terça-feira, 3 de abril de 2012

ProvĂ­ncia argentina cancela concessĂ£o Ă  Petrobras

A provĂ­ncia argentina de NeuquĂ©n (sul), que jĂ¡ havia tirado a Repsol-YPF da exploraĂ§Ă£o de trĂªs Ă¡reas, anunciou nesta terça-feira que cancelou a concessĂ£o de trĂªs jazidas, uma da Petrobras, outra da canadense Argenta Energia e a terceira da argentina Tecpetrol.

"O governo de NeuquĂ©n cancelou hoje (terça-feira) a concessĂ£o das Ă¡reas de hidrocarbonetos Veta Escondida (Petrobras Energia), Covunco Norte (Argenta Energia) e FortĂ­n de Piedra (Tecpetrol)", informou em comunicado a secretaria de Energia da provĂ­ncia, que justifica a medida com a falta de investimentos.

A suspensĂ£o das concessões ocorre em meio Ă  ofensiva dos governos federal e provinciais contra a petroleira hispano-argentina Repsol-YPF, que perdeu nas Ăºltimas semanas 12 Ă¡reas de exploraĂ§Ă£o em cinco provĂ­ncias, entre elas trĂªs em NeuquĂ©n.

As Ă¡reas de Veta Escondida e Covunco Norte permanecem "sem produĂ§Ă£o ou reservas comprovadas, e com investimentos insuficientes ou nĂ£o comprovĂ¡veis", enquanto em FortĂ­n Piedra "nĂ£o hĂ¡ produĂ§Ă£o e os investimentos sĂ£o insuficientes", destaca a secretaria de Energia.

O governo da presidente Cristina Kirchner pressiona por um maior investimento para incrementar a produĂ§Ă£o de petrĂ³leo e gĂ¡s, que caiu entre 30% e 40% nos Ăºltimos anos, segundo nĂºmeros oficiais.

A Argentina importou em 2011 o total de 9,3 bilhões de dĂ³lares em combustĂ­veis, em um contexto de reduĂ§Ă£o do superĂ¡vit comercial. (AFP)

PMDB prĂ³-Ducci aponta isolamento de RequiĂ£o e Greca

Lideranças do PMDB de Curitiba que defendem o apoio do partido Ă  reeleiĂ§Ă£o do prefeito Luciano Ducci (PSB) apontam para o isolamento do grupo do ex-governador e senador Roberto RequiĂ£o, partidĂ¡rio do lançamento do ex-prefeito Rafael Greca como candidato prĂ³prio da legenda. Segundo essa ala, que inclui a maioria da bancada peemedebista na Assembleia Legislativa, a prova desse isolamento estaria no fato de que Greca estaria sendo abandonado Ă  prĂ³pria sorte, tanto que nenhum dos ex-secretĂ¡rios do governo RequiĂ£o apoiam sua candidatura. Os deputados do PMDB indicaram o empresĂ¡rio SĂ©rgio Ricci como secretĂ¡rio executivo da articulaĂ§Ă£o “Peemedebistas PrĂ³-Ducci”. (JE)

RECUERDOS DEL PARAGUAY:


 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles