sexta-feira, 12 de abril de 2013

Depois de tanta pressão popular caiu o preço do tomate. Chega de bancarmos o Kid supérfluo ... Temos de aprender exercer o poder da denúncia e do boicote!!!



O preço do tomate está caindo. Caiu por causa de tantas denúncias. Caiu porque a população fez forte pressão. Aos poucos vamos aprendendo a exercer a cidadania. 

O preço pago ao produtor continua com poucas variações, o que mudou foi o preço praticado pelo atravessador. Por falta de fiscalização as duas pontas da cadeira produtiva, tanto o produtor como o consumidor são lesados. 

Cheguei a pagar 9,37 reais no quilo do longa vida e 8,30 no rasteiro. É um roubo.

É claro que era para ter tido uma alta, pois choveu demais e isto alternado com sol muito quente trás perda as lavouras, muitas vezes o transporte a longa distância também influi no preço final, etc., mas não da forma como ocorreu. Teve muita gente ganhando muito com as altas artificias nos preços. O estado tem de aumentar o seu papel interventor fiscalizador na economia. Está mais do que provado que o mercado não se autorregula!

 Está certo que por causa do clima o tomate não alcançou a produtividade esperada, que era de 300 caixas por mil pés. A média tem sido de 250 caixas. Então a quebra foi de 1/6, e isto não justifica as altas de até 200%, tal qual aconteceu em Porto Alegre, a maior no país. O mercado é mafioso!

Se isto ocorresse somente com os preços dos tomates  .......... 

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles