sĂ¡bado, 9 de junho de 2012

Ivan Lessa morre aos 77 anos em Londres

O escritor e cronista Ivan Lessa, colunista da BBC Brasil, morreu na tarde da Ăºltima sexta-feira em Londres, aos 77 anos.
Ivan era colaborador da BBC desde janeiro de 1978, quando deixou o Brasil para se radicar na capital britĂ¢nica.
Ao lado de nomes como MillĂ´r Fernandes, Jaguar, Ziraldo, Tarso de Castro e SĂ©rgio Cabral, ele foi dos fundadores do jornal O Pasquim, que ganhou fama com a resistĂªncia Ă  censura promovida pela ditadura militar.
Ao lado do cartunista Jaguar, tambĂ©m cofundador do Pasquim, criou o personagem Sig, o ratinho inspirado em Sigmund Freud que se tornou o sĂ­mbolo da publicaĂ§Ă£o.
Ivan publicou trĂªs livros - Garotos da Fuzarca (1986), Ivan VĂª o Mundo - CrĂ´nicas de Londres (1999) e O Luar e a Rainha (2005). TambĂ©m participou do livro Eles Foram para PetrĂ³polis, de 2009, uma compilaĂ§Ă£o da sua troca de correspondĂªncia por e-mails com o amigo e tambĂ©m jornalista Mario SĂ©rgio Conti.
Ele tambĂ©m trabalhou na TV Globo e foi colaborador de diversas publicações brasileiras, entre elas as revistas SenhorVeja e Playboy, e os jornais Folha de S.PauloO Estado de S.Paulo e Jornal do Brasil.
Nos Ăºltimos anos, Ivan vinha publicando trĂªs colunas semanais no site da BBC Brasil - a Ăºltima delas publicada na manhĂ£ de sexta-feira.
Antes de se mudar definitivamente para a GrĂ£-Bretanha, em 1978, o escritor jĂ¡ havia passado um perĂ­odo de trĂªs anos na cidade, entre 1968 e 1972, tambĂ©m trabalhando para o entĂ£o chamado serviço brasileiro da BBC de Londres.
ApĂ³s sua mudança, em 1978, ele retornou apenas uma vez ao Brasil, para uma breve visita em 2006, a convite da revista PiauĂ­, para escrever um artigo sobre suas impressões do Rio de Janeiro apĂ³s 28 anos de ausĂªncia.
O escritor vinha sofrendo hĂ¡ alguns anos com dificuldades respiratĂ³rias decorrentes de um enfisema pulmonar.
A doença havia levado Ivan, nos Ăºltimos meses, a deixar de frequentar diariamente a redaĂ§Ă£o da BBC Brasil para escrever suas colunas.
Ivan era filho Ăºnico dos tambĂ©m escritores OrĂ­genes Lessa e Elsie Lessa. Ele deixa a mulher, Elizabeth, e filha Ăºnica do casal, Juliana.
Elizabeth, com quem ele era casado havia 39 anos, conta que Ivan vinha sofrendo muito nos Ăºltimos meses com a falta de ar e tinha dificuldades em sair de casa.
"Ele estava sofrendo muito, mas se recusava a ser internado, nĂ£o queria ir ao hospital", disse Elizabeth.
O corpo do escritor passou neste sĂ¡bado por uma autĂ³psia para determinar a causa da morte.
Segundo Elizabeth, o desejo de Ivan era ser cremado, mas ainda nĂ£o hĂ¡ confirmaĂ§Ă£o sobre data ou local.



Na eleiĂ§Ă£o de 2012 os partidos terĂ£o de cumprir a cota de 30% de mulheres candidatas


Em 1997, a Lei 9.504 impĂ´s a reserva de 30% das candidaturas por partido. A determinaĂ§Ă£o, no entanto, nĂ£o teve eficĂ¡cia por ser interpretada como nĂ£o obrigatĂ³ria, sendo reeditada em 2009 para dar carĂ¡ter impositivo Ă  cota. O TSE determinou em agosto de 2010 a obrigaĂ§Ă£o da cota mĂ­nima de candidatura feminina, que vale para as eleições de vereadores de 2012.

 Pela Lei se nĂ£o tiverem atendida a imposiĂ§Ă£o da cota nĂ£o poderĂ£o registrar a chapa. O perĂ­odo de tolerĂ¢ncia para a adaptaĂ§Ă£o acabou. MinistĂ©rio PĂºblico Federal enviou recomendaĂ§Ă£o ao JudiciĂ¡rio Eleitoral dos Estados para que apliquem em suas decisões a lei de cotas de participaĂ§Ă£o feminina mĂ­nima de 30% nas candidaturas dos partidos nas eleições municipais deste ano.

Segundo a Lei 9.504/97, que estabelece as normas para as eleições, do total de candidatos registrados por um partido ou coligaĂ§Ă£o, deve-se ter no mĂ­nimo 30% e no mĂ¡ximo 70% de candidatos do mesmo gĂªnero sexual (art. 10º). A ResoluĂ§Ă£o nº 23.373/2011 do Tribunal Superior Eleitoral – que dispõe sobre a escolha e o registro de candidatos nas eleições de 2012 – reforça a questĂ£o, determinando, tambĂ©m, a necessidade de observĂ¢ncia dos percentuais nos casos de preenchimento das vagas remanescentes e de substituiĂ§Ă£o de candidatos.

PR confirma aliança com Ratinho JĂºnior

O Partido da RepĂºblica (PR) faz sua convenĂ§Ă£o em Curitiba, na segunda-feira (11), para confirmar aliança em apoio Ă  candidatura do deputado federal Ratinho JĂºnior (PSC) Ă  prefeitura da Capital. E tambĂ©m aliança com o PT do B e o PC do B na eleiĂ§Ă£o para vereadores. AlĂ©m de Ratinho, estarĂ¡ presente tambĂ©m o presidente estadual do PR, deputado federal Fernando Giacobo. (PD)

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles