sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

MINISTRO DOS PORTOS RECEBE SUPERINTENDENTE DOS PORTOS DE PARANAGUÁ E ANTONINA

Secretaria de Portos

Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, recebeu na manhã de hoje (27/01), o Superintendente dos Portos de Paranaguá e Antonina, Airton Vidal Maron. Esta foi a primeira reunião entre o Ministro e a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) e faz parte de uma série de encontros que estão sendo promovidos pela Secretaria de Portos (SEP) e as administrações dos portos brasileiros, no intuito de verificar o andamento de todos os projetos e saber as atuais dificuldades de cada porto.

Foram discutidos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 1 e 2 e demais projetos de obras de ampliação dos portos paranaenses.

O Superintendente apresentou ao Ministro o projeto de modernização dos Portos de Paranaguá e Antonina, que vai aumentar a capacidade de movimentação de cargas da APPA em até 60%, além do aumento do cais acostável do Porto de Paranaguá, que terá 12 novos berços de atracação. O projeto está subdividido em nove grandes obras que, juntas, somam cerca de R$ 1 bilhão de investimentos.

Com isso, a expectativa da APPA é que a movimentação de cargas em 2011 supere a registrada em 2010. No ano passado, os portos paranaenses movimentaram 38,16 milhões de toneladas de mercadorias, número 22% maior do que o registrado no ano anterior. A receita cambial – que é o valor gerado pelas exportações de mercadorias – foi de US$ 14,48 bilhões, em 2010, a maior já registrada na história dos portos paranaenses.

Preocupado com os últimos acontecimentos, o Ministro Leônidas enfatizou a necessidade de uma gestão mais próxima, conjunta e parceira. O representante do Governo do Estado, Maurício Macedo, informou que todas as medidas estão sendo tomadas e que a Controladoria, por solicitação do Governo, irá realizar uma auditoria no Porto e que dentro de 40 dias, no máximo, irão retornar a SEP com o assunto mais avançado.

Segundo Leônidas, o Porto de Paranaguá, importantíssimo para o Brasil, precisa voltar a ser referência nacional e o Governo Federal, por meio da SEP, irá tomar todas as medidas no sentido de apoiar os investimentos.

Maron, também recém empossado, classificou a agenda como positiva. “O Governo do Paraná e a APPA estão integrados com as intenções da Secretaria de Portos”, disse durante a reunião.

“A partir de agora, a aplicação da política do Governo Federal em Paranaguá será intensificada porque temos objetivos comuns: fazer com que os Portos de Paranaguá e Antonina cresçam e atendam da melhor maneira possível a sociedade”, disse o Ministro. “A parceria é fundamental, uma vez que o porto é público, e recebe investimentos do Governo Federal para atender a demanda de todo o país”, finalizou.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles