quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Curitiba: nos dias 25 e 26 de outubro, a 63ª edição da Caravana da Anistia


Será realizada em Curitiba, nos dias 25 e 26 de outubro, a 63ª edição da “Caravana da Anistia”, com diversos eventos e a sessão de julgamento dos processos de pedido de anistia política. O evento integra o Fórum Verdade da UFPR em parceria com Ministério da Justiça, com a Secretaria de Direitos Humanos, com o “Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça”, entre outros. O objetivo da iniciativa é mapear locais ligados à violação dos Direitos Humanos no passado, além de identificar pessoas que devem ser homenageadas por sua luta pela liberdade na época.
As atividades terão início no dia 25, a partir das 10h30, com os “Caminhos da Resistência” ─ inauguração do marco em frente a antiga Penitenciária do Ahú. No período da tarde, das 15 às 18h30, serão inaugurados os marcos do pátio da Reitoria, do Prédio Histórico da UFPR e da Boca Maldita. Ainda à noite, a partir das 19h30 serão realizados os “Diálogos com a Caravana da Anistia, no Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP – Sindicato), com o lançamento das obras relacionadas ao período da anistia ─ “A Anistia na Era da Responsabilização; O Brasil em Perspectiva Internacional e Comparada”; “Justiça de Transição: Manual para a América Latina”, ambas publicadas pelo Ministério da Justiça e outras.
Na continuidade, às 20 horas, haverá o lançamento do documentário “Eu me lembro”, com a presença do diretor de cinema Luiz Fernando Lobo. No dia 26, a caravana se dirigirá à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), onde ocorrerá a “Sessão de julgamento de requerimentos de anistia pública”. Mais informações estão disponíveis no site www.forumverdade.ufpr.br


Os 42 casos que serão julgados:



 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles