sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Litoral do Paraná: Em um dia, águas-vivas queimam 185 banhistas


O Corpo de Bombeiros do Paraná registrou apenas na última segunda-feira 185 casos de queimaduras por águas-vivas no litoral do Estado. Desde dezembro do ano passado, já foram registrados 396 casos. Os locais de maior incidência foram os balneários de Ipanema, Praia de Leste, Santa Terezinha e Shangri-lá.

Segundo os Bombeiros, na maioria dos casos a vítima apresenta sintomas leves, como vermelhidão, inchaço e ardência no local de contato.

Dicas para não deixar a água-viva estragar seu verão

As queimaduras são agressões aos tecidos causadas por agentes físicos ou químicos que provocam grande alteração na temperatura. No caso das águas vivas o que realmente ocorre é um envenenamento pela liberação na pele de substâncias químicas.

Logo após o contato com o animal, lavar o local com água do mar gelada e depois aplicar compressas de vinagre. “O frio (água do mar gelada ou bolsa de gelo) estabiliza os cistos e diminui a chance de liberarem a toxina. Já o ácido acético, presente no vinagre, a neutraliza. A água doce e a fricção estimulam a liberação da toxina”.

No caso das caravelas (uma espécie de colônia de cnidários, de veneno mais forte que a maioria das águas-vivas) é preciso usar luvas e uma pinça para remover as espículas que elas introduzem, já que o contato com a área afetada pode provocar queimaduras.

Os cnidários encontrados no litoral brasileiro, em geral produzem apenas efeitos locais, raramente podem provocar manifestações sistêmicas decorrentes da fração neurotóxica do veneno; febre, cefaléia, náusea, vômito, espasmo muscular e distúrbio da atividade elétrica cardíaca, provocando arritmias — esclarece o professor. Caso essas complicações se apresentem ou a dor seja muito intensa, é necessário consultar um médico, como sempre é recomendável.

Grande parte das medidas usadas comumente (urinar na ferida, passar álcool ou gelo) não funcionam e podem até piorar a queimadura. Se a dor persistir, é aconselhável usar analgésicos e continuar a aplicar as compressas com vinagre.

Nos postos de guarda-vidas, os banhistas encontrarão tubos com vinagre, que ao ser aplicado interrompe o processo de queimadura e promove alívio. Em casos de febre, vômito, inchaço no local e dificuldades respiratórias, deve-se procurar um hospital imediatamente.

Cadastramento do passe escolar em Curitiba começa na segunda-feira


A Urbs inicia, nesta segunda-feira (31), o atendimento para a concessão do passe escolar em Curitiba. O benefício garante desconto de 50% na tarifa do ônibus à estudantes. O prazo vai até o dia 1º de abril.

O cadastramento pode ser feito na própria Urbs (localizada ao lado da Rodoviária de Curitiba), mas também nas Ruas da Cidadania Boa Vista, Carmo, Bairro Novo, Pinheirinho, Santa Felicidade e Fazendinha; e na Administração Regional do Cajuru.

Para ter direito ao benefício, o aluno deve estar matriculado em escola de ensino regular de primeiro, segundo ou terceiro grau, morar a mais de dez quadras da unidade de ensino e ter renda familiar dentro dos níveis previstos em lei. Para quem tem um filho na escola, a renda é de até três salários mínimos; para dois filhos, renda de até quatro salários mínimos; e para três filhos ou mais, renda familiar de até cinco salários mínimos.

A Via Crúcis do Pessuti



O Pessuti, que já sonhou ser ministro, o que o tornou vítima de escárnio em Brasília, onde ninguém levou a sério está pretensão, agora tenta uma vaga no segundo escalão, tarefa não menos árdua, pois ainda continuam não levando a sério as suas pretensões.

Afoito logo após a recusa em relação aos ministérios tentou insinuar que tinha direito a pleitear Itaipu, o que não passou de mais uma atitude fracassada, pois o Samek continua no posto por ser indicação do Lula.

Menos otimista com seu futuro abaixou a bola e começo a cobiçar a Conab ou a vice-presidência de Agronegócios do Banco do Brasil. O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, confirmou hoje que a Conab já tem dono, pois é o PTB ficará com a presidência da Companhia e para o Banco do Brasil quem é a bola da vez é o Osmar.

Pobre Pessuti!

Justiça acolhe denúncia contra Waldomiro Diniz

AE

A Justiça Federal acolheu uma denúncia contra o ex-subchefe de Assuntos Parlamentares da Casa Civil Waldomiro Diniz e outras pessoas acusadas de envolvimento em irregularidades durante a renovação de um contrato entre a Caixa Econômica Federal (CEF) e a empresa multinacional de processamento de loterias Gtech. A divulgação do fato, ocorrida em 2003, foi o primeiro escândalo do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), os acusados de envolvimento no esquema serão processados pelos crimes de concussão (extorsão praticada por funcionário público), corrupção ativa e passiva e estelionato. O MPF deverá recorrer contra a decisão da Justiça de rejeitar a denúncia contra o ex-diretor da Caixa Paulo Roberto Paixão Bretas.

Segundo o MPF, além de Waldomiro, são réus na ação o advogado Rogério Buratti, o empresário do ramo de jogos Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, funcionários da GTech Brasil na época dos fatos e o ex-presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Social (IBDS) Fábio Rolim.

O Ministério Público sustentou que a GTech buscou, "com a utilização de diversos influenciadores, se aproximar de altas autoridades e de agentes públicos importantes para análise de sua pretensão" para conseguir renovar seu contrato com a CEF, que representava quase 100% do faturamento da multinacional no Brasil.

Segundo a denúncia, o ex-assessor da Casa Civil "tinha por hábito cobrar propina e assim buscava nova fonte de recursos". Waldomiro foi exonerado em fevereiro de 2004 após a divulgação de uma fita na qual ele aparecia pedindo propina a Carlinhos Cachoeira. As negociações de emendas parlamentares passaram para o Ministério das Relações Institucionais.

Um ano depois, surgiu um novo escândalo no governo Lula. O presidente do PTB, Roberto Jefferson, revelou o esquema do mensalão e atribuiu ao então ministro da Casa Civil, José Dirceu o papel de comandante. Jefferson e Dirceu foram cassados. O então procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, abriu uma investigação sobre o caso e denunciou no Supremo Tribunal Federal (STF) 40 pessoas suspeitas de envolvimento no esquema. Até agora o STF não julgou o processo. Procurado hoje pela reportagem, após divulgação da nota pelo MPF, Waldomiro não foi localizado.

Disputa por Furnas tem troca de insulto entre ex-aliados

AE

A briga pelo comando de Furnas Centrais Elétricas, que começou com denúncias e respostas desaforadas, chegou à troca de insultos. O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e o ex-governador Anthony Garotinho (PR-RJ) acusaram-se mutuamente hoje, no microblog Twitter. Os antigos aliados se encontraram na véspera, durante jantar de apoio ao candidato do PT à presidência da Câmara, Marco Maia (RS), e não se cumprimentaram.

Garotinho pôs em dúvida a origem do dinheiro de Eduardo Cunha que, por sua vez, chamou o ex-governador, eleito deputado, de "quadrilheiro". Ambos fizeram ameaças veladas de tornarem públicas informações comprometedoras. "Quem quiser comparar nós dois é só observar o padrão de vida de Eduardo Cunha e o meu. Nos fins de semana vou para Campos, minha cidade. Ele vai para Nova York, onde se hospeda em hotéis de luxo. Eduardo tem polpudas aplicações no mercado financeiro, onde se tornou um grande investidor e mora numa mansão, num dos bairros mais caros do Rio. Eu moro num apartamento alugado, no Flamengo", disse Garotinho, em seu blog e no Twitter.

"Garotinho é caso de polícia e não de política", devolveu Cunha. "Vou preparar uma nota acerca do quadrilheiro Garotinho para encerrar minha parte da polêmica e não vou dar escada para ele ressuscitar", continuou. Inicialmente, a briga de Eduardo Cunha não era com Garotinho, mas com o que o peemedebista chamou de "setores do PT", referindo-se ao deputado licenciado Jorge Bittar (PT-RJ), secretário municipal de Habitação do Rio.

Na semana passada, Bittar encaminhou ao ministro de Relações Institucionais, o petista Luiz Sérgio, um documento em que funcionários de carreira de Furnas denunciam o aparelhamento da estatal e uma série de desvios administrativos, segundo eles patrocinados por Eduardo Cunha. O deputado do PMDB reagiu com ataques à "incompetência" dos diretores de Furnas ligados ao PT. Ao longo da semana, Garotinho fez comentários sobre a disputa em Furnas e Cunha disse que gostaria de relatar reuniões que já teve com o ex-governador. Começou, então, o bate-boca entre os antigos companheiros.

Jovem de 16 anos denuncia pai por estupro e cárcere privado

GP

Uma jovem de 16 anos denunciou o próprio pai por cárcere privado e estupro nesta quinta-feira (27) em Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba. A denúncia foi feita depois que ela conseguiu escapar de dentro do caminhão do pai, onde estava presa há mais de 20 dias.

A menina contou aos policiais da delegacia de Campina Grande do Sul que o pai, o caminhoneiro João Luís Krause Pereira, de 63 anos, a manteve em cárcere, dentro do caminhão, desde que eles deixaram a cidade de Gravataí (RS), há 27 dias. Ela ainda declarou que foi violentada sexualmente pelo pai por pelo menos quatro vezes durante este período.

Nesta quinta-feira, enquanto o caminhão estava em uma oficina para conserto, ela conseguiu fugir. A jovem pediu a ajuda a um rapaz que a encaminhou até a delegacia de Campina Grande do Sul.

A jovem ainda contou aos policiais que o pai já teria tentado abusar de outra irmã dela anteriormente, informação que não foi confirmada por familiares. Pereira foi autuado em flagrante e deve permanecer detido até que os resultados de exames do Instituto Médico Legal (IML) revelem se houve ou não abuso sexual. A garota deve retornar para Gravataí.

Procuradoria defende cancelamento de pensão de Dias



A Procuradoria-Geral do Paraná encaminhou parecer à Secretaria de Estado da Administração e Previdência orientando que a aposentadoria vitalícia do ex-governador e senador Alvaro Dias (PSDB) seja cancelada. Ela foi concedida em outubro do ano passado, e o ex-governador recebeu por dois meses o valor bruto de cerca de R$ 24 mil. Em entrevista, Alvaro Dias disse que os valores foram doados a uma entidade de assistência social.

A argumentação da Procuradoria é que o pedido foi feito fora do prazo legal de cinco anos do término do cargo. O órgão também deu parecer contrário ao pedido de retroatividade, considerando violação à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que veda concessão de benefícios financeiros se não houver recursos orçamentários previstos e não permite que atos dessa natureza sejam efetivados 180 dias antes do término de um mandato.

Praias do Paraná têm cinco pontos impróprios para banho


GP

As praias do Paraná têm cinco pontos impróprios para banho, dos 44 avaliados pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). O sétimo Boletim de Balneabilidade da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) foi divulgado nesta sexta-feira (28). Houve redução de pontos reprovados em comparação com a análise da semana anterior, quando sete pontos não eram recomendados para banho.

Os pontos reprovados, dois estão em Matinhos, dois em Guaratuba e um na Ilha do Mel. Além dos cinco pontos impróprios, 24 estão próprios para banho e 15 receberam placa amarela.
Em Matinhos, o veranista não deve entrar no mar em um ponto do Balneário Flamingo, nas proximidades da Avenida Curitiba (rotatória), e em outro da Praia Central, no Mercado dos Pescados.

Com relação a Guaratuba, os locais impróprios para banho estão na Praia Central. Um deles na Avenida 29 de Abril (próximo ao posto dos guarda-vidas) e outro fica 100 metros à esquerda da Rua Ponta Grossa.

O quinto local reprovado fica na Ilha do Mel, na Praia de Encantadas, 250 metros à direita do trapiche.

Dois pontos de Guaratuba estavam impróprios para banho na semana passada e nesta análise receberam placa amarela. Um deles localiza-se na Prainha, 80 metros à esquerda do córrego, e outro na Barra do Saí, nas proximidades da Rua Guairacá.

As localidades com bandeira amarela estão liberadas para banho. Há restrições somente se tiver chovido forte 24 horas antes. Nesse caso, o veranista não deve se banhar nesses pontos.

O ponto é reprovado quando o resultado da análise for superior a duas mil bactérias Escherichia coli (E. coli) por 100 mililitros, ou quando duas ou mais amostras apresentam índices superiores a 800 E. coli por 100 mililitros.

Rios

O número de pontos impróprios para banho nos rios aumentou nesta semana. Dois dos cinco pontos avaliados pelo IAP não são recomendados para banho.

De acordo com o sétimo Boletim de Balneabilidade, o ponto do Rio Nhundiaquara, em Morretes, nas proximidades do Largo Lamenha Lins, foi reprovado e na análise anterior havia recebido bandeira amarela.

A localidade da Ponta da Pita, em Antonina, também segue como imprópria para banho.

Outros dois pontos estão próprios para banho e um recebeu bandeira amarela.

Polícia Federal descobre fraude em mais três provas da OAB


G1

A Polícia Federal divulgou nesta sexta-feira (28) que identificou irregularidades em mais três provas do Exame da Ordem Nacional dos Advogados (OAB) de 2009. São provas da primeira fase dos três exames realizados naquele ano. Em um deles, a segunda fase também foi alvo de fraude e acabou anulada em março de 2010, após serem encontrados os primeiros indiícios. As descobertas são desdobramentos da Operação Tormenta, lançada em junho do ano passado, que investiga concursos públicos, além do Exame da Ordem.

A PF ainda não sabe quantos candidatos teriam sido beneficiados pela fraude na primeira fase dos exames da OAB de 2009, nem em que estados eles prestaram as provas. "Não há dúvida de que houve fraude, mas, para identificar os beneficiários, precisamos dos dados de todos os candidatos, dos gabaritos deles também", diz o delegado Victor Hugo Rodrigues Alves, chefe da operação, ao G1.

As informações deverão ser repassadas pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cesp/UnB), organizador das provas. Para verificar em que folhas de resposta há indícios de fraude, a PF usará o mesmo software que revelou irregularidades em concursos de 2001 e de 2004 da própria polícia. Alves calcula que o processo de cruzamento de dados leve mais de um mês.

Quadrilha é a mesma acusada de fraudar a 2ª fase

O delegado explica que a fraude na primeira fase do Exame da Ordem de 2009 foi comprovada pelo material apreendido durante a operação junto aos mesmos acusados de fraudar a segunda fase do Exame. "Descobrimos que eles estavam de posse de respostas antes da realização das provas", diz o delegado. A quadrilha, formada por um casal, seu filho, um policial rodoviário federal e advogados, é acusada também de fraudar o concurso para agente da PF de 2009.

No caso da segunda fase, o grupo, segundo detalhou o Ministério Público Federal, teria participado da realização inclusive de um cursinho para candidatos, na véspera da prova, onde foram discutidos temas com base no caderno de questões desviado por um policial rodoviário federal.

Na Operação Tormenta, cerca de 100 pessoas já foram indiciadas. Além do Exame da Ordem e dos concursos da Polícia Federal, foram descobertas irregularidades em provas da Receita Federal, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

OAB não cogita anular provas

A OAB divulgou nota dizendo que não pensa em anular as provas de 2009, mas em punir os envolvidos nas irregularidades. "Todos os que tiveram êxito no Exame e receberam suas carteiras continuarão trabalhando. No entanto, aqueles bacharéis que a Polícia Federal identificar como tendo sido aprovados em decorrência de fraude terão suas carteiras cassadas", diz o presidente nacional, Ophir Cavalcanti. "Assim que a PF nos passar a relação dos envolvidos, encaminharemos os nomes às Seccionais da OAB nos estados para que suspendam preventivamente os candidatos e abram processo disciplinar visando a cassação das carteiras."

HOJE!!!! ELEIÇÃO DO SINDILEGIS





É grande a movimentação na Assembléia nesta sexta-feira (28) por causa da eleição do Sindilegis.

Pelo alto grau de unidade da categoria e pela grande representatividade da atual diretoria, que no comando do Sindicato trouxe grandes vitórias para os servidores do Legislativo, não correu bate chapas e a eleição é para referendar a unica inscrita, que é liderada por Ednilson Carlos Ferry, o Tokka, atual presidente da instituição.

Aproximadamente 1000 servidores estão regularizados par votar e os membros da chapa de unidade esperam um alto comparecimento nas urnas, a altura do nível de mobilização da categoria. As urnas serão fechadas às 17h.

Waldyr Pugliesi reage ao pedido de intervenção feito por Hudson Calef, aquele que foi cabo eleitoral do Osmar e manda chuva na Sanepar


O presidente do PMDB estadual Waldyr Pugliesi, também deputado e líder do partido, antenado com o processo político programático e por isto lendo a realidade de forma racional e nada panfleteira, sabe muito bem quem é e o que é importante para PMDB. Ponderado, ele reagiu democraticamente com calma e naturalidade em relação ao pedido de intervenção feito por Calef em sua busca por holofotes, já que hoje sente falta da super estrutura a sua disposição quando presidente da Sanepar.

Waldyr afirmou que “A bancada do PMDB na Assembleia foi autorizada pela executiva nacional para tratar sobre eleição da Mesa. É uma coisa de Parlamento. No Congresso está acontecendo a mesma coisa”.

Segundo Pugliesi "Essa questão de apoiar ou não o governo ainda vai ser discutida. Não é hora ainda. A grande maioria do partido pensa assim” e o que ele pensa é o pensamento da média dos deputados do PMDB, como do próprio partido, que não marchou unido com o Osmar. A decisão de apoiar o candidato do PDT, que foi o inimigo anterior no pleito de 2006, foi imposta de cima para baixo. Em um golpe alguns dos dirigentes, sendo que o Calef é um deles, controlaram oas destinos da convenção. Os mandatários não levaram a questão para a votação direta na grande reunião partidária. O que foi aprovado na convenção foi a transferência de poder de decisão da mesma para a direção e está ao decidir não seguiu o que era a vontade da maioria do partido.

Muitas das mais importantes lideranças do PMDB do interior estiveram com o Beto, sendo um dos mais importantes apoiadores o prefeito Fadel, como também o Beto Pugliesi, sobrinho do Waldyr.

Muitos dos candidatos a deputados pelo PMDB estiveram com o Beto durante toda a eleição e entre eles podemos destacar o Alexandre Curi e o Romanelli, sendo este o atual secretário estadual do Trabalho.

Prazo do Collor II termina dia 31, segunda feira

GP

Termina na próxima segunda-feira o prazo para quem pretende reaver na Justiça perdas decorrentes da sequência de planos econômicos para conter a hiperinflação durante as décadas de 1980 e 1990.

Têm direito a entrar com ações na Justiça os investidores que mantinham recursos na caderneta de poupança entre os meses de janeiro e fevereiro de 1991, quando foi implantado o Plano Collor II. A data limite se refere à prescrição do prazo de 20 anos do surgimento do plano e representa o último dos “esqueletos” causados pelos expurgos da poupança, já que os prazos de contestação dos planos Bresser, Verão e Collor I já prescreveram.

No caso do Collor II, o poupador pode requerer a diferença de 21,87% sobre o saldo aplicado naquele período, mais os juros acumulados nos últimos 19 anos. Passado o prazo, o direito à devolução prescreve e os ativos não resgatados são incorporados ao patrimônio dos bancos.

Para ajuizar a ação, o poupador deve reunir cópias do RG, CPF e dos extratos da caderneta dos meses de janeiro e fevereiro de 1991. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) ressalta que o consumidor que não guardou os extratos da época pode solicitá-lo diretamente ao banco que administrava a poupança na época do Plano Collor II.

Para isso, o poupador deve formalizar o pedido do documento ao banco, por escrito, estabelecendo um prazo de dez dias para a resposta, solicitando que uma via do documento seja protocolada. De acordo com o Idec, o próprio protocolo serve como documento para ajuizar a ação, caso os extratos não sejam entregues até a data limite, podendo ser anexados posteriormente ao processo.

Os extratos devem ser fornecidos obrigatoriamente pelo banco, mesmo que a conta já esteja encerrada. No caso do banco ter sido incorporado por outro, cabe ao sucessor a responsabilidade de fornecer os documentos. Vale lembrar que esse serviço pode ser tarifado e oscila entre a gratuidade e R$ 250, dependendo da instituição. O valor médio praticado pelos bancos é de R$ 7,81, segundo informações do Banco Central.

Como ingressar

Se o valor das perdas for de até 40 salários mínimos (R$ 21,6 mil), é possível ingressar em um Juizado Especial Cível, não sendo exigida a contratação de um advogado caso a perda seja de até R$ 10,8 mil. Se o banco for a Caixa Econômica Federal, a ação poderá ser proposta no Juizado Especial Federal.

Caso o valor seja superior ao limite de R$ 21,6 mil, a ação deverá ser proposta na Justiça Comum – no caso de bancos privados – ou na Justiça Federal, no caso da Caixa Econômica Federal. Nesses casos, a ação deve ser encaminhada por um advogado.

MINISTRO DOS PORTOS RECEBE SUPERINTENDENTE DOS PORTOS DE PARANAGUÁ E ANTONINA

Secretaria de Portos

Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, recebeu na manhã de hoje (27/01), o Superintendente dos Portos de Paranaguá e Antonina, Airton Vidal Maron. Esta foi a primeira reunião entre o Ministro e a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) e faz parte de uma série de encontros que estão sendo promovidos pela Secretaria de Portos (SEP) e as administrações dos portos brasileiros, no intuito de verificar o andamento de todos os projetos e saber as atuais dificuldades de cada porto.

Foram discutidos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 1 e 2 e demais projetos de obras de ampliação dos portos paranaenses.

O Superintendente apresentou ao Ministro o projeto de modernização dos Portos de Paranaguá e Antonina, que vai aumentar a capacidade de movimentação de cargas da APPA em até 60%, além do aumento do cais acostável do Porto de Paranaguá, que terá 12 novos berços de atracação. O projeto está subdividido em nove grandes obras que, juntas, somam cerca de R$ 1 bilhão de investimentos.

Com isso, a expectativa da APPA é que a movimentação de cargas em 2011 supere a registrada em 2010. No ano passado, os portos paranaenses movimentaram 38,16 milhões de toneladas de mercadorias, número 22% maior do que o registrado no ano anterior. A receita cambial – que é o valor gerado pelas exportações de mercadorias – foi de US$ 14,48 bilhões, em 2010, a maior já registrada na história dos portos paranaenses.

Preocupado com os últimos acontecimentos, o Ministro Leônidas enfatizou a necessidade de uma gestão mais próxima, conjunta e parceira. O representante do Governo do Estado, Maurício Macedo, informou que todas as medidas estão sendo tomadas e que a Controladoria, por solicitação do Governo, irá realizar uma auditoria no Porto e que dentro de 40 dias, no máximo, irão retornar a SEP com o assunto mais avançado.

Segundo Leônidas, o Porto de Paranaguá, importantíssimo para o Brasil, precisa voltar a ser referência nacional e o Governo Federal, por meio da SEP, irá tomar todas as medidas no sentido de apoiar os investimentos.

Maron, também recém empossado, classificou a agenda como positiva. “O Governo do Paraná e a APPA estão integrados com as intenções da Secretaria de Portos”, disse durante a reunião.

“A partir de agora, a aplicação da política do Governo Federal em Paranaguá será intensificada porque temos objetivos comuns: fazer com que os Portos de Paranaguá e Antonina cresçam e atendam da melhor maneira possível a sociedade”, disse o Ministro. “A parceria é fundamental, uma vez que o porto é público, e recebe investimentos do Governo Federal para atender a demanda de todo o país”, finalizou.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles