segunda-feira, 30 de julho de 2012

Professores da UFPR e da UTFPR rejeitam a proposta do governo e mantĂªm a greve


Os professores da Universidade Federal do ParanĂ¡ (UFPR) e da Universidade TecnolĂ³gica do ParanĂ¡ (UTFPR) decidiram, nesta segunda-feira (30), rejeitar a Ăºltima proposta do governo federal apresentada na semana passada e permanecer em greve enquanto nĂ£o houver outra oferta. Em todo o Brasil, outras 30 das 59 universidades federais seguiram o mesmo caminho. Para os professores, os reajustes salariais oferecidos por representantes dos MinistĂ©rios da EducaĂ§Ă£o e do Planejamento nĂ£o atendem Ă  principal reivindicaĂ§Ă£o da categoria que Ă© a reformulaĂ§Ă£o do plano de carreira.
“A proposta do governo Ă© ruim e nĂ£o avança, piorando inclusive a situaĂ§Ă£o de professores em vĂ¡rios nĂ­veis”, afirmou RogĂ©rio Miranda Gomes, secretĂ¡rio-geral Apufpr, sindicato que representa os professores da UFPR.
A greve dos professores federais começou em 17 de maio. AlĂ©m de mudanças no plano de carreira, os docentes querem que o governo adote medidas para melhorar as condições de trabalho e aceite negociar anualmente as perdas salariais com a inflaĂ§Ă£o. A Ăºltima proposta do governo prevĂª aumentos salariais de 25% a 40% em trĂªs parcelas atĂ© 2015, pagando a primeira em março de 2013, mas nĂ£o inclui possibilidade de negociaĂ§Ă£o caso a inflaĂ§Ă£o do perĂ­odo seja maior.Na semana passada, os dois sindicatos que representam a maior parte dos professores em greve no paĂ­s votaram pela rejeiĂ§Ă£o da proposta do governo, o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da EducaĂ§Ă£o BĂ¡sica, Profissional e TecnolĂ³gica (Sinasefe) – o Andes representa 52 das 59 universidades federais e o Sinasefe tĂªm base nos 38 institutos federais. A resposta da categoria Ă  Ăºltima mesa de negociaĂ§Ă£o com o governo deve ser dada nesta quarta-feira (1º de agosto), Ă s 21 horas, apĂ³s reunir as decisões de assembleias locais de professores de todas as instituições de ensino superior em greve no paĂ­s.
A assembleia dos professores da UFPR, organizada pela Apufpr, foi realizada no auditĂ³rio do Centro PolitĂ©cnico, campus Jardim das AmĂ©ricas. Nela, 308 docentes votaram contra a proposta do governo e 7 a favor. JĂ¡ a dos docentes da UTFPR aconteceu no campus Curitiba: 106 professores votaram pela rejeiĂ§Ă£o da oferta governamental contra 7 favorĂ¡veis e 9 abstenções. (GP)

Onde estĂ¡ "Wally Fruet"?


Na foto da reuniĂ£o de Lula nesta segunda-feira, 30, com os candidatos a prefeito apoiado pelo PT, os apoiadores de Gustavo Fruet nĂ£o conseguiram achĂ¡-lo na foto. No retrato estĂ£o lĂ¡ os paranaenses Professor Lemos, Pericles de Mello e Chico Brasileiro, entre outros, mas nada de Fruet. Onde estĂ¡ "Wally Fruet"?

ApĂ³s a queda do Gustavo Fruet nas pesquisas o PDT sofre outro duro golpe, Barbosa Neto foi cassado com 13 votos

Pela segunda vez na histĂ³ria, Londrina tem um prefeito cassado. Com 13 votos a favor, dois contra e trĂªs abstenções, Barbosa Neto (PDT) perdeu o mandato como chefe do Executivo. 

A sessĂ£o de julgamento começou Ă s 9h de segunda-feira (30) e, exatas 12 horas depois, teve seu desfecho com uma rĂ¡pida votaĂ§Ă£o em que o "sim" predominando, pondo fim a dois anos e trĂªs meses de um mandato marcado por escĂ¢ndalos e uma sĂ©rie de investigações por parte do MinistĂ©rio PĂºblico. 

Durante todo o dia, a defesa de Barbosa entrou com uma sĂ©rie de pedidos na Justiça para tentar cancelar ou suspender a sessĂ£o de julgamento. No final da tarde, quando parte do processo era lido, as tentativas se intensificaram. Em vĂ£o. 

Nas galerias, manifestantes prĂ³ e contra Barbosa se expressavam com palmas, vaias, cĂ¢nticos e, por diversas vezes,o presidente do Legislativo, GĂ©rson AraĂºjo, teve que intervir para conter a ordem. 

Barbosa sĂ³ apareceu na CĂ¢mara por volta das 19h40. Ele deu inĂ­cio Ă  defesa evocando um texto bĂ­blico e dizendo que Deus o tinha colocado no cargo de prefeito. Durante a argumentaĂ§Ă£o, tentou imputar a culpa do contrato com a Centronic ao vereador e ex-secretĂ¡rio de GestĂ£o PĂºblica Jacks Dias (PT). 

Ao final do discurso, pareceu reconhecer a derrota ao mandar um recado aos vereadores. "Nos encontramos por aĂ­". 

Barbosa deixou o plenĂ¡rio assim que o resultado foi anunciado, e nĂ£o falou com a imprensa. 

A partir do momento em que o resultado da votaĂ§Ă£o for encaminhado Ă  Justiça, Londrina tem um novo prefeito: JosĂ© Joaquim Ribeiro (PSC), que foi alijado da prefeitura pelo prĂ³prio Barbosa, alegando divergĂªncias polĂ­ticas e de opiniĂ£o. (FL)


A VOTAĂ‡ĂƒO:
 O vereador Amauri Cardoso votou sim. Antenor Ribeiro votou sim. Eloir Valença se absteve. GĂ©rson AraĂºjo votou sim. Ivo de Bassi votou sim. Jacks Dias votou sim. Jairo Tamura se absteve. Joel Garcia votou sim. Lenir de Assis votou sim. Marcos da Horta votou sim. Padre Roque votou sim. Rony Alves votou sim. Roberto da FarmĂ¡cia se absteve. Roberto Fu votou nĂ£o. Roberto Kanashiro votou sim. Rodrigo GouvĂªa votou nĂ£o. Sandra Graça votou sim. Tito Vale votou sim. Com esse voto, foi cassado o mandato do prefeito Barbosa Neto.


O JULGAMENTO:
21h13 - Termina a defesa do prefeito Barbosa Neto. "A cidade litiga contra si mesma", afirma o advogado Eduardo Ferreira.
Blog Baixo Clero: A ordem da votaĂ§Ă£o, que serĂ¡ nominal e abertura deve ser a seguinte: Amauri Cardoso, Antenor Ribeiro, Eloir Valença, Gerson AraĂºjo, Ivo de Bassi, Jacks Dias, Jairo Tamura, Joel Garcia, JosĂ© Roque Neto, Lenir de Assis, Marcos da Horta, Roberto da FarmĂ¡cia, Roberto Fu, Roberto Kanashiro, Rodrigo GouvĂªa, Sandra Graça e Tito Valle. SebastiĂ£o dos MetalĂºrgicos nĂ£o participa da votaĂ§Ă£o, pois estĂ¡ em licença mĂ©dica.
20h54 - O advogado Rodrigo Dias assumiu a palavra na defesa do prefeito Barbosa Neto. Ele comparou a dificuldade do caso do prefeito com a do jurista MĂ¡rcio Thomaz Bastos, que defende o bicheiro Carlinhos Cachoeira.
20h51 - "Aqui nĂ£o tem mensalĂ£o. Temos uma demonstraĂ§Ă£o de que a verdade estĂ¡ sendo resguardada. Uma decisĂ£o errada que seja tomada nessa noite terĂ¡ que ser reformada por uma instĂ¢ncia superior", afirmou Barbosa Neto no final da defesa.
20h45 - O prefeito apresenta uma gravaĂ§Ă£o do vereador Joel Garcia (PP) fazendo o destaque que retirou o vereador Jacks Dias (PT) do relatĂ³rio da CEI da Centronic.
20h40 - "NĂ£o Ă© o municĂ­pio que paga o FGTS, porque Ă© um serviço terceirizado. Se a empresa resolheu, ou nĂ£o, Ă© um problema dela", declarou Barbosa Neto.
20h30 - "Se a empresa nĂ£o usou todo o crĂ©dito que tinha, Ă© problema dela", afirma Barbosa sobre a alegaĂ§Ă£o de que os gastos de publicidade da RĂ¡dio Brasil Sul com a empresa Centronic nĂ£o chegaram a 4% do estipulado na carta de crĂ©dito.
20h24 - "Nenhum funcionĂ¡rio saiu da prefeitura para prestar serviço na RĂ¡dio Brasil Sul", afirma Barbosa Neto em sua defesa.
20h19 - Barbosa Neto apresentou tambĂ©m o contrato da Prefeitura de Londrina com a empresa Centronic, assinado pelo entĂ£o prefeito Nedson Micheleti e pelo entĂ£o secretĂ¡rio de GestĂ£o PĂºblica e atual vereador Jacks Dias (PT).
Blog Baixo Clero: O prefeito Barbosa Neto (PDT) lembrou que nĂ£o teve maioria na CĂ¢mara e afirmou que por isso ocorreram diversas CEIs (cinco) na sua gestĂ£o e quatro pedidos de CPs. Ele reclamou tambĂ©m que nĂ£o teve “o direito de me defender” na sessĂ£o de abertura da CP. “Venho aqui de cabeça erguida, jĂ¡ que nenhum documento ou nenhum depoimento chegou sequer perto do prefeito Barbosa Neto”, afirmou.
20h17 - O prefeito apresentou uma sentença do juiz trabalhista federal Manoel Ferreira Branco, que, segundo ele, o inocenta da acusaĂ§Ă£o de ter utilizado o serviço de vigias na rĂ¡dio de propriedade dele e pago com dinheiro da Prefeitura.
20h15 - "Eu aqui compareço de cabeça erguida, porque nada me compromete, porque nada chegou nem perto do prefeito Barbosa Neto", disse o prefeito, falando de si mesmo.
20h11 - "NĂ³s jamais nos furtamos a comparecer nessa casa de leis", afirma Barbosa, sobre a facilidade de trĂ¢nsito que ele tem com a CĂ¢mara dos Vereadores.
20h08 - O prefeito Barbosa Neto vai fazer a prĂ³pria defesa. Ele começou a fala com um trecho da BĂ­blia, e disse que "foi Deus quem nos colocou na Prefeitura de Londrina".
20h - Durante a interrupĂ§Ă£o da sessĂ£o de julgamento, a galeria dos favorĂ¡veis Ă  cassaĂ§Ă£o de Barbosa se manifestam atravĂ©s de palavras de ordem e cantos de protesto. Do outro lado, silĂªncio na galeria dos contrĂ¡rios Ă  perda do mandato do pedetista.
19h51 - Agora Ă© a vez da defesa do prefeito Barbosa Neto. SerĂ£o 60 minutos, "improrrogĂ¡veis", na definiĂ§Ă£o do presidente da CĂ¢mara. GĂ©rson AraĂºjo pede a colaboraĂ§Ă£o de ambos os lados para que o depoimento corra normalmente. A defesa pediu uma suspensĂ£o de 15 minutos, acatada por AraĂºjo.
19h49 - Começaram as falas dos vereadores. O primeiro a usar os cinco minutos Ă© o vereador Eloir Valença (PHS).
19h37 - O prefeito Barbosa Neto chega ao plenĂ¡rio da CĂ¢mara. Ele foi recebido com aplausos pela galeria favorĂ¡vel Ă  sua manutenĂ§Ă£o no cargo. Do lado contrĂ¡rio, na galeria prĂ³-cassaĂ§Ă£o eram ouvidas vaias e gritos de "Gaeco".
19h35 - Depois de trĂªs horas e meia, a leitura das partes do processo estĂ¡ chegando ao final. JĂ¡ estĂ£o sendo lidas as pĂ¡ginas do Ăºltimo volume selecionado pela defesa do prefeito Barbosa Neto.
19h06 - Os advogados do prefeito entraram com mais um Mandado de Segurança na 1ª Vara de Fazenda PĂºblica. A peça, assinada pelo advogado Eduardo Duarte Ferreira, foi protocolada Ă s 17h51. Quatro minutos depois, Ă s 17h55, foi protocolado outro pedido de Mandado de Segurança, desta vez na 2ª Vara de Fazenda PĂºblica, pela advogada Aracelli Bandolin.
Blog Baixo Clero: Eis que no final da tarde foram protocoladas mais duas ações: um mandado de segurança protocolado na 1ª Vara de Fazenda PĂºblica, assinado pelo advogado Diego CĂ©sar Alves Vieira Ă s 17h51. A outra aĂ§Ă£o Ă© um mando de segurança protocolado na 2ª Vara de Fazenda PĂºblica, Ă s 17h55, e assinada pela advogada Araceli Bandolin. Ainda nĂ£o se sabe o objeto dessas duas ações.
18h30 - Mais uma derrota para a defesa de Barbosa Neto. O pedido de Medida Cautelar, protocolado nesta tarde, foi indeferido. A decisĂ£o do juiz substituto da 2ª Vara de Fazenda PĂºblica, Luiz Valerio dos Santos, nĂ£o deu provimento ao pedido, que alegava cerceamento de defesa do prefeito e irregularidades na votaĂ§Ă£o para a admissibilidade da denĂºncia pelo plenĂ¡rio da CĂ¢mara e na composiĂ§Ă£o da ComissĂ£o Processante.
Blog Baixo Clero:Num rasgo de bondade, o advogado Rodrigo Sanchez Rios, acaba de reduzir em cerca de 50 o nĂºmero de pĂ¡ginas a serem lidas em plenĂ¡rio, reduzindo das 220 da previsĂ£o inicial, para cerca de 170. Na avaliaĂ§Ă£o da oposiĂ§Ă£o, a bondade cobrarĂ¡ o seu preço: a batalha recomeçaria assim que aparecer o nome de um vereador, em torno do qual recomeçaria a batalha da procrastinaĂ§Ă£o. O vereador misterioso seria Jacks Dias (PT), que era secretĂ¡rio de GestĂ£o PĂºblica na Ă©poca em que a Prefeitura de Londrina contratou a Centronic, durante a gestĂ£o do ex-prefeito Nedson Micheleti (PT). Recomeçando a batalha, a defesa começa a pedir a suspeiĂ§Ă£o em plenĂ¡rio e depois vai ao JudiciĂ¡rio.
18h20 - No momento estĂ¡ sendo sendo lida a transcriĂ§Ă£o do depoimento de Gilson Aparecido Domingues, prestado Ă  CEI da Centronic.
18h10 - Depois de duas horas de leitura do processo, o advogado Rodrigo Rios, que representa o prefeito Barbosa Neto, pediu para que a quantidade de trechos selecionados para leitura sejam reduzidos, de quatro para dois. No total, as 220 pĂ¡ginas selecionadas foram reduzidas para 170. O presidente da CĂ¢mara recebeu o pedido "com muita alegria".
17h53 - O movimento nas imediações da CĂ¢mada dos Vereadores Ă© pequeno. Nas galerias, a quantidade de pessoas presentes diminui conforme avança a leitura do processo.
Blog Baixo Clero:O advogado Eduardo Duarte Ferreira acabou de informar que o seu escritĂ³rio, em Curitiba, vai recorrer ao Tribunal de Justiça, com um agravo de instrumento contra a negativa da liminar. “O juiz afirma que a Lei OrgĂ¢nica apenas repetiu o decreto 201/67, mas nĂ£o Ă© isso que eu estou discutindo. O que eu discuto Ă© que o juiz deveria ser julgado pelo decreto”, declarou Ferreira. Segundo ele, o recurso serĂ¡ apresentado fisicamente, no plantĂ£o do TJ. No despacho de 3 pĂ¡ginas, o juiz da 1ª Vara de PĂºblica, Marcos JosĂ© Vieira, afirma que “a legislaĂ§Ă£o local nĂ£o inova em nada a tipificaĂ§Ă£o das infrações polĂ­tico-administrativas previstas no Decreto-Lei 201/67”. Afirma ainda o magistrado que “no que diz com as normas rituais de processo e julgamento, a petiĂ§Ă£o inicial deste mandado de segurança nĂ£o especifica claramente quais os preceitos do decreto estariam sendo preteridos pela autoridade apontada coatora [a CĂ¢mara]”, prossegue o despacho.
17h15 - Depois de uma hora e quinze minutos de leitura, o funcionĂ¡rio da CĂ¢mara dos Vereadores que lia os trechos do processo selecionados pela defesa de Barbosa Neto foi substituĂ­do a pedido do presidente da casa.
Blog Baixo Clero:O presidente do PHS, Marcos Defreitas, acaba de ligar para o blog para dizer o seguinte quanto ao drible que Eloir Valença alega ter recebido do seu partido: a coisa nĂ£o Ă© bem assim. Defreitas afirmou que Valença inclusive jĂ¡ participou de reuniões no endereço da rua Jorge Casoni e sabe que o partido sempre se reĂºne no local. O vereador recebeu convocaĂ§Ă£o para um endereço da rua Rio Grande do Norte. De acordo com Defreitas, os dois endereços ficam no mesmo quarteirĂ£o e Valença sabe disso. “É ele que estĂ¡ dando um drible no partido”, declarou Defreitas.
17h12 - O advogado Eduardo Duarte Ferreira informou que vai entrar com recurso contra a decisĂ£o que indeferiu o mandado de segurança. Ferreira confirmou que o pedido de agravo de instrumento serĂ¡ protocolado dentro de minutos no Triunal de Justiça do ParanĂ¡, em Curitiba.
17h - O presidente da CĂ¢mara dos Vereadores, GĂ©rson AraĂºjo (PSDB), confirmou que existe a possibilidade legal de suspensĂ£o da sessĂ£o de julgamento de Barbosa Neto. No entando, ele nĂ£o garantiu se essa decisĂ£o serĂ¡ tomada ou se a sessĂ£o seguirĂ¡ sem interrupções, podendo entrar pela madrugada de terça-feira.
16h45 - O juiz Marcos JosĂ© Vieira, da 1ª Vara de Fazenda PĂºblica de Londrina indeferiu o pedido de liminar do mandado de segurança protocolado na manhĂ£ de hoje pela defesa do prefeito. O pedido questionava o jugamento de Barbosa Neto pela Lei OrgĂ¢nica do MunicĂ­pio. Na alegaĂ§Ă£o do advogado do prefeito, Barbosa deveria ser julgado com base na legislaĂ§Ă£o federal.
16h40 - Quarenta minutos depois do inĂ­cio da leitura dos trechos selecionados do processo o pĂºblico presente nas galerias, tanto do lado prĂ³ quanto do lado contra a cassaĂ§Ă£o do mandato de Barbosa Neto, diminuiu. Os vereadoes tambĂ©m nĂ£o estĂ£o todos em suas cadeiras no plenĂ¡rio.
Blog Baixo Clero:Acaba de ser feito um cĂ¡lculo gaiato: 220 pĂ¡ginas de leitura, demorando cerca de 2 minutos cada pĂ¡gina. Isso dĂ¡ 440 minutos, ou 7 horas. Ou seja, lĂ¡ pelas 23 horas acaba a leitura. Jogue mais 19 vereadores, podendo falar 5 minutos cada um, dĂ¡ mais uma hora e meia. Ou seja, meia noite e meia. Mais uma hora para a defesa, 1h30 da madrugada de terça-feira. Depois disso votar, etc e tal, chegamos Ă s 3h da manhĂ£.
16h30 - Entre os documentos que estĂ£o sendo lidos na sessĂ£o de julgamento, estĂ£o trechos da CEI da Centronic, alĂ©m de transcrições dos depoimentos de testemunhas Ă  comissĂ£o, pereceres da Assessoria JurĂ­dica da CĂ¢mara e atĂ© mesmo os holerites dos funcionĂ¡rios da empresa de vigilĂ¢ncia. A expectativa Ă© que a leitura das peças leve mais de 5 horas.
Blog Baixo Clero:Das duas uma: ou o nanico PHS nĂ£o Ă© um primor de organizaĂ§Ă£o, ou os caciques da pequena legenda nĂ£o queriam que Valença participasse da discussĂ£o. O PHS bate o pĂ© que fechou questĂ£o para que o vereador Eloir Valença, Ăºnico nome da legenda, vote a favor da cassaĂ§Ă£o do prefeito Barbosa Neto (PDT). Sem sair em defesa de Valença - que foi eleito pelo PT e caiu no colo do PHS, que nĂ£o elegeu vereador em 2008 e ganhou o parlamentar numa janela de infidelidade -, que nĂ£o Ă© o papel do Baixo Clero, hĂ¡ que se fazer uma ressalva: o vereador foi convocado para a reuniĂ£o em um endereço. A reuniĂ£o aconteceu em outro.
16h10 - Depois de mais 40 minutos de suspensĂ£o, começa a leitura dos trechos selecionados pela defesa de Barbosa Neto. Segundo a assessoria da CĂ¢mara, sĂ£o mais de 200 pĂ¡ginas.
Blog Baixo Clero:Em coletiva nesta tarde, o procurador jurĂ­dico da CĂ¢mara, Miguel Arenga Garcia, disse que somente serĂ¡ feita a leitura das peças escolhidas pela defesa de Barbosa Neto. “Estamos pedindo para a defesa escolher os pontos que ela considera essenciais para a fase de defesa oral.” Apesar de nĂ£o haver limitações no volume de pĂ¡ginas escolhidas, Garcia calcula que grande parte das 2.100 pĂ¡ginas totais do processo sĂ£o notas fiscais, ou documentos “coisas que nĂ£o se consegue ler”. A leitura serĂ¡ feita por servidores da CĂ¢mara, para garantir a clareza e o entendimento.
Blog Baixo Clero: Enquanto a defesa investe nos adiamentos – acabou de pedir mais 15 minutos para escolher os materiais a serem lidos –, a oposiĂ§Ă£o investe na tentativa de virar mais votos. O alvo mais recente foi Eloir Valença (PHS). JĂ¡ Marcos da Horta (PP), antes tido como dĂºvida, jĂ¡ Ă© dado como certeza.
15h20 - A pedido da defesa do prefeito, a sessĂ£o serĂ¡ suspensa por 15 minutos para que sejam indicados os pontos do processo que deverĂ£o ser lidos durante a sessĂ£o de julgamento.
15h15 - O procurador da CĂ¢mara, Miguel Ă‚ngelo Garcia, pediu para a defesa apontar quais pontos do processo deverĂ£o ser lidos durante a sessĂ£o. Ele tambĂ©m informou que nĂ£o hĂ¡ limitaĂ§Ă£o para a quantidade de trechos que deverĂ£o ser lidos. Garcia disse que quem farĂ¡ a leitura serĂ£o funcionĂ¡rios da CĂ¢mara dos Vereadores.
Blog Baixo Clero: Atualizando as ações na Justiça. Existem duas e as duas foram protocoladas sĂ¡bado, no plantĂ£o e nos dois casos o juiz de plantĂ£o entendeu que nĂ£o era caso de plantĂ£o. Por dependĂªncia, as duas pararam nas mĂ£os do juiz MĂ¡rio Azzolini, substituto da 1ª Vara de Fazenda PĂºblica. O mandado de segurança Ă© assinado por Eduardo Duarte Ferreira e nele a defesa alega que o prefeito deveria ser julgado pelo decreto 201/67 e nĂ£o pela Lei OrgĂ¢nica. O outro Ă© uma medida cautelar protocolada pelo advogado Rodrigo Castro, que pede a suspensĂ£o do julgamento.
15h09 - GĂ©rson AraĂºjo concedeu Ă  defesa o direito de indicar as peças do processo que serĂ£o lidas durante a sessĂ£o.
14h59 - O presidente da Casa estende a suspensĂ£o dos trabalhos por mais 10 minutos para que a procuradoria possa concluir a resposta ao pedido da defesa.
14h47 - Gerson AraĂºjo indeferiu o pedido da defesa para a leitura de todo o processo e concedeu o direito de extrair as principais peças processuais para serem lidas. ApĂ³s contestaĂ§Ă£o dos advogados do prefeito, o presidente da Casa pediu a suspensĂ£o da sessĂ£o por 10 minutos para avaliaĂ§Ă£o.
14h36 - Gerson AraĂºjo disse que a denĂºncia e o relatĂ³rio final da CP da Centronic serĂ£o lidos na Ă­ntegra em plenĂ¡rio. JoĂ£o Gomes, um dos advogados do prefeito, disse que quer a leitura de todo o processo, de cerca de 2 mil pĂ¡ginas.
14h33 - O presidente da CĂ¢mara retoma a sessĂ£o informando sobre o requerimento protocolado pelos integrantes do Movimento Por Amor a Londrina que pede que o tempo da defesa seja reduzido jĂ¡ que os advogados puderam se manifestar diversas vezes em plenĂ¡rio.
13h16 - Gerson AraĂºjo determina uma pausa de uma hora para o almoço e informa que a defesa terĂ¡ esse tempo para protocolar todos os pedidos que deseja Ă  procuradoria da CĂ¢mara. (JL)





InadimplĂªncia das empresas aumenta 16,5% no primeiro semestre



A inadimplĂªncia das pessoas jurĂ­dicas cresceu 16,5% no primeiro semestre de 2012 em comparaĂ§Ă£o com igual perĂ­odo do ano anterior, segundo dados divulgados hoje (30) pela empresa de consultoria Serasa Experian. É a maior alta para os seis primeiros meses do ano desde 2009, quando houve elevaĂ§Ă£o de 35,8%, de acordo com o Indicador Serasa Experian de InadimplĂªncia das Empresas.
“A economia estĂ¡ praticamente parada e fica uma situaĂ§Ă£o mais difĂ­cil para as empresas atĂ© quando [elas conseguirem] vender [seus produtos], e pagar seus compromissos. [É] uma situaĂ§Ă£o complicada que deve se reverter, sobretudo, no fim do terceiro e inĂ­cio do quarto trimestre”, disse o economista da Serasa, Carlos Henrique de Almeida.
As dĂ­vidas nĂ£o pagas aos bancos foram as que mais aumentaram no primeiro semestre de 2012: 23,9% comparadas ao resultado do mesmo perĂ­odo de 2011. Os protestos e as dĂ­vidas nĂ£o bancĂ¡rias tambĂ©m tiveram forte crescimento: 19% e de 18,9%, respectivamente, ante os primeiros seis meses de 2011. JĂ¡ o volume de cheques devolvidos por falta de fundos aumentou 3,7% no primeiro semestre de 2012.
De acordo com o economista da Serasa, o resultado das empresas, alĂ©m do baixo crescimento da atividade econĂ´mica no paĂ­s, pode ser explicado pela inadimplĂªncia das pessoas fĂ­sicas, que afeta as contas a receber, e pelo aumento do dĂ³lar.
“A atividade econĂ´mica estĂ¡ baixa e o crĂ©dito mais seletivo por causa da sensaĂ§Ă£o de maior risco na economia. Tivemos ainda uma desvalorizaĂ§Ă£o do real com o intuito de estimular a indĂºstria. VĂ¡rias empresas tomaram crĂ©dito no exterior e agora suas obrigações financeiras estĂ£o mais altas. Isso vai ser problemĂ¡tico se as empresas nĂ£o gerarem receita em um horizonte mais curto”, destacou Almeida.
As dĂ­vidas nĂ£o bancĂ¡rias (com fornecedores, cartões de crĂ©dito, financeiras, e prestadoras de serviços como telefonia, energia elĂ©trica e Ă¡gua) tiveram valor mĂ©dio de R$ 775,08, 4,3% a mais do que o resultado de igual perĂ­odo de 2011. As dĂ­vidas com os bancos tiveram, de janeiro a junho, valor mĂ©dio de R$ 5.293,25,13, montante 5,5% acima do registrado em igual perĂ­odo de 2011.
O valor mĂ©dio dos tĂ­tulos protestados no primeiro semestre foi R$ 1.932,23, elevaĂ§Ă£o de 10,9% sobre o do perĂ­odo de janeiro a junho do ano anterior. Os cheques sem fundos tiveram valor mĂ©dio de R$ 2.203,03, aumento de 6,7% quando comparado ao do acumulado dos primeiros seis meses de 2011.
A inadimplĂªncia das empresas tambĂ©m apresentou elevaĂ§Ă£o na relaĂ§Ă£o entre junho de 2012 e igual mĂªs de 2011. Houve crescimento de 11,4%. (AB)

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles