sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Ministério Público da Bahia investiga tráfico de crianças no estado


A suspeita de que traficantes de crianças vêm atuando na Bahia há algum tempo  motivou o Ministério Público estadual a iniciar investigação para apurar a ação dessas quadrilhas. O inquérito criminal, segundo o promotor Luciano Taques Ghignone, foi instaurado no último dia 26 de setembro, antes da denúncia exibida no programa Fantástico, da Rede Globo, no domingo passado (4).
A reportagem denunciou o caso de um juiz do município de Monte Santo, no sertão baiano, que autorizou que cinco crianças de uma mesma família de lavradores fossem retiradas dos pais e entregues a quatro casais de São Paulo. As adoções motivaram pronunciamento da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República,  da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
“A apuração do suposto tráfico de crianças envolve outras situações que podem ou não ter conexão  com os processos relativos às cinco crianças de Monte Santo - nos quais o Ministério Público também identificou algumas irregularidades formais - mas que não podem ser confundidos”, informou o promotor à Agência Brasil.
Luciano Taques explicou que as denúncias sobre a existência de uma quadrilha atuando no estado foram apresentadas à Procuradoria de Justiça Criminal, em Salvador, ainda no primeiro semestre deste ano e logo repassadas à promotoria de Monte Santo e Euclides da Cunha, para a qual Taques foi designado em setembro.
“Já ouvimos alguns depoimentos, mas ainda não chegamos à metade da apuração. Segundo algumas pessoas que já depuseram, algumas situações que aconteceram principalmente em Monte Santo precisam ser apuradas e é exatamente o que estamos fazendo, mas em toda sua extensão”, acrescentou o promotor.
Apesar da divulgação nacional do caso, Taques disse que o juiz que autorizou a retirada das cinco crianças do convívio familiar, Vitor Xavier Bizerra, não é, até o momento, alvo da investigação, por não ter sido citado por nenhum dos depoentes já ouvidos. Outras pessoas envolvidas no caso, no entanto, aparecem na apuração criminal do MP.
A investigação está sob a responsabilidade de Taques e do promotor Carlos Augusto, que contam com a colaboração do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais (Gaeco).
Segundo uma nota técnica divulgada ontem (18) pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a cidade de Monte Santo já havia sido identificada como rota de tráfico de pessoas, conforme documento do Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente da Bahia (DCA-BA).
Em termos nacionais, um diagnóstico elaborado pela Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc), revela que, em seis anos, quase 500 brasileiros foram vítimas do tráfico de pessoas. Do total, 337 casos referem-se à exploração sexual. Outras 135 ocorrências tratam de trabalho análogo à escravidão. (AB)

Em protesto, índios cobrem gramado da Esplanada dos Ministérios com cruzes


Cinco mil cruzes foram colocadas nesta sexta-feira (19) no gramado da Esplanada dos Ministérios, próximo ao Congresso Nacional. O protesto, organizado por comunidades indígenas e entidades de defesa desses povos, simboliza índios mortos e ameaçados, especialmente os guaranis kaiowás, de Mato Grosso do Sul, que hoje é a etnia que mais sofre com a violência fundiária, segundo os organizadores. Os indígenas também reivindicam a homologação e demarcação das terras.
Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), entidade ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foram assassinados no país 503 índios entre 2003 e 2011. Do total, mais da metade, 279 são do povo Guarani Kaiowá.
“Precisamos que o Estado tome as iniciativas adequadas que são de direito e dever do Estado brasileiro para a proteção física das pessoas, dos indivíduos guaranis kaiowás e, especialmente, tome as iniciativas estruturantes no sentido de implementar suas terras tradicionais e assim, superar os conflitos naquela região”, explicou o secretário do Cimi, Cleber Buzatto.
Na semana passada, depois de serem ameaçados de expulsão por uma decisão da Justiça Federal de Naviraí, em Mato Grosso do Sul, os 170 índios - que há um ano estão acampados na Fazenda Cambará, às margens do Rio Hovy, no município de Naviraí - divulgaram uma carta, na qual pedem que o governo e Justiça Federal não decretem a ordem de despejo.
Estamos fazendo esse ato para dizer que muitas lideranças já foram mortas, derramaram sangue pelas suas terras, mas não queremos mais isso. Já decidimos coletivamente, não vamos sair das terras porque nós não temos para onde ir”, disse o líder indígena, Eliseu Lopes.
Procurada pela Agência Brasil, a Fundação Nacional do Índio (Funai) não se manifestou até a publicação.

Festa reúne imigrantes de países da América Latina em Curitiba


Mexicanos, cubanos, uruguaios, argentinos, chilenos, paraguaios e equatorianos vão se reunir neste domingo (21) no Bosque São Cristóvão, em Santa Felicidade, em Curitiba, para a 10ª Festa Latino-Americana. O evento que reúne imigrantes de todos os países da América do Sul e parte da América Central é promovido pela Pastoral do Migrante de Curitiba.
A festa vai oferecer a preços acessíveis pratos da gastronomia típica de diversos países latinos. De acordo com uma das organizadoras Elizete Sant’Ana de Oliveira, o principal objetivo do encontro é promover o resgate da cultura dos países latinos com muita música, artesanato, brinquedos, jogos e comidas típicas.
O evento começa às 10h30 com a celebração de uma missa, que conta com a participação do Coral Bom Jesus. Durante a tarde, estão programadas apresentações folclóricas, música, dança e poesia.
Serviço
10º Festa Latino-Americana
Data e horário: 21 de outubro, a partir das 10h30
Local: Bosque São Cristóvão – Parque da Uva, Santa Felicidade (final da Rua Domingos Strapasson).

Ibope: Fruet 49% e Ratinho 39%


O candidato do PDT à prefeitura de Curitiba, Gustavo Fruet, tem 49% das intenções de voto, enquanto seu adversário, Ratinho Junior (PSC), aparece com 39%, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (19) pelo telejornal Paraná TV 2ª Edição, da Rede Paranaense de Comunicação.
Brancos e nulos somaram 5% e 7% dos eleitores entrevistados estão indecisos.
Metodologia
O Ibope ouviu 1.001 eleitores entre quarta-feira (17) e esta sexta. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) sob o número 687/2012.

O que o nosso lixo causa na vida de uma população de aves de uma ilha localizada a 2000 quilômetros de qualquer continente

Fruet X Ratinho: A Band nos propiciou um bom debate de segundo turno

A forma direta e franca no debate, nada engessado, fez com que através do estabelecimento do contraditório pudéssemos ter uma visão mais honesta do que os candidatos pensam, e de como de fato o são.

Acho extremamente importante as teses de mandato dos candidatos, mas mais importante é o fato de pelo choque provocado na argumentação direta as máscaras caíam. Só as propostas, sempre tão parecidas, não nos permitem avaliar o caráter e as verdades de cada um.

Com o verbo livre e solto muitas verdades afloraram e muitas mentiras foram desmascaradas no entrecortar das engulidas em seco. Ao se falar das alianças comprometedoras, calcadas em distribuições de poder sobre os orçamentos, os tiques nervosos afloram, desmascaram. O transformar a máquina em um amontoado de feudos inadministráveis de forma centralizada, em mescla com a denúncia sobre os  futuros compromissos com projetos eleitoreiros vêem a tona, e o engulir em seco mais uma vez dá o tom.

Embora o passado pelas imagens e as agendas desminta, ninguém  quer assumir que posou nas fotos com os "aloprados", que como prêmio a amoral lealdade acabaram por entrar na lista dos "desconhecidos". Estes, ao caírem em desgraça, se tornaram "malditos párias intocáveis", ou como disse um dual discípulo de Sófocles ao tentar minimizar a ação do "inimigo": idiotas com iniciativa”.

A questão da experiência também veio a tona, como pode se dizer administrativamente experiente sem nunca ter gerenciado nada de grande porte, só a vontade política não basta. Ainda mais quando o futuro de toda uma cidade poderá estar pulverizado nas mãos de um agrupamento, que "juntos e misturados" mais parece o amontoado dos embarcados na "arca de Noé"?

Até direito a saber como legalmente se obtém uma concessão de rádio nós tivemos, é por licitação, nada de ilegal ou amoral. fato que com certeza o PB endossa.

Outro ponto importante é quando foi abordado o tema em que aflora a contradição dos inimigos de ontem serem os aliados de hoje, embora isto, infelizmente para muitos, não apague o que foi dito ou feito lá atrás, já que, como disse o Cazuza: "Tuas idéias não correspondem aos fatos".   

Até queria abordar mais um pouco sobre o interessante debate, mas o sono me leva ao repouso.

Parabéns Band!!! 








 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles