sábado, 13 de agosto de 2011

Banda de Pau e Corda - Lampião

Fotógrafo registra maior caverna do mundo no Vietnã

O fotógrafo britânico Carsten Peter fez registros inéditos das profundezas da caverna Hang Son Doong, no Vietnã, a maior do mundo. A passagem subterrânea é tão grande que seu fim ainda não foi encontrado.

Hang Son Doong é parte de uma galeria de 150 cavernas no Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang, a cerca de 500 quilômetros da capital, Hanoi.

Peter acompanhou uma equipe da Associação Britânica de Pesquisa de Cavernas, que descobriu a entrada do local em 2009. A caverna já havia sido usada como esconderijo contra os bombardeios americanos durante a Guerra do Vietnã.

As novas expedições mostram que o espaço tem pelo menos 4,5 quilômetros e chega a 140 metros de altura em algumas partes.

Por causa da descoberta, a passagem subterrânea vietnamita passou a ser considerada a maior do mundo, ultrapassando a Caverna do Veado, na ilha de Bornéu, que tem 1,6 quilômetro de comprimento e 91 metros de altura.

Peter, que é explorador há 35 anos, descobriu até mesmo uma floresta escondida dentro da caverna.

"Visitei tantas cavernas que perdi a conta, mas esta é certamente uma das mais únicas e incomuns que já vi", disse o fotógrafo. (BBC)

As fotos:






'Ponto de exclamação' no espaço mostra interação entre galáxias

A Nasa divulgou nesta sexta-feira, 12, essa imagem da colisão entre duas galáxias. O complexo, chamado VV 340 ou Arp 302, é composto pelas galáxias VV 340a e VV 340b, que ainda podem ser observadas no início de seu processo de interação. Interações desse tipo dentre galáxias têm como resultado a fusão desses corpos celestes e geraram A Via Láctea e Andrômeda como conhecemos hoje. VV 340 fica a 450 milhões de anos luz da Terra.

Grã-Bretanha libera 9 mil páginas de investigações sobre Ovnis

O governo britânico liberou para o público quase 9 mil páginas de arquivos secretos sobre supostas aparições de Ovnis (Objetos Voadores Não Identificados). Os 34 arquivos foram coletados entre 1985 e 2007. Os arquivos podem ser baixados gratuitamente durante 30 dias.

Em um dos documentos, um comandante militar prevê que a população ficaria decepcionada se soubesse que "falta de fundos e outras prioridades" estavam impedindo o prosseguimento das investigações sobre os óvnis.

"Um dos documentos mais interessantes nos arquivos é de um oficial do serviço secreto que afirma que, apesar dos milhares de relatos recebidos desde a Segunda Guerra Mundial, eles nunca estudaram ou gastaram dinheiro com o assunto e que as pessoas não acreditariam nisso se soubessem", diz o consultor dos arquivos David Clarke.

O documento datado de 5 de julho de 1995 afirma que a imagem que a mídia consagrou da agência britânica de Inteligência DI55 "como defensora da Terra contra o perigo alienígena" estaria "anos-luz de distância da verdade".

O ex-investigador do ministério da Defesa britânico Nick Pope, que trabalhou na entidade entre 1991 e 1995, diz que "o fascinante sobre os arquivos é que eles refletem o debate que existe na sociedade: é interessante sermos visitados por alienígenas ou é pura bobagem?"

"Nós tínhamos os mesmos debates no Ministério da Defesa", diz ele.

Casos Entre os documentos está o testemunho feito em 2001 de um controlador de vôo então aposentado da aeronáutica sobre um incidente ocorrido na região de Suffolk em 1956.

Freddie Wimbledon diz ter enviado jatos para interceptor um óvni captado por radar e testemunhos de pessoas. Um dos aviões seguiu o óvni de perto antes que ele partisse a "uma velocidade incrível".

Outros documentos relatam o testemunho de várias pessoas que dizem ter visto um óvni sobre o festival de Glastonbury, em 2003 e um disco voador sobre Nottinghamshire.

Mas há também o registro da reclamação de uma mãe e filha que foram ao Ministério da Defesa relatar terem visto um óvni "com o formato de um verme" sobre o bairro londrino de East Dulwich em 2003.

Durante seu depoimento, dois homens "vestidos em trajes espaciais e óculos escuros que se diziam chamar Mok e Mindy" se juntaram aos policiais, em uma aparente brincadeira com a denúncia das duas mulheres.

Na carta, a mulher diz acreditar que isso aconteceu "para nos fazer parecer idiotas e presumir que nossa história era inacreditável". (BBC)

OS DOCUMENTOS:

http://ufos.nationalarchives.gov.uk/

Governo do AP apurará vazamento de fotos de presos

As críticas e a reação de desaprovação ao vazamento das fotos de seis dos presos da Operação Voucher, da Polícia Federal(PF) obrigaram o governo do Amapá (AP) a assumir publicamente o compromisso de investigar quem foi o responsável pela liberação das imagens. Em nota oficial, o governo diz que vai "punir os culpados".

Entre as seis fotos divulgadas com os presos aparecendo sem camisa e segurando placas de identificação estão os principais dirigentes do Ministério do Turismo envolvidos no escândalo no momento em que eram identificados na prisão. As imagens foram publicadas pelo jornal A Gazeta, de Macapá (AP).

Após a divulgação das fotos ontem, o ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, enviou ofício ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) providências sobre o vazamento. A presidente Dilma Rousseff considerou "inaceitável" a divulgação das fotos. Para Cardozo, o vazamento das imagens é "uma violação do princípio da dignidade do preso".

Apesar da assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Amapá ter confirmado a autenticidade das fotos publicadas pelo jornal A Gazeta, a nota oficial do governo, divulgada no início da tarde de hoje (veja mais abaixo), põe em dúvida a origem das imagens e do vazamento.

Denúncia

Ontem mesmo, o ministro Cézar Peluso, que preside o STF e o CNJ encaminharam a denúncia ao Ministério Publico, ao governo estadual e à Vara de Execuções de Macapá.

Juristas e advogados ouvidos pelo jornal O Estado de S. Paulo condenaram a exposição dos presos sem camisa, enquanto eram fichados. Para os especialistas, o vazamento das imagens configura abuso de autoridade. "É abuso, é colocar o cidadão numa situação vexatória, é o escracho para humilhar", disse Márcio Thomaz Bastos, ex-ministro da Justiça no governo Lula. "O uso de algemas eu considero uma coisa muito subjetiva, não dá para dizer de longe se foi adequado ou não. Mas fotos nessas condições não pode fazer. Tem que coibir e punir", disse.

O presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, alertou neste sábado, 13, para um momento "novo e mais perigoso" para a economia global, no qual os países desenvolvidos possuem espaço menor de manobra diante da crise de dívida que atinge a Europa.

Zoellick disse que as questões envolvendo a crise soberana da zona do euro são mais preocupantes do que os problemas de "médio e longo prazo" que levaram a agência de classificação de risco Standard & Poor's a rebaixar a nota de crédito dos EUA na semana passada.

"Estamos nos primeiros estágios de uma nova e diferente tempestade, não é o mesmo de 2008", disse o representante do Banco Mundial.

"Nas últimas semanas o mundo moveu-se de uma problemática recuperação de diferentes velocidades, com os mercados emergentes e poucas economias como a Austrália apresentando bom crescimento e os mercados desenvolvidos se debatendo - para uma nova e mais perigosa fase", disse em entrevista ao jornal Weekend Australian.

Zoellick observou que o nível de endividamento das pessoas é menor atualmente do que na crise do crédito de 2007/2008 e que agora também não há o fator surpresa, mas destacou que o espaço de manobra é muito menor agora. "A maior parte dos países desenvolvidos já utilizou o espaço fiscal disponível e a política monetária está o mais flexível possível", ressaltou.

Segundo Zoellick, a estrutura da zona do euro "pode passar a ser o mais importante" desafio do mundo. Para Zoellick, as atitudes tomadas pela União Europeia até o momento estão aquém do necessário. "A lição de 2008 foi a de que quanto mais se demora para agir, mais é preciso fazer", afirmou Zoellick, questionando ainda quando os países financeiramente problemáticos da Europa serão capazes de "pelo menos se anteciparem aos problemas que já os atingiram".

Ele pediu ao primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, que não volte atrás das medidas de austeridade anunciadas em consequência dos protestos recentes, afirmando que os cortes de gastos são "realmente necessários".

Os mercados despencaram nesta semana com rumores de que a classificação de risco da França seria rebaixada em consequência da crise de dívida soberana dos países periféricos da Europa, que se iniciou na Grécia no ano passado e já levou Portugal e a Irlanda a recorrerem ao suporte financeiro externo. Nas últimas semanas, o foco das preocupações migrou para Espanha e Itália, obrigando o governo de ambos países a acelerar programas de ajuste fiscal. A crise se acentuou com conclusões de que a França poderia perder sua nota máxima AAA, de capacidade de pagamento de suas dívidas, levando o também o país a aprofundar as medidas de contenção de gastos.

Os investidores questionam se a França e a Alemanha, as duas maiores economias da zona do euro, podem continuar subscrevendo a dívida de outros países da zona do euro sem perderem suas notas máximas de crédito AAA e sem serem também vítimas da crise.

Zoellick disse que o equilíbrio de poder, influência e peso das nações está "mudando rapidamente, pelos padrões históricos", para as economias em desenvolvimento, lideradas pela China, mas descreveu o país como um "acionista relutante" no sistema global.

O presidente do Banco Mundial disse que a China enfrenta uma série de questionamentos relacionados à sua política doméstica - como manter a industrialização "verde", as reformas do sistema financeiro e o equilíbrio entre as empresas estatais e as privadas. Permitir que o yuan se valorize poderia ajudar a conter a inflação, mas a apreciação da moeda chinesa reduz, ao mesmo tempo, o valor das exportações do país, uma questão politicamente sensível as lideranças.

Pequim também gostaria de aumentar a proteção social, mas não quer o modelo de bem-estar social europeu, observou Zoellick. "Eles me dizem...é muito caro". (Dow Jones)

Investigação sobre morte de juíza no Rio caminha para crime encomendado

As investigações sobre o assassinato da juíza Patrícia Lourival Acioli, executada com 21 tiros na porta de sua casa, em Niterói, na noite de quinta-feira, convergem para um crime encomendado por integrantes de grupos de extermínio e de milicianos que atuam de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio.

Titular da 4ª Vara Criminal do município, a magistrada, de 47 anos, ganhou notoriedade pelas condenações rigorosas. Ontem, ao chegar à Delegacia de Homicídios, o presidente da Associação dos Magistrados do Brasil, desembargador Nelson Calandra, deixou escapar que a polícia estaria trabalhando com a possibilidade de serem 12 os envolvidos no assassinato.

"Dos 12 que praticaram o atentado que vitimou a nossa colega, muitos devem ter condenações anteriores, que ficam transitando em quatro instâncias e só são cumpridas quando o Supremo Tribunal Federal determina", relatou. Calandra reuniu-se, na sede da DH, com a chefe de Polícia Civil do Rio, Martha Rocha, e com o diretor da unidade, Felipe Ettore.

À saída, o desembargador disse apenas que preferia não entrar em detalhes sobre os suspeitos, para não atrapalhar as investigações. Martha Rocha, que acompanha pessoalmente o caso, não deu detalhes sobre as investigações. Contrariada, a delegada disse que o sigilo é essencial na apuração. "Este é um momento de trabalho, de silêncio, de análise de todas as informações para trata-las com coerência e cuidado. O silêncio neste momento é importante", resumiu.

Cerca de 20 homens da DH trabalharam a partir da madrugada de ontem em diligências em Niterói e no município vizinho de São Gonçalo, onde a juíza atuava. Até a o início da tarde, 18 depoimentos de parentes e vizinhos da vítima haviam sido tomados. Inclusive do vigia da guarita de acesso à rua da juíza. A testemunha, que não foi identificada, confirmou ter visto dois homens numa moto, que interceptaram o carro da magistrada. (AE)

Zeca Borges, diretor do Disque-Denúncia, disse que o serviço já recebeu 42 informações sobre possíveis suspeitos, desde a noite do crime. Segundo ele, levantamento apontou que, de 2002 até o dia da morte da juíza, o Disque-Denúncia havia recebido 37 informações sobre ameaças contra a magistrada.


Jornal do Amapá veicula fotos em situação constrangedora de 6 presos por corrupção no Ministério do Turismo

Seis dos 36 presos pela Polícia Federal na Operação Voucher foram brindados com uma cota extra de constrangimento.

Depois de submetidos às algemas da PF, tiveram vazadas as fotos tiradas no momento da identificação no Iapen (Instituto de Administração Penitenciária) do Amapá.

As imagens foram parar na primeira página do diário ‘A Gazeta’, de Macapá. “Dos gabinetes de Brasília às celas do Iapen”, eis o título que adorna a notícia.

Os presos são exibidos com o torso nu. Seguram cartazes com a própria identificação.

Entre os detidos cujos rostos foram parar no jornal estão três nomões: O secretário-executivo do ministério, Frederico da Silva Costa…

…o secretário de desenvolvimento de projetos turísticos, Coubert Martins, ex-deputado do PMDB da Bahia…

…E o ex-presidente da Embratur e ex-secretário-executivo do ministério Mário Moyses, petista do grupo da senadora Marta Suplicy (SP).

Se o governo considerava as algemas abusivas, a exibição das fotos há de ser vista como abuso ainda maior.

- Atualização feita às 22h14 desta sexta (13): Dilma Rousseff considerou inaceitável a divulgação das fotos.

O ministro José Eduardo Cardoso (Justiça) pediu providências ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça. (Josias de Souza)

PT com candidato próprio = Gustavo Fruet mais perdido do que cego em tiroteio



O PT quer usar o Fruet e não ser usado por ele. O Vanhoni é candidato. O Rosinha e o Tadeu, que publicamente já desancaram com o Fruet e assumiram a posição de candidatura própria, não possuem força política interna para imporem as suas candidaturas. Do ponto de vista das forças internas que atuam no partido eles são do mesmo grupo, e assim disputam os votos em um mesmo espectro ideológico no campo da esquerda partidária, pois os mesmos são da DS. Mesmo que um dos dois recue, o que é bem possível, e marchem unidos, não atrairiam mais votos diferentes de um para o outro na Convenção para a escolha do candidato.

O Planalto usará a estratégia de apoiar a todas as candidaturas que surjam da base governista financiando as campanhas para ser possível eleger uma boa bancada na Câmara, como tentará unificar o discurso dos candidatos de oposição, mas acreditar que para estes dirigentes petistas o Fruet é a prioridade máxima é acreditar no papai Noel, já que este da parte deles não merece tal confiança. Até o ano passado o Gustavo era uma das mais fortes vozes na oposição ao governo do PT e isto o descredência do ponto de vista da construção do discurso opositor, pois toda as suas contradições, tal qual o correu com o Osmar, virão a tona.

Nas última duas eleições que disputou para a Prefeitura o Vanhoni obteve 48,52% dos votos válidos no segundo turno das eleições de 2000 e nas eleições de 2004 o petista recebeu 45,22% e assim está condição de força o qualifica tanto quanto ou mais que o Fruet, pois foram superiores aos 34% dos votos válidos que o Gustavo obteve em Curitiba para o senado em 2010.

O Vanhoni, com grande densidade de votos, não aceita ser o vice a outra possibilidade seria o Gustavo aceitar ser o vice do petista, mas isto é quase que impossível, pois já abriu mão de ser o vice do Luciano Ducci.

Com várias chapas de oposição disputando as chances de chegar ao segundo turno são mais ou menos iguais tanto para o Vanhoni quanto para o Gustavo, mas o petista com certeza é o o mais forte, pois já possui o discurso pronto, por ter muitas vezes saído candidato a prefeito está maduro para este tipo de disputa, contará com um apoio maior por parte do Planalto e sempre foi da oposição ao grupo que está no poder.

Para o Gustavo voltar atrás se tornou um caminho impossível e para o futuro, ao se aliar aos antigos adversários, o quadro que o espera é o da mais pura incerteza.

Ducci e Vanhoni terão mais tempo de TV que Greca, Fruet e Ratinho

O horário eleitoral gratuito das eleições do ano que vem continua despertando a curiosidade de muitos políticos.
Há quem analise o quadro que se apresenta hoje e faça as contas. A conclusão é que o prefeito Luciano Ducci, do PSB, que já tem apoio declarado de nove partidos, terá o maior tempo, cerca de 10 minutos.
Como elegeu a maior bancada à Câmara Federal – e o cálculo se faz em relação às bancadas eleitas – o PT, que tem três pré-candidatos (Angelo Vanhoni, Dr. Rosinha e Tadeu Veneri), ficará com o segundo maior tempo – cerca de oito minutos.
Dependendo das alianças, Rafael Greca, que é pré-candidato do PMDB, pode ficar com cinco minutos; Gustavo Fruet, possivelmente no PDT, com quatro minutos; e Ratinho Júnior, do PSC, com três minutos.
O horário eleitoral se divide em dois programas de 30 minutos. Dez minutos são divididos igualmente entre os candidatos a prefeito e os restantes 20 minutos são com base no tamanho das bancadas federais eleitas em 2010 e das coligações que são feitas. (BLOG DA ROSELI ABRAHÃO)




O ex-governador Requião, cujo governo recebeu 20 milhões do secretário afastado do Turismo e preso corrupção, e que é do seu partido (PMDB) , reclama



As denúncias que saíram no blog da Margarita Sansone contra as obras autorizadas pelo Roberto Requião e pelo Frederico Costa, secretário afastado do Ministério do Turismo por corrupção:

Enterro da juíza Patrícia Acioli é marcado por emoção e pedidos de justiça

Cerca de 400 pessoas, entre parentes, amigos, magistrados e promotores, acompanharam no fim da tarde desta sexta-feira o enterro da juíza Patricia Acioli, de 47 anos, no Cemitério do Maruí, no Barreto, em Niterói, Rio de Janeiro.

O ex-marido de Patrícia, que não quer ter o nome divulgado, fez um discurso pedindo às autoridades para que a morte dela não seja "mais um número nas estatísticas". Uma prima da juíza destacou que ela era uma mulher que sempre acreditou na justiça.

A família está muito assustada com o assassinato de Patrícia, que foi atingida por 21 tiros após uma emboscada, e espera que o crime seja elucidado o mais rápido possível. O filho mais velho da vítima, Mike, de 20 anos, e a mãe da juíza, Dona Marly, eram os mais emocionados durante a cerimônia.

Prisão preventiva de PMs

Horas antes de ser assassinada com pelo menos dez tiros na porta de casa, na localidade Timbau, em Piratininga, na Região Oceânica de Niterói, a juíza Patrícia Acioli, de 47 anos, decretou a prisão preventiva de dois policiais militares do 7º BPM (Alcântara). Carlos Adílio Maciel e Sammy dos Santos Quintanilha são acusados de forjar um auto de resistência, ocorrido no dia 5 de junho deste ano, no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo.

Na ocasião, os PMs - e outros nove colegas de farda - faziam uma operação na comunidade. Diego da Conceição de Beline, de 18 anos, foi baleado e morreu. Os PMs alegaram que o jovem trocara tiros com eles e apresentaram na 74ª DP (Alcântara) uma pistola Colt calibre 45, um carregador e duas balas, alegando ter apreendido o material com Diego. Logo depois da morte, as investigações foram passadas para a 72ª DP (Mutuá) e as diligências apontaram que Diego, na verdade, teria sido executado pelos PMs. (G1)

Deputados vão visitar a Líbia a convite de Kadafi

A convite do presidente Muammar Kadafi, os deputados Delegado Protógenes (PcdoB-SP) e Brizola Neto (PDT-RJ) seguem domingo para uma visita à Líbia. A intenção do governo líbio é mostrar que a população civil sofre com os ataques da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que está ao lado da minoria rebelde.

A Embaixada da Líbia escolheu os dois deputados por considerar que eles são simpáticos à causa do País. A visita vai durar uma semana e estão previstas visitas a hospitais em Trípoli, para que os parlamentares vejam as vítimas dos ataques da Otan, e encontros de autoridades do governo de Kadhafi. A viagem será custeada pelo governo líbio, sem despesas para a Câmara.

Desde março, a Otan com o argumento que era pra bloquear o espaço aéreo assumiu as operações militares intervencionistas na Líbia, com ataques contra alvos ligados a Kadhafi, mas também com vários ataques contra a população civil, que afirmam que foram "erros". Países que integram a União Europeia bloquearam investimentos do governo líbio em seus territórios e deverão repassá-los aos rebeldes que lutam contra Kadhafi, no poder há 41 anos.

A Líbia possui o maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da África.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles