quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Brasil: imaginem o que seríamos ...

Imagine o que seriamos se tivessemos um projeto educacional, de um amplo espectro científico e cultural, vinculado de forma direta ao projeto de uma estrutura produtiva e que assim nos desse auto suficiência de quadros na produção tecnológica de acordo com as necessidades legitimamente nacional de mercado, e este financiado a jros susidiados pelo BNDES?

Infelizmente em vez de um ensino público de qualidade vinculado aos projetos econômicos nacionais e populares só temos o PROUNI, verdadeira fábrica de diplomas. Depois de oito anos de governo petista vimos a repetição de tudo o que foi combatido no passado. Se estamos enquanto meros exportadores produtos primários, ou pouco transformados, faturando, sendo que poucos faturam e milhões são semi escravizados, é graças ao mercado asiático, principalmente a China. O preço pago por nós ao mercado internacional para produzirmos matéria prima é caro, pois os que compram exigem que mantenhamos as nossas fronteiras escancaradas e isto é uma grande ameaça ao nosso mediano e frágil parque industrial nacional.Enquanto os asiáticos utilizam mão de obra ainda mais barata pelo excesso de cidadãos no exército de reserva para o trabalho, o que não gera o desequilíbrio social, pois o estado garante moradia, educação e saúde, aqui no campo laboral é um salve-se quem puder (saúde deficitária, falta de acesso a moradia sistema educacional arcaico, privado e falido). Enquanto os medianos empresários nacionais sucumbem sob uma avalanche de juros estratosféricos e altos impostos os de lá são subsidiados. O dinheiro do BNDES é praticamente só para os grandes, e estes em grande parte são mega-grupos multinacionais com o grande capital nacional associado, e este, uma minoria, também são transnacionais.

Cameron aprova plano de aumentar presença militar nas Malvinas


O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, aprovou um plano de contingência para ampliar a presença militar nas ilhas Malvinas por causa do aumento da tensão entre o Reino Unido e a Argentina pela soberania na região, informou nesta quinta-feira o jornal britânico "The Times".

Segundo a publicação, Cameron dedicou um dia para avaliar com sua cúpula militar a retórica cada vez mais agressiva do governo argentino liderado por Cristina Kirchner.

Na quarta-feira, o premiê detalhou no Parlamento que havia convocado o Conselho Nacional de Segurança para abordar o tema e acusou a Argentina de "colonialismo" por reivindicar a soberania das ilhas, discussão que se repete desde 1833.

O Reino Unido tem planos de enviar em breve novo efetivo à região através da Ilha da Ascensão, no Oceano Atlântico, que pertence ao Reino Unido, acrescentou "The Times".

"Estamos traçando uma estratégia de contingência. Temos certeza de que a mesma está correta", disse uma fonte de Defesa ao jornal.

De acordo com o "Times" --que dedicou toda sua capa ao conflito com a chamada "Novo alerta nas Malvinas"--, o governo de Cameron considerou que as ilhas estão agora melhor protegidas do que em 1982, quando a Junta militar argentina decidiu ocupá-las em 2 de abril, uma ação que provocou uma guerra entre os países.

DISPUTA

As ilhas dispõem de quatro aviões Typhoon em Mount Pleasant, base aérea que tem um radar, e sempre há uma fragata ou um destróier patrulhando a região, informou o jornal, que acrescentou que o Ministério de Defesa britânico não revelou onde estão os submarinos nucleares.

Em uma surpreendente declaração parlamentar, Cameron disse ontem que convocou o Conselho Nacional de Segurança e que a Argentina não devia subestimar sua determinação em defender os habitantes das ilhas.

"O que os argentinos disseram recentemente é muito mais colonialismo, porque os moradores querem continuar sendo britânicos e os argentinos querem que eles façam outra coisa", afirmou no Parlamento.

Em resposta, o Governo argentino disse que tais afirmações eram "absolutamente ofensivas, principalmente se tratando do Reino Unido". "A história mostra claramente qual foi sua atitude frente ao mundo", declarou o ministro do Interior argentino, Florencio Randazzo.

MERCOSUL

Há 11 dias, o premiê indicou que descartava uma negociação com a Argentina sobre a soberania das ilhas e sustentou que seu país deve manter a "vigilância", em clara referência à decisão de vários países latino-americanos de bloquear o acesso aos portos de navios com bandeira das Malvinas.

Em uma cúpula em dezembro em Montevidéu, os países que compõe o Mercosul concordaram em bloquear o acesso de navios com bandeira das Malvinas aos seus portos.

Em 2012, serão completados 30 anos da guerra entre os dois países pela posse das Malvinas, que terminou em 14 de junho de 1982 com a rendição da Argentina. No conflito bélico morreram 255 militares britânicos e mais de 650 argentinos.

Em fevereiro, o príncipe William, segundo na linha de sucessão à coroa britânica, viajará às Malvinas para participar de treinamentos como piloto de helicóptero de resgate. (Efe)


Litoral do Paraná: programação do Carnaval 2012

Veja os detalhes do Carnaval Guaratuba 2012:


O melhor carnaval do litoral paranaense terá 5 dias de folia na Av. 29 de abril: Sexta, Sábado, Domingo, Segunda e Terça.
Os trios elétricos seguirão pela Rua 29 de Abril.
No dia 20/02, dia da Banda de Guaratuba, serão 3 trios elétricos, que seguirão o tradicional desfile, seguindo o General da banda Nelson Justus este ano a apresentação da Banda de Guaratuba será especial.
A expectativa é de mais de 500 mil foliões nos 5 dias.
Só para a segunda-feira dia da Banda de Guaratuba, a expectativa é de um público de 250 a 300 mil pessoas.
Os comerciantes também esperam que o movimento se supere cada vez mais, devido à infraestrutura assegurada nessa temporada.
Um dos motivos para o otimismo é a garantia de segurança dos foliões, a Polícia Militar reforçará o policiamento.
Tudo isso para garantir um carnaval tranqüilo para todos que procurarem a nossa animada Guaratuba para se divertir e aproveitar os últimos dias do verão.


Paranaguá: Carnaval 2012

No sábado, 18 de fevereiro, iniciam os desfiles as escolas do segundo grupo, no domingo, 19, se apresentam na avenida as escolas do grupo principal, na segunda-feira, 20, acontece a apresentação do tradicional bloco dos sujos e na terça-feira, 21, o desfile das campeãs.

Matinhos: Matinbanda
No sábado dia 28 de Janeiro e sábado 04 de Fevereiro, nos moldes da Caiobanda o Trio Elétrico Magia uma mega carreta super equipada fará a festa dos foliões no trajeto da Av.Atlantica com saída da Esquina da Rua Alvorada em Caioba a partir das 22h00min rumo a Matinhos, com esta iniciativa a Secretaria Municipal de Turismo espera fomentar o turismo e aquecer as vendas do comercio local e ambulantes atraindo turistas que vem em busca de diversão, e não fica por ai o carnaval continua nos dias 18, 19,20 e 21 de Fevereiro com Matinbanda.




Baixinhos têm risco maior de sofrer doenças de coração do que pessoas altas

As pessoas com baixa estatura, principalmente as mulheres, têm um risco de 1,5 vezes maior de sofrer alguma doença cardiovascular do que os indivíduos mais altos. Esta é a análise realizada por pesquisadores da Universidade de Tampere (Finlândia) e publicado no "European Heart Journal".

O estudo considerou como pessoas de baixa estatura as que medem menos de 1,60m (1,65m os homens e 1,53m no caso das mulheres), e como altos aqueles que medem mais de 1,73m (1,77 em homens e 1,66 em mulheres). Os resultados também indicam um maior índice de mortalidade por doença cardiovascular entre mulheres de baixa estatura, com um risco 1,55 vezes superior ao das mulheres altas, enquanto o risco entre os homens baixos é 1,37 vezes maior do que os altos.

A análise, que se baseou no estudo de mais de três milhões de indivíduos, destaca como possível explicação nas diferenças do risco cardiovascular, que as pessoas mais baixas têm uma largura arterial menor, o que facilitaria a obstrução dos vasos sanguíneos. Também de acordo com os estudiosos, outra causa poderia ser que as pessoas que pertencem a um nível socioeconômico baixo teriam maiores infecções e desnutrição durante a época da gestação, o que poderia derivar em um menor crescimento do indivíduo e também em uma proteção reduzida de diversas doenças. (Efe)


TRE-PR bate meta e Curitiba terá eleições biométricas neste ano

Curitiba terá eleições biométricas neste ano. A informação foi confirmada depois de a Central de Atendimento ao Eleitor do Tribunal Regional Eleitoral no Paraná (TRE-PR) atingir a meta de recadsatrar 80% dos eleitores da capital.

De acordo com Marden Machado, responsável pela assessoria de imprensa do TRE-PR, a meta de 1.005.213 votantes recadastrados foi atingida por volta das 10h30. A quantidade de eleitores é uma exigência do Tribunal Superior Eleitoral para confirmar que a capital paranaense utilizará a identificação biométrica (através da digital) nas eleições municipais.


Machado ainda ressalta que não haverá prorrogação do prazo do recadastramento, que será encerrado nesta sexta-feira (20). Quem não fizer a revisão, terá o título cancelado. Na próxima semana, o órgão vai definir como ficará a situação desses eleitores.

O eleitor curitibano que deixou para fazer orecadastramento biométrico do título nos últimos dias está enfrentando grandes filas de espera. O tempo médio para atendimento na era de três horas na manhã desta quinta-feira (19), penúltimo dia para a revisão eleitoral. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, por volta das 10h40 a fila de eleitores que não agendaram o atendimento já chegava à Avenida Marechal Floriano. Estão sendo atendidas 1,2 mil pessoas por hora.


O tribunal já atendeu ao todo 1,1 milhão de pessoas. A diferença entre o total de atendimento e o número de revisões é explicado pela transferência de domicílio do título de eleitor e o acréscimo de novos eleitores.


Sem agendamento

Não é mais possível ao eleitor de Curitiba marcar com antecedência, pela internet, o dia e o horário em que prefere ser atendido para o recadastramento biométrico. Isso porque o sistema do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) chegou ao limite, após registrar, no início da tarde desta terça-feira (17) o agendamento de 5 mil pessoas por dia até a próxima sexta-feira (20), prazo final para fazer o recadastramento eleitoral.


Serviço:

A Central de Atendimento do Tribunal Regional Eleitoral funciona das 8h às 18h30. É preciso levar um documento oficial de identidade com foto e título de eleitor, além de um comprovante de residência. Só serão aceitos os documentos originais. A central do tribunal fica na Rua João Parolin, 55, Prado Velho, Curitiba. Os telefones para tirar dúvidas são: (41) 3330-8674 e (41) 3330-8673. Há estacionamento próprio e gratuito no local. (GP)

Brasil é segundo país mais desigual do G-20, aponta estudo


O Brasil é o segundo país com maior desigualdade do G-20, de acordo com um estudo realizado nos países que compõem o grupo.

De acordo com a pesquisa 'Deixados para trás pelo G-20', realizada pela Oxfam - entidade de combate à pobreza e a injustiça social presente em 92 países -, apenas a África do Sul fica atrás do Brasil em termos de desigualdade.

Como base de comparação, a pesquisa também examina a participação na renda nacional dos 10% mais pobres da população de outro subgrupo de 12 países, de acordo com dados do Banco Mundial. Neste quesito, o Brasil apresenta o pior desempenho de todos, com a África do Sul logo acima.

A pesquisa afirma que os países mais desiguais do G-20 são economias emergentes. Além de Brasil e África do Sul, México, Rússia, Argentina, China e Turquia têm os piores resultados.

Já as nações com maior igualdade, segundo a Oxfam, são economias desenvolvidas com uma renda maior, como França (país com melhor resultado geral), Alemanha, Canadá, Itália e Austrália.

Avanços

Mesmo estando nas últimas colocações, o Brasil é mencionado pela pesquisa como um dos países onde o combate à pobreza foi mais eficaz nos últimos anos.

O estudo cita dados que apontam a saída de 12 milhões de brasileiros da pobreza absoluta entre 1999 e 2009, além da queda da desigualdade medida pelo coeficiente de Gini, baixando de 0,52 para 0,47 no mesmo período (o coeficiente vai de zero, que significa o mínimo de desigualdade, a um, que é o máximo).

A pesquisa prevê que, se o Brasil crescer de acordo com as previsões do FMI (3,6% em 2012 e acima de 4% nos anos subsequentes) e mantiver a tendência de redução da desigualdade e de crescimento populacional, o número de pessoas pobres cairá em quase dois terços até 2020, com 5 milhões de pessoas a menos na linha da pobreza.

No entanto, a Oxfam diz que, se houver um aumento da desigualdade nos próximos anos, nem mesmo um forte crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) poderá retirar um número significativo de brasileiros da pobreza.

"Mesmo que o Brasil tenha avanços no combate da pobreza, ele é ainda um dos países mais desiguais do mundo, com uma agenda bem forte pendente nesta área", disse à BBC Brasil o chefe do escritório da Oxfam no Brasil, Simon Ticehurst.

Para ele, é importante que o governo dê continuidade às políticas de transferência de renda, como o Bolsa Família, e que o Estado intervenha para melhorar o sistema de distribuição.

"Os mercados podem criar empregos, mas não vão fazer uma redistribuição (de renda)", afirma.

Outras questões

Ticehurst diz que, para reduzir a desigualdade, o Brasil também precisa atacar as questões da sustentabilidade e da resistência a choques externos.

"As pessoas mais pobres são as mais impactadas pela volatilidade do preço dos alimentos, do preço da energia, dos impactos da mudança climática. O modelo de desenvolvimento do Brasil precisa levar isso mais em conta."

Para o representante da Oxfam, a reforma agrária e o estímulo à agricultura familiar também é importante para reduzir a desigualdade.

"Da parcela mais pobre da população brasileira, cerca de 47% vive no campo. Além disso, 75% dos alimentos que os brasileiros consomem são produzidos por pequenos produtores, que moram na pobreza", afirma TiceHurst.

"É preciso fechar esse circuito para que os produtores que alimentam o país tenham condições menos vulneráveis e precárias."

Segundo o estudo da Oxfam, a maioria dos países do G-20 apresenta uma tendência "preocupante" no sentido do aumento na desigualdade.

A entidade afirma que algumas dessas nações foram "constrangidas" pelas reduções significativas da desigualdade registradas nos países de baixa renda nos últimos 15 anos.

"A experiência do Brasil, da Coreia do Sul e de vários países de renda baixa e média-baixa mostra que reduzir a desigualdade está ao alcance dos dirigentes do G-20", afirma o texto.

"Não existe escassez de potenciais alavancas para políticas (de redução da desigualdade). Em vez disso, talvez exista uma escassez de vontade política", diz o estudo. (BBC)

FAROESTE CABOCLO: Justiça condena ex-deputado e 4 assessores pela morte de Ceci Cunha

Treze anos depois do crime, foram condenados, na madrugada desta quinta-feira, 19, os cinco acusados de participar do assassinato da deputada alagoana Ceci Cunha, do marido, Juvenal Cunha da Silva, a sogra, Ítala Neyde Maranhão Pureza e o cunhado, Iran Carlos Maranhão Pureza. Somadas, as penas chegam a 476 anos de prisão.

O crime ocorreu em 16 de dezembro de 1998 e ficou conhecido como Chacina da Gruta. Para a acusação, o assassinato teve motivação política. O ex-deputado federal Talvane Albuquerque Neto, mandante dos homicídios, e os quatro executores, Alécio César Alves Vasco, Jadielson Barbosa da Silva, José Alexandre dos Santos e Mendonça Medeiros da Silva, foram condenados por homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e sem possibilidade de defesa) no caso de Ceci. Para as demais vítimas, a condenação foi de homicídio triplamente qualificado, devido ao agravante de impossibilidade de reconhecimento.

O julgamento foi presidido pelo juiz federal André Luís Maia Tobias Granja, que anunciou a sentença às 7h50 (horário de Brasília), depois de três dias de julgamento. A pronúncia do juiz, que durou duas horas, foi precedida de um recesso de sete horas, período no qual os jurados preencheram um questionário com 130 perguntas formuladas pelo juiz. Em seguida, o magistrado elaborou a sentença. O júri, formado por sete homens, acolheu a tese da acusação de que Talvane, suplente de Ceci Cunha na Câmara dos Deputados, ordenou o assassinato da deputada para obter o mandato.

Os jurados que analisaram o caso, porém, concluíram que Alécio e Mendonça tiveram participação de menor importância na chacina, por terem dirigido os carros usados para a fuga. Talvane foi condenado a 103 anos e quatro meses de prisão. Foram 105 anos para Jadielson e José Alexandre, 87 anos e três meses para Alécio e 75 anos e sete meses para Mendonça.

Ceci foi morta logo após sua diplomação como parlamentar, durante uma comemoração em família na casa de sua sogra. Para o júri, as outras vítimas foram executadas para que não houvesse testemunhas do crime. "A decisão dos jurados e as penas foram justíssimas", comemorou o advogado da família das vítimas, José Fragoso.

Na plateia, a decisão emocionou familiares das vítimas e dos acusados. Cerca de 300 pessoas aguardaram, durante toda a noite, o anúncio da sentença. (AE)

Prefeitura de São Paulo derruba seis imóveis na cracolândia e MP investiga a ação

A Prefeitura de São Paulo demoliu nesta quarta-feira seis imóveis nas Ruas Helvétia e Dino Bueno, na cracolândia. Os locais costumavam ser ocupados por viciados em crack, e a interligação entre as edificações foi apelidada de "labirinto". A ação aconteceu um dia após 32 imóveis serem "emparedados" e será investigada pelo Ministério Público Estadual.

O subprefeito da Sé, Nevoral Alves Bucheroni, afirmou que as demolições ocorreram por questão de segurança. "Havia muito lixo, que ficou compactado nas paredes. O risco era tirar esse lixo e ruir tudo", disse. Segundo Bucheroni, os imóveis eram "inabitáveis e irrecuperáveis". O custo das demolições será repassado aos proprietários.

Bucheroni afirmou que a intenção da ação não é colocar "famílias na rua". "Temos quatro locais para ‘emparedar’, mas, como estão abrigando famílias com crianças, estamos cadastrando essas pessoas, colocando em programas sociais", disse. Ontem, a Guarda Civil Metropolitana deteve dois homens que quebravam os blocos usados em bar recém-lacrado, no Largo Coração de Jesus.

O Ministério Público abriu inquérito para investigar a legalidade dos emparedamentos e das demolições. "Não se viram documentos, perícias ou ordens judiciais que atestem essas demolições repentinas. Mais à frente vamos descobrir no inquérito aberto hoje (ontem) se essas ações da Prefeitura tiveram a intenção na verdade de retirar as famílias de baixa renda da área para o favorecimento da especulação imobiliária", disse o promotor de Urbanismo Maurício Ribeiro Lopes.

Acusações. Vereadores de oposição a Gilberto Kassab (PSD) também acusaram a Prefeitura de retirar moradores de cortiços e pensões sem argumentar. "Idosos e pessoas doentes estão sendo expulsos. A maior parte dos moradores não é usuária de drogas, não existe fundamento legal para emparedamentos", disse Juliana Cardoso (PT).

O Estado consultou o Plano Diretor de 2002 e constatou que a maior parte da área onde ocorre a operação da Polícia Militar e da Prefeitura, entre a Avenida Duque de Caxias e a Alameda Eduardo Prado, é uma Zona Especial de Interesse (Zei) 3, cuja ocupação deve obedecer à proporção de 40% para habitações de interesse social (para famílias com renda de até 5 salários mínimos) e de 40% de imóveis de "mercado popular", para famílias com renda de até 16 salários. Só 20% da área fica de uso livre.

"O parlamento vai acompanhar essas ações de emparedamento. O zoneamento que define a ocupação para a região precisa ser respeitado, independentemente de qualquer ação policial", afirmou o presidente da Câmara, José Police Neto (PSD). (AE)


Transposição do São Francisco tem 10 investigações do MPF em curso

A obra de transposição do Rio São Francisco, principal projeto tocado pelo Ministério da Integração Nacional, é alvo de pelo menos dez investigações do Ministério Público Federal (MPF). A maior parte dos inquéritos concentra-se em Pernambuco, estado do ministro Fernando Bezerra Coelho. Três investigações foram abertas na gestão do ministro.

A Procuradoria da República em Pernambuco apura indícios de superfaturamento no Eixo Leste e de descontrole no pagamento de aditivos na gestão de Bezerra. Entre os contratos suspeitos estão o 34/2008, que será retomado na primeira quinzena de fevereiro, e o 29/2008. O primeiro teve reajuste de 14,6% do valor inicial, que passou de R$ 235,5 milhões para R$ 269,9 milhões. O aumento contratual do segundo foi de 21% (de R$ 250,9 milhões para R$ 303,6 milhões).

Outro fato que está sendo apurado é que as medições dos serviços executados estavam sendo feitas pelas empresas construtoras e não pelas supervisoras. Os problemas foram apontados por uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), realizada entre 7 de abril e 27 de maio do ano passado, e remetida ao MPF.

A procuradoria solicitou ainda informações sobre uma denúncia formulada pelo Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon). O sindicato aponta a omissão da comissão de licitação do ministério na concorrência 2/2007.

A investigação está em fase de instrução e a procuradoria aguarda a manifestação final da Corte de Contas para tomar as providências judiciais, caso as irregularidades sejam confirmadas.

Os processos sobre a transposição do São Francisco estão nas mãos da ministra Ana Arraes, mãe do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. O governador é presidente do PSB, partido do ministro da Integração. Bezerra está no centro de uma crise política desde que o jornal O Estado de S. Paulo revelou que quase 90% da verba antienchente do ministério foi destinada para Pernambuco. (AE)

Serra comunica ao PSDB que está fora da disputa à Prefeitura de São Paulo

Depois de meses de pressão para que entrasse na disputa pela Prefeitura de São Paulo, o ex-governador José Serra (PSDB) reuniu o seu grupo de aliados mais próximos e informou em tom solene que não será candidato na eleição municipal deste ano.

O anúncio foi feito por Serra aos seus principais colaboradores no domingo passado, na casa do ex-presidente municipal do PSDB, José Henrique Reis Lobo, e na presença do ex-governador Alberto Goldman, do senador Aloysio Nunes Ferreira e do deputado Jutahy Júnior (BA). O grupo já trabalha num plano B para a eleição na capital.

Em razão da pressão dos tucanos, que o queriam na disputa para trazer o PSD, do prefeito Gilberto Kassab, o ex-governador resolveu chamar os interlocutores e dizer claramente que não concorrerá a prefeito e que está interessado nas questões nacionais. Serra também atendeu a um apelo de Geraldo Alckmin. O governador queria uma posição de seu antecessor antes das prévias do PSDB, em março.

Apesar de já ter dito publicamente que não entraria na corrida, seu partido ainda tinha a esperança de que ele pudesse rever a posição e o pressionava publicamente para isso. A direção nacional do PSDB ainda planeja uma ofensiva para convencer Serra a disputar o cargo.

O Estado apurou que a decisão de Serra foi levada a Alckmin, que também contava com a possibilidade de ele reavaliar sua posição. O ex-governador é considerado o nome mais forte do PSDB na disputa, e a entrada dele no páreo libertaria Alckmin de ter de "carregar", segundo expressão usada por tucanos, um novato na campanha.

"Estou convicto de que ele não será candidato. Para mim, esse assunto está liquidado", afirmou Goldman. "Ele manifestou no encontro que, a partir de agora, se focará ainda mais nas questões nacionais porque o seu projeto é nacional", declarou outro participante da reunião.

De acordo com aliados, o ex-governador acha que, se entrar na disputa, passará a campanha dizendo que não renunciará para alcançar outro cargo - ele deixou a Prefeitura em 2006 para concorrer ao governo estadual e, depois, em 2010 saiu do Bandeirantes e se lançou à Presidência. (AE)


 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles