sexta-feira, 12 de abril de 2013

Depois de tanta pressĂ£o popular caiu o preço do tomate. Chega de bancarmos o Kid supĂ©rfluo ... Temos de aprender exercer o poder da denĂºncia e do boicote!!!



O preço do tomate estĂ¡ caindo. Caiu por causa de tantas denĂºncias. Caiu porque a populaĂ§Ă£o fez forte pressĂ£o. Aos poucos vamos aprendendo a exercer a cidadania. 

O preço pago ao produtor continua com poucas variações, o que mudou foi o preço praticado pelo atravessador. Por falta de fiscalizaĂ§Ă£o as duas pontas da cadeira produtiva, tanto o produtor como o consumidor sĂ£o lesados. 

Cheguei a pagar 9,37 reais no quilo do longa vida e 8,30 no rasteiro. É um roubo.

É claro que era para ter tido uma alta, pois choveu demais e isto alternado com sol muito quente trĂ¡s perda as lavouras, muitas vezes o transporte a longa distĂ¢ncia tambĂ©m influi no preço final, etc., mas nĂ£o da forma como ocorreu. Teve muita gente ganhando muito com as altas artificias nos preços. O estado tem de aumentar o seu papel interventor fiscalizador na economia. EstĂ¡ mais do que provado que o mercado nĂ£o se autorregula!

 EstĂ¡ certo que por causa do clima o tomate nĂ£o alcançou a produtividade esperada, que era de 300 caixas por mil pĂ©s. A mĂ©dia tem sido de 250 caixas. EntĂ£o a quebra foi de 1/6, e isto nĂ£o justifica as altas de atĂ© 200%, tal qual aconteceu em Porto Alegre, a maior no paĂ­s. O mercado Ă© mafioso!

Se isto ocorresse somente com os preços dos tomates  .......... 

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles