quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Curitiba: nos dias 25 e 26 de outubro, a 63ª ediĂ§Ă£o da Caravana da Anistia


SerĂ¡ realizada em Curitiba, nos dias 25 e 26 de outubro, a 63ª ediĂ§Ă£o da “Caravana da Anistia”, com diversos eventos e a sessĂ£o de julgamento dos processos de pedido de anistia polĂ­tica. O evento integra o FĂ³rum Verdade da UFPR em parceria com MinistĂ©rio da Justiça, com a Secretaria de Direitos Humanos, com o “FĂ³rum Paranaense de Resgate da Verdade, MemĂ³ria e Justiça”, entre outros. O objetivo da iniciativa Ă© mapear locais ligados Ă  violaĂ§Ă£o dos Direitos Humanos no passado, alĂ©m de identificar pessoas que devem ser homenageadas por sua luta pela liberdade na Ă©poca.
As atividades terĂ£o inĂ­cio no dia 25, a partir das 10h30, com os “Caminhos da ResistĂªncia” ─ inauguraĂ§Ă£o do marco em frente a antiga PenitenciĂ¡ria do AhĂº. No perĂ­odo da tarde, das 15 Ă s 18h30, serĂ£o inaugurados os marcos do pĂ¡tio da Reitoria, do PrĂ©dio HistĂ³rico da UFPR e da Boca Maldita. Ainda Ă  noite, a partir das 19h30 serĂ£o realizados os “DiĂ¡logos com a Caravana da Anistia, no Sindicato dos Trabalhadores em EducaĂ§Ă£o PĂºblica do ParanĂ¡ (APP – Sindicato), com o lançamento das obras relacionadas ao perĂ­odo da anistia ─ “A Anistia na Era da ResponsabilizaĂ§Ă£o; O Brasil em Perspectiva Internacional e Comparada”; “Justiça de TransiĂ§Ă£o: Manual para a AmĂ©rica Latina”, ambas publicadas pelo MinistĂ©rio da Justiça e outras.
Na continuidade, Ă s 20 horas, haverĂ¡ o lançamento do documentĂ¡rio “Eu me lembro”, com a presença do diretor de cinema Luiz Fernando Lobo. No dia 26, a caravana se dirigirĂ¡ Ă  Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), onde ocorrerĂ¡ a “SessĂ£o de julgamento de requerimentos de anistia pĂºblica”. Mais informações estĂ£o disponĂ­veis no site www.forumverdade.ufpr.br


Os 42 casos que serĂ£o julgados:



 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles