domingo, 22 de agosto de 2010

Relatório do TCU mostra que governo não cumprirá metas da educação superior


De acordo com o relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) aprovado no mês de agosto, o governo não conseguirá cumprir sua meta de fazer com que 30% dos jovens entre 18 e 24 anos ingressem na faculdade até 2011. O documento classifica a iniciativa do ProUni – programa de bolsa para o ensino superior em instituição particular lançado em 2004 – como bem concebida, mas destaca a falta de indicadores de desempenho e o baixo número de atendidos como principais problemas do programa.

Embora o número de jovens no ensino superior tenha aumentado em mais de 3% entre 2004 e 2008, esse crescimento só faria com que a meta fosse atingida em 2020. Mas nem mesmo em dez anos a meta possa ser cumprida. Um gráfico do relatório mostra que enquanto o número de jovens no ensino superior cresce, a taxa de alunos que concluem o ensino médio está diminuindo.

A importante agenda semanal do senador e candidato a vice Flávio Arns

O Flávio Arns com a saudosa Zilda Arns

A semana foi intensa para Flávio Arns. O candidato a vice-governador pela Coligação Novo Paraná percorreu 44 municípios do Norte Pioneiro, reunindo-se com lideranças da comunidade. “O Norte Pioneiro está conosco. Tivemos a melhor das impressões em todos os municípios que visitamos. Fomos recebidos com alegria e pudemos não só apresentar nossas propostas, mas ouvir o que as pessoas desejam”, disse.

Em Cornélio Procópio, cerca de 500 pessoas ouviram as idéias defendidas por Flávio Arns e Beto Richa para o Novo Paraná. “Falamos para um público engajado, de lideranças, que vão passar nossa mensagem para frente”, afirmou.

Já em municípios menores, como Uraí, Flávio teve a oportunidade de conversar pessoalmente com centenas de pessoas. Em caminhada pela avenida principal da cidade, Arns falou com comerciantes, estudantes e moradores e foi recebido pelo prefeito do município, Sussumo Itimura. “O Sussumo é o prefeito mais velho do Brasil. Temos orgulho em tê-lo ao nosso lado”, disse.

Recebido com foguetório pela comunidade de Joaquim Távora, Arns falou dos programas de Beto Richa para a área social, destacou a importância dos pequenos agricultores e lembrou que o grande desafio do governo do Paraná deve ser a descentralização do desenvolvimento. “Nosso projeto para o Paraná tem como diretriz a regionalização do desenvolvimento. Isso vai ajudar muito municípios como Joaquim Távora, trazendo para mais perto recursos que só estão disponíveis nos grandes pólos ou na capital”, afirmou.

Em Ponta Grossa, Rodrigo recebe apoio de empresários


Empresários ligados a entidades de representação empresarial como a Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG), a coordenadoria regional da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e a Sociedade Rural manifestaram apoio à candidatura de Osmar Dias e Rodrigo Rocha Loures ao governo do Estado nesta sexta-feira (20), em Ponta Grossa. Rodrigo esteve na cidade visitando empresas e conversando com empresários e militantes da coligação “A União Faz um Novo Amanhã” (PDT-PMDB-PT-PSC-PR-PCdoB) na região.

Serra propõe a construção de Centros Culturais da Juventude

Serra visita o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso

Após visitar o centro cultural na zona norte da capital paulista, que atende mais de 10 mil pessoas por mês, Serra afirmou que, se eleito, pretende reproduzir o modelo em todo o País. "Os centros culturais tiram o jovem das ruas e permitem a ele aprender arte e ter cultura e lazer. Com isso ele se sente mais seguro de si mesmo, melhorando a autoestima e a socialização", justificou.

Outra vantagem do modelo aplicado na Vila Nova Cachoeirinha, segundo Serra, é o baixo custo. "É algo que não custa muito. O custo maior desse centro é a dedicação e o amor à juventude", afirmou o candidato. O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso foi inaugurado em março de 2006 pelo próprio Serra, quando ainda era prefeito de São Paulo. O projeto foi viabilizado em sete meses e demandou investimentos de R$ 6 milhões.

Serra também defendeu o modelo de fábricas de cultura, que são projetos semelhantes aos centros culturais, mas em menor escala. "É impressionante o número de jovens talentosos que se descobre", afirmou Serra, mostrando-se entusiasmado após acompanhar um grupo de dança de rua que ensaiava no local durante a visita.

Alckmin, que permaneceu no local após a saída de Serra, afirmou que pretende construir 12 fábricas de cultura no Estado. Além disso, o candidato ao governo de São Paulo prometeu a construção de um parque no bairro do Belém, no local onde estava instalada a antiga Febem, e a criação de um centro cultural virtual. "Hoje ouvi uma ótima proposta aqui, que é fazer um grande centro cultural virtual. Poder, através da internet, levar cultura aos 654 municípios, mesmo sem ter fisicamente centros culturais em cada cidade", destacou.

Coligação de Dilma pede desconto de 10 minutos nas publicidades de Serra


Redação CORREIO

A coligação “Para o Brasil seguir mudando”, da candidata Dilma Rousseff pediu, neste domingo (22), ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um desconto de 10 minutos relativos às publicidades no rádio da coligação “O Brasil Pode Mais”, do José Serra como candidato a presidente.

A coligação de Dilma entrou com uma representação no TSE. A aliança da candidata alegou que uma propaganda para o rádio de 15 segundos (veiculado pelo adversário - Serra) teria a intenção de ridicularizar a imagem da candidata ao chamá-la de “Dona Dilma” e afirmar que ela “pegou o bonde andando, tá de carona e quer sentar na janela”.

Dilma questionou a publicidade veiculada e reclamou que a propaganda eleitoral exibida foi utilizada para propagar o que considera “informações inverídicas e pejorativas” contra a candidata.

No documento dado ao TSE, a coligação de Dilma informou que a propaganda no rádio da campanha do Candidato José Serra foi veiculado 20 vezes, em um total de 300 segundos de propaganda considerada irregular. Por isso, a coligação de Dilma Rousseff entrou com pedido de desconto de 600 segundos ou 10 minutos nas publicidades veiculadas no rádio do Tucano Serra. As informações são do G1.

Serra descarta mudar campanha após pesquisa


AE

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, afirmou hoje que não pretende mudar o rumo de sua campanha, apesar da crescente desvantagem em relação à candidata Dilma Rousseff (PT), conforme apontam as pesquisas de intenção de votos. "Seguiremos nosso trabalho com muita seriedade, muito empenho, otimismo e propostas para mostrar à população. Vamos chegar lá", afirmou o candidato tucano, em visita ao Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, na Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte de São Paulo.

Na mais recente pesquisa eleitoral, divulgada ontem pelo Datafolha, a diferença entre Dilma e Serra subiu para 17 pontos porcentuais. Em votos válidos, a preferência pela candidata petista alcançou 54%, o que eliminaria a realização de um segundo turno.

Questionado em relação a declarações de representantes do PSDB e de partidos aliados sobre a necessidade de mudanças na campanha, principalmente em relação ao tom das críticas ao governo federal, Serra evitou o tema. "Não vou comentar, afinal uma pessoa fala uma coisa, outra fala outra", afirmou Serra, ao lado do candidato ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Para Alckmin, os recentes números das pesquisas eleitorais não devem ser supervalorizados. "O processo eleitoral está em pleno curso e o Serra tem tudo para ir ao segundo turno, e havendo o segundo turno teremos uma nova eleição e o Serra tem chance de ganhar a eleição", afirmou, referindo-se à corrida presidencial. "Se pesquisa ganhasse eleição, não precisaria haver eleição", completou o candidato, que lidera a corrida eleitoral em São Paulo.




VESTIBULAR UFPR 2011


A Universidade Federal do Paraná com Campus em Curitiba e outras cidades do estado do PR divulgou que ocorrerá algumas mudanças nas provas de 4 cursos, válidas para o processo seletivo 2011.

Inscrições para o vestibular abertas no período de 20 de agosto após 14 hs, com encerramento no dia 20 de setembro de 2010. O cronograma divulgado pela Universidade Federal Pública do PR, informa que o vestibular da UFPR 2010-2011 acontecerá em duas fases, a 1ª acontecerá no dia 14 de novembro e a 2ª nos dias 5 e 6 de dezembro, pelo processo seletivo da universidade serão oferecidas 90 das vagas da instituição, os outros 10% serão ofertados pelo SiSU MEC/ENEM.

Segundo o Núcleo de Concursos da instituição, auqueles que pretendem cursar medicina, farão prova específica de biologia ao invés de filosofia. Aconteceram mudanças também na prova de habilidade dos cursos de “música – educação musical” e de “música – produção sonora”, aonde terá caráter eliminatório e será aplicada anteriormente a primeira fase do processo seletivo.

No curso de engenharia cartográfica também ocorreu mudanças em seu processo de classificação, que até o ano passado não tinha prova específica, e os candidatos farão também um exame de matemática.

De acordo com a UFPR a lista de obras exigidas para o processo seletivo de literatura será o mesmo do vestibular de 2010.

A Universidade Federal do Paraná é a Universidade mais antiga do Brasil. Desde 1912 a UFPR é referência no ensino superior para o Estado do Paraná e o Brasil.

A UFPR oferece 66 cursos de Ensino Superior, com cursos de graduação, cursos de pós-graduação e também cursos de extensão e pesquisa. Possui 39 opções de residência médica, 79 cursos de especialização, na área de mestrado são 44 opções e doutorado mais 25 cursos, além de ofertar 11 opções de cursos técnicos profissionalizantes e ministrar 3 cursos de nível médio regulares também oferta 10 cursos técnicos especiais.

Na modalidade a distância a UFPR EAD tem 5 cursos técnicos ministrados pela Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná.

Para saber mais sobre esta instituição e ter maiores informações sobre o processo seletivo da UFPR 2011 acesse o site :

Site: www.ufpr.br.

Mais ossos são encontrados em Colégio


Hora H
Foram localizados mais ossos no Colégio Estadual Vinícius de Moraes, em Campo Mourão, na manhã desta quinta-feira (19). Os ossos estavam em uma sacola e em um vasilhame escondidos no forro do quarto pavilhão da instituição de ensino. Os policiais encontraram, ainda, uma sacola, com revistas pornográficas e um par de chinelos femininos. A polícia passa a suspeitar que ele seja pedófilo.

A procura foi realizada após o zelador Raimundo Gregório da Silva, 52 anos, ter revelado que tinha escondido ossos no forro do colégio durante depoimento ontem (18). Silva confessou, no último fim de semana, ter matado e queimado os corpos de duas jovens na cidade: Dimitria Laura Vieira, 17 anos, e Iara Pacheco de Oliveira, 21 anos.

O twitter do Cria Cuervos, que é o alterego do Requião, ataca o Pessuti:



# De California p Orlando, passando por Ivaipora: o mundo a seus pés. 2:19 PM Aug 21st via UberTwitter

# Panssuti confirma: vou para Orlando trazer a Disney para o Parana, instalar um parque em Ivaipora, é um sonho de criança que quero realizar. 2:08 PM Aug 21st via UberTwitter

# Soube agora pouco que Orlandão com esposa será recebido pelo Pateta, em Disney. 2:03 PM Aug 21st via web

O Alvaro pede votos para o candidato ao senado Gustavo Fruet


O Alvaro Dias esteve em Londrina com o Gustavo e também visitaram várias cidades da região.

Está jornada ao lado do Fruet oficializa a entrada de Alvaro na campanha no Paraná.

O Alvaro e o Gustavo na sexta feira de manhã cumpriram a agenda de campanha em Londrina e região. A programação no interior incluiu caminhadas em Londrina e Rolândia, entrevistas e encontros com a reitora da UEL, professora Nádina Aparecida Moreno, com o arcebispo Dom Orlando Brandes e com representantes do setor de tecnologia.

O Alvaro se apresentará nos programas de rádio e televisão pedindo votos para Gustavo.

O "último baile da Ilha Fiscal" e o reino de Pessuti I

Do blog da Ruth Bolognese:

Duas mulheres e um governo

O tempo do governo Orlando Pessuti, PMDB, está se esgotando. Oficialmente, a gestão 2006/2010 termina no dia 01 de Janeiro próximo, mas a partir de 03 de outubro, quando o novo governador eleito iniciar a de lua de mel com o Paraná, Orlando Pessuti já estará virando história. E a história desse curto período, 9 meses, uma gestação de bebê humano, poderá ser resumida num clone poético de Sheakespeare, “por tão pouco tempo, tão vingativo poder”, ou no popular, “danaram-se os requiões e seus asseclas”. Se a fome do prato frio dessas vinganças estiver, enfim, apaziguada, ainda temos o eterno Doático Santos, no silêncio dos não inocentes, e duas mulheres, a irmã do antecessor, Lúcia Arruda e a mulher, Maristela, que resistem em seus cargos, tanto no Programa do Voluntariado Paranaense, Provopar, como na presidência do charmoso Museu Niemayer. As duas mulheres permanecem, mesmo sem um tostão furado para dar um casaquinho de tricô de presente ao mais pobre da esquina, ou para montar uma exposição de alunos do Colégio Estadual. Porque não tem condições legais para exonerá-las, o governador Pessuti deu duas voltas a mais na torneira dos recursos públicos, na velha e boa tática de cortar a água do inimigo para forçá-lo a deixar a fortaleza. Até agora, sem sucesso.Há que se duvidar das intenções de um governante que, durante sete anos, ficou calado diante do nepotismo assumido de Roberto Requião, jamais se envolveu numa crítica sequer à condução do Estado e, de repente, promove uma caça a todos os nomes com o R na testa e na ficha de nomeação. Não se trata, obviamente, de renovar a máquina pública para melhorar-lhe o rendimento. E nem mesmo a reprovável, mas compreensiva até, substituição política, porque o novo governo, seja ele do mesmo partido ou não, remontará a seu bel prazer o aparelho estatal tão logo assuma o Palácio Iguaçu e adiós Pessuti e Cia. É uma simples questão de recalque pessoal, de mágoa represada, o mote que conduz Orlando Pessuti para limpar a área.
No caso específico de Lúcia Arruda e Maristela Requião, o governador comete uma infração institucional. Desconsidera a importância dos dois cargos públicos, as premências básicas dos mais necessitados e o amor à cultura que todo governante deve ter, e retira recursos sem mais nem menos. E permite que uma funcionária de primeiro escalão, dona Maristela, continue recebendo o salário, pago com dinheiro público, sem exercer sua função principal de realizar a agenda do Museu Niemayer. Mais do que o antecessor, Roberto Requião, dá continuidade ao nepotismo às avessas e a céu aberto. E tanto dona Lúcia Arruda, que não recebe salário, mas ocupa um cargo honorário de importância vital para os mais descamisados, como dona Maristela, incorrem no erro do “não tô nem aí” ao resistirem nos cargos por conta da picuinha familiar. “Não tô nem aí”, diga-se, para o Paraná, para o bom exemplo que deveriam dar aos colegas, funcionários públicos como elas, e ao trabalho de cada dia que receberam a incumbência de realizar.

Como se vê, poder honra, mas também corrompe, distancia da realidade e dá a cada um que o ocupa uma nova qualidade de agir. Para o bem e para o mal.

Enquanto os que o traíram ou o abandonararm sofrem as incertezas da campanha o Pessutão e a Regina estão longe dos problemas que os afligem


PORTAL RPC

Pessuti terá compromissos oficiais em Nova York, Washington e Orlando, com destaque para a solenidade de encerramento do pregão da Bolsa de Valores de Wall Street, em homenagem à Copel, na segunda-feira.

A estada na América do Norte, contudo, será esticada em dois dias. O governador pretende usar o último fim de semana de agosto (28 e 29) para fazer turismo.

“Vou aproveitar os únicos dias de descanso e conhecer Orlando”, afirmou. A cidade da Flórida abriga o maior complexo de parques de diversão dos EUA, com destaque para o Walt Disney World e o Universal Studios.

Além de Pessuti, a comitiva paranaense é formada também pela primeira-dama, Regina Pessuti, pelo procurador-geral do Estado, Marco Antonio Berberi, e sua esposa, além de um major da Polícia Militar, responsável pela segurança.

Dois funcionários da Copel completam a delegação.

“A dona Regina me acompanha em todas as viagens, é assessora especial do governador. Vai comigo a Bela Vista do Paraíso [interior do Paraná] e também a Nova York”, disse Pessuti, confirmando que as despesas da primeira-dama serão bancadas pelo estado.

Consultada pela reportagem a assessoria do governador não soube informar qual o cargo ocupado por Regina.

O grupo aumentará nos Estados Unidos. Um dos filhos de Pessuti, acompanhado da esposa, se juntará à comitiva.

“Eu paguei do meu bolso a viagem e depois ele irá me devolver. Tenho direito a um tradutor, mas o dispensei porque meu filho fala fluentemente inglês”, explicou Pessuti.

“Eles tiraram férias para poder me acompanhar”, emendou.

O peemedebista reconhece que a viagem e os dias a mais em Orlando podem resultar em cobranças dos adversários políticos.

“Sei que os maldosos irão falar, como sempre falam. Foi assim quando fui a Macau [em 2009] trabalhar pela confirmação de Curitiba como subsede da Copa do Mundo. Foi assim agora na África do Sul, quando novamente trabalhei por Curitiba no Mundial”, disse.

O MEDO BATE AS PORTAS DA CINDERELA ,POIS O ENCANTO SE ACABA


Os arautos da gata borralheira - que quer virar princesa- começam a enxergar o fato de errarem no discurso e que o tempo está se esgotando e depois dele vencer o ex-rei Bob continuará nobre e ela se bobear na frente de todos voltara a ser a gata borralheira. A magnífica carruagem que a transportou depois da meia noite novamente será uma abobora e a ela só restarão os ratos que a conduziram, já que sem o “salarium” nem mais arautos ela terá.

E a origem da relação entre o príncipe Gustavo, o conselheiro Euclides e o rei Orlando?

Estes fazem parte de uma história antiga, que sob as brumas das araucárias a muito já viraram trovas sobre a época em que o rei Maurício governava o reino de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

O que acontece com quem tenta misturar história com estórias?

Quem está tentando misturar a história com as suas estórias foi a que “espertamente” tentou infielmente ser a segunda de todos, o que se ela bobear fará com que estória da mesma acabe com um eterno destino de “bela adormecida”, sem que apareça nem ao menos um sapo barbudo para quebrar o encanto.

Já que estória não tem moral vamos a moral da história:

Quem tudo quer nada tem!

Fernanda Richa fala para lideranças de Alto Paraná e Paranavaí, na região Noroeste


A presidente do PSDB Mulher no Paraná, Fernanda Richa, esposa de Beto Richa, esteve nesta quinta-feira (19) nos municípios de Paranavaí e Alto Paraná, onde se reuniu cm moradores e lideranças da região.

Em Paranavaí, Fernanda participou de um encontro com representantes de entidades sociais e empresários do município. O evento, promovido pelo PSDB Mulher reuniu cerca de 250 pessoas para conhecer as propostas de governo da Coligação Novo Paraná para as áreas da saúde e educação. Também em Paranavaí, Fernanda Richa visitou a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Na cidade de Alto Paraná, Fernanda foi recebida pelo prefeito do município, Cláudio Golemba e pela vereadora Marlene Leles. No encontro, que aconteceu na Associação Cultural Esportiva e Recreativa Alto Paraná, Fernanda Richa falou para um grupo de pessoas, entre eles, lideranças comunitárias, empresários e agricultores da região sobre as propostas do Plano de Governo, do candidato ao governo do Estado, Beto Richa.

Fernanda, também citou como exemplo alguns programas que já são desenvolvidos na capital paranaense e que poderão ser levados para os demais municípios do Estado, principalmente para os municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “Para isso, vamos implantar o Família Paranaense, um programa que prevê o atendimento sistemático das famílias mais carentes, com ações de cidadania, saúde, educação e qualificação profissional”, disse Fernanda Richa.

Maria Teresa e vice da chapa de Osmar fazem caminhada em Colombo


O vice da chapa de Osmar Dias ao governo do Paraná, Rodrigo Rocha Loures (PMDB), e a mulher do candidato ao governo, Maria Teresa Dias, lideraram caminhada na regiăo do Alto Maracanã, em Colombo, no sábado (21).

“Este contato com a população é essencial para levarmos as propostas de Osmar e para conhecermos as reais necessecidades de cada lugar”, considerou Maria Teresa.

“Com o corpo a corpo construímos uma relação de confiança e isso é fundamental para nosso trabalho porque vai ao encontro de nossa proposta de cuidar das pessoas”, disse Rocha Loures.

Estado de Hélio Bicudo é estável, mas não há previsão de alta


O quadro clínico do ex-vice-prefeito de São Paulo, o advogado Hélio Bicudo, 88, está estável, mas não há previsão de alta.

No dia 11 de agosto, ele sofreu um AVCI (Acidente Vascular Cerebral Isquêmico) quando fazia exercícios físicos num clube da capital. No entanto, a internação só foi divulgada hoje.

Ele está no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo.

Segundo familiares, embora esteja lúcido, apresenta dificuldades na fala, equilíbrio e visão. Os médicos avaliam a evolução do quadro clínico para detectar eventuais sequelas.

Bicudo preside a Fundação Interamericana de Defesa dos Direitos Humanos, que fundou em 2003, e milita no Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral.

Fundador do PT, ele deixou o partido em 2005, no auge da crise do mensalão, e, em julho passado, declarou apoio à candidatura de Marina Silva (PV) à presidência.

Boletim médico divulgado às 19h40 desta sexta e assinado por Pedro Renato Chocair, diretor-clínico do Oswaldo Cruz, informa: "O senhor Hélio Bicudo foi admitido no Hospital Alemão Oswaldo Cruz no dia 11 de agosto de 2010 com Acidente Vascular Cerebral Isquêmico.

Desde então, vem recebendo terapêutica específica para esta enfermidade. "O quadro neurológico atual do paciente é estável, embora ainda inspire alguns cuidados e, portanto, não há previsão de alta."

Sem certidão de nascimento, brasileiros vivem às sombras da cidadania


Reportagem de Maiá Menezes, publicada na edição deste domingo do jornal O GLOBO, mostra que, sem certidão de nascimento, muitos brasileiros ainda vivem o drama da vida à margem da cidadania, sem acesso aos direitos mais elementares. É o caso de Regina Campos Rocha, dona Pequenina, que, aos 70 anos, não tem documento algum que ateste sua existência.

De acordo com a reportagem, por não ter a certidão mais elementar - a de nascimento -, ela não se alfabetizou, nunca teve carteira de trabalho, não tem acesso a programas sociais e não consegue o atendimento básico de saúde. Moradora de Belford Roxo, no Rio, dona Pequenina deverá pegar, no próximo dia 13, a sua certidão - 70 anos após seu nascimento.

Campanha já atendeu 90 mil pessoas

Desde 2008, campanha do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos, atendeu 90 mil pessoas em busca de certidão de nascimento no país.

30% dos jovens dormem menos que o recomendado

AE

"De ontem para hoje, não dormi", conta o estudante Filipe de Abreu, de 16 anos. Assim como mais da metade dos adolescentes brasileiros, Filipe dorme menos de oito horas por noite. "Normalmente fico no computador só até meia-noite, mas quando tenho trabalho de escola para entregar, vou até mais tarde", conta. Na manhã seguinte, o despertador toca implacavelmente às 6 horas. O jeito é levantar.

A situação não é muito melhor entre as crianças de 4 a 12 anos. Segundo dados do Projeto Atenção Brasil, cerca de 30% dormem menos que o recomendado para a idade. A pesquisa, realizada pelo Instituto Glia, ouviu pais de quase 6 mil jovens entre 4 e 19 anos em 17 Estados.

As causas da falta de sono não foram investigadas, mas especialistas ouvidos pelo Estado são unânimes em apontar o mau hábito como culpado. "Não tenho dúvida de que isso é reflexo da permissividade dos pais em relação aos hábitos de sono e ao acesso às mídia eletrônicas", afirma o neurologista infantil Marco Antonio Arruda, diretor do Instituto Glia.

O estudo também apontou que os jovens que dormem mais de oito horas por noite têm o dobro de chance de ter bom desempenho escolar e bons índices de saúde mental. Arruda explica que o conceito de saúde mental adotado vai além de não ter uma doença. "É um estado de bem-estar, no qual a pessoa está apta a superar as dificuldades da vida, estudar e trabalhar de forma produtiva."

Pesquisas epidemiológicas em todo o mundo mostram que as crianças estão dormindo menos do que deveriam. O problema piora na adolescência, quando ocorre um atraso natural no relógio biológico. O impacto das alterações hormonais na rotina de sono vai depender do estilo de vida de cada família, diz a neuropediatra Márcia Pradella, do Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). "Para uma criança que ia dormir às 21 horas, é aceitável que passe a dormir às 22 ou 23 horas. Mas se ela estava acostumada a dormir tarde e passa a dormir mais tarde, acordar para ir à escola vira um problema."

Consequências. A dona de casa Edilma de Abreu, mãe de Filipe, conta que desde de bebê ele "gosta de dormir tarde"."Sempre falo para ele que isso não é bom para a saúde, mas ele não me ouve", diz.

Dona Edilma está certa. A falta de sono diminui a imunidade, prejudica a memória, a capacidade de concentração e pode até deixar as crianças agitadas, levando a um quadro que pode ser confundido com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Quando a privação se torna crônica, podem ocorrer alterações no metabolismo e atraso no crescimento.

É durante a adolescência que o corpo passa pelo maior estirão de crescimento. Essa é, portanto, a fase em que o hormônio do crescimento - liberado durante o sono - se faz mais necessário. "Antes se pensava que dormir oito horas por noite seria suficiente, mas pesquisas recentes mostraram que o tempo ideal para um adolescente é, em média, nove horas e meia", conta Márcia.

O desejo próprio da idade de protelar o sono é alimentado pelo acesso irrestrito à mídias eletrônicas. Estudo publicado na revista Sleep mostrou que jovens com TV ou computador no quarto vão dormir significativamente mais tarde e apresentam maior índice de fadiga.

"A privação de sono entre os estudantes está se tornando um problema tão sério que algumas escolas americanas, que funcionam em período integral, estudam adotar a sesta após o almoço", conta a especialista em Medicina do Sono Magda Nunes, da PUC do Rio Grande do Sul.

A estratégia pode ser útil. Tirar uma soneca à tarde - curta, para não atrapalhar o sono noturno - ajuda a tirar o atraso. Esticar na cama nos fins de semana, também. Mas quanto mais tarde o adolescente vai dormir durante a semana, mais difícil repor o déficit. Além disso, a maioria dos jovens hoje têm a rotina tão atribulada que raramente podem se dar ao luxo de tirar um cochilo. Murilo Lopes, de 18 anos, acorda às 5h30 para ir ao cursinho, passa as tardes estudando e, nos dias em que tem aula de inglês à noite, chega em casa às 23 horas: "E no sábado de manhã tenho simulado no cursinho."

Como a queda nas horas de sono costuma ser acompanhada pela queda no rendimento intelectual, tanta correria pode acabar não compensando, alertam os especialistas.

CNBB condena mudança no Código Florestal


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) condena eventuais alterações no atual Código Florestal Brasileiro. A proposta de mudança está na Câmara, à espera de votação. Em nota, a CNBB desaprova pontos do projeto de lei, como a anistia a produtores rurais que cometeram crime ambiental até julho de 2008 e a desobrigação da manutenção de reserva legal para propriedades de até 4 módulos fiscais.

“A Igreja vê com preocupação essas mudanças propostas. Queremos que pelo menos se faça uma discussão mais ampla”, defendeu o presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha. A conferência também ressalta que as alterações propostas, se aprovadas, “estão em desacordo” com o compromisso de redução de gás carbônico, assumido pelo governo brasileiro em Copenhague, em dezembro de 2009.

PAC Saneamento: apenas 12% das obras concluídas


Levantamento realizado pelo Contas Abertas sobre o andamento das obras de saneamento previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) mostra que a situação ainda está longe da ideal. Das 8.509 ações planejadas no programa para o período 2007-2010 e pós 2010, somente 1.058 (12%) foram concluídas até abril deste ano. A maioria das obras, 3.595 (42%),está no estágio classificado como “ação preparatória”, ou seja, ainda em fase de estudo ou licenciamento. Os estados com menor percentual de obras concluídas são Rio Grande do Norte (1%), Piauí (2%) e Goiás (2%). No DF o índice é zero.

PMDB quer Câmara e Senado sob seu controle em 2011


AE

Independentemente do resultado da eleição presidencial, o PMDB quer manter sob seu controle a Câmara e o Senado em 2011 e, com isso, aumentar o poder de negociação do partido.

Se a presidente for a petista Dilma Rousseff, o comando do Congresso terá serventia dupla porque fortalecerá o vice Michel Temer como interlocutor político do Palácio do Planalto.

Se o poder ficar nas mãos dos tucanos, o PMDB dará as cartas e abrirá a porta dos fundos para entrar mais uma vez no governo federal, como fez desde a eleição de 1989, que levou Fernando Collor ao poder.

Os presidentes das duas Casas têm o poder de fazer uma pauta de votação de interesse do presidente da República, além de controlar CPIs e iniciativas indesejadas originárias da oposição.

Por isso, o presidente da República sempre tem o interesse de manter no comando, tanto da Câmara quanto do Senado, parlamentares com os quais tenha um bom entendimento. Sem o apoio do Congresso dificilmente alguém governa.

Um exemplo recente, já no período democrático, foi quando o então presidente Fernando Collor, sem apoio dos congressistas, sofreu um processo de impeachment (1992) e foi afastado. Collor não foi apeado do poder apenas por causa do mau relacionamento com o Congresso, mas a sua sobrevivência política ficou comprometida.

Desde então, todos os presidentes negociaram com a Câmara e com o Senado. Seja liberando verbas para as emendas parlamentares, seja nomeando para os ministérios, estatais e cargos do segundo escalão os próprios congressistas ou apadrinhados.

Cálculos feitos com base nas informações fornecidas pelos diretórios estaduais do PMDB apontam para a eleição de 95 a 100 deputados peemedebistas. No Senado, eles deverão eleger entre 13 e 16 senadores que, somados aos três atuais, garantirão a bancada de 16 a 19 parlamentares ao partido.

Na Câmara, o atual líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), já costurou o apoio do presidente do partido e da Câmara, Michel Temer, que também é candidato a vice de Dilma, além das direções dos outros partidos aliados. Se os cálculos dos peemedebistas estiverem corretos, Alves tem tudo para se tornar o novo presidente da Câmara.

No Senado, o favorito para presidir a Casa até agora é o atual líder do governo Romero Jucá (PMDB-RR). Também já manifestaram o desejo de se candidatar à vaga em 2011 os peemedebistas Renan Calheiros (AL), Garibaldi Alves (RN) e Valdir Raupp (RO). Renan ocupou o cargo entre 2006 e 2007. Renunciou diante do escândalo "Renangate" - a Construtora Mendes Jr. pagaria a pensão alimentícia para uma filha do senador com a jornalista e modelo Mônica Veloso. Foi substituído por Garibaldi Alves.

A 42 dias da eleição, PMDB reivindica dividir poder ''meio a meio'' com PT


João Domingos e Christiane Samarco

Poder dividido "meio a meio". Assento no Planalto, entre os "ministros da casa", e no Conselho Político que assessora o presidente da República. Henrique Meirelles na equipe econômica. Ministérios de "porteira fechada", os cargos de sempre nas estatais e postos de comando nas vedetes do petróleo, a Petrobrás e a Petro-Sal. Senado e Câmara sob seu comando.

Com a campanha eleitoral em curso e ainda a 42 dias da abertura das urnas, é com essa precisão cirúrgica, alimentada pela liderança nas pesquisas da candidata aliada, Dilma Rousseff (PT), que o PMDB já define as regras de ocupação do poder. Como presidente do partido, deputado Michel Temer (SP), no posto de vice da chapa presidencial, o PMDB estima o tamanho da cota futura de poder baseado no argumento de que agora, se Dilma ganhar, o partido não é mais "um convidado", mas na verdade um dos "donos da casa", o Palácio do Planalto.

A diferença entre "convidado" e "dono da casa" deriva do fato, como explicam os peemedebistas, de que, um governo Dilma seria fruto da coalizão do PT com o PMDB, e não de simples aliança construída depois da vitória - o que aconteceu, por exemplo, nos governos Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010).

Núcleo. Por isso é que o partido, na condição de sócio-proprietário, já dá como certa a presença de um representante no núcleo político do Palácio do Planalto. "Fomos o primeiro partido a assinar com o presidente Lula um compromisso de união política pela democracia, liberdade de imprensa e de opinião, respeito aos direitos humanos e aos movimentos sociais. Com Lula e com Dilma voltamos a ser o velho MDB, que combateu a ditadura", diz Moreira Franco, escalado para coordenar o programa de governo da candidata petista pelo lado do PMDB.

Depois de passar por uma das vice-presidências da Caixa Econômica Federal e assumir um lugar na coordenação da campanha presidencial, Moreira Franco sonha com um ministério: o das Cidades, que tentou criar na gestão Fernando Henrique Cardoso e só viu a proposta se concretizar no governo de Lula.

Como o partido conseguiu seis ministérios após aderir formalmente ao segundo governo Lula (2007-2010), passando a comandar orçamento superior a R$ 100 bilhões, o cenário pretendido na hipótese de vitoriosa a chapa PT-PMDB supera, em muito, as cifras e o atual espaço de poder.

A legenda, agora, quer assento no Palácio do Planalto, com participação garantida no núcleo da tradicional reunião das 9 horas com o presidente da República, e quer também ministérios em que os postos-chave não sejam divididos com outros aliados - a tal "porteira fechada". Além das estatais e da Petrobrás e da futura Petro-Sal, o partido lembra que é candidato a também ratear poder nas agências reguladoras.

Pré-acerto. Em matéria de cargos, o PMDB já tem até pré-acerto para fincar um pé na área econômica do futuro governo. O passaporte para o Ministério da Fazenda ou do Planejamento é o atual presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que se filiou ao partido em setembro passado, a pedido do presidente Lula. Também foi Lula quem deu a Meirelles a carta de garantia de que, se vitoriosa a chapa de Dilma, seu lugar na equipe ministerial está garantido.

No fim de março, quando Meirelles já não tinha expectativas de se tornar o vice de Dilma, Lula o chamou ao Centro Cultural Banco do Brasil, sede provisória do governo. "O PMDB não abre mão de Michel Temer. Então, peço que fique no Banco Central", disse Lula ao presidente do BC. Meirelles concordou em ficar, mas, em troca, o PMDB goiano arrancou de Lula e Dilma a promessa de que o atual responsável pela política de juros terá lugar no primeiro escalão do eventual governo da petista.

Além de Meirelles, outro nome que o PMDB dá como certo numa pasta específica é o do senador Edison Lobão (MA) à frente de Minas e Energia. Lobão conseguiu a proeza de conquistar Dilma, depois de chegar desacreditado a uma área com a qual tinha pouca intimidade, na condição de afilhado do presidente do Senado, José Sarney (AP).

A dupla Sarney e o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), deve manter na administração Dilma a influência que teve na gestão Lula. O atual presidente não se esquece de que no Maranhão tem 97% de aprovação dos eleitores, maior até do que no Amazonas - onde, em 2006, saiu das urnas com 1 milhão de votos de vantagem sobre o tucano Geraldo Alckmin, com voto de apenas 176 mil eleitores.

Bancada. O líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), quer resolver seu futuro dentro do próprio Congresso. A cúpula do partido já negocia com o PT do líder Cândido Vaccarezza (SP) sua indicação para substituir Temer na presidência da Casa.

"Se formos vitoriosos na eleição, vamos pleitear a presidência da Câmara no primeiro biênio do próximo governo, tendo ou não a maior bancada", antecipa o deputado Eduardo Cunha (RJ).

O partido considera "justo e razoável" que o PMDB mantenha a cadeira de Temer em sistema de rodízio com o PT, pelo qual caberá a Vaccarezza o comando da Câmara no segundo biênio da futura administração. Como em fim de governo é sempre mais difícil manter a coesão da base, ter a presidência da Câmara nas mãos de um petista nos últimos dois anos daria mais segurança ao eventual governo Dilma. No Senado, a regra que vale é a da maior bancada indicar o presidente.

O PMDB conta com o sucesso nas urnas como condição única para fazer o sucessor de Sarney, independentemente da presidência da Câmara. O argumento é que o senador peemedebista teria direito a uma reeleição.

Dirigentes do partido também lembram que, tal como diria Lula, "nunca antes neste país" o PMDB foi aliado de primeira hora em uma campanha. No novo cenário, a legenda se recusa a apadrinhar indicações como a de José Gomes Temporão, que Lula nomeou ministro da Saúde na cota do PMDB. Um peemedebista da cúpula diz que, nesse caso, seu partido nem padrinho foi: "Servimos de barriga de aluguel para o PT, e isso não admitiremos mais."

Lançamento da recandidatura do Hauly a deputado federal


Na noite de sexta feira (19) foi inaugurado em Curitiba o Comitê de apoio a recandidatura do deputado Luiz Carlos Hauly. O evento contou com a presença de mais de trezentas pessoas, sendo estas em sua maioria composta por importantes lideranças formadoras de opinião, entre eles sindicalistas, lideranças comunitárias, intelectuais acadêmicos, lideranças partidárias, etc..

No ato de lançamento da campanha do Hauly em Curitiba entre outros fizeram uso da palavra o Dr. Euclides Scalco, importante liderança nacional do PSDB e suplente do candidato ao senado deputado Gustavo Fruet, a Maria Goretti, presidenta da Associação Brasileira de Enfermagem, etc..

Conheci o Hauly, deputado nota dez pelo DIAP, no final da década de 70, quando participavamos da luta pela democratização do país e pela Anistia Ampla Geral e Irrestrita, nesta época nós faziamos parte da Tendência Popular do MDB.
Em sua carreira política o Hauly foi vereador, prefeito de Cambé, quando impôs ao município importantes reformas na Educação, na Industrialização, na infraestrutura e na abertura para a efetiva participação popular no Governo Municipal. A sua importante gestão a frente da Prefeitura posteriormente o credenciou a ser o secretário de Fazenda do Paraná. No cargo de secretário e le conseguiu sanear as finanças e criar condições para que naquele período o Estado pudesse fazer um dos maiores programas de obras sociais na história do Paraná, possibilitando inclusive a gratuidade do ensino superior, a implantação de um terço de férias, criação do FDU - Fundo de Desenvolvimento Urbano, entre outras importantes ações.

Desde 1991, quando assumiu uma cadeira na Câmara dos Deputados, Hauly tem tido uma atuação destacada. Há 17 anos consecutivos tem sido apontado pelo DIAP - Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar - como um dos deputados de maior influência no Congresso.
São mais de 5 mil intervenções no Congresso. Como proponente de leis, relator, presidindo e participando das Comissões da Câmara, um parlamentar de reconhecimento nacional com benefícios diretos para todos os brasileiros.

O Paraná precisa manter essa voz atuante em Brasília. Para o Paraná e o Brasil é importante que o deputado Federal Luiz Carlos Hauly renove mais uma vez o seu mandato.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles