terça-feira, 16 de julho de 2013

FALSO DEBATE, pouco importa se o filho do Lula Ă© sĂ³cio ou nĂ£o da JBS/FRIBOI, o que nos interessa Ă© se no Brasil estĂ¡ havendo a criaĂ§Ă£o de monopĂ³lios e a cartelizaĂ§Ă£o do ramo de alimentos

Se o filho do Lula Ă© ou nĂ£o sĂ³cio da JBS/ FRIBOI, atĂ© acho que nĂ£o Ă©, Ă© outra coisa, o importante a ser questionado Ă© o monopĂ³lio que estĂ¡ sendo construĂ­do por estĂ¡ marca.

 A JBS/FRIBOI, que jĂ¡ havia se fundido com vĂ¡rias outras empresas de maior ou de menor porte, tal qual a grande Bertin, e agora engoliu a Seara e a Zenda. 

Daqui a pouco, por falta de opções, para consumirmos alimentos de origem animal teremos obrigatoriamente de consumir os produtos deste mega grupo econômico, e estaremos sujeitos aos seus preços. Hoje este conglomerado empresarial representa 40% do mercado brasileiro.

 Se o grupo JBS/FRIBOI se aliar a concorrente Marfrig ( BRFoods/Sadia, etc.), para impor preços ao mercado, teremos um grande cartel a dominar todo este segmento da economia, e isto Ă© danoso para todos.

O Movimento Nacional contra o MonopĂ³lio dos FrigorĂ­ficos, que envolve pequenos e mĂ©dios frigorĂ­ficos, jĂ¡ entrou com denĂºncias junto ao Conselho Administrativo de Defesa EconĂ´mica (Cade).

O movimento denuncia que os financiamentos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Nacional (BNDES), que serviriam na teoria para o JBS melhorar a sua competitividade no mercado global, tem sido utilizado para aquisições, fusões e arrendamentos de frigoríficos Brasil adentro. Os produtores exigem que o banco democratize o crédito às pequenas e médias empresas do setor.

 Todas estas grandes fusões começaram durante o governo Lula, e tudo com as benĂ§Ă£o$ do BNDES.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles