terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Jovem hackerativista que desafiou o mercado acadĂªmico tem suicĂ­dio induzido


Daniel C. Valentim
Aaron Swartz se foi ontem. Ele se enforcou em sua residĂªncia, no dia 11 de janeiro de 2013 em New York. De acordo com amigos prĂ³ximos, ele nĂ£o admitia a ideia de que poderia pegar atĂ© 35 anos de prisĂ£o por ter disponibilizado quase 5 milhões de artigos cientĂ­ficos de graça na internet. Isso mesmo: esse hacker distribuiu (e nĂ£o roubou) 5 milhões de artigos para compartilhamento.
A empresa que processou Aaron foi a JSTOR (acrĂ´nimo para “Journal Storage”). Criada em 1995, a JSTOR apareceu no mercado com a missĂ£o de vender artigos cientĂ­ficos em formato PDF (Portable Document Format) para instituições de pesquisa e para usuĂ¡rios comuns. Hoje a empresa Ă© uma gigante no setor. Presente em 150 paĂ­ses, mais de 170 instituições assinam o conteĂºdo desse portal. Os gastos das instituições com essas assinaturas chegam aos milhões de dĂ³lares.
Poderia uma empresa declaradamente sem fins lucrativos destruir a vida desse jovem, ao ponto de levĂ¡-lo a cometer suicĂ­dio? No dia 19 de julho de 2011, Aaron foi indiciado por fraude e roubo em um processo encabeçado pela JSTOR. Apesar de ter se declarado inocente, teve que pagar uma fiança de cem mil dĂ³lares para responder o processo em liberdade. ApĂ³s sĂ©rios indĂ­cios de que seria condenado, Aaron desistiu e enforcou-se em sua residĂªncia.
Existe uma guerra silenciosa sendo travada na internet. De que lado vocĂª estĂ¡? Posso dizer que uma parte de minha formaĂ§Ă£o acadĂªmica advĂ©m da coragem e da ousadia de jovens hackers que desafiam qualquer lei e põem suas cabeças em risco em nome de uma causa: a livre circulaĂ§Ă£o de conteĂºdos e informações na internet. Hoje a maior parte dos arquivos baixados por Aaron encontram-se disponĂ­veis em uma plataforma pirata de distribuiĂ§Ă£o de material acadĂªmico. Esse Ă© um dos seus legados. Mas, e nĂ³s que ficamos, o que podemos fazer agora? Meu palpite Ă© claro: seguir compartilhando e construindo um mundo mais justo que nĂ£o jogaria na cadeia qualquer pessoa que compartilhasse palavras e sonhos.

Senadores criticam retorno de Renan Calheiros Ă  presidĂªncia da Casa


Senadores independentes divulgaram nesta terça-feira, 15, um manifesto em que compara a volta do lĂ­der do PMDB, Renan Calheiros (AL), Ă  presidĂªncia da Casa, Ă  escolha feita pelos antigos "CoronĂ©is do Interior" na Ă©poca da Primeira RepĂºblica (1889-1930). "Voltaremos (do recesso parlamentar) apenas para ratificar o nome, nomeado sem apresentar qualquer proposta que mude o nosso funcionamento. Votaremos como os eleitores que iam Ă s urnas na Primeira RepĂºblica, levando a cĂ©dula sem conhecer o nome do candidato escrito nela pelos antigos CoronĂ©is de Interior", afirma.
O documento, intitulado "Uma nova presidĂªncia e um novo rumo para o Senado", Ă© uma plataforma de propostas de modificaĂ§Ă£o no funcionamento administrativo e legislativo da Casa, abalada nos Ăºltimos anos por sucessivas crises, como a saĂ­da de Renan, em 2007, da presidĂªncia, apĂ³s ser absolvido de dois processos de cassaĂ§Ă£o em plenĂ¡rio, e os atos secretos revelados pelo Estado, em 2009, que quase derrubaram o atual presidente JosĂ© Sarney (PMDB-AP).
Mesmo com remotas chances de impedir a eleiĂ§Ă£o de Renan, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) - que participou da elaboraĂ§Ă£o do texto - vai entrar na disputa, marcada para o dia 1º de fevereiro. "A crĂ­tica estĂ¡ aĂ­, mas se a carapuça servir? Eu acho que ele (Renan Calheiros) tem responsabilidades com o maior partido do Congresso, que deve presidir a CĂ¢mara e o Senado, partido do qual ele Ă© lĂ­der", afirmou Randolfe.
"NĂ£o Ă© contra o Renan, mas a maneira como o processo estĂ¡ sendo conduzido. Na CĂ¢mara, os candidatos estĂ£o rodando o Brasil fazendo campanha, enquanto no Senado ninguĂ©m fala quem Ă© o candidato", completou o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), um dos idealizadores do documento.
Credibilidade. No manifesto, os senadores dizem que a principal causa da perda de credibilidade da Casa Ă© "consequĂªncia de nosso comportamento e nossa ineficiĂªncia". "Nos Ăºltimos anos o Senado tem acumulado posicionamentos que desgastaram sua imagem perante o povo brasileiro, especialmente pela falta de transparĂªncia, pela ediĂ§Ă£o de atos secretos, pela nĂ£o puniĂ§Ă£o exemplar de desvios Ă©ticos e pela perda da capacidade de agir com independĂªncia", afirmou.
Os parlamentares lembram no documento que os Ăºltimos dias de 2012 mostraram "claros exemplos" da inoperĂ¢ncia da Casa, como a divulgaĂ§Ă£o da existĂªncia de 3.060 vetos presidenciais pendentes de apreciaĂ§Ă£o hĂ¡ quase duas dĂ©cadas e a nĂ£o votaĂ§Ă£o do orçamento de 2013 e das novas regras para o rateio de recursos do Fundo de ParticipaĂ§Ă£o dos Estados (FPE).
Entre as 17 propostas de mudança que constam do manifesto, estĂ£o a limpeza da pauta de votações, com a apreciaĂ§Ă£o dos vetos presidenciais e do FPE, o fim das votações simbĂ³licas nas comissões e no plenĂ¡rio, a diminuiĂ§Ă£o do nĂºmero de comissões temĂ¡ticas e a criaĂ§Ă£o de um comitĂª composto por senadores para acompanhar os gastos da Casa.
O senador Cristovam Buarque, responsĂ¡vel pela divulgaĂ§Ă£o do documento, disse tĂª-lo enviado para o gabinete de mais de 30 parlamentares. O pedetista afirmou que nĂ£o encaminhou o documento para Renan, porque espera que ele apresente sua prĂ³pria plataforma de campanha para a Casa. "Vou esperar ele mandar para mim. SenĂ£o mandar, eu mandarei a nossa plataforma", afirmou. (AE)

Nova diretoria da OAB/ParanĂ¡ toma posse nesta terça-feira


A sessĂ£o solene de posse da nova diretoria da OAB ParanĂ¡ acontece nesta terça-feira (15) Ă s 19h30, no grande auditĂ³rio do Teatro GuaĂ­ra, em Curitiba. Toma posse como presidente da Seccional, em substituiĂ§Ă£o a JosĂ© Lucio Glomb, o advogado Juliano JosĂ© Breda. TambĂ©m tomam posse os diretores eleita para o triĂªnio 2013-2015, os advogados CĂ¡ssio Lisandro Telles (vice-presidente), Eroulths Cortiano JĂºnior (secretĂ¡rio-geral), Iverly Antiqueira Dias Ferreira (secretĂ¡ria-geral adjunta) e Oderci JosĂ© Bega (diretor tesoureiro). Na mesma cerimĂ´nia serĂ£o empossados os novos conselheiros federais e estaduais, os presidentes das 47 subseções do estado e os advogados que compõem a diretoria da Caixa de AssistĂªncia dos Advogados do ParanĂ¡ (CAA-PR). EstĂ£o confirmadas as presenças dos ministros Paulo Bernardo (Comunicações) e Aldo Rebelo (Esporte), do presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, e do prefeito de Curitiba Gustavo Fruet, entre outras autoridades.  Confira a relaĂ§Ă£o dos que serĂ£o empossados:

OAB ParanĂ¡
Presidente: Juliano José Breda
Vice-presidente: CĂ¡ssio Lisandro Telles
SecretĂ¡rio-geral: Eroulths Cortiano JĂºnior
SecretĂ¡ria-geral adjunta: Iverly Antiqueira Dias Ferreira
Tesoureiro: Oderci José Bega
Conselheiros Federais - Titulares
Alberto de Paula Machado
Cesar Augusto Moreno
José Lucio Glomb
Conselheiros Federais - Suplentes
Flavio Pansieri
Helio Gomes Coelho Junior
Manoel Caetano Ferreira Filho

Caixa de AssistĂªncia dos Advogados
Jose Augusto AraĂºjo de Noronha – Presidente
Eliton AraĂºjo Carneiro - Vice-Presidente
Maria Regina Zarate Nissel – SecretĂ¡ria-Geral
Luis Alberto Kubaski- SecretĂ¡rio-Adjunto
Fabiano Augusto Piazza Baracat - Tesoureiro
Diretores suplentes:
Claudia Barroso de Pinho Tavares Montanha Teixeira
Iolanda Maria Gomes
José Carlos Dias Neto
Luciana Carneiro de Lara
Mario Jorge Sobrinho

Conselheiros Estaduais titulares
Alexandre Hellender de Quadros
Carlos Roberto Scalassara
Celso Augusto Milani Cardoso
Cicero Jose Zanetti de Oliveira
Ciro Alberto Piasecki
Claudionor Siqueira Benite
Daniela Ballao Ernlund
Edni de Andrade Arruda
Elizandro Marcos Pellin
Eunice Fumagalli Martins e Scheer
Evaristo AragĂ£o Ferreira dos Santos
Fabio Luis Franco
Gabriel Soares Janeiro
Gilder Cezar Longui Neres
Guilherme Kloss Neto
Gustavo Souza Netto Mandalozzo
Helcio Silva Orane
Ivo Harry Celli Junior
JoĂ£o de Oliveira Franco Junior
JoĂ£o Everardo Resmer Vieira
José Carlos Cal Garcia Filho
JosĂ© Carlos Sabatke SabĂ³ia
Juarez Cirino dos Santos
Juliana de Andrade Colle Nunes Bretas
Lauro Fernando Pascoal
Lauro Fernando Zanetti
Lucia Maria Beloni Correa Dias
Luiz Fernando Casagrande Pereira
Marcia Helena Bader Maluf Heisler
Marilena Indira Winter
Marlene Tissei SĂ£o JosĂ©
Neide Simões Pipa Andre
Nilberto Rafael Vanzo
Oksandro Osdival Gonçalves
Paulo Charbub Farah
Paulo Rogerio Tsukassa de Maeda
Rafael Munhoz de Mello
Renato Cardoso de Almeida Andrade
Rita de Cassia Lopes da Silva
Rogel Martins Barbosa
Rogeria Fagundes Dotti
Rubens Sizenando Lisboa Filho
Silvio Martins Vianna
Vera Grace Paranagua Cunha
Wascislau Miguel Bonetti
Conselheiros Estaduais suplentes
Abner Wandemberg Rabelo
Alaim Giovani Fortes Stefanello
Alberto Rodrigues Alves
Alessandro Panasolo
Alexandre SalomĂ£o
Aline Graziele de Oliveira
Almir Machado de Oliveira
Clodoaldo de Meira Azevedo
Debora de Ferrante Ling Catani
Dicesar Beches Vieira Junior
Edward Fabiano Rocha de Carvalho
Emerson Gabardo
Emerson Norihiko Fukushima
Estefania Maria de Queiroz Barboza
Fabio Artigas Grillo
Fernando Previdi Motta
Gilberto Tadeu Dombroski
Gilvan Antonio Dal Pont
Graciela Iurk Marins
Henrique Gaede
Joel Macedo Soares Pereira Neto
Julio Martins Queiroga
Leila Cuellar
Leonardo Ziccarelli Rodrigues
Luiz Sergio de Toledo Barros
Mariantonieta Ferraz Portela
MaurĂ­cio Barroso Guedes
Melissa Folmann
Paulo Giovani Fornazari
Pedro da Silva Queiroz
Regiane de Oliveira Andreola Rigon
Rodrigo Luis Kanayama
Rodrigo Pironti Aguirre de Castro
Valmir de Souza Dantas
Veronica Matulaitis Ratuchenei

Presidentes eleitos nas subseções para o triĂªnio 2013-2015
Apucarana – Adriano Moreira Gameiro
Arapongas – Edevaldo Hatamura
AraucĂ¡ria – Ricardo Alberto Escher
Assis Chateaubriand – Roque Barbosa de Oliveira
Bandeirantes – Paulo Buzato
Campo Largo – Osmar Andrade Zotto
Campo MourĂ£o – Renato Fernandes Silva Junior
Cascavel – Juliano Huck Murbach
Castro – JosĂ© Nerci Miranda Santos
Cianorte – Rodrigo Augusto Bego Soares
CornĂ©lio ProcĂ³pio – Marcelo Farinha
Cruzeiro do Oeste – Luiz Fernando Cavalcante Cabral
Dois Vizinhos – JoĂ£o Israel Pereira Pinto
Foz do Iguaçu – Valter Candido Domingos
Francisco BeltrĂ£o – Marcelo Bientinez Miro
GoioerĂª – Cassiano Ricardo BocalĂ£o
GuaĂ­ra – Luis Claudio Nunes Lourenço
Guarapuava – Marcos Antonio Maier Carvalho
Ibaiti – ErcĂ­lio Rodrigues de Paula
IporĂ£ – Delfer Dalque de Freitas
Irati – PlĂ­nio Roberto Fillus
IvaiporĂ£ – Fernando JosĂ© Santilio
Jacarezinho – Denise Sfeir
Lapa – Paulo SĂ©rgio Ferrari
Laranjeiras do Sul – Marco Aurelio Pellizzari Lopes
Loanda – Braz Ramos Broietti
Londrina –Artur Humberto Piancastelli
Marechal CĂ¢ndido Rondon – FlĂ¡vio Ervino Schmidt
MaringĂ¡ – Airton Martins Molina
Medianeira – Antonio TarcĂ­sio Matte
Nova Esperança – Edson Olivatti
Palmas – Antonio Rampazzo
Palotina – Cleverton Cremonese de Souza
ParanaguĂ¡ – Dora Maria das Neves Schuller
ParanavaĂ­ – Anderson Donizete dos Santos
Pato Branco – Luiz Antonio Corona
Pitanga – RogĂ©rio Danguy Cleto
Ponta Grossa – Edmilson Rodrigues Schiebelbein
PrudentĂ³polis – EstevĂ£o Deneka
Rio Negro – Daniela Melz Nardes
Santo AntĂ´nio da Platina – Silvia Maria de Melo Rosa
SĂ£o JosĂ© dos Pinhais – Carlos Vanderlei Muhlstedt
TelĂªmaco Borba – Alexandre Rodolfo Coelho Soares
Toledo – FlĂ¡vio Gotardo Coelho de Souza Furlan
Umuarama - Andrea Grassetti Pacheco GuimarĂ£es
UniĂ£o da VitĂ³ria – Laury Angelo Furlan Fagundes
Wenceslau Braz – Paulo Madeira

Entre a suĂ¡stica e a palmatĂ³ria

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles