quarta-feira, 10 de março de 2010

O PT e o meio ambiente: Parque Nacional da Serra Vermelha está virando carvão




“A Rede Ambiental do Piauí vem a público denunciar e repudiar a visível manobra articulada a portas fechadas pelo governador do Piauí, Wellington Dias e pelo Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc (ambos do PT), no sentido de tentar proteger a empresa JB Carbon, que grilou 114 mil hectares de terras públicas na última floresta do semi-árido do Nordeste, localizada na Serra Vermelha, no Sul do Piauí, e que vinha desmatando a mata nativa da Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica da região, para produzir carvão.
A manobra mascarada de “proteção aos ecossistemas” da região consiste em não criar o
Parque Nacional da Serra Vermelha, mas ampliar o Parque Nacional da Serra das Confusões, deixando de fora exatamente a área da JB Carbon, uma vez que a proposta do Grupo de Trabalho Técnico, instalado pelo próprio Ministro do Meio Ambiente, propôs um polígono com área de 436.995 hectares para esta ampliação e o que está sendo veiculado na imprensa, tanto nos sites oficiais do MMA e do governo do Piauí, quanto em outros sites, é que a ampliação do Parque Nacional da Serra das Confusões será de apenas 270.000 hectares. Fica clara dessa forma a existência de uma manobra para deixar de fora da ampliação proposta a parte mais importante da Serra Vermelha.
Não questionamos a necessidade de se ampliar o Parque Nacional da Serra das Confusões, que já é a maior unidade de conservação na Caatinga e que mesmo assim precisa mesmo ser ampliada para proteger a rica biodiversidade ameaçada da região. Entretanto, deixar de fora a área mais nobre da Serra Vermelha é um absurdo e mostra existirem interesses e dívidas eleitoreiras entre o governador do Piauí e a empresa JB Carbon, uma das prováveis financiadoras da sua candidatura à reeleição para governador. Vale lembrar que quem comanda a JB Carbon é o empresário carioca João Batista Fernandes, conhecido do Ministro do Meio Ambiente, que também será candidato nas próximas eleições.
É realmente muito estranho que o Ministro tenha formado um Grupo de Trabalho Técnico (anunciado publicamente pelo próprio Ministro durante a Semana da Mata Atlântica, realizada no Rio de Janeiro, em 2008 e depois oficializado através de portaria), com os mais capacitados técnicos do MMA, do ICMBio, do governo do PI e da Rede de ONGs da Mata Atlântica, para aprofundar os estudos na região sobre a importância biológica e propor o desenho do futuro Parque Nacional da Serra Vermelha e agora desconsidere todo o trabalho técnico realizado durante meses, que consumiram significativos recursos públicos, em troca de uma proposta sem fundamentação técnica e claramente eleitoreira.
Levando em conta os discursos do Ministro Carlos Minc sobre “desmatamento zero e o jogo duro com os empresários devastadores”, chega-se a conclusão de que essas medidas não serão aplicadas no Piauí.

A sociedade piauiense e brasileira espera outro tipo de atitude por parte dos governantes. Que se crie o Parque Nacional da Serra Vermelha ou que se amplie o Parque Nacional da Serra das Confusões, mas com o polígono sugerido pelo Grupo de Trabalho Técnico, sem deixar nenhuma área de fora e muito menos por conta de negociatas de interesses escusos.
Teresina (PI), 23 de fevereiro de 2010.

Rede Ambiental do Piauí – REAPI ”

reapi.pi@gmail.com

O controle da mídia dos governos de Getúlio a Lula




A sigla que era internamente usada para dirigir o trabalho junto à imprensa pela Ação Integralista Brasileira tinha o nome de "Secretária Nacional de Imprensa (S.N.I.), a mesma que também foi quem implantou o DIP no governo Getúlio e o dirigiu até 1.938, quando houve o racha pela tentativa de golpe dada pela AIB. Por "coincidência" no golpe de 64 a mesma sigla foi usada pelo Serviço Nacional de Informação (SNI).

O Golbery, que foi um dos principais criadores da Doutrina de Segurança Nacional (DSN) aqui no Brasil. Ele começou a integrar a Comunidade brasileira de Informação na Segunda Guerra de que quando ainda capitão foi para os EUA em 1.944 para participar de cursos relativos a área de segurança e informação.

Neste processo começam a planejar a derrubada do Getúlio e a tomada do poder pelos militares ligados aos EUA, que se deu primeiro com a posse do Dutra, mas que é interrompida com a volta do Getúlio pelo voto, processo nacionalista este que culmina com o "suicídio" do presidente e que retorna a baila enquanto poder total com derrubada do Jango no golpe de 64!

O grupo ligado a Golbery e ao coronel Muricy, os formados pelos EUA, que estavam encastelado na Escola Superior de Guerra, foi o embrião tanto da derrubada do Getúlio em 45, como posteriormente do isolamento do mesmo em 55 e também pela derrubada do Jango em 64.

Neste processo que durou de 44 a 64, mas que se irradia até hoje, foi formatado tanto o modelo de desenvolvimento nacional dependente como a ideologia do "inimigo interno" e do papel dos EUA como o "grande aliado". Este projeto levou a implantação do modelo econômico até hoje vigente, onde a economia continua dependente. Do ponto de vista político e militar os quartéis ainda comemoram 64 e os principais atores políticos no mando do jogo ainda são os mesmos oriundos da velha UDN (Sarney, Delfim, etc.).

Com o Lula e seus aliados no poder pouco muda em relação ao controle da mídia, pois o governo federal chegou a gastar em 2006, ano eleitoral, em propaganda mais de 1,3 bilhão, sendo estes recursos públicos distribuídos para mais de 3.500 meios de comunicação de massa.

Contrariando limites impostos pela legislação eleitoral, o governo Lula prevê o aumento de 20% dos gastos de publicidade no ano da eleição do seu sucessor. Os números estão na lei orçamentária, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionará nesta semana, com autorizações de gastos para 2010.
A Lei Eleitoral determina que, em ano de pleito, as despesas com publicidade dos órgãos públicos não podem ultrapassar a média dos três anos anteriores ou o valor gasto no ano imediatamente anterior.

Nova Cruzada promove o falso embate entre o Ocidente contra o Oriente





Hoje nos EUA os pastores evangélicos fazem cultos onde é pedido a Deus que proteja os soldados que partem para o Iraque e o Afeganistão dos "demônios" mulçumanos!

O que ocorre nos grandes meios de comunicação de massa não é diferente do ocorrido nas Igrejas.

A mídia ocidental a serviço de escusos interesses políticos econômicos faz o possível e o impossível para estigmatizar o Oriente como uma região violenta, atrasada, etc.. Nela os orientais são genericamente taxados por de terroristas fundamentalistas. Como se o islamismo manifestado no Afeganistão tivesse as mesmas características tal qual ele ocorre no Marrocos, no Líbano ou nas Filipinas, que por sinal é o local aonde os "cristãos” ainda são crucificados em praça pública como também flagelados, tal qual os “cristãos”, o que em nada difere, o fazem na procissão dos penitentes do Cariri, e isto ocorrendo em pleno sertão nordestino.

Por que o Oriente deve sempre estar associado ao que é negativo no mundo e o Ocidente com o que é positivo?

A divisão bipolar do mundo é antiga, pois desde a antiguidade, as pessoas eram ensinadas a pensar o mundo de forma maniqueísta. O mundo estaria dividido em duas partes diferenciadas: a do bem e do mal, o que era considerado estrangeiro era visto como o que não é igual e o “diabo era o Deus que protege o meu inimigo”.

Na época da Guerra Fria esta forma maniqueísta de ver o mundo era percebida claramente e pela mídia ocidental quem defendia o bloco capitalista era considerado "bom" e quem pertencia ou simpatizava com o bloco socialista era considerado "mau".

Com o fim do socialismo real o mundo capitalista perdeu o seu lado antagônico e isto representou grande prejuízo político para os argumentos que justificavam os interesses das indústrias bélicas, já que não havia mais motivos para os enormes "investimentos" em equipamentos militares.

O Ocidente foi forçado a criar uma nova ameaça mundial, o novo inimigo a ser combatido, e a invasão do Iraque ao Kuwait em 1990, até na época aliado dos EUA, foi o mote para começar “a guerra da luz contra as trevas” e o ocidente democrático e cristão foi ao encontro do oriente para defender os “ideais democráticos”.

Como a Terra é redonda a longitude de 0° é apenas uma mera invenção européia que coloca a Europa como centro do mundo e isto foi fruto de uma convenção para tornar a Inglaterra, que era a maior potência Européia dos séculos XVIII e XIX, como o centro do mundo. Convencionou-se iniciar o 0° longitudinal tendo como referência o observatório astronômico de Greenwich na Inglaterra. Portanto, os mapas cartográficos são ideológicos, são referências de interesses geopolíticos.

Hoje, a grande dicotomia, que não passa de uma velha dicotomia oriunda das cruzadas é a do mundo cristão versus mundo islâmico, ou seja, pela visão “moderna” no conflito pela posse das jazidas quem tem petróleo versus quem não tem. Nesta nova guerra de rapina os islâmicos passaram a representar melhor
o estrangeiro, o "bárbaro", o terrorista, o "outro que é diferente de nós". Por está “lógica” perversa quem é diferente de "nós", necessariamente é inferior a "nós".

Por isso, o que conhecemos sobre o Oriente não é o Oriente, mas uma representação criada do Oriente pelo Ocidente. É uma versão inferiorizada do Oriente.

Quando se é mostrado o tratamento dispensado à mulher oriental como o símbolo da opressão e do atraso da cultura mulçumana, esquecem de que os países ocidentais são os campeões mundiais de violência contra a mulher.

A mídia ocidental cristalizou a idéia de que os islâmicos são violentos, mas certamente não foram eles que fabricaram as duas Guerras Mundiais do século XX. Na verdade, os grandes causadores da maioria dos conflitos no Oriente são os ocidentais e são eles os maiores exportadores de armas para essa região.
A grande problemática da atual visão maniqueísta de mundo é que o Islã não está confinado no Oriente Médio. O mundo islâmico não se limita aos Árabes. O islamismo é a religião que mais cresceu no último século, ela está em todo mundo.

No dia em que soubermos conviver com o que nos parece ser diferente estaremos vivendo em paz.

A Nebulosa do Caranguejo

MS: Direitos Humanos constata situação precária em áreas indígenas




Lisiane Wandscheer, Agência Brasil

BRASÍLIA - O Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH), visitou hoje (8) áreas indígenas no município de Dourados (MS) onde foram constatadas condições degradantes e miseráveis. O objetivo da visita é verificar as denúncias de violações contra indígenas Kaiowá e Ñandeva, da etnia Guarani, e elaborar um relatório com recomendações às autoridades estaduais e federais.

Segundo o diretor de Defesa de Direitos Humanos da SEDH, Fernando Matos, em vários locais faltam alimentos e água, há problemas na demarcação da área e preconceitos na região contra os indígenas. “Vivemos como porcos no chiqueiro”, disse Matos, citando a frase de um cacique.

Matos disse ainda que os indígenas estão impedidos de realizar atividades de subsistência típicas de sua etnia como a caça e a pesca e que há denúncias de homicídios.

“Nós tememos que haja algum tipo de retaliação em função da vinda do conselho. Pediremos, amanhã, que sejam tomadas medidas que preservem a integridade destas pessoas”, afirmou Matos.

Pela manhã, o grupo esteve na aldeia de Passo Piraju, a 20 quilômetros de Dourados, onde conversaram com lideranças. Depois, o grupo seguiu para o presídio Harry Amorim Costa. O local concentra a maior população carcerária indígena do país, com aproximadamente 100 índios.

O advogado do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Rogério Batalha, que participa das visitas, disse que Mato Grosso do Sul tem a pior situação de demarcação de terras do país e a

Segunda maior população indígena do Brasil com cerca de 70 mil indígenas.

“A fronteira agrícola avançou nos anos 70, mas houve poucos avanços no reconhecimento das áreas indígenas. A falta de regularização desencadeou problemas sociais, violência, consumo de drogas e álcool e o maior índice de assassinatos de índios no país”, destacou o advogado do Cimi.

De acordo com o procurador do Ministério Público Federal de Dourados, Marco Antônio Delfino, antes, os indígenas viviam na região de forma pacífica, mas com a expansão da fronteira agrícola, a destruição da floresta e a expulsão dos índios de suas terras, o clima mudou.

“Hoje a situação é explosiva na região, próxima a chegar a um estopim”, alerta Delfino.

Durante a tarde, o grupo percorreu as comunidades Guarani Kaiowá e Guarani Ñanderu Laranjeira, a 50 quilômetros de Dourados, e amanhã (9) estará em Campo Grande para se reunir com autoridades locais e federais.

SONETO DO AMOR MAIOR






Maior amor nem mais estranho existe
Que o meu, que não sossega a coisa amada
E quando a sente alegre, fica triste
E se a vê descontente, dá risada.


E que só fica em paz se lhe resiste
O amado coração, e que se agrada
Mais da eterna aventura em que persiste
Que de uma vida mal aventurada.


Louco amor meu, que quando toca, fere
E quando fere vibra, mas prefere
Ferir a fenecer - e vive a esmo


Fiel à sua lei de cada instante
Desassombrado, doido, delirante
Numa paixão de tudo e de si mesmo.

Vinícius de Moraes

Ciclone no sul do país pode ganhar força nas próximas 12 horas, diz meteorologista




Zero Hora

Publicação: 09/03/2010 21:53 Atualização: 09/03/2010 23:47

O ciclone que está perto da costa gaúcha e catarinense pode ganhar força nas próximas 12 horas, conforme as imagens de satélite da noite desta terça-feira. O ciclone subtropical poderá evoluir para um ciclone tropical, com núcleo quente aumentando a força dos ventos em alto mar e trazendo chuva forte para o continente. As regiões mais afetadas devem ser entre a Grande Porto Alegre, a Serra e toda a faixa litorânea, incluindo o leste de Santa Catarina, desde a capital catarinense até o Litoral Sul.

A trajetória do ciclone indica afastamento, de forma a gerar ventos muito fortes em mar aberto. Esse tipo de tormenta pode desencadear a formação de tormentas mais localizadas, que podem se propagar por terra ou no mar.

Na tarde desta terça-feira, o centro do ciclone ainda era fraco e, por isso, não causou ventos muito fortes junto à costa ao longo do dia.

As informações são do blog da Central de Meteorologia da RBS.

Festa eleitoreira




Aproxima-se o período eleitoral e mais uma vez os abusos relativos ao uso indevido e ilegal da máquina pública a favor de determinados candidatos ligado ao poder executivo volta a acontecer.

Palavras tais como ética, improbidade, imparcialidade e transparência parecem que caíram em desuso tal flagrante rompimento com as regras vigentes.

Na ansiedade de se perpetuarem no poder abusam da propaganda oficial, pela criação e divulgação de fatos relativos a programas governamentais que ainda não foram implementados.

Tais quais gafanhotos na lavoura os candidatos com apoio oficial começam a engolir as parcas verbas do erário em cerimônias de colocações de pedras fundamentais de obras que não sabemos se serão concluídas, nas inaugurações de obras inacabadas e até de obras prontas e tudo regado a superfaturamentos relativos à formação dos caixas 1, 2, 3, 4, etc. das campanhas.

Aos, imoralmente e ilegalmente, apadrinhados pelo "titio Estado" não interessa a transparência do financiamento público do processo eleitoral, pois isto nivela as candidaturas e deixam os “chapas brancas” em situação de igualdade aos demais candidatos.

Embora a candidata do PT a presidente não tenha o "privilégio" de ser a única é um absurdo o que acontece com a candidatura da "mulher do PAC", que a mais de dois anos usa e abusa da mídia regiamente paga para estar a serviço da propaganda do Estado e das empresas mistas em prol da sua candidatura.

Desta forma a que era uma ilustre desconhecida aos poucos lançando "novos programas", colocando as pedras fundamentais, visitando obras inacabadas, inaugurando obras não concluídas e novamente as "inaugurando" depois da conclusão ganha a "maquiagem midiática" que a torna a "mãe da nação".

O princípio de que a Lei é "erga omnes", Isto é, vale contra todos, no caso de algo restritivo para os candidatos a presidente, candidatos a governadores e prefeitos com o apoio dos atuais e de outros também investidos de cargos públicos dos executivos que os apóiam na prática não é aplicado, não restringe os atos dos mesmos.

A legislação eleitoral deveria ser una, assim valendo para o presidente da República, para os governadores e para os prefeitos, mas não é isto que vemos acontecer e estes em prol de seus candidatos driblam a lei fazendo o que bem querem para alcançar os seus objetivos eleitoreiros de manutenção do poder.

Quando é que a Justiça irá cumprir as suas prerrogativas intervindo no processo eleitoral?

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles