domingo, 19 de dezembro de 2010

Gasto por aluno no Brasil é quase o mesmo há 40 anos

O número de alunos da rede básica de educação passou de 15,9 milhões, em 1969, para 52 milhões no ano passado. Para dar conta da demanda, nesse período o país praticamente dobrou o porcentual do PIB (Produto Interno Bruto) destinado ao setor, passando de 2,2% para 4,3% – índice que pode chegar a 7% na próxima década, segundo o Plano Nacional de Educação, encaminhado para o Congresso Nacional na semana passada. O gasto por aluno, entretanto, permanece praticamente inalterado: apresentou evolução de apenas 7%, em 40 anos.

Nos últimos anos, o aporte maior de investimentos na educação resultou em ligeira melhoria da posição do Brasil em avaliações internacionais. No ranking do Programa Internacional de pela Avaliação dos Alunos (Pisa), feito Organização para a Co­­operação e Desenvolvimento Eco­­­nômico (OCDE), o Brasil ocupava o último lugar no ano 2000. Em 2009, o país ficou na 13.ª pior posição, entre 65 países participantes.

Abib Miguel passará o Natal em liberdade


Homem já idoso, com domicílio fixo, longa carreira de servidor público e réu primário, Abib Miguel injustamente cumpriu um longo período de pena sem que o seu processo tivesse sido transitado em julgado.

O grupo RPC, a OAB, cujo presidente atual é umbilicalmente ligado a Globo e outros segmentos não tão imaculados do ponto de vista da lisura com o erário público, tal qual a FIEP, totalmente desgastada com os escândalos do período Carvalhinho, como neste atual em que presidida por Rocha Loures esteve envolvida em rumoroso caso envolvendo o repasse por parte do governo do Estado (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) o Instituto de Tecnologia do Paraná -Tecpar) e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Paraná - IBQP, caso que está na Justiça envolvendo o péssimo uso de R$ 19,6 milhões pela Oscip ligada a está Federação, promoveram um grande espetáculo midiático contra o Bibinho, como se este fosse responsável por todos os males que afligem ao poder público no Paraná.

Antes que o Bibinho tivesse o direito de na Justiça estabelecer o contraditório o MP e seus aliados estabeleceram via o uso parcial da mídia um tribunal de excessão, onde sem ser julgado este foi "declarado culpado".

Em clima de fim de festa o governador tampão Pessuti reinagura o Palácio, obra que não está pronta







O regafobe de reinauguração do Palácio, obra que ainda não está pronta e só deverá ficar depois de maio, começou às 17 horas,com a celebração de missa e shows das duplas sertanejas Chitãozinho e Xororó e Willian e Renan. O auge da noite foi a retirada da faixa que cobria a fachada e a grande queima de fogos, que foi tão grande quanto a queima de dinheiro público com a obra e com a festança. A cerimônia contou com um caro coquetel para três mil convidados.

Beto Richa nomeia novos integrantes da equipe de governo


O governador eleito do Paraná, Beto Richa, nomeu nesta sexta-feira (17) quatro novos integrantes de sua equipe de governo.
A chefia da Casa Militar ficará com o coronel Adilson Castilho Casitas. O comandante geral da Polícia Militar do Paraná será o coronel Marcos Teodoro Scheremeta. Na Polícia Civil, o novo delegado geral será Marcus Vinicius da Costa Michelotto.
O engenheiro agrônomo Márcio Nunes, de Campo Mourão, será o diretor presidente do Instituto das Águas do Paraná, autarquia criada em 2009, vinculada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, em substituição à Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa).

CONHEÇA A EQUIPE DE GOVERNO DE BETO RICHA (Currículos)

Adilson Castilho Casitas — CASA MILITAR
Natural de Marialva, Norte do Paraná, ingressou na Polícia Militar em 1980. Graduado em História, com especialização em Administração Policial, Ciência Política e Desenvolvimento Estratégico e Estratégias em Segurança Pública. Foi subcomandante do 10º BPM de Apucarana, subcomandante do 4º BPM de Maringá, comandante do 4º BPM de Maringá e diretor de Apoio Logístico da Polícia Militar do Paraná. Tem 50 anos.

Márcio Nunes — INSTITUTO DAS ÁGUAS
Natural de Campo Mourão, é engenheiro agrônomo. Foi vice-prefeito e secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Campo Mourão, onde implantou programas de coleta seletiva e reciclagem de lixo. Também foi chefe regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento na região Noroeste e diretor administrativo e financeiro do Emater. Tem 44 anos.

Marcus Vinicius da Costa Michelotto — POLÍCIA CIVIL
Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná, é delegado concursado da Polícia Civil do Paraná desde 1994. Foi delegado titular do Centro de Operações Especiais (Cope), teve passagem pela Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas e chefiou a Divisão Estadual de Narcóticos. É secretário municipal de Defesa Social de Curitiba. Tem 42 anos.

Marcos Teodoro Scheremeta — POLÍCIA MILITAR
Bacharel em Direito, com especialização em Administração Policial e Estratégias de Segurança Pública. Foi subcomandante do 14º BPM de Foz do Iguaçu, chefe da seção de Planejamento e Operações do Comando da Capital, chefe da 3ª Seção do Estado-Maior, chefe de gabinete e assistente do comandante geral, comandante do 17º BPM de São José dos Pinhais e Região Metropolitana de Curitiba. É comandante do 1º Comando Regional da Polícia Militar. Tem 48 anos

Diplomado, Richa garante austeridade nos gastos públicos


O governador eleito do Paraná, Beto Richa, foi diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná nesta sexta-feira (17), em cerimônia em que também receberam diplomas da Justiça Eleitoral o vice-governador eleito, Flávio Arns, dois senadores e seus suplentes, 30 deputados federais e 54 deputados estaduais e cinco suplentes de cada coligação de partidos.

“Agiremos com austeridade e rigor absoluto na aplicação dos recursos públicos, melhorando o gasto público, fazendo mais e melhor gastando menos”, afirmou Richa ao receber o recebeu o diploma de Governador do Estado da desembargadora Regina Helena Afonso de Oliveira Portes, presidente do TRE-PR.Richa reafirmou que pretende reduzir os gastos públicos e ampliar o investimento em saúde, educação e segurança pública.

Ele destacou que seus secretários vão assinar contratos de gestão, com metas claras e objetivas para todas as áreas do governo.


“Vamos atuar de forma democrática e transparente, para fazer, junto com os paranaenses, um governo que marcará época no Paraná”, afirmou Richa.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles