terça-feira, 3 de abril de 2012

Província argentina cancela concessão à Petrobras

A província argentina de Neuquén (sul), que já havia tirado a Repsol-YPF da exploração de três áreas, anunciou nesta terça-feira que cancelou a concessão de três jazidas, uma da Petrobras, outra da canadense Argenta Energia e a terceira da argentina Tecpetrol.

"O governo de Neuquén cancelou hoje (terça-feira) a concessão das áreas de hidrocarbonetos Veta Escondida (Petrobras Energia), Covunco Norte (Argenta Energia) e Fortín de Piedra (Tecpetrol)", informou em comunicado a secretaria de Energia da província, que justifica a medida com a falta de investimentos.

A suspensão das concessões ocorre em meio à ofensiva dos governos federal e provinciais contra a petroleira hispano-argentina Repsol-YPF, que perdeu nas últimas semanas 12 áreas de exploração em cinco províncias, entre elas três em Neuquén.

As áreas de Veta Escondida e Covunco Norte permanecem "sem produção ou reservas comprovadas, e com investimentos insuficientes ou não comprováveis", enquanto em Fortín Piedra "não há produção e os investimentos são insuficientes", destaca a secretaria de Energia.

O governo da presidente Cristina Kirchner pressiona por um maior investimento para incrementar a produção de petróleo e gás, que caiu entre 30% e 40% nos últimos anos, segundo números oficiais.

A Argentina importou em 2011 o total de 9,3 bilhões de dólares em combustíveis, em um contexto de redução do superávit comercial. (AFP)

PMDB pró-Ducci aponta isolamento de Requião e Greca

Lideranças do PMDB de Curitiba que defendem o apoio do partido à reeleição do prefeito Luciano Ducci (PSB) apontam para o isolamento do grupo do ex-governador e senador Roberto Requião, partidário do lançamento do ex-prefeito Rafael Greca como candidato próprio da legenda. Segundo essa ala, que inclui a maioria da bancada peemedebista na Assembleia Legislativa, a prova desse isolamento estaria no fato de que Greca estaria sendo abandonado à própria sorte, tanto que nenhum dos ex-secretários do governo Requião apoiam sua candidatura. Os deputados do PMDB indicaram o empresário Sérgio Ricci como secretário executivo da articulação “Peemedebistas Pró-Ducci”. (JE)

RECUERDOS DEL PARAGUAY:


 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles