segunda-feira, 14 de junho de 2010

O PMN apoiará Beto Richa

Valdenir Dias

No sábado haverá a Convenção Estadual do PMN e segundo o presidente estadual Valdenir Dias, que segue as orientações da Direção Nacional e está é pró-Serra, o Partido vai abrir mão da candidatura própria ao governo para apoiar Beto Richa (PSDB).

A Convenção ocorrerá neste sábado, dia 19, das 9h às 12h, na sede da legenda, que fica na Avenida Sete de Setembro, 2482.

A pauta da Convenção do PMN:

1) Homologação de candidaturas majoritárias e/ou coligação

2) Homologação de candidaturas proporcionais e/ou coligação

3) Outros assuntos referentes às eleições estaduais de 2010

PT do Maranhão distribui na convenção texto contra Sarney

Os petistas do Maranhão chamaram a atenção no evento que oficializou a candidatura de Dilma Rousseff à Presidência. Eles distribuíram um manifesto contra a intervenção da cúpula nacional do partido, que obrigou o PT maranhense a se alinhar com a governadora Roseana Sarney (PMDB), candidata à reeleição. Em encontro oficial, o seção regional da legenda tinha optado por apoiar Flavio Dino, candidato do PC do B, mas a decisão foi anulada de cima para baixo.

No texto, os petistas maranhenses criticam o presidente do Senado, José Sarney - que estava no palco da convenção de Dilma e foi aplaudido. O manifesto também explica as razões do protesto do deputado Domingos Dutra (MA), que continua em greve de fome no plenário da Câmara. Ontem, aderiu à greve um dos mais velhos fundadores do PT, Manoel da Conceição, de 75 anos. Presente à convenção, Roseana foi citada por Dilma, que a chamou de Roseane.

Tuma Júnior é exonerado do cargo


Romeu Tuma Júnior não é mais o Secretário Nacional de Justiça. O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto,encaminhou nesta segunda-feira, 14, à Presidência da República o ato de exoneração do secretário. Tuma Junior, segundo nota do Ministério "responde a três procedimentos apuratórios" junto à Comissão de Ética da Presidência da República, junto ao próprio Ministério da Justiça e à Polícia Federal. Barreto entende que estando fora do cargo que atualmente ocupa, "Tuma Junior poderá melhor promover sua defesa". O ministro destaca na nota os "relevantes trabalhos prestados por Tuma Júnior enquanto esteve à frente da Secretaria Nacional de Justiça".

O ex-secretário estava desgastado em decorrência de uma série de denúncias publicadas em maio no Estado, dando conta do suposto envolvimento dele com a máfia do contrabando de produtos falsificados, comandada pelo chinês conhecido como Paulo Li, preso deste setembro passado pela Polícia Federal. Por recomendação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assessores do governo insistiram para que Tuma Júnior pedisse demissão, mas ele resistiu porque considerava que esse gesto significaria confissão de culpa. Interinamente continuará respondendo pela Secretaria a advogada Izaura Miranda.

Convenção Estadual do PTB

Começou as 14 hora em Cambé a Convenção Estadual do PTB e dela sairá o apoio ao Beto Richa para o governo e a adesão ao chapão proporcional que deve reunir PSDB/PP/PTB, já que o PSB, embora tenha tirado em Convenção o apoio ao PSDB para o governo, terá a sua chapa própria de candidatos a proporcional.

Sacanagem!!!!! Senado aprova uso do FGTS para compra de ações da Petrobras só para quem já tem ações da empresa

O Senado aprovou proposta que permite que trabalhadores que possuem ações da Petrobras, adquiridas com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em 2000, o que considero um inconstitucional privilégio para alguns em detrimento ao direitos de todos os demais trabalhadores, usem até 30% do saldo da conta do fundo na compra de novos papeis. Assim, quem possui R$ 50.000 no FGTS poderá comprar, no máximo, R$ 15 000, se não houver rateio.

Para passar a valer, a medida depende apenas da aprovação do presidente Lula. O objetivo é usar o dinheiro da venda dos papeis na Bolsa de Valores para financiar a exploração do petróleo na camada do pré-sal.

Somente os trabalhadores que compraram ações da empresa em 2000 poderão adquirir novos papeis.

Ao mesmo tempo em que o PSDB diz que pretende um vice do próprio partido o líder do DEM na Câmara de SP anuncia hoje apoio a Mercadante


Ao mesmo tempo em que o PSDB e o seu candidato a presidência dizem que pretendem um vice do próprio partido e setores do DEM esperneiam acusando o Serra de centralizador o líder do DEM na Câmara de SP anuncia hoje apoio a Mercadante. Será um aviso?

"O líder do DEM na Câmara Municipal de São Paulo, vereador Carlos Apolinário, disse a dirigentes do PT paulista que oficializará na tarde desta segunda-feira, 14, o apoio a candidatura do senador Aloizio Mercadante (PT) ao governo do Estado. É a segunda liderança regional com representatividade política no DEM a anunciar apoio ao petista. O primeiro foi vereador Milton Leite."

Parlamentar comunista vira ideólogo da bancada ruralista

CLAUDIO ANGELO

Em 43 páginas de um relatório dedicado "aos agricultores brasileiros", Aldo Rebelo martela uma só mensagem: a proteção ambiental é uma invenção dos "estrangeiros" para condenar o Terceiro Mundo à pobreza.

O nacionalismo do deputado do PC do B era a base intelectual que faltava à bancada ruralista para emplacar a "flexibilização" do Código Florestal. Bons de pressão, mas ruins de ideologia, os ruralistas tentam há quase uma década mudar a lei florestal.

Político experiente e de base urbana, Aldo dá um verniz erudito à grita primal por mais produção e menos legislação. Cita Graciliano Ramos, José Bonifácio, Malthus. Mas seu relatório resvala para o humor involuntário.

Pede, por exemplo, a naturalização da jaca, uma vez que essa espécie chegou ao Brasil no século 17 -não deveria mais ser "exótica".

Acusa o Greenpeace e a Holanda de conspiração para ressuscitar a era Nassau. Não acredita? Ao relatório:

"O sonho batavo de uma Holanda Tropical foi desfeito tragicamente nos montes Guararapes (...) Despojada do poder militar e comercial de antigamente, a Holanda se compraz em sediar e financiar seus braços paramilitares, as inevitáveis ONGs".

(Como ensina Warren Dean no clássico "A Ferro e Fogo", a tese da conspiração internacional para frear o desenvolvimento do Brasil é velha. Ela foi usada já nos anos 1950 para justificar a grilagem das florestas do Pontal do Paranapanema.)

Mas é em sua invectiva contra a mudança climática que o relatório se supera.

Confunde aquecimento global com buraco na camada de ozônio; dispara contra os países ricos pelos cruéis "mecanismos de desenvolvimento limpo", ignorando que estes são uma invenção brasileira; e evoca uma "certeza" que nunca houve sobre um "resfriamento global".

Além de uma consultora do agronegócio, o deputado bem poderia ter contratado um assessor científico.

Entrevista com o frei Betto

Por Paula Bonelli

Frei Betto lutou, foi preso, rezou em passeatas e chegou ao poder com o Lula em Brasília. Agora, ele se define como um “feliz indivíduo não governamental”. Depois de correr o mundo, está de volta para onde tudo começou. Vive no convento dos frades dominicanos, uma construção moderna, em Perdizes. De lá, reflete sobre sua trajetória, os caminhos e descaminhos do PT que ajudou a construir. Sem deixar de ser crítico, fala sobre avanços do governo Lula: “Hoje não há uma pessoa que diga que o PT se destaca pela sua integridade”. Sobre a indicação de Dilma Rousseff para disputar a sucessão de Lula, diz que se não fosse o mensalão o candidato certamente seria outro.

O que mudou para que o Brasil viesse a ter uma candidata oriunda da esquerda armada?
É fantástico que, enquanto os torturadores se escondem envergonhados e não conseguem nem votos de seus companheiros de farda, uma pessoa como a Dilma seja hoje a candidata preferencial à Presidência. Acho que ela está preparada, conhece profundamente a administração pública e foi ótima ministra.

Lula fez uma boa escolha?
Lula fez a escolha possível porque as outras se queimaram. Dilma é candidata por falta de opção.

Se não fosse o caso mensalão quem seria o candidato? José Dirceu teria chance?
Só Lula pode responder, mas, na minha opinião, certamente não seria a Dilma.

O PT é um antes do mensalão e outro depois?
Sem dúvida alguma. O PT tinha dois trunfos simbólicos para garantir a sua credibilidade: ser o partido dos mais pobres e da defesa da ética. De certa maneira, ele ainda é o partido dos desfavorecidos. O apoio popular do presidente Lula vem das políticas sociais que governo desenvolveu. Entretanto, não há hoje ninguém que diga que o PT se destaca por sua integridade.

O caráter da militância mudou?
Com certeza. Nas eleições dos anos 80 e 90 existiam militantes que voluntariamente se dedicavam a fazer panfletagem, que davam o sangue nas campanhas. Hoje os cabos eleitorais do PT são pagos. Isso é triste.

Por que o governo Lula não deu continuidade ao Fome Zero?
Porque quem controlava o cadastro eram representantes eleitos em assembleias populares. Isso provocou gritaria dos prefeitos, pois o dinheiro não passava por eles. Saía da Caixa Econômica direto para as famílias beneficiadas. O prefeitos ameaçaram sabotar e o governo federal decidiu erradicar os comitês gestores formados em mais de 2 mil municípios. O governo deu aos prefeitos o controle do cadastro, permitindo que famílias fossem incluídas ou retiradas do programa, estimulando a corrupção. Isso criou uma relação de clientelismo político no País.

Por que deixou o governo?
Descobri que não era minha vocação. Fui convocado para fazer o Fome Zero que tinha um caráter emancipatório. O governo matou o programa e o substituiu pelo Bolsa Família, que é usado como cacife eleitoral. Até agora nenhum gênio achou a porta de saída.

Você guarda mágoas?
Não, ao contrário. Minha experiência no governo expus em dois livros: A Mosca Azul e Calendário do Poder. Tenho bons amigos lá e espero que tudo tenha continuidade. Queria voltar a escrever, pois é minha verdadeira vocação.

Quais são os problemas do governo Lula na sua opinião?
O governo Lula, apesar de muitos méritos, ainda deve à Nação reformas básicas, como a agrária, tributária, política, da saúde e da educação. O principal defeito do governo atual é não ter mexido na estrutura.

O presidente Lula o consulta?
Não, o presidente é meu amigo. Nunca fui consultor, guru. Isso que falam é bobagem.

Como vê o comportamento da igreja em relação à pedofilia?
A igreja tardou a tomar providências efetivas. Primeiro internas, com a suspensão dessas pessoas, depois respondendo pelos crimes cometidos perante a legislação vigente.

O que está por trás disso?
A ideia de que todo sacerdote precisa ter vocação para o celibato. Esse não era o ponto de vista de Jesus. E como sei disso? Porque está no primeiro capítulo do Evangelho de Marcos, que fala que Jesus curou a sogra de Pedro. Agora, se Pedro tinha sogra, qual é a conclusão? E o interessante é que não só Jesus incorpora ao grupo de apóstolos um homem notoriamente casado como o escolhe para ser o primeiro Papa. O celibato foi uma medida tardia na história da igreja católica.

E o celibato leva à pedofilia?
Isso acontece por dois motivos: a obrigatoriedade do celibato e a má formação afetiva dos seminaristas. Acho um crime colocar no seminário um jovem antes dos 15 anos, que não tem claro ainda o seu perfil sexual, e depois jogá-lo sozinho em uma paróquia sem qualquer relação familiar. Essa carência leva, às vezes, a aberrações.

Você é celibatário?
Sim. Para quem vive numa comunidade religiosa como eu, não faz o menor sentido casar porque você partilha os seus bens, a sua vida. Agora, para os sacerdotes diocesanos não há nenhuma razão. Se há nesses escândalos de pedofilia algo aproveitável é a possibilidade da igreja voltar a discutir a obrigatoriedade do celibato e a ordenação das mulheres.

Qual é a explicação para as mulheres não sejam ordenadas?
A igreja considera ainda hoje a mulher um ser inferior ao homem. No período medieval, a instituição abraçou o princípio de São Tomás de Aquino que, entre grandes luzes, disse essa bobagem.

Como era o Frei Betto de 30 anos atrás e como é o de hoje?
Continuo um cigano de Deus, viajando a bordo de um paradoxo. Há 30 anos eu acreditava que o meu tempo pessoal coincidiria com o meu tempo histórico. Hoje, sei que não participarei da colheita, mas faço questão de morrer semente.

Aliança do PT em crise



O PSDB terá 17 palanques próprios, o PMDB, 15 e o PT, 11. Em 8 haverá embate direto entre petistas e pemedebistas

Como ocorreu na eleição passada para a presidência o PT repete a sina do PSDB na aliança com o PMDB. Caíram de 17 para 11 os palanques próprios dos petistas. Na aliança com os pemedebistas em 2002, os tucanos também cederam espaço. Este ano PSDB terá 17 palanques próprios, o PMDB, 15 e o PT, 11. Em 8 haverá embate direto entre petistas e pemedebistas. O PMDB deve se aliar ao PSDB em cinco Estados.

O Diretório Nacional do PT enquadra o Partido

Quando quer, o Diretório Nacional do PT sabe enquadrar os diretórios regionais. Por 43 votos a favor e 30 contra, decidiu sexta-feira enquadrar o PT do Maranhão e obrigá-lo a apoiar a candidatura à reeleição da governadora Roseana Sarney, do PMDB. Em março, o PT maranhense havia resolvido aderir à candidatura do deputado Flávio Dino (PCdoB) ao governo do Estado. O argumento da direção do partido é que o palanque de Roseana é “mais sólido” para alavancar a candidatura da petista Dilma Rousseff à presidência da República. O mesmo ocorreu em Minas Gerais, estado em que o PT tinha um dos nomes mais fortes para disputar o governo do Estado: o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, foi enquadrado. Será candidato ao Senado. Da mesma forma que o ex-ministro Patrus Ananias, que está sendo convencido a ser vice de Helio Costa, do PMDB.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles