outros paĂ­ses que sofreram ditaduras jĂ¡ foram objeto de processos semelhantes da comissĂ£o - o prĂ³prio Brasil foi condenado pela Corte pelo desaparecimento de militantes na Guerrilha do Araguaia.

“O caso emblemĂ¡tico do assassinato de Vladimir Herzog, por agentes da ditadura, jĂ¡ foi reconhecido pela Justiça, pela UniĂ£o e no Ă¢mbito da ComissĂ£o Especial sobre Mortos e Desaparecidos PolĂ­ticos da Secretaria Nacional de Direitos Humanos. No entanto, ainda nĂ£o foi investigado para determinar quais foram esses agentes, quais seus nomes, quais seus cargos”, diz o texto.

“É pela ausĂªncia desses esclarecimentos que a decisĂ£o da CIDH se reveste de importĂ¢ncia ainda maior, na medida em que traz renovado impulso Ă  necessidade de imediata nomeaĂ§Ă£o dos integrantes da ComissĂ£o da Verdade e inĂ­cio de sua atuaĂ§Ă£o.”

A Secretaria de Direitos Humanos, responsĂ¡vel por coordenar a resposta brasileira no caso, recebeu a notificaĂ§Ă£o da OEA na quinta-feira e a enviou para apreciaĂ§Ă£o da Advocacia-Geral da UniĂ£o. (AE)


 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles